12ª SD 6º Ciências 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar; Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos socioambientais.

Ano: 6º                                          Período: 25/10 A 05/11                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando influência da temperatura e a matéria-prima constituinte.

·         Entender o processo de formação do solo;

·         Diferenciar os tipos de solo, quanto a característica e permeabilidade;

·         Entender qual o tipo de solo ideal para agricultura.

·         Promover o acesso a informações atualizadas a respeito das substâncias tóxicas presentes nos agrotóxicos. Garantir um ambiente que propicie uma abordagem crítica a respeito de questões polêmicas que envolvem os agrotóxicos e seus efeitos no ambiente e na saúde humana.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar.

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Nessa etapa vamos mostrar alguns tipos de solo e pedir para que os alunos observem.

 

Praia do Farol - Prado (BA), Brasil Manejo Integrado da Fertilidade do Solo

 

Solo seco e rachado. Deserto de Wadi Araba. Paisagem de Jordan - Foto de stock de Areia royalty-freePor conta da cor característica da terra na região, a população do norte do Paraná ficou conhecida como "pé vermelho". — Foto: Reprodução / RPC

Questione a turma: O que faz com que os solos desses ambientes sejam diferentes? Ouça algumas respostas e procure relacionar os solos das imagens às diferentes rochas que formam a litosfera (ígneas/magmáticas, metamórficas ou sedimentares), considerando que as partículas de areia e de argila podem se acumular e por alterações climáticas, podem dar origem a rochas sedimentares. Estimule os alunos a iniciarem as associações com o processo de formação dos solos e das rochas.Levantar outros  questionamentos como: O que viram nas fotos? O que mais chamou atenção de vocês? Qual desses solos que é o mais ideal para agricultura? Aqui na nossa cidade, qual tipo predomina?   

Peça para observarem o quadro abaixo para entenderem a formação do solo.

SISTEMATIZAÇÃO

Etapa 02: Aula expositiva e dialogada

Aula expositiva e dialogada sobre a importância do solo, bem como, sua formação utilizando as páginas 94 a 96 como apoio do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Logo após, sugerir que façam a atividade da página 98 do livro didático.

 

AULA 02

 

Tema: O ser humano e a litosfera

 

Etapa 03: Aprofundando no Tema

Debater com os alunos e salientar a importância da litosfera para o ser humano utilizando com apoio as páginas 99 e 100 do livro didático. Salientar sobre a monocultura do eucalipto em nossa região bem como outros fatores que destroem o solo e a biodiversidade como: poluição, desmatamento, criação de animais, produção agrícola...Falar também sobre a agricultura orgânica que é uma forma de diminuir os impactos ao solo.

 

Assistir ao vídeo sobre agricultura orgânica em https://youtu.be/AKrbf5Ilaa4

 

Etapa 04: Verificação da Aprendizagem

Solicitar que os alunos anotem sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de atividade, que aparece no vídeo e também conceituem agricultura orgânica.

Logo após, discutir as anotações.

 

AULA 03

 

Tema: Uso de agrotóxico no solo e na água

 

Etapa 05: Para Início de Conversa

Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Questione-os se sabem o que são agrotóxicos.

Vocês já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que são? Para quê e por que são usados? Quais são os impactos do uso de grande quantidade de agrotóxico na água e no solo?

Como adequar à sua realidade: Se você morar na zona rural e quiser aproveitar o depoimento de estudantes que têm familiares trabalhando no campo, fique à vontade.

 

Etapa 06: Aprofundando no tema

Exiba o vídeo, disponível aqui <https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM>. Depois, converse com as crianças sobre ele, se necessário ajudando-as a entender determinados conceitos que sejam mais complexos. Converse também a respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo. Lembre-as de trechos do vídeo em que o veneno aparece entrando no solo e na água. Pergunte-as o que poderá acontecer à vida nesses ambientes. Em seguida, pedir aos alunos que anotem no caderno, quais as consequências do uso indiscriminado dos agrotóxicos, para a água e o solo.

 

Etapa 07: Mão na massa I

De acordo com as discussões realizadas ao longo da aula, no seu caderno, ilustre de forma bem criativa, uma horta saudável. Solicite às crianças que podem utilizar também figuras, caso não consigam desenhar. Oriente-as para que reflitam sobre as necessidades dos alimentos e o que é importante para deixar essa horta saudável preservando a água e o solo.

 

AULA 04

Tema: Práticas agrícolas e conservação do solo

Etapa 08: Para Início de Conversa

Converse com os alunos que a aula tratará da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biosfera com o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características do solo.

 

Etapa 09:  Para inicio de conversa

Solicitar aos alunos que façam a leitura do livro didático Inspire Ciências 6º ano página 101. Logo após a leitura, copiar e responder as questões que estão abaixo do texto.

 

 

AULA 05

 

Tema: Extrativismo Mineral

 

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios

 

Professor, apresente aos seus alunos as imagens. A cada uma delas, apresente questionamentos e abra espaço para que os alunos questionem, comentem, perguntem, esclareçam...

Imagens 1 e 2 – Serra Pelada

                          

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000044/md.0000000500.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000044/md.0000000499.jpg

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2007/1/imagens/per3.jpg .

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/ingles/2serrapel2.jpg 

  • O que representa essa imagem? (Serra Pelada, um dos maiores espaços de extração mineral do Brasil no sentido de quantidade de exploradores)
  • Onde é esse lugar? (Fica no Pará – mostre o estado no mapa de parede, localize, faça referências à distância das demais regiões do país, comentando sobre a corrida do ouro que se deu na década de 1980)
  • Por que esse lugar é assim? (Explore a imagem no que se refere ao desmatamento, ao espaço transformado pela exploração irracional/desordenada/)
  • O que essas pessoas estão fazendo? E, por quê? (Tratar da corrida do ouro, da intenção das pessoas em ficarem ricas encontrando pepitas de ouro e das dificuldades de vida na região quando da exploração de ouro e da exploração das pessoas por outras pessoas.)

Imagem 2 e 3 – Minas de Carvão Mineral

Mina de carvão da Cia. Rio-grandense de Mineração (CRM), em Candiota, Rio Grande do Sul, Brasil. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000044/md.0000000507.jpg
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/11040006.jpg 

Mina de carvão (subterrânea), em Criciúma/SC

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000044/md.0000000508.gif

http://www.ulbra.br/mineralogia/imagens/coleta_foto08.gif 

  •  Vocês conhecem carvão? (Muito provavelmente eles dirão que conhecem; será necessário explicar que esse carvão é mineral e não o carvão vegetal, utilizado em churrasqueiras);
  • Para que serve o carvão? (Converse com os alunos sobre o carvão mineral como fonte energética).   Que outros minerais são explorados no Brasil? (Ferro, manganês, cobre, prata, cassiterita, chumbo, calcário.)

 

Etapa 11:  Aprofundando no Tema

Aula expositiva, abordar o extrativismo mineral, exibir o vídeo disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=fHL5xqLXHcg

 

 

Etapa 12: Mão na Massa II

 

Para que servem os minerais?

 

Solicitar que os alunos preencham a tabela. Para isso você pode apresentar material bibliográfico ou orientá-los a pesquisar na web. Caso utilize a última opção, a busca pode ser feita pelo nome de cada minério.

 

 

A tabela deve ficar assim:

 

Minério

Estado(s) onde é produzido

Região

Em que é usado

 

 

 

 

Minério de Tungstênio (xiita)

Rio Grande do Norte

Nordeste

Filamento de lâmpadas incandescentes

...

 

 

AULA 06

 

Tema: Extrativismo Mineral

 

Etapa 13:  Verificação da aprendizagem

Correção da atividade da aula anterior solicitando que os alunos comentem as respostas elaboradas por eles.

 

Etapa 14: Para início de conversa

 Projete o poema abaixo e faça a leitura para os estudantes. Depois, converse com eles sobre o que compreenderam do poema. Faça alguns questionamentos: O que imaginaram? Como seria esse lugar que o autor do poema descreve?

Diamantes que fere os olhos 
Por Pablo Montalvão*

Tradicionais centenários quilombos.
De ancestralidade e bem viver, resiste!
Resistentes, os quilombos sobre a rocha, diamantífera.
A natureza chora, ao ser violentada,
Saqueado é o bem natural.
Para o capital mineral,
[recurso mineral!]

As cercas do extrativismo-mineral 
Limita a um pequeno quintal
O mundo de brincadeiras das crianças.
De longe, a matriarca da janela 
Tenta alcançar o eterno, horizonte 
Mas a grande pilha de estéril,
[Feri-lhe os olhos].

Espanta o corpo, ao sentir a cólera!
Da grande maquina, de engolir diamantes.
Esmagadora da digna vida, trabalhadora!
Os milhões, em joias lapidadas ao luxo.
Luxo? 
Desconhecido, ao suor nordestino!
[venda nos olhos].

A velha e sagrada arvore, resiste!
O histórico pé de Mulungu, ameaçado.
Sobrevive a própria vida humana,
[Desumanizada!].

A poeira encobre a fúria dos mega-motores 
Infiltrados, no “território terra-abrigo”.
Ferve a luta pela vida,
A palavra de ordem. (não ao saque mineral!)
Na luta por soberania popular,
Insistir em viver, é revolucionar...
*Militante do MAM, morador de Senhor do Bonfim – BA

Etapa 15: Aprofundando no tema

 

Aula expositiva e dialogada sobre o extrativismo mineral e seus impactos ambientais, o professor deverá abordar o conteúdo explicando que os principais impactos ambientais da mineração são: o aumento da turbidez e variação da qualidade da água, alteração do seu pH (a água pode ficar mais ácida), contaminação do solo e da água com metais pesados, redução do oxigênio dissolvido nos ecossistemas aquáticos, assoreamento de rios, poluição do ar...

Exibir o vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=JNPtDWV-umo

 

Etapa 16: Verificação da aprendizagem

Solicitar que os alunos façam a leitura do texto do livro didático Inspire Ciências 6º ano página: 102 e copiar e responder no caderno a atividade da página 103.

 

Etapa 17: Mão na Massa III

Professor, solicite que os alunos ilustrem o poema Diamantes que fere os olhos.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana e Vânia.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (97, 98, 101, 102 e 103 ) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário