10º Encontro de Articulação 2021

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE   EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                                         Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2021

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 25/08/2021

HORÁRIO: 8:00h às 10:00h (matutino)

                    14:00h às 16:00h (vespertino)

 

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Como lidar com frustrações no trabalho

“As pessoas só podem te dar aquilo que elas tem, não fantasie demais seus sonhos, a frustração é constante para aqueles que criam expectativas irreais”. João Prezado

Por Juliana Porto

Reunião atrasada, computador lento, colega que não cumpriu um prazo e te prejudicou, você ficou de fora daquele projeto que gostaria de participar. Sabemos que momentos de frustração fazem parte da rotina de todo mundo, mas há fases em que estamos menos dispostos a lidar com elas. Ser capaz de lidar com conflitos é necessário para que sua carreira avance.

 

Veja as dicas que a Robert Half separou para você superá-las:

1. Avalie a situação

Quando você lida com uma frustração, tente determinar qual é a causa do problema. Você está cansado? Um colega de trabalho disse algo que te ofendeu? Anote. Simplesmente saber porque você se sente assim pode ser um caminho para te ajudar a superar uma situação difícil.

2. Encontre o lado bom da coisa

Um pouco de positividade pode ser suficiente para melhorar sua perspectiva - sem ser Poliana. Quando acontece algo que te irrita, como o atraso em uma reunião, por exemplo, aproveite o tempo para adiantar aquele relatório.

3. Lembre-se, aconteceu antes

Quando você se sente frustrado, pense na última vez que se sentiu assim no trabalho. As coisas provavelmente funcionaram desde então. Certamente vai ocorrer o mesmo desta vez. Quando você perceber que sua frustração não ajuda na solução dos problemas, manterá os sentimentos negativos sob controle.

4. Respire fundo

Em seu livro "Liberdade Emocional", Judith Orloff recomenda primeiro respirar quando alguém o frustra. Então, decida se quer falar com a pessoa sobre a situação imediatamente (se você estiver relativamente calmo) ou mais tarde (se você está chateado e precisa de tempo para esfriar a cabeça).

5. Converse sobre o assunto

Para falar com a pessoa que causou a frustração certifique-se de que manterá o foco e não levará o assunto para o lado pessoal. É preciso ficar atento ao que causou o problema. Evite acusações e ouça primeiro o que a pessoa tem a lhe dizer, assim você também pode levar o ponto de vista dela em consideração. Trate-a como você gostaria de ser tratado.

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

3º Momento: Retorno as aulas semipresenciais/Semana Diagnostico

Apresentar o tema Inter curricular e dar o direcionamento para a elaboração da sequência, utilizar uma metodologia que sonde a leitura, a escrita, a produção textual e a interpretação, porém, abordando o conhecimento sobre o objeto de conhecimento estudado.

4º Momento: Relatos sobre a aplicação da sétima Sequência Didática trabalhada

Considerações sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e alunos participantes das aulas síncronas.

5º Momento: Elaboração da 8ª Sequência Didática

Momento de apresentação das sequências didáticas estruturadas pelos professores com período de  30/08 a 10/09.

6º Momento: Socialização das Sequências Didáticas

No momento que um grupo estiver apresentando, outro grupo observa e faz anotações a cerca do que está sendo comentado, para fazer as alterações necessárias e fechar a elaboração.

 

 






 

 

 

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