SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema: Tema: Substâncias e Misturas
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia
|
Unidade
Temática: Matéria e Energia
|
Objetos
de Conhecimento:
Transformações da matéria, tratamento da água.
|
|
Ano: 6º Período: 24/08 a 04/09 Nº de Aulas: 6
|
|
HABILIDADES
|
|
Habilidade: (EF06CI01.1) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, identificar e caracterizar as principais fases no tratamento da
água, com base em textos, esquemas ou situações experimentais, descrever
alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no
mundo.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações
químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos
diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um
bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
|
AULA 01
Etapa 1: Levantamento
de Conhecimentos Prévios
A partir das questões: Faça a seguinte pergunta aos estudantes: “Você já percebeu
que os materiais podem passar por diferentes tipos de transformação?” e peça
que eles digam quais tipos de transformação de materiais que eles conhecem. É
provável que eles citem as transformações físicas da água (estudada na
sequência anterior). Ilustre com o auxílio de vídeo chamada, slide ou imagens
via WhatsApp a seguinte demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e
mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a eles: “O que mudou?” Espera-se que eles respondam que
o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a
mostrar que o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo
encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após
isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um
isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes:
“E agora? O que aconteceu com o papel?”. Direcione a discussão de maneira que eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes.
Etapa 2: Aprofundando no tema
Assista o vídeo sobre transformações da matéria: <https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&t=30s> .
|
|
AULA 02
Etapa 3: Sistematização do Conteúdo
Aprofundar nas discussões sobre o conteúdo,
utilizando o livro didático Inspire Ciências página 204, copiar e responder
no caderno as questões 1,2,3.
Aula 03
Etapa 4: Leitura e Interpretação
Questão disparadora: Já
imaginou ficar sem água potável?
Fazer a leitura seguida
de discussão e interpretação do texto “Estudantes criam garrafa que
transformam água do mar em potável.” Livro didático Inspire Ciências, 6º ano,
página 205. Relembrar o resultado do experimento sobre osmose através do ovo no
vinagre.
Etapa
5: Mão na Massa
Orientar aos alunos para etapa de atividade prática
“Cola feita com leite” aplicando o que foi aprendido em sala, para
desenvolver em casa e registrar as etapas em vídeo ou fotos para enviar ao
professor. Seguir as orientações da página 206 e 207 do livro didático.
AULA 04
ETAPA
05: Roda de Conversa
Leitura, discussão e interpretação do texto
“Indústria Farmacêutica e Biopirataria”, disponível na página 211 do livro
Inspire Ciências, página 211. Realizar a atividade até o item 3 em sala,
solicitar que realizem a pesquisa do número 4 em casa.
ETAPA
06: Correção da
Atividade
Corrigir oralmente a atividade, momento para debater
um pouco mais dobre o assunto.
AULA 05
ETAPA
07: Socialização da Pesquisa
Debater as questões da pesquisa do item 4 da página
211.
ETAPA
08: Mergulho no Tema
Relacionar os processos de separação de Misturas ao
tratamento da água.
Estação de tratamento de água e esgoto.
Leia o tema da aula e
explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água
que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar,
lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de
Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Analisar o infográfico da página 208 para responder as questões 1,2,3,4,5,
em seguida, corrigir as questões.
ETAPA 08: Para ir mais
Longe
e depois expliquem o
conceito sobre a lei das águas, mostrando que existem órgãos privados que, em
parceria com o estado, disponibiliza água para todos (pesquise o órgão
responsável na sua região, como a SABESP em São Paulo ou COPESA em
Pernambuco, e informe aos alunos). faça-os pensar sobre o porquê de a água
não ser um bem que todos têm acesso, ressaltando os pontos “questão
geográfica, demográfica, econômica e social”.
Dessedentação – é onde os animais diminuem a sede em qualquer
local que se acumule água, como lagos, poças, ribeirões, etc.
ETAPA 09: MÃO NA MASSA
Construção de um Filtro Caseiro seguindo as orientações da página 209
do livro didático. A atividade deverá ser feita em casa e em seguida
registrar em vídeo ou fotos para enviar ao professor.
AULA
06
ETAPA 10: Reflexões
Explique qual é o
princípio de funcionamento do equipamento montado por vocês?
O equipamento montado
por vocês se mostrou eficiente na filtragem da água?
A água, depois de
passar por esse filtro, está apropriada para o consumo? Quais seriam as
recomendações para que ela pudesse ser utilizada pelas pessoas? (questões da
página 209 do livro didático)
ETAPA 11: Análise de Imagem
Clique no link para ver a imagem:
Orientações: Através do infográfico, desenvolva com os
estudantes a leitura dos “superpoderes do tratamento do
esgoto” na lateral do slide. Após a leitura, instigue-os a
retornar a pergunta disparadora “Qual deveria ser o percurso
do nosso esgoto doméstico?”, trazendo a ideia que todos os
brasileiros deveriam ter a coleta do esgoto de suas casas, já que possibilita
protegê-los de várias doenças, sendo encaminhado para as estações de
tratamento. Questione os alunos o porquê disso, assim como a distribuição de
água que não acontece, e os ajude a pensar em quais ações poderiam fazer para
melhorar essa situação (se houver alguma estação de tratamento próxima à sua
região, apresente o nome dela e, se possível, uma imagem da região). Utilize o link a seguir com imagens das estações de tratamento
de água e esgoto da cidade.
Para outras
curiosidades sobre os itens coletados em esgoto – https://www.megacurioso.com.br/papo-de-bar/37604-10-coisas-surpreendentes-que-ja-foram-encontradas-no-esgoto.htm
Ofereça aos
estudantes a possibilidade de baixar o aplicativo “Trata City” que representa
uma comunidade e seus problemas de saneamento básico, fazendo-os pensar sobre
o problema e mostrando algumas soluções aplicáveis – http://tratabrasil.org.br/comunicacao/game-trata-city
Caso você queira
outras informações sobre tratamento de água e esgoto, visite: http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx
ETAPA 12: Fim de Papo
Revisão do conteúdo a
partir da análise e discussão do mapa conceitual da página 213 do livro
didático e resolução das questões propostas da referida página, em seguida
fazer a correção.
|
RECURSOS: (X) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; (X) Microscópio; (X)
Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (204, 205, 206, 207, 208, 209,213) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário