4ª SD Cie 2024 8º Ano

  

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema:  Caminhos Sustentáveis: Uso consciente de energia elétrica

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Uso consciente de energia elétrica. Impactos da Geração de Energia; Consumo responsável de energia; Roda d’água; Energia Alternativa.

 

Ano: 8º                                     Período: 22/04 a 03/05                               Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente.  (EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Compreender que o uso de energia elétrica resulta em impactos financeiros, ambientais e sociais.  Discutir soluções e alternativas para o uso consciente da energia elétrica. Analisar o impacto na conta de luz devido à troca de equipamentos por outros com maior eficiência energética.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Uso consciente de energia elétrica

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Quais ações de eficiência energética e consumo consciente de energia vocês sugerem para desenvolvermos em nossa comunidade escolar? Qual é a importância de ações como estas para a sociedade?

Etapa 02: Contexto (15min)

Divida a turma em grupos e peça sugestões de ações para a campanha de uso consciente de energia. Diga que a primeira ação dessa campanha será o desenvolvimento de um mural com orientações de eficiência energética e uso consciente de energia, FAZER UM ESBOÇO NO CADERNO. Em seguida, diga que serão necessárias outras ideias de ações que virão das sugestões deles para dar seguimento à campanha, as quais vamos selecionar e organizar quais atividades serão necessárias para cada ação.

As respostas possíveis para as ações complementares:

- Fazer uma encenação com o tema;

- Realizar a apresentação de um vídeo rápido na entrada da escola;

- Trazer um especialista para fazer uma palestra no auditório para a comunidade escolar.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (25 min)

O Professor deve registrar quais atividades foram escolhidas para a campanha de uso consciente de energia e as ações necessárias (mesmo que a campanha não seja completamente executada, é importante estruturá-la com a turma). Contudo, nessa aula, foque na primeira ação da campanha, que será a construção do mural com sugestões e dicas de uso consciente de energia. COMO NO

EXEMPLO ABAIXO:

 

 

AULA 02

 

TEMA: Impactos da Geração de Energia

Etapa 04: Vídeo – Vida de República (Episódio 4) (25min)

Que tal intensificar os estudos assistindo um episódio da série Vida de República?

Vida de República foi produzida pela Coelba e TV Futura mostra o cotidiano de cinco jovens universitários e do Ensino Médio que moram juntos em uma típica república de estudantes e o tema principal da série é o uso eficiente da energia. Fica tranquilo, tem uma linguagem bem-humorada e você ainda vai garantir a aprendizagem de muita coisa legal. Acesse o seguinte link: https://youtu.be/xp7pA_7lkDk

Depois de assistir registre suas impressões sobre o Episódio 4 da Vida de República.

Gostou? Não? Recomendaria? Aprendeu algo novo com ele? Identificou alguma cena que te fez lembrar de algum episódio de seu cotidiano?

Etapa 05: Sistematizando o Conhecimento (15min)

Fazer uma breve discussão do vídeo, em seguida aprofundar no tema falando sobre os impactos da geração de energia, use como suporte as páginas 120 e 121 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Oportunize a participação dos estudantes durante a exposição do tema.

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (10min)

Solicitar aos estudantes que pesquisem a atividade da página 121, que fala sobre os impactos da geração de energia, depois compartilhar a resposta com a turma.

 

 

AULA 03

TEMA: Impactos da Geração de Energia

 Etapa 07: Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental?  (30 min.)

 

Leitura do texto disponível no link : https://www.guiadacarreira.com.br/blog/usina-hidreletrica-belo-monte

Realizar a leitura por tópicos com a participação oral dos estudantes sobre suas opiniões e sugestões em relação ao tema abordado (eles irão responder os questionamentos em outro momento) Ressaltar que hoje, Belo Monte é responsável por 10,7% da matriz hidrelétrica brasileira, sendo capaz de atender, sozinha, 25% da população do país. Em 2022, a Usina registrou um recorde de produção de energia de mais de 37 milhões MWh, a maior entre as hidrelétricas 100% brasileiras.

Etapa 08: Atividade e Correção (20min)

Após a leitura e discussão do texto, solicitar que os estudantes respondam as questões abaixo. Se necessário releia o texto.

1.      Em relação a construção da Usina de Belo Monte na luta entre o progresso e a preservação ambiental, o que você acha que deve ser feito?

2.      Quais as medidas cabíveis para fazer de Belo Monte um projeto mais sustentável? 

3.       Quais políticas públicas poderiam ser criadas para evitar um desastre ambiental?

4.      Esse tipo de usina pode ser considerado um tipo de Recurso Renovável ou Não Renovável? Explique.

5.      Cite um ponto contra e outro a favor na construção da Usina.

6.      Qual exemplo de energia limpa foi citado no texto?

.

AULA 04

TEMA: Impactos da Geração de Energia

Etapa 09: Sistematizando o Conhecimento (25min)

Continuar falando sobre os impactos da geração de energia, use como suporte as páginas 122, 124 e 125 do livro didático A conquista Ciências 8º ano (Usinas Termelétricas, Usinas Eólicas e Solares e Usinas Nucleares).

Relembre com os estudantes o que já foi estudado sobre os gases de efeito estufa e o aquecimento global. Os impactos ambientais mais evidentes dizem respeito à grande produção de poluentes atmosféricos provenientes da combustão. Esse problema é especialmente grave nas usinas que utilizam combustíveis fósseis. Ao queimar gás natural ou carvão mineral, por exemplo, são lançados na atmosfera gás carbônico e outros gases de efeito estufa oriundos de materiais fósseis estocados no subsolo há milhões de anos, comente que usinas termelétricas correspondem a uma fração considerável da matriz energética brasileira. Quando a geração de energia nas hidrelétricas sofre uma queda de produção, seja por estiagem ou por outros motivos, a produção de energia por meio de termelétricas aumenta.

Em relação às Usinas Eólicas as aves migratórias usam ventos predominantes na circulação atmosférica para traçar suas rotas de migração. Os locais ideais para instalação de usinas eólicas são justamente aqueles onde ocorrem esses ventos. É fundamental que os estudos de impacto ambiental associados ao licenciamento desse tipo de empreendimento detectem esse tipo de conflito para que o empreendimento possa ser compatibilizado com a conservação da avifauna e, se for o caso, transferido de localidade para que não venha a interferir na migração das aves. O funcionamento desses equipamentos também produz poluição sonora, o que afeta principalmente animais e pessoas situadas na região mais próxima ao local onde a usina está instalada.

No caso das usinas solares os painéis solares fotovoltaicos contam também com componentes feitos de cobre, zinco e outros materiais potencialmente tóxicos ao ambiente. É importante desenvolver pesquisas para melhorar a reciclagem dos equipamentos utilizados na geração de energia solar.

Ao comentar sobre as Usinas Nucleares, que seu funcionamento é considerado de baixa emissão, pois não há produção direta de gases de efeito estufa, porém, O funcionamento das usinas nucleares é considerado de baixa emissão, pois não há produção direta de gases de efeito estufa.

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (25min)

Solicitar aos estudantes que realizem a atividade das páginas 123 e 125. Realizando a correção na sequência.

 

AULA 05

TEMA: Eficiência energética e propostas para redução do consumo energético

 

Etapa 11: Compreender a eficiência energética e seu impacto no consumo de energia

elétrica (20 minutos)

Inicie a aula perguntando aos estudantes o que eles compreendem por eficiência energética.

