4ª Sequência 9º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Hereditariedade
Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Heredogramas, Alterações Genéticas, Genética na atualidade, Cromossomo 21.
Ano: 9º                          Período: 24/08 a 04/09                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
 (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Aplicar conhecimentos sobre genética para interpretação e análise de situações-problema com heredogramas.
·         Reconhecer a importância e histórico da genética.
·         Identificar quais os tipos de mutações existentes. Relacionar as mutações com diferenças e anomalias genéticas.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01

Etapa 1: Levantamento de conhecimento prévio sobre  heredograma
Construção e análise dos heredogramas pode permitir se determinar o padrão de herança de uma certa característica (se é autossômica, se é dominante ou recessiva, etc.). Permite, ainda, descobrir o genótipo das pessoas envolvidas, se não de todas, pelo menos de parte delas, acesse os

Etapa 2: Como Fazer um Heredograma?
Acesse o link a seguir  https://www.todamateria.com.br/heredograma/ para visualizar os heredogramas, por meio deles fica mais fácil identificar os tipos de herança genética e as probabilidades de uma pessoa apresentar uma característica ou doença hereditária. Ele é uma representação esquemática de algo muito semelhante ao que vocês alunos certamente já fizeram: Uma árvore genealógica!
Etapa 3 - Para aprofundar
Utilize as páginas 39 do livro Inspire Ciências do 9º ano. Propor atividade: Reflexões da página 39 do mesmo livro.
Etapa 4 - Correção da atividade.
AULA 02

Etapa 5 - Questão disparadora
O que são alterações genéticas e quais suas consequências? Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, incentivando-os a destacar se essas alterações podem ou não conduzir a prejuízos para os portadores, e exemplos de síndromes. Utilize a imagem de cariótipo (no slide) para evidenciar a organização cromossômica e suas características para indivíduos fêmea e machos.
Etapa 6: Por dentro do assunto
Analise o arquivo a seguir sobre aberrações humanas - O histórico show de horror - que submetia pessoas portadoras de alterações genéticas a condições de trabalho circense para sobrevivência. Aproveitar para debater com a turma a respeito do preconceito sofrido por eles, há décadas atrás quando não se tinha informação das causas dessas manifestações. Essas pessoas com deformidades muitas vezes eram abandonadas ao nascer devido às suas condições. Por isso, as apresentações nos circos acabavam sendo sua única fonte de renda e de sobrevivência. Como ainda não havia o conceito de direitos humanos, os espetáculos mostravam cenas horrendas que, de tão curiosas, chamavam a atenção do público.    Link disponível em: https://algumascoisas13.blogspot.com/2013/10/circo-dos-horrores-as-aberracoes-de.html
Etapa 7: Aprofundando no tema
Use a apresentação em ppt disponibilizada para apresentar sobre outras síndromes acometidas em seres humanos.
Etapa 8:  ler a página 33 do livro  Inspire Ciências 9º ano. 
Etapa 9: Verificando a aprendizagem
Responder o exercício no caderno da página 34 do livro Inspire Ciências 9º ano.
AULA 03
Etapa 10: Levantamento de conhecimento prévio sobre como a genética está presente na atualidade. Pergunte o que eles já leram ou já ouviram falar. Destaque que com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as manipulações do material genético estão cada vez mais avançadas mas que também levantam muitas opiniões sobre ética.
Para aprofundar, utilize as páginas 35 e 36 do livro Inspire Ciências do 9º ano e utilize outras fontes para consulta.
Etapa 11: Reproduzir o trailer do filme “A Ilha”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=zq5pghVt8pk, que tem a seguinte sinopse: O filme começa retratando um complexo, cujos moradores foram os únicos sobreviventes de um vírus que dizimou o restante do planeta. Os agnatos, como são chamados os sobreviventes, vivem nessa instalação fechada e são monitorados por câmeras, sensores e seguranças. Eles recebem a informação de que apenas um lugar não está contaminado, chamado “a ilha”, e a única maneira de serem transferidos para esse local apresentado como paradisíaco é serem sorteados em uma loteria. Entretanto, o personagem Lincoln 6-Echo começa a ter sonhos estranhos e questionar essa dinâmica. Um dia, ele descobre uma parte secreta do complexo e vê um dos moradores que havia ganhado na loteria ser assassinado. Quando descobre que sua amiga Jordan 2-Delta também foi sorteada ele decide salvá-la e ambos tentam fugir. Ao conseguirem sair do complexo, descobrem que o mundo não está contaminado e que, na verdade, eles são clones de pessoas que vivem do lado de fora. O único objetivo de sua existência é fornecer órgãos para o caso de seus “originais” terem algum problema de saúde. Ou seja, uma espécie de corpo reserva para pessoas que poderiam pagar por tal serviço. A ilha é, na verdade, uma invenção e a suposta “loteria” indica que o ser humano está precisando utilizar alguma parte do corpo de seu clone. Por isso, os “sorteados” são mortos. Jordan, por exemplo, era o clone de uma famosa atriz de cinema com uma doença grave e Lincoln descobre que o seu “original” era um homem muito rico que sofria de cirrose hepática. Tendo descoberto a verdade, o objetivo dos personagens passa a ser salvar os outros clones.
Após reproduzir o trailer, debater as questões bioéticas relacionadas à clonagem, pergunte aos alunos questões como:
É gasto muito dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?
• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?
• Há diferença em clonar uma ovelha e clonar um ser humano? Qual?
• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?
 AULA 04
Etapa 12: Mostre as imagens abaixo para os alunos e pergunte se eles já viram milhos coloridos e o que eles acham que causa essa diferença nas cores. Faça outros questionamentos que julgar necessário para condução da aula sobre transgenia. Demais questões no link: Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia alimentar - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml
Aborde o conceito de transgenia, utilize as páginas 36 e 37 do livro Inspire Ciências 9º ano. Utilize também outras fontes de consulta. Problematize a questão da produção de alimentos transgênicos e a ameaça a biodiversidade. Destaque a importância da agroecologia e agricultura familiar para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, utilize exemplos da região que você conheça.
 Etapa 13: Propor atividades da página 37 e 38 do livro Inspire Ciências 9º ano.
Etapa 14: Correção da atividade.
Aula 05
Etapa 15: Mão na massa! Experimento: A extração do DNA.
OBJETIVO: Visualizar o DNA da banana, e comprovar a sua existência.
Evidenciar aos alunos que a extração do DNA é uma das primeiras etapas para muitas aplicações biotecnológicas, como PCR, Clonagem e transferência de genes, tipagem molecular e marcadores moleculares. A obtenção do DNA e sua análise é algo que muitas pessoas pensam ser inacessível. É possível fazer um experimento fácil e simples para extração do DNA. É possível extrair o material genético de diferentes materiais, desde fósseis e amostras herborizadas a tecidos frescos, como raízes, folhas, sementes, embriões, esperma, pólen etc. A banana possui 33 cromossomos (três conjuntos de 11 cromossomos).
Para fazer o experimento, acompanhe os materiais e procedimentos disponíveis a seguir:
MATERIAIS: Sal grosso, 2 copos, filtro de café, 1 banana, 1 prato, detergente (transparente), água e álcool gelado (coloque no freezer)
PROCEDIMENTOS: Remover a casca da banana, esmagar a banana com auxílio do garfo para romper as células da banana, de maneira mecânica. Deixar tudo com consistência de papa de neném.
Para fazer a extração química, adicionar o detergente (2 colheres de sopa, aproximadamente) à banana amassada e continue mexendo bastante. O detergente vai fazer um rompimento da membrana celular da banana e do núcleo, deixando exposto o DNA da célula da banana.
Adicionar a pasta de banana amassada com detergente à um copo e acrescentar aproximadamente 1 xícara de água e mexa com uma colher
Adicione 1 colher de sal grosso à mistura do copo para fazer com que as proteínas afundem e neutralize a carga do DNA, ficando solúvel em água. Após adicionar o sal, mexa mais um pouco.
Pegue outro copo (transparente) e filtre a mistura do primeiro copo com o auxílio do filtro de café. Espere por um tempo até que todo o líquido seja filtrado e fique no novo copo
Para a última etapa, adicione o álcool gelado pela borda do copo à mistura filtrada (aproximadamente ½ xícara). Pode usar um conta gotas ou algum esguichador para adicionar.  Caso não tenha, peça ajuda de alguém para deitar parcialmente o copo com a solução para ir adicionando aos poucos o álcool pelas bordas do copo. Espere por 5 minutos. O álcool vai formar uma solução heterogênea de 2 fases, já que a água e o álcool vão ficar separados. O DNA vai subir em direção ao álcool e devido ao sal, haverá aglutinação do DNA que formará um filamento, perceptível à olho nu. Se você colocar um palito dentro do copo, conseguirá puxar um filamento “gosmento” que é o DNA da banana. O DNA ficará numa faixa intermediária. a parte superior é pectina, à baixo dela estará  DNA, e abaixo do DNA, formando uma faixa transparente estará o álcool.
Etapa 16: Solicitar aos alunos que copiem e respondam as questões abaixo no caderno de ciências:
  1. Por que é necessário macerar a banana?
  2. Qual a função do sal de cozinha?
  3. Faça um esquema ilustrativo evidenciando as disposições dos extratos observados ao final do experimento, adicionando suas respectivas legendas.
  4. Por qual motivo em situações normais de observação não é possível enxergar o DNA?
  5. Onde o DNA se encontra na célula?
  6. Com base em seus conhecimentos responda: Qual a função do DNA?
AULA 06
 Etapa 17: Levantamento de conhecimentos prévios sobre cromossomos e alterações genéticas utilizando os vídeos disponibilizado nos links a seguir
Etapa 18: Aprofundando o tema
Leia com atenção a reportagem sobre Síndrome de Down e inclusão ou o texto da página 42 do livro Inspire "O CROMOSSOMO 21".
Etapa 19: Verificando a aprendizagem
Produza um pequeno  texto sobre a Síndrome de Down e inclusão.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 34, 37, 38 ,39 e 42) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:   
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário