10ª Sequência Didática 6º Ano Cie 2022

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 

Subtema: Subtema: Drogas Ilícitas em Itamaraju.

 

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso. Descoberta da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal.

Ano: 6º                                      Período:  31/10 a 25/11                  Nº de Aulas: 12

 

HABILIDADES

 

Habilidades: (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento. 

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o funcionamento do sistema muscular como sistema de locomoção e sustentação no ser humano; Identificar as diferentes funções do sistema ósseo humano; Identificar mudanças anatômicas ocorridas na linhagem da espécie humana nos últimos milhões de anos; Reconhecer a importância do processo reprodutivo de forma sexuada e assexuada para a perpetuação das espécies; Reconhecer as células como as menores unidades vivas que formam os seres vivos. Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células. Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o número de células e organização estrutural. Compreender a natureza da espécie humana a partir das relações filogenéticas e de sua classificação biológica; Reconhecer o processo de evolução apenas como mudança, sem que seja necessariamente para melhor ou pior; Identificar diferentes modos de estudo da evolução da vida; Compreender a importância do uso da linguagem, ferramentas, mudança da dieta e cultura na evolução humana; Entender que a denominação de raças, enquanto divisão de populações humanas, não faz sentido à luz da evolução.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

 

TEMA: Executando a resposta: ossos e músculos.

 

Etapa 01: Questão Disparadora  ( 10 mim.)

Perguntar aos alunos se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles troquem experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é recomendado falar sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a alimentação e com a realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e lesões.

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema (25 mim.)

Explorar a figura da página 64 do livro Inspire Ciências 6° ano, do esqueleto humano com os alunos. Se houver na escola um modelo do corpo humano, trazê-lo para a sala de aula, permitindo que os alunos observem a disposição e o formato de alguns ossos que compõem o esqueleto. Além de estarem envolvidos com o movimento, os ossos são importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns tipos de células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos órgãos internos.

Assim como foi feito com o esqueleto, explorar a figura da musculatura humana, livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 65, com os alunos. É importante que eles compreendam que as células musculares têm a capacidade de contrair e relaxar. Comentar que a maioria dos músculos que formam a carne do corpo está envolvida com os movimentos voluntários. Além desses, no entanto, há músculos de contração involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que conduzem os alimentos pelo trato digestório. Nesse momento, vale a pena retomar o significado dos termos voluntário e involuntário.

 

Etapa 03: Sistematização do Conhecimento (15 mim.)

Pedir aos alunos que desenhem em uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida, solicitar que eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a eles que uma forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários movimentos, percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os dedos

 

AULA 02

 

                                    

TEMA: O movimento

 

Etapa 04: Questão Disparadora (10 mim)

Perguntar aos alunos o que são articulações e qual a relação delas com os movimentos. Deixar os alunos a vontade para expressarem seus conhecimentos prévios, instigando os alunos a falarem o que sabem sobre o assunto.

 

Etapa 05: Aprofundando no Tema ( 25 mim.)

Fazendo uso da imagem “Esquema do movimento do antebraço”, livro didático Inspire ciências 6° ano, página 66, explicar que ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações estão envolvidos no movimento do corpo. Para sensibilizar os alunos a respeito do rol de movimentos que o corpo humano pode realizar, é possível levá-los para o pátio ou para a quadra da escola e colocar uma música bem animada. Propor a eles que dancem da maneira que quiserem e percebam a movimentação de braços, pernas, pescoço, cabeça e outras partes do corpo.

Depois dessa atividade, dispor os alunos sentados em roda e perguntar se eles conseguem permanecer completamente imóveis. É provável que muitos percebam que, embora estejam tentando permanecer parados, muita coisa continua se movimentando no seu corpo: o coração continua batendo, eles continuam respirando etc. Explicar que, nos movimentos voluntários do corpo, geralmente os músculos trabalham em dupla e de modo antagônico. Pedir a eles que reproduzam o movimento de dobrar o antebraço sugerido na figura e percebam a ação contrária do bíceps e do tríceps.

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Solicitar aos alunos que escrevam um texto sobre as atividades desenvolvidas, o que aprenderam e como se sentiram ao realizá-las. Em seguida, socializar as produções textuais. Oriente-os bastante durante essa etapa.

 

AULA 03

 

 

TEMA: Interação entre seres humanos e máquinas

 

Etapa 07: Questão Disparadora  (10 min)

Perguntar aos alunos o que eles sabem dizer como a tecnologia aliada à saúde está permitindo melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

A intenção é que eles percebam que a tecnologia aliada à saúde está permitindo melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, auxiliando na reabilitação de pessoas lesionadas.

 

Etapa 08: Aprofundando do Tema (25 min)

Propor aos alunos que façam uma primeira leitura do texto “Mão biônica pode sentir objetos e ‘conversar’ com o cérebro em tempo real” e do infográfico, no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 68 e 69. Depois, ler em conjunto com toda a classe e explorar o infográfico, de modo que os alunos associem parte do funcionamento da mão biônica com o que aprenderam na Unidade. Sugerir uma conversa, perguntando qual a relação do texto com a Ciência.

É provável que muitas inovações não estejam ao alcance de todos que se beneficiariam dela, por questões do alto custo ou da dificuldade em adquiri-las no Brasil. Propor uma conversa sobre essas questões, permitindo aos alunos que expressem livremente suas opiniões.

 

Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam as questões da página 69, livro didático Inspire Ciências 6° ano. Em seguida, fazer a correção oralmente.

 

 

AULA 04

 

TEMA: Característica dos Seres Vivos

Etapa 10: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Introduza o tema com esse slide e peça aos alunos que pensem em alguns seres vivos. Talvez nesse momento apareçam alguns questionamentos como: “O que são seres vivos?” ou “Quem são?”, “Existem muitos, em quais eu posso pensar?”. Deixe que eles perguntem e pensem livremente a respeito, mas peça que não falem os nomes dos seres vivos em voz alta, para que cada um se lembre de seres diferentes, pois depois irão conversar sobre isso.

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 Prossiga a apresentação do tema com as imagens e pergunte aos alunos o que veem. Se há alguma figura que não conhecem ou não entendem, peça para que anotem OS NOMES DAS IMAGENS no caderno. O objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos prévios e instigar o que virá pela frente e não responder o que é que aparece no slide. Para o caso de não haver projetor em sua escola, há a alternativa de imprimi-lo em escala maior para mostrar na frente da sala. Pedir aos alunos para abrirem o livro nas páginas 12 para fazerem a leitura do texto (o que nos torna humano) e depois copiarem no caderno as questões 1,2 e 3 da página 13.

 

Etapa 12: Mergulho no Tema (15 min)

Fazer leitura compartilhada no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 14 e 15 para melhor compreensão do assunto em estudo. Nesse momento o professor fará uma caça premiada, lançando perguntas e o aluno procura resposta no texto, aquele que achar primeiro ganha um pirulito.

Etapa 13: Para saber mais - Atividade de Pesquisa (5 min)

  • DESAFIANDO A DEFINIÇÃO DE UM SER VIVO.
  • Oriente os alunos a fazerem em casa uma pesquisa em livros ou na internet para responder as questões abaixo:
  • O que são vírus? Que características de seres vivos eles possuem? Por que os vírus são considerados parasitas?
  • Registrem as respostas no caderno e anotem as fontes de consulta que vocês utilizaram.

Obs: Esse enunciado se encontra no livro didático 6º ano pag 32.

 

AULA 05

TEMA: A Reprodução

 

Etapa 14: Socialização da atividade de pesquisa da aula anterior (10min)

 

Etapa 15: Questão Disparadora (05 min)

 

 

Etapa 16: Aprofundando no Tema (10 min)

Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses O PROFESSOR VAI ANOTANDO NA LOUSA sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

 

PROFESSOR COPIE NA LOUSA O CONCEITO DE REPRODUCAO ASSEXUADA E SEXUADA E PEÇA PRA ELES COPIAREM NO CADERNO.

 

Etapa 17: Verificação da aprendizagem (10 min)

Orientar os alunos a realizarem a leitura compartilhada da página 16 e depois resolver os itens  1,2,3 e 4 da página17  no caderno, fazer a correção em seguida.

 

Etapa 18: Mão na massa (15 min)

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Os alunos deverão dividir-se em grupos e você deverá sortear um grupo de seres vivos para cada equipe. Sugestões de grupos: bactérias, plantas, cogumelos, aracnídeos, peixes, aves, esponja-do-mar, estrela-do-mar e mamíferos. Os mesmos deverão pesquisar como ocorre a reprodução dentro deste grupo, exemplos específicos de organismos, as vantagens e as desvantagens desse tipo de reprodução. Diante desta pesquisa receberão a missão de construir um modelo que represente as etapas deste processo. Nesse momento poderão utilizar massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.

Atente-se aos tipos de reprodução e aos organismos específicos utilizados como exemplos para a criação dos modelos, já que há uma diversidade de processos reprodutivos dentro dos grupos de seres vivos sugeridos.

Sugestão de tempo para esse momento: 5 minutos. Após as construções dos modelos, os grupos deverão apresentar para a turma sua produção e compartilhar com todas suas descobertas através das pesquisas realizadas. Ao final, você deverá questioná-los e estimular um debate a partir da seguinte pergunta: Quais tipos de reproduções são semelhantes? Quais são diferentes?

 

Materiais necessários: Materiais diversos para criação de modelos (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para consulta/pesquisa (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…).

 

 

 

AULA 06

 

 

TEMA: A célula como unidade da vida

 

Etapa 19: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Questão disparadora. Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples? Apresente a questão disparadora, escute a opinião dos alunos que quiserem se expressar. Se mantenha imparcial às ideias apresentadas por eles, esse momento é apenas para dar início construção de hipóteses.

ORIENTAÇÕES: Apresente o objeto de conhecimento sobre célula, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade básica estrutural ao corpo dos seres vivos e funcional e nela contém todos os elementos necessários para realizar as funções vitais.

 

Etapa 20: Mergulho no Tema (25 min)

Trabalhar o objeto de conhecimento de forma expositiva e dialogada, se baseando nas informações contidas nas páginas 23, 24 e 25 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Abra espaço para as perguntas dos alunos. Se for possível apresente aos alunos o vídeo, disponível no link abaixo, sobre célula, para ilustrar as informações e ficar mais claro o conteúdo.  https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ Após assistirem, façam anotações das informações relevantes para discutir na próxima aula.

 

Etapa 21: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Explorar as informações e as imagens das páginas 23,24 e25 do livro didático Inspire ciências 6° ano e, realizar a atividade da página 25, itens:1,2,3 e 4.

                                                     

 

AULA 07

 

 

TEMA: Estrutura da célula

Etapa 22: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Comece questionando aos alunos se recordam do que é uma célula. Todos os seres vivos são formados por uma ou mais células? O que é célula e qual sua função? Qual a importância de uma célula? Registre a fala dos alunos no quadro formando um mapa mental e ao terminar a lista aponte a importância da célula para o nosso corpo, lembrando que a célula faz parte de cada parte do corpo

Etapa 23: Aula Dialogada (30 min)

Pergunte aos estudantes qual característica acreditam ser comum a todos os seres vivos. Deixe

que exponham suas respostas, incentivando a participação de todos, assim como o respeito dos alunos às diferentes ideias expostas. Depois das características citadas e converse com eles sobre, elucidando se são comuns a todos os seres vivos de fato, ou se pertencem a apenas alguns grupos de organismos. Caso algum estudante tenha citado a célula como uma característica comum a todos os seres vivos, aproveite para introduzir o assunto.

Diga que todos os seres vivos são formados por células, desde as bactérias, que não

conseguimos visualizar a olho nu, até os maiores animais e as plantas com ou sem flores. Neste

momento, é possível fazer uma analogia. Explique que, quando olhamos uma casa, ela nos parece uma estrutura única, mas que, se olharmos com maior cuidado, veremos que ela é formada por elementos menores, como tijolos, e que estes são, nesse caso, as unidades estruturais da casa.

Após a introdução sobre o objeto em estudo, explique sobre as estruturas da célula, abrindo espaço para a participação dos alunos, seja com perguntas ou com contribuições de informações, utilize como suporte as páginas 26 e 27 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Em seguida, oriente-os a resolver em casa a atividade da página 27 do mesmo livro.

Etapa 24: Próxima aula (10 min)

Peça que os alunos se dividam em grupos de 05 podendo assim dividir os materiais seguintes para um trabalho que será produzido na sala na próxima aula

Solicite aos alunos os seguintes materiais:

1-Garrafa Pet de 2 litros

2- Massa de modelar

3-Tinta guache de cores variadas

4- Bolas de isopor de tamanhos variados

5- Pincel

Lembrando que o passo a passo da atividade está na página 34, os materiais podem ser adaptados para a realidade dos alunos.

AULA 08

TEMA: Tipos de célula

Etapa 25: Correção (10 min)

Comece a aula corrigindo a atividade da página 27 com os alunos.

Etapa 26: Tipos de células (10 min)

Se tiver a possibilidade de uso do celular pelos alunos, peçam que eles pesquisem no celular os três tipos de célula que será trabalhada em grupo para eles observarem sua forma e tipo de estrutura para eles poderem representar, mas se não tiver possibilidade na página 27 retrata cada uma, outra opção também é colar imagens delas no quadro como professor preferir.

Etapa 27: Mão na Massa (25 min)

Agora eles produzirão as células que foi escolhida pelo grupo, a Professora deve orientar o passo a passo conforme está na página 27. Se o modelo não foi finalizado eles deverão finalizar em casa e trazer na próxima aula e fazer uma breve apresentação sobre a estrutura da célula escolhida

Etapa 28: Próxima Aula (05 min)

 Orientações para a próxima aula: o aluno deverá preparar a apresentação sobre a célula que foi escolhida, contendo:

  • Tipo de célula
  • Estrutura
  • Características

AULA 09

TEMA: Níveis de Organização dos seres vivos

Etapa 29: Apresentação do trabalho (15 min)

Uma breve apresentação do trabalho sobre os tipos de células para todos da sala observar a estrutura da célula e seu tipo.

Etapa 30: Aula dialogada (15 min)

Após apresentação das células, o professor deverá fazer uma leitura compartilhada com os alunos da página 28 para a realização da atividade da página 35. Lembrando de fazer pausas durante a leitura para as devidas explicações.

Etapa 31: Mão na Massa (20 min)

Os alunos formarão grupos para a resolução da atividade da página 35. Poderão usar folha de ofício e desenhar para melhores resultados.

AULA 10

TEMA: O SER HUMANO

Etapa 32: Questão Disparadora (10 min)

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas características comuns aos seres vivos. Incentive-os a listar algumas características e anote-as na lousa. Com base nas respostas, explique que cada espécie apresenta atributos que as diferencia da demais.

Etapa 33: Para início de conversa (5 mim)

 Em seguida, assista ao vídeo “Características dos Seres Humanos ‐ 6º Ano”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=b6VKzYbisO0

Etapa 34: Mergulho no Tema (15 min)

Através da aula expositiva, o professor deverá abordar o objeto de conhecimento esclarecendo eventuais dúvidas apresentadas pelos estudantes. Vale ressaltar a importância de explorar as imagens e as informações das páginas 29 e 30 do livro Inspire Ciências 6° ano.

Etapa 35: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam no caderno a atividade, questão n°1 a 4 da página 31 do livro didático Inspire Ciências 6° ano. Após as devolutivas da atividade proposta, faça a correção.

Etapa 36: Para saber mais (05 min)

Orientações para a atividade de Pesquisa em casa: Seguir o que pede a questão nº 1 e 2 do VAMOS VERIFICAR, da página 31 no livro Inspire Ciências 6° ano.

AULA 11

 

 

TEMA: Ilha das flores

Etapa 37: Socialização (10 min)

Professor, inicie a aula relembrando o que foi abordado em sala de aula sobre as principais características dos seres humanos e logo após peça aos alunos que compartilhem com a classe os conhecimentos adquiridos na atividade de pesquisa realizada em casa.

Etapa 38: Aprofundando No Tema (10 min)

Professor, se possível assista com a turma o vídeo “documentário ILHA DAS FLORES: Resumo”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=5RCmDWRqQhE. Caso contrário assista o vídeo com antecedência e faça um breve relato do curta-metragem Ilha das flores lançado em 1989, expondo os pontos mais relevantes a classe.

Etapa 39: Leitura e Interpretação (15 min)

 Fazer leitura compartilhada das páginas 36 e 37  no livro didático Inspire Ciências 7º ano, para melhor compreensão do objeto de conhecimento em estudo, fazendo colocações pertinentes ao tema abordado e incentive a participação dos alunos.

Etapa 40: Verificação da aprendizagem (15 min)

Orientar os alunos a realizarem a atividade de reflexão da página 37.

 

AULA 12

TEMA: Linha do tempo da vida

 

Etapa 41: Para início de conversa (10 min)

Inicie a aula fazendo a correção da atividade da aula anterior

 

Etapa 42: Representação visual (5 min)

Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é identificar a evolução da espécie humana e a representação da linha do tempo da vida. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

 

Etapa 43: Aprofundando no tema (20 min)

Professor, forme grupos e em seguida fale sobre a importância de entender a história da vida na Terra, enfatize que a história da vida na Terra começou há muito tempo e que a construção de uma linha do tempo em escala, vai ajudar a desenvolver uma noção mais aproximada de quando alguns eventos importantes relacionados à vida ocorreram. Proponha a construção da linha do tempo da vida seguindo as orientações das páginas 38 e 39 do livro Inspire Ciências, 6º ano.

 

Etapa 44:  Sistematização  (15 min)

Orientar os alunos a realizarem a atividade em grupo, das reflexões da página 39 do livro Inspire Ciências, 6º ano. Solicite que os estudantes compartilhem com a turma as conclusões que o grupo obteve.

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X  ) Computador; ( ) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( X )Torso;  (  X) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (13, 17, 25, 27, 31, 32, 34, 35, 36, 37, 38 e 39) (  )  Seminários;  (   X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

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