8 S.D. Cie

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: O Solo e Alimentação
Subtítulo: A importância dos alimentos e seus nutrientes.
                 Revisão dos conteúdos para o simulado (Os níveis de organização da vida; Ecossistema, componentes do Ecossistema (fatores bióticos e abióticos); A estabilidade do ecossistema; O hábitat; Cadeias e Teias Alimentares; Relações Ecológicas. Litosfera e solo (composição e permeabilidade); Características do solo fértil; Nutrientes do Solo.     
Ano/Série: 6º ano                        Período: 03 a 18/07                   Nº de Aulas: 08 aulas
OBJETIVOS 
•Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de alimentos de origem vegetal e animal.
Identificar os prejuízos à saúde decorrentes do consumo excessivo de açucares e gorduras.
Perceber, criticar e repudiar as diferentes formas de desperdícios de alimentos.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino ; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula; 
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I:
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e interpretação do texto “Brasil tem mais pessoas acima do peso que média mundial” da página 76 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados, páginas 76 a 86.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 86 a 89 seguida de correção.
Parte II:
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 18 a 70.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.   
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );                 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;
( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                           

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade da Vida Animal
Subtítulo: Aves e Mamíferos
    Revisão e aplicação do simulado (Diversidade da Vida: Classificação dos seres vivos; Importância dos seres vivos; O sistema de Lineu; Os cinco reinos; Adaptação dos Seres Vivos; Diversidade Dos Seres Vivos
Das Células aos Reinos dos Seres Vivos; Noção da estrutura de uma célula animal e vegetal; Seres eucariotos e procariotos; Os Reinos de seres Vivos; Diversidade da Vida Animal: Vertebrados/ Endoesqueleto e Exoesqueleto). 

Ano/Série: 7º ano                       Período: 03 a 18/07                                      Nº de Aulas: 08
OBJETIVOS
Estudar as características das aves e mamíferos;
Reconhecer os diferentes tipos de habitat, alimentação, de locomoção etc.
Comparar as características dos répteis, aves, peixes, anfíbios e mamíferos.
Perceber os modos pelos quais, um animal se relaciona com seu ambiente, como se nutrem e se reproduzem.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula; 
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I:
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura compartilhada e interpretação do texto em destaque “O ser humano é a grande ameaça” da página 101 do livro didático. Apreciação de vídeos de curta metragem evidenciando as principais características das aves e mamíferos.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre aves e mamíferos, chamando atenção para a homeotermia, uma vantagem evolutiva, páginas 102 a 108.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 109 a 112. 
4º Momento: Correção de Atividades
Parte II:
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 18 a 59;77 a 81.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ();               
(  ) Seminários; ( X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                     

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Circulação e Excreção
Subtítulo: Circulação sistêmica e circulação pulmonar– o sangue e suas funções; o sistema imunitário; As defesas do organismo; O sistema linfático; A saúde e o sistema linfático; Distúrbios do sistema cardiovascular;
Ano/Série: 8º ano                            Período: 03 a 18/07                      Nº de Aulas: 08 aulas
OBJETIVOS
 • Relacionar os processos da passagem de nutrientes e água do tubo digestório para capilar sanguíneo, seu transporte pelo sistema circulatório e absorção pelos tecidos na compreensão da nutrição humana.
•Conhecer os componentes do sistema cardiovascular e o seu funcionamento.
•Reconhecer os componentes figurados do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas) e suas respectivas funções.
•Distinguir os papéis fisiológicos de veias, artérias e capilares com relação à distribuição de materiais pelo corpo.
•Conhecer sobre as principais doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula; 
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I:
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de conclusões sobre experimento da página 70 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva sobre os conteúdos relacionados, utilizando o livro didático, páginas 71 a 85.
3º Momento: Atividade de desenho/ representar no caderno a pequena e grande circulação sanguínea, os componentes figurados do sangue.
4º Momento: Resolução de exercícios das páginas 90 a 94 do livro didático.
4º Momento: Correção das atividades.
Parte II:
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 18 a 59.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); 
(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;
( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                         

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Substâncias Químicas e suas Propriedades
Subtítulo: A classificação periódica dos elementos; ligações químicas: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades..
Revisão e atividades dos conteúdos para o simulado (A matéria e suas propriedades: O que é matéria? Os estados físicos da matéria; Mudanças de estados físicos da matéria; A influência da pressão atmosférica. Átomos e elementos; Isótopos, isóbaros e isótonos; Os elementos químicos; Distribuição Eletrônica; Cálculo de número de massa, número de nêutrons, número de prótons e elétrons). 
Ano/Série: 9º ano                          Período:  03 a 18/07                               Nº de Aulas: 08
OBJETIVOS
 •Compreender a classificação periódica dos elementos químicos.
•Compreender a leitura da tabela periódica para facilitar o seu uso como instrumento de consulta.
Diferenciar o número de famílias do número de períodos.
Saber a nomenclatura específica das famílias dos elementos representativos na tabela periódica.
•Compreender o processo das ligações químicas, iônicas, covalentes e metálicas.
Identificar íons;
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula; 
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I:
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de roda de conversa sobre materiais encontrados na sala de aula, constituídos por elementos químicos relacionados na tabela periódica.
2º Momento: Aula expositiva utilizando a tabela periódica e o livro didático, páginas 92 a 96, e/ou, slides.                                             
3º Momento: Atividade de identificação dos 4 grupos da tabela periódica a partir da atividade na tabela distribuída na articulação. Nesse momento, relacionar os grupos que possuem estabilidade e não possuem, reforçar o significado de um átomo estável e instável.
4º Momento: Ligações químicas a partir da análise da tabela periódica, relacionando os grupos que perdem ou ganham elétrons e os tipos de ligações entre ambos. Reforçar nesse momento íons(cátions e ânions) e tabela de valência.
5º Momento: Resolução de exercícios da apostila disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
6º Momento: Correção dos exercícios.
Parte II:
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 53 a 57; 89 a 92.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.                                   
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (X) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   );                     
() Seminários; () Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                         

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário