7ª SD Cie 7º Ano 2025

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Iniciação Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa

Subtema: O que o homem semear...

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Alavancas; História dos Combustíveis e das máquinas térmicas

Industrialização; Máquinas e o meio ambiente; Transporte e Comunicação; Tecnologia e Desenvolvimento.

Ano: 7º                                          Período: 11 a 22/08                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). 7EF01_CN Inferir os conceitos de força e trabalho em situações que envolvam o funcionamento de máquinas simples (CAED). 7EF02_CN Reconhecer dispositivos mecânicos que facilitam a realização do trabalho (CAED).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, traz para atividades humanas. Explicar o funcionamento de máquinas térmicas. Identificar diferentes exemplos de máquinas térmicas. Conhecer e analisar a história das máquinas térmicas e como se deu seu aprimoramento. Compreender sobre o processo de industrialização na agricultura de Itamaraju. Discutir os impactos econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01  

 

Tema: Alavancas

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

Aqui estão algumas perguntas que você pode usar para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre alavancas:

O que você entende por "alavanca"?

    • Isso ajuda a identificar se os estudantes têm uma noção básica do conceito.

Você pode dar um exemplo de uma alavanca que usamos no dia a dia?

    • Essa pergunta permite que os estudantes façam conexões com o mundo real.

Você já usou ou viu alguém usar um balanço ou uma gangorra? Como isso funciona?

    • Exemplos práticos como esses ajudam a conectar o conceito de alavancas a experiências pessoais.

Você sabe o que é um "ponto de apoio" em uma alavanca?

    • Isso ajuda a avaliar se eles conhecem os termos específicos relacionados às alavancas.

Como você acha que uma alavanca pode tornar mais fácil levantar algo pesado?

    • Essa pergunta explora o entendimento dos estudantes sobre a função das alavancas.

Em quais situações você acha que seria útil usar uma alavanca?

    • Aqui, você pode verificar se os estudantes entendem a aplicabilidade das alavancas.

Quais são os tipos de alavancas que você conhece?

    • Se eles tiverem algum conhecimento prévio, essa pergunta permite que o compartilhem.

Essas perguntas devem ajudar a avaliar o quanto os estudantes já sabem sobre alavancas antes de aprofundar no objeto de conhecimento. Apenas acolha as respostas!

 

 

Etapa 02: Aula expositiva e dialogada (20 min)

 

Utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático A Conquista Ciências páginas 162 e 163.

No século III a.C., o sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão entusiasmado que teria afirmado:

“Deem uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”.

A alavanca nada mais é do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio.

Nas alavancas podemos identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar.

As alavancas são classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade, são alavancas.

 

Alavancas interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a força resistente e a força potente. Veja:

Descrição: tipos de alavancas

Exemplos de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes.

 

Alavancas inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio.

Descrição: Alavancar

São exemplos de alavancas inter-resistentes: os quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano.

 

Alavancas interpotentes: são aquelas em que a força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.

Descrição: articulação do cotovelo humano

São exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a articulação do cotovelo humano.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Resolver a atividade da página 164 (não cobrar o cálculo, você professor, até poderá fazer para justificar a escolha dos estudantes, quanto a gangorra) livro didático A Conquista Ciências 7º ano, em seguida, fazer a correção.

 

ATENÇÃO! PROVIDENCIAR O MATERIAL PARA O JOGO “EM BUSCA DO EQUILÍBRIO” PARA A PRÓXIMA AULA.

                                                                              

AULA 02

Tema: Máquinas e Sociedade

 

Etapa 04: Hora do Jogo (15 min)

 

Realizar o jogo “Em busca do Equilíbrio”, descrito na página 170 e 171 do livro didático A Conquista 7º ano.

 

Etapa 05: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos)

 

Esse tópico inicia o estudo dos impactos das máquinas e da industrialização na sociedade e no ambiente nesta Unidade e pode ser utilizado para trabalhar as habilidades EF07CI01 e EF07CI06. Por ser um assunto extenso, os impactos sobre a sociedade serão abordados pela perspectiva do mundo e das relações de trabalho. Este estudo já foi iniciado na sequência anterior, para dar continuidade pergunte aos estudantes se eles julgam que as máquinas são importantes para a nossa sociedade, com base no que já foi estudado até aqui, solicite que justifiquem suas opiniões por meio de exemplos. Ao discutir as respostas, procure evidenciar que o desenvolvimento das máquinas foi tão intenso e extenso que a maioria das sociedades atuais depende completamente destes equipamentos. Comentar que as máquinas são utilizadas para várias finalidades, desde a produção de alimentos até a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias. Pergunte também se eles acham que com a industrialização só houve pontos positivos. Acolha as respostas, por enquanto. Utilize as questões das páginas 210 e 211 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano.

 

Etapa 06: Lendo e Interpretando (10 min)

 

Convidar os estudantes a fazerem a leitura compartilhada das páginas 212 e 213 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano do texto “Força Motriz”, porém, antes faça a leitura das imagens com eles, deixem que falem como interpretam essas imagens, somente depois iniciem a leitura com pausas para comentários. Se possível, poderá levar a roda d’água produzida pelos alunos do 8º ano. Esse tópico já inicia o estudo dos impactos das máquinas e industrialização na sociedade.

 

Etapa 07: Aprofundando o tema (15 minutos)

 

Dê continuidade aos estudos levando mais informações sobre a industrialização com base nas páginas 214 a 217 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, para relacionar os pontos mais relevantes sobre o tema.

 

AULA 03

 

Tema: Industrialização e ambiente

 

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 

Explique aos estudantes que o objetivo desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso. Faça a pergunta do slide e acolha as respostas.

Contextualização

 

Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a pergunta contida no slide.

Aqui, o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a melhora da condição de vida das pessoas.

Como adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no cotidiano dos alunos (forno micro-ondas, automóveis, tratores, telefone celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas, oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida.

 

Agora faça a seguinte pergunta: Como a indústria pode impactar o meio ambiente?

 

O objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos ambientais estão embutidos na realização desta atividade.

Espera-se com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de toda a cadeia produtiva da indústria.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como, por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc.

Contextualização

 

Orientações: Aqui o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar para o meio ambiente.

 

Acolha as respostas por enquanto.

 

Etapa 09: Sistematização do Conhecimento (15min)

 

Chegou a hora de sistematizar o conhecimento, trazendo informações sobro o objeto em estudo e esclarecendo sobre os conhecimentos prévios dos alunos, usar o livro didático A Conquista Ciências páginas 230 e 231. Conclui expondo o que foi a Revolução industrial naquela época, dizer o que  predominava era a ideia de que os recursos naturais eram muito abundantes o suficiente para serem considerados praticamente infinito. Não estava claro naquela época que as ações humanas podiam poluir o ambiente de maneira a prejudicar tanto outras espécies quanto as próprias pessoas e suas gerações futuras. Essa mentalidade, aliada a busca de expansão da produção e dos lucros, acarretou os impactos ambientais profundos especialmente nas regiões onde a revolução industrial foi mais intensa, como na Inglaterra e na França. Se tiver condições, convide os alunos a assistirem o vídeo "A industrialização e o meio ambiente”, disponível no seguinte link  https://youtu.be/wl3vNkd_Svg .

 

Etapa 10: Verificação de aprendizagem (15 minutos)

 

Solicitar aos estudantes que realizem a atividade da página 231 do livro didático.

 

AULA 04

. Tema: Transporte e Comunicação

 

Etapa 11: Correção da atividade (15min)

 

Fazer a correção da atividade da etapa 10, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a resolução das questões.

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

 

Para explorar esse tema, perguntar à turma como eles acham que deverá ser o transporte do futuro? Que outras mudanças eles imaginam nos transportes? Para fomentar essa conversa comentar sobre o caso dos carros elétricos na Noruega (ver box “Orientações Didáticas”, página 226 do livro didático).

 

Etapa 13: Exposição do Conhecimento de forma dialogada (20 min)

Fornecer informações sobre a revolução nos transportes e nos meios de comunicação com base no material bibliográfico do livro didático A Conquista Ciências 7º ano páginas 224 a 229.

 

 

AULA 05

 

Tema: Industrialização

 

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Solicitar aos estudantes que respondam as questões propostas nas páginas 226 e 229 do livro didático.  

 

Etapa 15: Correção da Atividade (15 minutos)

Fazer a correção da atividade da etapa 14, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a resolução das questões.

 

Etapa 16: Leitura e Interpretação (15 min)

Convide os estudantes para realizarem a leitura do texto “Proálcool” da página 222 do livro didático, em seguida faça uma roda de conversa para discutirem o que foi lido, objetivando maior entendimento, após essa discussão, peça que respondam a atividade interpretativa.

 

AULA 06  

 

TEMA: Tecnologia e Desenvolvimento

 

Etapa 17: Correção da Atividade (15 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 16, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a resolução das questões.

 

Etapa 18: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Utilize as alternativas “a” e “b” da questão 1 do livro didático, para sondar o levantamento de conhecimentos que os estudantes já possuem a respeito da relação de tecnologia e desenvolvimento. Deixe-os livres para se expressarem, apenas acolha as respostas.

 

Etapa 19: Aula expositiva dialogada (25 min)

Agora chegou o momento de aprofundar mais no tema, fazendo uma exposição de conteúdo, porém abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilize as orientações didáticas e a sessão “Formação Continuada”.

 

 

 

Observação: Professor, essa é uma ótima oportunidade para fazer uma exposição de máquinas na escola. Organize um cantinho na área externa, faça uma escala de alunos para atender o público discente. Convide o professor de história para uma atividade interdisciplinar.

 

 

Elaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (164, 170, 171, 211, 214, 217, 222)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:  

 

 

 

 

 

 

 

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