PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
27/09/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto O maior DESAFIO.
O maior desafio
Cada um de nós tem desafios diferentes. A
vida é feita de desafios diários.
Para quem não dispõe de movimentos nas
pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, a cada manhã, é um
desafio.
Para quem sofreu um acidente e está
reaprendendo a andar, o desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação,
e tentar mover um pé, depois o outro.
Para quem perdeu a visão, o grande desafio
é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tatear, a movimentar-se
entre os obstáculos sem esbarrar. É aprender um novo alfabeto, é ler com os
dedos, é adquirir nova independência de movimentos e ação.
Para o analfabeto adulto, o maior desafio
é dominar aqueles sinais que significam letras, que colocados uns ao lado dos
outros formam palavras, que formam frases.
Cada qual, dentro de sua realidade, de sua
vivência, apontará o que lhe constitui o maior desafio: dominar a técnica da
pintura, da escultura, da música, da dança.
Ser um ás no esporte. Ser o primeiro da
classe. Passar no vestibular. Ser aprovado no concurso que lhe garantirá um
emprego. Ser aceito pela sociedade. Ser amado.
Para vencer um desafio é preciso ter
disciplina, ser persistente, ser diplomático, saber perdoar-se e perdoar aos
outros.
É ser otimista quando os demais estão
pessimistas. Ser realista quando os demais estão com os pensamentos na lua. É
saber sonhar e ir em frente.
É persistir, mesmo quando ninguém consiga
nos imaginar como um prêmio Nobel de Química, um pai de família, um professor,
prefeito ou programador.
Acima de tudo, o maior desafio para
deficientes, negros e brancos, japoneses e americanos, brasileiros e
argentinos, para todo ser humano, é fazer.
Fazer o que promete. Dar o primeiro passo,
o segundo e o terceiro. Ir em frente.
Com que frequência se escutam pessoas
dizendo que vão fazer regime, que vão estudar mais, que vão fazer exercício
todo dia, que vão ler mais, que vão assistir menos televisão, que vão...
Falar, reclamar ou criticar são os
passatempos mais populares do mundo, perdendo só, talvez, para o passatempo de
culpar os outros pelo que lhe acontece.
Então, o maior desafio é fazer. E não
adianta você dizer que não deu certo o que pretendia porque é cego, ou porque é
negro, ou porque é amarelo, ou porque você é brasileiro. Ou porque mora numa
casa amarela. Ou porque não teve tempo.
Aprenda com seus erros. Quando algo não
der certo, você pode tentar de maneira diferente. Agora você já sabe que
daquele jeito não dá.
Você pode fazer o que quiser. Só não pode
é sentir pena de si mesmo. Você não pode desistir de seus objetivos.
* * *
Problemas são desafios. Dificuldades são
testes de promoção espiritual.
Insucesso é ocorrência perfeitamente
natural, que acontece a toda e qualquer criatura.
Indispensável manter o bom ânimo em
qualquer lugar e posição.
O pior que pode acontecer a alguém é se
entregar ao desânimo, apagando a chama íntima da fé e caminhar em plena
escuridão.
Assim, confia em Deus, e, com coragem,
prossegue de espírito tranquilo.
3º Momento: Apresentação Sobre a
CONAEE 2024
Apresentar
informações sobre a CONAEE 2014, a partir dos slides.
4º
Momento: Lanche
5º
Momento: Elaboração das Estratégias
Propor
aos professores que em grupo elaborem estratégias de acordo com as metas
sugeridas para cada objetivo do Desenvolvimento Sustentável. Quatro grupos
serão formados, em seguida realizar um sorteio para saber qual meta eles
criarão as estratégias.
CONSIDERAÇÕES:
o Trata-se de um documento geral que rege toda a
Educação Brasileira.
o As estratégias precisam ser voltadas para as
Políticas Públicas Educacionais.
o As estratégias deverão ser proporcionadas pelo
Governo Federal para que as escolas desenvolvam.
6º
Momento: Socialização das Estratégias
Nesse
momento os grupos apresentarão sobre as metas propostas e estratégias
elaboradas.
7º
Momento: Discussão sobre as Metas
Sortear as metas e pedir para que cada grupo
apresente a sua. (colocar em alguns papeizinhos duas metas, para fechar 20).
8º
Momento: De que maneira posso desenvolver a Educação Ambiental com foco na
Sustentabilidade na Escola?
Os
grupos agora, elaborarão estratégias para desenvolver práticas voltadas a Educação
Ambiental na escola com foco nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Levar ideias de ações em outros lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário