SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Misturas Homogêneas e Heterogêneas
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia Unidade Temática: Matéria e Energia
Objetos de Conhecimento: Tipos de misturas (características). Métodos de separação de materiais (catação, decantação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação e dissolução).
Ano: 6º Período: 03 a 14/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Diferenciar mistura homogênea e heterogênea por meio do reconhecimento da influência das propriedades físicas: densidade e solubilidade.
• Identificar e quantificar as fases de um sistema.
• Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em classe.
• Estimular os alunos com práticas interativas.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01
Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir das questões: Maria foi almoçar com seus pais em um restaurante. Durante o almoço observou as bebidas que as pessoas estavam tomando. Os sucos que Maria observou pode ser considerado uma mistura? Por quê? Pergunte aos alunos quais misturas líquidas eles costumam beber. As bebidas mencionadas pelos alunos podem ser registradas no caderno pelos mesmos. Pergunte a eles se costumam preparar alguma bebida em casa. Quais? Anotem no caderno, não esqueçam do cabeçalho. Mencione que as bebidas preparadas são misturas e que as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios. Existem outras formas de obter misturas? Quais? Se vocês pudessem classificar diferentes misturas, como vocês fariam?
Etapa 2: Aprofundando no tema
Assista o vídeo sobre matéria, substâncias e misturas disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=L7cfPRNIfxQ , utilize também o livro Inspire, páginas 190 a 193.
AULA 02
Etapa 3: Mão na Massa/ Escolhendo Critérios
Desenhe no caderno as misturas café com leite, feijão com arroz, água e óleo, água, sal e açúcar (o soro caseiro), álcool a 70% (álcool e água), água, óleo, um grampo de cabelo e uma bolinha de papel, qualquer mistura heterogênea de sua preferência e qualquer mistura homogênea.
Agora reflita sobre a questão abaixo:
Que aspectos visuais podemos utilizar para agrupar misturas?
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, provavelmente as respostas estarão relacionadas a cor, neste caso pergunte: Será que é só a cor?. Pergunte sobre outros critérios, por exemplo: O gelo presente no suco, tem cor? Ele pode ser um aspecto visual?. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Agora irão a tabela disponível no link abaixo com dados sobre as misturas desenhadas.
Tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfvcDxztTcdWTzEMnjnMp6Tpd2xc9SWUADjzatMVtqRMvQDkf7CMhPkxERGM/tabela-de-registros
Obs: O professor poderá disponibilizar slides com imagens de misturas, ou gravar vídeos curtos contendo essas misturas, ou ainda, se achar oportuno realizar essas misturas em aulas síncronas.
Pergunta para pesquisa: Qual a diferença entre álcool de beber, de abastecer o carro e de limpar as mãos?
Anotem a questão e as respostas no caderno, utilizem sites confiáveis para ajudar na pesquisa. Trazer na próxima aula para discussão.
AULA 03
Etapa 4: Discussão sobre a pesquisa da aula 03
Etapa 5:Atividades
Realizar a atividade da página 199 do livro Inspire Ciências itens 1 e 2.
Etapa 6: Correção das Atividades
Corrigir as Atividades do livro e da Tabela.
AULA 04
Etapa 7: Questão disparadora!
Leia o título da reportagem “Como é possível recuperar um rio poluído?” Comente que ela relata sobre poluição de rio. Pergunte aos alunos: O que vocês observam na foto da reportagem? A sujeira presente no rio da reportagem pode ser retirada? Vocês já viram um rio poluído? Onde? Por que o rio está poluído? Para saber mais sobre a reportagem, acesse o link: <https://abr.ai/2OAGNU9>.
Como separar os materiais sólidos presentes em uma mistura heterogênea?
Orientações: Leia a Questão disparadora. Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Etapa 8: Sistematização
Aprofundar nas discussões sobre o conteúdo, utilizando o livro didático Inspire Ciências páginas 194 a 199, assistir o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=X5OWOAp7t-I.
AULA 05
Etapa 9: Outras Histórias
Peça aos alunos para identificar na reportagem sobre a poluição do Rio Tietê alguns métodos de separação de misturas, escrever sobre eles e ilustrar todo o procedimento descrito na reportagem.
Agora irão identificar algumas práticas de separação de misturas realizadas em casa no dia-a-dia, escreverão sobre esses métodos e ilustrarão.
Orientá-los a fazer o cabeçalho e o titulo da aula (Separação de Misturas).
Etapa 10: Avaliando a aprendizagem a partir dos exercícios da página 200 sobre o objeto de conhecimento trabalhado.
Etapa 11: Praticando
Solicitar aos alunos que coloquem dentro do vinagre um ovo de galinha durante 3 dias, observar o que acontece, anotar no caderno e desenhar as mudanças e fenômenos ocorrido. Essas observações servirão para entender melhor os próximos objetos de conhecimento.
AULA 06
Etapa 12: Correção de Atividades.
Sondar sobre o experimento e registros no caderno em seguida corrigir de forma oral as questões da página 200. Reserve as respostas do experimento para a próxima sequência de aulas.
Etapa 11: É hora do Jogo
O professor fará um sorteio dos alunos participantes para responder cada situação descrita nas cartinhas do material disponível no link abaixo.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wga8XmwD6qmBeuhu8GQhcQVp9D8rpBS7UGpxFvq2wQHnBHGspPPtw87XstEb/cie6-03me10--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf
Somente para o Professor:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dH5KFaqfG23nYhgSB6c2JNVrmqTDwC2rRsQ6zvjJU39YrzJGhB93kHwbYVAA/cie6-03me10--mao-na-massa--resolucao-de-atividade.pdf
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X) Microscópio; (X) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (199 e 200) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário