SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Ideias Evolucionistas |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: A luta pela sobrevivência dos
seres vivos e os recursos limitados, as ideias de Darwin e Lamarck e seleção
natural e artificial. |
|
Ano: 9º Período: 08/09 a 02/10 Nº de Aulas: 12 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas
de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos,
identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância
para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base
na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie,
resultantes de processo reprodutivo. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
·
Esclarecer conceitos e criar vias
que possibilitem o entendimento da evolução biológica, compreendendo a
situação atual do tema e a importância de ser debatido, não apenas em âmbito
escolar, mas sim dentro de um contexto social. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA
01 Etapa
1 - Para começar a abordar a evolução biológica, peça que os
alunos desenhem rapidamente 3 seres vivos diferentes no caderno, em seguida,
questione: quais diferenças os seres desenhados apresentam entre si? Como
surgiram as diferentes espécies que conhecemos? Explore o conhecimento prévio
dos estudantes para seguir para a próxima etapa. Nessa etapa também pode ser
utilizado o livro Inspire Ciências do 9º ano, páginas 48 e 49. Etapa
2 - Utilize o livro Inspire Ciências do 9º ano, páginas 50 e
51 para abordar os conceitos de fixismo e transformismo. Converse com os
alunos e pergunte se eles concordam com o questionamento que os cientistas da
época fizeram sobre o fixismo. AULA
02 Etapa
3 - Mão na massa: no
link a seguir https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q66mWhFuCsPC5TACgZ8msHQ7vJuXJmvjADEHzksnjnSJTPdbqtmQuv8AyhYM/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve03
você encontra uma atividade que será utilizada para introduzir as ideias de
Lamarck. Divida os alunos em pequenos grupos e distribua uma ficha para cada.
Eles deverão fazer a leitura da condição que lhes foi apresentada e formular
quais características as aves precisariam adquirir para sobreviver em um
ambiente que se modificou. Em seguida peça para que os grupos apresentem suas
respostas, oriente os alunos para que eles questionem também seus colegas ou
que sugiram modificações que não foram citadas. Etapa
2 - Após o debate, organize os seguintes conhecimentos que
foram apresentados durante a atividade: a) os animais modificam-se para
conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o conjunto de mudanças com o
passar dos anos, gera a evolução dos organismos; c) nas ideias de Lamarck,
essas mudanças são intencionais. Você deve fazer uma sistematização de que há
uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste Lamarck que propunha que os
organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando suas características para
conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do meio em que viviam. Foi isso
que os grupos fizeram nessa atividade. Para Lamarck, o conjunto dessas
alterações permitia que os seres vivos fossem se tornando diferentes uns dos
outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você pode retomar a questão
disparadora e solicitar que os alunos comparem os registros das explicações
construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck diante dessa situação (como Lamarck responderia a essa questão?). Utilize o livro Inspire Ciências,
páginas 52 e 53 para aprofundar sobre Lamarck e suas leis. AULA
03 Etapa
4 - No link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing
você encontra a proposta de uma abordagem inicial para tratar das ideias evolucionistas
de Darwin. Mostre a imagem para os alunos e faça os questionamentos que estão
ao lado da imagem. Acolha as respostas que surgirem e dê encaminhamento a
organização do conhecimento a partir das resposta. Comente que os
pesquisadores Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias
diferentes entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para
selecionar as características mais favoráveis dos indivíduos de uma
população. Suas ideias constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção
natural. Na seleção natural o meio tem uma influência muito grande para
selecionar as características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente
se modificar, como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na
árvore, pode ser que outras características (como a cor verde dos insetos)
sejam favoráveis. Utilize o livro Inspire Ciências, página 54 até 58 para
aprofundar sobre as ideias evolucionistas de Darwin. Etapa
5 - Verificando o aprendizagem: propor a atividade do livro
Inspire Ciências, página 60, do 1 ao 2. Etapa
6 - Correção da atividade do livro. Etapa
7 - Para casa: Para auxiliar na compreensão sobre
o tema, indique aos alunos que assistam o filme “O desafio de Darwin”, que
trata da trajetória de Darwin próximo ao ano de 1957/58. vídeo se encontra disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Iye1hB6zdeE.
Solicitar aos alunos que respondam os seguintes questionamentos, após
assistirem ao filme:
AULA
04 Etapa
8 - Uma das ideias que sustentam a evolução biológica é de um
ancestral em comum que deu origem a todas as espécies. Para entender que o
processo de evolução não é rápido e linear, mas sim gradual e contínuo, as
árvores filogenéticas são uma ferramenta que facilitam essa compreensão.
Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 58 e 59 para aprofundar sobre as
árvores filogenéticas. Etapa
9 - Relacione o que foi trabalhado com as árvores
filogenéticas com a proposta “Vamos verificar” da página 61 do livro Inspire
Ciências do 9º ano. Oralmente, discuta as questões com os alunos. É uma ótima
oportunidade de quebrar algumas ideias equivocadas de que “o homem veio do
macaco”. Etapa
10 - No link a seguir há um quiz com perguntas sobre Darwin
e o Evolucionismo. Solicite aos alunos que o acesse para testar seus
conhecimentos sobre o conteúdo exposto: https://educacao.uol.com.br/quiz/2012/11/27/darwin-e-o-evolucionismo.htm Etapa 11- Mão na Massa em Família Reúna
com sua família para desenvolver as atividades práticas sobre Seleção
Natural, seguir as orientações das páginas 71, 72 e 73 do livro didático.
Fazer um vídeo bem legal desenvolvendo a dinâmica do bico das aves e enviar
ao professor. AULA
05 Etapa
12 - Questione os alunos: qual conhecimento de genética que
Darwin tinha na época que escreveu suas teorias? Vamos imaginar a seguinte
situação: você tem a oportunidade de complementar os estudos de Darwin,
explicando, com ajuda dos estudos em genética, como que é possível ocorrer o
processo de evolução biológica. Como você explicaria? Acolha as respostas dos
estudantes para relacionar as respostas com o próximo objeto de conhecimento. Etapa
13 - Aprofunde sobre a teoria sintética da evolução
(neodarwinismo), demonstrando como as mutações originam a variabilidade e
essas características são selecionadas pelo ambiente. Nesse momento é
importante ressaltar que hoje podemos entender melhor como ocorre o processo
de evolução biológica a partir dos estudos em genética. Utilize o livro
Inspire Ciências, páginas 62, 63 e 64 para aprofundar. Etapa
14 - Verificando o aprendizagem: propor a atividade do livro
Inspire Ciências, página 65 e 66, do 1 ao 4. Etapa
15 - Correção da atividade do livro. AULA
06 Etapa
16 - Nessa aula, vamos amarrar as ideias evolucionistas de
Darwin e Lamarck a partir de uma investigação. Leve a seguinte questão: “A cobra cascavel Crotalus
durissus, existe em todo o continente americano, sendo muito encontrada
aqui no Brasil e ocupando o segundo lugar no ranking das mais venenosas. A
cobra cascavel é muito conhecida pelo chocalho na ponta da sua cauda. O som
que ela emite ao vibrar esse chocalho, é um sinal de alerta altamente eficaz
que sinaliza para que os inimigos se mantenham longe, incluindo os humanos.
Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de
pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente,
por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que
essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema,
pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.” Etapa
17 - Após leitura, oriente os alunos para que formem duplas e
que construam hipóteses para explicar o porquê das cobras cascavéis estarem
ficando silenciosas com o passar do tempo, a partir das ideias evolucionistas
de Darwin e Lamarck. Oriente que eles utilizem a lei do uso e desuso e a lei
da transmissão de caracterśiticas adquiridas de Lamarck; e a teoria da
seleção natural e a teoria sintética da evolução. Etapa
18 - Apresentação das hipóteses construídas pelos estudantes.
Esse é o momento de verificar a aprendizagem e tirar dúvidas que aparecerem. Etapa
19 - Investigação 2: Exponha a seguinte frase aos alunos “O
Urso Polar é branco porque vive na neve” ou “O Urso Polar vive na neve porque
é branco”. A seguir, faça um questionamento: Qual dessas frases seria dita
por Lamarck? Por quê? Dê liberdade aos alunos se posicionarem argumentando
suas escolhas. O professor deve mediar a discussão e retomar as ideias de
Lamarck que enfatiza que ocorre um processo de adaptação ao meio, ou seja, a
neve (meio) é branca e o urso para sobreviver adaptou-se, ou seja, ficou
branco. Sendo assim, a primeira afirmação corrobora com o pensamento
lamarckiano. Aproveitar a segunda afirmação para introduzir a teoria da
Seleção Natural proposta por Charles Darwin que diz que os organismos
melhores adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os
menos adaptados. Ou seja, o meio (neve) é quem seleciona. Etapa
20 - Aplicando conhecimentos: A resistência de algumas
bactérias é um grave problema de saúde pública. Solicite aos alunos que façam
uma pesquisa investigativa para entender como ocorre a resistência aos
antibióticos. Em seguida, oriente-os a construir uma cartilha alertando para
o problema do uso indiscriminado de medicamentos e sugerindo medidas que
podem ser tomadas para evitá-lo. |
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 49, 51, 60, 61, 65, 66, 71, 72, 73) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário