ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N Silva
DATA: 20\08\2025
HORÁRIO:
08:00 às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (08:15 às 08:20h)
2º MOMENTO: Sensibilização
sobre Avaliação (8:20 às 9:00 min)
Breve mensagem: “Hoje vamos refletir juntos sobre como
avaliamos nossos alunos e como essa prática pode ser mais justa, formativa e
significativa.” Uma forma leve, simbólica e reflexiva de abordar a avaliação da aprendizagem através da fábula
abaixo.
A Fábula da Coruja e o Concurso das Árvores
Era uma vez uma floresta em que a Coruja, considerada a mais sábia entre os
animais, resolveu organizar um concurso para descobrir qual árvore era a mais
forte.
No dia marcado, reuniu todas as espécies: o alto Eucalipto, a frondosa
Mangueira, o pequeno Bonsai que vivia em vaso, a Palmeira elegante, o Carvalho
robusto e até um jovem Pé de Feijão que havia crescido rápido após as chuvas.
A Coruja anunciou:
— Para saber qual árvore é a mais forte, todas devem mostrar que conseguem
subir até o topo da montanha, carregar um balde de água e ainda oferecer sombra
fresca no caminho.
As
árvores se entreolharam assustadas.
O Bonsai, pequenino, mal conseguia se deslocar.
O Eucalipto era alto, mas não tinha frutos doces para oferecer.
A Mangueira tinha frutos maravilhosos, mas não conseguia carregar o balde de
água.
A Palmeira resistia ao vento, mas não dava sombra suficiente no caminho.
O Pé de Feijão, apesar de frágil, subia com facilidade pelo rochedo.
Ao final,
nenhuma árvore conseguiu cumprir todas as provas. Então, um sabiá perguntou à
Coruja:
— Mas, afinal, qual delas venceu?
A Coruja,
com sua calma habitual, respondeu:
— Cada árvore tem sua força. O Eucalipto nos dá madeira, a Mangueira oferece
frutos, o Bonsai encanta com sua beleza, a Palmeira resiste ao vento, o
Carvalho protege com sua sombra e o Pé de Feijão mostra rapidez em crescer. O
erro foi do concurso, que tentou medir todos com a mesma régua.
E assim a floresta aprendeu que avaliar não é comparar quem faz tudo
igual, mas reconhecer e valorizar os diferentes modos de crescer e florescer.
Moral da história: A verdadeira avaliação deve respeitar as
diferenças, reconhecer os potenciais e buscar caminhos para o crescimento de
cada um, em vez de medir todos pelo mesmo critério.
Perguntas para discussão sobre Avaliação
da Aprendizagem
1. Na
fábula, o erro foi da prova e não das árvores.
→ Em que situações nossas avaliações podem estar “medindo com a mesma régua”?
2. Cada
árvore tinha uma força diferente.
→ Como podemos reconhecer e valorizar as habilidades e potencialidades
específicas de cada estudante?
3. O
Pé de Feijão cresceu rápido, mas ainda era frágil.
→ O que isso nos lembra sobre os alunos que aprendem com rapidez, mas precisam
de apoio em outros aspectos?
4. A
Mangueira oferecia frutos, mas não carregava baldes.
→ O que essa imagem pode nos ensinar sobre estudantes que não se destacam nas
provas, mas mostram aprendizagem em outras formas?
5. Se
a coruja tivesse organizado o concurso de outro jeito…
→ Como podemos repensar nossas formas de avaliar para torná-las mais justas e
significativas?
6. Avaliar
é também orientar o crescimento.
→ Que estratégias podemos adotar para que a avaliação não seja apenas um
“resultado”, mas um ponto de partida para novas aprendizagens?
3º MOMENTO: Tabela de
Instrumentos Avaliativos (9:00h às 9:30h)
Eles deverão preencher a tabela sobre os
instrumentos avaliativos utilizados durante o trimestre e relacionar a
porcentagem estimada de adesão dos estudantes. Em seguida propor um desafio em
grupo, que consiste nas orientações abaixo.
Os grupos deverão realizar uma atividade
prática que contemplará as próximas sequências didáticas. Montará um plano de
aula simples com a quantidade de aulas que usarão para realizar a atividade,
que deverá ter as habilidades, objetivos, métodos e resultados. Essa atividade
deverá acontecer na próxima articulação.
4º MOMENTO: Lanche (9:30h
às 9:45h)
5º MOMENTO: Apresentação dos gráficos sobre
os resultados do I Trimestre (9:30 às 10:00h)
Apresentar
os resultados dos gráficos de desempenho do I trimestre, em seguida pedir para relatarem
oralmente as questões abaixo.
Ø Causas:
Ø O
que fazer?
Ø O
que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?
·
Colocar no slide
·
Retomar a moral da fábula: “Avaliar
não é comparar quem faz tudo igual, mas reconhecer e apoiar o crescimento de
cada estudante.”
·
Conduzir à definição de 2 ou 3
compromissos práticos para o próximo trimestre (ex.: diversificar
instrumentos de avaliação, dar devolutivas mais formativas, incluir
autoavaliação dos alunos etc.).
6º MOMENTO: Análise dos Resultados das Avaliações
CAED I e II Ciclos (10:00 às 10:50h)
Agora é uma oportunidade de reflexão e não apenas de
“cobrança de números”. A avaliação externa é como um exame de saúde: ela aponta
sintomas e necessidades, mas o tratamento depende de nós, no cotidiano da sala
de aula, com ações intencionais e colaborativas.
As
avaliações formativas permitem um acompanhamento individual de cada estudante
ao longo do ano letivo. Aqui, você encontrará os principais indicadores
produzidos pela Avaliação Contínua da Aprendizagem. A análise e a
reflexão sobre esses resultados são fundamentais para embasar estratégias de
intervenções pedagógicas mais assertivas, possibilitando uma melhoria contínua
da aprendizagem dos estudantes.
De acordo com o percentual total
de acertos no teste – obtido por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT) –, é
possível classificar o desempenho em quatro categorias:
- Muito baixo: até 25% de acerto
- Baixo: entre 26% e 50% de
acerto
- Médio: entre 51% e 75% de
acerto
- Alto: 76% de acerto ou mais
Qual foi o percentual de acerto em cada habilidade
nesta avaliação?
Este indicador – calculado por meio da Teoria
Clássica dos Testes (TCT) – apresenta o resultado médio de acerto nas
habilidades avaliadas em cada componente curricular. Cada card apresenta as
seguintes informações:
o código, de acordo com a posição em que a
habilidade aparece na plataforma (H01, H02...);
o código da habilidade, de acordo com a Matriz de
Referência;
o percentual de acerto nesta habilidade.
Para
saber a descrição de cada habilidade, é preciso clicar sobre o card escolhido.
As cores dos cards correspondem aos quatro agrupamentos nos quais as
habilidades foram organizadas, de acordo com o percentual médio de acerto: até
40% de acerto; de 41%a 60% de acerto; de 61% a 80% de acerto e acima de 80% de
acerto.
Agora
fazer a analise comparativa entre os dois ciclos.
Apresentar
as habilidades que serão cobradas na próxima avaliação e a data (09/09 a 10/10).
Quais
fatores implicaram nos resultados, tanto positivos como negativos?
7º MOMENTO: Relatos (11:10 às 11:30h)
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia e
participação das aulas.
8º MOMENTO: Avisos e Avaliação do Encontro (11:30h)
Avisos!!
Próxima
Sequência Didática e Avaliação CAED (setembro). Recomposição das
Aprendizagens. Diário de Bordo.
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp.

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