10ª Sequência Cie 9º Ano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Subtema: O que a Luz e o Som tem em Comum?

Unidades Temáticas: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Ondas eletromagnéticas; Reflexão e Refração; Aplicações das Ondas.

Ano: 9º                                         Período: 13 a 27/09                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som, assim como a transmissão e recepção de dados da internet que revolucionaram o sistema de comunicação humana. (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.  (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar características e diferenças entre ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas. Identificar as grandezas físicas associadas à propagação das ondas, relacionando-as com os sistemas de transmissão de dados e informações.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Ondas eletromagnéticas e Reflexão da Luz

 

Etapa 01 - Levantamento de conhecimentos prévios

 

Peça aos alunos que observem a imagem disponível em anexo e responda os seguintes questionamentos:

A que objeto você compararia a superfície da água do rio retratado na imagem? Por que não é possível enxergarmos imagens nos espelhos em ambientes escuros?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMAGEM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prossiga fazendo um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre onde há ondas eletromagnéticas, onde e como elas são utilizadas. Questione sobre a possibilidade de usarmos ondas de raios-x para transmissão de rádio, ou infravermelho para realizar exames radiológicos ortopédicos, por quê os protetores solares nos protegem dos raios UV mas não se preocupam com os raios IV, se os cães só enxergam preto e branco mesmo. Perguntas assim visam preparar a percepção dos alunos para o fato de que cada tipo de onda E.M. tem propriedades particulares inerentes, e outras que estão relacionadas à interação destas ondas com a matéria e os organismos (a cor das diversas frequências “visíveis”, por exemplo, é subjetiva). Cada uma destas propriedades é mais útil e aproveitável para determinadas finalidades, que serão o nosso objeto de estudo nesta e nas próximas aulas. 

 

Etapa 02 – Experimentação

 

Peça ao aluno que realize um pequeno experimento em casa. Ele vai precisar de um CD e de um quarto suficientemente escuro. Peça que o aluno aproxime a face do CD que contém as ranhuras (parte brilhante) de um feixe de luz da janela e observe o que acontece. Peça que responda às perguntas abaixo de acordo com o observado:

  1. O que você observou a partir da experimentação? Quais cores são formadas?
  2. Qual é a cor da luz que atinge o CD?  Então por que ela se manifesta diferente após atingi-lo?
  3. Analise o CD com mais precisão. Quais características ele possui que permitem que ocorra esse fenômeno?

 

Etapa 03 - Aula dialogada

Realize aula expositiva sobre o espectro eletromagnético, disponível no livro didático Inspire Ciências, 9ºano, página 139, e reflexão da luz, contido nas páginas 140 e 141 do mesmo livro, podendo utilizar também o vídeo a seguir sobre Reflexão da Luz https://www.youtube.com/watch?v=kXSyFWk_0T4

 

AULA 02

Tema: Percepção das Cores

 

Etapa 04: Aprofundando no Tema

É intrigante como percebemos o mundo a nossa volta, como enxergamos os objetos, as pessoas, as cores e a natureza em geral através dos nossos olhos, que são os órgãos responsáveis por captar a luz proveniente dos objetos. Você já se perguntou como conseguimos diferenciar as cores dos objetos? Essa resposta depende de muitas variáveis, por isso, vamos analisar inicialmente de que forma a luz é emitida pelos objetos, para isso utilize o texto disponível no link a seguir: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-optica-as-cores-dos-objetos.htm. . Ou utilize a vídeo aula sobre Luz visível e sua composição disponível no link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=7kgIbTY4HXM

 

 

Etapa 05: Aula dialogada

 

Trabalhar o tema Percepção das cores de forma dialogada, utilizar as páginas 141 e 142 do livro Inspire Ciências 9º ano para auxiliá-lo neste momento.

 

Obs:  Caso achem oportuno, poderão fazer o experimento da cromatografia, disponibilizado via whatsApp em anexo a parte.

