10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular:
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para
discussões étnicas e culturais. |
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Subtema:
Formação do ser: a miscigenação |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: .Formação
do ser: a miscigenação. Hereditariedade Conceito, genes e células. Divisão
celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel. Algumas
anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem). |
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Ano: 9º
Período: 31/10 a 25/11
Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão
das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e
descendentes. (EF09CI09) Discutir
as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação,
gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a
transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade
de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação
celular com inclusão social de indivíduos. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer o
conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento
de dados. Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira
Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os termos
homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose. . |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA
01 TEMA:
O que é Miscigenação? É o processo gerado a partir da
mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam
características físicas típicas de várias "raças". Etapa
01: Aprofundando no Tema (30min) Nesse momento utilize o vídeo e a
letra da música de Guilherme Duran Somos o Mundo - Miscigenação - para fazermos uma reflexão e um debate
sobre a letra discorrida no vídeo e no poema https://www.youtube.com/watch?v=5aoWlU42EIU - Letras -
Somos o Mundo - Miscigenação Invasores
chegaram de agentes por aqui Falo das tribos
de Jê, Carajás e Tupi Entre outros,
entre muitos outros Portugueses
chegaram e por aqui se instalaram Novos povos
vieram e depois se misturaram E o resultado No frio do
Brasil tem Russia e Alemanha Um pouco mais em
cima tem japão e tem espanha Aqui tem tudo,
aqui tem o mundo África veio
forçadamente e aqui ficou em
meio as correntes Servindo, quase
genocídio Sou do
chimarrão, do cuxá e do acarajé Eu danço frevo e
tenho samba no pé Eu sou música,
eu sou cultura A esfirra do
Habibs é dos mulçumanos A velha pizza
dos italianos E a feijoada é
misturada Sou católico,
espírita, sou budista Sou evangélico e
também umbandista Sou igreja, eu
sou festa Sangue que aqui corre é de
sertanejo É de índio, é mulato e também tem
de negro Aqui tem tudo, somos o mundo Etapa
02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Socializar com os alunos as
informações contidas na letra da música. Nesse momento inicial o professor
deve envolver a turma em uma problematização, fazendo as seguintes perguntas: Qual é a
formação do povo brasileiro? Quais foram os três grupos que deram
origem à formação do povo brasileiro? Quais imigrantes foram os principais na
formação do povo brasileiro? Como os índios contribuíram para a formação do
povo brasileiro? Quais os primeiros povos que se miscigenaram até formar o
povo brasileiro? Como se chama a mistura de raças que aconteceu no território
durante a ocupação? TEMA:Hereditariedade - “Vamos
entender o DNA da miscigenada população brasileira” Etapa
03: Aprofundando no Tema (05 min) Em qual período o povo brasileiro
foi miscigenado? Compartilhar com os estudantes o vídeo sobre miscigenação
disponível no seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=SNYtLtdV3Gk&t=16s
. Etapa
04: Levantamento de Conhecimentos II (15 min) Pergunte aos alunos se eles têm
conhecimento da palavra DNA e
variações genéticas. Explore o conhecimento obtido e tire as duvidas e
os convide a visitar a página a seguir para obter maiores informações: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/cientistas-querem-desvendar-receita-genetica-do-povo-brasileiro/
Etapa
05: Pesquisa (30 min) Solicite que os alunos realizem a
pesquisa em classe, das questões a seguir: -
Em qual período o povo brasileiro foi miscigenado? - Qual a visão
acerca da mestiçagem do povo brasileiro? - Qual o Estado mais miscigenado do
Brasil? - Qual região o povo mais representa o Brasil? - Qual a maior
descendência no Brasil? - Quais os países que mais possuem negros fora da
África? - Qual a importância da cidade mais negra do Brasil? Para melhor compreensão do objeto de conhecimento indique o
texto a seguir: https://treinamento24.com/library/lecture/read/20400-em-qual-periodo-o-povo-brasileiro-foi-miscigenado
AULA 03 TEMA:
Hereditariedade Etapa
06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min) Utilizando o tema da última aula,
questione os alunos “Como as características miscigenadas foram sendo
passadas de geração em geração?” “Por que nem todas as pessoas da mesma
família tem o mesmo tom de pele?” “Por que nos parecemos com nossos pais?”.
Anote as respostas dos estudantes no quadro. Etapa
07: Aula Expositiva Dialogada (15min) Neste momento, informe aos
estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por vários
cientistas. Explique aos estudantes que, na metade do século XIX, um monge
agostiniano chamado Gregor Mendel procurou investigar como as características
físicas das plantas seriam transmitidas para a geração seguinte. Mendel
realizou um trabalho importante com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde
vivia, e esses experimentos foram divulgados na publicação Experimentos em
hibridização de plantas, de 1865. Esclareça aos estudantes que os
microscópios ainda não tinham uma resolução muito boa no século XIX e que
nessa mesma época não se conhecia a molécula de DNA ou suas propriedades.
Você pode utilizar um slide com imagens ou o livro Inspire Ciências 9º anopáginas
14 e 15 como material de apoio. Etapa
08: Aprofundando no Tema (10 min) Aprofundando sobre o trabalho de
Mendel, questione os alunos “Por que Mendel escolheu trabalhar com ervilhas?”
Acolha as respostas e complemente apresentando as vantagens que influenciaram
na escolha do monge e as características diferentes entre as plantas de ervilha.
Utilize o livro Inspire Ciências página 16. Etapa
09: Aprendendo um pouco mais ( 10min) Para compreender melhor sobre o
trabalho prático de Mendel, aborde o esquema de procedimentos que o monge
seguiu para estudar cada uma das características das plantas e explique os
resultados encontrados em cada etapa utilizando o livro Inspire Ciências 9º
ano página 17. Etapa
10: Mão na massa (10 min) Oriente os alunos a reproduzirem o
esquema de Mendel no caderno mas escolhendo outra característica analisada
por Mendel que não seja a textura da semente (exemplo usado no livro).
Solicite que os alunos anotem a definição dos conceitos destacados, como Geração Parental, Geração F1, Geração F2.
Caso não dê para terminar em sala, deixar para casa. AULA
04 TEMA:Hereditariedade-
A interação de Mendel sobre os resultados Etapa
11: Correção da atividade da etapa 10 (10 min) Etapa
12:Aprofundando no Tema (25 min) Explorar oralmente sobre hereditariedade, utilizar como
fonte o livro didático Inspire Ciências 9º ano (ou outra fonte confiável e
disponível), páginas 14 e 18. Para melhor compreensão do objeto em estudo,
utilizar a vídeo aula disponível em https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas Etapa
13: Atividade Prática (15 min) Levantamento de características genéticas dos alunos Procedimentos em anexo no link a seguir: Diferenças e Semelhanças: Como Somos https://docs.google.com/document/d/1D9g1JLl6tW0CNnNywhwSKwczDVivJipenx6A2sROxbA/edit?usp=sharing AULA
05 TEMA:
“O surgimento da Genética” Etapa
14: Sistematização do conteúdo Desde a antiguidade, o homem busca
entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro.
As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas
afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo
por trás dessa constatação. A Genética
é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como
as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que
essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por Gregor Mendel, em um trabalho publicado
em 1866. Para melhor compreensão dos
principais conceitos em Genética , use como fonte o livro Inspire Ciências 9º
ano páginas 20 e 21 e o mapa mental disponível a seguir. Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (30
min) Responder o exercício no caderno da página 19 do livro
Inspire Ciências 9º ano. Sugestões :Solicite aos alunos que reproduzam o mapa no
caderno ou realizem uma pesquisa sobre os principais conceitos da genética. Etapa
16: Correção da Atividade
(20 min) Fazer a correção da atividade da
etapa 15, aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da
atividade. AULA
06 TEMA: Hereditariedade/ As Leis de Mendel Etapa17: Leitura e Interpretação (15 min) Fazer a leitura compartilhada do
texto “Ciência contra o crime” do livro Inspire Ciências, páginas 22 e 23, em
seguida discutir sobre a história para responder as questões da página 23. Etapa18: Aprofundando no Tema (15 min) Explanar sobre as leis de Mendel,
tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 24 e 25. Etapa19: Verificando a Aprendizagem (20 min) Resolução dos exercícios propostos nas
páginas 25 e 26 do livro Inspire Ciências, seguida de correção. AULA 07 TEMA:
A transmissão de algumas características Etapa
20: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Inicie a aula questionando os
alunos quais são as principais características físicas da família deles,
“Você parece com quem da sua família?” “Seus familiares têm aparência
semelhante?” "Como essas características são transmitidas?” “Tem como
prever quais características serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e
dialogue com os estudantes contextualizando essas análises de características
com os estudos de genética. Obs: O aluno poderá utilizar informações da atividade
prática da etapa 13. Etapa
21: Aula Expositiva Dialogada (30 min) Fazer
uma aula expositiva com base nas informações do livro didático Inspire
Ciências 9º ano, abrir espaço para as
indagações dos alunos. No quadro, apresente aos alunos um
heredograma, uma representação gráfica que permite estudar a transmissão de
determinada característica hereditŕaria ao longo de várias gerações de
indivíduos aparentados entre si. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas
27 a 30 para discorrer sobre a transmissão de algumas características,
começando pela análise e construção do heredograma, página 27. Após reproduzir o heredograma no
quadro, explique como é possível analisar a transmissão de características,
bem como o significado de cada símbolo presente nessa árvore genealógica. Etapa
22: Mão na Massa II (10 min) Agora que os estudantes já
conhecem um heredograma, oriente os alunos a desenharem o heredograma da sua
família. Não é preciso considerar nenhuma característica hereditária em
particular, apenas representar as relações de parentesco indicando os avós,
os pais e os irmãos. Utilize a etapa para sanar as dúvidas que surgirem. Caso
não dê para finalizar a atividade, permita que terminem em casa.
AULA 08 TEMA:
Quadro de Punnett e Características ligadas ao sexo Etapa
23: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Comece relembrando os estudantes
sobre o heredograma, nessa aula vamos analisar a presença de algumas
características através do Quadro de Punnett. Utilize o livro Inspire
Ciências nas páginas 27, 28, 29 e 30 para abordar de forma dialogada sobre albinismo,
presença de sardas e capacidade de dobrar o polegar. Nesse momento, o
estudante deve ser conduzido a compreender que existe a possibilidade de
calcular a probabilidade de um casal ter um filho com determinada
característica e que para isso utilizaremos o quadro de Punnett, que mostra
os gametas formados e as possíveis combinações entre eles. Etapa
24: Avançando um pouco mais (15 min) Após discorrer sobre o quadro de
Punnett, vamos recordar com os alunos o que é sexo biológico: sexo se refere
às características físicas, fisiológicas e genéticas de um organismo que
permitem distingui-lo em macho ou fêma. Explane sobre os cromossomos XX e XY
e que são esses os responsáveis por definir o sexo biológico do indivíduo,
embora existam outras variações dos cromossomos sexuais que podem expressar
um sexo biológico não tão definido em macho e fêmea, como é o caso das
pessoas intersexo. É importante a quebra de palavras como
"hermafrodita" para designar pessoas com ambiguidade no sexo
biológico. Etapa
25: Aprofundando no Tema (10 min) Agora que os estudantes sabem que
os cromossomos também definem o sexo biológico, é hora de apresentar as
características que são ligadas ao sexo, ou seja, as características que são
determinadas por genes que estão nos cromossomos sexuais. Utilizando o livro
Inspire Ciências, páginas 31 e 32, explore sobre o daltonismo para poder
exemplificar melhor como acontece a a transmissão de características ligados
ao sexo. Etapa
26: Verificação da Aprendizagem (05 min) Para verificar a aprendizagem,
oriente os estudantes a resolver a questão 1 da página 30 e questões 1 e 2 da
página 32 do livro Inspire Ciências em casa. AULA 09 TEMA:
Alterações genéticas Etapa
27: Correção da Atividade (10 min) Corrija a atividade com a
socialização das respostas encontradas pelos estudantes e retire as dúvidas
que possam aparecer. Etapa
28: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min) Inicie a aula perguntando aos
alunos se eles sabem o que são alterações genéticas e se todas elas são prejudiciais,
questionar se pessoas portadoras de síndromes genéticas podem levar uma vida
“normal” e elencar exemplos de alterações genéticas conhecidas pelos
estudantes. Etapa
29: Aprofundando no tema (15 min) Fazer explicação do conteúdo
disponível no livro de Ciências página 33, comentando sobre as síndromes de
Down, Klinefelter e Turner e outras alterações são sexuais que achar
pertinente, como a heterocromia. Etapa
30: Roda de conversa (10 min) Professor, use o texto contido na
página 42 do livro de Ciências para abordar as reflexões contidas na mesma
página e dialogar com os alunos. Solicite aos alunos que respondam à questão
1 da página 34 do livro de Ciências. AULA
10 TEMA:
Genética na atualidade Etapa
31: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Levantamento de conhecimento
prévio sobre como a genética está presente na atualidade. Pergunte aos
estudantes o que eles já leram ou já ouviram falar sobre esse tema. Destaque
que com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do
material genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam
muitas opiniões sobre ética. Etapa
32: Aprofundando no tema (15 min) Para aprofundar, utilize as
páginas 35 e 36 do livro Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes
para consulta. Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/21/ciencia/1487674345_626879.html Etapa
33: Debatendo ideias (15 min) Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no
link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk,
que tem a seguinte sinopse: O filme
começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes
de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados
os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por
câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um
lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem
transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados
em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos
estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta
do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser
assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi
sorteada, ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do
complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles
são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua
existência é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum
problema de saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que
poderiam pagar por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a
suposta “loteria” indica que o ser humano está precisando utilizar alguma
parte do corpo de seu clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por
exemplo, era o clone de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e
Lincoln descobre que o seu “original” era um homem muito rico que sofria de
cirrose hepática. Tendo descoberto a verdade, o objetivo dos personagens
passa a ser salvar os outros clones. Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas relacionadas
à clonagem, pergunte aos alunos questões como: • É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que
vantagens podem vir desta técnica? • O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as
pessoas vêem na clonagem de seres vivos? • Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser
humano? Qual? • É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar
partes de seu corpo para salvar uma outra vida? Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/ Etapa
34: Aprofundando no tema TRANSGENIA (10 min) Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles
já viram milhos coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas
cores. Faça outros questionamentos que julgar necessário para condução da
aula sobre transgenia. Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia
alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml Aborde o conceito de transgenia, utilize as páginas 36 e
37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também outras fontes de
consulta. Problematize a questão da produção de alimentos transgênicos e a
ameaça à biodiversidade. Destaque a importância da agroecologia e agricultura
familiar para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade,
utilize exemplos da região que você conheça. AULA
11 TEMA:
Construção de heredogramas Etapa
35: Aprofundando no tema (20 min) Heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore
genealógica. Heredograma é uma representação gráfica das relações de parentesco entre
indivíduos. Por meio dele, podemos analisar como é o padrão de determinada herança genética dentro de uma família. Reproduzir o vídeo disponível no
link e o texto para melhor entendimento do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=wXsXhC6LBZc e https://www.todamateria.com.br/heredograma/#:~:text=Como%20Fazer%20um%20Heredograma%3F,heredogramas%20no%20quadro%20a%20seguir. Etapa
36: Verificação da Aprendizagem (15 min) Propor aos alunos que façam a pesquisa de campo e
construção do heredograma e resolução da reflexão contida na página 39 do
livro Inspire Ciências 9º ano seguida da correção. Etapa
37:Hora da Brincadeira (15 min) peça para os alunos entrar nos
sites e responder os quiz disponível nos links abaixo https://wordwall.net/pt/resource/20437036/atividade-de-heredograma https://quizizz.com/admin/quiz/5cc0c113eae117001b12a3a6/heredograma AULA
12 TEMA:
As anomalias genéticas e a Inclusão Etapa
38: Passando a limpo – Retomando Aprendizagens (10 min) Utilize os vídeos
disponibilizado nos links a seguir
sobre cromossomos e alterações genéticas para conhecer um pouco sobre
o tema. https://www.youtube.com/watch?v=UBfInkTvqt8 https://www.youtube.com/watch?v=-Vv3USW7iRU Etapa
39 - Aprofundando o tema (15 min) Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e
inclusão "O CROMOSSOMO 21" disponível
no link abaixo. Link
reportagem:https://fasig.com.br/sindrome-de-down-vamos-falar-sobre-inclusao-social/ Etapa
40 - Verificando a aprendizagem (10 min) Solicite que os alunos produzam um pequeno texto sobre a Síndrome de Down e inclusão. Etapa
41: Mãos na massa (15 min) Pesquisa e roda de conversa sobre outros tipos de herança Neste momento o professor realizará a atividade proposta
nas páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências. Como o tempo é curto o professor levará o material sobre os temas
solicitados na atividade (influência indígena na cultura brasileira, influência europeia na cultura
brasileira, influência africana na
cultura brasileira na cultura brasileira) para facilitar a realização da
atividade. Em seguida realizar a atividade de reflexão disponível na página
45. observação: Professores aproveitem as dicas
das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas
para o desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Cristiani, Mary, Elane e Eliete Colaboração e revisão: Nilsilane |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( X ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X ) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( ) Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: (
) Prova; (x ) Trabalho; (X)Resolução
de ExercícioS (13,19,23, 25, 26, 30, 32, 34, 37, 38, 39, 42, 43, 44 e 45)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
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