1ª SD Cie 9º Ano 2025

 

I SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: O papel do feedback no processo da Recomposição

Subtema: Avaliar para Recompor - Estratégias para direcionar os estudos de Ciências

Anos:                                         Período: 06 a 21/03                         Nº de Aulas: 08

ATENÇÃO PROFESSOR!!!

Estamos iniciando um ano letivo e como todo início de ano é necessário considerar a avaliação diagnóstica em busca de compreender e identificar os déficits de aprendizagem, dificuldades na leitura, escrita e interpretação. Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional dos estudantes, com detalhes como: O que o aluno sabe; O que o aluno deveria saber, mas não sabe e as expectativas do estudante em relação aos objetos de conhecimento. Tal diagnóstico é importante para que os professores possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para uma turma ou estudante específico. Outro fator significativo é que professores que trabalham outros componentes curriculares, exceto Língua Portuguesa, não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica.

Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de sentido práticas.

Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por meio da Ciência.

 

Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico.

 

Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações possíveis.

Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais.

          As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

Avaliação Diagnóstica e Socioemocional

(EF07CI-AD) Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

(EF07CI-AD) Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um.

(EF07CI-SE) Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

HABILIDADES

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.  (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.  (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo. Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem; Refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um. Repensar atitudes do cotidiano de maneira a desenvolver atitudes sustentáveis. Identificar a partir das atividades diagnóstico as habilidades que não foram desenvolvidas. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULAS 01 e 02

TEMA: Apresentação

1ª Etapa: Minha Checklist para 2025 (30min)

Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos a partir da dinâmica “Checklist para 2025 hábitos que eu quero adquirir”: O professor se apresenta, diz qual o componente irá trabalhar e relata sobre sua checklist para 2025, em seguida passa a vez para os estudantes, porém, oriente-os a escrever numa folha de papel e depois da leitura irá depositar em uma urna, para no final do ano avaliar as anotações no sentido do que conseguiram de fato executar ao longo de 2025.

Hábitos que eu quero cultivar?
Hábitos que eu quero desapegar?
Coisa que eu quero adquirir?
Coisa que eu quero cultivar?
Coisa que eu quero desapegar?

2ª Etapa: Mão na Massa (20min)

E se 2025 fosse uma postagem em uma rede social? Qual seria a rede social? Como seria a postagem? desenhe se acha necessário, descreva. Quais hashtags deveriam ser usadas?
Como seriam os comentários dessa postagem? ​

Orientar os estudantes a escrever no caderno, após a leitura passar a limpo para uma folha e o professor montará uma espécie de mural.

Tema: Criando expectativas

3ª Etapa: Entrevista comigo mesmo daqui a dez anos (30min)

Objetivos: Possibilitar o aparecimento das fantasias dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas que gostariam de alcançar durante os próximos dez anos.

Desenvolvimento:

1. Grupo em círculo, sentado.

2. Pedir que fechem os olhos e pensem na pessoa que são hoje. O facilitador deve dizer a data do dia, incluindo o ano.

3. Solicitar que deem um salto no tempo  e se imaginem dez anos depois. Visualizar-se nesse  novo tempo: como estão, o que estão fazendo, com quem estão. Tempo.

4. Dizer ao grupo que, ao abrir os olhos, todos, inclusive o facilitador, estarão dez anos mais

velhos. O facilitador fala a data do dia acrescida de mais dez anos. Abrir os olhos.

5. Cada participante deve contar ao grupo o que realizou nesses dez anos, como está em sua vida pessoal e profissional, o que conseguiu, como se sente.

6. Quando todos tiverem falado de si, pedir que fechem novamente os olhos e se recordem de

como eram cinco anos atrás. O facilitador diz a data do dia e do ano atual, trazendo-os de volta.

7. Abrir os olhos e reencontrar-se no presente.

8. Plenário – discutir os seguintes pontos:

- É difícil imaginar o futuro? Por quê?

- O que mais lhe chamou a atenção em você mesmo e/ou nos demais?

- O que é preciso para realizar seus sonhos? O que você pode fazer agora para que esses sonhos se transformem em realidade?

9. Fechamento: o facilitador pontua para o grupo que as escolhas que fazemos no presente são 

orientadas pela visão de futuro que projetamos para nós mesmos.

Publicado   no   livro “Aprendendo   a   ser   e   a   conviver”, Editora   FTD.   Fonte: Projeto Memorial Pirajá – Bahia

Dinâmica   publicada   junto   ao   artigo “Planejar   a   vida   uma   questão   de   escolha”.  

Momento para escuta do estudante.

Observação: Professor, analise essa sugestão para o primeiro dia, caso ache necessário, faça alterações.

AULA 03

 

 

Tema: Desafios da Convivência

 

4ª Etapa: Debate (20 min)

Conviver com as diferenças é um desafio a todo ser humano, todo indivíduo precisa que outra pessoa lhe ensine as práticas da vida como comer, andar, falar. Nenhum ser humano é uma "ilha" para viver isolado do resto mundo, portanto conviver com outros seres humanos se faz necessário, surgindo então o desafio de se conviver com as diferenças, não existe uma pessoa igual à outra, cada indivíduo é único no universo. É preciso que entendamos que cada pessoa tem o seu jeito, as suas particularidades o que a torna diferente das demais pessoas, portanto essa pessoa não é obrigada a ver a vida da mesma maneira que nós.

Coexistir com as diferenças é um desafio?...

“A convivência tem a ver com a liberdade de expressão. Somos quem queremos ser e temos que aprender a conviver com cada um.” Você concorda?

O que é necessário para que todos convivam bem?

Quais ações que não podem ser toleradas no cotidiano da escola?

Conhece alguma situação vivida ou presenciada pelos alunos na escola que, no seu entender, dificultam a convivência na escola?

Para finalizar: “O que é necessário para que a convivência na escola seja saudável, qual é o papel: do indivíduo, do grupo e da escola?”

5ª Etapa: Dinâmica “O nó Humano” (30 min)

A dinâmica do nó humano é uma atividade em grupo que consiste em formar um círculo entrelaçando os dedos dos participantes. O objetivo é desfazer o nó sem soltar as mãos. 

Como jogar?

Forme um círculo, todos de mãos dadas. Oriente cada um para observar bem que está a seu lado direito e a seu lado esquerdo e frise bem que “Não pode esquecer, nem trocar!”. Peça ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam a seu lado. Depois de um minuto, peça que parem onde estão. Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, você deve ter um amontoado de gente. Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem passa por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo. Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre si (quem termina mais rápido, quem termina certo, etc..).

Objetivos:

A dinâmica do nó humano é uma atividade que promove a colaboração, a resolução de problemas e a oratória, além de trabalhar a ajuda, a necessidade de estarmos em grupo para resolução de desafios na sala de aula.

Dicas

  • Quanto maior o grupo, mais complexo será o nó. 
  • Se o grupo for muito numeroso, pode ser mais difícil desfazer o nó. 
  • O animador pode dar sugestões e mostrar os possíveis caminhos. 
  • Após desfazer o nó, o grupo pode compartilhar a experiência.

Após a resolução da dinâmica, propor as questões abaixo para debate.

1. Como você se sentiu durante a atividade?

- Pergunte aos participantes sobre suas emoções e sensações enquanto tentavam se desenrolar.
2. Quais estratégias vocês usaram para resolver o "nó"?

- Incentive a discussão sobre as táticas que cada grupo utilizou para se libertar do nó.

3. Houve algum momento em que alguém teve uma ideia que ajudou o grupo?
- Peça que os participantes identifiquem contribuições individuais que foram importantes para o sucesso do grupo.

4. Como a comunicação afetou o resultado da atividade?

Pergunte sobre a importância de se comunicar claramente e ouvir os outros durante a dinâmica.

5. Vocês enfrentaram desafios durante a atividade? Como lidaram com eles?

- Incentive a reflexão sobre os obstáculos que surgiram e como o grupo os superou.

6. O que você aprendeu sobre trabalho em equipe?

- Pergunte aos participantes sobre as lições que tiraram sobre colaboração e cooperação.

7. Como você se sentiu em relação ao papel que desempenhou no grupo?

- Incentive a auto avaliação sobre a contribuição individual e o impacto no grupo.

8. Se pudéssemos repetir a atividade, o que você faria diferente?

- Estimule a reflexão sobre melhorias e novas abordagens que poderiam ser tentadas.

9. Como essa experiência pode ser aplicada em outras situações do dia a dia?

- Pergunte como as habilidades de comunicação e colaboração podem ser úteis em outros contextos, como na escola ou no trabalho.

10. Qual foi o momento mais divertido ou surpreendente da atividade?

- Peça que compartilhem momentos que se destacaram e que trouxeram alegria ou surpresa.

 

AULA 04 e 05

Tema: A energia nossa de cada dia

6ª Etapa: Introdução a Temática (10 min)

Introdução: Para dar início ao diagnóstico desse assunto, relembre com os estudantes que um dos temas estudados ano passado foi energia. Pergunte quais atividades dessa temática eles gostaram de fazer, se lembram do filme o Menino que descobriu o vento, se recordam de conceitos sobre fontes de energia... enfim, eles estudaram sobre  a energia, suas transformações e conceitos correlatos, como trabalho e potência, com enfoque em fenômenos e situações do cotidiano. Passa-se então para o estudo da eletricidade estática e das cargas elétricas, que fornecem subsídios para a abordagem da corrente elétrica e dos circuitos elétricos. eletromagnetismo.

7º Etapa: Leitura e Interpretação (40 min)

Disponibilize cópias do texto abaixo para os estudantes, em seguida escreva na lousa a interpretação, peça que transcrevam no caderno.

Leia o texto a seguir e faça o que se pede. As tartarugas marinhas usam os campos magnéticos da Terra para voltar ao local onde nasceram décadas antes, de acordo com novo estudo que usou a genética das tartarugas-amarelas para investigar suas viagens. Depois de nadar durante anos numa imensa trajetória que começa no local de desova na Carolina do Norte e Flórida e chega até o Norte da África, as tartarugas encontram o caminho de volta até praias localizadas a 60 km ou 80 km de distância de onde nasceram. O estudo indica que as tartarugas aprenderam a identificar a impressão magnética única de sua praia natal, por meio de algo chamado assinatura geomagnética. [...] Ímã. WEINTRAUB, K. Campos magnéticos da Terra servem de referência para tartarugas marinhas, diz estudo. Estadão (Internacional). Disponível em: Acesso em: out. 2018.

Assim como as tartarugas, muitos outros animais são capazes de se orientar pelo campo magnético da Terra. Em duplas, pesquisem um exemplo e apresentem para a turma. Informem a espécie e a importância do campo magnético para ela.

Pergunte se sabem o que é campo magnético e a relação com energia.

 

8º Etapa: Socialização das pesquisas (20 min)

Hora de Socializar as informações.

 

9ª Etapa: Lendo e explorando imagens (30 min)

 

Compartilhe a imagem abaixo com os estudantes, em seguida peça que responda as questões com base no conhecimento adquirido no ano anterior.

 

 1.Quais são as diferentes fontes de energia representadas na imagem? Como cada uma delas contribui para a geração de eletricidade?

2. De que maneira a imagem reflete práticas sustentáveis na geração de energia? Quais são os benefícios ambientais associados a essas fontes de energia renovável?

3. Que mensagem visual isso transmite sobre o futuro da energia?  

4. Como a instalação de painéis solares em residências pode impactar a economia local e a sustentabilidade ambiental em sua comunidade?

5. Quais são os benefícios e desafios da construção de parques eólicos em áreas rurais, considerando o impacto na fauna local e na economia dos agricultores?

6. De que maneira a construção de uma usina hidrelétrica pode afetar as comunidades ribeirinhas e o ecossistema de um rio?

7. Como a utilização de resíduos agrícolas para a produção de energia pode contribuir para a redução de desperdício e promover uma economia circular?

8. Quais são as preocupações de segurança e os benefícios ambientais associados à energia nuclear em comparação com fontes de energia fósseis?

Observação: Professor, você poderá construir um circuito elétrico (
Para saber mais sobre circuito elétrico você pode acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541 ) junto com os estudantes e trabalhar questões como essas descritas abaixo.

Material para a aula:

Um pedaço de fio condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum)

Duas pilhas tipo comum de 1.5 Volts

Uma lâmpada de 1,5 V

Um resistor de 2ohn

Um rolo de fita isolante

Como podemos definir um circuito elétrico? O que compõe esses circuitos?

Dê exemplos de como circuitos elétricos são utilizados em dispositivos do dia a dia, como em casa ou na indústria. Como a compreensão dos circuitos pode ajudar na manutenção desses dispositivos?

Quais são algumas medidas de segurança que devem ser tomadas ao trabalhar com circuitos elétricos? Por que elas são importantes?

O circuito construído, é fechado ou aberto? Justifique.

AULA 06

Tema: Cálculo de Consumo de Energia

10ª Etapa: Questões Disparadoras (15 min)

Orientações:  Apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

Vocês sabem qual o valor da conta de energia elétrica da residência de vocês?

Quais equipamentos, utilizados por nós, consomem energia elétrica?

E quais não consomem energia elétrica, mas outro tipo de energia?

Continue sondando o conhecimento, pergunte qual eletrodoméstico consome mais energia elétrica em suas casas. A resposta pode ser: chuveiro elétrico, máquina de lavar roupas, ferro de engomar, etc. Registre os eletrodomésticos identificados por cada aluno e, após a apresentação, pergunte: “Por que você acha que este equipamento tem um consumo de energia alto em sua casa?”. Após algumas manifestações, pergunte qual foi o procedimento que eles usaram para fazer este levantamento e chegar a essa conclusão. A resposta pode ser: “Perguntei ao meu pai, ao eletricista do condomínio, a um familiar, calculei, pesquisei na internet, li no manual do equipamento, etc”. Tome nota dos equipamentos que eles citaram e do método aplicado na descoberta.

 

11ª Etapa: Verificação da Aprendizagem (45 min)

 

Orientação: Agora convoque-os a responder a situação problema abaixo, avalie se houve aprendizado com relação a esta habilidade desenvolvida ano passado.

 

Situação Problema:


Maria decidiu fazer algumas melhorias em sua casa para torná-la mais eficiente em termos de consumo de energia. Ela comprou uma nova geladeira que consome 150 kWh por mês e um ar-condicionado que consome 300 kWh por mês. Além disso, ela tem uma televisão que consome 100 kWh por mês e uma lâmpada LED que consome 10 kWh por mês.

Maria quer saber qual é o consumo total de energia de seus aparelhos em um ano e quanto ela gastará, sabendo que o custo da energia elétrica é de R$ 0,80 por kWh.

Pergunta:
1. Qual é o consumo total de energia dos aparelhos de Maria em um ano?
2. Quanto Maria gastará com a conta de energia elétrica ao longo do ano?

Resolução:
1. Consumo total em um ano:

- Geladeira: 150 kWh/mês × 12 meses = 1.800 kWh

- Ar-condicionado: 300 kWh/mês × 12 meses = 3.600 kWh

- Televisão: 100 kWh/mês × 12 meses = 1.200 kWh

- Lâmpada LED: 10 kWh/mês × 12 meses = 120 kWh

Consumo total = 1.800 + 3.600 + 1.200 + 120 = 6.720 kWh

2. Custo total da energia em um ano:

Custo total = 6.720 kWh × R$ 0,80/kWh = R$ 5.376,00

Assim, Maria consumirá 6.720 kWh em um ano e gastará R$ 5.376,00 com a conta de energia elétrica.

 

AULA 07

Tema: Processos Reprodutivos em Plantas e Animais

12ª Etapa: Introdução ao Tema (10 min)

Nesta aula iremos relembrar assuntos relacionados à reprodução, processo característico de todos os seres vivos e responsável pela perpetuação das espécies. Ano passado eles aprenderam a diferenciar conceitos que, embora estejam estreitamente relacionados entre si, são distintos, como reprodução, sexo biológico e cópula (ou relação sexual). Focando na reprodução humana, eles refletiram sobre as transformações físicas e emocionais, pelas quais os jovens passam a partir da puberdade, e toda a responsabilidade que vem com essas mudanças e o início da vida sexual, refletindo sobre IST (infecções sexualmente transmissíveis) e métodos contraceptivos.

13ª Etapa: Hora do Desafio (40 min)

Dialogue um pouco mais com os estudantes a respeito da temática, em seguida convide-os a responderem o desafio abaixo.

Situação-Problema: A Floresta e o Lago

Em uma floresta exuberante, existem diversas espécies de plantas que se reproduzem de maneiras diferentes. Algumas delas, como as flores, utilizam a polinização para produzir sementes, enquanto outras, como os samambaias, se reproduzem por esporos. Perto da floresta, há um lago onde vivem várias espécies de peixes que se reproduzem por desova, liberando ovos na água, enquanto outros animais, como sapos, realizam a reprodução em terra, com os machos chamando as fêmeas com seus coaxos.

Recentemente, a floresta começou a sofrer com a poluição do lago, o que afetou a qualidade da água e, consequentemente, a reprodução dos peixes. Além disso, a poluição também impactou a polinização das plantas, pois muitos insetos que ajudam na polinização estão desaparecendo.

Pergunta: Como a poluição do lago pode afetar os processos reprodutivos tanto das plantas quanto dos animais na região? Quais medidas poderiam ser tomadas para minimizar esses impactos? Quais tipos de reprodução identificamos no texto? Qual diferença entre reprodução sexuada e assexuada? Apresente vantagens e desvantagens desse tipo de reprodução.

Essa situação-problema permite que os estudantes reflitam sobre a interconexão entre os ecossistemas e a importância da preservação ambiental para a reprodução de diferentes espécies.

Professor, acrescente mais perguntas para sondar o desenvolvimento da habilidade  (EF08CI07).

 

AULA 08

Tema: Puberdade, Métodos Contraceptivos e ISTs

14ª Etapa: Questão Problematizadora (15 min)

Orientações: Faça uma leitura junto aos alunos da notícia que mostra a ação de prevenção do município de Três Lagoas (MS) por meio do projeto
Previna Adolescência: 
http://www.treslagoas.ms.gov.br/semec-inicia-projeto-para-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-em-quatro-escolas-municipais-de-tres-lagoas/

Converse com os estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • Qual a importância de um projeto como este feito nas escolas?
  • Se está falando de gravidez, é certo afirmar que este projeto será ministrado apenas para as garotas do município? Por quê?
  • É possível prevenir uma gravidez mesmo sendo sexualmente ativo?
  • Cite as formas de prevenção que você conhece.
  • Você sabe como funcionam e como utilizá-las?
  • De quem é a responsabilidade de lembrar do uso do contraceptivo durante uma relação sexual?
  • Em geral estes métodos previnem uma possível concepção (gravidez), como o próprio nome sugere. Porém, alguns deles tem uma outra função igualmente importante. Qual seria?
  • Comentem sobre a importância dos cuidados com o corpo e o uso destes métodos.

 

 Questão Disparadora:

Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. A pergunta tem como objetivo diagnosticar o desenvolvimento da habilidade que foi trabalhada ano passado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

15ª Etapa: Para início de Conversa (10 min)

                                                           

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra poética, mas que fechassem os olhos para ouvi-la. Declame parte da obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, e, após a leitura, se possível, projete os trechos da obra para que possam retomá-los no momento da discussão. Você também pode utilizar o material impresso ou trazer escrito em um cartaz, além da opção do registro no quadro, mas as outras duas permitem ganho de tempo para a discussão.

Após a declamação peça que abram os olhos e ao promover contato com a obra escrita faça algumas perguntas que permitam a eles refletir e por meio de uma breve discussão enxergar como o autor descreve as diferentes épocas da vida e sua transição.

Será um momento curto de discussão para uma ou duas hipóteses/respostas simples para algumas perguntas, como:

·         O que vocês sentiram ao ouvir o trecho da obra? Qual seria o principal sentimento do autor ao escrevê-la?

·         De quais fases de vida ele fala? (Espera-se que digam infância e adolescência?).

·         Os poemas sempre falam de forma mais objetiva o que gostariam de representar? (Espera-se que eles digam que não costumam ser literais e deixam questões subentendidas ao leitor.)

·         Como o autor descreve a infância e a adolescência? Quais elementos ele utiliza que permitem chegar a essa conclusão? (Permite que façam correlações com os termos utilizados, como por exemplo o trecho “flores da adolescência” como algo que desabrocha e traz mudanças.)

·         A que estariam relacionadas às frases “Virações da infância” e “ Um coração que palpitara outrora por uns olhos gázeos de mulher?” (Espera-se que associem à transição de períodos, viração pode significar brisa e, subjetivamente, imaginação; já o coração palpitar, o despertar da sexualidade na adolescência.)

Você pode combinar um trabalho interdisciplinar com o professor de Português para falar sobre a obra e este importante autor da segunda geração romântica brasileira que inclusive traz em suas produções muitos sentimentos vivenciados pelos jovens, já que morreu aos 20 anos.

Etapa 20: Estudos de caso (40min)

Orientações: Divida a turma em dois grupos, deixe cada um com um caso, após o tempo dado, fazer uma roda de conversa para que socializem o caso e suas respostas.

Cada grupo deverá fazer as leituras dos textos, em seguida debater sobre as questões através de interpretação, reflexão e socialização com os demais. 

HISTÓRIA DE MARINA

Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez

Questões propostas sobre o texto:

  1. Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?
  2. . Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?
  3. . Como eles poderiam se prevenir?
  4. . Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?
  5. . O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?
  6. . A atitude da mãe da Marina foi correta?
  7. . O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?
  8. . Que outras opções Marina teriam?
  9. . Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?
  10. . E o pai de Marina como vai receber a notícia?

Estudo de Caso 2: Tomando Decisões Sobre a Saúde na Adolescência 

Aqui está um estudo de caso que envolve puberdade, métodos contraceptivos e ISTs, permitindo que os alunos reflitam sobre situações reais e tomem decisões embasadas em conhecimento científico. 

Mariana e João têm 15 anos e são namorados. Ambos estão passando por mudanças típicas da puberdade e sentem que sua relação está se tornando mais séria. Eles têm muitas dúvidas sobre as transformações em seus corpos, os métodos contraceptivos e os riscos de ISTs, mas sentem vergonha de conversar sobre isso com adultos. 

Mariana ouviu de uma amiga que a pílula anticoncepcional é suficiente para evitar gravidez, enquanto João acredita que o uso do preservativo não é necessário se houver confiança no parceiro. Nenhum dos dois conhece muito sobre ISTs, além do que já ouviram por comentários de amigos e redes sociais.   

Um dia, após uma conversa na escola sobre sexualidade e prevenção, Mariana e João decidem pesquisar mais e buscar ajuda para tomar decisões responsáveis. 

Perguntas para Discussão: 

1. Quais mudanças físicas e emocionais Mariana e João podem estar enfrentando devido à puberdade? 

2. Quais são os principais métodos contraceptivos que poderiam ajudá-los a prevenir uma gravidez indesejada? 

3. O que você diria a Mariana sobre o uso exclusivo da pílula anticoncepcional como método de prevenção? 

4. João acredita que confiança no parceiro elimina a necessidade do preservativo. Essa afirmação está correta? Por quê? 

5. Quais são as principais ISTs e como elas podem ser prevenidas? 

6. Se você fosse um amigo próximo de Mariana e João, como aconselharia os dois a buscar informações seguras sobre sexualidade e saúde? 

7. De que forma a escola e a família podem contribuir para que adolescentes tenham mais segurança para falar sobre esses temas? 

Observação: Ao longo da aplicação da sequência, registre as observações de desempenho de cada aluno na ficha de avaliação diagnóstica disponibilizada por WhatsApp.

 

 

Observação: Preencher as fichas diagnósticas ao longo da execução da sequência.

 

Elaboração: Nilsilane

Colaboradores: Amélia, Cristiane, Elane, Eliete e Maxuell.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 

 

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