PROJETO Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental - Escola Novo Prado
Aconteceu no dia 29 de maio na Escola Novo Prado, a culminância do Projeto Multidisciplinar Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental, com a participação dos Componentes Curriculares de Ciências, Educação Física, Português, Inglês, Arte, Geografia e História. No coração desse projeto, está o estudo dos biomas brasileiros, riquíssimos em biodiversidade, mas também ameaçados pelas atividades humanas. O Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia foram explorados em aulas práticas e teóricas, onde os estudantes aprendem sobre a importância de preservar esses ecossistemas. Especial atenção é dada aos animais em extinção, como a ararinha-azul e o mico-leão-dourado, cujas histórias inspiram uma profunda reflexão sobre o impacto das ações humanas na natureza e Mata Atlântica, também contou com a presença da equipe do Parque Nacional do Descobrimento com a Palestra sobre Mata Atlântica, Biodiversidade, Animais em extinção e importância da preservação. Utilizando os conceitos de Ciências, o projeto promove também apresentações e informações com os estudantes sobre fontes de energia limpa, renováveis e não renováveis utilizando maquetes e experimentos, ilustrando de maneira prática como esses tipos de energia podem ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas. Com isso, os visitantes não apenas aprendem sobre fontes de energia renováveis, mas também veem na prática a importância da adoção de tecnologias sustentáveis. O projeto teve como organizadores os professores de Ciências, Lucas Mancine e Vânia Surlo.
Na oportunidade, foi apresentado naquele espaço alguns experimentos relacionados a misturas, substâncias, separação de misturas, retratando também a Estação de Tratamento de Água, além de representação de fenômenos fisicos, quimicos e reações quimicas.
A escola organizou dois momentos. O primeiro momento com apresentações de coreografias e poemas coordenados pela Professora de História Maéve. O segundo momento ficou aberto para visitação aos stands.
A iniciativa do Componente Curricular Ciências organizador e mentor deste projeto é um exemplo claro de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com um futuro mais verde e equilibrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário