5ª Sequência Didática 9º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Ideias Evolucionistas                                        

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados, as ideias de Darwin e Lamarck e seleção natural e artificial.

Ano: 9º                                      Período: 08/09 a 02/10                        Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

 (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incitar o pensamento crítico sobre a evolução em relação ao ser humano enquanto ser consciente de sua existência.
  • Abordar os conceitos, princípios e mecanismos básicos que contribuíram para o conhecimento atual em relação às teorias evolutivas.
  • Através das metodologias, enfatizar a temática de forma abrangente e direta, apontando conteúdos fundamentais para o conhecimento básico referente às teorias e conceitos envolvidos no conjunto histórico-cultural das teorias evolutivas.

·         Esclarecer conceitos e criar vias que possibilitem o entendimento da evolução biológica, compreendendo a situação atual do tema e a importância de ser debatido, não apenas em âmbito escolar, mas sim dentro de um contexto social.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01   

 

Etapa 1 - Para começar a abordar a evolução biológica, peça que os alunos desenhem rapidamente 3 seres vivos diferentes no caderno, em seguida, questione: quais diferenças os seres desenhados apresentam entre si? Como surgiram as diferentes espécies que conhecemos? Explore o conhecimento prévio dos estudantes para seguir para a próxima etapa. Nessa etapa também pode ser utilizado o livro Inspire Ciências do 9º ano, páginas 48 e 49.

 

Etapa 2 - Utilize o livro Inspire Ciências do 9º ano, páginas 50 e 51 para abordar os conceitos de fixismo e transformismo. Converse com os alunos e pergunte se eles concordam com o questionamento que os cientistas da época fizeram sobre o fixismo.

 

AULA 02   

 

Etapa 3 - Mão na massa: no link a seguir https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q66mWhFuCsPC5TACgZ8msHQ7vJuXJmvjADEHzksnjnSJTPdbqtmQuv8AyhYM/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve03 você encontra uma atividade que será utilizada para introduzir as ideias de Lamarck. Divida os alunos em pequenos grupos e distribua uma ficha para cada. Eles deverão fazer a leitura da condição que lhes foi apresentada e formular quais características as aves precisariam adquirir para sobreviver em um ambiente que se modificou. Em seguida peça para que os grupos apresentem suas respostas, oriente os alunos para que eles questionem também seus colegas ou que sugiram modificações que não foram citadas.

 

Etapa 2 - Após o debate, organize os seguintes conhecimentos que foram apresentados durante a atividade: a) os animais modificam-se para conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o conjunto de mudanças com o passar dos anos, gera a evolução dos organismos; c) nas ideias de Lamarck, essas mudanças são intencionais. Você deve fazer uma sistematização de que há uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste Lamarck que propunha que os organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando suas características para conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do meio em que viviam. Foi isso que os grupos fizeram nessa atividade. Para Lamarck, o conjunto dessas alterações permitia que os seres vivos fossem se tornando diferentes uns dos outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você pode retomar a questão disparadora e solicitar que os alunos comparem os registros das explicações construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck diante dessa situação (como Lamarck responderia a essa questão?). Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 52 e 53 para aprofundar sobre Lamarck e suas leis.

 

AULA 03   

 

Etapa 4 - No link a seguir:

 https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing você encontra a proposta de uma abordagem inicial para tratar das ideias evolucionistas de Darwin. Mostre a imagem para os alunos e faça os questionamentos que estão ao lado da imagem. Acolha as respostas que surgirem e dê encaminhamento a organização do conhecimento a partir das resposta. Comente que os pesquisadores Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias diferentes entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para selecionar as características mais favoráveis dos indivíduos de uma população. Suas ideias constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção natural. Na seleção natural o meio tem uma influência muito grande para selecionar as características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente se modificar, como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na árvore, pode ser que outras características (como a cor verde dos insetos) sejam favoráveis. Utilize o livro Inspire Ciências, página 54 até 58 para aprofundar sobre as ideias evolucionistas de Darwin.

 

Etapa 5 - Verificando o aprendizagem: propor a atividade do livro Inspire Ciências, página 60, do 1 ao 2.

 

Etapa 6 - Correção da atividade do livro.

 

Etapa 7 - Para casa: Para auxiliar na compreensão sobre o tema, indique aos alunos que assistam o filme “O desafio de Darwin”, que trata da trajetória de Darwin próximo ao ano de 1957/58.  vídeo se encontra disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Iye1hB6zdeE. Solicitar aos alunos que respondam os seguintes questionamentos, após assistirem ao filme:

 

  1. Qual o nome da teoria defendida por Charles Darwin?
  2. Qual o peso sua teoria teve diante da comunidade científica e religiosa?
  3. Como ele obteve informações para formular essa teoria?
  4. Darwin esperava publicar suas ideias em um único grande livro, qual o nome dele?
  5. Na sua opinião, qual a justificativa para o filme se chamar “O desafio de Darwin”? Qual era esse desafio?
  6. Qual o motivo retratado no filme que levou a Darwin a “perder sua fé”?
  7. Qual é a relação de Darwin com Wallace retratada no filme?

AULA 04

 

Etapa 8 - Uma das ideias que sustentam a evolução biológica é de um ancestral em comum que deu origem a todas as espécies. Para entender que o processo de evolução não é rápido e linear, mas sim gradual e contínuo, as árvores filogenéticas são uma ferramenta que facilitam essa compreensão. Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 58 e 59 para aprofundar sobre as árvores filogenéticas.

 

Etapa 9 - Relacione o que foi trabalhado com as árvores filogenéticas com a proposta “Vamos verificar” da página 61 do livro Inspire Ciências do 9º ano. Oralmente, discuta as questões com os alunos. É uma ótima oportunidade de quebrar algumas ideias equivocadas de que “o homem veio do macaco”.

 

Etapa 10 - No link a seguir há um quiz com perguntas sobre Darwin e o Evolucionismo. Solicite aos alunos que o acesse para testar seus conhecimentos sobre o conteúdo exposto: https://educacao.uol.com.br/quiz/2012/11/27/darwin-e-o-evolucionismo.htm

 

Etapa 11- Mão na Massa em Família

Reúna com sua família para desenvolver as atividades práticas sobre Seleção Natural, seguir as orientações das páginas 71, 72 e 73 do livro didático. Fazer um vídeo bem legal desenvolvendo a dinâmica do bico das aves e enviar ao professor.

AULA 05

 

Etapa 12 - Questione os alunos: qual conhecimento de genética que Darwin tinha na época que escreveu suas teorias? Vamos imaginar a seguinte situação: você tem a oportunidade de complementar os estudos de Darwin, explicando, com ajuda dos estudos em genética, como que é possível ocorrer o processo de evolução biológica. Como você explicaria? Acolha as respostas dos estudantes para relacionar as respostas com o próximo objeto de conhecimento.

 

Etapa 13 - Aprofunde sobre a teoria sintética da evolução (neodarwinismo), demonstrando como as mutações originam a variabilidade e essas características são selecionadas pelo ambiente. Nesse momento é importante ressaltar que hoje podemos entender melhor como ocorre o processo de evolução biológica a partir dos estudos em genética. Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 62, 63 e 64 para aprofundar.

 

Etapa 14 - Verificando o aprendizagem: propor a atividade do livro Inspire Ciências, página 65 e 66, do 1 ao 4.

 

Etapa 15 - Correção da atividade do livro.

 

AULA 06

 

Etapa 16 - Nessa aula, vamos amarrar as ideias evolucionistas de Darwin e Lamarck a partir de uma investigação. Leve a seguinte questão:

 

“A cobra cascavel Crotalus durissus, existe em todo o continente americano, sendo muito encontrada aqui no Brasil e ocupando o segundo lugar no ranking das mais venenosas. A cobra cascavel é muito conhecida pelo chocalho na ponta da sua cauda. O som que ela emite ao vibrar esse chocalho, é um sinal de alerta altamente eficaz que sinaliza para que os inimigos se mantenham longe, incluindo os humanos. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.”

Etapa 17 - Após leitura, oriente os alunos para que formem duplas e que construam hipóteses para explicar o porquê das cobras cascavéis estarem ficando silenciosas com o passar do tempo, a partir das ideias evolucionistas de Darwin e Lamarck. Oriente que eles utilizem a lei do uso e desuso e a lei da transmissão de caracterśiticas adquiridas de Lamarck; e a teoria da seleção natural e a teoria sintética da evolução.

 

Etapa 18 - Apresentação das hipóteses construídas pelos estudantes. Esse é o momento de verificar a aprendizagem e tirar dúvidas que aparecerem.

 

Etapa 19 - Investigação 2: Exponha a seguinte frase aos alunos “O Urso Polar é branco porque vive na neve” ou “O Urso Polar vive na neve porque é branco”. A seguir, faça um questionamento: Qual dessas frases seria dita por Lamarck? Por quê? Dê liberdade aos alunos se posicionarem argumentando suas escolhas. O professor deve mediar a discussão e retomar as ideias de Lamarck que enfatiza que ocorre um processo de adaptação ao meio, ou seja, a neve (meio) é branca e o urso para sobreviver adaptou-se, ou seja, ficou branco. Sendo assim, a primeira afirmação corrobora com o pensamento lamarckiano. Aproveitar a segunda afirmação para introduzir a teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin que diz que os organismos melhores adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados. Ou seja, o meio (neve) é quem seleciona.

 

Etapa 20 - Aplicando conhecimentos: A resistência de algumas bactérias é um grave problema de saúde pública. Solicite aos alunos que façam uma pesquisa investigativa para entender como ocorre a resistência aos antibióticos. Em seguida, oriente-os a construir uma cartilha alertando para o problema do uso indiscriminado de medicamentos e sugerindo medidas que podem ser tomadas para evitá-lo.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 49, 51, 60, 61, 65, 66, 71, 72, 73) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:   

                                           

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário