Período 16 a 26 de Junho
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Primeira aula: Corona
vírus: Qual o tamanho dessa ameaça?
Objetivo da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona
vírus) com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua
evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.
Período: 16 a 26/06
Aula: 01
Etapa 1:
Para Início de Conversa e nos mantermos bem informados, é importante acessar
fontes confiáveis. Sugerimos que você leia com atenção o texto abaixo sobre o
Corona vírus!
Qual a diferença entre epidemia e
pandemia
Alana Sousa Publicado em 12/03/2020
Entenda a diferença entre os termos
que apesar de parecerem semelhantes possuem características fortemente
distintas. Apesar de se tratarem sobre temas médicos doenças muitas vezes
fatais epidemia e pandemia são termos diferentes possuindo características essenciais
para entender os principais pontos que separam os temas. Uma epidemia pode ser
caracterizada quando uma doença específica acontece em diversas regiões, mas
por um tempo limitado eventualmente ela acaba sendo controlada seja por vacina
ou tratamentos alternativos um exemplo de epidemia é a Peste Negra, que atingiu
quase toda a Europa e parte da Ásia entre os anos de 1333 a 1351. A varíola
também entra nesse segmento pois foi transmitida da Europa para a América, no
século 16.
A pandemia, no entanto, é o pior dos
casos pois afeta as pessoas em nível global, quando uma enfermidade afeta
diferentes regiões do planeta. Uma epidemia não interrompida pode tornar se uma
pandemia, isso se deve quando não há vacinas e o número mortuário se mostra
altíssimo. As infecções em si são as causadoras das mortes por isso se espalham
tão facilmente como no caso da gripe suína que fez vítimas em todos os
continentes.
Outros termos como surto e endemia
também se encaixam neste tópico. Sendo que surto é a grande quantidade de casos
de uma doença em um local apenas. E, endemia que está mais relacionado à
frequência com a qual um diagnóstico é feito no mesmo local, do que ao número
quantitativo uma endemia pode ser considerada como oposto geográfico de uma
pandemia.
Retirado
de www.multirio.rj.gov.br
, Material de Complementação Escolar.
ATIVIDADES
1. De
acordo com o texto conceitue Epidemia e Pandemia.
2. Quais
epidemias são exemplificadas no texto? Onde e quando elas aconteceram?
3. Qual
o conceito de surto aparece no texto?
4. Estamos
passando por uma pandemia no momento. De que maneira podemos nos proteger dessa
doença? Ilustre sua resposta em quadrinhos.
5. Cite
os sintomas e o cuidado que devemos ter para evitar o Corona Vírus!
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental
Anos Finais
Segunda
Aula: Ciclo Hidrológico
Período: 16
a 26/06
Aula: 02
Etapa
01: Contexto e questão disparadora
No globo
terrestre a cor que mais predomina é a azul, essa parte do globo corresponde
aos mares, lagos, rios, oceanos, ou seja, à água presente no planeta. Então, responda
no caderno o que você sabe.
1-De onde
vem a água que chega em nossa casa? 2-Como ela é? 3- Para que ela é
utilizada? 4- Podemos consumi-la? (anote o tema da aula e também os questionamentos em seu caderno,
responda, escreva o cabeçalho).
Etapa 02: Mão
na massa
Entrevistem adultos que moram com
vocês para saber como a água chega até as torneiras e chuveiros.
Leia o texto para te ajudar nas
respostas abaixo.
Como é feita a Captação de água?
A água
em geral, retirada de rios (mananciais) ou de poços artesianos. Geralmente,
instituições autorizadas e reguladas podem fazer a captação em grandes
quantidades, pois são necessários diversos cuidados com a preservação do meio
ambiente.
A água
é captada por grandes canos (adutoras), que funcionam com bombas e ajudam a
“puxar” e a fazer pressão. A escolha dos mananciais ou dos poços de retirada é
uma etapa essencial, que determina todos os outros passos. De lá, a água segue
para as estações de tratamento.
Limpar
a água é um trabalho criterioso, que pode demorar vários dias. As técnicas e os
produtos utilizados no tratamento vão depender da fonte e das leis que regem o
saneamento básico de cada cidade.
Quando
a água chega à estação, são adicionados alguns reagentes químicos que auxiliam
na separação das impurezas. Pode ser realizado o tratamento com cal e sulfato
de sódio, que interagem e formam o sulfato de alumínio. Essa substância faz com
que as impurezas se agrupem, formando flocos e facilitando a filtragem. Esse
processo se chama floculação, depois vem o tratamento físico, passa pelo
processo de decantação, depois filtragem, em seguida adicionam cloro e
flúor.
Publicado por Gelinter, 25/12/2017.
Água.blog.gelinterbebedouros.com.br.
1.Quem cuida da água?
2. Ela passa por algum
tratamento?
3.Como podemos comprovar esse
processo?
4. Poderíamos
pensar em maneiras mais sustentáveis de utilização da água?
5.O que você pode fazer para utilizar a água de
maneira mais consciente?
Anote as questões no caderno e responda. Após a
resolução das questões, faça uma ilustração de como a água é tratada para
depois chegar até sua casa.
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
7º
Ano
Primeira
aula: Corona vírus: Qual o tamanho dessa ameaça?
Objetivo da Aprendizagem:
Contextualizar
o COVID-19 (corona vírus) com as características principais e o modo de
reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de
doenças e prevenção.
Período: 16
a 26/06
Aula: 01
Etapa 1:
Para Início de Conversa e nos mantermos bem informados, é importante acessar
fontes confiáveis. Sugerimos que você leia com atenção o texto abaixo sobre o
Corona vírus!
Qual a diferença entre epidemia e pandemia
Alana Sousa Publicado em 12/03/2020
Entenda a diferença entre
os termos que apesar de parecerem semelhantes possuem características
fortemente distintas. Apesar de se tratarem sobre temas médicos doenças muitas
vezes fatais epidemia e pandemia são termos diferentes possuindo
características essenciais para entender os principais pontos que separam os
temas. Uma epidemia pode ser caracterizada quando uma doença específica
acontece em diversas regiões, mas por um tempo limitado eventualmente ela acaba
sendo controlada seja por vacina ou tratamentos alternativos um exemplo de
epidemia é a Peste Negra, que atingiu quase toda a Europa e parte da Ásia entre
os anos de 1333 a 1351. A varíola também entra nesse segmento pois foi
transmitida da Europa para a América, no século 16.
A pandemia, no entanto, é
o pior dos casos pois afeta as pessoas em nível global, quando uma enfermidade
afeta diferentes regiões do planeta. Uma epidemia não interrompida pode tornar
se uma pandemia, isso se deve quando não há vacinas e o número mortuário se
mostra altíssimo. As infecções em si são as causadoras das mortes por isso se
espalham tão facilmente como no caso da gripe suína que fez vítimas em todos os
continentes.
Outros termos como surto
e endemia também se encaixam neste tópico. Sendo que surto é a grande quantidade
de casos de uma doença em um local apenas. E, endemia que está mais relacionado
à frequência com a qual um diagnóstico é feito no mesmo local, do que ao número
quantitativo uma endemia pode ser considerada como oposto geográfico de uma
pandemia.
Retirado
de www.multirio.rj.gov.br
, Material de Complementação Escolar.
ATIVIDADES
1. De
acordo com o texto conceitue Epidemia e Pandemia.
2. Quais
epidemias são exemplificadas no texto? Onde e quando elas aconteceram?
3. Qual
o conceito de surto aparece no texto?
4. Estamos
passando por uma pandemia no momento. De que maneira podemos nos proteger dessa
doença? Ilustre sua resposta em quadrinhos.
5. Cite
os sintomas e o cuidado que devemos ter para evitar o Corona Vírus!
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
7º Ano
Segunda Aula: Célula como unidade da vida
Habilidade
da Base Nacional Comum Curricular: (EF06CI05) Explicar
a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos.
(EF06CI06) Concluir, com base na
análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos
são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Etapa 01: Contexto
e questão disparadora
Como deve ser o corpo do ser vivo mais
simples, ao levarmos em consideração as necessidades básicas para sobreviver?
Escreva em seu caderno o tema da aula e a questão disparadora, responda a
partir do seu conhecimento, sem pesquisar resposta.
Etapa 02:
Aprofundando sobre o Tema
O que é célula?
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os
seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a
informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir
essa informação no momento da divisão celular.
De
acordo com a Teoria Celular, todos os organismos
vivos são formados por células. Em indivíduos unicelulares, uma única célula
constitui todo o corpo do espécime; em seres multicelulares, são necessárias
várias células atuando de modo conjunto para que o corpo seja formado. O homem
é um exemplo de organismo multicelular, e as bactérias são exemplos de seres
unicelulares.
Quando
observamos as células de diversos organismos, podemos verificar que elas
apresentam características morfológicas bastante distintas. No nosso corpo, por
exemplo, existem mais de 100 tipos diferentes de células. Vale destacar, no
entanto, que, apesar de serem distintas visualmente, ao analisarmos
detalhadamente sua organização interna e seus processos bioquímicos, podemos
concluir que elas são bastante semelhantes, mesmo em organismos diferentes.
Quais são as partes básicas de uma célula?
Uma célula é formada por algumas partes básicas. Normalmente dizemos que todas as
células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, existem células que não
possuem essa última estrutura, aspecto que é, inclusive, uma forma de
diferenciar dois tipos de células: as procariontes e as eucariontes.
As células procariontes
são aquelas que não apresentam núcleo celular definido, por isso, o material
genético fica disperso no citoplasma. Já as células eucariontes são aquelas em
que o material genético está presente em um núcleo celular envolto por uma
dupla membrana. Além dessa diferença crucial, podemos citar ainda que as
células procariontes não possuem
proteínas denominadas de histonas ligadas a seu DNA e, tão pouco, organelas
citoplasmáticas membranosas. As Células
podem ser: Macroscópicas que são células cujas dimensões estão acima de
nosso poder resolutivo, sendo, por consequência, visualizadas a olho nu (sem
microscópio). Exemplos: gema de ovos, alvéolos de laranja, óvulo
humano, célula da bainha da folha da bananeira. Microscópicas: Possuem
dimensões que estão abaixo do poder de resolução do olho humano, sendo
visualizadas somente com o auxílio de instrumentos de aumento, o
microscópio. Exemplos: A maioria delas. Bactérias,
protozoários, células da sua pele, etc.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-celula.htm
Atividade: Observar as Células
Macroscópicas Animal (gema do ovo) e Vegetal (alvéolo da laranja) ,
desenhar , colocar setas e escrever o nome das três principais partes
(membrana plasmática, citoplasma e núcleo). Anote os termos em seu caderno e escreva
os conceitos de acordo o texto: Célula; células procariontes células
eucariontes; membrana; célula animal, célula vegetal; seres unicelulares seres multicelulares;
células macroscópicas células microscópicas. Caprichem nas ilustrações!
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
8º
Ano
Primeira Aula:
Combate o alarde e as fakenews
Objetivo
da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona vírus)
com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua
evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.
Período: 16
a 26/06
Aula: 01
Etapa 1: Doenças
virais e epidemias sempre causam alarde na população.
A confirmação do novo coronavírus foi também usada para
disseminação de notícias falsas (fake news). Lei o texto abaixo para ficar mais
informado e responder as questões propostas.
Coronavírus:
médicos recomendam novos hábitos de higiene e etiqueta
Pequenas
mudanças de hábitos ajudam a combater a disseminação do vírus.
Iana Faini
A chegada do novo corona
vírus está fazendo com que os brasileiros reaprendam os hábitos de etiqueta
respiratória ao tossir ou espirrar e de higiene pessoal para evitar
contaminações de doenças. Segundo os médicos infectologistas e sanitaristas
ouvidos pela reportagem, a principal recomendação é lavar as mãos ou usar
álcool gel sempre que tocar em alguma superfície que possa estar contaminada,
como após usar o transporte público, antes das refeições ou após ir ao
banheiro. Assim, a possibilidade de contrair o novo corona vírus diminui. Mas
também é preciso aprender a forma correta de tossir ou espirrar, evitando o uso
das mãos e dando preferência a papel descartável, que deve ser jogado no lixo
após o uso e não deixado sobre o sofá ou a mesa de trabalho, por exemplo.
“Quando a pessoa tosse ou espirra nas mãos, ela lança gotículas nas mãos e, com
isso, armazena os vírus nas mãos, podendo transferi-los para outra pessoa ou
superfície ao tocá-las. Quando faz a higienização, você remove toda a sujeira
que estiver nas mãos, inclusive os vírus que lá estão depositados”, afirmou o
infectologista Claudio Gonsalez, infectologista do Hospital Emílio Ribas.
Outras recomendações Além da higienização e do cuidado ao tossir ou respirar,
infectologistas também recomendam evitar os cumprimentos com beijos, abraços e
apertos de mãos, ações que são muito comuns entre os brasileiros. Para evitar
um possível contágio, a recomendação é trocar o toque por um cumprimento à
distância ou até mesmo com um aceno de mão ou um “joinha” com o polegar. “A
recomendação é evitar os cumprimentos com toque porque a transmissão
comunitária do coronavírus deve ocorrer já nas próximas semanas. Assim,
evitamos a contaminação”, disse a sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospital
Emílio Ribas. Extraído
de https://www.selecoes.com.br/coronavirus/coronavirus-medicos-recomendam-novos-habitos-de-higiene-e-etiqueta/
1 - De acordo com o texto, quais os hábitos do dia a
dia precisam de maiores cuidados? 2 - O que médicos infectologistas e
sanitaristas recomendam para a população? 3 - Encontramos no texto sobre a
declaração do infectologista Claudio Gonsalez, do Hospital Emílio Ribas.
Reescreva as afirmações do infectologista com as suas palavras. 4 - Em relação
às outras recomendações, o que deve ser evitado? 5- Por que é tão importante o
cuidado ao tossir ou espirrar? 6- Com que frequência devemos higienizar as
nossas mãos? 7- Como devem ser as formas utilizadas para cumprimentar as
pessoas, sem que haja contaminação? 8- Quais são os cuidados que não devem ser
esquecidos ao utilizar o telefone celular para evitar uma possível
contaminação?
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do
Ensino Fundamental Anos Finais
8º Ano
Segunda
Aula: Programas e indicadores de saúde pública
Período: 16
a 26/06
Aula: 02
Habilidade da Base Nacional
Comum Curricular: (EF07CI15.1)
Compreender o significado da palavra saúde e a importância de nos manter
saudáveis. (EF06CI .15.2) Descrever doenças virais, bacterianas e causadas por
protozoários, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção, em especial,
as doenças infectocontagiosas que mais matam em sua região e país. (EF06CI15 .3)
Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos e analisar a
forma de contágio e prevenção. (EF06CI15.4) Valorizar o cuidado com a própria
saúde.
Etapa 01: Contexto e questão
disparadora
Anotem no caderno
(façam cabeçalho, o tema da aula e a data) o que entendem por saúde? Por que
algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras? Como podemos nos prevenir
de doenças causadas por bactérias, vírus e outros agentes? Respondam de acordo
ao seu conhecimento, não se preocupem em acertar.
Etapa 02: Mão
na massa
Façam a leitura do texto abaixo em seguida faça o
que se pede.
O conhecimento sobre as doenças
Muitas doenças se manifestam quando o
nosso corpo entra em contato com seres causadores de doenças, como bactérias,
vírus e vermes. Outras doenças são causadas por substâncias que fazem mal ao
organismo, tais como as contidas em bebidas alcoólicas e no tabaco. Também há
doenças decorrentes do mau funcionamento do organismo, como os transtornos
mentais causados pela alteração dos níveis de neurotransmissores.
Hoje sabemos que para prevenir ou
tratar doenças é preciso conhecer as suas causas e as formas de transmissão.
Porém, houve um tempo em que as pessoas não tinham esse conhecimento. Bactérias
e outros seres invisíveis a olho nu, por exemplo, só tiveram a sua existência
conhecida depois da invenção dos microscópios.
Por volta de 1680, Antonie van
Leeuwenhoek (1632-1723), um comerciante holandês, dono de um armazém, usava
lentes de aumento para inspecionar fibras de tecidos e tinha como passatempo a
montagem de microscópios, que, embora fossem bem simples, permitiam certa
ampliação dos objetos observados. Ele não tinha formação científica, era apenas
uma pessoa curiosa. Apesar de não ter sido a primeira pessoa a usar um
microscópio, foi a primeira a descrever com detalhes os seres vivos que conseguia
observar apenas usando
esse equipamento. Naquela época,
esses seres eram chamados de micróbios; atualmente, os conhecemos como
microrganismos.
Das primeiras observações de
microrganismos até a compreensão da relação deles com vários fatores da vida
humana, passaram-se mais de 200 anos. Somente na segunda metade do século XIX,
os cientistas conseguiram provar que microrganismos são responsáveis pela
fermentação do suco de uva para produção do vinho e, tempos depois, descobriram
que um tipo específico de microrganismo causa uma doença específica. Esse
conhecimento foi primordial para que a humanidade conseguisse prevenir e tratar
diversas doenças.
Livro Inspire Ciências, 7º Ano,
Editora FTD.
Agora com base no texto responda as seguintes
questões: 1-Como algumas doenças se manifestam? 2-Outras doenças são causadas
por substâncias que fazem mal ao nosso organismo, quais são elas?
3-Inicialmente o que é preciso saber para prevenir ou tratar as doenças?4-Qual
a contribuição que Antonie van Leeuwenhoek trouxe para
Ciência? Qual
importância disso para nossas vidas? 5-O que os cientistas conseguiram provar
sobre os microrganismos na metade do século XIX? 6- Qual a importância desse
conhecimento para a humanidade?
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
9º
Ano
Primeira Aula:
Combate o alarde e as fakenews
Objetivo
da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona vírus)
com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua
evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.
Período: 16
a 26/06
Aula: 01
Etapa 1: Doenças
virais e epidemias sempre causam alarde na população.
A confirmação do novo coronavírus foi também usada para
disseminação de notícias falsas (fake news). Lei o texto abaixo para ficar mais
informado e responder as questões propostas.
Coronavírus:
médicos recomendam novos hábitos de higiene e etiqueta
Pequenas
mudanças de hábitos ajudam a combater a disseminação do vírus.
Iana Faini
A chegada do novo corona
vírus está fazendo com que os brasileiros reaprendam os hábitos de etiqueta
respiratória ao tossir ou espirrar e de higiene pessoal para evitar contaminações
de doenças. Segundo os médicos infectologistas e sanitaristas ouvidos pela
reportagem, a principal recomendação é lavar as mãos ou usar álcool gel sempre
que tocar em alguma superfície que possa estar contaminada, como após usar o
transporte público, antes das refeições ou após ir ao banheiro. Assim, a
possibilidade de contrair o novo corona vírus diminui. Mas também é preciso
aprender a forma correta de tossir ou espirrar, evitando o uso das mãos e dando
preferência a papel descartável, que deve ser jogado no lixo após o uso e não
deixado sobre o sofá ou a mesa de trabalho, por exemplo. “Quando a pessoa tosse
ou espirra nas mãos, ela lança gotículas nas mãos e, com isso, armazena os
vírus nas mãos, podendo transferi-los para outra pessoa ou superfície ao
tocá-las. Quando faz a higienização, você remove toda a sujeira que estiver nas
mãos, inclusive os vírus que lá estão depositados”, afirmou o infectologista
Claudio Gonsalez, infectologista do Hospital Emílio Ribas. Outras recomendações
Além da higienização e do cuidado ao tossir ou respirar, infectologistas também
recomendam evitar os cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mãos, ações
que são muito comuns entre os brasileiros. Para evitar um possível contágio, a
recomendação é trocar o toque por um cumprimento à distância ou até mesmo com
um aceno de mão ou um “joinha” com o polegar. “A recomendação é evitar os
cumprimentos com toque porque a transmissão comunitária do coronavírus deve
ocorrer já nas próximas semanas. Assim, evitamos a contaminação”, disse a
sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospital Emílio Ribas.
Extraído de https://www.selecoes.com.br/coronavirus/coronavirus-medicos-recomendam-novos-habitos-de-higiene-e-etiqueta/
1 - De acordo com o texto, quais os hábitos do dia a
dia precisam de maiores cuidados? 2 - O que médicos infectologistas e
sanitaristas recomendam para a população? 3 - Encontramos no texto sobre a
declaração do infectologista Claudio Gonsalez, do Hospital Emílio Ribas.
Reescreva as afirmações do infectologista com as suas palavras. 4 - Em relação
às outras recomendações, o que deve ser evitado? 5- Por que é tão importante o
cuidado ao tossir ou espirrar? 6- Com que frequência devemos higienizar as
nossas mãos? 7- Como devem ser as formas utilizadas para cumprimentar as
pessoas, sem que haja contaminação? 8- Quais são os cuidados que não devem ser
esquecidos ao utilizar o telefone celular para evitar uma possível
contaminação?
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
9º
Ano
Segunda
Aula: Mecanismos reprodutivos
Habilidade da Base
Nacional Comum Curricular: (EF08CI12) Comparar
diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos.
Etapa
01: Contexto e questão disparadora
Reflitam também sobre a questão disparadora: Quais são
as principais características das diferentes formas de reprodução dos seres
vivos?
Etapa
02: Vamos ler para recordar!
REPRODUÇÃO
Diferentes
tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Reprodução é o
processo em que indivíduos (progenitores) geram novos indivíduos semelhantes a
eles (descendentes). Essa semelhança está relacionada com o material
hereditário que passa de uma geração à seguinte. A reprodução é uma das
principais características dos seres vivos e possibilita a continuidade das
diferentes formas de vida. Existem dois tipos de reprodução:
o Reprodução Assexuada: envolve apenas um
progenitor, a partir do qual são formados novos indivíduos praticamente
idênticos a ele. Na reprodução assexuada, o material genético do descendente é
idêntico ao do progenitor.
o Reprodução Sexuada: Geralmente envolve dois
progenitores, um macho e uma fêmea. Ocorre a combinação do material genético
dos progenitores, o que resulta no desenvolvimento de novas características nos
descendentes. Esse tipo de reprodução acontece principalmente nos organismos
pluricelulares. Retirado de: https://www.estudopratico.com.br/tipos-de-reproducao-sexuada-e-assexuada/#:~:text=De%20uma%20maneira%20geral%2C%20a,para%20a%20sobreviv%C3%AAncia%20do%20indiv%C3%ADduo.
Exercícios
1-
Indique, em seu caderno, se as seguintes afirmações correspondem à reprodução
sexuada ou assexuada.
a) Os descendentes são idênticos ao seu
progenitor.
b) Geralmente envolve a participação de dois
indivíduos.
c) Requer a formação de gametas.
d) É necessário que ocorra a fecundação.
e) Os descendentes possuem uma mistura de características
de dois progenitores.
f) Proporciona a variabilidade de
indivíduos.
g) A partir de apenas um indivíduo é possível
produzir descendentes.
2- Leia o texto a seguir a responda ao que se
pede:
Numa
lagoa, um girino se desenvolve lentamente. Aos poucos perde sua cauda e
desenvolve pernas e órgãos, como os pulmões, que permitirão sua vida fora da
água. Quando atinge a forma adulta, torna-se um sapo que, mesmo vivendo a maior
parte do tempo na terra, ainda depende da água para se reproduzir. Na água, o
macho se prende à fêmea num abraço; ela libera os óvulos na água, assim como o
macho libera os espermatozoides.
a) Qual é o tipo de desenvolvimento
apresentado por esse sapo?b) Que tipo
de fecundação, interna ou externa, esse sapo apresenta? Justifique sua
resposta. c) Por que animais de vida
exclusivamente terrestre não apresentam o mesmo tipo de fecundação do sapo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário