SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
19/07/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00
(vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto “O PROFESSOR INSTRUTOR & O PROFESSOR
EDUCADOR”
Miguel Almir L. de Araújo
O professor instrutor
cumpre obrigações. O professor educador celebra paixões. O professor instrutor
superestima o quantitativo, instrumentaliza para o ter que tende à coisificação
e a mercadejação do humano. O professor educador realça a busca do
qualitativo, da globalidade do ser, da dignidade e da beleza humana; conduz à
vocação, à voz do coração.
O professor instrutor
assume a função de mero transmissor e reprodutor dos saberes instituídos
submetendo os indivíduos aos ditames estabelecidos, ao adestramento e à
domesticação. O professor educador passa pelo já instituído e busca instituir
novos saberes e sentires procurando rasgar os papéis e as máscaras que
empacotam e escondem, instigando a autenticidade, o espírito criador e
transgressivo.
O professor instrutor
repete todo dia os mesmos cacoetes e recursos metodológicos na cadência
decadente das rotinas emboloradas e desencantantes. O professor educador
reinventa permanentemente seus procedimentos, renovando-se e
reencantando-se com o aprendizado vigoroso de cada experiência vivida. O
professor instrutor considera-se detentor do saber, pretensamente pronto e
acabado. O professor educador concebe-se aprendiz inacabado nos fluxos do
cotidiano.
O professor instrutor
circunscreve-se na geometria do tempo linear do chronos. O professor educador
descortina-se pelas curvas do tempo dinâmico do kairós. O professor instrutor
dá aulas previsíveis, insípidas e frias. O professor educador tece aulas
imprevisíveis, abertas ao fluxo das aventuras, ruminando o saber com sabor,
convertendo-as em vivências vívidas e encantantes; em constantes ritos de
iniciação e de renovação dos pensares e sentires. O professor instrutor
percorre os caminhos já feitos do ordinário, mais fáceis e cômodos. O professor
educador ousa as veredas ainda não trilhadas, mais desafiantes e difíceis,
inaugurando caminhos novos, extraordinários.
O professor instrutor
tende a reduzir as salas de aula em "selas de aula" aprisionantes e
cinzentas, em que reinam a tristeza e o desprazer, e a vida, os sonhos são
mortificados. O professor educador converte as salas de aula em espaços abertos
e multicoloridos, em que vicejam a alegria e o prazer, e a vida, os sonhos são
vicejados – em espaços de celebração da vida.
O professor instrutor
obedece aos receituários das liturgias mecânicas e cristalizadas, com suas
normas e ordens asfixiantes. O professor educador ultrapassa as receitas
desodorizadas e move-se pelas buscas dinâmicas das transformações constantes e
emancipadoras entre ordem e caos.
O professor instrutor
transmite saberes. O professor educador rumina saberes e busca sorver
sabedorias. O professor instrutor erige suas práticas pedagógicas com lógicas
monológicas, metálicas e excludentes. O professor educador fundamenta-se em
lógicas dialógicas, flexíveis e includentes.
O professor instrutor
dita conteúdos para que os alunos copiem e assimilem de modo reflexo. O
professor educador problematiza conteúdos para que os alunos reflitam e
compreendam criticamente. O professor instrutor encampa modelos uniformes
lastreados em certezas fixas. O professor educador articula múltiplas
referências fundadas em possibilidades abertas, em incertezas.
O professor instrutor
busca as competências técnica e teórica, a inteligência cognitiva. O professor
educador busca as competências técnica e teórica, mas, principalmente, as
competências éticas e estéticas, as inteligências cognitiva, intuitiva e
emocional. O professor instrutor tende à intolerância e até ao abuso de poder,
fala muito e quase não escuta. O professor educador prima pelos princípios da
tolerância, da ética da solidariedade e da escuta sensível.
O professor educador
assume as múltiplas dimensões do humano, passando pelo instinto e atingindo o
coração e o espírito de fineza fomentando a solidariedade e a amorosidade. O
professor instrutor confina o humano apenas à esfera do material/físico, do
imediato e do visível (pedagogia do São Tomé). O professor educador educa para
a imanência e para a transcendência, para o invisível, para os valores humanos –
a espiritualidade.
Após a leitura, abrir espaço para
diálogos e exposições sobre o texto. Perguntar se
compreenderam a diferença entre o professor instrutor e educador? Se conseguem
exemplificar ações de um professor educador e instrutor em suas práticas na
sala de aula?
3º Momento: Apresentação dos gráficos
sobre os resultados da Avaliação Diagnóstica
Apresentar
os resultados dos gráficos da Avaliação Diagnóstica, em seguida pedir para
registrarem em uma folha em branco as perguntas abaixo para cada ano.
Ø Causas:
Ø O
que fazer?
Ø Como
fazer?
Ø O
que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?
4º
Momento: Lanche
5º
Momento: Oficina Avaliação
Fazer
um breve relato sobre competências e habilidades (conceitos e diferenças),
relembrando os professores, também apresentar sobre avaliação processual e
formativa justificando a necessidade de se trabalhar com conceitos no
desempenho dos educandos. Apresentar as diversas formas de avaliar por
conceito, sugerir os tipos mais usados, como rubrica, checklist e portfólio, em
seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma para cada tipo de
instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da rubrica, afixar
cartazes na lousa para servir de orientações no momento da construção das
planilhas.
Em
grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de
campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a
última para o desempenho dos alunos durante as aulas.
Abrir
espaço para eles apresentarem as produções, em seguida, entregar os rascunhos
ao articulador para digitar e enviar posteriormente.
6º
Momento: Relatos sobre
a aplicação da quinta Sequência Didática trabalhada
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e
alunos participantes das aulas síncronas.
7º
Momento: Aula demonstrativa sobre reprodução em vegetais
Utilizar
lupa para observar estruturas de reprodução em vegetais (flor de hibisco).
Identificar
as estruturas na flor de hibisco.
Desenhar
e colorir.
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