 

Etapa 06: Atividade demonstrativa

 Solicite aos alunos que realizem a atividade de simulações por meio do recurso a seguir:

 • PHET – Interactive Simulations. Visão de cor. Disponível em:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/color-vision

Com esse simulador, é possível selecionar a opção “Uma Lâmpada” e regular a cor da luz e a cor do filtro para entender como esses fatores interferem na percepção das cores pelo ser humano. Além disso, na opção “Três lâmpadas”, é possível regular a intensidade de luz das cores vermelha, verde e azul e entender como isso interfere na percepção das cores pelos seres humanos.

Etapa 07: Experimentação

A  partir da utlização do software, solicite aos alunos que respondam as reflexões contidas na página 164, do experimento Cores e luzes.

 

 

Aula 03

Tema: Refração da Luz

 

Etapa 08: Aprofundando no Tema

Nesse momento utilize as páginas 143 e 144 do livro Inspire Ciências 9ºano para uma aula expositiva explanando sobre o processo de refração onde a luz sofre um desvio quando passa de um meio para outro devido a mudança na sua velocidade, e ressaltando  que cada meio oferece uma “resistência” ao movimento da luz.

Etapa 09: Mão na Massa I

Para compreender melhor o fenômeno de refração vamos colocar a mão na massa e realize um dos experimentos disponíveis nos links a seguir:

 Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=y5ChYeb2e_0

Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=YjQ9LYEgG34

 Faça fotos e vídeos explicando esse fenômeno realizado no seu experimento.

Etapa 10: Verificando a Aprendizagem

Proponha a resolução da atividade questões da página 145 do livro Inspire Ciências 9º Ano

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

Aula 04

Tema: Percepção das Cores, Reflexão e refração luminosa: Experimentações

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Inicie a aula questionando aos alunos se eles sabem o que é um arco íris e como ele é formado. Acolha as respostas e dê prosseguimento explicando aos alunos que nessa aula eles terão a oportunidade de perceber a composição e decomposição da luz branca. Solicite que os alunos façam a leitura do conteúdo da página 158, 159 e produzam o Disco de Newton,  e a seguir, respondam às reflexões no caderno. O professor também pode disponibilizar o vídeo a seguir do Manual do Mundo que ilustra a confecção do Disco: https://www.youtube.com/watch?v=LlKeTEzYrjo

Etapa 12: Mão na Massa II

Solicite que os alunos reproduzam o experimento contido na página 160, de Decomposição da luz, e a resolução das reflexões 1 a 3. Solicite que os alunos façam registro fotográfico de suas experimentações, ou façam vídeos explicando o que observaram nos 2 experimentos.

 

 Aula 05

Tema: Aplicações das ondas

Etapa 13 - Aula dialogada

Explique aos alunos como o uso de tecnologias à base de luz e outras faixas do espectro eletromagnético puderem contribuir com a medicina e a comunicação, utilizando como base o conteúdo contido nas páginas 146 e 147 do Livro Inspire Ciências.

Etapa 14: Pesquisa

Solicite que os alunos realizem a pesquisa sobre o uso de ondas eletromagnéticas, sugerido no Livro  Inspire Ciências página 165. Professor, nesse momento avalie a melhor forma de apresentação da pesquisa por parte dos alunos. Você pode solicitar que seja realizada uma apresentação em forma de seminário, ou produção de cartazes virtuais.

Etapa 15: Leitura e Interpretação

Faça a leitura compartilhada com os alunos do texto “No futuro, foguetes voarão movidos a raio lazer” das páginas 150 e 151  do Livro Inspire Ciências. Solicite que respondam às atividades 1 a 4. Para promover maior agilidade na tarefa em relação ao tempo, o professor pode realizar a atividade junto com os alunos, questionando-os e direcionando as respostas das questões.

 

Aula 06

Tema: Como funciona a internet?

Etapa 16: Sala de Aula Invertida

Inicie a aula solicitando o resultado da última atividade proposta. Questione os estudantes sobre as informações encontradas, incentive que todos relatem as respostas.

Etapa 17: Aprimorando o Conhecimento

Após a devolutiva da atividade, utilize as páginas 152 e 153 do livro Inspire Ciências para explicar que uma das antenas do celular é para captar as ondas de wi-fi, tecnologia indispensável nesse momento atual de aulas remotas.

Etapa 18: Investigando

Peça para que os estudantes verifiquem nos roteadores de suas casas o padrão, a frequência de operação e a velocidade máxima, explique que o desempenho da internet depende da sua velocidade e do aparelho que a transmite e que essas informações são importantes para ter uma internet de qualidade.

Etapa 19: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Pergunte aos estudantes se eles sabem a história da internet, ou se imaginam sob qual contexto ela foi criada. Questione: quais avanços a internet permitiu até hoje? Qual é a importância dessa ferramenta no nosso atual cotidiano? Acolha as respostas e crie um diálogo com os estudantes.

Etapa 20: Aula Dialogada

Você pode utilizar o vídeo a seguir O que é e como funciona a internet para abordar mais sobre como a internet funciona. Ao final do vídeo, verifique o que foi entendido pelos os estudantes questionando por exemplo a diferença de funcionamento de um modem e de um roteador e como as informações são transmitidas. Acolha as respostas, faça os comentários necessários, verifique possíveis dúvidas dos alunos e finalize a aula.

Etapa 21: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Aviões invisíveis são invisíveis mesmo? Questione os alunos: como nós enxergamos os objetos? É possível algo ser “invisível”? Como um objeto deve interagir com a luz para ser invisível? Acolha as respostas e dialogue com os estudantes sobre os objetos de conhecimento trabalhados na última aula. Nesse momento é importante que os estudantes saibam explicar a captação de luz pelos olhos.

Etapa 22: Pesquisa

Retome a questão de um objeto invisível para apresentar para os estudantes o “Avião F-117, classificado como invisível”, conteúdo da página 154 do livro Inspire Ciências. Pergunte aos estudantes quais características esse avião deve ter para ser classificado como “invisível”, dê alguns minutos para que eles possam construir suas hipóteses e em seguida oriente para que eles pesquisem na internet as explicações e que compare com o que foi elaborado por eles.

Etapa 23:  Aula Expositiva

Você pode utilizar os links a seguir para explicar como é possível esse avião ser invisível: Como os aviões invisíveis driblam os radares? | Super

Etapa 24: Atividade de Pesquisa

Após esse momento, sugira que eles realizem em duplas (oriente para que eles desenvolvam a tarefa online, não há a necessidade de encontros presenciais para fazer essa atividade)  a questão 5 da página 155 do livro Inspire Ciências para ser realizada até a próxima aula.

Aula 07

Tema: Utilidade do som para os deficientes visuais

Etapa 25: Campanha em favor dos deficientes visuais

Para tratar com os alunos os conteúdos relacionados à propagação do som e da luz e acessibilidade, solicite que os alunos façam a leitura do conteúdo Acessibilidade no trânsito disponível na  página 161 do livro Inspire Ciências. Peça que os alunos façam adesão à campanha e realizem entrevista com deficientes auditivos e visuais, produzam vídeos informativos sobre a importância da acessibilidade e possíveis interferências que deveriam ser feitas na sua cidade para melhorias nesse sentido.

Etapa 25: Revisando o Tema

Para encerrar, faça uso do mapa mental, fim de papo disponível na página 167  do livro Inspire Ciências e verifique a aprendizagem dos estudantes à partir das reflexões.

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

Elaboração: Cecília, Cristiani, Elane, Maxuell, Thainã

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;   ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Páginas do livro (145, 150, 151, 154, 155, 158, 159, 160, 161, 164, 165, 167); (X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

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