3ª SD Cie 9º Ano 2023

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade  no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para  vida”

Subtema: Por uma Matéria mais sustentável

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Átomos; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Elementos Químicos.

     Ano:                                          Período: 17/04 a 05/05                              Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.( essa habilidade não será trabalhada por completo) (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que os modelos são ferramentas utilizadas pelos cientistas para representar e explicar objetos, sistemas, fenômenos, etc. da realidade. Compreender o processo de evolução dos modelos atômicos e suas aplicações. Compreender como e porque ocorre a distribuição eletrônica. Entender o que é massa atômica, bem como as fórmulas para encontrar valores de massa e nêutrons.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Por uma matéria mais sustentável

Etapa 01: Para início de conversa (15 min)

Para iniciar os estudos, propor aos estudantes a leitura do texto “Menos Poluição: Nanocatalisador criado na UFRGS elimina compostos aromáticos do petróleo” disponível no link a seguir https://revistapesquisa.fapesp.br/menos-poluicao/   Trata-se de uma reportagem que evidencia a importância da Ciência para diminuir os impactos da poluição. Uma nova forma de retirar compostos do petróleo que poluem o ambiente. A nanotecnologia, um campo emergente da pesquisa mundial, no qual se trabalha átomo por átomo. Isso deixa claro o quão é importante o estudo do átomo.

Antes da leitura que poderá ser feita de forma coletiva a partir de cópias digitadas da reportagem, é importante fazer a sensibilização. Utilize os questionamentos abaixo para isso.

1.      Já ouviram falar em nanotecnologia? O que acham que seja?

2.      Conhecem algo a respeito do átomo?

3.      “Por uma matéria mais sustentável” esse é o subtema de nossa relação de aulas para este mês. Mas o que você sabe sobre o termo sustentável e matéria, qual o significado desse subtema?

4.      Existe relação entre a matéria e o átomo? 

 

Etapa 02: Interpretando o que lemos (20min)

Após a leitura do texto oralmente, promova uma breve discussão para facilitar a interpretação escrita. Coloque as questões na lousa e peça para copiarem no caderno seguida da resolução. Essa atividade poderá ser realizada em grupo, porém, todos deverão registrá-la no caderno.

Interpretando o que lemos

1.  A nanotecnologia oferece a perspectiva de grandes avanços que permitam melhorar a qualidade de vida e ajudar a preservar o meio ambiente. Entretanto, como qualquer área da tecnologia que faz uso intensivo de novos materiais e substâncias químicas, ela traz consigo alguns riscos ao meio ambiente e à saúde humana.

a. Defina nanotecnologia:

b. Qual o beneficio da nanotecnologia fica explicito no texto?

2. A noticia descrita na letra b do item 1, deixa evidente que nós seres humanos também seremos beneficiados. De que forma? Cite ao menos 3 situações.

3. Encontre no texto o conceito de catálise.

4. Os nanocatalisadores recém-formulados no Laboratório de Catálise Molecular da UFRGS são grupos de partículas com cerca de 300 átomos de irídio.

a. Pesquise no texto a definição de irídio.

b. Retire do texto outros elementos químicos que aparecem.

Etapa 03: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite o momento para mostrar a importância da Ciência e dos cientistas em nossas vidas, comente um pouco mais sobre o termo “Matéria Sustentável”, relembre o conceito de matéria e já relacione ao átomo. Tire dúvidas nesta etapa, sobre o texto lido.

 

AULA 02

 

Tema: Modelo de Matéria

 

Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios- Experimento (25 min)

   A primeira aula sobre modelo atômico será uma aula prática. O objetivo da aula é que os alunos entendam o conceito de modelo. Os modelos são ferramentas utilizadas pelos cientistas para representar e explicar objetos, sistemas, fenômenos, entre outros, da realidade.

    Os alunos deverão ser divididos em grupos de no máximo 4 pessoas. Cada grupo receberá uma caixa fechada (que não poderá ser aberta). Dentro da caixa, deverão conter 10 objetos diferentes entre si (exemplos: bola de gude, lápis, borracha, embalagem de bala, clipe, caneta, etc.). Os objetos das caixas não precisam ser necessariamente iguais entre si. A prática será dividida em 3 momentos, sendo que em cada etapa, um novo órgão do sentido será adicionado e mais informações sobre o conteúdo da caixa poderão ser avaliadas.

