Aula Remota 9º julho 2


Webnário de Ciências
9º Ano

Primeira aula: Sistema reprodutor masculino e feminino.
Período: 13 a 17/07                                                              Nº de Aula: 01

Habilidade: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Etapa 1: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas, em seguida propor discussão sobre o trecho do livro O Cortiço de Aluísio Azevedo.
“ Zulmira riu-se, mas disfarçou logo a sua hilaridade pondo-se a conversar com a mãe em voz baixa. Agora refeita nos seus dezessete anos, não parecia tão anêmica e deslavada; vieram-lhe os seios e engrossara-lhe o quadril.” AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:
·         O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)
·         O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)
·         Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?

Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas.
Escrever as questões no caderno e responder conforme conhecimento que possui, para que as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.

Etapa 02: Aprofundando no Tema
Para nos mantermos bem informados, vamos compreender e revisar sobre o assunto a partir das informações obtidas nos slides, disponibilizado por WhatsApp, por e-mail, sites, Google Sala de Aula ou trabalhado de maneira síncrona pelo professor.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem
1. Na natureza, todos os seres vivos copulam?
2. Na natureza, todos os organismos têm a capacidade de se reproduzir?
3. Leia as frases a seguir e escreva o termo relacionado a cada uma delas.
a) Início da adolescência; momento marcado por profundas mudanças físicas e comportamentais.
b) Característica inerente à vida e à saúde física, social e emocional, e que se expressa desde cedo no ser humano, estando presente em todas as fases da vida. Engloba o corpo biológico e também dimensões afetivas e sociais e é dependente de fatores genéticos e principalmente culturais.
c) Conformação anatômica e fisiológica, que distingue machos e fêmeas.
d) Capacidade de gerar descendentes, importante para a perpetuação da espécie. Na espécie humana, também está relacionada com afeto, sentimentos e prazer.
4. Considere as estruturas nomeadas no quadro a seguir. Depois, ordene o caminho que o espermatozoide percorre desde o local onde é formado até a eliminação do corpo.

uretra
testículos
epidídimo
ductos deferentes
 5. Quais são os hormônios sexuais femininos e onde eles são produzidos?

6. Com um colega, conversem sobre as questões a seguir.
a) Vocês já ficaram inseguros com algum aspecto do corpo de vocês?
b) Vocês já fizeram ou teriam coragem de fazer algo para mudar algum aspecto do seu corpo?
c) Como os meios de comunicação ajudam ou atrapalham os adolescentes na aceitação do
próprio corpo?
d) O que é mais importante na opinião de vocês: um corpo nos moldes dos padrões midiáticos
ou um corpo saudável e confiante?

7) Leia as frases a seguir e substitua o símbolo u pelo termo correto.
a) A u é a saída do ovócito do folículo em direção à tuba uterina e costuma
acontecer 14 dias antes do primeiro dia da menstruação.
b) A união de um espermatozoide com um ovócito secundário é chamada u.
c) A u é a eliminação de parte do endométrio, com o ovócito não fecundado e
sangue proveniente do rompimento dos vasos sanguíneos uterinos.
d) O u é controlado por hormônios da hipófise e dos ovários e dura em média 28
a 30 dias.
e) A eliminação do esperma pelo pênis é chamada de u.



Nenhum comentário:

Postar um comentário