ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N Silva
DATA: 03\09\2025
HORÁRIO:
08:00 às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8h15min às 8h20min)
2º MOMENTO: Sensibilização
sobre Avaliação (8h20min às 8h50 min)
Dinâmica: “Superpoderes de Professor”
Objetivo:
Reconhecer, de forma descontraída, que cada professor tem talentos e
qualidades únicas que fazem diferença no dia a dia.
Comece lendo o texto, abaixo, em seguida, peça que faça o que se pede!!
“Os
Superpoderes Secretos do Professor”
“Vocês
sabiam que todo professor é, na verdade, um super-herói disfarçado?
Só que a gente não usa capa, porque já basta carregar a bolsa cheia de provas,
livros e aquele lanche que nunca dá tempo de comer.
Nos
filmes, o super-herói voa.
Na escola, o professor não voa... mas corre de uma sala pra outra mais rápido
que o Flash, só pra não perder o tempo da chamada.
O
super-herói tem visão de raio-X.
O professor também: ele sabe exatamente quem tá copiando a lição... e quem tá
copiando do colega errado.
Super-heróis
têm superforça.
O professor também: já levantou 40 cadernos de uma vez só, subiu três lances de
escada, e ainda entrou sorrindo na sala.
E tem
mais: o superpoder da paciência infinita.
Porque só professor consegue explicar a mesma coisa cinco vezes, de cinco
jeitos diferentes... e ainda ouvir a pergunta:
‘Professora, isso vai cair na prova?’
Então,
colegas, hoje vamos assumir de vez:
Nós temos superpoderes! Não os mesmos da Marvel ou da DC (se refere à DC
Comics, uma das maiores editoras de histórias em quadrinhos do mundo,
criadora de super-heróis famosos como Superman, Batman,
Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, entre outros).
Os nossos são muito melhores, porque mudam a vida real dos estudantes.
E cá entre nós: se existisse Liga da Justiça da Educação, a gente seria
imbatível!”
Após o
texto, peça que cada professor escolha seu super poder, em seguida escreva no
escudo que receberá e pregue no tórax, com máscaras e segurando uma a faixa com
o nome “A Liga da Educação”, fazem pose para as fotos.
Passo a passo:
1. Aquecimento
O facilitador começa dizendo:
“Todo super-herói tem poderes especiais. E aqui,
cada professor também tem um superpoder — só que às vezes a gente não percebe o
quanto é incrível.”
2. Distribuição
o
Cada professor recebe um cartão e escreve nele
qual “superpoder” ele acredita que tem na profissão.
(Ex.: “Superpaciência”, “Poder de transformar bagunça em
aprendizado”, “Raio da explicação infinita”, “Supermemória
para nomes de estudantes”, etc.).
o
Eles fixam o cartão na própria roupa, no estilo
crachá.
3. Foto
divertida
o Depois,
cada professor coloca sua máscara e faz pose para a foto da liga da justiça.
3º MOMENTO: Demonstração
de Práticas para as próximas Sequências (8h50min às 9h10 min)
Os grupos deverão
realizar a atividade prática que contemplará as próximas sequências didáticas.
Com um plano de aula simples contendo apenas a quantidade de aulas que usarão
para realizar a atividade, que deverá ter as habilidades, objetivos, métodos e
resultados. Abaixo está relacionado as equipes e as temáticas referentes aos
experimentos:
Magalli e Eliete: O sentido da visão e o
uso de lentes corretivas.
Elane, Éllen, Mariete e Max: Divisão
Celular e transmissão dos genes na reprodução.
Márcia e Miriã: Programas e Indicadores de
Saúde Pública - tratamento das doenças, sintomas, vacinas e soro.
Lucilane e Vânia: Drogas
Adriana, Jacy, Rosimeire e Thainã:
Fenômenos naturais e impactos ambientais.
Amélia, Cristiani e Tânia Mara: Os
nutrientes e suas funções no organismo.
Lucilane e Vânia: Drogas
4º MOMENTO: Lanche (9h10min às 9h20h)
5º MOMENTO: Demonstração
de Práticas para as próximas Sequências-Continuação (9h20min às 10h)
6º MOMENTO:
Apresentação
dos resultados da prova CAED Ciclo II (10h às 11h)
De posse
dos resultados, cada professor relata as habilidades com menor acerto, isso por
ano, para observarmos se aconteceu em todas as escolas. Levantar também as
possíveis causas e intervenções. No momento, o articulador deverá consultar as
matrizes de referência para ler as habilidades.
7º MOMENTO: Relatos (11h às 11h30min)
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia e
participação das aulas. Preencher a planilha
referente a aplicação da sequência didática.
8º MOMENTO: Avisos e Avaliação do Encontro (11h30min)
Avisos!!
Próxima
Sequência Didática e Avaliação CAED (setembro). Recomposição das
Aprendizagens. Diário de Bordo.
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp.
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)








Nenhum comentário:
Postar um comentário