Tema
Inter curricular: Leitura, escrita em movimento:
Itamaraju em foco |
|
Subtema: Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju |
Unidade Temática: Terra e Universo |
Objetos de Conhecimento:
Formação do Monte Pescoço e
Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju; Da Estrutura do
Monte Pescoço as Estruturas do Planeta Terra. |
|
Ano:
6º Período: 04 a 15/10
Nº de
Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. (EF06CI15IT) Abordar a formação do Monte
Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para a construção da
identidade de Itamaraju, tanto pela questão histórica quanto pelo lazer. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender a importância sociocultural do Monte Pescoço e Monte
Pascoal para Itamaraju a partir do ecoturismo. Conhecer
a geologia da região do Monte Pescoço e Monte Pascoal. Compreender que o
planeta terra é constituído de camadas e da atmosfera, que se prolonga acima
da crosta terrestre. Compreender a estrutura interna da terra e sua dinâmica.
Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando
influência da temperatura e a matéria-prima constituinte. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Inicie a aula resgatando os
conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática "montanhas".
Problematize: Você já deve ter conhecimento sobre o significado do nome de
nossa cidade, certo? Então fale o que significa “Ita”? Qual a grande pedra
que se destaca em nossa cidade, como um cartão postal? O que são
montes ou montanhas? Você conhece algum monte em sua cidade? Descreva. Como você
acha que se formam as montanhas? Por que atualmente no Brasil não existem
extensas e elevadas cadeias montanhosas, vulcões ativos e fortes abalos
sísmicos? Permita que os educandos
expressem suas noções sobre o objeto de estudo, em seguida registre-as
esclarecendo possíveis equívocos e, a partir da "sementeira de
ideias", ajude-os a elaborar uma síntese para sistematizar a produção de
conhecimentos. AULA 02 Tema: Formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal Etapa 02: Aprofundando no tema Aula expositiva e dialogada
sobre a formação das montanhas, o professor deverá abordar o conteúdo
explicando que as montanhas são formadas, pelo
movimento das placas tectônicas e classificadas justamente por suas
diferentes origens, apresentar fotos de montes incluindo o Monte Pescoço e do
Monte Pascoal, motivando os educandos a compreender que o
processo de formação se dá da mesma forma.
Exibir a matéria sobre o tema disponível no link: https://noticiasconcursos.com.br/geografia-como-ocorre-a-formacao-das-montanhas/, assistir ao vídeo do link: https://www.youtube.com/watch?v=Qiv0QNbKMKI ou utilizar os slides sobre “Formação das Montanhas” http://www.slideshare.net/crishmuler/formao-das-montanhas?from_m_app=android. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem Solicitar
aos alunos que criem uma sequência em quadrinhos ilustrando as etapas da
formação do Monte Pescoço, com base nas informações dos vídeos e
esclarecimentos do professor sobre o tema, em seguida peça que anotem a Lei
do Monte, disponibilizado via WhatsApp. AULA
03 Tema: A importância sociocultural do Monte Pescoço e Monte
Pascoal para Itamaraju. Etapa 04: Para
Início de Conversa Projete, ou apresente oralmente o tema da aula para os alunos, e
explique que durante a aula, eles deverão conversar sobre a importância sociocultural do
Monte Pescoço e Monte Pascoal para Itamaraju. Estimule
os alunos com questões como: Qual é a importância cultural e econômica do
Monte Pescoço e do Monte Pascoal para a população do Município de Itamaraju e
região? Aguarde os estudantes formular suas respostas e apresentar, após
ouvir as respostas dos alunos, faça
a definição de patrimônio cultural: é tudo aquilo que possui
importância histórica e cultural para
um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças,
música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Comente
que o Monte Pascoal é patrimônio da Unesco, o local foi a primeira porção de
terra nacional avistada pelos navegadores portugueses e fale sobre a
importância do Monte pescoço que é o cartão postal da cidade, seu principal
ponto turístico, que é exposto até na bandeira do município. “O Patrimônio Cultural Brasileiro nos faz ser o que somos. Quanto
mais o país cresce e se educa, mais cresce e se diversifica o seu patrimônio
cultural. O patrimônio de cada comunidade é importante na formação da
identidade de todos os brasileiros”. Etapa 05: Aprofundando no tem Aula expositiva,
abordar o ecoturismo no Monte Pescoço e no Monte Pascoal, exibir o vídeo
disponivel no grupo do WhatsApp da articulação e as matérias: http://sigaanoticia.com.br/escaladores-realizam-mais-uma-aventura-e-chegam-ao-topo-do-monte-pescoco/ Etapa 06: Mão na
massa I Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre
o ecoturismo no Monte Pascoal, posteriormente eles terão um momento para
apresentar o que fora descoberto em roda de conversa, esse momento é bastante
oportuno para acrescentar informações durante a socialização. AULA 04 Tema: Da Estrutura do Monte
Pescoço as Estruturas do Planeta Terra. Etapa 07: Para Início de
Conversa Exibir
a imagem do Monte Pescoço e fazer leitura compartilhada do texto. Professor,
aproveitar esse momento para investiga se os alunos sabem do que as rochas
são formadas. Ouvir atentamente o que eles disserem para dá inicia a próximo
etapa. Pedra
do Monte Pescoço: Localizado na região norte da cidade, as margens da BR 101,
a pedra está a uma distância aproximada de 5km do centro da cidade, possui
uma altitude de aproximadamente 600 metros de altura, com um mirante único, o
local vem sendo muito buscado por praticantes do montanhismo como também por
escaladores de vários cantos do pais; por suas várias formas dependo do
ângulo que a pedra e vista, a pedra do Monte Pescoço é conhecida entre os
escaladores como Dedo de Deus baiano, fazendo referência á sua forma quando é
vista na chegada da cidade pela Br 101 sentido Eunápolis. Etapa 08: Aprofundando no tema Aula
expositiva a partir da abordagem do tema em estudo e utilizando os slides
disponível no link: http://www.slideshare.net/xanapat/1-rochas-e-minerais?from_m_app=android, sobre as estruturas
das rochas, deixando claro que são materiais sólidos que formam a superfície
da terra, continentes e fundos dos oceanos. Etapa 09: Mão na massa II Exibir
o vídeo da poesia da Pedra do Monte Pescoço disponível no grupo do Whatzapp.
Em seguida, pedir que façam uma
paródia utilizando versos da poesia, e enviem
a paródia cantada, em vídeo e escrita, caso não tenha habilidades para
cantar, apenas faça a letra e encaminhe professor(a). AULA
05 Tema: O Planeta
Terra. Etapa 10:
Levantamento de Conhecimentos Prévios Instigar os alunos na análise das imagens abaixo com questões como:
“Será que esses morros sempre estiveram aí? Será que sempre tiveram esse
formato? O mar sempre esteve ali, formando aquela baia? O céu foi sempre
dessa cor? O ar sempre foi como é hoje?”
Após ouvir as respostas dadas pelos alunos, comentar que ao observar
uma paisagem natural, podemos ter a impressão de que o local foi sempre
daquele jeito. Muitas das mudanças que definem o aspecto de um lugar, especialmente as que
dizem respeito ao relevo, ocorrem geralmente em uma escala de tempo muito
maior que a vida de uma pessoa. Etapa 11: Para
Início de Conversa Solicitar aos alunos que copiem e respondam nas questões abaixo no
caderno (também disponíveis na página 81 do livro didático Inspire Ciências
6º ano). Comentar com eles que existem diferentes formas de se classificar os
muitos elementos mostrados nas imagens. Após copiarem e responderem as
questões, ouvir e valorizar as respostas. 1-
Observe os elementos
não vivos que formam a paisagem mostrada nas imagens. Se você tivesse que
separá-los em categorias, como faria? 2-
De onde surgem as
rochas? Elas sempre existiram da maneira como são ou passam por modificações
ao longo do tempo? 3-
Por que algumas
rochas são diferentes de outras? 4-
Por que sentimos
falta de ar quando vamos para locais em altitudes elevadas? Etapa 12:
Aprofundando no Tema Aula expositiva sobre O Planeta Terra, utilizando como material de
apoio ao professor, o livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 82. AULA 06 Tema: As Camadas da
Terra Etapa 13: Questão Disparadora Um bolo pode ter duas ou três camadas, vocês sabem quantas camadas
tem a terra? Peça aos alunos que anotem a resposta no caderno, e motive-os a
pensar em vários espaços possíveis, do interior e exterior da terra. Etapa 14: Para início de conversa Faça a leitura compartilhada do texto abaixo: Agora comente sobre a imagem da criança dormindo e sonhando com o
planeta terra, viajando dentro de uma nave bastante resistente, do espaço até
o interior do planeta. Incentive os alunos a soltarem a imaginação e
escreverem uma historinha contando o que poderiam encontrar pelo caminho.
Após terminarem, ter um momento para socialização. Etapa 15: Aprofundando
no tema Aula expositiva utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano,
páginas 83 e 84, e assistirem seguida o vídeo sobre as camadas da terra
disponível no link: https://youtu.be/MKlj6wCdwrA com duração de 3
minutos e 27 segundos. Etapa 16:
Verificação da aprendizagem Copiar e responder no caderno a atividade da página 85 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano. Etapa 17: Mão na Massa III Professor,
esse mão na massa poderá ser feito por categorias. Categoria 1: sugere uma
amostra de diversas pedras, com características diferentes. Peça que os alunos elenquem as características das pedras
encontradas, tipo brilho, aspereza, cor...Categoria 2: sugere uma maquete
retratando as estruturas do Planeta Terra. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana e Vânia. Direcionamento,
colaboração e revisão:
Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (81, 85) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário