PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2024
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
20/03/2024
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura do texto e reflexão.
Você
é uma batata, um ovo ou café?
Uma vez, uma filha se queixou ao seu pai que a sua
vida era miserável e que ela não sabia como iria conseguir seguir em frente.
Ela estava cansada de lutar e se esforçar o tempo todo. Parecia que,
logo após resolver um problema, outro logo aparecia. Seu pai, um cozinheiro, a
levou até a cozinha.
Ele encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Depois
que as três panelas começaram a ferver, ele colocou batatas em uma panela, ovos
na segunda e café moído na terceira. Então, ele deixou a água ferver. A filha,
irritada, esperou impacientemente, imaginando o que ele estava fazendo.
Depois de vinte minutos, ele apagou o fogo...
Ele tirou as batatas da panela e colocou-as em uma tigela. Ele retirou os ovos
e colocou-os em uma tigela. Ele pegou um filtro para coar o café e colocou-o em
um copo.
Ele se virou para ela e perguntou. - “Filha, o que você vê?”
- “Batatas, ovos e café,” ela respondeu apressadamente.
- “Olhe mais de perto,” disse ele, “e toque nas batatas.”
Ela obedeceu e notou que elas estavam macias. Em seguida, ele pediu para ela
pegar o ovo e quebrá-lo. Depois de retirar a casca, ela observou o ovo cozido.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Seu aroma rico trouxe um
sorriso ao seu rosto.
- “Pai, o que significa isso?” perguntou a menina.
Ele então explicou que as batatas, os ovos e os grãos de café cada um tinha
enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo. No entanto, cada um reagiu de
maneira diferente.
A batata entrou forte, firme e inflexível, mas na
água fervente, tornou-se macia e mole. O ovo era frágil, sua casca fina
protegendo o líquido interior, até que na água fervente o interior do ovo
tornou-se duro. No entanto, os grãos de café eram diferentes. Depois que eles
foram expostos à água fervente, ele mudou a água e criou algo novo.
“Qual deles é você?”
Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?
Você é uma batata, um ovo ou café?
3º
Momento: Apresentação e fechamento da
Sequência Didática
A
segunda sequência didática está com ênfase no desenvolvimento das habilidades
propostas para o ensino de Ciências, referentes ao tema intercurricular “Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!” e letramento.
É preciso utilizar uma metodologia com práticas inovadoras, uso das tecnologias
e estratégias intervencionistas, sala de aula invertida, etc. Estimular os estudantes
a construírem atividades práticas para obtenção do seu próprio conhecimento e desenvolvendo
das competências socioemocionais e cognitivas.
Os
grupos deverão socializar as produções das sequências didáticas, conforme
orientações no direcionamento, porém, antes, deverão preencher a cheklist da
sequência didática. Somente após as apresentações, os demais grupos farão as
intervenções para fechamento das sequências. Segue abaixo as habilidades e
objetos de conhecimentos relacionados para cada ano.
6º
ANO
Período: 01 a
12/04
Tema
Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!
Subtema:
Desafios e Soluções para a Gestão Sustentável
dos Recursos Hídricos
Objetos de Conhecimento: Misturas
homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas Água potável e tratamento. Uso
de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.
Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce
pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas
ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas
cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde
humana. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou
heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água
e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a
separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de
processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a
destilação de petróleo, entre outros).
(EF06CI04BA) Investigar
processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos
componentes de um material heterogêneo.
7º
ANO
Subtema: Impactos
na Saúde Humana e Soluções para um Futuro Saudável
Objetos de Conhecimento:
Definição de Saúde, microrganismos e doenças. Tratamento
da doença, sintomas e vacina. Soros.
Objetivos
Específicos: Distinguir sobre ação de vacinas e
soros. Compreender sobre os sintomas e tratamento da doença.
Habilidades:
(EF07CI09) Interpretar as condições de
saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de
indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de
saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica
entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar
sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações
sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da
vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação
de doenças.
8º ANO
Subtema: Caminhos Sustentáveis: Explorando Fontes de
Energia Renovável para um Futuro Sustentável.
Objetos de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias
naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas
transformações, consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de
energia elétrica.
Habilidades:
(EF08CI01) Identificar
e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de
energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF08CI03) Classificar
equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia
elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor
ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de
sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de
geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas
semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia
chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de
energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de
energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique
a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar,
geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT) Analisar o impacto do
uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu
impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e
possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação
dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA)
Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando
em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o
impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA)
Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no
momento da compra de um equipamento.
9º Ano
Subtema: Harmonizando os Estados Físicos da Matéria:
Sustentabilidade e química.
Objetos de Conhecimento: Significados e inovações da Matéria;
Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.
Habilidades: (EF09CI03)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo
e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica (essa
habilidade não será trabalhada por completo). (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e
explicar essas transformações com base no modelo de constituição
submicroscópica.
4º
Momento: Lanche
5º
Momento: Avaliação Diagnóstica e
Intervenção Pedagógica – Coleta de Dados
Falar um pouco sobre a importância da avaliação
diagnóstica e estratégias intervencionistas.
Tanto a LDB quanto a BNCC
apontam para princípios de avaliação cuja função não é aferir a “quantidade de
conteúdo assimilado”, mas sim investigar o percurso dos alunos
no desenvolvimento de habilidades e competências. E é esse o foco
da aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação, principalmente
agora. Este deve ser formativo: observar o progresso dos
estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas práticas para que se
desenvolvam e aprendam.
Ao planejarmos, é
interessante começar estabelecendo quais as habilidades –
relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e
quais as competências a serem construídas. Após essa definição,
desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os
alunos sejam ativos nesse processo. Por fim, delinear os instrumentos e
métodos para investigar o progresso e as dificuldades dos
estudantes, o que nos dará o diagnóstico de como estão os alunos até aquele
momento, para fazer os ajustes ou as mudanças necessárias e para desenhar o
planejamento pedagógico do próximo ano.
Avaliar com foco no
processo é, sem dúvidas, a melhor maneira de identificar e medir o progresso
dos alunos num momento em que as aulas são mediadas por tecnologias. Buscar
meios de avalição que demandem a participação ativa dos alunos num processo de
construção, por exemplo, com métodos que passem pela conclusão de etapas e que
possibilitem práticas de feedback, que permita a clara compreensão dos sistemas
de avaliação, não como um momento de temor e punição, mas como parte
importante da aprendizagem.
A
avaliação diagnóstica é um tipo de avaliação de aprendizagem que busca compreender
e identificar os objetos de conhecimento e as habilidades que os estudantes já
possuem.
Com
essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional
dos estudantes, com detalhes como:
- O que o
aluno sabe;
- O que o
aluno deveria saber, mas não sabe;
- As
expectativas do estudante em relação aos objetos de conhecimentos.
Tal
diagnóstico é importante para que os professores possam melhorar os processos
de ensino e aprendizagem durante o período letivo para uma turma ou estudante
específico.
O
principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e
caracterizar as etapas de aprendizagem em que os alunos estão
posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar
as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades
dominadas ou negligenciadas por cada um.
Dessa
forma, podemos fragmentar o objetivo geral das avaliações diagnósticas em três
objetivos específicos:
- Identificar
as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de
aprendizagem;
- Apurar a
presença ou ausência das habilidades dos alunos;
- Refletir
sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de
cada aluno.
Com
esses objetivos em mente, é importante ressaltar que a avaliação
diagnóstica não tem como finalidade avaliar o estudante em si, mas sim o seu
potencial de aprendizagem.
Desse
modo, ao efetuar a avaliação diagnóstica e analisar seus resultados, os
professores conseguem adaptar o plano de ensino para
atender seus estudantes da melhor maneira.
O primeiro passo após
realizar a avaliação é o da análise de dados, no qual os
professores devem pegar os resultados e interpretá-los. É interessante, nesse
momento, trabalhar com relatórios individuais e coletivos e,
sempre que possível, fazer comparações com outras avaliações diagnósticas já
realizadas.
Com
o relatório em mãos fica mais fácil observar o desempenho dos alunos.
Compreender as dificuldades de cada um, e principalmente as suas origens, é um
dos principais ingredientes para uma educação de qualidade.
Por
fim, o foco deve estar no principal objetivo: solucionar déficits
educacionais, tanto individuais quanto de toda uma turma. Professores,
coordenadores e gestores devem se preparar para implementar mecanismos que
busquem sanar os problemas na aprendizagem dos estudantes.
Diversas
atividades complementares podem ser aplicadas aqui, cabendo aos educadores
avaliarem as que trarão os melhores resultados. Nesse contexto, a intervenção pedagógica possui um importante
papel.
Também
é interessante pensar em um plano de nivelamento de aprendizagem, assunto que
será melhor trabalhado em seguida.
Agora
chegou o momento de apresentar os resultados das fichas diagnósticas
trabalhadas até aqui. Preencha individualmente, as fichas entregues, com base
em estudo dos casos em sala de aula durante o período de 3 semanas. A partir
daí, preencha em grupo a mesma ficha para que se faça uma avaliação por ano/turma,
com base na anterior que fora preenchida, tirando uma média por município para
cada ano, assim fica possível observar a progressão dos estudantes ao longo do
ano letivo.
6º
Momento: Planejamento
Anual
Apresentar os
temas Inter curriculares aos professores, dividir em grupos por ano (6º, 7º, 8º
e 9º) e solicitar acomodem os objetos de conhecimento dentro dos temas. Antes
dessa atividade, conversar sobre o tema Inter curricular atual e explicar que
apesar de ter ficado o mesmo tema, não significa que abordarão os mesmos
subtemas do ano anterior, peça sugestão de novas abordagens.
7º momento: Projeto Meio Ambiente
Sugestão
para culminância com Feira de Ciências em Salas Temáticas, incluindo princípios
de robótica.
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