Planejamento anual 8º ano Ciências

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2021

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 8º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Matéria e Energia.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Competências Socioemocionais em tempos de Pandemia (29/03 a 07/05).

Será que as emoções vêm do coração?

Sistema Cardiovascular: O

sangue, vasos sanguíneos, circulação sistêmica e

circulação pulmonar, o trajeto completo do sangue, saturação sanguínea, algumas

considerações sobre sistema imunológico. 

Saúde

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/05 a 31/05).

Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente; Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis.

Energia e suas transformações, corrente elétrica, instalações elétricas, consumo dos equipamentos elétricos e

hábitos de consumo

responsável de energia.

Cálculo de consumo de energia elétrica.

Construir circuitos elétricos.

Uso consciente de energia elétrica.

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Projeto de Vida

 

HABILIDADES

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

(EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores.

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

(EF07CI01IT) Identificar a produção de energia a partir das usinas hidrelétricas, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas, bem como, de outros modelos energéticos, tomando como exemplo a Renova Energia localizada no distrito de Itamaraju.

(EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

 (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).

(EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente.

(EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. 

(EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente.

(EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Dinâmicas “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação sobre o ano anterior e “Emocionômetro” para as demais, com objetivo de colher informações em relação aos sentimentos que o componente curricular desperta no educando;

Apresentação da música CARINHOSO, composta por PIXINGUINHA para interpretação e discussão sobre o coração e as emoções;

Quizz sobre o humor. O seu mau humor é passageiro ou sinônimo de alerta? Faça o teste para identificar;

Ditado dos trechos “Sentimentos como a raiva e o ódio fazem mal ao coração? De que maneira?” e “A fé, o bom humor e o autoconhecimento ajudam a prevenir doenças do coração?”, para construção de tabela separando as manifestações resultantes de emoções opostas como a raiva e o ódio e resultantes de emoções opostas como o amor, fé e bom humor;

Pesquisa em dicionário on-line sobre homeostase;

Realizar o Teste das Cores, como um instrumento de avaliação psicológica que consiste em obter informações momentâneas sobre a personalidade, mediante suas preferências e rejeições à cores;

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre o funcionamento do coração, desmistificando a relação entre esse órgão e os sentimentos;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);     

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre emoções e cuidados com o coração.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias,  construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

II UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (01 a 19/06).

 

 

 Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo).

Biomassa  

Como o corpo humano está organizado

Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes;

Respiração – movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema respiratório;  

Excreção – a estrutura do sistema urinário; a produção da urina.

A importância da água para o corpo

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

 

As diversas facetas do Consumo (28/06 a 05/08)

Manutenção do organismo

Os nutrientes e suas funções no organismo;

Necessidades diárias de alimentos;

Dieta balanceada = alimentação variada;

Distúrbios alimentares;

 

Economia (Educação

Fiscal)

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Cidadania e Civismo

(Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

HABILIDADES

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas

assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes on-line ou no caderno retratando o caminho do sangue, a pequena e grande circulação, o trabalho do sistema imunológico;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos sobre o sistema imunológico e sua atuação no organismo;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre circulação sistêmica e pulmonar, utilizando a técnica de sala de aula invertida, para discussão na próxima aula e esclarecimentos de dúvidas;

Experimento sobre inspiração e expiração;

Jogo de tabuleiro sobre o caminho do sangue no corpo humano;

Campanha de sensibilização para fortalecer o sistema imune;

Construção de tabela resumo sobre as estruturas que compõem o sangue humano com base em vídeos e animações apresentados durante as aulas;

Modelos representando o sangue humano, utilizando material comestível ou massinha de modelar;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre oximetria, saúde do coração e fortalecimento do sistema imunológico.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

III UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

As diversas facetas do Consumo

(06 a 21/08)

Consumo Consciente dos alimentos

Evitar o desperdício

Reutilizar partes vegetais dispensadas ao lixo (receitas)

Compostagem.  

 

Economia (Educação Fiscal)

Meio Ambiente

(Educação Ambiental e Educação para o

Consumo)

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (23/08 a 04/10)

Reprodução, Sexo e

Sexualidade.

Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética).

Mecanismos reprodutivos

Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada).

Sistema reprodutor masculino e feminino.

Puberdade e hormônios, ciclo menstrual e gravidez.

Doenças Sexualmente

Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Atenção com a higiene genital.

Métodos contraceptivos e gravidez precoce. 

 Meio Ambiente

(Educação Ambiental e Educação para o

Consumo)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

Educação para as diversidades

 

HABILIDADES

(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

(EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes.

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

(EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas

assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes ou pranchas sobre o sistema reprodutor masculino e feminino;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre DSTs e ISTSs para composição de tabela informativa contendo modo de transmissão, tratamento, agente causador e prevenção;

Campanha de sensibilização para a importância do uso de preservativos;

Contação de Histórias sobre gravidez precoce, relatando a experiência de casos reais;

Análise de vídeos que mostram os diferentes tipos de reprodução;

Representação através de desenhos sobre os diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada);

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre gravidez na adolescência, ISTs e DSTs, múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética), respeito as adversidades. .

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

IV UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (05 a 09/10)

Sistema Endócrino e Hormônios.

 

Saúde

 

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (11/10 a 20/11)

A visão do universo pelos indígenas

A influência dos astros na agricultura

Sistema Sol, Terra e Lua.

Lua satélite da Terra, fases da Lua.

Eclipses e movimentos da Lua.

Rotação e Translação da Terra, estações do ano.

Clima

Correntes atmosféricas e distribuição de calor no Planeta

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

 

(22/11 a 10/12)

 Desequilíbrios ambientais

A importância da previsão do tempo.

Ventos, massas de ar e frentes frias.

Ressaca do mar e Tsunamis ou “maré da morte”.

Umidade do ar

Pressão atmosférica

Temperatura e clima

Alterações climáticas atuais, problemas e soluções.

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Educação para as relações étnico-raciais

HABILIDADES

(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

(EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra.

(EF08CI12BA) Relatar como ocorrem os eclipses.

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

(EF08CI13BA) Demonstrar, através de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais.

(EF07CI08IT) Compreender sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características que evidenciem alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando como exemplo a cidade de Prado que faz limite com Itamaraju.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas

assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre Sistema Endócrino, usando a técnica de Sala de Aula Invertida, para discussão na próxima aula e esclarecimentos de dúvidas;

Campanha de sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que desencadeiam em desequilíbrios ambientais;

Contação de Histórias;

Modelos representando eclipses e movimentos da Lua, utilizando sucatas;

Representações que demostrem os movimentos da Terra e da Lua.

Experimento com termômetros para trabalhar reflexão e absorção do calor; Experimentos e maquetes que demostram os movimentos da Terra e da Lua.

Experimento com termômetros para trabalhar reflexão e absorção do calor;

Filmes que retratam fenômenos ambientais referentes ao clima, seguidos de relatórios e ilustrações representando a formação dos mesmos;

Experimentos com relatórios sobre pressão atmosférica e distribuição de calor;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, a importância da previsão do tempo e alterações climáticas atuais, problemas e soluções;

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

 

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