SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Clima |
Unidade
Temática: Terra e Universo |
Objetos de Conhecimento: A atmosfera e os fenômenos
atmosféricos; Tempo e Clima; Os diversos tipos de clima; Interferência humana
e mudanças climáticas. |
|
Ano: 8º Período: 03 a 13/11 Nº
de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI14) Relacionar
climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao
aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. (EF08CI16) Discutir
iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir
da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela
intervenção humana. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender como o clima nos afeta. Correlacionar
o clima local com as alterações climáticas globais. Associar
ações antrópicas a alterações do tempo atmosférico e do clima. Aplicar
conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos
adquiridos em aula. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||
Aula 01 Como o clima nos afeta? Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Levantamento de Conhecimentos
Prévios a partir das questões das páginas 162 e 163 do livro Inspire
Ciências. Etapa 2: Ilustrando o conhecimento Como sugestão para
aprofundar conhecimentos assistam ao vídeo sobre a composição da atmosfera
disponível no link abaixo. E também dois vídeos sobre
tempo e clima: Aula 02 Atmosfera e os fenômenos atmosféricos. Etapa 3: Fazer a leitura compartilhada com
os alunos das páginas 164 a 167 sobre a
atmosfera, os fenômenos atmosféricos,
tempo e clima, fazendo
considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a
surgir durante a ação. Etapa 4: Para verificação da
aprendizagem fazer as atividades das páginas 167 do livro didático Inspire
Ciências 8º ano. Aula 03 Os diversos tipos de clima Etapa
5: Correção da atividade da página
167. Etapa 6: Assistir o vídeo “ O Amanhã é Hoje: O
drama dos brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” disponível no
link abaixo: https://www.oamanhaehoje.com.br/ Após
assistir o vídeo levante os questionamentos: Os
impactos do clima afetam somente o homem do campo? Na
reportagem seis brasileiros relataram como as mudanças climáticas impactaram
suas vidas. Qual mais te chamou a atenção? Como
o desmatamento da Amazônia agrava os impactos do clima na produção
agropecuária, no fornecimento de água no país, na emissão de gases de efeito
estufa, nos incêndios florestais? Aula 04 Mudanças Climáticas Etapa 07: Sistematização do Conteúdo Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 168 a 179 para
compreender os diversos tipos de clima e a interferência humana neste clima, fazendo considerações a cerca do
tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação. Aula 05 Alterações Climáticas Etapa 08: Verificando a Aprendizagem Realizar
as atividades das páginas 172, 173 e 180 do livro didático Inspire Ciências
8º Ano. Etapa 09: Correção e Socialização Corrigir as
atividades das páginas 172, 173 e 180 de forma coletiva, oralmente afim de
sanar as dúvidas surgidas. Etapa 10: Leitura e Interpretação Atividade
complementar: Fazer a leitura oral e
compartilhada sobre o texto abaixo. Após a leitura, os alunos deverão dar um
exemplo de algo da sua região que pode ter sido prejudicado pelas mudanças
climáticas. Também deverão montar um cartaz com uma frase para sensibilizar a
população local sobre este problema. Texto:
“Aumento da temperatura global pode
afetar cacau na BA, diz pesquisador”
O aumento médio de 1°C na temperatura média da superfície do planeta
pode prejudicar a plantação do cacau no sul da Bahia, aponta Dário Ahnert,
pesquisador e professor de genética e melhoramento de plantas do departamento
de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) [...] A
relação entre o acréscimo da temperatura e a plantação de cacau também é
avaliada por Milton Andrade, representante do Sindicato Rural de Ilhéus,
cidade do sul da Bahia conhecida pela produção e exportação de cacau [...]
ele destaca que, no caso da produção de cacau, o problema maior do calor é
ocasionar falta de chuva. "Desde setembro [de 2015], estamos com um
índice pluviométrico muito abaixo do normal. Estamos no meio de novembro e
não tivemos 50 milímetros chuva neste mês na região cacaueira, sendo que a
média mensal é de 120 milímetros. Em média, na região cacaueira, chove de
1.300 até 1.500 milímetros de chuva durante o ano. E esse ano, até o mês de
novembro, tem lugares que não chegaram nem a 1000 milímetros", afirma o
representante do sindicato rural de Ilhéus. Ainda de acordo com Milton
Andrade, a região cacaueira é formada por 93 municípios. Historicamente,
Ilhéus é a cidade de maior porte de produção, pois é beneficiada naturalmente
por estar em uma área de zona litorânea e onde costuma chover abundantemente.
Já os municípios mais distantes do litoral sofrem com a estiagem, entre eles
destaca Ipiaú, Itagibá e Ibirataia. "A planta do cacau é perene [possui
um ciclo de vida longo], o grande problema é a floração que diminui. Sem
água, ela [a planta] deixa de funcionar, seu metabolismo se altera e toda a
estrutura da planta é prejudicada. No lançamento da flor, por exemplo, que é
a fase de produção, a planta não tem recurso hídrico suficiente, então a flor
cai. Tudo isso é fruto de uma planta desidratada. Ela começa a priorizar a
existência dela, usando a energia que tem para sobreviver e assim não
aflora", explica Andrade. Belo, Mariana. “Aumento da temperatura global
pode afetar cacau na BA, diz pesquisador”. Disponível em: Acesso em: 31 de
maio de 2018. http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/aumento-da-temperatura-global-po de-afetar-cacau-na-ba-diz-pesquisador.html Aula 06 Alterações Climáticas Etapa 11: Aprofundando no Tema
Realizar
a atividade das páginas 181, 186 e 187 do livro Inspire Ciências 8º ano,
sobre furacões, climogramas e mudanças climáticas, em seguida discutir e
corrigir as respostas com os alunos, antes da realização da atividade, é
necessário fazer a leitura do texto oral e compartilhada, deixar um tempinho
para os alunos pesquisarem sobre a formação dos furacões. Etapa 12: Lendo e Interpretando Sugestão
de atividade complementar: Observem a charge a seguir:
Crédito da imagem Gettyimages (baseada em charge de V Cazo).
Etapa
13: Experimentando Realizar a atividade prática sobre
pressão atmosférica e temperatura das páginas 182 e 183 do livro didático
Inspire Ciências. Em seguida peça aos alunos que façam fotos da atividade e
enviem ao professor, os comentários farão durante a aula após a atividade
realizada. |
|||
RECURSOS: (X) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X)
Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (162, 163, 167,172, 173 ,180,181,182,183 ); ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
|||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário