X Encontro de Articulação Cie 2023

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 27/09/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                                          

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura e reflexão do texto O maior DESAFIO.

O maior desafio

Cada um de nós tem desafios diferentes. A vida é feita de desafios diários.

Para quem não dispõe de movimentos nas pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, a cada manhã, é um desafio.

Para quem sofreu um acidente e está reaprendendo a andar, o desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação, e tentar mover um pé, depois o outro.

Para quem perdeu a visão, o grande desafio é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tatear, a movimentar-se entre os obstáculos sem esbarrar. É aprender um novo alfabeto, é ler com os dedos, é adquirir nova independência de movimentos e ação.

Para o analfabeto adulto, o maior desafio é dominar aqueles sinais que significam letras, que colocados uns ao lado dos outros formam palavras, que formam frases.

Cada qual, dentro de sua realidade, de sua vivência, apontará o que lhe constitui o maior desafio: dominar a técnica da pintura, da escultura, da música, da dança.

Ser um ás no esporte. Ser o primeiro da classe. Passar no vestibular. Ser aprovado no concurso que lhe garantirá um emprego. Ser aceito pela sociedade. Ser amado.

Para vencer um desafio é preciso ter disciplina, ser persistente, ser diplomático, saber perdoar-se e perdoar aos outros.

É ser otimista quando os demais estão pessimistas. Ser realista quando os demais estão com os pensamentos na lua. É saber sonhar e ir em frente.

É persistir, mesmo quando ninguém consiga nos imaginar como um prêmio Nobel de Química, um pai de família, um professor, prefeito ou programador.

Acima de tudo, o maior desafio para deficientes, negros e brancos, japoneses e americanos, brasileiros e argentinos, para todo ser humano, é fazer.

Fazer o que promete. Dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro. Ir em frente.

Com que frequência se escutam pessoas dizendo que vão fazer regime, que vão estudar mais, que vão fazer exercício todo dia, que vão ler mais, que vão assistir menos televisão, que vão...

Falar, reclamar ou criticar são os passatempos mais populares do mundo, perdendo só, talvez, para o passatempo de culpar os outros pelo que lhe acontece.

Então, o maior desafio é fazer. E não adianta você dizer que não deu certo o que pretendia porque é cego, ou porque é negro, ou porque é amarelo, ou porque você é brasileiro. Ou porque mora numa casa amarela. Ou porque não teve tempo.

Aprenda com seus erros. Quando algo não der certo, você pode tentar de maneira diferente. Agora você já sabe que daquele jeito não dá.

Você pode fazer o que quiser. Só não pode é sentir pena de si mesmo. Você não pode desistir de seus objetivos.

* * *

Problemas são desafios. Dificuldades são testes de promoção espiritual.

Insucesso é ocorrência perfeitamente natural, que acontece a toda e qualquer criatura.

Indispensável manter o bom ânimo em qualquer lugar e posição.

O pior que pode acontecer a alguém é se entregar ao desânimo, apagando a chama íntima da fé e caminhar em plena escuridão.

Assim, confia em Deus, e, com coragem, prossegue de espírito tranquilo.

3º Momento: Apresentação Sobre a CONAEE 2024

Apresentar informações sobre a CONAEE 2014, a partir dos slides.

4º Momento: Lanche

5º Momento: Elaboração das Estratégias

Propor aos professores que em grupo elaborem estratégias de acordo com as metas sugeridas para cada objetivo do Desenvolvimento Sustentável. Quatro grupos serão formados, em seguida realizar um sorteio para saber qual meta eles criarão as estratégias.

CONSIDERAÇÕES:

o   Trata-se de um documento geral que rege toda a Educação Brasileira.

o   As estratégias precisam ser voltadas para as Políticas Públicas Educacionais.

o   As estratégias deverão ser proporcionadas pelo Governo Federal para que as escolas desenvolvam.

6º Momento: Socialização das Estratégias

Nesse momento os grupos apresentarão sobre as metas propostas e estratégias elaboradas.

 

7º Momento: Discussão sobre as Metas

Sortear as metas e pedir para que cada grupo apresente a sua. (colocar em alguns papeizinhos duas metas, para fechar 20).

 

8º Momento: De que maneira posso desenvolver a Educação Ambiental com foco na Sustentabilidade na Escola?

Os grupos agora, elaborarão estratégias para desenvolver práticas voltadas a Educação Ambiental na escola com foco nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Levar ideias de ações em outros lugares.

 REGISTROS  


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário