4ª Sequência 6º ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Tema: Substâncias e Misturas
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia                                                      
Unidade Temática: Matéria e Energia 
Objetos de Conhecimento: Transformações da matéria, tratamento da água.

Ano: 6º                          Período:     24/08 a 04/09                           Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
Habilidade: (EF06CI01.1) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, identificar e caracterizar as principais fases no tratamento da água, com base em textos, esquemas ou situações experimentais, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender que o calor pode transformar um sólido em líquido e um líquido em gás.
  • Entender que o frio pode transformar um gás em líquido e um líquido em sólido.
  • Investigar transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que tais mudanças são transformações químicas.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios
A partir das questões:  Faça a seguinte pergunta aos estudantes: “Você já percebeu que os materiais podem passar por diferentes tipos de transformação?” e peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais que eles conhecem. É provável que eles citem as transformações físicas da água (estudada na sequência anterior). Ilustre com o auxílio de vídeo chamada, slide ou imagens via WhatsApp a seguinte demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a eles: “O que mudou?” Espera-se que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes:
“E agora? O que aconteceu com o papel?”. Direcione a discussão de maneira que eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes.

Etapa 2: Aprofundando no tema
Assista o vídeo sobre transformações da matéria: <https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&t=30s> .



AULA 02
Etapa 3: Sistematização do Conteúdo
Aprofundar nas discussões sobre o conteúdo, utilizando o livro didático Inspire Ciências página 204, copiar e responder no caderno as questões 1,2,3.
Aula 03

Etapa 4:  Leitura e Interpretação
Questão disparadora: Já imaginou ficar sem água potável?
Fazer a leitura seguida de discussão e interpretação do texto “Estudantes criam garrafa que transformam água do mar em potável.” Livro didático Inspire Ciências, 6º ano, página 205. Relembrar o resultado do experimento sobre osmose através do ovo no vinagre.

Etapa 5: Mão na Massa
Orientar aos alunos para etapa de atividade prática “Cola feita com leite” aplicando o que foi aprendido em sala, para desenvolver em casa e registrar as etapas em vídeo ou fotos para enviar ao professor. Seguir as orientações da página 206 e 207 do livro didático.
AULA 04
ETAPA 05: Roda de Conversa
Leitura, discussão e interpretação do texto “Indústria Farmacêutica e Biopirataria”, disponível na página 211 do livro Inspire Ciências, página 211. Realizar a atividade até o item 3 em sala, solicitar que realizem a pesquisa do número 4 em casa.

ETAPA 06:  Correção da Atividade
Corrigir oralmente a atividade, momento para debater um pouco mais dobre o assunto.

AULA 05
ETAPA 07: Socialização da Pesquisa
Debater as questões da pesquisa do item 4 da página 211.

ETAPA 08: Mergulho no Tema 
Relacionar os processos de separação de Misturas ao tratamento da água.
Estação de tratamento de água e esgoto.
Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Analisar o infográfico da página 208 para responder as questões 1,2,3,4,5, em seguida, corrigir as questões.

ETAPA 08: Para ir mais Longe
Peça que os alunos assistam o vídeo disponível em https://youtu.be/bH08pGb50-k.
e depois expliquem o conceito sobre a lei das águas, mostrando que existem órgãos privados que, em parceria com o estado, disponibiliza água para todos (pesquise o órgão responsável na sua região, como a SABESP em São Paulo ou COPESA em Pernambuco, e informe aos alunos). faça-os pensar sobre o porquê de a água não ser um bem que todos têm acesso, ressaltando os pontos “questão geográfica, demográfica, econômica e social”.

Dessedentação – é onde os animais diminuem a sede em qualquer local que se acumule água, como lagos, poças, ribeirões, etc.

ETAPA 09: MÃO NA MASSA
Construção de um Filtro Caseiro seguindo as orientações da página 209 do livro didático. A atividade deverá ser feita em casa e em seguida registrar em vídeo ou fotos para enviar ao professor.  
AULA 06

ETAPA 10: Reflexões
Explique qual é o princípio de funcionamento do equipamento montado por vocês?
O equipamento montado por vocês se mostrou eficiente na filtragem da água?
A água, depois de passar por esse filtro, está apropriada para o consumo? Quais seriam as recomendações para que ela pudesse ser utilizada pelas pessoas? (questões da página 209 do livro didático)
ETAPA 11: Análise de Imagem
Clique no link para ver a imagem: 
Orientações: Através do infográfico, desenvolva com os estudantes a leitura dos “superpoderes do tratamento do esgoto” na lateral do slide. Após a leitura, instigue-os a retornar a pergunta disparadora “Qual deveria ser o percurso do nosso esgoto doméstico?”, trazendo a ideia que todos os brasileiros deveriam ter a coleta do esgoto de suas casas, já que possibilita protegê-los de várias doenças, sendo encaminhado para as estações de tratamento. Questione os alunos o porquê disso, assim como a distribuição de água que não acontece, e os ajude a pensar em quais ações poderiam fazer para melhorar essa situação (se houver alguma estação de tratamento próxima à sua região, apresente o nome dela e, se possível, uma imagem da região). Utilize o link a seguir com imagens das estações de tratamento de água e esgoto da cidade.

Ofereça aos estudantes a possibilidade de baixar o aplicativo “Trata City” que representa uma comunidade e seus problemas de saneamento básico, fazendo-os pensar sobre o problema e mostrando algumas soluções aplicáveis – http://tratabrasil.org.br/comunicacao/game-trata-city
Caso você queira outras informações sobre tratamento de água e esgoto, visite: http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx 

ETAPA 12: Fim de Papo
Revisão do conteúdo a partir da análise e discussão do mapa conceitual da página 213 do livro didático e resolução das questões propostas da referida página, em seguida fazer a correção.







RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X) Microscópio; (X) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (204, 205, 206, 207, 208, 209,213) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário