PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
03/04/2024
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura do texto e reflexão.
ATIVIDADES DE ACOLHIMENTO SOCIOEMOCIONAL
Quem eu sou faz a diferença!
Uma professora de determinado colégio
decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que
tinham feito em sua vida de mestra. Chamou um de cada vez para frente da
classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para
os outros da turma. Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras
douradas que diziam: “Quem Eu Sou Faz a Diferença!”.
Mais adiante, resolveu propor um Projeto
para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode
ter na comunidade. Deu para cada um dos alunos mais três fitas azuis com os
mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu
conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente, que faziam a
diferença. Que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem
homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao final de uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo
iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar
sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso,
deu-lhe as outras duas fitas dizendo: “Estamos desenvolvendo um projeto de
classe” sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para
homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua
vez, também pudesse homenagear outra pessoa, e assim manter este processo vivo.
Pediu: “Depois, por favor, me conte o que aconteceu.”
Mais
tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era
conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe se
sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe
pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se
aceitaria uma fita azul e se permitiria que colocasse nele.
O
chefe surpreso disse: “É claro!” Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima
do coração. O executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: “Leve esta
outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito.” E explicou sobre o
projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No
final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o
fez sentar-se diante dele, dizendo: “A coisa mais incrível me aconteceu hoje.
Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita
azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me
colocou esta fita que diz que: “Quem Eu Sou Faz a Diferença”. Deu-me uma
fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse
merecedora de igual reconhecimento. Quando vinha para casa, enquanto dirigia,
fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você... Gostaria de
homenageá-lo! Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou
muita atenção a você. Às vezes grito por não conseguir notas melhores na
escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas hoje, agora, me deu
vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, para dizer-lhe que você faz uma
grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da
minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!”
Surpreso o garoto respondeu: “Pai, poucas
horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada
a você e à mamãe, explicando porque havia decidido ir embora e lhes pedindo
perdão. Pretendia ir enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam
comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela
mesmo”.
Seu pai foi lá em cima e encontrou uma
carta cheia de angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte
completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um
dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que
deu origem a isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca se
esqueceu de dizer-lhes o quanto cada um havia feito diferença em sua vida.
Sendo um deles o filho do próprio chefe.
A consequência desse projeto é que cada um
dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que "Quem
Você É Faz sim, uma Grande Diferença".
3º
Momento: Apresentação e fechamento do Projeto
Meio Ambiente
Apresentar
o projeto meio ambiente, título, justificativa, objetivo geral e abordagens, em
seguida fornecer ficha com essas informações e com espaço para as colaborações
dos professores no que diz respeito a metodologia, acréscimos de temas,
alterações e culminância.
Os
grupos deverão socializar as produções, conforme orientações no direcionamento.
Sugestão
para culminância com Feira de Ciências em Salas Temáticas, incluindo princípios
de robótica.
4º
Momento: Lanche
5º
Momento: Montando o Perfil das Turmas
Ao planejarmos, é
interessante começar estabelecendo quais as habilidades –
relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e
quais as competências a serem construídas. Após essa definição,
desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os
alunos sejam ativos nesse processo. Por fim, delinear os instrumentos e
métodos para investigar o progresso e as dificuldades dos
estudantes, o que nos dará o diagnóstico de como estão os alunos até aquele
momento, para fazer os ajustes ou as mudanças necessárias e para desenhar o
planejamento pedagógico do próximo ano.
Avaliar com foco no
processo é, sem dúvidas, a melhor maneira de identificar e medir o progresso
dos alunos num momento em que as aulas são mediadas por tecnologias. Buscar
meios de avalição que demandem a participação ativa dos alunos num processo de
construção, por exemplo, com métodos que passem pela conclusão de etapas e que
possibilitem práticas de feedback, que permita a clara compreensão dos sistemas
de avaliação, não como um momento de temor e punição, mas como parte
importante da aprendizagem.
O
principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e
caracterizar as etapas de aprendizagem em que os alunos estão
posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar
as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades
dominadas ou negligenciadas por cada um.
Dessa
forma, podemos fragmentar o objetivo geral das avaliações diagnósticas em três
objetivos específicos:
- Identificar
as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de
aprendizagem;
- Apurar a
presença ou ausência das habilidades dos alunos;
- Refletir
sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de
cada aluno.
Com
esses objetivos em mente, os professores conseguem adaptar o plano
de ensino para atender seus estudantes da melhor maneira.
O
primeiro passo após realizar a avaliação é o da análise de dados,
no qual os professores devem pegar os resultados e interpretá-los. É
interessante, nesse momento, trabalhar com relatórios individuais e coletivos e,
sempre que possível, fazer comparações com outras avaliações diagnósticas já
realizadas.
Com
o relatório em mãos fica mais fácil observar o desempenho dos alunos.
Compreender as dificuldades de cada um, e principalmente as suas origens, é um
dos principais ingredientes para uma educação de qualidade.
Por
fim, o foco deve estar no principal objetivo: solucionar déficits
educacionais, tanto individuais quanto de toda uma turma. Professores,
coordenadores e gestores devem se preparar para implementar mecanismos que
busquem sanar os problemas na aprendizagem dos estudantes.
Diversas
atividades complementares podem ser aplicadas aqui, cabendo aos educadores
avaliarem as que trarão os melhores resultados. Nesse contexto, a intervenção pedagógica possui um importante
papel.
Agora
chegou o momento de apresentar os resultados das fichas diagnósticas
trabalhadas até aqui. Preencha individualmente, as fichas entregues, com base
em estudo dos casos em sala de aula durante o período de 4 semanas. A partir
daí, preencha em grupo a mesma ficha para que se faça uma avaliação por ano/turma,
com base na anterior que fora preenchida, tirando uma média por município para
cada ano, assim fica possível observar a progressão dos estudantes ao longo do
ano letivo. Feito isso, responda as três questões para colaborar na sugestão de
metodologia do Plano Anual.
- Os
estudantes conseguem acompanhar os objetos de conhecimentos propostos para
aquela turma? Quantos por cento da turma?
- O que o
aluno deveria saber, mas não sabe e implica nos resultados?
- As
expectativas do estudante em relação aos objetos de conhecimentos.
6º momento: Acompanhamento da
Aplicação da Sequência Didática
O
acompanhamento será feito a partir do formulário em anexo, especifico para
atuação de cada professor.
7º
Momento: Planejamento
Anual
Apresentar os
temas Inter curriculares aos professores, dividir em grupos por ano (6º, 7º, 8º
e 9º) e solicitar acomodem os objetos de conhecimento dentro dos temas. Antes
dessa atividade, conversar sobre o tema Inter curricular atual e explicar que
apesar de ter ficado o mesmo tema, não significa que abordarão os mesmos
subtemas do ano anterior, peça sugestão de novas abordagens.
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