Atividades de Revisão 1ª Aula Remota Junho

 Período 16 a 26 de Junho 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

6º Ano

Primeira aula: Corona vírus: Qual o tamanho dessa ameaça?  

Objetivo da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona vírus) com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.

Período: 16 a 26/06                                                              Aula: 01

Etapa 1: Para Início de Conversa e nos mantermos bem informados, é importante acessar fontes confiáveis. Sugerimos que você leia com atenção o texto abaixo sobre o Corona vírus!

Qual a diferença entre epidemia e pandemia

Alana Sousa Publicado em 12/03/2020

Entenda a diferença entre os termos que apesar de parecerem semelhantes possuem características fortemente distintas. Apesar de se tratarem sobre temas médicos doenças muitas vezes fatais epidemia e pandemia são termos diferentes possuindo características essenciais para entender os principais pontos que separam os temas. Uma epidemia pode ser caracterizada quando uma doença específica acontece em diversas regiões, mas por um tempo limitado eventualmente ela acaba sendo controlada seja por vacina ou tratamentos alternativos um exemplo de epidemia é a Peste Negra, que atingiu quase toda a Europa e parte da Ásia entre os anos de 1333 a 1351. A varíola também entra nesse segmento pois foi transmitida da Europa para a América, no século 16.

A pandemia, no entanto, é o pior dos casos pois afeta as pessoas em nível global, quando uma enfermidade afeta diferentes regiões do planeta. Uma epidemia não interrompida pode tornar se uma pandemia, isso se deve quando não há vacinas e o número mortuário se mostra altíssimo. As infecções em si são as causadoras das mortes por isso se espalham tão facilmente como no caso da gripe suína que fez vítimas em todos os continentes.

Outros termos como surto e endemia também se encaixam neste tópico. Sendo que surto é a grande quantidade de casos de uma doença em um local apenas. E, endemia que está mais relacionado à frequência com a qual um diagnóstico é feito no mesmo local, do que ao número quantitativo uma endemia pode ser considerada como oposto geográfico de uma pandemia.

Retirado de www.multirio.rj.gov.br , Material de Complementação Escolar.

ATIVIDADES

1.      De acordo com o texto conceitue Epidemia e Pandemia.

2.      Quais epidemias são exemplificadas no texto? Onde e quando elas aconteceram?

3.      Qual o conceito de surto aparece no texto?

4.      Estamos passando por uma pandemia no momento. De que maneira podemos nos proteger dessa doença? Ilustre sua resposta em quadrinhos.

5.      Cite os sintomas e o cuidado que devemos ter para evitar o Corona Vírus!

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

Segunda Aula: Ciclo Hidrológico

Período: 16 a 26/06                                                              Aula: 02

Etapa 01:  Contexto e questão disparadora

No globo terrestre a cor que mais predomina é a azul, essa parte do globo corresponde aos mares, lagos, rios, oceanos, ou seja, à água presente no planeta. Então, responda no caderno o que você sabe.
1-De onde vem a água que chega em nossa casa? 2-Como ela é? 3- Para que ela é utilizada? 4- Podemos consumi-la? (anote o tema da aula e também os questionamentos em seu caderno, responda, escreva o cabeçalho).

Etapa 02: Mão na massa

Entrevistem adultos que moram com vocês para saber como a água chega até as torneiras e chuveiros.

Leia o texto para te ajudar nas respostas abaixo.

Como é feita a Captação de água?

      A água em geral, retirada de rios (mananciais) ou de poços artesianos. Geralmente, instituições autorizadas e reguladas podem fazer a captação em grandes quantidades, pois são necessários diversos cuidados com a preservação do meio ambiente.

      A água é captada por grandes canos (adutoras), que funcionam com bombas e ajudam a “puxar” e a fazer pressão. A escolha dos mananciais ou dos poços de retirada é uma etapa essencial, que determina todos os outros passos. De lá, a água segue para as estações de tratamento.

      Limpar a água é um trabalho criterioso, que pode demorar vários dias. As técnicas e os produtos utilizados no tratamento vão depender da fonte e das leis que regem o saneamento básico de cada cidade.

      Quando a água chega à estação, são adicionados alguns reagentes químicos que auxiliam na separação das impurezas. Pode ser realizado o tratamento com cal e sulfato de sódio, que interagem e formam o sulfato de alumínio. Essa substância faz com que as impurezas se agrupem, formando flocos e facilitando a filtragem. Esse processo se chama floculação, depois vem o tratamento físico, passa pelo processo de decantação, depois filtragem, em seguida adicionam cloro e flúor. 

Publicado por Gelinter, 25/12/2017. Água.blog.gelinterbebedouros.com.br.

1.Quem cuida da água?

2. Ela passa por algum tratamento?

3.Como podemos comprovar esse processo?

4. Poderíamos pensar em maneiras mais sustentáveis de utilização da água?

5.O que você pode fazer para utilizar a água de maneira mais consciente?

Anote as questões no caderno e responda. Após a resolução das questões, faça uma ilustração de como a água é tratada para depois chegar até sua casa.  

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

7º Ano

Primeira aula: Corona vírus: Qual o tamanho dessa ameaça?  

Objetivo da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona vírus) com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.

Período: 16 a 26/06                                                              Aula: 01

Etapa 1: Para Início de Conversa e nos mantermos bem informados, é importante acessar fontes confiáveis. Sugerimos que você leia com atenção o texto abaixo sobre o Corona vírus!

Qual a diferença entre epidemia e pandemia

Alana Sousa Publicado em 12/03/2020

Entenda a diferença entre os termos que apesar de parecerem semelhantes possuem características fortemente distintas. Apesar de se tratarem sobre temas médicos doenças muitas vezes fatais epidemia e pandemia são termos diferentes possuindo características essenciais para entender os principais pontos que separam os temas. Uma epidemia pode ser caracterizada quando uma doença específica acontece em diversas regiões, mas por um tempo limitado eventualmente ela acaba sendo controlada seja por vacina ou tratamentos alternativos um exemplo de epidemia é a Peste Negra, que atingiu quase toda a Europa e parte da Ásia entre os anos de 1333 a 1351. A varíola também entra nesse segmento pois foi transmitida da Europa para a América, no século 16.

A pandemia, no entanto, é o pior dos casos pois afeta as pessoas em nível global, quando uma enfermidade afeta diferentes regiões do planeta. Uma epidemia não interrompida pode tornar se uma pandemia, isso se deve quando não há vacinas e o número mortuário se mostra altíssimo. As infecções em si são as causadoras das mortes por isso se espalham tão facilmente como no caso da gripe suína que fez vítimas em todos os continentes.

Outros termos como surto e endemia também se encaixam neste tópico. Sendo que surto é a grande quantidade de casos de uma doença em um local apenas. E, endemia que está mais relacionado à frequência com a qual um diagnóstico é feito no mesmo local, do que ao número quantitativo uma endemia pode ser considerada como oposto geográfico de uma pandemia.

Retirado de www.multirio.rj.gov.br , Material de Complementação Escolar.

ATIVIDADES

1.      De acordo com o texto conceitue Epidemia e Pandemia.

2.      Quais epidemias são exemplificadas no texto? Onde e quando elas aconteceram?

3.      Qual o conceito de surto aparece no texto?

4.      Estamos passando por uma pandemia no momento. De que maneira podemos nos proteger dessa doença? Ilustre sua resposta em quadrinhos.

5.      Cite os sintomas e o cuidado que devemos ter para evitar o Corona Vírus!

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                                           Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

7º Ano

Segunda Aula: Célula como unidade da vida

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

 

Etapa 01: Contexto e questão disparadora

Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples, ao levarmos em consideração as necessidades básicas para sobreviver? Escreva em seu caderno o tema da aula e a questão disparadora, responda a partir do seu conhecimento, sem pesquisar resposta.

Etapa 02: Aprofundando sobre o Tema

O que é célula?

As células podem ser definidas como as unidades estruturais  e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

De acordo com a Teoria Celular, todos os organismos vivos são formados por células. Em indivíduos unicelulares, uma única célula constitui todo o corpo do espécime; em seres multicelulares, são necessárias várias células atuando de modo conjunto para que o corpo seja formado. O homem é um exemplo de organismo multicelular, e as bactérias são exemplos de seres unicelulares.

Quando observamos as células de diversos organismos, podemos verificar que elas apresentam características morfológicas bastante distintas. No nosso corpo, por exemplo, existem mais de 100 tipos diferentes de células. Vale destacar, no entanto, que, apesar de serem distintas visualmente, ao analisarmos detalhadamente sua organização interna e seus processos bioquímicos, podemos concluir que elas são bastante semelhantes, mesmo em organismos diferentes.

Quais são as partes básicas de uma célula?

Uma célula é formada por algumas partes básicas. Normalmente dizemos que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, existem células que não possuem essa última estrutura, aspecto que é, inclusive, uma forma de diferenciar dois tipos de células: as procariontes e as eucariontes.

As células procariontes são aquelas que não apresentam núcleo celular definido, por isso, o material genético fica disperso no citoplasma. Já as células eucariontes são aquelas em que o material genético está presente em um núcleo celular envolto por uma dupla membrana. Além dessa diferença crucial, podemos citar ainda que as células procariontes não possuem proteínas denominadas de histonas ligadas a seu DNA e, tão pouco, organelas citoplasmáticas membranosas. As Células podem ser: Macroscópicas que são células cujas dimensões estão acima de nosso poder resolutivo, sendo, por consequência, visualizadas a olho nu (sem microscópio). Exemplos:  gema de ovos, alvéolos de laranja, óvulo humano, célula da bainha da folha da bananeira. Microscópicas: Possuem dimensões que estão abaixo do poder de resolução do olho humano, sendo visualizadas somente com o auxílio de instrumentos de aumento,  o microscópio. Exemplos:  A maioria delas.  Bactérias, protozoários, células da sua pele, etc.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-celula.htm

Atividade: Observar as Células Macroscópicas Animal (gema do ovo) e Vegetal (alvéolo da laranja) , desenhar , colocar setas e escrever o nome das três principais partes (membrana plasmática, citoplasma e núcleo). Anote os termos em seu caderno e escreva os conceitos de acordo o texto: Célula; células procariontes células eucariontes; membrana; célula animal, célula vegetal; seres unicelulares seres multicelulares; células macroscópicas células microscópicas. Caprichem nas ilustrações!          

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

8º Ano

Primeira Aula: Combate o alarde e as fakenews

Objetivo da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona vírus) com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.

Período: 16 a 26/06                                                              Aula: 01

Etapa 1: Doenças virais e epidemias sempre causam alarde na população.

A confirmação do novo coronavírus foi também usada para disseminação de notícias falsas (fake news). Lei o texto abaixo para ficar mais informado e responder as questões propostas.

 

Coronavírus: médicos recomendam novos hábitos de higiene e etiqueta

Pequenas mudanças de hábitos ajudam a combater a disseminação do vírus.

