SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
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Tema: Hereditariedade
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Unidade
Temática: Vida e Evolução
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Objetos de Conhecimento: Heredogramas, Alterações Genéticas, Genética na atualidade,
Cromossomo 21.
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Ano: 9º Período: 24/08 a 04/09 Nº de Aulas: 6
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HABILIDADES
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(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características
hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade
(fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para
resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias
em diferentes organismos.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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·
Aplicar conhecimentos
sobre genética para interpretação e análise de situações-problema com
heredogramas.
·
Reconhecer
a importância e histórico da genética.
·
Identificar
quais os tipos de mutações existentes. Relacionar as mutações com diferenças
e anomalias genéticas.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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AULA 01
Etapa 1: Levantamento
de conhecimento prévio sobre
heredograma
Construção e análise dos
heredogramas pode permitir se determinar o padrão de herança de uma certa
característica (se é autossômica, se é dominante ou recessiva, etc.).
Permite, ainda, descobrir o genótipo das pessoas envolvidas, se não de todas,
pelo menos de parte delas, acesse os
Links para introdução do tema: https://www.youtube.com/watch?v=E9r27O8a5jc - https://www.youtube.com/watch?v=b2cd2T3zJLo
Etapa 2:
Como Fazer um Heredograma?
Acesse o link a seguir https://www.todamateria.com.br/heredograma/
para visualizar os heredogramas, por meio deles fica mais fácil identificar os tipos de herança genética
e as probabilidades de uma pessoa apresentar uma característica ou doença
hereditária. Ele é uma representação esquemática de algo muito semelhante ao
que vocês alunos certamente já fizeram: Uma árvore genealógica!
Etapa 3 -
Para aprofundar
Utilize as páginas 39 do livro
Inspire Ciências do 9º ano. Propor atividade: Reflexões da página 39 do mesmo
livro.
Etapa 4 -
Correção da atividade.
AULA 02
Etapa 5
- Questão disparadora
O que são alterações genéticas e
quais suas consequências? Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos
alunos sobre o tema, incentivando-os a destacar se essas alterações podem ou
não conduzir a prejuízos para os portadores, e exemplos de síndromes. Utilize
a imagem de cariótipo (no slide) para evidenciar a organização cromossômica e
suas características para indivíduos fêmea e machos.
Etapa 6: Por
dentro do assunto
Analise o arquivo a seguir sobre
aberrações humanas - O histórico show de horror - que submetia pessoas
portadoras de alterações genéticas a condições de trabalho circense para
sobrevivência. Aproveitar para debater com a turma a respeito do preconceito sofrido
por eles, há décadas atrás quando não se tinha informação das causas dessas
manifestações. Essas pessoas com deformidades muitas vezes eram abandonadas
ao nascer devido às suas condições. Por isso, as apresentações nos circos
acabavam sendo sua única fonte de renda e de sobrevivência. Como ainda não
havia o conceito de direitos humanos, os espetáculos mostravam cenas
horrendas que, de tão curiosas, chamavam a atenção do público. Link disponível em: https://algumascoisas13.blogspot.com/2013/10/circo-dos-horrores-as-aberracoes-de.html
Etapa 7: Aprofundando
no tema
Use a apresentação em ppt
disponibilizada para apresentar sobre outras síndromes acometidas em seres
humanos.
Etapa 8: ler a página 33 do livro Inspire Ciências 9º ano.
Etapa 9: Verificando
a aprendizagem
Responder o exercício no caderno
da página 34 do livro Inspire Ciências 9º ano.
AULA 03
Etapa 10:
Levantamento de conhecimento prévio sobre como a genética está presente na
atualidade. Pergunte o que eles já leram ou já ouviram falar. Destaque que
com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do material
genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam muitas
opiniões sobre ética.
Para aprofundar, utilize as
páginas 35 e 36 do livro Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes
para consulta.
Sugestão: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html
Etapa 11: Reproduzir
o trailer do filme “A Ilha”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk,
que tem a seguinte sinopse: O filme
começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes
de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados
os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por
câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um
lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem
transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados
em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos
estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta
do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser
assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi sorteada
ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do complexo,
descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles são clones
de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência é
fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de
saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar
por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria”
indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu
clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone
de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o
seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo
descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros
clones.
Após reproduzir o trailer, debater
as questões bioéticas relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões
como:
É gasto muito dinheiro nas
pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?
• O tema clonagem é amplamente
polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?
• Há diferença em clonar uma
ovelha e clonar um ser humano? Qual?
• É justo criar um ser humano com
o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?
Demais questões no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/a-ilha-saiba-como-utilizar-o-filme-no-vestibular/
AULA
04
Etapa 12:
Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles já viram milhos
coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas cores. Faça outros
questionamentos que julgar necessário para condução da aula sobre transgenia.
Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia
alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml
Aborde o conceito de transgenia,
utilize as páginas 36 e 37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também
outras fontes de consulta. Problematize a questão da produção de alimentos
transgênicos e a ameaça a biodiversidade. Destaque a importância da
agroecologia e agricultura familiar para a produção de alimentos e a
conservação da biodiversidade, utilize exemplos da região que você conheça.
Etapa
13: Propor atividades da página 37 e 38 do livro Inspire Ciências 9º ano.
Etapa 14:
Correção da atividade.
Aula 05
Etapa
15: Mão na massa! Experimento: A extração do DNA.
OBJETIVO: Visualizar o DNA da banana, e comprovar a sua
existência.
Evidenciar aos alunos que a extração do DNA é uma das
primeiras etapas para muitas aplicações biotecnológicas, como PCR, Clonagem e
transferência de genes, tipagem molecular e marcadores moleculares. A
obtenção do DNA e sua análise é algo que muitas pessoas pensam ser
inacessível. É possível fazer um experimento fácil e simples para extração do
DNA. É possível extrair o material genético de diferentes materiais, desde
fósseis e amostras herborizadas a tecidos frescos, como raízes, folhas, sementes,
embriões, esperma, pólen etc. A banana possui 33 cromossomos (três
conjuntos de 11 cromossomos).
Para fazer o experimento, acompanhe os materiais e
procedimentos disponíveis a seguir:
MATERIAIS: Sal grosso, 2 copos, filtro de café, 1
banana, 1 prato, detergente (transparente), água e álcool gelado (coloque no
freezer)
PROCEDIMENTOS: Remover a casca da banana, esmagar a
banana com auxílio do garfo para romper as células da banana, de maneira
mecânica. Deixar tudo com consistência de papa de neném.
Para fazer a extração química, adicionar o detergente (2
colheres de sopa, aproximadamente) à banana amassada e continue mexendo
bastante. O detergente vai fazer um rompimento da membrana celular da banana
e do núcleo, deixando exposto o DNA da célula da banana.
Adicionar a pasta de banana amassada com detergente à um
copo e acrescentar aproximadamente 1 xícara de água e mexa com uma colher
Adicione 1 colher de sal grosso à mistura do copo para
fazer com que as proteínas afundem e neutralize a carga do DNA, ficando
solúvel em água. Após adicionar o sal, mexa mais um pouco.
Pegue outro copo (transparente) e filtre a mistura do
primeiro copo com o auxílio do filtro de café. Espere por um tempo até que
todo o líquido seja filtrado e fique no novo copo
Para a última etapa, adicione o álcool gelado pela borda
do copo à mistura filtrada (aproximadamente ½ xícara). Pode usar um conta
gotas ou algum esguichador para adicionar.
Caso não tenha, peça ajuda de alguém para deitar parcialmente o copo
com a solução para ir adicionando aos poucos o álcool pelas bordas do copo.
Espere por 5 minutos. O álcool vai formar uma solução heterogênea de 2 fases,
já que a água e o álcool vão ficar separados. O DNA vai subir em direção ao
álcool e devido ao sal, haverá aglutinação do DNA que formará um filamento,
perceptível à olho nu. Se você colocar um palito dentro do copo, conseguirá
puxar um filamento “gosmento” que é o DNA da banana. O DNA ficará numa faixa
intermediária. a parte superior é pectina, à baixo dela estará DNA, e abaixo do DNA, formando uma faixa
transparente estará o álcool.
Etapa
16: Solicitar aos alunos que copiem e respondam as questões
abaixo no caderno de ciências:
AULA 06
Etapa 17: Levantamento de
conhecimentos prévios sobre cromossomos e alterações genéticas utilizando os
vídeos disponibilizado nos links a seguir
Etapa
18: Aprofundando o tema
Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e
inclusão ou o texto da página 42 do livro Inspire "O CROMOSSOMO
21".
Etapa 19:
Verificando a aprendizagem
Produza um pequeno
texto sobre a Síndrome de Down e inclusão.
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
(X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro
páginas: ( 34, 37, 38 ,39 e 42) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
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