2º Encontro de Articulação Cie 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 20/03/2024

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura do texto e reflexão.

Você é uma batata, um ovo ou café?

 

Uma vez, uma filha se queixou ao seu pai que a sua vida era miserável e que ela não sabia como iria conseguir seguir em frente. Ela estava cansada de lutar e se esforçar o tempo todo. Parecia que, logo após resolver um problema, outro logo aparecia. Seu pai, um cozinheiro, a levou até a cozinha.
Ele encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Depois que as três panelas começaram a ferver, ele colocou batatas em uma panela, ovos na segunda e café moído na terceira. Então, ele deixou a água ferver. A filha, irritada, esperou impacientemente, imaginando o que ele estava fazendo.
Depois de vinte minutos, ele apagou o fogo...
Ele tirou as batatas da panela e colocou-as em uma tigela. Ele retirou os ovos e colocou-os em uma tigela. Ele pegou um filtro para coar o café e colocou-o em um copo.
Ele se virou para ela e perguntou. - “Filha, o que você vê?”
- “Batatas, ovos e café,” ela respondeu apressadamente.
- “Olhe mais de perto,” disse ele, “e toque nas batatas.”
Ela obedeceu e notou que elas estavam macias. Em seguida, ele pediu para ela pegar o ovo e quebrá-lo. Depois de retirar a casca, ela observou o ovo cozido. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Seu aroma rico trouxe um sorriso ao seu rosto.
- “Pai, o que significa isso?” perguntou a menina.

Ele então explicou que as batatas, os ovos e os grãos de café cada um tinha enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo. No entanto, cada um reagiu de maneira diferente.

A batata entrou forte, firme e inflexível, mas na água fervente, tornou-se macia e mole. O ovo era frágil, sua casca fina protegendo o líquido interior, até que na água fervente o interior do ovo tornou-se duro. No entanto, os grãos de café eram diferentes. Depois que eles foram expostos à água fervente, ele mudou a água e criou algo novo.
“Qual deles é você?”
Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?
Você é uma batata, um ovo ou café?

 

3º Momento: Apresentação e fechamento da Sequência Didática

A segunda sequência didática está com ênfase no desenvolvimento das habilidades propostas para o ensino de Ciências, referentes ao tema intercurricular “Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!” e letramento. É preciso utilizar uma metodologia com práticas inovadoras, uso das tecnologias e estratégias intervencionistas, sala de aula invertida, etc. Estimular os estudantes a construírem atividades práticas para obtenção do seu próprio conhecimento e desenvolvendo das competências socioemocionais e cognitivas.

Os grupos deverão socializar as produções das sequências didáticas, conforme orientações no direcionamento, porém, antes, deverão preencher a cheklist da sequência didática. Somente após as apresentações, os demais grupos farão as intervenções para fechamento das sequências. Segue abaixo as habilidades e objetos de conhecimentos relacionados para cada ano.

6º ANO

Período:   01 a 12/04

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Desafios e Soluções para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos

Objetos de Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas Água potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.

Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
(EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo.

7º ANO

Subtema: Impactos na Saúde Humana e Soluções para um Futuro Saudável

Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças. Tratamento da doença, sintomas e vacina. Soros.

Objetivos Específicos: Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os sintomas e tratamento da doença.

Habilidades: (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

8º ANO

Subtema: Caminhos Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro Sustentável.

Objetos de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia elétrica.

Habilidades: (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.  (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

 

9º Ano

Subtema: Harmonizando os Estados Físicos da Matéria: Sustentabilidade e química.

Objetos de Conhecimento: Significados e inovações da Matéria; Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.   

Habilidades: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica (essa habilidade não será trabalhada por completo). (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

4º Momento: Lanche

5º Momento: Avaliação Diagnóstica e Intervenção Pedagógica – Coleta de Dados

Falar um pouco sobre a importância da avaliação diagnóstica e estratégias intervencionistas.

Tanto a LDB quanto a BNCC apontam para princípios de avaliação cuja função não é aferir a “quantidade de conteúdo assimilado”, mas sim investigar o percurso dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências. E é esse o foco da aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação, principalmente agora. Este deve ser formativo: observar o progresso dos estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas práticas para que se desenvolvam e aprendam.

Ao planejarmos, é interessante começar estabelecendo quais as habilidades – relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e quais as competências a serem construídas. Após essa definição, desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os alunos sejam ativos nesse processo. Por fim, delinear os instrumentos e métodos para investigar o progresso e as dificuldades dos estudantes, o que nos dará o diagnóstico de como estão os alunos até aquele momento, para fazer os ajustes ou as mudanças necessárias e para desenhar o planejamento pedagógico do próximo ano.

Avaliar com foco no processo é, sem dúvidas, a melhor maneira de identificar e medir o progresso dos alunos num momento em que as aulas são mediadas por tecnologias. Buscar meios de avalição que demandem a participação ativa dos alunos num processo de construção, por exemplo, com métodos que passem pela conclusão de etapas e que possibilitem práticas de feedback, que permita a clara compreensão dos sistemas de avaliação, não como um momento de temor e punição, mas como parte importante da aprendizagem.

A avaliação diagnóstica é um tipo de avaliação de aprendizagem que busca compreender e identificar os objetos de conhecimento e as habilidades que os estudantes já possuem

Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional dos estudantes, com detalhes como:

  • O que o aluno sabe;
  • O que o aluno deveria saber, mas não sabe;
  • As expectativas do estudante em relação aos objetos de conhecimentos.

Tal diagnóstico é importante para que os professores possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para uma turma ou estudante específico.

O principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e caracterizar as etapas de aprendizagem em que os alunos estão posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades dominadas ou negligenciadas por cada um.

Dessa forma, podemos fragmentar o objetivo geral das avaliações diagnósticas em três objetivos específicos:

  1. Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem;
  2. Apurar a presença ou ausência das habilidades dos alunos;
  3. Refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada aluno.

Com esses objetivos em mente, é importante ressaltar que a avaliação diagnóstica não tem como finalidade avaliar o estudante em si, mas sim o seu potencial de aprendizagem.

Desse modo, ao efetuar a avaliação diagnóstica e analisar seus resultados, os professores conseguem adaptar o plano de ensino para atender seus estudantes da melhor maneira.

O primeiro passo após realizar a avaliação é o da análise de dados, no qual os professores devem pegar os resultados e interpretá-los. É interessante, nesse momento, trabalhar com relatórios individuais e coletivos e, sempre que possível, fazer comparações com outras avaliações diagnósticas já realizadas.

Com o relatório em mãos fica mais fácil observar o desempenho dos alunos. Compreender as dificuldades de cada um, e principalmente as suas origens, é um dos principais ingredientes para uma educação de qualidade.

Por fim, o foco deve estar no principal objetivo: solucionar déficits educacionais, tanto individuais quanto de toda uma turma. Professores, coordenadores e gestores devem se preparar para implementar mecanismos que busquem sanar os problemas na aprendizagem dos estudantes.

Diversas atividades complementares podem ser aplicadas aqui, cabendo aos educadores avaliarem as que trarão os melhores resultados. Nesse contexto, a intervenção pedagógica possui um importante papel.

 Também é interessante pensar em um plano de nivelamento de aprendizagem, assunto que será melhor trabalhado em seguida.

 Agora chegou o momento de apresentar os resultados das fichas diagnósticas trabalhadas até aqui. Preencha individualmente, as fichas entregues, com base em estudo dos casos em sala de aula durante o período de 3 semanas. A partir daí, preencha em grupo a mesma ficha para que se faça uma avaliação por ano/turma, com base na anterior que fora preenchida, tirando uma média por município para cada ano, assim fica possível observar a progressão dos estudantes ao longo do ano letivo.

 

6º Momento: Planejamento Anual

Apresentar os temas Inter curriculares aos professores, dividir em grupos por ano (6º, 7º, 8º e 9º) e solicitar acomodem os objetos de conhecimento dentro dos temas. Antes dessa atividade, conversar sobre o tema Inter curricular atual e explicar que apesar de ter ficado o mesmo tema, não significa que abordarão os mesmos subtemas do ano anterior, peça sugestão de novas abordagens.

 

7º momento: Projeto Meio Ambiente

Sugestão para culminância com Feira de Ciências em Salas Temáticas, incluindo princípios de robótica.

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

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