SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Materiais Sintéticos Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Produção de medicamentos e outros sintéticos, como plástico, substâncias empregadas na produção. Uso responsável de medicamentos e consequências para o organismo no caso de descontrole na utilização do mesmo. Descarte inadequado dos materiais sintéticos e seus efeitos no ambiente.
Ano: 6º Período: 28/11 a 13/12 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
(EF06CI05) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
(EF06CI06) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção viabiliza-se pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
(EF06CI07) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo.
(EF06CI08) Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer materiais produzidos a partir de materiais naturais, considerando aspectos do desenvolvimento destes produtos.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Motive os estudantes, de modo que eles fiquem mobilizados em busca de respostas. Pergunte sobre: O que é um material natural? O que são materiais sintéticos? Você sabe o que é um princípio ativo? Em seguida comentar sobre o trabalho dos botânicos (seguir as orientações da apostila anexos 6ºano, no tópico “levantamento de Conhecimentos Prévios” disponibilizada por e-mail), após ter lido informações sobre Hipócrates, questione-os sobre a relação entre a planta salgueiro-branco e a aspirina.
2º Momento: Aula expositiva sobre o assunto utilizando o livro Geração Alfha, Ciências, editora SM, vol. 6, páginas 99, 100,101 e 102 (material xerocado entregue na articulação).
Obs: O professor poderá utilizar outra bibliografia que traz informações sobre o objeto de conhecimento em estudo.
3º Momento: Atividade prática “Mão na Massa”, extraindo substâncias das plantas, disponível no e-mail.
4º Momento: Dividir a sala em grupos e sugerir que pesquisem sobre os benefícios de algumas ervas para saúde, marcar um dia para apresentar a pesquisa em formato de seminário com degustação de chás, sucos, etc...
5º Momento: Roda de conversa sobre “Atividades Humanas, Impactos Ambientais.” Para ajudá-los a expressar mais sentido, incentive-os a pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, consciência social e impacto negativo às próximas gerações, de modo que eles fiquem mobilizados em busca de soluções. Questione como adquirir um produto, e, ao mesmo tempo, cuidar melhor das pessoas, do planeta e dos seus recursos.
6º Momento: Fazer a leitura e discussão, ainda em roda de conversa sobre a reportagem “Um desafio do século: o que fazer do plástico” (disponível na apostila, disponibilizada por e-mail). Em seguida solicitar aos alunos que produzam cartazes nas folhas de oficio, em grupos, sobre o que mais chamou atenção durante a leitura e discussão da reportagem.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( X ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;() Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Temperatura, calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria. Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação). Condução de calor, materiais condutores e isolantes.
Ano: 7º Período: 28/11 a 13/12 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Relacionar o efeito estufa à vida na Terra.
• Definir o conceito de calor e identificar que o frio não é uma propriedade física.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da questão disparadora: Como seria a Terra se não existisse o Efeito Estufa? Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão.
Nesta etapa é esperado que os alunos consigam explicar como o efeito estufa acontece na Terra e a sua relação com o aquecimento do planeta. Assim poderão apresentar respostas como: A Terra seria mais fria, A temperatura seria muito variável no decorrer do dia, Seria muito quente durante o dia e muito frio durante a noite etc. Questionar mais a respeito do assunto, por exemplo, como uma fogueira pode nos aquecer? Por que algumas roupas nos mantêm mais aquecidos que outras? O calor tem alguma relação com o funcionamento de um carro? Por que as coisas esquentam e esfriam?
2º Momento: Aula expositiva sobre os conteúdos relacionados utilizando o livro didático Inspire Ciências, 7ºano, páginas 208 a 233(material entregue na articulação). Obs: O professor poderá utilizar outra bibliografia que traz informações sobre o objeto de conhecimento em estudo.
3º Momento: Sistematização (Orientações na apostila), fazer as discussões em seguida pedir para os alunos copiarem nos cadernos como uma espécie de resumo, para tanto, o professor deverá reproduzir no quadro.
4º Momento: Fazer a atividade Mão na Massa 1 da apostila Anexos 7ºano.
5º Momento: Exercícios página 212 do livro didático Inspire Ciências, 7ºano, páginas 208 a 233(material entregue na articulação).
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ()
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Clima Unidade Temática: Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Ventos, massas de ar e frentes frias. Ressaca do mar e Tsunamis ou “maré da morte”. Umidade do ar
Ano: 8º Período: 28/11 a 13/12 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
• (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
• (EF08CI21) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender como a incidência dos raios de Sol promovem um aquecimento desigual na Terra.
• Compreender como ocorre a formação de massas de ar frio e ar quente, assim como passam a circular.
• Entender o principio da formação dos tsunamis.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de Conhecimentos Prévios/ Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o texto “Frente fria mantém Rio com tempo ruim; ondas podem chegar a 3 metros”, disponível por e-mail em apostila anexos 8º ano e página 210 do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, 6º ano. Trabalhar as seguintes questões: “O que é uma frente fria? Como é feita a previsão do tempo Em que período do dia costuma ocorrer a temperatura mínima? E a máxima? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os fenômenos meteorológicos naturais: ciclones, furacões, tufões e tornados. Faça perguntas como: “Vocês sabem dizer a diferença entre estes fenômenos? Qual deles é o mais destrutivo? Onde há maior ocorrência de cada um deles? Algum deles já ocorreu no Brasil? É possível prever onde eles irão ocorrer? Eles têm alguma relação com o aquecimento global?”
2º Momento: Sistematização do conhecimento através de aula expositiva sobre o assunto, tendo como fonte a apostila entregue na articulação, reproduzida do livro didático Inspire Ciências, 8ºano, páginas 164 a 187, utilizar também o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, 6º ano, páginas 210 a 221. Obs: O professor poderá utilizar outra bibliografia que traz informações sobre o objeto de conhecimento em estudo. Trabalhar sobre ressaca do mar na cidade de Prado, e, Tsunamis, disponível na apostila Anexos 8º ano.
3ºMomento: Trabalhar em roda de conversa o texto 2: Veja possíveis efeitos das mudanças climáticas no Brasil disponível na apostila Anexos 8º ano, em seguida trabalhar a atividade de pesquisa Mão na Massa 1, disponível na apostila Anexos 8º ano, os alunos deverão compartilhar as informações em formato de seminário. .
4º Momento: Construção de maquete de uma estação meteorológica onde os alunos representarão modelos de birutas, pluviômetros, anemômetros, barômetros e termômetros. O objetivo é ilustrar cada equipamento e identificar função e importância de cada um.
5ºMomento: Exercício das páginas 221 a 223 do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, 6º ano.
6º Momento: Correção de atividades.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (221 a 223 ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: ___________________________________ Escola: _____________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Unidade Temática: Vida e Universo
Objeto de Conhecimento: Composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores). Localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo. Formação dos planetas e origem do Universo (abordagem científica e diferentes culturas). O ciclo evolutivo do Sol e sua importância para vida na Terra
Ano: 9º Período: 28/11 a 13/12 Nº de Aulas: 8
HABILIDADES
• (EF09CI15) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
• (EF09CI16) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o endereço da Terra no Universo e relacionar a Terra dentro de uma organização na qual os astros se encontram.
• Reconhecer e classificar os astros que compõem o sistema solar; estabelecer as características que definem os planetas em categorias: rochosos, gasosos e anões.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Questão disparadora: Qual o Endereço da Terra?
Orientações: leia a questão disparadora para a turma. Permita que façam alguns comentários sobre a questão. Aproveite este momento para diagnosticar as informações que eles já possuem acerca do tema. O que são os pontos e as manchas que aparecem no céu? Todos os pontos luminosos estão a mesma distância de nós? É possível que exista vida em outro planeta? Como podemos saber?
2º Momento: Aula expositiva utilizando a apostila entregue na articulação reproduzida do livro didático Inspire Ciências, 9ºano, páginas 204 a 214. Obs: O professor poderá utilizar outra bibliografia que traz informações sobre o objeto de conhecimento em estudo. 3º Momento: Leitura da reportagem “Se Júpiter é um gigante gasoso, seria possível caminhar em sua superfície?” disponível por e-mail na apostila anexo do 9º ano. Orientações: Após a leitura da reportagem apresente a questão disparadora. Ela tem o intuito de os alunos pensarem nas características dos outros planetas do sistema solar. A ideia é que eles se questionem: “Se Júpiter é gasoso, como podemos classificar a Terra?”, “Será que existem outros planetas com a composição semelhante a de Júpiter?”. Reserve um tempo para essas indagações e discuta as possibilidades, afinal, a superfície da Terra é rígida e alguns planetas já receberam sondas que andaram por suas superfícies. Faça conexões entre elementos que eles possam conhecer. Após essa etapa fazer a síntese sobre a classificação dos planetas. Reproduzir a tabela no quadro para que os alunos reescreva no caderno e a preencham com as características de cada grupo de planetas (seguir orientações da apostila).
4º Momento: Atividades com base no texto “Um brilho em nossas vidas”, disponível na apostila anexos 9ºano, e, correção.
5º Momento: Em grupos, pesquisem em livros ou na internet as seguintes questões: • Quais são as diferenças entre mitologia e ciência? Astrologia e Astronomia se enquadram em que categoria?
• Qual é a relação entre astrologia e Astronomia? Que semelhanças e diferenças existem entre elas?
Reúnam as informações obtidas e, no dia combinado, formem uma roda de conversa com a turma para discutir a seguinte afirmação: • Uma pessoa que acredita em Astronomia não deveria acreditar em astrologia, e vice-versa. Vocês concordam? Discordam? Exponham seus pontos de vista para os colegas e ouças as opiniões deles.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
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