11º Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N Silva

DATA: 03\09\2025

HORÁRIO: 08:00 às 11:30h (matutino)

                      13:30 às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8h15min às 8h20min)

2º MOMENTO: Sensibilização sobre Avaliação (8h20min às 8h50 min)

Dinâmica: “Superpoderes de Professor”

Objetivo:

Reconhecer, de forma descontraída, que cada professor tem talentos e qualidades únicas que fazem diferença no dia a dia.

Comece lendo o texto, abaixo, em seguida, peça que faça o que se pede!!

“Os Superpoderes Secretos do Professor”

“Vocês sabiam que todo professor é, na verdade, um super-herói disfarçado?
Só que a gente não usa capa, porque já basta carregar a bolsa cheia de provas, livros e aquele lanche que nunca dá tempo de comer.

Nos filmes, o super-herói voa.
Na escola, o professor não voa... mas corre de uma sala pra outra mais rápido que o Flash, só pra não perder o tempo da chamada.

O super-herói tem visão de raio-X.
O professor também: ele sabe exatamente quem tá copiando a lição... e quem tá copiando do colega errado.

Super-heróis têm superforça.
O professor também: já levantou 40 cadernos de uma vez só, subiu três lances de escada, e ainda entrou sorrindo na sala.

E tem mais: o superpoder da paciência infinita.
Porque só professor consegue explicar a mesma coisa cinco vezes, de cinco jeitos diferentes... e ainda ouvir a pergunta:
‘Professora, isso vai cair na prova?’

Então, colegas, hoje vamos assumir de vez:
Nós temos superpoderes! Não os mesmos da Marvel ou da DC (
se refere à DC Comics, uma das maiores editoras de histórias em quadrinhos do mundo, criadora de super-heróis famosos como Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, entre outros).
Os nossos são muito melhores, porque mudam a vida real dos estudantes.
E cá entre nós: se existisse Liga da Justiça da Educação, a gente seria imbatível!”

Após o texto, peça que cada professor escolha seu super poder, em seguida escreva no escudo que receberá e pregue no tórax, com máscaras e segurando uma a faixa com o nome “A Liga da Educação”, fazem pose para as fotos.

Passo a passo:

1.      Aquecimento
O facilitador começa dizendo:

“Todo super-herói tem poderes especiais. E aqui, cada professor também tem um superpoder — só que às vezes a gente não percebe o quanto é incrível.”

2.      Distribuição

o    Cada professor recebe um cartão e escreve nele qual “superpoder” ele acredita que tem na profissão.
(Ex.: “Superpaciência”, “Poder de transformar bagunça em aprendizado”, “Raio da explicação infinita”, “Supermemória para nomes de estudantes”, etc.).

o    Eles fixam o cartão na própria roupa, no estilo crachá.

3.      Foto divertida

o    Depois, cada professor coloca sua máscara e faz pose para a foto da liga da justiça.

3º MOMENTO: Demonstração de Práticas para as próximas Sequências (8h50min às 9h10 min)

Os grupos deverão realizar a atividade prática que contemplará as próximas sequências didáticas. Com um plano de aula simples contendo apenas a quantidade de aulas que usarão para realizar a atividade, que deverá ter as habilidades, objetivos, métodos e resultados. Abaixo está relacionado as equipes e as temáticas referentes aos experimentos:

Magalli e Eliete: O sentido da visão e o uso de lentes corretivas.

Elane, Éllen, Mariete e Max: Divisão Celular e transmissão dos genes na reprodução.

Márcia e Miriã: Programas e Indicadores de Saúde Pública - tratamento das doenças, sintomas, vacinas e soro.

Lucilane e Vânia: Drogas

Adriana, Jacy, Rosimeire e Thainã: Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Amélia, Cristiani e Tânia Mara: Os nutrientes e suas funções no organismo.

Lucilane e Vânia: Drogas

4º MOMENTO: Lanche (9h10min às 9h20h)

5º MOMENTO: Demonstração de Práticas para as próximas Sequências-Continuação (9h20min às 10h)

6º MOMENTO: Apresentação dos resultados da prova CAED Ciclo II (10h às 11h)

De posse dos resultados, cada professor relata as habilidades com menor acerto, isso por ano, para observarmos se aconteceu em todas as escolas. Levantar também as possíveis causas e intervenções. No momento, o articulador deverá consultar as matrizes de referência para ler as habilidades.

7º MOMENTO: Relatos (11h às 11h30min)

Considerações sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia e participação das aulas. Preencher a planilha referente a aplicação da sequência didática.

 

8º MOMENTO: Avisos e Avaliação do Encontro (11h30min)

Avisos!!

Próxima Sequência Didática e Avaliação CAED (setembro). Recomposição das Aprendizagens. Diário de Bordo.

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp.   

 REGISTROS DO ENCONTRO  






 

 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário