Planejamento Anual Ciências 8º Ano 2023

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2023

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 8º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Valores em pauta aprendizagens significativas em sala de aula.

Período: 01/03 a 07/04

 

 

 

 

 

Uma história de Lobato para a Ciência

Leitura e Interpretação

Produção Textual

Valores em pauta: Ciência benevolente ou malevolente?

Fenômenos Físicos e Químicos

Os fenômenos da Digestão

Sistema digestório;

Como o corpo humano está organizado - Das células até os Sistemas.

 

Saúde

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

 

 

 

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Período: 10/04 a 10/06

 

 

Alimentação, combustível necessário para manutenção da vida:

Os nutrientes e suas funções no organismo;

Necessidades diárias de alimentos; Alimentação saudável;

Dieta balanceada = alimentação variada;

Mecanismos reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos

Sexualidade: a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções.

Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética).

Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (IST)

 

 

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Educação para o consumo

Sexualidade

HABILIDADES  

 

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

(EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes.

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

(EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

METODOLOGIA

 

 

Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Feita as apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter ........... para eu (aluno) conseguir ter aprendizagem de qualidade! Peça que completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los, durante a socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a palavra aparecer.

Indagar os alunos sobre as expectativas para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta. Fazer uma dinâmica com experimento para aguçar a curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura dos mesmos ao ensino de Ciências. Dinâmica do palito de fósforo, peça que observem o que acontece com o fogo nas duas posições (durabilidade do fogo, tamanho da chama e facilidade em se manter), acolha as respostas, em seguida indague-os: Faça de conta que o fogo representa o conhecimento. Em qual palito o conhecimento foi maior? Se você fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser? Quanto você está aberto ao ensino de Ciências? Pesquisa sobre: título “A química por trás de um palito de fósforo em chamas”. Leitura e interpretação com sensibilização e levantamento de conhecimentos prévios sobre o texto “Comichões Científicas” , da obra Serões de Dona Benta (Física e Astronomia) de Monteiro Lobato. Debate sobre valores com base nos textos trabalhados. Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Experimentos demonstrando fenômenos físicos e químicos da digestão; Construir modelos dos sistemas digestório, respiratório e circulatório utilizando massinhas de modelar, ou, outros materiais que achem necessário e apropriado; utilizar alimentos, destacando as classificações referentes a nutrição; Representação de situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir dos sistemas estudados; Experimentos destacando o fenômeno da respiração; Construir mapas mentais sobre os objetos de conhecimento estudados; Análise dos órgãos reprodutores das plantas; Pesquisa dirigida sobre ISTSs para composição de tabela informativa contendo modo de transmissão, tratamento, agente causador e prevenção; Campanha de sensibilização para a importância do uso de preservativos; Importância da vacina HPV Papiloma Vírus Humano, usada na prevenção do câncer do colo do útero, vírus transmitido através do ato sexual; Contação de Histórias sobre gravidez precoce, relatando a experiência de casos reais; Análise de vídeos que mostram os diferentes tipos de reprodução; Representação através de desenhos sobre os diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada).

AVALIAÇÃO  

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia. Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Período: 12/06 a 04/08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura e escrita em movimento

Período: 07/08 a 01/09

Fontes e tipos de energia.

Modelos energéticos

(fonte hidrelétrica, geotérmica, eólica e solar) e energia limpa, destacar os modelos mais utilizados na região.

Transformação de energia

Cálculo de consumo de energia elétrica

Circuitos elétricos

Uso consciente de energia elétrica

 

Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica.    

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Educação para o consumo

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

HABILIDADES

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

(EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

 (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).

(EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente.

(EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. 

(EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente.

(EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

(EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores.

 

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Construção de tabelas ilustrativas sobre consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo responsável de energia;

Ilustração em tirinhas evidenciando fontes de energia renováveis e não renováveis.

Construção de circuitos elétricos;

Experimentos que demonstram as transformações de energia, com relatório sobre a atividade experimental;

Protótipos e modelos energéticos; 

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno; Elaboração de cartazes sobre vacinas e soros; Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; 

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura e escrita em movimento

Período: 03 a 30/09

Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos.

 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

 

Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia.  

Período: 02/10 a 24/11

Fatores ambientais na formação da Bahia

O Clima e sua relação com a movimentação das massas de ar

Ressaca do Mar

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

HABILIDADES

 

(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

(EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra.

(EF08CI12BA) Relatar como ocorrem os eclipses.

(EF08CI13BA) Demonstrar, através de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais.

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

(EF07CI08IT) Compreender sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características que evidenciem alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando como exemplo a cidade de Prado que faz limite com Itamaraju.

 

METODOLOGIA  

Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Análise de gráficos e construção de tabelas;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno;

Atividade prática demonstrando os movimentos do Planeta Terra, usando a lanterna do celular e o globo terrestre;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Elaboração de tabelas contendo informações sobre as camadas da Terra;

Análise de rochas em sala de aula destacando características distintas em tabela com as conclusões;

Pesquisa dirigida;

Campanha de sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que desencadeiam em desequilíbrios ambientais;

Construção dos modelos do Sistema Solar em quadrinhos;

Experimentos que comprovam os movimentos do Planeta Terra;

Aula prática sobre o movimento das correntes oceânicas;

Filmes que retratam fenômenos ambientais referentes ao clima, seguidos de relatórios e ilustrações representando a formação dos mesmos;

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

 

 

 

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