 

1º momento: os alunos deverão tentar adivinhar o conteúdo da caixa sabendo apenas a sua massa, segurando-a nas mãos e pelo som, através da movimentação da caixa. Todas as hipóteses deverão ser anotadas em papel, com o maior número de detalhes possível.

 

2º momento: os alunos poderão usar o tato, deve-se abrir uma pequena fresta na caixa, de modo que caiba apenas a mão. Com a utilização do tato, espera-se que os alunos obtenham mais detalhes a respeito dos objetos que estão na caixa. Tudo deve ser anotado, novamente com o maior número de detalhes possível.

 

3º momento: os alunos poderão abrir a caixa, e usar a visão, e deverão anotar tudo o que veem, e também comparar com os resultados da 1ª e 2ª momento.

Etapa 05: Concluindo o que Experimentou (10 min)

Finalizado o experimento, o professor deverá instigar os alunos a refletir sobre como a união dos sentidos, audição, tato e visão, pode influenciar na elaboração de um modelo mais fidedigno da realidade.

Etapa 04: Questão disparadora (15 min)

Alguém já o viu átomo? Como é possível propor um modelo fiel de uma realidade desconhecida? É necessário fazer uma correlação com a prática da caixa. Para isso, diga que os alunos se basearam em evidências para compreender os objetos presentes no interior da caixa (evidências, essas, percebidas pelo tato, pela audição, e por fim, pela visão). No caso dos cientistas, as evidências podem ser percebidas por experimentações, observações, etc.

AULA 03

Tema: Modelos Atômicos

Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

 

Ao iniciar a aula o docente questionará os discentes com as seguintes perguntas: “Vocês já pararam para pensar do que é constituído tudo que nos rodeia? O celular? O quadro branco?”

Em seguida os alunos deverão refletir a respeito do tema e o professor poderá mediar algumas ideias que possam surgir durante a aula, instigando os alunos a uma resposta, relativamente coerente. Continue investigando o conhecimento dos alunos com os questionamentos abaixo:

1- O que é um modelo?

2- Para que são os modelos?

3- O que é modelo atômico?

Acolha as respostas dos alunos sem se preocupar com os acertos referente aos conceitos, porque ao longo das aulas o aluno perceberá os equívocos trazidos por ele e aprenderá de forma correta.

 

       Modelos Atômicos são os aspectos estruturais dos átomos que foram apresentados por cientistas na tentativa de explicar o átomo e a sua composição.

Etapa 05: Sistematizando o conhecimento (25 min)

 

Neste momento o professor(a) informará ao aluno que na Grécia antiga existiram duas principais escolas que tentaram responder a mesma pergunta. Posteriormente, essas escolas ficaram conhecidas como naturalistas e atomistas.

O professor dará início a explicação pela escola naturalista, no decorrer da aula escrever no quadro as palavras novas e explicar seus significados, principalmente as palavras-chave, como: átomo, matéria, Leucipo, Demócrito, entre outras que o professor considerar necessário (página 86 do livro didático).

Fazer uma breve retrospectiva do objeto de conhecimento que já foi visto anteriormente sobre a matéria, suas propriedades e seus estados físicos. Focar, principalmente, nas características submicroscópicas de cada estado físico e como ocorrem as mudanças de estado de agregação de partículas. A partir deste momento, questionar os alunos: “Mas afinal, o que são essas partículas? Do que a matéria é constituída?”. Com todas as informações colhidas dessa discussão construir com os alunos o conceito de átomos através da desconstrução do conceito de substância (utilizar a página 86 e 87 do livro didático Inspire Ciências como suporte. Leia as Orientações Didáticas) e aproveitar o momento para discorrer sobre os modelos atômicos.

 

SUBSTÂNCIA ---> MOLÉCULA (fórmula química) ---> ÁTOMO (elementos químicos)

 

Etapa 06: Mão na Massa I (10min)

 

Ao fim da aula, o professor aplicará uma atividade em que os alunos deverão preencher as lacunas com as respostas corretas a respeito das características principais de cada linha de pensamento filosófico.

Atividade disponível no link a seguir: MATERIAL DE APOIO AULA 02

 

AULA 04

TEMA: Átomos

 

Etapa 08: Aula expositiva dialogada (30 min)

 

Ao iniciar esta etapa o professor deverá retomar o conteúdo da aula anterior, de maneira clara e objetiva, relatar que a teoria dos atomistas foi negada pela Igreja, durante a idade Média, aceitando a teoria dos naturalistas, e somente no Renascimento a teoria atômica volta a ter força.

Em seguida o professor apresenta a Lei de Lavoisier, fazendo relações com reações e a conservação da massa com ênfase na famosa frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, demonstrando a conservação da massa, nas reações químicas.

Logo após o professor pode explicar a respeito da Lei de Proust que basicamente se simplifica em uma única frase: "Uma determinada substância pura contém sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção em massa, independente da sua origem”.

Destacar que, para cada reação química, a massa do produto é igual à soma da massa dos reagentes, o que vai ao encontro com a Lei de Lavoisier.  E as massas dos reagentes e dos produtos que participam de uma reação podem ser diferentes, mas as relações entre elas são sempre constantes, Lei de Proust. Essas leis e teorias foram utilizadas como fundamento para a teoria atômica de Dalton, e dar continuidade explanando sobre os demais modelos atômicos.

Para esta aula, o professor pode usar as páginas 87 a 89 do livro didático Inspire Ciências, projetar as imagens e a aula dos Modelos Atômicos em slides ou imagens levadas para sala para melhor compreensão do aluno.

 

 

Explicar também a “estrutura atômica”, com as partículas que compõem um átomo e quais são suas características.

Utilizar o simulador interativo

https://phet.colorado.edu/sims/html/build-anatom/latest/build-an-atom_pt_BR.html e deixar os alunos livres para    explorarem o recurso e tirar suas conclusões. Espera-se que eles percebam que o número de prótons é o responsável por definir os elementos, o número de nêutrons interfere na massa e que o número de elétrons interfere na carga elétrica. Dar alguns exemplos para os alunos. Em seguida, mostrar aos alunos que átomos podem apresentar semelhanças, seja entre átomos de um mesmo elemento ou entre elementos diferentes, essas semelhanças podem ocorrer no número de prótons, nêutrons, massa e elétrons.

 

Etapa 09: Mão na massa I (20min)

Nessa etapa, o professor desafiará o aluno a construir em duplas o mapa mental dos modelos atômicos através da reprodução da aula assistida. Disponibilizar as imagens dos modelos atômicos e os nomes dos pesquisadores para os alunos e os mesmos registraram as principais características de cada modelo. Nesse momento o professor terá a oportunidade de ver como os alunos acolheram o conteúdo.

 

 

AULA 05

 

TEMA: Modelos Atômicos

 

Etapa 10:Vamos viajar no tempo agora (10 min)

Vamos viajar no tempo agora, mas não sozinhos, com seus amigos de classe, para isso vamos dividir a sala em quatro grupos. Com a ajuda de um computador, livros, revistas, etc. Cada grupo vai viajar para épocas diferentes, para descobrir qual era a definição do Átomo em cada época.

Então, acomode-se e vamos descobrir para onde cada um vai:

GRUPO I: Este grupo vai viajar para o ano de 1815 (DALTON)

GRUPO II: Este Grupo vai viajar para o ano de 1900 (THOMSON)

GRUPO III: Este Grupo vai viajar para o ano de 1911 (RUTHERFORD)

GRUPO IV: Este Grupo vai viajar para o ano de 1914 (BOHR)

Instruções para essa aula em anexo disponibilizado via WhatsApp.

 

AULA 06

 

Tema: Modelos atômicos

 

Etapa 11: Socialização do trabalho proposto na aula 05 etapa 10 (40 min)

 

Neste momento, a leitura das cartas começará, seguindo uma ordem cronológica, ou seja, carta do grupo responsável pela teoria de Dalton,em seguida, a leitura da carta do grupo correspondente à teoria atômica de J.J. Thomson, a Teoría Rutherford e  a a Teoría de Bohr destacando as principais características de cada modelo,  apresentando também os modelos construídos por cada grupo.

 

Obs: Cada grupo terá 10 min para apresentar sua carta e modelo atômico comestível.

 

Etapa 12: Revisando o que Aprendeu (10 min)

 

Neste momento o professor irá desenhar na lousa (ou em slide)  uma linha do tempo dos modelos atômicos já estudados. Comece pelo modelo atômico de Dalton, retomando as principais características vistas até aqui, acrescente os  demais modelos apresentados. Para terminar a aula, deve-se mencionar que cerca de 20 anos depois, foi descoberto que o átomo, além das cargas positivas e negativas, também tinha partículas neutras, que foram chamadas de nêutrons; prótons e nêutrons ficam localizados no núcleo do átomo e os elétrons realizam movimentos ao seu redor (eletrosfera). Complete a linha do tempo, inserindo a data de 1913, data que Bohr propôs seu modelo atômico, posteriormente conhecido como modelo de Rutherford-Bohr.

 

                                                                           AULA 07

 

TEMA: Eletrosfera em Camadas

 

Etapa 13: Aula expositiva dialogada (30 min)

 

Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem como os fogos de artifício funcionam e porque como eles têm cores diferentes. É provável que eles acreditem que seja devido à presença de algum corante na sua composição. Explicar sobre as camadas eletrônicas e como é feita a “distribuição eletrônica” e como isso pode influenciar para que um átomo ganhe ou perca elétrons se tornando um íon. Aproveitar para relembrar aos estudantes que os prótons: possuem carga elétrica positiva. Os nêutrons: não possuem carga elétrica, essas duas partículas formam o núcleo atômico. Os elétrons: possuem carga elétrica negativa e massa quase desprezível. Ficam girando ao redor do núcleo, formando a eletrosfera lembrando o Sistema Solar. Num átomo neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. Cada tipo de átomo se refere a um determinado elemento químico. O elemento químico é definido uma substância que não pode ser separada em componentes mais simples usando técnicas químicas. A nível microscópico, é considerado um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, mesmo número de prótons. Sendo assim, tanto o número de massa (a soma do número de prótons e nêutrons) quanto o número de nêutrons podem mudar, mas o número atômico, não. Assim, todos os elementos químicos são compostos por átomos e todos os átomos de um mesmo elemento são quimicamente iguais. Nas transformações químicas (formação de novas substâncias com reação química) as transformações acontecem ao nível dos elementos através de seus átomos, que reagem com átomos de outros elementos, ocorrendo um rearranjo dos átomos para que novas substâncias se formem.

 

Professor, nessa etapa, trabalhe as formulas para encontrar massa(A), neutros (N) e número atômico (Z), porém, é necessário trabalhar bastante a distribuição eletrônica, utilize a página 92 do livro didático Inspire Ciências 9º ano e o material disponibilizado por WhatsApp.

 

Etapa 14: Verificando Aprendizagem (20 min)

 

Solicite aos alunos que respondam às questões de 1 a 4 disponíveis na página 93 do livro Inspire Ciências 9º Ano. É necessário muita orientação no decorrer da atividade, faça de forma bem detalhada e devagar, acrescente a essa atividade os itens abaixo:

 

Utilize as regras de distribuição eletrônica e distribua os elétrons dos elementos:

a) Lítio (Z=3)

b) Argônio (Z=18)

c) Bário  ( Z= 56)

d) Potássio (Z=19)

e) Rubídio (Z= 37)

f) Oxigênio ( Z=8)

g) Neônio  (Z=10)

h)   Polônio ( Z=84)

 

Qual o número atômico e o número de massa de um átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e      17 elétrons ? Consulte a tabela periódica e diga de que elemento químico se trata.

 

Determinar o número de elétrons, o número de prótons e o número de massa de um átomo (neutro) .Esse átomo tem número atômico 24 e apresenta 28 nêutrons em seu núcleo. Faça um desenho que represente esse átomo.

 

AULA 08

 

TEMA: Isótopos, Isóbaros e Isótonos

 

Etapa 15: Correção da Atividade (20 min)

 

Momento de correção da atividade e o prof. aproveita para tirar possíveis dúvidas.

 

Etapa 16: Conhecendo um pouco mais (30 min)

Nesta aula, a temática envolve a distinção entre átomo e elemento químico e a relação deles com as transformações da matéria. O professor fará uma aula expositiva dialogada. Para trabalhar Isótopos, Isóbaros e Isótonos, deverá anotar na lousa os exemplos e pedir aos estudantes para observarem o que há de semelhante e diferente em cada grupo de elementos, assim estarão construindo conceitos, a partir daí, coloquem os nomes dos termos (Isótopos, Isóbaros e Isótonos), também abordará o tema íons. O professor poderá usar como suporte as páginas 94 e 95 do livro didático e material abaixo.

 

Cada tipo de átomo se refere a um determinado elemento químico. O elemento químico é definido como uma substância que não pode ser separada em componentes mais simples usando técnicas químicas. A nível microscópico, é considerado um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, mesmo número de prótons. Sendo assim, tanto o número de massa (a soma do número de prótons e nêutrons) quanto o número de nêutrons podem mudar, mas o número atômico, não.

Assim, todos os elementos químicos são compostos por átomos e todos os átomos de um mesmo elemento são quimicamente iguais.

ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS

Os átomos se assemelham entre si no que diz respeito ao número de prótons (nº atômico), nêutrons e massa; a esta propriedade chamamos de Semelhança Atômica. Vejamos como se classificam os átomos de acordo com este princípio: Isótopos: átomos pertencentes a um mesmo elemento químico, portanto possuem números atômicos (Z) iguais. Os isótopos se diferenciam com relação ao número de massa, acompanhe os exemplos: O elemento químico Magnésio (Mg) possui os seguintes isótopos: 12Mg24 12Mg25 12Mg26 . Os isótopos de hidrogênio recebem nomenclatura própria, veja: 1H1 – Hidrogênio comum, prótio, hidrogênio leve (A=1); 1H2 – Deutério (A=2); 1H3 – Trítio (A=3). O hidrogênio comum é o que encontramos em maior quantidade na natureza, está presente na proporção de 99,9% em relação a seus isótopos.

 

Isóbaros: esses átomos possuem o mesmo número de massa (A), mas se diferem na numeração atômica (Z). Os elementos Cálcio (Ca) e Argônio (Ar) são isóbaros. 18Ar40 e 20Ca40 .

 

Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Magnésio (Mg) e Silício (Si) são exemplos de Isótonos. 12Mg26 e 14Si28 .

Mg: N=A-P

        N=26 – 12

        N= 14

Si: N=A-P

        N=28 – 14

        N= 14

 

Utilize a apostila de Bauru, a partir da página 30. Disponível no link abaixo:

https://www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/sec_educacao/atividades_pedagogica_distancia/2;Fundamental/13;EMEF%20Santa%20Maria/24;9%C2%BA%20ANO%20-%20B/9B%20-%202%C2%BA%20Bimestre%20-%20Bloco%201%20-%2010-05%20a%2002-06-2021.pdf

 

AULA 09

 

TEMA: Revisando Átomo

 

Etapa 17: Verificação de aprendizagem (30 min)

 

Passar a atividade na lousa e solicitar aos alunos que transcrevam no caderno para resolução

Exercícios sobre Átomos

 

1 . O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo. Em relação a essas características, indique a alternativa correta.

a) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos.

b) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

c) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

d) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.

2 – Dados os átomos de 92U238 e 83Bi210, o número total de partículas (prótons, elétrons e nêutrons) existentes na somatória será:

a) 641.

b) 528.

c) 623.

d) 465.

e) 496.

3)  Responda:

A) Quais partículas constituem o átomo? ______________________

Resposta: prótons, elétrons e nêutrons

B) Que partículas constituem o núcleo do átomo? ________________________

Resposta: prótons e nêutrons

C) Que partículas constituem a eletrosfera do átomo ______________________
Resposta: elétrons

D) No átomo, quais são as cargas positivas? ____________________________
Resposta: os prótons (+)

E) No átomo, quais são as cargas negativas? ____________________________
Resposta: os elétrons (-)

F) Por que, quando à carga, todo átomo em seu estado natural é eletricamente neutro?

Resposta: porque quando no átomo há o mesmo número de prótons (cargas positivas) e de elétrons (cargas negativas, ele está eletricamente neutro.

G) O que é número atômico? ____________________

Resposta: número atômico é o mesmo que número de prótons. Na tabela periódica ele geralmente aparece acima do símbolo do elemento.

H) Como se representa o número atômico? _________________________

Resposta: é representado pela letra Z.

I) Qual a definição para elemento químico? _________________________

 

Recorra a apostila de Bauru para continuar com a tarefa, reproduza os itens 3 (página 35), 4 ( página 36), primeiro item da página 40 e itens:1, 2 e 3 da página 43.

 

Etapa 18: Correção da Atividade (20 min)

Corrigir a atividade na lousa para esclarecer dúvidas surgidas durante a resolução.

 

Elaboração: Cristiani, Elane, Mary e Maxuell

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (93)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

 

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