Iana Faini

A chegada do novo corona vírus está fazendo com que os brasileiros reaprendam os hábitos de etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar e de higiene pessoal para evitar contaminações de doenças. Segundo os médicos infectologistas e sanitaristas ouvidos pela reportagem, a principal recomendação é lavar as mãos ou usar álcool gel sempre que tocar em alguma superfície que possa estar contaminada, como após usar o transporte público, antes das refeições ou após ir ao banheiro. Assim, a possibilidade de contrair o novo corona vírus diminui. Mas também é preciso aprender a forma correta de tossir ou espirrar, evitando o uso das mãos e dando preferência a papel descartável, que deve ser jogado no lixo após o uso e não deixado sobre o sofá ou a mesa de trabalho, por exemplo. “Quando a pessoa tosse ou espirra nas mãos, ela lança gotículas nas mãos e, com isso, armazena os vírus nas mãos, podendo transferi-los para outra pessoa ou superfície ao tocá-las. Quando faz a higienização, você remove toda a sujeira que estiver nas mãos, inclusive os vírus que lá estão depositados”, afirmou o infectologista Claudio Gonsalez, infectologista do Hospital Emílio Ribas. Outras recomendações Além da higienização e do cuidado ao tossir ou respirar, infectologistas também recomendam evitar os cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mãos, ações que são muito comuns entre os brasileiros. Para evitar um possível contágio, a recomendação é trocar o toque por um cumprimento à distância ou até mesmo com um aceno de mão ou um “joinha” com o polegar. “A recomendação é evitar os cumprimentos com toque porque a transmissão comunitária do coronavírus deve ocorrer já nas próximas semanas. Assim, evitamos a contaminação”, disse a sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospital Emílio Ribas.                                                                                        Extraído de https://www.selecoes.com.br/coronavirus/coronavirus-medicos-recomendam-novos-habitos-de-higiene-e-etiqueta/

1 - De acordo com o texto, quais os hábitos do dia a dia precisam de maiores cuidados? 2 - O que médicos infectologistas e sanitaristas recomendam para a população? 3 - Encontramos no texto sobre a declaração do infectologista Claudio Gonsalez, do Hospital Emílio Ribas. Reescreva as afirmações do infectologista com as suas palavras. 4 - Em relação às outras recomendações, o que deve ser evitado? 5- Por que é tão importante o cuidado ao tossir ou espirrar? 6- Com que frequência devemos higienizar as nossas mãos? 7- Como devem ser as formas utilizadas para cumprimentar as pessoas, sem que haja contaminação? 8- Quais são os cuidados que não devem ser esquecidos ao utilizar o telefone celular para evitar uma possível contaminação?

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

8º Ano

Segunda Aula: Programas e indicadores de saúde pública

Período: 16 a 26/06                                                              Aula: 02

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF07CI15.1) Compreender o significado da palavra saúde e a importância de nos manter saudáveis. (EF06CI .15.2) Descrever doenças virais, bacterianas e causadas por protozoários, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção, em especial, as doenças infectocontagiosas que mais matam em sua região e país. (EF06CI15 .3) Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos e analisar a forma de contágio e prevenção. (EF06CI15.4) Valorizar o cuidado com a própria saúde.

Etapa 01:  Contexto e questão disparadora

Anotem no caderno (façam cabeçalho, o tema da aula e a data) o que entendem por saúde? Por que algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras? Como podemos nos prevenir de doenças causadas por bactérias, vírus e outros agentes? Respondam de acordo ao seu conhecimento, não se preocupem em acertar.

Etapa 02: Mão na massa

Façam a leitura do texto abaixo em seguida faça o que se pede.

O conhecimento sobre as doenças

Muitas doenças se manifestam quando o nosso corpo entra em contato com seres causadores de doenças, como bactérias, vírus e vermes. Outras doenças são causadas por substâncias que fazem mal ao organismo, tais como as contidas em bebidas alcoólicas e no tabaco. Também há doenças decorrentes do mau funcionamento do organismo, como os transtornos mentais causados pela alteração dos níveis de neurotransmissores.

Hoje sabemos que para prevenir ou tratar doenças é preciso conhecer as suas causas e as formas de transmissão. Porém, houve um tempo em que as pessoas não tinham esse conhecimento. Bactérias e outros seres invisíveis a olho nu, por exemplo, só tiveram a sua existência conhecida depois da invenção dos microscópios.

Por volta de 1680, Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), um comerciante holandês, dono de um armazém, usava lentes de aumento para inspecionar fibras de tecidos e tinha como passatempo a montagem de microscópios, que, embora fossem bem simples, permitiam certa ampliação dos objetos observados. Ele não tinha formação científica, era apenas uma pessoa curiosa. Apesar de não ter sido a primeira pessoa a usar um microscópio, foi a primeira a descrever com detalhes os seres vivos que conseguia observar apenas usando

esse equipamento. Naquela época, esses seres eram chamados de micróbios; atualmente, os conhecemos como microrganismos.

Das primeiras observações de microrganismos até a compreensão da relação deles com vários fatores da vida humana, passaram-se mais de 200 anos. Somente na segunda metade do século XIX, os cientistas conseguiram provar que microrganismos são responsáveis pela fermentação do suco de uva para produção do vinho e, tempos depois, descobriram que um tipo específico de microrganismo causa uma doença específica. Esse conhecimento foi primordial para que a humanidade conseguisse prevenir e tratar diversas doenças.

Livro Inspire Ciências, 7º Ano, Editora FTD.

 

Agora com base no texto responda as seguintes questões: 1-Como algumas doenças se manifestam? 2-Outras doenças são causadas por substâncias que fazem mal ao nosso organismo, quais são elas? 3-Inicialmente o que é preciso saber para prevenir ou tratar as doenças?4-Qual a contribuição que Antonie van Leeuwenhoek trouxe para Ciência? Qual importância disso para nossas vidas? 5-O que os cientistas conseguiram provar sobre os microrganismos na metade do século XIX? 6- Qual a importância desse conhecimento para a humanidade?

 

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

9º Ano

Primeira Aula: Combate o alarde e as fakenews

Objetivo da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona vírus) com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.

Período: 16 a 26/06                                                              Aula: 01

Etapa 1: Doenças virais e epidemias sempre causam alarde na população.

A confirmação do novo coronavírus foi também usada para disseminação de notícias falsas (fake news). Lei o texto abaixo para ficar mais informado e responder as questões propostas.

 

Coronavírus: médicos recomendam novos hábitos de higiene e etiqueta

Pequenas mudanças de hábitos ajudam a combater a disseminação do vírus.

Iana Faini

A chegada do novo corona vírus está fazendo com que os brasileiros reaprendam os hábitos de etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar e de higiene pessoal para evitar contaminações de doenças. Segundo os médicos infectologistas e sanitaristas ouvidos pela reportagem, a principal recomendação é lavar as mãos ou usar álcool gel sempre que tocar em alguma superfície que possa estar contaminada, como após usar o transporte público, antes das refeições ou após ir ao banheiro. Assim, a possibilidade de contrair o novo corona vírus diminui. Mas também é preciso aprender a forma correta de tossir ou espirrar, evitando o uso das mãos e dando preferência a papel descartável, que deve ser jogado no lixo após o uso e não deixado sobre o sofá ou a mesa de trabalho, por exemplo. “Quando a pessoa tosse ou espirra nas mãos, ela lança gotículas nas mãos e, com isso, armazena os vírus nas mãos, podendo transferi-los para outra pessoa ou superfície ao tocá-las. Quando faz a higienização, você remove toda a sujeira que estiver nas mãos, inclusive os vírus que lá estão depositados”, afirmou o infectologista Claudio Gonsalez, infectologista do Hospital Emílio Ribas. Outras recomendações Além da higienização e do cuidado ao tossir ou respirar, infectologistas também recomendam evitar os cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mãos, ações que são muito comuns entre os brasileiros. Para evitar um possível contágio, a recomendação é trocar o toque por um cumprimento à distância ou até mesmo com um aceno de mão ou um “joinha” com o polegar. “A recomendação é evitar os cumprimentos com toque porque a transmissão comunitária do coronavírus deve ocorrer já nas próximas semanas. Assim, evitamos a contaminação”, disse a sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospital Emílio Ribas.                                                                                        Extraído de https://www.selecoes.com.br/coronavirus/coronavirus-medicos-recomendam-novos-habitos-de-higiene-e-etiqueta/

1 - De acordo com o texto, quais os hábitos do dia a dia precisam de maiores cuidados? 2 - O que médicos infectologistas e sanitaristas recomendam para a população? 3 - Encontramos no texto sobre a declaração do infectologista Claudio Gonsalez, do Hospital Emílio Ribas. Reescreva as afirmações do infectologista com as suas palavras. 4 - Em relação às outras recomendações, o que deve ser evitado? 5- Por que é tão importante o cuidado ao tossir ou espirrar? 6- Com que frequência devemos higienizar as nossas mãos? 7- Como devem ser as formas utilizadas para cumprimentar as pessoas, sem que haja contaminação? 8- Quais são os cuidados que não devem ser esquecidos ao utilizar o telefone celular para evitar uma possível contaminação?

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

9º Ano

Segunda Aula: Mecanismos reprodutivos

Período: 16 a 26/06                                                               Aula: 02

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF08CI12) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Etapa 01:  Contexto e questão disparadora

Reflitam também sobre a questão disparadora: Quais são as principais características das diferentes formas de reprodução dos seres vivos?

Etapa 02: Vamos ler para recordar!

REPRODUÇÃO

Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Reprodução é o processo em que indivíduos (progenitores) geram novos indivíduos semelhantes a eles (descendentes). Essa semelhança está relacionada com o material hereditário que passa de uma geração à seguinte. A reprodução é uma das principais características dos seres vivos e possibilita a continuidade das diferentes formas de vida. Existem dois tipos de reprodução:

o   Reprodução Assexuada: envolve apenas um progenitor, a partir do qual são formados novos indivíduos praticamente idênticos a ele. Na reprodução assexuada, o material genético do descendente é idêntico ao do progenitor.

o   Reprodução Sexuada: Geralmente envolve dois progenitores, um macho e uma fêmea. Ocorre a combinação do material genético dos progenitores, o que resulta no desenvolvimento de novas características nos descendentes. Esse tipo de reprodução acontece principalmente nos organismos pluricelulares. Retirado de:  https://www.estudopratico.com.br/tipos-de-reproducao-sexuada-e-assexuada/#:~:text=De%20uma%20maneira%20geral%2C%20a,para%20a%20sobreviv%C3%AAncia%20do%20indiv%C3%ADduo.

Exercícios

1- Indique, em seu caderno, se as seguintes afirmações correspondem à reprodução sexuada ou assexuada.

a)     Os descendentes são idênticos ao seu progenitor.

b)    Geralmente envolve a participação de dois indivíduos.

c)     Requer a formação de gametas.

d)    É necessário que ocorra a fecundação.

e)     Os descendentes possuem uma mistura de características de dois progenitores.

f)      Proporciona a variabilidade de indivíduos.

g)     A partir de apenas um indivíduo é possível produzir descendentes.

 2- Leia o texto a seguir a responda ao que se pede:

Numa lagoa, um girino se desenvolve lentamente. Aos poucos perde sua cauda e desenvolve pernas e órgãos, como os pulmões, que permitirão sua vida fora da água. Quando atinge a forma adulta, torna-se um sapo que, mesmo vivendo a maior parte do tempo na terra, ainda depende da água para se reproduzir. Na água, o macho se prende à fêmea num abraço; ela libera os óvulos na água, assim como o macho libera os espermatozoides.

a)     Qual é o tipo de desenvolvimento apresentado por esse sapo?b)    Que tipo de fecundação, interna ou externa, esse sapo apresenta? Justifique sua resposta. c)     Por que animais de vida exclusivamente terrestre não apresentam o mesmo tipo de fecundação do sapo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário