1PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS -
2022 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 9º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento
científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação
científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas,
tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos
ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as
relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer
perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com
base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência
e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e
resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da
Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Matéria e Energia |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Escola
como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento (03/03 a 07/05). |
Diversidade e valorização das características
individuais de cada aluno. Importância do coletivo e das relações com os amigos. Como a Ciência colabora na formação social de cada
indivíduo. A importância do
autoconhecimento para decisões responsáveis no futuro da própria vida. A Escola
me conduz ao conhecimento sobre “Matéria”; Ideias sobre a Matéria; Modelos
atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos; Classificação
dos elementos químicos. Aspectos
quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos Matéria e Energia Estados físicos da matéria Propriedades da matéria.
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Saúde Ciência e Tecnologia
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HABILIDADES |
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(EF09CI01) Investigar as
mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base
no modelo de constituição submicroscópica. (EF09CI03) Identificar modelos
que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de
moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01IT) Relacionar a
disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades
atômicas, físicas ou químicas.
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Textos
informativos e reflexivos sobre emoções; Checklist
para 2022, os alunos deverão relacionar hábitos que querem adquirir ao longo
do ano; Entrevista
comigo mesmo daqui a dez anos, possibilitando o aparecimento das fantasias
dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas que gostariam de alcançar
durante os próximos dez anos; Debate
acerca do seguinte questionamento: “Coexistir com as diferenças é um desafio?”
Leitura
e interpretação da música “É preciso saber viver”. Criando
manchetes com fatos relacionados a Ciência. Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Contação
de Histórias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Construção
de modelos atômicos comestíveis; Leitura
e interpretação dos textos “Memórias
de uma infância química” e “Curiosidades da Origem da Química e Alquimia”; Experimentos constatando fenômenos
físicos e químicos; Experimentos
sobre mudanças de estados físicos da matéria e transformações químicas.
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação.
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II UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e Universo |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05
a 23/07).
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Transformações
da matéria, ligações químicas: iônica, covalente e metálica. Preservação da biodiversidade Corredores
ecológicos: metas de conservação e importância. Os principais problemas ambientais
(lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais,
extinção de espécies). Soluções pra viver em equilíbrio com o
Planeta. Importância das unidades de preservação
para a biodiversidade e patrimônio nacional. |
Ciência e Tecnologia Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social)
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HABILIDADES |
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(EF09CI02IT) Compreender as
ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam
átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às
substâncias. (EF09CI02) Comparar quantidades
de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo
a proporção entre as suas massas.
(EF09CI12) Justificar a
importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade
e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades
(parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as
atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas
individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou
da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de
sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI07IT) Justificar a importância
dos corredores ecológicos para a variabilidade genética e preservação da biodiversidade
e do patrimônio regional e nacional. (EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de dispensação de
resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância para redução
de impactos ambientais e geração de renda.
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema
Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores),
assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e
dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Representação
de modelos de ligações químicas utilizando massinhas de modelar; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre soluções para
viver em equilíbrio no planeta; Pesquisa
dirigida sobre os principais problemas ambientais, para preenchimento de
tabelas; Campanha
de sensibilização em favor da preservação do meio ambiente; Contação
de Histórias; Produção
de vídeos e infográficos destacando problemas ambientais e soluções; Modelos
representando o sistema solar; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Plantio
de mudas de árvores recompondo a mata ciliar do Rio Jucuruçu; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais e soluções pra viver em
equilíbrio com o Planeta; Feirinha
dos usados, tipo brechó. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante
todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação.
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III UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas facetas do Consumo (25/07 a 27/08) |
Tecnologia
para uma Colonização
Espacial; Composição, estrutura e
localização do Sistema Vida humana fora da Terra. Ondas e utilização,
ondas mecânicas e eletromagnéticas; Som e características; Aplicações
das ondas (medicina e telecomunicações). Uso responsável de
aparelhos eletrônicos; Efeitos biológicos
das radiações. |
Economia (Educação Fiscal) Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o
Consumo) Ciência e Tecnologia |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08
a 07/10) |
Problemas
Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais.
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Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o
Consumo) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social)
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HABILIDADES |
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(EF09CI15) Relacionar
diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou
do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça,
mito, orientação espacial e temporal etc.). (EF09CI16) Selecionar
argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com
base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas
distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e
interestelares. (EF09CI17) Analisar o
ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das
etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse
processo no nosso planeta. (EF09CI04BA) Coletar e
interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser
humano. (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das
radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear
magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser,
infravermelho, ultravioleta etc.). (EF09CI08IT) Identificar
e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a
compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não
subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e
extrativismo de areia, configuram problemas ambientais. (EF09CI04) Planejar e executar
experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela
composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está
relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05) Investigar os
principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som,
assim como a transmissão e recepção de dados da internet que revolucionaram o
sistema de comunicação humana. (EF09CI06) Classificar as
radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações,
discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone
celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. (EF09CI03IT) Destacar a importância do uso
responsável de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, TV, etc) e
prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde física, mental e
social da criança e adolescente.
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre radiações e seus usos em medicina, agricultura,
indústria e artes (radiografia, gamagrafia e tomografia); Pesquisa
sobre o papel dos indígenas no
equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros; Estudo
de casos; Experimentos
que relacionados as ondas e utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas, som
e características; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos
informativos e reflexivos sobre o uso responsável de
aparelhos eletrônicos.
Campanhas
alertando sobre o uso constante do celular.
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para
ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais
elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de
diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos
contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo,
quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de
aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que
continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere
diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e
assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.
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IV UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (27/09 a 07/10) |
O papel dos
indígenas no equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros. |
Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental)
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Pluralismo Cultural e Multiculturalismo
na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (10/10 a
25/11) |
Formação do ser: a
miscigenação Hereditariedade Divisão
celular e transmissão dos genes na reprodução. O
trabalho de Mendel. Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto
genoma e clonagem). |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde
Projeto de Vida |
(28/11
a 10/12) |
Ideias
evolucionistas Origem da Vida A luta pela sobrevivência dos seres
vivos e os recursos limitados. As ideias de Darwin e Lamarck Seleção natural e artificial. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia |
HABILIDADES |
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(EF09CI09IT) Investigar o
modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos
originários e tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da
natureza, o tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso
sustentável de recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com
o equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros. (EF09CI07) Discutir o papel do
avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio
X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças
(radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.). (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características
hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias
de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação),
considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de
características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de
alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com
inclusão social de indivíduos. (EF09CI10) Comparar as ideias
evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e
históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua
importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução
e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as
variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI01BA) Discutir as
explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a
origem da vida no Planeta Terra. (EF09CI02BA) Produzir evidências
para questionar a validade da geração espontânea por meio da história da
ciência. (EF09CI03BA) Identificar
e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na
Terra (EF09CI05IT) Compreender
os mecanismos e a importância de selecionar características desejáveis em
animais e plantas de interesse econômico e ambiental. (EF09CI06IT) Reconhecer que a mutação pode gerar o
aparecimento de características que sejam favoráveis ou não a sobrevivência
de um indivíduo implicando no processo evolutivo.
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METODOLOGIA
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Pesquisa
dirigida sobre a contribuição dos povos indígenas no equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros. Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias; Pesquisa
e seminário sobre biotecnologia; Extraindo
DNA da banana; Construindo
modelo de cromossomos utilizando materiais de sucata; Vídeos
informando sobre os principais cientistas envolvidas nas descobertas acerca
da evolução; Atividade
prática utilizando pinças trabalhando seleção natural; Estudo
de Casos; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Debate regrado sobre ideias evolucionistas.
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos
para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes
deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação.
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OBSERVAÇÕES:
as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados. |
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