Encaminhe a discussão para que possam associar eficiência energética ao aproveitamento da energia elétrica e menor desperdício. Explique que o mesmo tipo de equipamento pode apresentar eficiências diferentes. Mencione que o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foi criado para auxiliar os consumidores no momento de escolha de um produto com alta eficiência energética e para estimular a indústria a desenvolver equipamentos cada vez mais eficientes. Utilizando um projetor multimídia ou fornecendo cópias do material relativo às considerações do PBE, disponível em: http://www2.inmetro.gov.br/pbe/pdf/folder_pbe.pdf   (acesso em: out. 2018), explique a relação entre a eficiência dos aparelhos e a classificação por letras. Em seguida, solicite aos estudantes que se organizem em grupo de quatro pessoas Informe-os de que estabelecerão comparações entre o custo mensal de aparelhos com alta eficiência e o custo mensal de aparelhos com baixa eficiência. Escreva no quadro informações a respeito dos aparelhos com diferentes classificações no PBE ou leve algumas cópias das tabelas de eficiência para cada aparelho. Essas informações estão disponíveis em http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp  (acesso em: out. 2018).

Proponha aos grupos que escolham dois ou três equipamentos com faixas de classificação diferentes para compor a tabela. Solicite que eles utilizem a tarifa da conta de luz para que possam calcular o custo mensal correspondente ao uso dos equipamentos.

 

Etapa 12: Sistematizando o Conhecimento (10 min)

a)      Qual é o custo mensal do equipamento com a faixa de classificação A ou B? E do mesmo equipamento com faixa de classificação mais baixa (C, D, E ou F)?

 

b)      Qual a diferença, em um ano, do custo associado ao equipamento mais eficiente em

relação ao equipamento menos eficiente?

Auxilie os estudantes com as dúvidas que possam surgir. Proponha que anotem as observações em seus cadernos.

Etapa 13: Mão na Massa (20 min)

Propor medidas para reduzir o consumo de energia elétrica.

Neste segundo momento, proponha que cada grupo elabore um material gráfico com propostas para reduzir o consumo de energia elétrica em suas residências. Para isso, distribua para os grupos cartolina ou papel pardo, lápis de cor e canetas coloridas, revistas para recorte, tesoura de ponta arredondada, cola, etc. Solicite-lhes que incluam os dados e cálculos realizados nas atividades anteriores para enriquecer as justificativas das propostas. Tal encaminhamento possibilitará o desenvolvimento da criatividade dos estudantes, bem como a organização de ideias a partir da seleção e construção de argumentos com base em evidências, dados e resultados de suas investigações. Durante a produção dos informativos, circule na sala tirando as dúvidas específicas de cada grupo.

 Finalize a atividade destacando que o custo da energia elétrica pode ser calculado por meio das informações disponíveis nos eletrodomésticos, como a potência, e que o intervalo de tempo de uso do equipamento é um fator determinante nesse cálculo, assim como sua eficiência. Além disso, ressalte que o desperdício de energia elétrica não impacta somente o valor da conta de luz mensal, mas provoca aumento na demanda pela sua produção. Se uma sociedade consome mais energia, as usinas deverão produzir mais energia elétrica para atender a toda a demanda. Dessa forma, novas usinas deverão ser implantadas, o que provoca mais custos, impactos ambiental e social negativos. No Brasil, por exemplo, quando a quantidade de energia elétrica demandada é superior à quantidade de energia gerada pelas usinas hidrelétricas, as usinas termelétricas são acionadas. A energia gerada por essas usinas custa mais e, em sua maioria, é oriunda de recursos naturais não renováveis, como o petróleo (óleo diesel), o gás natural e o carvão mineral.

 

AULA 06

TEMA: Fontes de energia alternativa

 

 Etapa 14: Sistematizando o conhecimento (15 minutos)

Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam o texto da página 132 do livro A Conquista Ciências 8º ano. Peça que anotem as palavras que desconhecem e sugira que busquem os significados em um dicionário. Para uma boa compreensão do texto, é preciso que os estudantes compreendam as palavras usadas. Aproveite para recordar com a turma as causas do aquecimento global e a razão de os países estarem buscando por fontes alternativas de energia. 

Para averiguar o que a turma compreendeu do texto, escolha aleatoriamente alguns estudantes e peça que digam o que entenderam do que foi lido. Incentive os demais a complementarem a fala dos colegas. Certifique-se de que os estudantes entenderam o que é hidrogênio verde e a importância da obtenção dessa substância para a geração de energia.

Etapa 15: Hora da reflexão (15 minutos)

Solicite aos estudantes que respondam no caderno a atividade da página 133 do livro A conquista Ciências 8º ano.

a)      O hidrogênio é um elemento raro ou bastante comum no Universo? Transcreva o trecho do texto que corrobora sua resposta.

b)      Por que o hidrogênio não é amplamente utilizado como fonte de energia, mesmo tendo três vezes mais energia do que a gasolina?

c)      Qual é a diferença entre o hidrogênio tradicional e o hidrogênio verde?

d)      Qual é o processo usado para a produção do hidrogênio verde e em que ele se baseia?

Etapa 16: Aprofundando o conhecimento (20 minutos)

O professor deverá explicar a turma, que é o momento de rever o que aprenderam ao longo da unidade e de avaliar como agiram durante o processo de ensino e de aprendizagem: Quão bem eles consideram que aprenderam e precisam revisá-los. Levando o estudante a refletir sobre o que aprenderam e a identificar a própria evolução.

Solicitar aos estudantes que realizem a atividade da página 136, realizando a correção na sequência

 

AULA 07

TEMA: A Roda D’água

Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Contextualização

Orientações: Projete a imagem e peça a turma que a observe cuidadosamente. Pergunte se alguém conhece um equipamento semelhante na comunidade ou em outro lugar. Pergunte se sabem o nome. Ouça-os atentamente, em seguida comente que a água sempre foi utilizada ao longo da história para produzir energia através de um equipamento como este chamado de moinho ou roda d’água. Diga que o moinho utiliza a energia mecânica da água, principalmente para moer grãos, irrigar, e em alguns casos gerar energia elétrica.

Caso não possa projetar, imprima a imagem e distribua entre os alunos.

Para você saber mais:

Roda d’água movida pela correnteza do rio em diferentes épocas do ano. 2016 (8min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FXK3BKE7jSA> .

Problematização: Como essa roda produz energia?

Lance mais perguntas para os alunos responderem:

Você já ouviu falar em roda d’água? Qual a relação de uma roda d’água com a produção de energia? Quais transformações ocorrem de uma energia para outra? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 18: Aprofundamento do tema (20min)

Faça uma exposição de conteúdo de forma dialogada, utilize como suporte o texto abaixo.  Permita a participação dos estudantes. Discuta de forma bem explicativa para que eles compreendam o princípio dessa engenhoca.

História da roda d’água e sua importância para nosso desenvolvimento

 A roda d’água foi, provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido.

 A história da roda d’água começou na Grécia Antiga, e essa tecnologia acabou se tornando difundida por todo o mundo. A roda d’água é basicamente uma roda de madeira ou metal colocada normalmente na vertical em córregos ou outros corpos de água que aproveita a força da água para gerar energia. Ela funciona da seguinte forma: pás ou baldes fixados ao redor da roda captam a água. A força da água move as pás ou os baldes resultando em uma rotação transmitida ao maquinário por meio do eixo da roda. A roda d’água foi, provavelmente, o primeiro método de energia mecânica desenvolvido para substituir o trabalho de humanos e animais. História da roda d’água O primeiro registro encontrado sobre a roda d’água foi feito por Vitruvius, um engenheiro que morreu em 14 d.C., e remonta a cerca de 4.000 a.C. como uma criação realizada e utilizada durante a época romana. Por toda a história da roda d’água, ela foi utilizada como uma alternativa para geração de energia utilizando recursos naturais. Quando surgiu, suas principais finalidades eram a irrigação de lavouras, moagem de grãos e fornecimento de água potável às aldeias. Foi muito usada para o funcionamento de serrarias, bombas, foles de forja, martelos de inclinação e martelos de viagem. Também foi usada para acionar fábricas têxteis. Com o crescimento da demanda energética, foi exigida uma evolução para as grandes turbinas hidráulicas. Apesar de não pertencer ao grupo dos equipamentos produtores de energia elétrica em larga escala, a memória desse precursor da geração de energia por meio hídrico e sua importância para nosso desenvolvimento deve ser preservada. Como funcionavam as primeiras rodas d’água eram montadas em cima de eixos verticais cujas extremidades inferiores mergulhavam em um fluxo de água rápido. Já no primeiro século, a roda d’água horizontal – ineficiente na transferência da potência da corrente para o mecanismo a ser acionado – foi substituída por rodas d’água posicionadas na vertical.

A invenção era usada para alimentar diferentes tipos de moinhos (máquinas que aproveitam a energia do vento ou da água para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica). Confira estas curiosidades: a combinação de roda d’água e moinho é chamada de moinho de água. Um antigo moinho de rodas horizontais usado para moer grãos na Grécia era chamado de Moinho Nórdico. Já na Síria, os moinhos de água eram chamados de “norias”.

Tipos de rodas d’água:

Podemos encontrar três tipos principais de rodas d’água. Uma é a roda d’água horizontal, na qual a água flui de um aqueduto, e a força da água gira a roda. Outra é a roda d’água vertical ultrapassada, nela, a água flui de um aqueduto, e a gravidade da água gira a roda. A terceira é a roda d’água vertical inferior, ela funciona ao ser colocada em um córrego e é girada pelo movimento natural do rio. A turbina hidráulica A turbina hidráulica é uma invenção moderna baseada nos mesmos princípios da roda d’água. Consiste em um motor rotativo que usa o fluxo de fluido – gás ou líquido – para girar um eixo que aciona o maquinário. A água que flui ou cai atinge uma série de lâminas ou baldes presos em torno de um eixo. O eixo então gira, e o movimento aciona o rotor de um gerador elétrico. Turbinas hidráulicas são usadas em usinas hidrelétricas, desenvolvidas posteriormente. Hoje um terço da energia elétrica do mundo é produzida por meios hidroelétricos.

Conheça a roda d’água do Museu WEG Você já viu uma roda d’água? Elas são geralmente encontradas no interior das cidades e são preservadas por empresas ou moradores locais. No Museu WEG, há uma roda d’água que pode ser vista, inclusive, em funcionamento, na qual é possível observar o processo de geração e distribuição de energia em uma usina hidrelétrica rudimentar, igual a tantas que fizeram funcionar fábricas e oficinas ao longo dos anos. Sistema de roda d’água do Museu WEG A roda d’água foi extremamente importante para a história da humanidade, contribuindo para o desenvolvimento das aldeias e dos agricultores que viviam perto de rios ou córregos. Mas você sabia que existem muitos povos que viviam, e ainda vivem, em áreas isoladas e com dificuldade de acesso à água? Para resolver esse problema, uma das alternativas para esses povos é o bombeamento solar. Essa técnica permite a extração de água do subsolo por meio da energia solar fotovoltaica, facilitando o acesso à água onde os recursos hídricos não se encontram ou não podem ser acessados com facilidade. Clique aqui e entenda como o bombeamento de água por meio da energia solar funciona como uma solução para lugares remotos.

Após a leitura ilustre com o vídeo disponível no link abaixo para melhor compreensão.

https://youtu.be/YqpAHSrFgDs

Peça que os alunos ilustrem a roda d’água no caderno, fazendo um protótipo do modelo que irão construir.

 

Etapa 19: Mão na Massa II (10min)

Prática Roda D’água: Oriente os alunos a confeccionarem uma Roda D’água utilizando materiais disponíveis em casa e palito de picolé de acordo com as que visualizaram nos vídeos. Estipule prazos.

 

Etapa 20: Leitura e Interpretação (05 min)

Para casa, solicite aos estudantes que leiam o texto “Garrafa Pet é utilizada para iluminar Comunidades Carentes” da página 129 do livro A Conquista Ciências 8º ano e faça a interpretação respondendo as questões da página 130.

 

 

Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli, Márcia e Rosimeire.

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;   ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (123,125,127,129, 130,133)

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;   (X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário