4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. |
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Subtema:
A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Composição do ar, efeito estufa e
camada de ozônio”. |
Unidade Temática:
Matéria e energia |
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Objetos
de Conhecimento: Pressão Atmosférica, efeito
estufa, aquecimento global, o ser humano e o ar, doenças veiculadas pelo ar. |
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Ano: 7º Período: 02 a 13/05 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI13) Descrever o mecanismo
natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da
vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento
artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e
selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar
a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os
fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa
associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta. (EF07CI07IT) Descrever
e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que
provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a
intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando
mudanças no clima. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Entender os conceitos
de efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas. Relacionar
algumas ações humanas como causas do aquecimento global. Compreender como ocorre o
contágio através da poluição do ar; Reconhecer o papel dos vetores na
transmissão de algumas doenças causadas por vírus, estabelecendo a relação
entre o ambiente e a proliferação da enfermidade e as formas de prevenção. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema:
Envolvidos por todos os lados – Pressão Atmosférica Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(10min) Inicie a aula perguntando
aos alunos, O que é pressão? Respostas esperadas
são: “quando a gente faz força” ou “quando você aperta algo”. Então pergunte: A atmosfera
exerce força sobre vocês? Respostas esperadas
são: “Não faz força” ou “Eu não sinto nada”. Lembre-se de não dar a
resposta para as perguntas neste momento. Diga a eles que Pressão
atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua
manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência
que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Assim, a
pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de
temperatura do ar. Etapa
02: Para Início de Conversa (10min) Peça a turma que anote as questões em seus cadernos e responda-as em seguida: 01.O que é pressão
atmosférica? 02. Que situações do
seu dia a dia são influenciadas pela pressão atmosférica? Etapa
03: Verificação
da Aprendizagem (10 min) Retomar as questões
disparadoras da etapa anterior deixando que os alunos falem o que sabem a
respeito do tema. A seguir apresentar exemplos de situações do dia a dia
relacionados com a pressão atmosférica. No link abaixo
encontramos alguns exemplos: http://portalcienciaviva.blogspot.com/2012/05/mais-exemplos-de-atuacao-da-pressao.html Etapa
04: Mergulho no Tema (10 min) Realizar a
leitura compartilhada e discussão do conteúdo disponível nas páginas 105 e
106 do livro didático “Inspire Ciências”, 7º ano. Você também poderá, caso
prefira e tenha condições, fazer a explanação do assunto por meio dos slides
disponíveis no link abaixo: https://pt.slideshare.net/JMCDINIS/presso-atmosfrica-50495239 Etapa
05: Mão na Massa I (10 min) Realizar a atividade da
página 107, itens 4,5 e 6. Nesse momento, orientar aos alunos quando ao
enunciado das questões, pergunte se entenderam o que solicita a questão. AULA 02 Tema: Efeito
Estufa – Esquentando a Terra Etapa 06: Correção da Atividade (10min) Antes de iniciar
o levantamento de conhecimentos prévios, faça a correção da atividade sobre
pressão atmosférica, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas
pelos alunos. Etapa 07: Para Início de Conversa (20 min) Inicie a aula
propondo uma roda de conversa com a turma para levantar seus conhecimentos
prévios sobre o efeito estufa. Nesse momento, é pertinente conduzir o
tema com questões norteadoras como: 01. Vocês
sabem o que é uma estufa de plantas? 02. Qual é a
importância da estufa para a vida das plantas cultivadas ali? 03. O que é
efeito estufa? O que o provoca? 04. Você acha
que o efeito estufa já existia antes de o ser humano existir? Incentive os
estudantes a exporem suas ideias. Em seguida, projete ou mostre imagens de
uma estufa utilizada para o cultivo de plantas e promova uma discussão com a
turma sobre a importância da estufa para a vida das plantas que estão sendo
cultivadas. Verifique se os estudantes citam que as condições dentro da
estufa são adequadas para o desenvolvimento das plantas, pois o clima é
quente e úmido. Questione-os então se já ouviram falar do
efeito estufa no planeta Terra e se existe alguma semelhança
com a estufa de
plantas. Nesse momento não
é necessário que respondam corretamente às questões
propostas, mas que reflitam sobre o assunto. Etapa 08: Mergulho no Tema (10 min) Para introduzir
o tema, sugira que assistam ao vídeo disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4
– Efeito estufa: aquecendo a Terra de forma natural. A
seguir, aborde o tema de maneira dialogada e bem esclarecedora, utilizando
como suporte disponível o livro didático “Inspire Ciências”,7º ano, páginas
108 e 109. Etapa 09: Mão na Massa II (10 min) Resolver as questões propostas no livro,
página 115 (questões 1, e 3), em seguida fazer a correção. AULA 03 TEMA: Tema: Aquecimento Global Etapa
10: Levantamento dos Conhecimentos Prévios ( 35 min) Inicie a aula
propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o
que é aquecimento global. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com
questões norteadoras como: 1. Você sabe o que é aquecimento global? 2. O que o aquecimento global pode
provocar? 3. Você acha que o aquecimento global já
existia antes do ser humano existir? 4. Quais as consequências do aquecimento
global para o planeta e seres vivos? Para introduzir
o tema sugira que assistam ao vídeo causas do aquecimento global abaixo, https://www.youtube.com/watch?v=XSHXOEoB8jk.
A seguir aborda
o tema disponível na página 110 e 111, ao mesmo tempo em que abrir espaço
para comentários feitos pelos alunos sobre o vídeo aproveitando para tirar
dúvidas que venham a surgir. Etapa
11: Verificação de Aprendizagem ( 15 min) Solicite os alunos que
realizem as atividades da página 115 questões 4, 5, e 6. Nesse momento,
orientar aos alunos quando ao enunciado das questões, pergunte se entenderam
o que solicita a questão. AULA 04 Tema:
O Ar e o Ser Humano. Etapa 12: Correção da Atividade (10min) Antes de iniciar
o levantamento de conhecimentos prévios, faça a correção da atividade sobre
aquecimento global, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos
alunos. Etapa
13: Mão na Massa III ( 40min) Vamos
compreender melhor sobre aquecimento. Façam a experiência abaixo!! Orientações: Listar
o material no quadro, peça aos alunos que anotem no caderno, em seguida
construa com eles o procedimento, para registrarem no caderno, do mesmo modo
fará com a conclusão. Você, professor fica encarregado de levar o material do
experimento e realiza-lo para todos assistirem. Material
necessário:
2 copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico. Passo
a passo: 1. Forrar o interior da caixa com papel
alumínio, 2. Coloque um dos copos com água dentro
da caixa, 3. Tampe a caixa com filme plástico, 4. Coloca o segundo copo e a caixa sobre
a luz do sol sobre a luz de uma lâmpada acesa, 5 após 10 minutos, abra a caixa e sinta
com dedo qual dos dois copos está com a água mais quente Conclusão: Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme
e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e
não pode sair da Caixa por causa do filme plástico aumentando assim a
temperatura interna da Caixa. Por este motivo, água do copo que está dentro
da caixa fica mais quente que a do copo que está fora, Sugira que ilustrem o
mapa, assim o tornará em mapa mental e ficará bem criativo. Para a próxima
aula: Solicite aos estudantes que realizem a pesquisa proposta na atividade 2
da página 123. AULA 05 Tema:
Doenças veiculadas pelo ar. Etapa
14: Mão na Massa IV (50min) ·
Inicie sondando quais
doenças surgiram nas pesquisas dos estudantes; relacione-as no quadro. (10
minutos) ·
A seguir, divida a sala em
grupos, conforme a quantidade de doenças que surgiram, de modo que cada grupo
discuta sobre uma doença. (15 minutos) ·
Promova
uma roda de conversa em que cada grupo apresentará o que pesquisou aos
demais. Se necessário, faça apontamentos no decorrer das apresentações. (25
minutos). Finalize pedindo que preencham uma tabela (em anexo) sobre as
doenças estudadas.
AULA 06 Tema: Ações individuais e coletivas Etapa
15: Leitura e Interpretação (25 min) Faça a leitura compartilhada das páginas 122 e 123, discutindo cada
ponto com os estudantes. Caso tenha internet disponível, realize com os estudantes o “teste de
Consumo Consciente”, disponível em: https://tcc.akatu.org.br/login/ Você também pode disponibilizar o link para que os estudantes realizem
o teste em casa e anotem no caderno para socializar na próxima aula o
resultado do teste. OBS.: Para realizar o teste é necessário fazer o cadastro previamente
no Instituto Akatur. Etapa
16: Verificação da Aprendizagem (15min) Proponha a realização das atividades 1,3 e 4 da página 123 do livro
didático. Etapa
17: Correção da Atividade (10min) Faça a correção
da atividade sobre ações individuais e coletivas, aproveite o momento para
dirimir dúvidas levantadas pelos alunos. Elaboração: Amélia,
Isabel, Lana e Márcia. Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x) Pesquisa; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (107, 115, 123)
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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