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I SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter
curricular:
O papel do feedback no processo da Recomposição |
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Subtema: Avaliar para Recompor - Estratégias
para direcionar os estudos de Ciências |
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Anos: 8º Período: 06 a 21/03 Nº de Aulas: 08 |
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ATENÇÃO PROFESSOR!!! Estamos iniciando um ano letivo e como todo início de ano é necessário
considerar a avaliação diagnóstica em busca de compreender e identificar os
déficits de aprendizagem, dificuldades na leitura, escrita e interpretação.
Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional
dos estudantes, com detalhes como: O que o aluno sabe; O que o aluno deveria
saber, mas não sabe e as expectativas do estudante em relação aos objetos de
conhecimento. Tal diagnóstico é importante para que os professores possam
melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para
uma turma ou estudante específico. Outro fator significativo é que
professores que trabalham outros componentes curriculares, exceto Língua
Portuguesa, não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias
e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como
o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são
fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica. Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se
envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante
diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em
diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de
sentido práticas. Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma
ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades
significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos
como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por
meio da Ciência.
Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de
conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico.
Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está
intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona
com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado;
se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles
acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o
vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma
dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante
esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e
priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações
possíveis. Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e
atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais. • As Competências
Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo
de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com
suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o
outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. |
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Avaliação
Diagnóstica e Socioemocional |
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(EF07CI-AD) Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. (EF07CI-AD) Identificar as realidades dos
estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir sobre
e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada
docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características
individuais de cada um. (EF07CI-SE) Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios
éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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HABILIDADES |
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(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao
longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a
realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação
térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento
das formas de propagação do calor para justificar a utilização de
determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o
princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor
solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. (EF07CI04) Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI07) Caracterizar os
principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água,
ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI08) Avaliar como os impactos
provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos,
biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo
ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração
etc. (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade,
cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde
(como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e
incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos
resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar
sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Compreender como a Ciência colabora
na formação social de cada indivíduo. Identificar as realidades dos
estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem; Refletir sobre
e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente.
Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características
individuais de cada um. Repensar atitudes do cotidiano de maneira a
desenvolver atitudes sustentáveis. Identificar a partir das atividades
diagnóstico as habilidades que não foram desenvolvidas. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULAS 01 e 02 TEMA:
Apresentação 1ª
Etapa:
Minha Checklist para 2025 (30min) Apresentação do professor, do
Componente Curricular e dos alunos a partir da dinâmica “Checklist para 2025 hábitos que eu
quero adquirir”: O professor se apresenta, diz qual o componente irá
trabalhar e relata sobre sua checklist para 2025, em seguida passa a vez para
os estudantes, porém, oriente-os a escrever numa folha de papel e depois da
leitura irá depositar em uma urna, para no final do ano avaliar as anotações
no sentido do que conseguiram de fato executar ao longo de 2025. Hábitos que eu quero cultivar? 2ª
Etapa: Mão na Massa (20min) E se 2025 fosse uma postagem em uma rede social? Qual seria a
rede social? Como seria a postagem? desenhe se acha necessário, descreva. Quais
hashtags deveriam ser usadas? Orientar os estudantes a escrever
no caderno, após a leitura passar a limpo para uma folha e o professor
montará uma espécie de mural. Tema:
Criando expectativas 3ª
Etapa:
Entrevista comigo mesmo daqui a dez
anos (30min) Objetivos: Possibilitar o
aparecimento das fantasias dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas
que gostariam de alcançar durante os próximos dez anos. Desenvolvimento: 1. Grupo em círculo, sentado. 2. Pedir que fechem os olhos e
pensem na pessoa que são hoje. O facilitador deve dizer a data do dia,
incluindo o ano. 3. Solicitar que deem um salto no
tempo e se imaginem dez anos depois.
Visualizar-se nesse novo tempo: como
estão, o que estão fazendo, com quem estão. Tempo. 4. Dizer ao grupo que, ao abrir os
olhos, todos, inclusive o facilitador, estarão dez anos mais velhos. O facilitador fala a data
do dia acrescida de mais dez anos. Abrir os olhos. 5. Cada participante deve contar ao
grupo o que realizou nesses dez anos, como está em sua vida pessoal e
profissional, o que conseguiu, como se sente. 6. Quando todos tiverem falado de
si, pedir que fechem novamente os olhos e se recordem de como eram cinco anos atrás. O
facilitador diz a data do dia e do ano atual, trazendo-os de volta. 7. Abrir os olhos e reencontrar-se
no presente. 8. Plenário – discutir os seguintes
pontos: - É difícil imaginar o futuro? Por
quê? - O que mais lhe chamou a atenção
em você mesmo e/ou nos demais? - O que é preciso para realizar
seus sonhos? O que você pode fazer agora para que esses sonhos se transformem
em realidade? 9. Fechamento: o facilitador pontua
para o grupo que as escolhas que fazemos no presente são orientadas pela visão de futuro que
projetamos para nós mesmos. Publicado no
livro “Aprendendo a ser
e a conviver”, Editora FTD.
Fonte: Projeto Memorial Pirajá – Bahia Dinâmica publicada
junto ao artigo “Planejar a
vida uma questão
de escolha”. Momento para escuta do estudante.
4º Momento: As diferentes formas de Ser (20 min)
Qual lição de vida essa dinâmica trouxe para você? A que
conclusão chegou?
AULA 03 TEMA: Desafios da Convivência
5ª
Etapa: Debate (30 min) Organize a sala
para debaterem e refletirem sobre os pontos abaixo: Coexistir
com as diferenças é um desafio?... “A
convivência tem a ver com a liberdade de expressão. Somos quem queremos ser e
temos que aprender a conviver com cada um.” Você concorda? O
que é necessário para que todos convivam bem? Quais
ações que não podem ser toleradas no cotidiano da escola? Conhece
alguma situação vivida ou presenciada pelos alunos na escola que, no seu
entender, dificultam a convivência na escola? Para
finalizar: “O que é necessário para que a convivência na escola seja
saudável, qual é o papel: do indivíduo, do grupo e da escola?” 6ª Etapa: Dinâmica da
Bala (30 min) Essa dinâmica evidencia
o companheirismo, a ajuda, a necessidade de estarmos em grupo para resolução
de desafios na sala de aula, que são as tarefas propostas. Em seguida, sugira
questões para debaterem sobre a dinâmica. OBJETIVO:
Incentivar o trabalho em equipe e a busca de informações quando dúvidas ou
não souber o que fazer. MATERIAIS:
Balas, bandeja, mesa. COMO FUNCIONA: –
Disponibilizar 01 bala para cada participante, em uma bandeja. –
Solicitar que façam um círculo ao redor da mesa. Orientar que devem comer a
bala, porém não é permitido usar suas próprias mãos para desembrulhar a bala. –
Espera-se que os participantes se ajudem pedindo ajuda ao colega para
desembrulhar a bala e lhe servir, ou oferecer ajuda ao colega. – Quando
todos concluírem a atividade, repassar a mensagem da importância do trabalho
em equipe, reforçando a ideia de pedir ajuda quando necessitar, bem como
ajudar ao próximo quando solicitado ou identificado que está com dificuldade. AVALIAÇÃO:
anotar numa tabela o desempenho de cada participante de acordo com os
critérios descritos abaixo. ✔ Satisfatório: Aqueles que se mostraram atentos e
participativos, aceitando o desafio de desvendar a ideia da dinâmica. ✔ Parcialmente satisfatório: Aqueles que se
mostraram abstraídos durante o treinamento, porém participaram da dinâmica. ✔ Não Satisfatório: Aqueles que se mostraram
desatentos (dormiram ou ficaram conversando) e não corresponderam com a
dinâmica. ⠀ Professor,
providencie o seguinte material para a próxima aula! Materiais
necessários para aula: palitos de
sorvete, palitos de dente, espeto de churrasco, colheres de plástico, copo
plástico (normal e de café), tesoura ou estilete, fita adesiva, elástico de
borracha, cola branca, cola quente, papelão, canetinhas, objetos pequenos a
serem disparados. AULAS
04 e 05 Tema: Máquinas Simples 7ª Etapa: Introdução a
Temática (15 min) Introdução: Para dar
início ao diagnóstico desse assunto, comente que ano passado eles viram que
as máquinas são utilizadas para várias finalidades, desde a produção de
alimentos até a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias, e,
estudaram diversos tipos, confeccionaram algumas... Em seguida, pergunte aos
estudantes se eles julgam que as máquinas são importantes para a nossa
sociedade, solicitando que justifiquem suas opiniões por meio de exemplos. Ao
discutir as respostas, procurar evidenciar que o desenvolvimento das máquinas
foi tão intenso e extenso que a maioria das sociedades atuais depende
completamente destes equipamentos. Nesta
aula serão abordados assuntos relacionados às máquinas simples, neste caso a
catapulta, como alavanca e torque. Será proposto uma atividade interativa que
envolve conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, onde os estudantes
deverão projetar, montar e testar a catapulta. Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Leia o
tema da aula, diga que esta frase tema da aula foi inspirado por um antigo
filósofo e cientista: Arquimedes que disse: “Me dê uma alavanca e eu moverei
o mundo”. Arquimedes se referia às máquinas que usavam o conceito de torque, força
e braço de alavanca para arremessar projéteis. Diga que eles serão os
engenheiros e cientistas responsáveis por projetar e executar um dos maiores
projetos da humanidade. Comunique os estudantes que eles serão encarregados
de fazerem e usarem uma catapulta. Para esta aula é indicado que os testes sejam
feitos em um local aberto, para evitar possíveis colisões com as lâmpadas ou
outros objetos e pessoas que possam vir a gerar algum problema. CONTEXTO |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros:
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros
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