10ª SD Cie 9º Ano 2022

 

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Subtema: Formação do ser: a miscigenação

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: .Formação do ser: a miscigenação. Hereditariedade Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel. Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem). 

Ano: 9º                                                     Período: 31/10 a 25/11                                              Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados. Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose.

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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

TEMA: O que é Miscigenação?

 

É o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças".

 

Etapa 01: Aprofundando no Tema (30min)

Nesse momento utilize o vídeo e a letra da música de Guilherme Duran Somos o Mundo - Miscigenação -  para fazermos uma reflexão e um debate sobre a letra discorrida no vídeo e no poema https://www.youtube.com/watch?v=5aoWlU42EIU  -

 

Letras - Somos o Mundo - Miscigenação

 

Invasores chegaram de agentes por aqui

Falo das tribos de Jê, Carajás e Tupi

Entre outros, entre muitos outros

Portugueses chegaram e por aqui se instalaram

Novos povos vieram e depois se misturaram

E o resultado

No frio do Brasil tem Russia e Alemanha

Um pouco mais em cima tem japão e tem espanha

Aqui tem tudo, aqui tem o mundo

África veio forçadamente

e aqui ficou em meio as correntes

Servindo, quase genocídio

Sou do chimarrão, do cuxá e do acarajé

Eu danço frevo e tenho samba no pé

Eu sou música, eu sou cultura

A esfirra do Habibs é dos mulçumanos

A velha pizza dos italianos

E a feijoada é misturada

Sou católico, espírita, sou budista

Sou evangélico e também umbandista

Sou igreja, eu sou festa

Sangue que aqui corre é de sertanejo

É de índio, é mulato e também tem de negro

Aqui tem tudo, somos o mundo

 

Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 

Socializar com os alunos as informações contidas na letra da música. Nesse momento inicial o professor deve envolver a turma em uma problematização, fazendo as seguintes perguntas:

 

Qual é a formação do povo brasileiro? Quais foram os três grupos que deram origem à formação do povo brasileiro? Quais imigrantes foram os principais na formação do povo brasileiro? Como os índios contribuíram para a formação do povo brasileiro? Quais os primeiros povos que se miscigenaram até formar o povo brasileiro? Como se chama a mistura de raças que aconteceu no território durante a ocupação?

AULA 02

 

TEMA:Hereditariedade - “Vamos entender o DNA da miscigenada população brasileira”

 

Etapa 03: Aprofundando no Tema (05 min)

Em qual período o povo brasileiro foi miscigenado? Compartilhar com os estudantes o vídeo sobre miscigenação disponível no seguinte link  https://www.youtube.com/watch?v=SNYtLtdV3Gk&t=16s .

 

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos II (15 min)

Pergunte aos alunos se eles têm conhecimento da palavra DNA e  variações genéticas. Explore o conhecimento obtido e tire as duvidas e os convide a visitar a página a seguir para obter maiores informações: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/cientistas-querem-desvendar-receita-genetica-do-povo-brasileiro/

 

Etapa 05: Pesquisa (30 min)

Solicite que os alunos realizem a pesquisa em classe, das questões a seguir: -  Em qual período o povo brasileiro foi miscigenado? - Qual a visão acerca da mestiçagem do povo brasileiro? - Qual o Estado mais miscigenado do Brasil? - Qual região o povo mais representa o Brasil?

- Qual a maior descendência no Brasil? - Quais os países que mais possuem negros fora da África? - Qual a importância da cidade mais negra do Brasil? Para melhor compreensão do objeto de conhecimento indique o texto a seguir: https://treinamento24.com/library/lecture/read/20400-em-qual-periodo-o-povo-brasileiro-foi-miscigenado

 

AULA 03

TEMA: Hereditariedade

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min)

Utilizando o tema da última aula, questione os alunos “Como as características miscigenadas foram sendo passadas de geração em geração?” “Por que nem todas as pessoas da mesma família tem o mesmo tom de pele?” “Por que nos parecemos com nossos pais?”. Anote as respostas dos estudantes no quadro.

 

Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada (15min)

Neste momento, informe aos estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por vários cientistas. Explique aos estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses experimentos foram divulgados na publicação Experimentos em hibridização de plantas, de 1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a molécula de DNA ou suas propriedades. Você pode utilizar um slide com imagens ou o livro Inspire Ciências 9º anopáginas 14 e 15 como material de apoio.

 

Etapa 08: Aprofundando no Tema (10 min)

Aprofundando sobre o trabalho de Mendel, questione os alunos “Por que Mendel escolheu trabalhar com ervilhas?” Acolha as respostas e complemente apresentando as vantagens que influenciaram na escolha do monge e as características diferentes entre as plantas de ervilha. Utilize o livro Inspire Ciências página 16.

 

Etapa 09: Aprendendo um pouco mais ( 10min)

Para compreender melhor sobre o trabalho prático de Mendel, aborde o esquema de procedimentos que o monge seguiu para estudar cada uma das características das plantas e explique os resultados encontrados em cada etapa utilizando o livro Inspire Ciências 9º ano página 17.

 

Etapa 10: Mão na massa (10 min)

Oriente os alunos a reproduzirem o esquema de Mendel no caderno mas escolhendo outra característica analisada por Mendel que não seja a textura da semente (exemplo usado no livro). Solicite que os alunos anotem a definição dos conceitos destacados, como  Geração Parental, Geração F1, Geração F2. Caso não dê para terminar em sala, deixar para casa.

 

AULA 04

TEMA:Hereditariedade- A interação de Mendel sobre os resultados

 

Etapa 11: Correção da atividade da etapa 10 (10 min)

Etapa 12:Aprofundando no Tema (25 min)

Explorar oralmente sobre hereditariedade, utilizar como fonte o livro didático Inspire Ciências 9º ano (ou outra fonte confiável e disponível), páginas 14 e 18. Para melhor compreensão do objeto em estudo, utilizar a vídeo aula disponível em https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas

Etapa 13: Atividade Prática (15 min)

Levantamento de características genéticas dos alunos

Procedimentos em anexo no link a seguir:  Diferenças e Semelhanças: Como Somos https://docs.google.com/document/d/1D9g1JLl6tW0CNnNywhwSKwczDVivJipenx6A2sROxbA/edit?usp=sharing

 

AULA 05

TEMA: “O surgimento da Genética”

Etapa 14: Sistematização do conteúdo

Desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Para melhor compreensão dos principais conceitos em Genética , use como fonte o livro Inspire Ciências 9º ano páginas 20 e 21 e o mapa mental disponível a seguir.

 Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Responder o exercício no caderno da página 19 do livro Inspire Ciências 9º ano.

Sugestões :Solicite aos alunos que reproduzam o mapa no caderno ou realizem uma pesquisa sobre os principais conceitos da genética.

Etapa 16: Correção da Atividade (20 min)  

Fazer a correção da atividade da etapa 15, aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade.

AULA 06

TEMA: Hereditariedade/ As Leis de Mendel

Etapa17: Leitura e Interpretação (15 min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Ciência contra o crime” do livro Inspire Ciências, páginas 22 e 23, em seguida discutir sobre a história para responder as questões da página 23.

Etapa18: Aprofundando no Tema (15 min)

Explanar sobre as leis de Mendel, tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 24 e 25.

Etapa19: Verificando a Aprendizagem (20 min)

 Resolução dos exercícios propostos nas páginas 25 e 26 do livro Inspire Ciências, seguida de correção.

AULA 07

 

TEMA: A transmissão de algumas características

 

Etapa 20: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Inicie a aula questionando os alunos quais são as principais características físicas da família deles, “Você parece com quem da sua família?” “Seus familiares têm aparência semelhante?” "Como essas características são transmitidas?” “Tem como prever quais características serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e dialogue com os estudantes contextualizando essas análises de características com os estudos de genética.

Obs: O aluno poderá utilizar informações da atividade prática da etapa 13.

 

Etapa 21: Aula Expositiva Dialogada (30 min)

Fazer uma aula expositiva com base nas informações do livro didático Inspire Ciências 9º ano, abrir espaço para as  indagações dos alunos.

No quadro, apresente aos alunos um heredograma, uma representação gráfica que permite estudar a transmissão de determinada característica hereditŕaria ao longo de várias gerações de indivíduos aparentados entre si. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 27 a 30 para discorrer sobre a transmissão de algumas características, começando pela análise e construção do heredograma, página 27.

Após reproduzir o heredograma no quadro, explique como é possível analisar a transmissão de características, bem como o significado de cada símbolo presente nessa árvore genealógica.

 

Etapa 22: Mão na Massa II (10 min)

Agora que os estudantes já conhecem um heredograma, oriente os alunos a desenharem o heredograma da sua família. Não é preciso considerar nenhuma característica hereditária em particular, apenas representar as relações de parentesco indicando os avós, os pais e os irmãos. Utilize a etapa para sanar as dúvidas que surgirem. Caso não dê para finalizar a atividade, permita que terminem em casa.

                                                                     

                                                                               AULA 08

 

TEMA: Quadro de Punnett e Características ligadas ao sexo

 

Etapa 23: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Comece relembrando os estudantes sobre o heredograma, nessa aula vamos analisar a presença de algumas características através do Quadro de Punnett. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 27, 28, 29 e 30 para abordar de forma dialogada sobre albinismo, presença de sardas e capacidade de dobrar o polegar. Nesse momento, o estudante deve ser conduzido a compreender que existe a possibilidade de calcular a probabilidade de um casal ter um filho com determinada característica e que para isso utilizaremos o quadro de Punnett, que mostra os gametas formados e as possíveis combinações entre eles.

 

Etapa 24: Avançando um pouco mais (15 min)

Após discorrer sobre o quadro de Punnett, vamos recordar com os alunos o que é sexo biológico: sexo se refere às características físicas, fisiológicas e genéticas de um organismo que permitem distingui-lo em macho ou fêma. Explane sobre os cromossomos XX e XY e que são esses os responsáveis por definir o sexo biológico do indivíduo, embora existam outras variações dos cromossomos sexuais que podem expressar um sexo biológico não tão definido em macho e fêmea, como é o caso das pessoas intersexo. É importante a quebra de palavras como "hermafrodita" para designar pessoas com ambiguidade no sexo biológico.

 

Etapa 25: Aprofundando no Tema (10 min)

Agora que os estudantes sabem que os cromossomos também definem o sexo biológico, é hora de apresentar as características que são ligadas ao sexo, ou seja, as características que são determinadas por genes que estão nos cromossomos sexuais. Utilizando o livro Inspire Ciências, páginas 31 e 32, explore sobre o daltonismo para poder exemplificar melhor como acontece a a transmissão de características ligados ao sexo.

 

Etapa 26: Verificação da Aprendizagem (05 min)

Para verificar a aprendizagem, oriente os estudantes a resolver a questão 1 da página 30 e questões 1 e 2 da página 32 do livro Inspire Ciências em casa.

AULA 09

 

TEMA: Alterações genéticas

 

Etapa 27: Correção da Atividade (10 min)

Corrija a atividade com a socialização das respostas encontradas pelos estudantes e retire as dúvidas que possam aparecer.

 

Etapa 28: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são alterações genéticas e se todas elas são prejudiciais, questionar se pessoas portadoras de síndromes genéticas podem levar uma vida “normal” e elencar exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos estudantes.

 

Etapa 29: Aprofundando no tema (15 min)

Fazer explicação do conteúdo disponível no livro de Ciências página 33, comentando sobre as síndromes de Down, Klinefelter e Turner e outras alterações são sexuais que achar pertinente, como a heterocromia.

 

Etapa 30: Roda de conversa (10 min)

Professor, use o texto contido na página 42 do livro de Ciências para abordar as reflexões contidas na mesma página e dialogar com os alunos. Solicite aos alunos que respondam à questão 1 da página 34 do livro de Ciências.

 

 

AULA 10

 

TEMA: Genética na atualidade

 

Etapa 31: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Levantamento de conhecimento prévio sobre como a genética está presente na atualidade. Pergunte aos estudantes o que eles já leram ou já ouviram falar sobre esse tema. Destaque que com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do material genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam muitas opiniões sobre ética.

 

Etapa 32: Aprofundando no tema (15 min)

Para aprofundar, utilize as páginas 35 e 36 do livro Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html

Etapa 33: Debatendo ideias (15 min)

Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk, que tem a seguinte sinopse: O filme começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi sorteada, ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria” indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros clones.

Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como:

• É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?

• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?

• Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser humano? Qual?

• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?

Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/

Etapa 34: Aprofundando no tema TRANSGENIA (10 min)

Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles já viram milhos coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas cores. Faça outros questionamentos que julgar necessário para condução da aula sobre transgenia. Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml

Aborde o conceito de transgenia, utilize as páginas 36 e 37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também outras fontes de consulta. Problematize a questão da produção de alimentos transgênicos e a ameaça à biodiversidade. Destaque a importância da agroecologia e agricultura familiar para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, utilize exemplos da região que você conheça.

 

AULA 11

TEMA: Construção de heredogramas

 

Etapa 35: Aprofundando no tema (20 min)

Heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica. Heredograma é uma representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos. Por meio dele, podemos analisar como é o padrão de determinada herança genética dentro de uma família. Reproduzir o vídeo disponível no link e o texto para melhor entendimento do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=wXsXhC6LBZc  e https://www.todamateria.com.br/heredograma/#:~:text=Como%20Fazer%20um%20Heredograma%3F,heredogramas%20no%20quadro%20a%20seguir.

Etapa 36: Verificação da Aprendizagem (15 min) 

Propor aos alunos que façam a pesquisa de campo e construção do heredograma e resolução da reflexão contida na página 39 do livro Inspire Ciências 9º ano seguida da correção.

Etapa 37:Hora da Brincadeira (15 min)

peça para os alunos entrar nos sites e responder os quiz disponível nos links abaixo https://wordwall.net/pt/resource/20437036/atividade-de-heredograma  https://quizizz.com/admin/quiz/5cc0c113eae117001b12a3a6/heredograma

 

AULA 12

TEMA: As anomalias genéticas e a Inclusão

Etapa 38: Passando a limpo – Retomando Aprendizagens (10 min)

Utilize  os vídeos disponibilizado nos links a seguir  sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8

https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU

Etapa 39 - Aprofundando o tema (15 min)

Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e inclusão "O CROMOSSOMO 21" disponível no link abaixo.

Link reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/

Etapa 40 - Verificando a aprendizagem (10 min)

Solicite que os alunos produzam um pequeno  texto sobre a Síndrome de Down e inclusão.

Etapa 41: Mãos na massa (15 min)

Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança

Neste momento o professor realizará a atividade proposta nas páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências.

Como o tempo é curto o professor  levará o material sobre os temas solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira,  influência europeia na cultura brasileira,  influência africana na cultura brasileira na cultura brasileira) para facilitar a realização da atividade. Em seguida realizar a atividade de reflexão disponível na página 45.

observação: Professores aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

Elaboração: Cristiani, Mary, Elane e Eliete

Colaboração e revisão: Nilsilane

RECURSOS: (X ) Livro didático; ( X ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x  ) Trabalho; (X)Resolução de ExercícioS (13,19,23, 25, 26, 30, 32, 34, 37, 38, 39, 42, 43, 44 e 45) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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