Sequência Didática Ciências 8º

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  Clima

 

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: A atmosfera e os fenômenos atmosféricos; Tempo e Clima; Os diversos tipos de clima; Interferência humana e mudanças climáticas.

Ano: 8º                                             Período: 03 a 13/11                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como o clima nos afeta.

Correlacionar o clima local com as alterações climáticas globais.

Associar ações antrópicas a alterações do tempo atmosférico e do clima.

Aplicar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Aula 01

Como o clima nos afeta?

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir das questões das páginas 162 e 163 do livro Inspire Ciências.

Etapa 2: Ilustrando o conhecimento

Como sugestão para aprofundar conhecimentos assistam ao vídeo sobre a composição da atmosfera disponível no link abaixo.

https://youtu.be/6MvtlSOLJ5E

E também dois vídeos sobre tempo e clima:

https://youtu.be/C9mya2G6Ux8

https://youtu.be/ciWTNUeWADA

Aula 02

Atmosfera e os fenômenos atmosféricos.

Etapa 3: Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 164 a 167 sobre a atmosfera,  os fenômenos atmosféricos, tempo e clima, fazendo considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação.

Etapa 4: Para verificação da aprendizagem fazer as atividades das páginas 167 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Aula 03

Os diversos tipos de clima

 Etapa 5:  Correção da atividade da página 167.

 Etapa 6: Assistir o vídeo “ O Amanhã é Hoje: O drama dos brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” disponível no link abaixo: https://www.oamanhaehoje.com.br/

Após assistir o vídeo levante os questionamentos:

Os impactos do clima afetam somente o homem do campo?

Na reportagem seis brasileiros relataram como as mudanças climáticas impactaram suas vidas. Qual mais te chamou a atenção?

Como o desmatamento da Amazônia agrava os impactos do clima na produção agropecuária, no fornecimento de água no país, na emissão de gases de efeito estufa, nos incêndios florestais?

 

Aula 04

Mudanças Climáticas

Etapa 07: Sistematização do Conteúdo

Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 168 a 179 para compreender os diversos tipos de clima e a interferência humana neste clima, fazendo considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação.

Aula 05

Alterações Climáticas

Etapa 08: Verificando a Aprendizagem

Realizar as atividades das páginas 172, 173 e 180 do livro didático Inspire Ciências 8º Ano.

Etapa 09: Correção e Socialização

Corrigir as atividades das páginas 172, 173 e 180 de forma coletiva, oralmente afim de sanar as dúvidas surgidas.

Etapa 10: Leitura e Interpretação

Atividade complementar:  Fazer a leitura oral e compartilhada sobre o texto abaixo. Após a leitura, os alunos deverão dar um exemplo de algo da sua região que pode ter sido prejudicado pelas mudanças climáticas. Também deverão montar um cartaz com uma frase para sensibilizar a população local sobre este problema.                                                                                                                                    Texto: “Aumento da temperatura global pode afetar cacau na BA, diz pesquisador                                                                                                                   O aumento médio de 1°C na temperatura média da superfície do planeta pode prejudicar a plantação do cacau no sul da Bahia, aponta Dário Ahnert, pesquisador e professor de genética e melhoramento de plantas do departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) [...] A relação entre o acréscimo da temperatura e a plantação de cacau também é avaliada por Milton Andrade, representante do Sindicato Rural de Ilhéus, cidade do sul da Bahia conhecida pela produção e exportação de cacau [...] ele destaca que, no caso da produção de cacau, o problema maior do calor é ocasionar falta de chuva. "Desde setembro [de 2015], estamos com um índice pluviométrico muito abaixo do normal. Estamos no meio de novembro e não tivemos 50 milímetros chuva neste mês na região cacaueira, sendo que a média mensal é de 120 milímetros. Em média, na região cacaueira, chove de 1.300 até 1.500 milímetros de chuva durante o ano. E esse ano, até o mês de novembro, tem lugares que não chegaram nem a 1000 milímetros", afirma o representante do sindicato rural de Ilhéus. Ainda de acordo com Milton Andrade, a região cacaueira é formada por 93 municípios. Historicamente, Ilhéus é a cidade de maior porte de produção, pois é beneficiada naturalmente por estar em uma área de zona litorânea e onde costuma chover abundantemente. Já os municípios mais distantes do litoral sofrem com a estiagem, entre eles destaca Ipiaú, Itagibá e Ibirataia. "A planta do cacau é perene [possui um ciclo de vida longo], o grande problema é a floração que diminui. Sem água, ela [a planta] deixa de funcionar, seu metabolismo se altera e toda a estrutura da planta é prejudicada. No lançamento da flor, por exemplo, que é a fase de produção, a planta não tem recurso hídrico suficiente, então a flor cai. Tudo isso é fruto de uma planta desidratada. Ela começa a priorizar a existência dela, usando a energia que tem para sobreviver e assim não aflora", explica Andrade. Belo, Mariana. “Aumento da temperatura global pode afetar cacau na BA, diz pesquisador”. Disponível em: Acesso em: 31 de maio de 2018.                                            

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/aumento-da-temperatura-global-po de-afetar-cacau-na-ba-diz-pesquisador.html           

Aula 06

Alterações Climáticas

Etapa 11: Aprofundando no Tema

Realizar a atividade das páginas 181, 186 e 187 do livro Inspire Ciências 8º ano, sobre furacões, climogramas e mudanças climáticas, em seguida discutir e corrigir as respostas com os alunos, antes da realização da atividade, é necessário fazer a leitura do texto oral e compartilhada, deixar um tempinho para os alunos pesquisarem sobre a formação dos furacões.

Etapa 12: Lendo e Interpretando

Sugestão de atividade complementar:

Observem a charge a seguir: Crédito da imagem Gettyimages (baseada em charge de V Cazo).

https://images.app.goo.gl/XCVaFZH4AiVUWt2V7


Soltem a criatividade e criem uma charge sobre alterações climáticas que podem ocorrer em sua própria região.

Etapa 13: Experimentando   

Realizar a atividade prática sobre pressão atmosférica e temperatura das páginas 182 e 183 do livro didático Inspire Ciências. Em seguida peça aos alunos que façam fotos da atividade e enviem ao professor, os comentários farão durante a aula após a atividade realizada.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (162, 163, 167,172, 173 ,180,181,182,183 );  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário