| 10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS | |
| Tema
  Inter curricular: 
  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. | |
| Subtema:
  Subtema: Drogas Ilícitas em Itamaraju. | Unidade
  Temática: Vida e Evolução   | 
| Objetos de Conhecimento: Interação
  entre os sistemas locomotor e nervoso. Descoberta da célula e dos seres
  microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelulares, eucariontes,
  procariontes, célula animal e vegetal.  | |
| Ano: 6º                                      Período:  31/10 a 25/11                  Nº de Aulas: 12 | |
| HABILIDADES | |
| Habilidades: (EF06CI07) Justificar o papel do sistema
  nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na
  análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
  sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
  sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente
  relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e
  tratamento.   (EF06CI05) Explicar a organização básica das
  células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de
  seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença
  ou ausência da carioteca.  | |
| OBJETIVOS
  ESPECÍFICOS | |
| Reconhecer o
  funcionamento do sistema muscular como sistema de locomoção e sustentação no ser
  humano; Identificar as diferentes funções do sistema ósseo humano; Identificar mudanças anatômicas ocorridas na linhagem da
  espécie humana nos últimos milhões de anos; Reconhecer a importância do
  processo reprodutivo de forma sexuada e assexuada para a perpetuação das
  espécies; Reconhecer
  as células como as menores unidades vivas que formam os seres vivos. Conhecer
  as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de
  células. Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o número de
  células e organização estrutural. Compreender
  a natureza da espécie humana a partir das relações filogenéticas e de sua classificação
  biológica; Reconhecer o processo de evolução apenas como mudança, sem que
  seja necessariamente para melhor ou pior; Identificar diferentes modos de
  estudo da evolução da vida; Compreender a importância do uso da linguagem,
  ferramentas, mudança da dieta e cultura na evolução humana; Entender que a
  denominação de raças, enquanto divisão de populações humanas, não faz sentido
  à luz da evolução. | |
| ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA | |
| AULA 01 TEMA:
  Executando a resposta: ossos e músculos. Etapa
  01: Questão Disparadora  ( 10 mim.)  Perguntar aos alunos se
  algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles troquem
  experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é recomendado falar
  sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a alimentação e com a
  realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e lesões. Etapa
  02: Aprofundando no Tema (25 mim.) Explorar a figura da página
  64 do livro Inspire Ciências 6° ano, do esqueleto humano com os
  alunos. Se houver na escola um modelo do corpo humano, trazê-lo para a sala
  de aula, permitindo que os alunos observem a disposição e o formato de alguns
  ossos que compõem o esqueleto. Além de estarem envolvidos com o movimento, os
  ossos são importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns
  tipos de células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos
  órgãos internos. Assim como foi feito
  com o esqueleto, explorar a figura da musculatura humana, livro
  didático Inspire Ciências 6° ano, página 65, com os alunos. É
  importante que eles compreendam que as células musculares têm a capacidade de
  contrair e relaxar. Comentar que a maioria dos músculos que formam a carne do
  corpo está envolvida com os movimentos voluntários. Além desses, no entanto,
  há músculos de contração involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que
  conduzem os alimentos pelo trato digestório. Nesse momento, vale a pena
  retomar o significado dos termos voluntário e involuntário. Etapa
  03: Sistematização do Conhecimento (15 mim.) Pedir aos alunos que
  desenhem em uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida,
  solicitar que eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a
  eles que uma forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários
  movimentos, percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os
  dedos AULA 02                                       TEMA:
  O movimento Etapa
  04: Questão Disparadora (10 mim) Perguntar aos
  alunos o que são articulações e qual a relação delas com os movimentos.
  Deixar os alunos a vontade para expressarem seus conhecimentos prévios,
  instigando os alunos a falarem o que sabem sobre o assunto. Etapa
  05: Aprofundando no Tema ( 25 mim.) Fazendo
  uso da imagem “Esquema do movimento do antebraço”, livro didático Inspire
  ciências 6° ano, página 66, explicar que ossos, músculos, tendões, ligamentos
  e articulações estão envolvidos no movimento do corpo. Para sensibilizar os
  alunos a respeito do rol de movimentos que o corpo humano pode realizar, é
  possível levá-los para o pátio ou para a quadra da escola e colocar uma
  música bem animada. Propor a eles que dancem da maneira que quiserem e
  percebam a movimentação de braços, pernas, pescoço, cabeça e outras partes do
  corpo.  Depois
  dessa atividade, dispor os alunos sentados em roda e perguntar se eles
  conseguem permanecer completamente imóveis. É provável que muitos percebam
  que, embora estejam tentando permanecer parados, muita coisa continua se movimentando
  no seu corpo: o coração continua batendo, eles continuam respirando etc.
  Explicar que, nos movimentos voluntários do corpo, geralmente os músculos
  trabalham em dupla e de modo antagônico. Pedir a eles que reproduzam o
  movimento de dobrar o antebraço sugerido na figura e percebam a ação
  contrária do bíceps e do tríceps. Etapa
  06: Verificação da Aprendizagem (15 min) Solicitar
  aos alunos que escrevam um texto sobre as atividades desenvolvidas, o que
  aprenderam e como se sentiram ao realizá-las. Em seguida, socializar as
  produções textuais. Oriente-os bastante durante essa etapa. AULA 03 TEMA:
  Interação entre seres humanos e
  máquinas Etapa
  07: Questão Disparadora  (10 min) Perguntar
  aos alunos o que eles sabem dizer como a tecnologia aliada à saúde está
  permitindo melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.  A
  intenção é que eles percebam que a tecnologia aliada à saúde está permitindo
  melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, auxiliando na reabilitação de
  pessoas lesionadas. Etapa
  08: Aprofundando do Tema (25 min) Propor
  aos alunos que façam uma primeira leitura do texto “Mão biônica pode sentir
  objetos e ‘conversar’ com o cérebro em tempo real” e do infográfico, no livro
  didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 68 e 69. Depois, ler em conjunto
  com toda a classe e explorar o infográfico, de modo que os alunos associem
  parte do funcionamento da mão biônica com o que aprenderam na Unidade.
  Sugerir uma conversa, perguntando qual a relação do texto com a Ciência. É
  provável que muitas inovações não estejam ao alcance de todos que se
  beneficiariam dela, por questões do alto custo ou da dificuldade em
  adquiri-las no Brasil. Propor uma conversa sobre essas questões, permitindo
  aos alunos que expressem livremente suas opiniões. Etapa 09: Verificação
  da Aprendizagem (15 min) Solicitar
  aos alunos que copiem e respondam as questões da página 69, livro didático
  Inspire Ciências 6° ano. Em seguida, fazer a correção oralmente. AULA 04 TEMA: Característica dos Seres
  Vivos Etapa 10: Levantamento de
  conhecimentos prévios (10 min) Introduza o tema com esse slide e peça aos alunos que pensem
  em alguns seres vivos. Talvez nesse momento apareçam alguns questionamentos
  como: “O que são seres vivos?” ou “Quem são?”, “Existem muitos, em quais eu
  posso pensar?”. Deixe que eles perguntem e pensem livremente a respeito, mas
  peça que não falem os nomes dos seres vivos em voz alta, para que cada um se
  lembre de seres diferentes, pois depois irão conversar sobre isso. Etapa 11: Levantamento de
  Conhecimentos Prévios (20 min)  Prossiga
  a apresentação do tema com as imagens e pergunte aos alunos o que veem. Se há
  alguma figura que não conhecem ou não entendem, peça para que anotem OS NOMES
  DAS IMAGENS no caderno. O objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos
  prévios e instigar o que virá pela frente e não responder o que é que aparece
  no slide. Para o caso de não haver projetor em sua escola, há a alternativa
  de imprimi-lo em escala maior para mostrar na frente da sala. Pedir aos
  alunos para abrirem o livro nas páginas 12 para fazerem a leitura do texto (o
  que nos torna humano) e depois copiarem no caderno as questões 1,2 e 3 da
  página 13. Etapa 12: Mergulho no Tema (15 min) Fazer
  leitura compartilhada no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 14 e
  15 para melhor compreensão do assunto em estudo. Nesse momento o professor
  fará uma caça premiada, lançando perguntas e o aluno procura resposta no
  texto, aquele que achar primeiro ganha um pirulito. Etapa 13: Para saber mais -
  Atividade de Pesquisa (5 min) 
 Obs:
  Esse enunciado se encontra no livro didático 6º ano pag 32. AULA 05 TEMA:
  A Reprodução Etapa
  14: Socialização da atividade de pesquisa da aula anterior (10min) Etapa
  15: Questão Disparadora (05 min) Etapa
  16: Aprofundando no Tema (10 min) Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A
  pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será
  trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os
  alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses O
  PROFESSOR VAI ANOTANDO NA LOUSA sem que você responda à questão disparadora.
  Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a
  pensar sobre o tema.  PROFESSOR COPIE NA LOUSA O CONCEITO DE REPRODUCAO ASSEXUADA
  E SEXUADA E PEÇA PRA ELES COPIAREM NO CADERNO. Etapa
  17: Verificação da aprendizagem (10 min) Orientar os alunos a
  realizarem a leitura compartilhada da página 16 e depois resolver os itens  1,2,3 e 4 da página17  no caderno, fazer a correção em seguida.   Etapa
  18:
  Mão na massa (15 min) Orientações: Sugestão de tempo
  para esse momento: 15 minutos. Os alunos deverão dividir-se em grupos e você
  deverá sortear um grupo de seres vivos para cada equipe. Sugestões de grupos:
  bactérias, plantas, cogumelos, aracnídeos, peixes, aves, esponja-do-mar,
  estrela-do-mar e mamíferos. Os mesmos deverão pesquisar como ocorre a
  reprodução dentro deste grupo, exemplos específicos de organismos, as
  vantagens e as desvantagens desse tipo de reprodução. Diante desta pesquisa
  receberão a missão de construir um modelo que represente as etapas deste
  processo. Nesse momento poderão utilizar massinhas de modelar, material de
  papelaria, material reciclável, etc. Atente-se aos tipos
  de reprodução e aos organismos específicos utilizados como exemplos para a
  criação dos modelos, já que há uma diversidade de processos reprodutivos
  dentro dos grupos de seres vivos sugeridos. Sugestão de tempo
  para esse momento: 5 minutos. Após as construções dos modelos, os grupos
  deverão apresentar para a turma sua produção e compartilhar com todas suas
  descobertas através das pesquisas realizadas. Ao final, você deverá
  questioná-los e estimular um debate a partir da seguinte pergunta: Quais
  tipos de reproduções são semelhantes? Quais são diferentes? Materiais necessários: Materiais
  diversos para criação de modelos (massinhas de modelar, material de
  papelaria, material reciclável, etc.), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e
  materiais para consulta/pesquisa (equipamentos com acesso à internet, livros
  didáticos, revistas de ciências…). AULA 06 TEMA:
  A célula como unidade da vida Etapa
  19: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Questão disparadora.
  Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples? Apresente a questão
  disparadora, escute a opinião dos alunos que quiserem se expressar. Se
  mantenha imparcial às ideias apresentadas por eles, esse momento é apenas
  para dar início construção de hipóteses. ORIENTAÇÕES: Apresente
  o objeto de conhecimento sobre célula, dando destaque ao fato de que a célula
  é a unidade básica estrutural ao corpo dos seres vivos e funcional e nela
  contém todos os elementos necessários para realizar as funções vitais. Etapa
  20: Mergulho no Tema (25 min) Trabalhar o objeto de
  conhecimento de forma expositiva e dialogada, se baseando nas informações
  contidas nas páginas 23, 24 e 25 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.
  Abra espaço para as perguntas dos alunos. Se for possível apresente aos
  alunos o vídeo, disponível no link abaixo, sobre célula, para ilustrar as
  informações e ficar mais claro o conteúdo.  https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ Após
  assistirem, façam anotações das informações relevantes para discutir na
  próxima aula. Etapa
  21: Verificação da Aprendizagem (15 min) Explorar as informações e as imagens das páginas
  23,24 e25 do livro didático Inspire ciências 6° ano e, realizar a atividade
  da página 25, itens:1,2,3 e 4.                                                        AULA 07 TEMA: Estrutura da célula  Etapa 22: Levantamento
  de conhecimentos prévios (10 min) Comece questionando aos alunos se recordam do que é uma
  célula. Todos os seres vivos são formados por uma ou mais células? O que é
  célula e qual sua função? Qual a importância de uma célula? Registre a fala
  dos alunos no quadro formando um mapa mental e ao terminar a lista aponte a
  importância da célula para o nosso corpo, lembrando que a célula faz parte de
  cada parte do corpo  Etapa 23: Aula Dialogada (30 min) Pergunte aos estudantes qual característica acreditam ser
  comum a todos os seres vivos. Deixe  que exponham suas respostas, incentivando a participação
  de todos, assim como o respeito dos alunos às diferentes ideias expostas.
  Depois das características citadas e converse com eles sobre, elucidando se
  são comuns a todos os seres vivos de fato, ou se pertencem a apenas alguns
  grupos de organismos. Caso algum estudante tenha citado a célula como uma
  característica comum a todos os seres vivos, aproveite para introduzir o
  assunto.  Diga que todos os seres vivos são formados por células,
  desde as bactérias, que não  conseguimos visualizar a olho nu, até os maiores animais e
  as plantas com ou sem flores. Neste  momento, é possível fazer uma analogia. Explique que,
  quando olhamos uma casa, ela nos parece uma estrutura única, mas que, se
  olharmos com maior cuidado, veremos que ela é formada por elementos menores,
  como tijolos, e que estes são, nesse caso, as unidades estruturais da casa. Após a introdução sobre o objeto em estudo, explique sobre
  as estruturas da célula, abrindo espaço para a participação dos alunos, seja
  com perguntas ou com contribuições de informações, utilize como suporte as
  páginas 26 e 27 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Em seguida,
  oriente-os a resolver em casa a atividade da página 27 do mesmo livro. Etapa 24: Próxima aula (10 min)  Peça que os alunos se dividam em grupos de 05 podendo
  assim dividir os materiais seguintes para um trabalho que será produzido na
  sala na próxima aula Solicite aos alunos os seguintes materiais: 1-Garrafa Pet de 2 litros 2- Massa de modelar  3-Tinta guache de cores variadas  4- Bolas de isopor de tamanhos variados  5- Pincel  Lembrando que o passo a passo da atividade está na página
  34, os materiais podem ser adaptados para a realidade dos alunos.  AULA
  08 TEMA: Tipos de célula Etapa 25: Correção (10 min) Comece a aula corrigindo a atividade da página 27 com os
  alunos.  Etapa 26: Tipos de células (10
  min) Se tiver a possibilidade de uso do celular pelos alunos,
  peçam que eles pesquisem no celular os três tipos de célula que será
  trabalhada em grupo para eles observarem sua forma e tipo de estrutura para
  eles poderem representar, mas se não tiver possibilidade na página 27 retrata
  cada uma, outra opção também é colar imagens delas no quadro como professor
  preferir.  Etapa 27: Mão na Massa (25 min) Agora eles produzirão as células que foi escolhida pelo
  grupo, a Professora deve orientar o passo a passo conforme está na página 27.
  Se o modelo não foi finalizado eles deverão finalizar em casa e trazer na
  próxima aula e fazer uma breve apresentação sobre a estrutura da célula
  escolhida  Etapa 28: Próxima Aula (05 min)  Orientações para a próxima
  aula: o aluno deverá preparar a apresentação sobre a célula que foi
  escolhida, contendo: 
 AULA 09 TEMA: Níveis de Organização dos
  seres vivos  Etapa 29: Apresentação do trabalho (15 min) Uma
  breve apresentação do trabalho sobre os tipos de células para todos da sala
  observar a estrutura da célula e seu tipo. Etapa 30:
  Aula dialogada (15 min)  Após
  apresentação das células, o professor deverá fazer uma leitura compartilhada
  com os alunos da página 28 para a realização da atividade da página 35.
  Lembrando de fazer pausas durante a leitura para as devidas explicações. Etapa 31: Mão na Massa (20 min)  Os alunos
  formarão grupos para a resolução da atividade da página 35. Poderão usar
  folha de ofício e desenhar para melhores resultados. AULA 10 TEMA: O SER HUMANO Etapa 32: Questão
  Disparadora (10
  min) Inicie
  a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas características comuns
  aos seres vivos. Incentive-os a listar algumas características e anote-as na
  lousa. Com base nas respostas, explique que cada espécie apresenta atributos
  que as diferencia da demais. Etapa 33: Para início
  de conversa (5 mim)  Em seguida, assista ao vídeo
  “Características dos Seres Humanos ‐ 6º Ano”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=b6VKzYbisO0 Etapa 34: Mergulho no
  Tema (15 min) Através
  da aula expositiva, o professor deverá abordar o objeto de conhecimento
  esclarecendo eventuais dúvidas apresentadas pelos estudantes. Vale ressaltar
  a importância de explorar as imagens e as informações das páginas 29 e 30 do
  livro Inspire Ciências 6° ano. Etapa 35: Verificação
  da Aprendizagem (15 min) Solicitar
  aos alunos que copiem e respondam no caderno a atividade, questão n°1 a 4 da
  página 31 do livro didático Inspire Ciências 6° ano. Após as devolutivas da
  atividade proposta, faça a correção. Etapa 36: Para saber
  mais (05 min) Orientações
  para a atividade de Pesquisa em casa: Seguir o que pede a questão nº 1 e 2 do
  VAMOS VERIFICAR, da página 31 no livro Inspire Ciências 6° ano. AULA 11 TEMA: Ilha das flores  Etapa 37: Socialização (10 min) Professor,
  inicie a aula relembrando o que foi abordado em sala de aula sobre as
  principais características dos seres humanos e logo após peça aos alunos que
  compartilhem com a classe os conhecimentos adquiridos na atividade de
  pesquisa realizada em casa. Etapa 38: Aprofundando No Tema (10
  min) Professor,
  se possível assista com a turma o vídeo “documentário ILHA DAS FLORES:
  Resumo”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=5RCmDWRqQhE.
  Caso contrário assista o vídeo com antecedência e faça um breve relato do
  curta-metragem Ilha das flores lançado em 1989, expondo os pontos mais
  relevantes a classe. Etapa 39: Leitura e Interpretação
  (15 min)  Fazer leitura compartilhada das páginas 36 e
  37  no livro didático Inspire Ciências
  7º ano, para melhor compreensão do objeto de conhecimento em estudo, fazendo
  colocações pertinentes ao tema abordado e incentive a participação dos
  alunos. Etapa 40: Verificação da
  aprendizagem (15 min) Orientar os alunos a realizarem
  a atividade de reflexão da página 37. AULA 12 TEMA:
  Linha do tempo da vida Etapa
  41: Para início de conversa (10 min)  Inicie a aula fazendo a correção da atividade da
  aula anterior Etapa
  42: Representação visual (5 min) Apresente o objetivo aos
  alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. É extremamente
  importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que
  o foco da aula é identificar a evolução da espécie humana e a representação
  da linha do tempo da vida. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas
  explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas
  posteriores. Etapa
  43: Aprofundando no tema (20 min) Professor, forme grupos
  e em seguida fale sobre a importância de entender a história da vida na
  Terra, enfatize que a história da vida na Terra começou há muito tempo e que
  a construção de uma linha do tempo em escala, vai ajudar a desenvolver uma
  noção mais aproximada de quando alguns eventos importantes relacionados à
  vida ocorreram. Proponha a construção da linha do tempo da vida seguindo as
  orientações das páginas 38 e 39 do livro Inspire Ciências, 6º ano. Etapa
  44:  Sistematização  (15 min) Orientar os alunos a
  realizarem a atividade em grupo, das reflexões da página 39 do livro Inspire
  Ciências, 6º ano. Solicite que os estudantes compartilhem com a turma as
  conclusões que o grupo obteve. Elaboração:
  Ellen,
  Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra Coordenação
  e colaboração: Nilsilane.    | |
| RECURSOS:
  (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X  ) Computador; ( ) Jogos; (x) Material
  pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( X )Torso;  (  X)
  Outros:  | |
| AVALIAÇÃO:
  ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (13, 17,
  25, 27, 31, 32, 34, 35, 36, 37, 38 e 39) ( 
  )  Seminários;  (  
  X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x )
  Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;   
  (  ) Avaliação escrita; (X )
  Avaliação da participação; Outros:              
                                    | |
|  | |
 
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