Tema
Inter curricular: Leitura, escrita em movimento:
Itamaraju em foco |
|||||||||||||||||
Subtema: Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para Itamaraju |
Unidade Temática: Terra e Universo |
||||||||||||||||
Objetos de Conhecimento: Tipos de solo existentes em Itamaraju e
utilização na agricultura comercial e familiar; Uso de agrotóxicos no solo e
na água, avaliando os impactos socioambientais. |
|||||||||||||||||
Ano:
6º
Período: 25/10 A 05/11 Nº de Aulas: 06 |
|||||||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||||||
(EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé,
aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT) Compreender a
importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem
para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI12) Identificar diferentes
tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em
diferentes períodos geológicos. |
|||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|||||||||||||||||
·
Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos,
considerando influência da temperatura e a matéria-prima constituinte. ·
Entender o processo de formação do solo; ·
Diferenciar os tipos de solo, quanto a característica e
permeabilidade; ·
Entender qual o tipo de solo ideal para agricultura. ·
Promover o acesso
a informações atualizadas a respeito das substâncias tóxicas presentes
nos agrotóxicos. Garantir
um ambiente que propicie uma abordagem crítica a respeito de questões
polêmicas que envolvem os agrotóxicos e
seus efeitos no ambiente e na saúde humana. |
|||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||
AULA 01 Tema: Tipos de solo existentes em
Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar. Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Nessa etapa vamos mostrar alguns tipos de solo e pedir
para que os alunos observem. Questione
a turma: O que faz com que os solos desses ambientes sejam diferentes? Ouça
algumas respostas e procure relacionar os solos das imagens às diferentes
rochas que formam a litosfera (ígneas/magmáticas, metamórficas ou
sedimentares), considerando que as partículas de areia e de argila podem se
acumular e por alterações climáticas, podem dar origem a rochas sedimentares.
Estimule os alunos a iniciarem as associações com o processo de formação dos
solos e das rochas.Levantar outros questionamentos como: O que viram nas fotos?
O que mais chamou atenção de vocês? Qual desses solos que é o mais ideal para
agricultura? Aqui na nossa cidade, qual tipo predomina? Peça
para observarem o quadro abaixo para entenderem a formação do solo. Etapa
02: Aula expositiva
e dialogada Aula expositiva e dialogada sobre a importância do
solo, bem como, sua formação utilizando as páginas 94 a 96 como apoio do
livro didático Inspire Ciências 6º ano. Logo após, sugerir que façam a
atividade da página 98 do livro didático. AULA 02 Tema: O ser humano e a litosfera Etapa 03: Aprofundando no Tema Debater com os alunos e
salientar a importância da litosfera para o ser humano utilizando com apoio
as páginas 99 e 100 do livro didático. Salientar sobre a monocultura do
eucalipto em nossa região bem como outros fatores que destroem o solo e a
biodiversidade como: poluição, desmatamento, criação de animais, produção
agrícola...Falar também sobre a agricultura orgânica que é uma forma de
diminuir os impactos ao solo. Assistir ao vídeo sobre
agricultura orgânica em https://youtu.be/AKrbf5Ilaa4 Etapa 04: Verificação da Aprendizagem Solicitar
que os alunos anotem sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de
atividade, que aparece no vídeo e também conceituem agricultura orgânica. Logo após,
discutir as anotações. AULA
03 Tema: Uso de agrotóxico no solo e na água Etapa 05: Para
Início de Conversa Projete o tema
para os alunos ou escreva no quadro. Questione-os se sabem o que são
agrotóxicos. Vocês
já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que são? Para quê e por que são
usados? Quais são os impactos do uso de grande quantidade de agrotóxico na
água e no solo? Como adequar à sua realidade: Se você morar
na zona rural e quiser aproveitar o depoimento de estudantes que têm
familiares trabalhando no campo, fique à vontade. Etapa 06: Aprofundando no tema Exiba
o vídeo, disponível aqui <https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM>.
Depois, converse com as crianças sobre ele, se necessário ajudando-as a
entender determinados conceitos que sejam mais complexos. Converse também a
respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo.
Lembre-as de trechos do vídeo em que o veneno aparece entrando no solo e na
água. Pergunte-as o que poderá acontecer à vida nesses ambientes. Em seguida,
pedir aos alunos que anotem no caderno, quais as consequências do uso
indiscriminado dos agrotóxicos, para a água e o solo. Etapa 07: Mão na massa I De
acordo com as discussões realizadas ao longo da aula, no seu caderno, ilustre
de forma bem criativa, uma horta saudável. Solicite às crianças que podem
utilizar também figuras, caso não consigam desenhar. Oriente-as para que
reflitam sobre as necessidades dos alimentos e o que é importante para deixar
essa horta saudável preservando a água e o solo. AULA 04 Tema:
Práticas agrícolas e conservação do solo
Etapa 08: Para Início de
Conversa Converse com os alunos que a aula tratará
da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e,
consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem
diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os
processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biosfera com
o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características
do solo. Etapa 09: Para inicio de conversa Solicitar aos alunos que façam a leitura do livro didático Inspire
Ciências 6º ano página 101. Logo após a leitura, copiar e responder as
questões que estão abaixo do texto. AULA
05 Tema: Extrativismo
Mineral Etapa 10:
Levantamento de Conhecimentos Prévios Professor, apresente aos seus alunos as
imagens. A cada uma delas, apresente questionamentos e abra espaço para que
os alunos questionem, comentem, perguntem, esclareçam... Imagens 1 e 2 – Serra Pelada http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2007/1/imagens/per3.jpg . http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/ingles/2serrapel2.jpg
Imagem 2 e 3 – Minas de Carvão Mineral Mina de carvão da Cia. Rio-grandense de
Mineração (CRM), em Candiota, Rio Grande do Sul, Brasil.
Mina de carvão (subterrânea), em
Criciúma/SC http://www.ulbra.br/mineralogia/imagens/coleta_foto08.gif
Etapa 11: Aprofundando no Tema Aula expositiva,
abordar o extrativismo mineral, exibir o vídeo disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=fHL5xqLXHcg Etapa 12: Mão na
Massa II Para que servem os minerais? Solicitar que os alunos
preencham a tabela. Para isso você pode apresentar material bibliográfico ou
orientá-los a pesquisar na web. Caso utilize a última opção, a busca pode ser
feita pelo nome de cada minério. A tabela deve ficar assim:
AULA 06 Tema: Extrativismo Mineral
Etapa 13:
Verificação da aprendizagem Correção da atividade
da aula anterior solicitando que os alunos comentem as respostas elaboradas
por eles. Etapa 14: Para início de conversa Projete o poema abaixo e faça a leitura para os
estudantes. Depois, converse com eles sobre o que compreenderam do poema.
Faça alguns questionamentos: O que imaginaram? Como seria esse lugar
que o autor do poema descreve? Diamantes
que fere os olhos Tradicionais centenários
quilombos. As cercas do
extrativismo-mineral Espanta o corpo, ao sentir a
cólera! A velha e sagrada arvore,
resiste! A poeira encobre a fúria dos
mega-motores Etapa 15:
Aprofundando no tema Aula expositiva e dialogada sobre o extrativismo mineral e seus
impactos ambientais, o professor deverá abordar o
conteúdo explicando que os
principais impactos ambientais da mineração são: o aumento da
turbidez e variação da qualidade da água, alteração do seu pH (a água pode
ficar mais ácida), contaminação do solo e da água com metais pesados, redução
do oxigênio dissolvido nos ecossistemas aquáticos, assoreamento de rios,
poluição do ar... Exibir o vídeo
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=JNPtDWV-umo Etapa 16: Verificação
da aprendizagem Solicitar que os alunos façam a leitura do texto do livro didático Inspire Ciências 6º ano página: 102 e copiar e
responder no caderno a atividade da página 103. Etapa 17: Mão na Massa III Professor, solicite que os alunos ilustrem o poema Diamantes que fere os olhos. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Ellen,
Mariete, Rosana e Vânia. Direcionamento,
colaboração e revisão:
Nilsilane. |
|||||||||||||||||
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (97, 98, 101, 102 e 103 ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário