SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Subtema: O que a Luz e o Som tem
em Comum? |
Unidades Temáticas: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Ondas
eletromagnéticas; Reflexão e Refração; Aplicações das Ondas. |
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Ano: 9º
Período: 13 a 27/09
Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI04) Planejar e executar
experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela
composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está
relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na
transmissão e recepção de imagem e som, assim como a transmissão e recepção
de dados da internet que revolucionaram o sistema de comunicação humana. (EF09CI06) Classificar as radiações
eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e
avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular,
raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. (EF09CI07) Discutir o
papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina
diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no
tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho,
ultravioleta etc.). |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar características e diferenças entre ondas
eletromagnéticas e ondas mecânicas. Identificar as grandezas físicas
associadas à propagação das ondas, relacionando-as com os sistemas de
transmissão de dados e informações. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema:
Ondas eletromagnéticas e Reflexão da Luz Etapa
01 - Levantamento de conhecimentos prévios Peça aos alunos que observem a
imagem disponível em anexo e responda os seguintes questionamentos: A que objeto você compararia a
superfície da água do rio retratado na imagem? Por que não é possível
enxergarmos imagens nos espelhos em ambientes escuros? IMAGEM Prossiga fazendo um levantamento
do conhecimento prévio dos alunos sobre onde há ondas eletromagnéticas, onde
e como elas são utilizadas. Questione sobre a possibilidade de usarmos ondas
de raios-x para transmissão de rádio, ou infravermelho para realizar exames
radiológicos ortopédicos, por quê os protetores solares nos protegem dos
raios UV mas não se preocupam com os raios IV, se os cães só enxergam preto e
branco mesmo. Perguntas assim visam preparar a percepção dos alunos para o
fato de que cada tipo de onda E.M. tem propriedades particulares inerentes, e
outras que estão relacionadas à interação destas ondas com a matéria e os
organismos (a cor das diversas frequências “visíveis”, por exemplo, é
subjetiva). Cada uma destas propriedades é mais útil e aproveitável para
determinadas finalidades, que serão o nosso objeto de estudo nesta e nas
próximas aulas. Etapa
02 – Experimentação Peça ao aluno que realize um
pequeno experimento em casa. Ele vai precisar de um CD e de um quarto
suficientemente escuro. Peça que o aluno aproxime a face do CD que contém as
ranhuras (parte brilhante) de um feixe de luz da janela e observe o que
acontece. Peça que responda às perguntas abaixo de acordo com o observado:
Etapa 03 - Aula dialogada Realize aula expositiva sobre o
espectro eletromagnético, disponível no livro didático Inspire Ciências,
9ºano, página 139, e reflexão da luz, contido nas páginas 140 e 141 do mesmo
livro, podendo utilizar também o vídeo a seguir sobre Reflexão da Luz https://www.youtube.com/watch?v=kXSyFWk_0T4 AULA 02 Tema: Percepção das Cores Etapa 04: Aprofundando no Tema É intrigante como percebemos o mundo a nossa volta, como enxergamos os
objetos, as pessoas, as cores e a natureza em geral através dos nossos olhos,
que são os órgãos
responsáveis por captar a luz proveniente dos objetos. Você já se
perguntou como conseguimos diferenciar as cores dos objetos? Essa resposta
depende de muitas variáveis, por isso, vamos analisar inicialmente de que
forma a luz é
emitida pelos objetos,
para isso utilize o texto disponível no link a seguir: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-optica-as-cores-dos-objetos.htm. . Ou utilize a vídeo aula sobre
Luz visível e sua composição disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=7kgIbTY4HXM Etapa
05: Aula dialogada Trabalhar o tema Percepção das
cores de forma dialogada, utilizar as páginas 141 e 142 do livro Inspire
Ciências 9º ano para auxiliá-lo neste momento. Obs: Caso achem oportuno, poderão fazer o
experimento da cromatografia, disponibilizado via whatsApp em anexo a parte. Etapa 06: Atividade demonstrativa Solicite aos alunos
que realizem a atividade de simulações por meio do recurso a seguir: • PHET – Interactive Simulations.
Visão de cor. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/color-vision Com esse simulador, é possível selecionar a opção “Uma
Lâmpada” e regular a cor da luz e a cor do filtro para entender como esses
fatores interferem na percepção das cores pelo ser humano. Além disso, na
opção “Três lâmpadas”, é possível regular a intensidade de luz das cores
vermelha, verde e azul e entender como isso interfere na percepção das cores
pelos seres humanos. Etapa 07: Experimentação A partir da
utlização do software, solicite aos alunos que respondam as reflexões
contidas na página 164, do experimento Cores e luzes. Aula 03 Tema: Refração da Luz Etapa 08:
Aprofundando no Tema Nesse momento utilize as páginas 143 e 144 do livro
Inspire Ciências 9ºano para uma aula expositiva explanando sobre o processo
de refração onde a luz
sofre um desvio quando passa de um meio para outro devido a mudança na sua
velocidade, e ressaltando que cada
meio oferece uma “resistência” ao movimento da luz. Etapa 09:
Mão na Massa I Para compreender melhor o fenômeno de refração vamos
colocar a mão na massa e realize um dos experimentos disponíveis nos links a
seguir: Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=y5ChYeb2e_0 Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=YjQ9LYEgG34 Faça fotos e vídeos
explicando esse fenômeno realizado no seu experimento. Etapa 10:
Verificando a Aprendizagem Proponha a resolução
da atividade questões da página 145 do livro Inspire Ciências 9º Ano Observação: Professor aproveitem
as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são
valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas. Aula 04 Tema:
Percepção das Cores, Reflexão e refração luminosa: Experimentações Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios Inicie a aula questionando aos
alunos se eles sabem o que é um arco íris e como ele é formado. Acolha as
respostas e dê prosseguimento explicando aos alunos que nessa aula eles terão
a oportunidade de perceber a composição e decomposição da luz branca.
Solicite que os alunos façam a leitura do conteúdo da página 158, 159 e
produzam o Disco de Newton, e a
seguir, respondam às reflexões no caderno. O professor também pode disponibilizar
o vídeo a seguir do Manual do Mundo que ilustra a confecção do Disco: https://www.youtube.com/watch?v=LlKeTEzYrjo
Etapa 12:
Mão na Massa II Solicite que os alunos reproduzam o experimento contido na
página 160, de Decomposição da luz, e a resolução das reflexões 1 a 3.
Solicite que os alunos façam registro fotográfico de suas experimentações, ou
façam vídeos explicando o que observaram nos 2 experimentos. Aula 05 Tema:
Aplicações das ondas Etapa 13 -
Aula dialogada Explique aos alunos como o uso de tecnologias à base de
luz e outras faixas do espectro eletromagnético puderem contribuir com a
medicina e a comunicação, utilizando como base o conteúdo contido nas páginas
146 e 147 do Livro Inspire Ciências. Etapa 14:
Pesquisa Solicite que os alunos realizem a pesquisa sobre o uso de
ondas eletromagnéticas, sugerido no Livro
Inspire Ciências página 165. Professor, nesse momento avalie a melhor
forma de apresentação da pesquisa por parte dos alunos. Você pode solicitar
que seja realizada uma apresentação em forma de seminário, ou produção de
cartazes virtuais. Etapa 15:
Leitura e Interpretação Faça a leitura compartilhada com os alunos do texto “No
futuro, foguetes voarão movidos a raio lazer” das páginas 150 e 151 do Livro Inspire Ciências. Solicite que
respondam às atividades 1 a 4. Para promover maior agilidade na tarefa em
relação ao tempo, o professor pode realizar a atividade junto com os alunos,
questionando-os e direcionando as respostas das questões. Aula 06 Tema: Como funciona a internet? Etapa 16:
Sala de Aula Invertida Inicie a aula solicitando o resultado da última atividade
proposta. Questione os estudantes sobre as informações encontradas, incentive
que todos relatem as respostas. Etapa 17:
Aprimorando o Conhecimento Após a devolutiva da atividade, utilize as páginas 152 e
153 do livro Inspire Ciências para explicar que uma das antenas do celular é
para captar as ondas de wi-fi, tecnologia indispensável nesse momento atual
de aulas remotas. Etapa 18:
Investigando Peça para que os estudantes verifiquem nos roteadores de
suas casas o padrão, a frequência de operação e a velocidade máxima, explique
que o desempenho da internet depende da sua velocidade e do aparelho que a
transmite e que essas informações são importantes para ter uma internet de
qualidade. Etapa 19:
Levantamento de Conhecimentos Prévios Pergunte aos estudantes se eles sabem a história da
internet, ou se imaginam sob qual contexto ela foi criada. Questione: quais
avanços a internet permitiu até hoje? Qual é a importância dessa ferramenta
no nosso atual cotidiano? Acolha as respostas e crie um diálogo com os
estudantes. Etapa 20:
Aula Dialogada Você pode utilizar o vídeo a seguir O que é e como funciona a internet
para abordar mais sobre como a internet funciona. Ao final do vídeo,
verifique o que foi entendido pelos os estudantes questionando por exemplo a
diferença de funcionamento de um modem e de um roteador e como as informações
são transmitidas. Acolha as respostas, faça os comentários necessários,
verifique possíveis dúvidas dos alunos e finalize a aula. Etapa 21:
Levantamento de Conhecimentos Prévios Aviões
invisíveis são invisíveis mesmo? Questione os alunos: como nós enxergamos os objetos? É
possível algo ser “invisível”? Como um objeto deve interagir com a luz para
ser invisível? Acolha as respostas e dialogue com os estudantes sobre os
objetos de conhecimento trabalhados na última aula. Nesse momento é
importante que os estudantes saibam explicar a captação de luz pelos olhos. Etapa 22: Pesquisa Retome a questão de um objeto invisível para apresentar
para os estudantes o “Avião F-117, classificado como invisível”, conteúdo da
página 154 do livro Inspire Ciências. Pergunte aos estudantes quais
características esse avião deve ter para ser classificado como “invisível”,
dê alguns minutos para que eles possam construir suas hipóteses e em seguida
oriente para que eles pesquisem na internet as explicações e que compare com
o que foi elaborado por eles. Etapa 23:
Aula
Expositiva Você pode utilizar os links a seguir para explicar como é
possível esse avião ser invisível: Como os aviões invisíveis driblam os radares? | Super Etapa 24: Atividade
de Pesquisa Após esse momento, sugira que eles realizem em duplas
(oriente para que eles desenvolvam a tarefa online, não há a necessidade de
encontros presenciais para fazer essa atividade) a questão 5 da página 155 do livro Inspire
Ciências para ser realizada até a próxima aula. Aula 07 Tema:
Utilidade do som para os deficientes visuais Etapa 25:
Campanha em favor dos deficientes visuais Para tratar com os alunos os conteúdos relacionados à
propagação do som e da luz e acessibilidade, solicite que os alunos façam a
leitura do conteúdo Acessibilidade no trânsito disponível na página
161 do livro Inspire Ciências. Peça que os alunos façam adesão à campanha e
realizem entrevista com deficientes auditivos e visuais, produzam vídeos
informativos sobre a importância da acessibilidade e possíveis interferências
que deveriam ser feitas na sua cidade para melhorias nesse sentido. Etapa 25: Revisando o Tema Para
encerrar, faça uso do mapa mental, fim de papo disponível na página 167 do livro Inspire Ciências e verifique a
aprendizagem dos estudantes à partir das reflexões. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Elaboração: Cecília, Cristiani, Elane,
Maxuell, Thainã Direcionamento, colaboração e
revisão: Nilsilane. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( )
Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( ) Torso; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Páginas do livro (145, 150, 151, 154, 155, 158, 159, 160, 161,
164, 165, 167); (X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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