PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2021 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 8º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento
científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação
científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas,
tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos
ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as
relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer
perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com
base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência
e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e
resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da
Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Competências Socioemocionais em tempos
de Pandemia (29/03 a 07/05). |
Será que as emoções vêm do coração? Sistema Cardiovascular: O sangue, vasos sanguíneos, circulação
sistêmica e circulação pulmonar, o trajeto completo
do sangue, saturação sanguínea, algumas considerações sobre sistema
imunológico. |
Saúde Ciência e Tecnologia Projeto de Vida |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
(10/05 a 31/05). |
Energia e suas transformações, corrente elétrica,
instalações elétricas, consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo responsável de energia. Cálculo de consumo de energia
elétrica. Construir circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Projeto de Vida |
HABILIDADES (EF08CI07IT)
Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e
coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI10BA)
Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e
conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas
do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores. (EF08CI01) Identificar
e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de
energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF08CI02) Construir
circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos
e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI03) Classificar
equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia
elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a
partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio
de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo
doméstico mensal. (EF08CI05) Propor
ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade
(consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo
responsável. (EF08CI06) Discutir
e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas,
hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos
socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade,
comunidade, casa ou escola. (EF07CI01IT) Identificar a produção de energia a partir
das usinas hidrelétricas, avaliando o potencial energético e a capacidade
instalada em diferentes bacias hidrográficas, bem como, de outros modelos
energéticos, tomando como exemplo a Renova Energia localizada no distrito de
Itamaraju. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia
elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega
e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de
energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que
identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica,
solar, geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de
energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais
impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração
de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA)
Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado,
levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia
e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA)
Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no
momento da compra de um equipamento. |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos
tecnológicos possíveis, já nas
aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras
ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do
livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou
outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades
e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou
reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos
prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou,
atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal,
exposição de situações problema; Dinâmicas “Minha bagagem de Ciências”
para a primeira indagação sobre o ano anterior e “Emocionômetro” para as
demais, com objetivo de colher informações em relação aos sentimentos que o
componente curricular desperta no educando; Apresentação da música CARINHOSO,
composta por PIXINGUINHA para interpretação e discussão sobre o coração e as
emoções; Quizz sobre o humor. O seu mau humor é passageiro ou
sinônimo de alerta? Faça o teste para identificar; Ditado
dos trechos “Sentimentos como a raiva e o ódio fazem mal ao coração? De
que maneira?” e “A fé, o bom humor e o autoconhecimento ajudam a prevenir
doenças do coração?”, para construção
de tabela separando as manifestações resultantes de emoções opostas
como a raiva e o ódio e resultantes
de emoções opostas como o
amor, fé e bom humor; Pesquisa em dicionário
on-line sobre homeostase; Realizar o Teste das Cores, como um instrumento de
avaliação psicológica que consiste em obter informações momentâneas sobre
a personalidade, mediante
suas preferências e rejeições à cores; Aula dialogada e
expositiva utilizando vídeos sobre o funcionamento do coração,
desmistificando a relação entre esse órgão e os sentimentos; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos informativos e reflexivos sobre emoções
e cuidados com o coração. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre
os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários,
realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas
mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações
objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração,
realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação
nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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II UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (01
a 19/06). |
Energia do corpo: conceito, produção e
funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do
corpo). Biomassa Como o corpo humano está organizado Digestão – processamento dos alimentos e
absorção dos nutrientes; Respiração – movimentos respiratórios e
trocas gasosas; distúrbios do sistema respiratório; Excreção – a estrutura do sistema
urinário; a produção da urina. A importância da água para o corpo |
Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Projeto de Vida |
As diversas facetas do Consumo (28/06 a 05/08) |
Manutenção do organismo Os nutrientes e suas funções no
organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada; Distúrbios alimentares; |
Economia (Educação Fiscal) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) Projeto de Vida |
HABILIDADES (EF08CI06IT)
Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar,
relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e
sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT)
Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e
coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. |
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METODOLOGIA Ministrar
aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais
vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas
síncronas que incluem salas de
videoconferência e transmissões
ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google
Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google
Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos,
de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a
internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados
a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes on-line ou no
caderno retratando o caminho do sangue, a pequena e grande circulação, o
trabalho do sistema imunológico; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos sobre o sistema imunológico e sua atuação
no organismo; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre circulação sistêmica e pulmonar, utilizando a técnica de sala
de aula invertida, para discussão na próxima aula e esclarecimentos de
dúvidas; Experimento
sobre inspiração e expiração; Jogo
de tabuleiro sobre o caminho do sangue no corpo humano; Campanha
de sensibilização para fortalecer o sistema imune; Construção
de tabela resumo sobre as estruturas que compõem o sangue humano com base em
vídeos e animações apresentados durante as aulas; Modelos
representando o sangue humano, utilizando material comestível ou massinha de
modelar; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos informativos e
reflexivos sobre oximetria, saúde do coração e fortalecimento do sistema
imunológico. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado
na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano
dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como:
feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre
os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários,
realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online,
mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias,
construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de
relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online),
auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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III UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas facetas do Consumo (06 a 21/08) |
Consumo Consciente dos alimentos Evitar o desperdício Reutilizar partes vegetais dispensadas
ao lixo (receitas) Compostagem. |
Economia (Educação Fiscal) Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo) Ciência e Tecnologia Projeto de Vida |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco
(23/08 a 04/10) |
Reprodução, Sexo e Sexualidade. Múltiplas dimensões da sexualidade
humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Diferentes
tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Sistema reprodutor
masculino e feminino. Puberdade
e hormônios, ciclo menstrual e gravidez. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções
Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Atenção com
a higiene genital. Métodos contraceptivos e gravidez
precoce. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Projeto de Vida Educação para as diversidades |
HABILIDADES (EF08CI07) Comparar diferentes processos
reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e
evolutivos. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem
as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural,
afetiva e ética). (EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução
sexuada para a variabilidade dos descendentes. (EF08CI08)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a
atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez
precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar
os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em
Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e
uso desses métodos.
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METODOLOGIA Ministrar
aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas
ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que
incluem salas de
videoconferência e transmissões
ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google
Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google
Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos,
de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a
internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados
a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação
de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes ou pranchas sobre
o sistema reprodutor masculino e feminino; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre DSTs e ISTSs para composição de tabela informativa contendo
modo de transmissão, tratamento, agente causador e prevenção; Campanha
de sensibilização para a importância do uso de preservativos; Contação
de Histórias sobre gravidez precoce, relatando a experiência de casos reais; Análise
de vídeos que mostram os diferentes tipos de reprodução; Representação através de desenhos sobre
os diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada); Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos informativos e reflexivos sobre
gravidez na adolescência, ISTs e DSTs, múltiplas dimensões da sexualidade
humana (biológica, psicológica, cultural, ética), respeito as adversidades. . |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos,
sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos
e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando
de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios,
bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de
poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas,
preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas
(formulários online), auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração,
realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação
nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos
individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa. |
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IV UNIDADE |
||
UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (05 a 09/10) |
Sistema Endócrino e Hormônios. |
Saúde |
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo
na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (11/10 a
20/11) |
A
visão do universo pelos indígenas A
influência dos astros na agricultura Sistema
Sol, Terra e Lua. Lua
satélite da Terra, fases da Lua. Eclipses
e movimentos da Lua. Rotação
e Translação da Terra, estações do ano. Clima Correntes
atmosféricas e distribuição de calor no Planeta |
Multiculturalismo Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Saúde |
(22/11
a 10/12) |
Desequilíbrios
ambientais A
importância da previsão do tempo. Ventos,
massas de ar e frentes frias. Ressaca do mar e Tsunamis ou “maré da morte”. Umidade
do ar Pressão
atmosférica Temperatura
e clima Alterações climáticas atuais, problemas
e soluções. |
Multiculturalismo Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Educação
para as relações étnico-raciais |
HABILIDADES (EF08CI12)
Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu,
a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas
entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel
da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na
ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA)
Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados
pelo movimento da terra. (EF08CI12BA)
Relatar como ocorrem os eclipses. (EF08CI14)
Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica
e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. (EF08CI15)
Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular
situações nas quais elas possam ser medidas. (EF08CI16)
Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental
a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais
provocadas pela intervenção humana. (EF08CI13BA)
Demonstrar, através de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do
que as regiões equatoriais. (EF07CI08IT) Compreender sobre fatores que ocasionam as
ressacas do mar e reconhecer características que evidenciem alterações
causadas por esta catástrofe natural, utilizando como exemplo a cidade de
Prado que faz limite com Itamaraju. |
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METODOLOGIA Ministrar
aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais
vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas
síncronas que incluem salas de
videoconferência e transmissões
ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google
Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google
Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos,
de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a
internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados
a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre Sistema Endócrino, usando a técnica de Sala de Aula Invertida,
para discussão na próxima aula e esclarecimentos de dúvidas; Campanha
de sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que
desencadeiam em desequilíbrios ambientais; Contação
de Histórias; Modelos
representando eclipses e movimentos da Lua, utilizando sucatas; Representações que demostrem os
movimentos da Terra e da Lua. Experimento com termômetros para
trabalhar reflexão e absorção do calor; Experimentos e maquetes que demostram
os movimentos da Terra e da Lua. Experimento com termômetros para
trabalhar reflexão e absorção do calor; Filmes que retratam fenômenos ambientais
referentes ao clima, seguidos de relatórios e ilustrações representando a
formação dos mesmos; Experimentos com relatórios sobre
pressão atmosférica e distribuição de calor; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos informativos e reflexivos sobre problemas
ambientais, a importância da previsão do tempo e alterações climáticas
atuais, problemas e soluções; |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos,
sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos
e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando
de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios,
bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de
poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas,
preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas
(formulários online), auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração,
realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação
nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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OBSERVAÇÕES:
as
habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados. |
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