Webnário
de Ciências
9º
Ano
Primeira
aula: Sistema reprodutor masculino e feminino.
Período: 13
a 17/07
Nº de Aula: 01
Habilidade:
(EF08CI07)
Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos
hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Sobre esta aula:
Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das
habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada
em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas
subsequentes.
Etapa
1:
Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula
anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades
propostas, em seguida propor discussão sobre o trecho do livro O Cortiço de
Aluísio Azevedo.
“ Zulmira riu-se, mas disfarçou
logo a sua hilaridade pondo-se a conversar com a mãe em voz baixa. Agora
refeita nos seus dezessete anos, não parecia tão anêmica e deslavada;
vieram-lhe os seios e engrossara-lhe o quadril.” AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Será
um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples
para algumas perguntas, como:
·
O trecho fala sobre uma personagem do livro,
Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se
que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)
·
O fato do autor ter citado a idade da personagem
pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter
passado ou estar passando pela puberdade)
·
Quais seriam os explicações para que o corpo de
Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?
Este é um momento
rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos
participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas
contribuições serão acolhidas.
Escrever as
questões no caderno e responder conforme conhecimento que possui, para que as
ideias-chave que surgirem durante esta etapa, sejam revisitadas durante o
desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses
iniciais dos alunos sobre o tema.
Etapa
02: Aprofundando
no Tema
Para nos mantermos bem informados, vamos compreender e
revisar sobre o assunto a partir das informações obtidas nos slides,
disponibilizado por WhatsApp, por e-mail, sites, Google Sala de Aula ou
trabalhado de maneira síncrona pelo professor.
disponível em: https://pt.slideshare.net/crisbassanimedeiros/8-ano-sistema-reprodutor-masculino-e-feminino
Etapa
03:
Verificação da Aprendizagem
1. Na natureza, todos
os seres vivos copulam?
2. Na natureza, todos os organismos têm a capacidade de se
reproduzir?
3. Leia
as frases a seguir e escreva o termo relacionado a cada uma delas.
a) Início
da adolescência; momento marcado por profundas mudanças físicas e
comportamentais.
b) Característica
inerente à vida e à saúde física, social e emocional, e que se expressa desde
cedo no ser humano, estando presente em todas as fases da vida. Engloba o corpo
biológico e também dimensões afetivas e sociais e é dependente de fatores
genéticos e principalmente culturais.
c) Conformação
anatômica e fisiológica, que distingue machos e fêmeas.
d) Capacidade
de gerar descendentes, importante para a perpetuação da espécie. Na espécie
humana, também está relacionada com afeto, sentimentos e prazer.
4. Considere as estruturas nomeadas no quadro a seguir.
Depois, ordene o caminho que o espermatozoide percorre desde o local onde é
formado até a eliminação do corpo.
uretra
|
testículos
|
epidídimo
|
ductos
deferentes
|
5. Quais são os hormônios sexuais femininos e onde eles são
produzidos?
6. Com um colega,
conversem sobre as questões a seguir.
a) Vocês
já ficaram inseguros com algum aspecto do corpo de vocês?
b) Vocês
já fizeram ou teriam coragem de fazer algo para mudar algum aspecto do seu
corpo?
c) Como
os meios de comunicação ajudam ou atrapalham os adolescentes na aceitação do
próprio corpo?
d) O
que é mais importante na opinião de vocês: um corpo nos moldes dos padrões
midiáticos
ou um corpo saudável
e confiante?
7) Leia as frases a
seguir e substitua o símbolo u pelo termo correto.
a) A u é a
saída do ovócito do folículo em direção à tuba uterina e costuma
acontecer 14 dias
antes do primeiro dia da menstruação.
b) A
união de um espermatozoide com um ovócito secundário é chamada u.
c) A u é a
eliminação de parte do endométrio, com o ovócito não fecundado e
sangue proveniente do
rompimento dos vasos sanguíneos uterinos.
d) O u é
controlado por hormônios da hipófise e dos ovários e dura em média 28
a 30 dias.
e) A
eliminação do esperma pelo pênis é chamada de u.
Nenhum comentário:
Postar um comentário