Webnário
de Ciências
6º Ano
Primeira aula: Corona vírus: Qual o tamanho dessa ameaça?
Objetivo da Aprendizagem: Contextualizar o COVID-19 (corona vírus) com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.
Período: 16 a 26/06 Nº de Aula: 01
Etapa 1: Para Início de Conversa, leia com atenção o recadinho que Laurinha de 12 anos trouxe pra vocês!
Olá!
Meu nome é Laura e meu sinal é esse.
Tudo bem? Então...estamos vivendo agora um momento bem diferente. Isso por causa do corona vírus, que é uma doença que se propaga pelo contato físico, pelas vias respiratórias, pelas partes do rosto, boca, olhos, as mãos....Por isso, devemos mantê-las limpas, lavar com sabão e água, sempre em todos os momentos ou usando também, o álcool gel, mantendo a higienização em nossas casas, evitando assim nos contaminarmos uns aos outros.
Mas, o “ficar em casa” é ficarmos em nossas casas, não porque seja férias ou um ‘feriadão’, mas o momento de evitarmos esse contato físico com as pessoas. Apesar de alguns serem jovens e não se acharem no grupo de risco, tem que pensar nas pessoas idosas, nossos avós, nos familiares que tenham problemas de saúde, como a diabetes, evitar o contato com as pessoas gestantes.... por isso a necessidade de ficarmos em casa. Para evitarmos a transmissão da doença.
Isso não impede de contatarmos nossos amigos pelas redes sociais, pelo WhatsApp, filmando ou de aproveitar para ver, na internet, conteúdos que tragam conhecimento e informações, para quando voltarmos às aulas, estarmos bem informados sobre os acontecimentos.
Por favor, fiquem calmos, em casa e em breve estaremos de volta, e vocês se reencontrarão com seus colegas, ok?
Fiquem bem! Tchau!
Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA)
Etapa 02:
Para nos mantermos bem informados, é importante acessar fontes confiáveis. Sugerimos que você assista ao vídeo inteiramente dedicada ao COVID-19, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI;
Após assistir ao vídeo:
1 –Escreva um resumo com as informações que considerar mais importantes.
2 –Escolha três dessas informações e elabore pequenos cartazes para divulgá-las.
Lembre-se de que um cartaz deve ter um texto curto, que atraia a atenção do leitor, e, em geral, imagens que ajudem a transmitir a informação desejada.
Etapa 03: Aprofundando sobre o Tema
Qual a diferença entre epidemia e pandemia
Alana Sousa Publicado em 12 03 2020
Entenda a diferença entre os termos que apesar de parecerem semelhantes possuem características fortemente distintas. Apesar de se tratarem sobre temas médicos doenças muitas vezes fatais epidemia e pandemia são termos diferentes possuindo características essenciais para entender os principais pontos que separam os temas. Uma epidemia pode ser caracterizada quando uma doença específica acontece em diversas regiões, mas por um tempo limitado eventualmente ela acaba sendo controlada seja por vacina ou tratamentos alternativos um exemplo de epidemia é a Peste Negra, que atingiu quase toda a Europa e parte da Ásia entre os anos de 1333 a 1351. A varíola também entra nesse segmento pois foi transmitida da Europa para a América, no século 16.
A pandemia, no entanto, é o pior dos casos pois afeta as pessoas em nível global, quando uma enfermidade afeta diferentes regiões do planeta. Uma epidemia não interrompida pode tornar se uma pandemia, isso se deve quando não há vacinas e o número mortuário se mostra altíssimo. As infecções em si são as causadoras das mortes por isso se espalham tão facilmente como no caso da gripe suína que fez vítimas em todos os continentes.
Outros termos como surto e endemia também se encaixam neste tópico. Sendo que surto é a grande quantidade de casos de uma doença em um local apenas. E, endemia que está mais relacionado à frequência com a qual um diagnóstico é feito no mesmo local, do que ao número quantitativo uma endemia pode ser considerada como oposto geográfico de uma pandemia.
·
Vejam slides sobre o assunto tratado
disponível por e-mail e por WhatsApp, os quais servirão de suporte para os
alunos e professores.
ATIVIDADES
1.
e De acordo com o texto conceitue Epidemia e
Pandemia.
2.
Quais epidemias são exemplificadas no
texto? Onde e quando elas aconteceram?
3.
Qual o conceito de surto aparece no texto?
4.
Estamos passando por uma pandemia no
momento. De que maneira podemos nos proteger dessa doença? Ilustre sua resposta
em quadrinhos.
5.
Cite os sintomas e o cuidado que devemos
ter para evitar o Corona Vírus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário