No dia 14 de março às 13:30h, eu Nilsilane N. Silva Articuladora de Ciências, estive reunida com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais Tânia Gusmão, o diretor da escola Adelson Conceição e alguns professores. Na oportunidade, conversamos sobre o Programa Brasil na Escola e a necessidade da efetivação dos cadastros dos professores na plataforma CAEd e o cadastro das turmas de alunos de cada professor, para ter acesso as Avaliações Diagnósticas e Formativas com objetivo de receber apoio do MEC na retomada das aulas presenciais e recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens. Na plataforma será ainda possível monitorar o andamento dos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola. Os professores já possuíam cadastro no Gov, o que facilitou a realização do cadastro das turmas. Durante a visita assuntos como medidas de segurança no retorno presencial, funcionamento do intervalo, tempo de aula e sugestões para atender os alunos com dificuldades na leitura e escrita. O funcionamento referente ao tempo de aula, estava reduzido, os horários de aula correspondiam a 30 minutos, não tinha intervalo, as medidas de segurança estavam conforme os protocolos de segurança, o horário de aula ainda não estava definido devido a falta de professor no Componente Curricular de Ciências. Durante a primeira quinzena de aula, todos os componentes estavam comprometidos em fazer o diagnóstico dos alunos, os articuladores de área orientaram os professores e forneceram as sequências didáticas elaboradas por eles, com o tema "Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento".
As visitas estão sendo uma experiência necessária, na qual, observamos, ouvimos sobre o funcionamento da escola e construímos caminhos para colocar em prática nossos paradigmas educacionais, visando à realidade da comunidade onde a escola está inserida. Este documento tem como finalidade explicitar toda a demanda discutida durante a visita na referida escola.
Por: Nilsilane Nascimento da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário