VI Encontro de Articulação Cie 2023

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 19/07/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                      13:30 às 17:00 (vespertino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura e reflexão do texto “O PROFESSOR INSTRUTOR &  O PROFESSOR EDUCADOR”

Miguel Almir L. de Araújo

O professor instrutor cumpre obrigações. O professor educador celebra paixões. O professor instrutor superestima o quantitativo, instrumentaliza para o ter que tende à coisificação e a mercadejação do humano. O professor educador realça a busca do qualitativo, da globalidade do ser, da dignidade e da beleza humana; conduz à vocação, à voz do coração.

O professor instrutor assume a função de mero transmissor e reprodutor dos saberes instituídos submetendo os indivíduos aos ditames estabelecidos, ao adestramento e à domesticação. O professor educador passa pelo já instituído e busca instituir novos saberes e sentires procurando rasgar os papéis e as máscaras que empacotam e escondem, instigando a autenticidade, o espírito criador e transgressivo.

O professor instrutor repete todo dia os mesmos cacoetes e recursos metodológicos na cadência decadente das rotinas emboloradas e desencantantes. O professor educador reinventa permanentemente seus procedimentos, renovando-se e reencantando-se com o aprendizado vigoroso de cada experiência vivida. O professor instrutor considera-se detentor do saber, pretensamente pronto e acabado. O professor educador concebe-se aprendiz inacabado nos fluxos do cotidiano.

O professor instrutor circunscreve-se na geometria do tempo linear do chronos. O professor educador descortina-se pelas curvas do tempo dinâmico do kairós. O professor instrutor dá aulas previsíveis, insípidas e frias. O professor educador tece aulas imprevisíveis, abertas ao fluxo das aventuras, ruminando o saber com sabor, convertendo-as em vivências vívidas e encantantes; em constantes ritos de iniciação e de renovação dos pensares e sentires. O professor instrutor percorre os caminhos já feitos do ordinário, mais fáceis e cômodos. O professor educador ousa as veredas ainda não trilhadas, mais desafiantes e difíceis, inaugurando caminhos novos, extraordinários.

O professor instrutor tende a reduzir as salas de aula em "selas de aula" aprisionantes e cinzentas, em que reinam a tristeza e o desprazer, e a vida, os sonhos são mortificados. O professor educador converte as salas de aula em espaços abertos e multicoloridos, em que vicejam a alegria e o prazer, e a vida, os sonhos são vicejados – em espaços de celebração da vida.

O professor instrutor obedece aos receituários das liturgias mecânicas e cristalizadas, com suas normas e ordens asfixiantes. O professor educador ultrapassa as receitas desodorizadas e move-se pelas buscas dinâmicas das transformações constantes e emancipadoras entre ordem e caos. 

O professor instrutor transmite saberes. O professor educador rumina saberes e busca sorver sabedorias. O professor instrutor erige suas práticas pedagógicas com lógicas monológicas, metálicas e excludentes. O professor educador fundamenta-se em lógicas dialógicas, flexíveis e includentes.

O professor instrutor dita conteúdos para que os alunos copiem e assimilem de modo reflexo.  O professor educador problematiza conteúdos para que os alunos reflitam e compreendam criticamente. O professor instrutor encampa modelos uniformes lastreados em certezas fixas. O professor educador articula múltiplas referências fundadas em possibilidades abertas, em incertezas. 

O professor instrutor busca as competências técnica e teórica, a inteligência cognitiva. O professor educador busca as competências técnica e teórica, mas, principalmente, as competências éticas e estéticas, as inteligências cognitiva, intuitiva e emocional. O professor instrutor tende à intolerância e até ao abuso de poder, fala muito e quase não escuta. O professor educador prima pelos princípios da tolerância, da ética da solidariedade e da escuta sensível.

O professor educador assume as múltiplas dimensões do humano, passando pelo instinto e atingindo o coração e o espírito de fineza fomentando a solidariedade e a amorosidade. O professor instrutor confina o humano apenas à esfera do material/físico, do imediato e do visível (pedagogia do São Tomé). O professor educador educa para a imanência e para a transcendência, para o invisível, para os valores humanos – a espiritualidade.

Após a leitura, abrir espaço para diálogos e exposições sobre o texto. Perguntar se compreenderam a diferença entre o professor instrutor e educador? Se conseguem exemplificar ações de um professor educador e instrutor em suas práticas na sala de aula?

3º Momento: Apresentação dos gráficos sobre os resultados da Avaliação Diagnóstica

Apresentar os resultados dos gráficos da Avaliação Diagnóstica, em seguida pedir para registrarem em uma folha em branco as perguntas abaixo para cada ano.

Ø  Causas:

Ø  O que fazer?

Ø  Como fazer?

Ø  O que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?

4º Momento: Lanche

5º Momento: Oficina Avaliação

Fazer um breve relato sobre competências e habilidades (conceitos e diferenças), relembrando os professores, também apresentar sobre avaliação processual e formativa justificando a necessidade de se trabalhar com conceitos no desempenho dos educandos. Apresentar as diversas formas de avaliar por conceito, sugerir os tipos mais usados, como rubrica, checklist e portfólio, em seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma para cada tipo de instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da rubrica, afixar cartazes na lousa para servir de orientações no momento da construção das planilhas.

Em grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a última para o desempenho dos alunos durante as aulas.

 

Abrir espaço para eles apresentarem as produções, em seguida, entregar os rascunhos ao articulador para digitar e enviar posteriormente.

 

6º Momento: Relatos sobre a aplicação da quinta Sequência Didática trabalhada

Considerações sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e alunos participantes das aulas síncronas.

 

7º Momento: Aula demonstrativa sobre reprodução em vegetais

Utilizar lupa para observar estruturas de reprodução em vegetais (flor de hibisco).

Identificar as estruturas na flor de hibisco.

Desenhar e colorir. 






 




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