I SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
Tema Inter
curricular:
O papel do feedback no processo da Recomposição |
Subtema: Avaliar para Recompor - Estratégias
para direcionar os estudos de Ciências |
Anos: 9º Período: 06 a 21/03 Nº de Aulas: 08 |
ATENÇÃO PROFESSOR!!! Estamos iniciando um ano letivo e como todo início de ano é necessário
considerar a avaliação diagnóstica em busca de compreender e identificar os
déficits de aprendizagem, dificuldades na leitura, escrita e interpretação.
Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional
dos estudantes, com detalhes como: O que o aluno sabe; O que o aluno deveria
saber, mas não sabe e as expectativas do estudante em relação aos objetos de
conhecimento. Tal diagnóstico é importante para que os professores possam
melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para
uma turma ou estudante específico. Outro fator significativo é que
professores que trabalham outros componentes curriculares, exceto Língua
Portuguesa, não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias
e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como
o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são
fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica. Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se
envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante
diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em
diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de
sentido práticas. Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma
ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades
significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos
como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por
meio da Ciência. Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de
conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico. Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está
intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona
com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado;
se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles
acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o
vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma
dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante
esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e
priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações
possíveis. Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e
atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais. • As Competências
Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo
de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com
suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o
outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. |
Avaliação
Diagnóstica e Socioemocional |
(EF07CI-AD) Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. (EF07CI-AD) Identificar as realidades dos
estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir sobre
e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada
docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características
individuais de cada um. (EF07CI-SE) Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios
éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES |
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis
e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades
ou cidades. (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com
pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a
circuitos elétricos residenciais. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais
(chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo
de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa,
sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a
partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio
de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico
mensal. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica
(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças,
seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua
cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas
e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI08) Analisar e explicar as
transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios
sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a
eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de
compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais
adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. |
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
Compreender como a Ciência colabora
na formação social de cada indivíduo. Identificar as realidades dos
estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem; Refletir sobre
e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente.
Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características
individuais de cada um. Repensar atitudes do cotidiano de maneira a
desenvolver atitudes sustentáveis. Identificar a partir das atividades
diagnóstico as habilidades que não foram desenvolvidas. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULAS 01 e 02 TEMA:
Apresentação 1ª
Etapa:
Minha Checklist para 2025 (30min) Apresentação do professor, do
Componente Curricular e dos alunos a partir da dinâmica “Checklist para 2025 hábitos que eu
quero adquirir”: O professor se apresenta, diz qual o componente irá
trabalhar e relata sobre sua checklist para 2025, em seguida passa a vez para
os estudantes, porém, oriente-os a escrever numa folha de papel e depois da
leitura irá depositar em uma urna, para no final do ano avaliar as anotações
no sentido do que conseguiram de fato executar ao longo de 2025. Hábitos que eu quero cultivar? 2ª
Etapa: Mão na Massa (20min) E se 2025 fosse uma postagem em uma rede social? Qual seria a
rede social? Como seria a postagem? desenhe se acha necessário, descreva. Quais
hashtags deveriam ser usadas? Orientar os estudantes a escrever
no caderno, após a leitura passar a limpo para uma folha e o professor
montará uma espécie de mural. Tema:
Criando expectativas 3ª
Etapa:
Entrevista comigo mesmo daqui a dez
anos (30min) Objetivos: Possibilitar o
aparecimento das fantasias dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas
que gostariam de alcançar durante os próximos dez anos. Desenvolvimento: 1. Grupo em círculo, sentado. 2. Pedir que fechem os olhos e
pensem na pessoa que são hoje. O facilitador deve dizer a data do dia,
incluindo o ano. 3. Solicitar que deem um salto no
tempo e se imaginem dez anos depois.
Visualizar-se nesse novo tempo: como
estão, o que estão fazendo, com quem estão. Tempo. 4. Dizer ao grupo que, ao abrir os
olhos, todos, inclusive o facilitador, estarão dez anos mais velhos. O facilitador fala a data
do dia acrescida de mais dez anos. Abrir os olhos. 5. Cada participante deve contar ao
grupo o que realizou nesses dez anos, como está em sua vida pessoal e
profissional, o que conseguiu, como se sente. 6. Quando todos tiverem falado de
si, pedir que fechem novamente os olhos e se recordem de como eram cinco anos atrás. O
facilitador diz a data do dia e do ano atual, trazendo-os de volta. 7. Abrir os olhos e reencontrar-se
no presente. 8. Plenário – discutir os seguintes
pontos: - É difícil imaginar o futuro? Por
quê? - O que mais lhe chamou a atenção
em você mesmo e/ou nos demais? - O que é preciso para realizar
seus sonhos? O que você pode fazer agora para que esses sonhos se transformem
em realidade? 9. Fechamento: o facilitador pontua
para o grupo que as escolhas que fazemos no presente são orientadas pela visão de futuro que
projetamos para nós mesmos. Publicado no
livro “Aprendendo a ser
e a conviver”, Editora FTD.
Fonte: Projeto Memorial Pirajá – Bahia Dinâmica publicada
junto ao artigo “Planejar a
vida uma questão
de escolha”. Momento para escuta do estudante.
AULA 03 Tema: Desafios
da Convivência 4ª Etapa: Debate (20 min) Conviver
com as diferenças é um desafio a todo ser humano, todo indivíduo precisa que
outra pessoa lhe ensine as práticas da vida como comer, andar, falar. Nenhum
ser humano é uma "ilha" para viver isolado do resto mundo, portanto
conviver com outros seres humanos se faz necessário, surgindo então o desafio
de se conviver com as diferenças, não existe uma pessoa igual à outra, cada
indivíduo é único no universo. É preciso que entendamos que cada pessoa tem o
seu jeito, as suas particularidades o que a torna diferente das demais
pessoas, portanto essa pessoa não é obrigada a ver a vida da mesma maneira
que nós. Coexistir
com as diferenças é um desafio?... “A
convivência tem a ver com a liberdade de expressão. Somos quem queremos ser e
temos que aprender a conviver com cada um.” Você concorda? O
que é necessário para que todos convivam bem? Quais
ações que não podem ser toleradas no cotidiano da escola? Conhece
alguma situação vivida ou presenciada pelos alunos na escola que, no seu
entender, dificultam a convivência na escola? Para
finalizar: “O que é necessário para que a convivência na escola seja
saudável, qual é o papel: do indivíduo, do grupo e da escola?” 5ª
Etapa: Dinâmica “O nó Humano” (30 min) A dinâmica do nó humano é uma atividade em
grupo que consiste em formar um círculo entrelaçando os dedos dos
participantes. O objetivo é desfazer o nó sem soltar as mãos. Como jogar? Forme um círculo, todos de mãos dadas. Oriente
cada um para observar bem que está a seu lado direito e a seu lado esquerdo e
frise bem que “Não pode esquecer, nem trocar!”. Peça ao grupo que solte as
mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas
diferentes daquelas que estavam a seu lado. Depois de um minuto, peça que
parem onde estão. Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão
novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa
for esta parte melhor). No final, você deve ter um amontoado de gente. Agora
a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um
círculo no centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem
passa por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo
fique completo. Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre
si (quem termina mais rápido, quem termina certo, etc..). Objetivos: A dinâmica do nó humano é uma atividade que
promove a colaboração, a resolução de problemas e a oratória, além de
trabalhar a ajuda, a necessidade de estarmos em grupo para resolução de
desafios na sala de aula. Dicas
Após
a resolução da dinâmica, propor as questões abaixo para debate. 1. Como você se sentiu durante a atividade? -
Pergunte aos participantes sobre suas emoções e sensações enquanto tentavam
se desenrolar. -
Incentive a discussão sobre as táticas que cada grupo utilizou para se
libertar do nó. 4.
Como a comunicação afetou o resultado da atividade? Pergunte
sobre a importância de se comunicar claramente e ouvir os outros durante a
dinâmica. -
Incentive a reflexão sobre os obstáculos que surgiram e como o grupo os
superou. -
Pergunte aos participantes sobre as lições que tiraram sobre colaboração e
cooperação. -
Incentive a auto avaliação sobre a contribuição individual e o impacto no
grupo. -
Estimule a reflexão sobre melhorias e novas abordagens que poderiam ser
tentadas. 9.
Como essa experiência pode ser aplicada em outras situações do dia a dia? -
Pergunte como as habilidades de comunicação e colaboração podem ser úteis em
outros contextos, como na escola ou no trabalho. 10.
Qual foi o momento mais divertido ou surpreendente da atividade? -
Peça que compartilhem momentos que se destacaram e que trouxeram alegria ou
surpresa. AULA 04 e 05 Tema:
A energia nossa de cada dia 6ª
Etapa: Introdução a Temática (10 min) Introdução: Para dar início ao diagnóstico desse
assunto, relembre com os estudantes que um dos temas estudados ano passado
foi energia. Pergunte quais atividades dessa temática eles gostaram de fazer,
se lembram do filme o Menino que descobriu o vento, se recordam de conceitos
sobre fontes de energia... enfim, eles estudaram sobre a energia, suas transformações e conceitos
correlatos, como trabalho e potência, com enfoque em fenômenos e situações do
cotidiano. Passa-se então para o estudo da eletricidade estática e das cargas
elétricas, que fornecem subsídios para a abordagem da corrente elétrica e dos
circuitos elétricos. eletromagnetismo. 7º
Etapa: Leitura e Interpretação (40 min) Disponibilize
cópias do texto abaixo para os estudantes, em seguida escreva na lousa a
interpretação, peça que transcrevam no caderno. Leia o texto a seguir e faça o que se pede. As tartarugas
marinhas usam os campos magnéticos da Terra para voltar ao local onde
nasceram décadas antes, de acordo com novo estudo que usou a genética das
tartarugas-amarelas para investigar suas viagens. Depois de nadar durante
anos numa imensa trajetória que começa no local de desova na Carolina do
Norte e Flórida e chega até o Norte da África, as tartarugas encontram o
caminho de volta até praias localizadas a 60 km ou 80 km de distância de onde
nasceram. O estudo indica que as tartarugas aprenderam a identificar a
impressão magnética única de sua praia natal, por meio de algo chamado
assinatura geomagnética. [...] Ímã. WEINTRAUB, K. Campos magnéticos da Terra
servem de referência para tartarugas marinhas, diz estudo. Estadão
(Internacional). Disponível em: Acesso em: out. 2018. Assim
como as tartarugas, muitos outros animais são capazes de se orientar pelo
campo magnético da Terra. Em duplas, pesquisem um exemplo e apresentem para a
turma. Informem a espécie e a importância do campo magnético para ela. Pergunte se
sabem o que é campo magnético e a relação com energia. 8º Etapa:
Socialização das pesquisas (20 min) Hora de Socializar as informações. 9ª Etapa:
Lendo e explorando imagens (30 min) Compartilhe a
imagem abaixo com os estudantes, em seguida peça que responda as questões com
base no conhecimento adquirido no ano anterior. 1.Quais
são as diferentes fontes de energia representadas na imagem? Como cada uma
delas contribui para a geração de eletricidade? 2. De que maneira a
imagem reflete práticas sustentáveis na geração de energia? Quais são os
benefícios ambientais associados a essas fontes de energia renovável? 4. Como a instalação
de painéis solares em residências pode impactar a economia local e a
sustentabilidade ambiental em sua comunidade? 5. Quais são os
benefícios e desafios da construção de parques eólicos em áreas rurais,
considerando o impacto na fauna local e na economia dos agricultores? 7. Como a utilização
de resíduos agrícolas para a produção de energia pode contribuir para a
redução de desperdício e promover uma economia circular? Material para a
aula: Um pedaço de fio
condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum) Duas pilhas tipo
comum de 1.5 Volts Uma lâmpada de
1,5 V Um resistor de
2ohn Um rolo de fita
isolante Como podemos definir um circuito elétrico? O que compõe
esses circuitos? Dê exemplos de como circuitos elétricos são utilizados em dispositivos
do dia a dia, como em casa ou na indústria. Como a compreensão dos circuitos
pode ajudar na manutenção desses dispositivos? Quais são algumas medidas de segurança que devem ser
tomadas ao trabalhar com circuitos elétricos? Por que elas são importantes? O circuito construído, é fechado ou aberto? Justifique. AULA 06 Tema: Cálculo de Consumo de Energia 10ª Etapa: Questões Disparadoras (15 min) Orientações: Apresente o título
da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais
como: Vocês sabem qual o valor da conta de energia
elétrica da residência de vocês? Quais equipamentos, utilizados por nós, consomem
energia elétrica? E quais não consomem energia elétrica, mas outro
tipo de energia? Continue sondando o conhecimento, pergunte qual
eletrodoméstico consome mais energia elétrica em suas casas. A resposta pode
ser: chuveiro elétrico, máquina de lavar roupas, ferro de engomar, etc.
Registre os eletrodomésticos identificados por cada aluno e, após a
apresentação, pergunte: “Por que você acha que este equipamento tem um
consumo de energia alto em sua casa?”. Após algumas manifestações, pergunte
qual foi o procedimento que eles usaram para fazer este levantamento e chegar
a essa conclusão. A resposta pode ser: “Perguntei ao meu pai, ao eletricista
do condomínio, a um familiar, calculei, pesquisei na internet, li no manual
do equipamento, etc”. Tome nota dos equipamentos que eles citaram e do método
aplicado na descoberta. 11ª Etapa: Verificação da
Aprendizagem (45 min) Orientação:
Agora convoque-os a responder a situação problema abaixo, avalie se houve
aprendizado com relação a esta habilidade desenvolvida ano passado. Situação
Problema:
-
Geladeira: 150 kWh/mês × 12 meses = 1.800 kWh -
Ar-condicionado: 300 kWh/mês × 12 meses = 3.600 kWh -
Televisão: 100 kWh/mês × 12 meses = 1.200 kWh -
Lâmpada LED: 10 kWh/mês × 12 meses = 120 kWh Consumo
total = 1.800 + 3.600 + 1.200 + 120 = 6.720 kWh 2.
Custo total da energia em um ano: Custo
total = 6.720 kWh × R$ 0,80/kWh = R$ 5.376,00 Assim,
Maria consumirá 6.720 kWh em um ano e gastará R$ 5.376,00 com a conta de
energia elétrica. AULA 07 Tema: Processos Reprodutivos em Plantas e Animais 12ª Etapa: Introdução ao Tema (10 min) Nesta aula iremos relembrar assuntos
relacionados à reprodução, processo característico de todos os seres vivos e
responsável pela perpetuação das espécies. Ano passado eles aprenderam a
diferenciar conceitos que, embora estejam estreitamente relacionados entre
si, são distintos, como reprodução, sexo biológico e cópula (ou relação
sexual). Focando na reprodução humana, eles refletiram sobre as
transformações físicas e emocionais, pelas quais os jovens passam a partir da
puberdade, e toda a responsabilidade que vem com essas mudanças e o início da
vida sexual, refletindo sobre IST (infecções sexualmente transmissíveis) e
métodos contraceptivos. 13ª Etapa: Hora do Desafio (40 min) Dialogue um pouco mais com os estudantes
a respeito da temática, em seguida convide-os a responderem o desafio abaixo. Situação-Problema: A Floresta e o Lago Em uma floresta exuberante, existem diversas espécies de
plantas que se reproduzem de maneiras diferentes. Algumas delas, como as
flores, utilizam a polinização para produzir sementes, enquanto outras, como
os samambaias, se reproduzem por esporos. Perto da floresta, há um lago onde
vivem várias espécies de peixes que se reproduzem por desova, liberando ovos
na água, enquanto outros animais, como sapos, realizam a reprodução em terra,
com os machos chamando as fêmeas com seus coaxos. Recentemente, a floresta começou a sofrer com a poluição do
lago, o que afetou a qualidade da água e, consequentemente, a reprodução dos
peixes. Além disso, a poluição também impactou a polinização das plantas,
pois muitos insetos que ajudam na polinização estão desaparecendo. Essa situação-problema permite que os estudantes reflitam
sobre a interconexão entre os ecossistemas e a importância da preservação
ambiental para a reprodução de diferentes espécies. Professor, acrescente mais perguntas para
sondar o desenvolvimento da habilidade
(EF08CI07). AULA 08 Tema: Puberdade,
Métodos Contraceptivos e ISTs 14ª Etapa: Questão
Problematizadora (15 min) Orientações: Faça
uma leitura junto aos alunos da notícia que mostra a ação de prevenção do
município de Três Lagoas (MS) por meio do projeto Converse com os
estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:
Questão Disparadora: Orientações: Apresente
o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. A pergunta tem como
objetivo diagnosticar o desenvolvimento da habilidade que foi trabalhada ano
passado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e
levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se
preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar
sobre o tema. 15ª Etapa: Para início
de Conversa (10 min) Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande
roda em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra
poética, mas que fechassem os olhos para ouvi-la. Declame parte da obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, e, após a
leitura, se possível, projete os trechos da obra para que possam retomá-los
no momento da discussão. Você também pode utilizar o material impresso ou
trazer escrito em um cartaz, além da opção do registro no quadro, mas as
outras duas permitem ganho de tempo para a discussão. Após a declamação peça que abram os olhos e ao
promover contato com a obra escrita faça algumas perguntas que permitam a
eles refletir e por meio de uma breve discussão enxergar como o autor
descreve as diferentes épocas da vida e sua transição. Será um momento curto de discussão para uma ou
duas hipóteses/respostas simples para algumas perguntas, como: ·
O que vocês sentiram ao ouvir o trecho da obra?
Qual seria o principal sentimento do autor ao escrevê-la? ·
De quais fases de vida ele fala? (Espera-se que
digam infância e adolescência?). ·
Os poemas sempre falam de forma mais objetiva o
que gostariam de representar? (Espera-se que eles digam que não costumam ser
literais e deixam questões subentendidas ao leitor.) ·
Como o autor descreve a infância e a
adolescência? Quais elementos ele utiliza que permitem chegar a essa
conclusão? (Permite que façam correlações com os termos utilizados, como por
exemplo o trecho “flores da adolescência” como algo que desabrocha e traz
mudanças.) ·
A que estariam relacionadas às frases “Virações
da infância” e “ Um coração que palpitara outrora por uns olhos gázeos
de mulher?” (Espera-se que associem à transição de períodos, viração pode
significar brisa e, subjetivamente, imaginação; já o coração palpitar, o
despertar da sexualidade na adolescência.) Você pode combinar um trabalho interdisciplinar
com o professor de Português para falar sobre a obra e este importante autor
da segunda geração romântica brasileira que inclusive traz em suas produções
muitos sentimentos vivenciados pelos jovens, já que morreu aos 20 anos. Etapa 20: Estudos de caso (40min) Orientações:
Divida a turma em dois grupos, deixe cada um com um caso, após o tempo dado,
fazer uma roda de conversa para que socializem o caso e suas respostas. Cada
grupo deverá fazer as leituras dos textos, em seguida debater sobre as
questões através de interpretação, reflexão e socialização com os
demais. HISTÓRIA
DE MARINA Marina
tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é
costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo;
à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai
também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família
de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava
sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo
confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é
maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar
vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu
César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo
começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde
estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e
sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada,
sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César,
teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César
estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina
disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria
engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua
mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez...
César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala
com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de
jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As
férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela
tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez,
César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo
estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou
desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina
percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz
e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o
quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina
contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou
cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez Questões
propostas sobre o texto:
Estudo de
Caso 2: Tomando Decisões Sobre a Saúde na Adolescência Aqui está um estudo de caso que envolve puberdade, métodos
contraceptivos e ISTs, permitindo que os alunos reflitam sobre situações
reais e tomem decisões embasadas em conhecimento científico. Mariana e
João têm 15 anos e são namorados. Ambos estão passando por mudanças típicas
da puberdade e sentem que sua relação está se tornando mais séria. Eles têm
muitas dúvidas sobre as transformações em seus corpos, os métodos
contraceptivos e os riscos de ISTs, mas sentem vergonha de conversar sobre
isso com adultos. Mariana
ouviu de uma amiga que a pílula anticoncepcional é suficiente para evitar
gravidez, enquanto João acredita que o uso do preservativo não é necessário
se houver confiança no parceiro. Nenhum dos dois conhece muito sobre ISTs,
além do que já ouviram por comentários de amigos e redes sociais. Um dia,
após uma conversa na escola sobre sexualidade e prevenção, Mariana e João
decidem pesquisar mais e buscar ajuda para tomar decisões responsáveis. Perguntas
para Discussão: 1. Quais
mudanças físicas e emocionais Mariana e João podem estar enfrentando devido à
puberdade? 2. Quais
são os principais métodos contraceptivos que poderiam ajudá-los a prevenir
uma gravidez indesejada? 3. O que
você diria a Mariana sobre o uso exclusivo da pílula anticoncepcional como
método de prevenção? 4. João
acredita que confiança no parceiro elimina a necessidade do preservativo.
Essa afirmação está correta? Por quê? 5. Quais
são as principais ISTs e como elas podem ser prevenidas? 6. Se você
fosse um amigo próximo de Mariana e João, como aconselharia os dois a buscar
informações seguras sobre sexualidade e saúde? 7. De que
forma a escola e a família podem contribuir para que adolescentes tenham mais
segurança para falar sobre esses temas?
Observação:
Ao longo da aplicação da sequência, registre as observações de desempenho de
cada aluno na ficha de avaliação diagnóstica disponibilizada
por WhatsApp. Observação: Preencher as fichas diagnósticas ao longo da
execução da sequência. Elaboração:
Nilsilane Colaboradores:
Amélia, Cristiane, Elane, Eliete e Maxuell. |
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros |
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