11ª SD 6ºAno Ciências 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju; Da Estrutura do Monte Pescoço as Estruturas do Planeta Terra.

Ano: 6º                                          Período: 04 a 15/10   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. (EF06CI15IT) Abordar a formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para a construção da identidade de Itamaraju, tanto pela questão histórica quanto pelo lazer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender a importância sociocultural do Monte Pescoço e Monte Pascoal para Itamaraju a partir do  ecoturismo. Conhecer a geologia da região do Monte Pescoço e Monte Pascoal. Compreender que o planeta terra é constituído de camadas e da atmosfera, que se prolonga acima da crosta terrestre. Compreender a estrutura interna da terra e sua dinâmica. Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando influência da temperatura e a matéria-prima constituinte.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática "montanhas". Problematize: Você já deve ter conhecimento sobre o significado do nome de nossa cidade, certo? Então fale o que significa “Ita”? Qual a grande pedra que se destaca em nossa cidade, como um cartão postal? O que são montes ou montanhas? Você conhece algum monte em sua cidade? Descreva. Como você acha que se formam as montanhas? Por que atualmente no Brasil não existem extensas e elevadas cadeias montanhosas, vulcões ativos e fortes abalos sísmicos?

Permita que os educandos expressem suas noções sobre o objeto de estudo, em seguida registre-as esclarecendo possíveis equívocos e, a partir da "sementeira de ideias", ajude-os a elaborar uma síntese para sistematizar a produção de conhecimentos.

 

AULA 02

 

Tema: Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal

 

Etapa 02: Aprofundando no tema

Aula expositiva e dialogada sobre a formação das montanhas, o professor deverá abordar o conteúdo explicando que as montanhas são formadas, pelo movimento das placas tectônicas e classificadas justamente por suas diferentes origens, apresentar fotos de montes incluindo o Monte Pescoço e do Monte Pascoal, motivando os educandos a compreender que o processo de formação se dá da mesma forma.  Exibir a matéria sobre o tema disponível no link: https://noticiasconcursos.com.br/geografia-como-ocorre-a-formacao-das-montanhas/,    

assistir ao vídeo do link:  https://www.youtube.com/watch?v=Qiv0QNbKMKI ou utilizar os slides sobre “Formação das Montanhas” http://www.slideshare.net/crishmuler/formao-das-montanhas?from_m_app=android.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem

Solicitar aos alunos que criem uma sequência em quadrinhos ilustrando as etapas da formação do Monte Pescoço, com base nas informações dos vídeos e esclarecimentos do professor sobre o tema, em seguida peça que anotem a Lei do Monte, disponibilizado via WhatsApp.  

 

 

AULA 03

 

Tema: A importância sociocultural do Monte Pescoço e Monte Pascoal para Itamaraju.

 

Etapa 04: Para Início de Conversa

Projete, ou apresente oralmente o tema da aula para os alunos, e explique que durante a aula, eles deverão conversar sobre a importância sociocultural do Monte Pescoço e Monte Pascoal para Itamaraju. Estimule os alunos com questões como: Qual é a importância cultural e econômica do Monte Pescoço e do Monte Pascoal para a população do Município de Itamaraju e região?

 

Aguarde os estudantes formular suas respostas e apresentar, após ouvir as respostas dos alunos,     faça a definição de patrimônio cultural:  é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Comente que o Monte Pascoal é patrimônio da Unesco, o local foi a primeira porção de terra nacional avistada pelos navegadores portugueses e fale sobre a importância do Monte pescoço que é o cartão postal da cidade, seu principal ponto turístico, que é exposto até na bandeira do município.

“O Patrimônio Cultural Brasileiro nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais cresce e se diversifica o seu patrimônio cultural. O patrimônio de cada comunidade é importante na formação da identidade de todos os brasileiros”.

 

Etapa 05: Aprofundando no tem

Aula expositiva, abordar o ecoturismo no Monte Pescoço e no Monte Pascoal, exibir o vídeo disponivel no grupo do WhatsApp da articulação e as matérias: http://sigaanoticia.com.br/escaladores-realizam-mais-uma-aventura-e-chegam-ao-topo-do-monte-pescoco/

 

Etapa 06: Mão na massa I

Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre o ecoturismo no Monte Pascoal, posteriormente eles terão um momento para apresentar o que fora descoberto em roda de conversa, esse momento é bastante oportuno para acrescentar informações durante a socialização.

 

 

AULA 04

 

Tema: Da Estrutura do Monte Pescoço as Estruturas do Planeta Terra.

 

Etapa 07: Para Início de Conversa

Exibir a imagem do Monte Pescoço e fazer leitura compartilhada do texto. Professor, aproveitar esse momento para investiga se os alunos sabem do que as rochas são formadas. Ouvir atentamente o que eles disserem para dá inicia a próximo etapa.

 

Pedra do Monte Pescoço: Localizado na região norte da cidade, as margens da BR 101, a pedra está a uma distância aproximada de 5km do centro da cidade, possui uma altitude de aproximadamente 600 metros de altura, com um mirante único, o local vem sendo muito buscado por praticantes do montanhismo como também por escaladores de vários cantos do pais; por suas várias formas dependo do ângulo que a pedra e vista, a pedra do Monte Pescoço é conhecida entre os escaladores como Dedo de Deus baiano, fazendo referência á sua forma quando é vista na chegada da cidade pela Br 101 sentido Eunápolis.

 

Etapa 08:  Aprofundando no tema

Aula expositiva a partir da abordagem do tema em estudo e utilizando os slides disponível no link: http://www.slideshare.net/xanapat/1-rochas-e-minerais?from_m_app=android, sobre as estruturas das rochas, deixando claro que são materiais sólidos que formam a superfície da terra, continentes e fundos dos oceanos.

 

Etapa 09: Mão na massa II

Exibir o vídeo da poesia da Pedra do Monte Pescoço disponível no grupo do Whatzapp. Em seguida, pedir que façam  uma paródia utilizando versos da poesia, e enviem  a paródia cantada, em vídeo e escrita, caso não tenha habilidades para cantar, apenas faça a letra e encaminhe professor(a).

 

 

AULA 05

 

Tema: O Planeta Terra.

 

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Instigar os alunos na análise das imagens abaixo com questões como: “Será que esses morros sempre estiveram aí? Será que sempre tiveram esse formato? O mar sempre esteve ali, formando aquela baia? O céu foi sempre dessa cor? O ar sempre foi como é hoje?”  Após ouvir as respostas dadas pelos alunos, comentar que ao observar uma paisagem natural, podemos ter a impressão de que o local foi sempre daquele jeito. Muitas das mudanças que definem  o aspecto de um lugar, especialmente as que dizem respeito ao relevo, ocorrem geralmente em uma escala de tempo muito maior que a vida de uma pessoa.

  

 

Etapa 11: Para Início de Conversa

Solicitar aos alunos que copiem e respondam nas questões abaixo no caderno (também disponíveis na página 81 do livro didático Inspire Ciências 6º ano). Comentar com eles que existem diferentes formas de se classificar os muitos elementos mostrados nas imagens. Após copiarem e responderem as questões, ouvir e valorizar as respostas.

 

1-      Observe os elementos não vivos que formam a paisagem mostrada nas imagens. Se você tivesse que separá-los em categorias, como faria?

2-      De onde surgem as rochas? Elas sempre existiram da maneira como são ou passam por modificações ao longo do tempo?

3-      Por que algumas rochas são diferentes de outras?

4-      Por que sentimos falta de ar quando vamos para locais em altitudes elevadas?

 

Etapa 12: Aprofundando no Tema

 

Aula expositiva sobre O Planeta Terra, utilizando como material de apoio ao professor, o livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 82.

 

AULA 06

 

Tema: As Camadas da Terra

 

Etapa 13:  Questão Disparadora

Um bolo pode ter duas ou três camadas, vocês sabem quantas camadas tem a terra? Peça aos alunos que anotem a resposta no caderno, e motive-os a pensar em vários espaços possíveis, do interior e exterior da terra.

 

Etapa 14: Para início de conversa

Faça a leitura compartilhada do texto abaixo:

 

Agora comente sobre a imagem da criança dormindo e sonhando com o planeta terra, viajando dentro de uma nave bastante resistente, do espaço até o interior do planeta. Incentive os alunos a soltarem a imaginação e escreverem uma historinha contando o que poderiam encontrar pelo caminho. Após terminarem, ter um momento para socialização.

 

Etapa 15: Aprofundando no tema

Aula expositiva utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 83 e 84, e assistirem seguida o vídeo sobre as camadas da terra disponível no link: https://youtu.be/MKlj6wCdwrA com duração de 3 minutos e 27 segundos.

 

Etapa 16: Verificação da aprendizagem

Copiar e responder no caderno a atividade da página 85 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.

 

Etapa 17: Mão na Massa III

Professor, esse mão na massa poderá ser feito por categorias. Categoria 1: sugere uma amostra de diversas pedras, com características diferentes. Peça que os alunos elenquem as características das pedras encontradas, tipo brilho, aspereza, cor...Categoria 2: sugere uma maquete retratando as estruturas do Planeta Terra.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana e Vânia.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (81, 85) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário