PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2021
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 25/08/2021
HORÁRIO:
8:00h às 10:00h (matutino)
14:00h às 16:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração
2º
Momento: Como lidar com frustrações no trabalho
“As pessoas só podem te dar aquilo que elas
tem, não fantasie demais seus sonhos, a frustração é constante para aqueles que
criam expectativas irreais”. João Prezado
Por
Juliana Porto
Reunião
atrasada, computador lento, colega que não cumpriu um prazo e te prejudicou,
você ficou de fora daquele projeto que gostaria de participar. Sabemos que
momentos de frustração fazem parte da rotina de todo mundo, mas há fases em que
estamos menos dispostos a lidar com elas. Ser capaz de lidar com conflitos
é necessário para que sua carreira avance.
Veja
as dicas que a Robert Half separou para você superá-las:
1.
Avalie a situação
Quando
você lida com uma frustração, tente determinar qual é a causa do problema. Você
está cansado? Um colega de trabalho disse algo que te ofendeu? Anote.
Simplesmente saber porque você se sente assim pode ser um caminho para te
ajudar a superar uma situação difícil.
2.
Encontre o lado bom da coisa
Um
pouco de positividade pode ser suficiente para melhorar sua perspectiva - sem
ser Poliana. Quando acontece algo que te irrita, como o atraso em uma reunião,
por exemplo, aproveite o tempo para adiantar aquele relatório.
3.
Lembre-se, aconteceu antes
Quando
você se sente frustrado, pense na última vez que se sentiu assim no trabalho.
As coisas provavelmente funcionaram desde então. Certamente vai ocorrer o mesmo
desta vez. Quando você perceber que sua frustração não ajuda na solução dos
problemas, manterá os sentimentos negativos sob controle.
4.
Respire fundo
Em
seu livro "Liberdade Emocional", Judith Orloff recomenda primeiro
respirar quando alguém o frustra. Então, decida se quer falar com a pessoa
sobre a situação imediatamente (se você estiver relativamente calmo) ou mais
tarde (se você está chateado e precisa de tempo para esfriar a cabeça).
5.
Converse sobre o assunto
Para
falar com a pessoa que causou a frustração certifique-se de que manterá o foco
e não levará o assunto para o lado pessoal. É preciso ficar atento ao que
causou o problema. Evite acusações e ouça primeiro o que a pessoa tem a lhe
dizer, assim você também pode levar o ponto de vista dela em consideração.
Trate-a como você gostaria de ser tratado.
* Juliana
Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo
justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais,
consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando
ao tema com que começou sua vida profissional.
3º
Momento: Retorno as aulas semipresenciais/Semana Diagnostico
Apresentar
o tema Inter curricular e dar o direcionamento para a elaboração da sequência,
utilizar uma metodologia que sonde a leitura, a escrita, a produção textual e a
interpretação, porém, abordando o conhecimento sobre o objeto de conhecimento
estudado.
4º
Momento: Relatos sobre
a aplicação da sétima Sequência Didática trabalhada
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e
alunos participantes das aulas síncronas.
5º
Momento: Elaboração da 8ª Sequência Didática
Momento
de apresentação das sequências didáticas estruturadas pelos professores com
período de 30/08 a 10/09.
6º
Momento: Socialização das Sequências Didáticas
No
momento que um grupo estiver apresentando, outro grupo observa e faz anotações
a cerca do que está sendo comentado, para fazer as alterações necessárias e
fechar a elaboração.
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