ESCOLA:
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PROFESSOR(A):
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ANO:
8º |
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OBJETIVO
DA ÁREA:
Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para
que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e
atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza
científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e
participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem
ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao
estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a
natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a
realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido
que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver
os cinco grandes domínios que são entendidos
como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento com os
outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia,
respeito e confiança. Resiliência Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando esses pressupostos, e
em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da
Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem
garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo: 1. Compreender as Ciências da
Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como
provisório, cultural e histórico. 2. Compreender conceitos
fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como
dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de
modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas,
socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para
a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Analisar, compreender e explicar
características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e
tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem
entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
Ciências da Natureza. 4. Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. 5. Construir argumentos com base em
dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. 6. Utilizar diferentes linguagens e
tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das
Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. 7. Conhecer, apreciar e cuidar de
si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana,
fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para
tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e
a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos,
democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e
Evolução. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Valores em pauta
aprendizagens significativas em sala de aula. Período: 01/03 a 07/04 |
Uma história de Lobato para a Ciência Leitura e Interpretação Produção Textual Valores em pauta: Ciência benevolente ou
malevolente? Fenômenos Físicos e Químicos Os fenômenos da Digestão Sistema digestório; Como o corpo humano está organizado -
Das células até os Sistemas. |
Saúde
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!”. Período: 10/04 a 10/06 |
Alimentação,
combustível necessário para manutenção da vida: Os nutrientes e
suas funções no organismo; Necessidades
diárias de alimentos; Alimentação saudável; Dieta balanceada
= alimentação variada; Mecanismos
reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos Sexualidade:
a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções. Múltiplas
dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Métodos
contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (IST) |
Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Educação
para o consumo Sexualidade |
HABILIDADES |
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(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo
humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os
diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma
integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal,
valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e
emocional. (EF08CI07) Comparar
diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a
variabilidade dos descendentes. (EF08CI08)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a
atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI11)
Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade
humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). (EF08CI09)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e
indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de
prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de
responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras
semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Puxando
conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos
de experiências; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias
para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Feita as apresentações
lança outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre o tema
proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter ........... para eu (aluno)
conseguir ter aprendizagem de qualidade! Peça que completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los,
durante a socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a
palavra aparecer. Indagar os alunos sobre as expectativas para aprender Ciências (o que
aprender, como aprender, pra quê aprender), utilizar 3 caixinhas para acolher
cada resposta. Fazer uma dinâmica com experimento para aguçar a curiosidade
dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura dos mesmos ao ensino
de Ciências. Dinâmica do palito de fósforo, peça que observem o que acontece
com o fogo nas duas posições (durabilidade do fogo, tamanho da chama e
facilidade em se manter), acolha as respostas, em seguida indague-os: Faça de
conta que o fogo representa o conhecimento. Em qual palito o conhecimento foi
maior? Se você fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser? Quanto você
está aberto ao ensino de Ciências? Pesquisa sobre: título “A química por trás de um palito de fósforo
em chamas”. Leitura e interpretação com sensibilização e levantamento de
conhecimentos prévios sobre o texto “Comichões
Científicas” , da obra Serões de Dona Benta (Física e Astronomia) de
Monteiro Lobato. Debate sobre valores com base nos textos trabalhados. Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas,
leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações
problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e
interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;
Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra
primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento
estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para
cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna
sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico “Como
descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no
caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;
Produção de poemas, poesias e paródias; Experimentos demonstrando fenômenos
físicos e químicos da digestão; Construir modelos dos sistemas digestório,
respiratório e circulatório utilizando massinhas de modelar, ou, outros
materiais que achem necessário e apropriado; utilizar alimentos, destacando
as classificações referentes a nutrição; Representação de situações
utilizando desenhos ou pranchas para colorir dos sistemas estudados; Experimentos
destacando o fenômeno da respiração; Construir mapas mentais sobre os objetos
de conhecimento estudados; Análise dos órgãos reprodutores das plantas; Pesquisa
dirigida sobre ISTSs para composição de tabela informativa contendo modo de
transmissão, tratamento, agente causador e prevenção; Campanha de
sensibilização para a importância do uso de preservativos; Importância da
vacina HPV Papiloma Vírus Humano,
usada na prevenção do câncer do colo do útero, vírus transmitido
através do ato sexual; Contação de Histórias sobre gravidez precoce,
relatando a experiência de casos reais; Análise de vídeos que mostram os
diferentes tipos de reprodução; Representação através de desenhos sobre os
diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de conceitos,
entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional,
distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do
estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências
e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular, para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios.
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos
durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto
avaliação, entre outros. Assim sendo
os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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II
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e
Energia. Vida e Evolução |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Consumidor consciente,
empreendedor eficiente. Período: 12/06 a 04/08 Leitura
e escrita em movimento Período: 07/08 a 01/09 |
Fontes
e tipos de energia. Modelos
energéticos (fonte hidrelétrica, geotérmica, eólica e solar) e energia limpa, destacar
os modelos mais utilizados na região. Transformação
de energia Cálculo
de consumo de energia elétrica Circuitos
elétricos Uso
consciente de energia elétrica Sistema Imunitário Humano:
imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade
específica. |
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Educação
para o consumo Saúde Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
HABILIDADES
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(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis
e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades
ou cidades. (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e
lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos
residenciais. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais
(chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo
de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa,
sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a
partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio
de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico
mensal. (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia
elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos
segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência
energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica
(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças,
seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua
cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de
geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.),
como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais
tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que
identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica,
solar, geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos
diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto
sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e
possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com
criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a
obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que
pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados
que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de
um equipamento. (EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem
a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas,
físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção de
slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e
expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Construção de tabelas ilustrativas sobre consumo dos equipamentos
elétricos e hábitos de consumo responsável de energia; Ilustração em tirinhas evidenciando fontes de energia renováveis e não
renováveis. Construção de
circuitos elétricos; Experimentos que demonstram as transformações de energia, com relatório
sobre a atividade experimental; Protótipos e
modelos energéticos; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Elaboração
de cartazes sobre vacinas e soros; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação; Reescrita de
texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios.
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos
durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto
avaliação, entre outros. Assim sendo
os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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III
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e
Universo. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura
e escrita em movimento Período: 03 a 30/09 |
Sistema
Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos. |
Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente |
Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da
Bahia. Período: 02/10 a 24/11 |
Fatores
ambientais na formação da Bahia O
Clima e sua relação com a movimentação das massas de ar Ressaca
do Mar |
Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
HABILIDADES |
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(EF08CI12)
Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu,
a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas
entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel
da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na
ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA) Elaborar hipóteses
sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da
terra. (EF08CI12BA) Relatar como ocorrem
os eclipses. (EF08CI13BA) Demonstrar, através
de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões
equatoriais. (EF08CI14) Relacionar
climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao
aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. (EF08CI16) Discutir iniciativas
que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da
identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela
intervenção humana. (EF07CI08IT) Compreender sobre fatores que
ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características que evidenciem
alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando como exemplo a
cidade de Prado que faz limite com Itamaraju. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação
de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Análise de
gráficos e construção de tabelas; Reprodução de mapas conceituais e mapas
mentais; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Atividade
prática demonstrando os movimentos do Planeta Terra, usando a lanterna do celular
e o globo terrestre; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Elaboração de
tabelas contendo informações sobre as camadas da Terra; Análise de
rochas em sala de aula destacando características distintas em tabela com as
conclusões; Pesquisa
dirigida; Campanha de
sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que
desencadeiam em desequilíbrios ambientais; Construção dos
modelos do Sistema Solar em quadrinhos; Experimentos que
comprovam os movimentos do Planeta Terra; Aula prática
sobre o movimento das correntes oceânicas; Filmes que
retratam fenômenos ambientais referentes ao clima, seguidos de relatórios e
ilustrações representando a formação dos mesmos; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos
durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto
avaliação, entre outros. Assim sendo
os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem
de objeto de conhecimento trabalhados. |
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