Webnário de Ciências
Segunda Aula: Ciclo Hidrológico/Mudança de Estados Físicos da Água
Período: 13 a 17/07 Nº de Aula: 01
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
Etapa 01: Correção das questões da Aula Anterior que servirão como uma introdução para o objeto de conhecimento trabalhado nesse momento.
Etapa 02: Contexto e questão disparadora
Proponha, como forma de desafio, que as crianças expliquem por que um copo com bebida gelada fica cheio de gotículas de água do lado de fora.
Etapa 03: Investigando e Identificando
Observe as imagens relacionadas aos estados físicos da água nos links abaixo e responda as questões no caderno.
Quais estados físicos você identifica nas imagens?
Você consegue identificar um estado mudando para outro? Quais?
Que fatores influenciam na mudança de estado?
Etapa 04: Sistematização
Convide os alunos a assistirem o vídeo sobre Mudança de Estado Físico da Matéria - um nome para cada transformação, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY . Nessa etapa o professor em aula a distância de forma síncrona, aproveita para reforçar na revisão do objeto do conhecimento revisado.
Etapa 05: Exercitando
1) Como é a água sólida? Qual é seu nome? Quais suas características?
2) Como é a água líquida? É possível pegá-la? O que acontece se a tirarmos do copo onde ela está?
3) Como é o vapor de água? Você consegue vê-lo? Como você pode provar que ele existe?
4) Como o gelo se forma? O que acontece com o gelo fora do freezer? Explique.
5) O que acontece com a água da panela colocada no fogo?
2) Como é a água líquida? É possível pegá-la? O que acontece se a tirarmos do copo onde ela está?
3) Como é o vapor de água? Você consegue vê-lo? Como você pode provar que ele existe?
4) Como o gelo se forma? O que acontece com o gelo fora do freezer? Explique.
5) O que acontece com a água da panela colocada no fogo?
6) Agora você vai observar em sua casa situações em que ocorram as mudanças de estados físicos da água. Identificou? Beleza!! Você desenhará essas situações em quadrinhos, em seguida escrever o nome das mudanças e o nome dos estados alterados. Exemplo: Solidificação /Passagem do estado liquido para o sólido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário