1ª SD Cie 8º Ano 2025

I SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: O papel do feedback no processo da Recomposição

Subtema: Avaliar para Recompor - Estratégias para direcionar os estudos de Ciências

Anos: 8º                                         Período: 06 a 21/03                         Nº de Aulas: 08

ATENÇÃO PROFESSOR!!!

Estamos iniciando um ano letivo e como todo início de ano é necessário considerar a avaliação diagnóstica em busca de compreender e identificar os déficits de aprendizagem, dificuldades na leitura, escrita e interpretação. Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional dos estudantes, com detalhes como: O que o aluno sabe; O que o aluno deveria saber, mas não sabe e as expectativas do estudante em relação aos objetos de conhecimento. Tal diagnóstico é importante para que os professores possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para uma turma ou estudante específico. Outro fator significativo é que professores que trabalham outros componentes curriculares, exceto Língua Portuguesa, não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica.

Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de sentido práticas.

Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por meio da Ciência.

 

Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico.

 

Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações possíveis.

Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais.

•          As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

Avaliação Diagnóstica e Socioemocional

(EF07CI-AD) Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

(EF07CI-AD) Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um.

(EF07CI-SE) Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.  (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.  (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo. Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem; Refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um. Repensar atitudes do cotidiano de maneira a desenvolver atitudes sustentáveis. Identificar a partir das atividades diagnóstico as habilidades que não foram desenvolvidas.  

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULAS 01 e 02

TEMA: Apresentação

1ª Etapa: Minha Checklist para 2025 (30min)

Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos a partir da dinâmica “Checklist para 2025 hábitos que eu quero adquirir”: O professor se apresenta, diz qual o componente irá trabalhar e relata sobre sua checklist para 2025, em seguida passa a vez para os estudantes, porém, oriente-os a escrever numa folha de papel e depois da leitura irá depositar em uma urna, para no final do ano avaliar as anotações no sentido do que conseguiram de fato executar ao longo de 2025.

Hábitos que eu quero cultivar?
Hábitos que eu quero desapegar?
Coisa que eu quero adquirir?
Coisa que eu quero cultivar?
Coisa que eu quero desapegar?

2ª Etapa: Mão na Massa (20min)

E se 2025 fosse uma postagem em uma rede social? Qual seria a rede social? Como seria a postagem? desenhe se acha necessário, descreva. Quais hashtags deveriam ser usadas?
Como seriam os comentários dessa postagem? ​

Orientar os estudantes a escrever no caderno, após a leitura passar a limpo para uma folha e o professor montará uma espécie de mural.

Tema: Criando expectativas

3ª Etapa: Entrevista comigo mesmo daqui a dez anos (30min)

Objetivos: Possibilitar o aparecimento das fantasias dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas que gostariam de alcançar durante os próximos dez anos.

Desenvolvimento:

1. Grupo em círculo, sentado.

2. Pedir que fechem os olhos e pensem na pessoa que são hoje. O facilitador deve dizer a data do dia, incluindo o ano.

3. Solicitar que deem um salto no tempo  e se imaginem dez anos depois. Visualizar-se nesse  novo tempo: como estão, o que estão fazendo, com quem estão. Tempo.

4. Dizer ao grupo que, ao abrir os olhos, todos, inclusive o facilitador, estarão dez anos mais

velhos. O facilitador fala a data do dia acrescida de mais dez anos. Abrir os olhos.

5. Cada participante deve contar ao grupo o que realizou nesses dez anos, como está em sua vida pessoal e profissional, o que conseguiu, como se sente.

6. Quando todos tiverem falado de si, pedir que fechem novamente os olhos e se recordem de

como eram cinco anos atrás. O facilitador diz a data do dia e do ano atual, trazendo-os de volta.

7. Abrir os olhos e reencontrar-se no presente.

8. Plenário – discutir os seguintes pontos:

- É difícil imaginar o futuro? Por quê?

- O que mais lhe chamou a atenção em você mesmo e/ou nos demais?

- O que é preciso para realizar seus sonhos? O que você pode fazer agora para que esses sonhos se transformem em realidade?

9. Fechamento: o facilitador pontua para o grupo que as escolhas que fazemos no presente são 

orientadas pela visão de futuro que projetamos para nós mesmos.

Publicado   no   livro “Aprendendo   a   ser   e   a   conviver”, Editora   FTD.   Fonte: Projeto Memorial Pirajá – Bahia

Dinâmica   publicada   junto   ao   artigo “Planejar   a   vida   uma   questão   de   escolha”.  

Momento para escuta do estudante.

4º Momento: As diferentes formas de Ser (20 min)

 

Qual lição de vida essa dinâmica trouxe para você? A que conclusão chegou?

 

AULA 03

TEMA: Desafios da Convivência

 

5ª Etapa: Debate (30 min)

Conviver com as diferenças é um desafio a todo ser humano, todo indivíduo precisa que outra pessoa lhe ensine as práticas da vida como comer, andar, falar. Nenhum ser humano é uma "ilha" para viver isolado do resto mundo, portanto conviver com outros seres humanos se faz necessário, surgindo então o desafio de se conviver com as diferenças, não existe uma pessoa igual à outra, cada indivíduo é único no universo. É preciso que entendamos que cada pessoa tem o seu jeito, as suas particularidades o que a torna diferente das demais pessoas, portanto essa pessoa não é obrigada a ver a vida da mesma maneira que nós.

Organize a sala para debaterem e refletirem sobre os pontos abaixo:

Coexistir com as diferenças é um desafio?...

“A convivência tem a ver com a liberdade de expressão. Somos quem queremos ser e temos que aprender a conviver com cada um.” Você concorda?

O que é necessário para que todos convivam bem?

Quais ações que não podem ser toleradas no cotidiano da escola?

Conhece alguma situação vivida ou presenciada pelos alunos na escola que, no seu entender, dificultam a convivência na escola?

Para finalizar: “O que é necessário para que a convivência na escola seja saudável, qual é o papel: do indivíduo, do grupo e da escola?”

6ª Etapa: Dinâmica da Bala (30 min)

Essa dinâmica evidencia o companheirismo, a ajuda, a necessidade de estarmos em grupo para resolução de desafios na sala de aula, que são as tarefas propostas. Em seguida, sugira questões para debaterem sobre a dinâmica.

OBJETIVO: Incentivar o trabalho em equipe e a busca de informações quando dúvidas ou não souber o que fazer.

MATERIAIS: Balas, bandeja, mesa.

 COMO FUNCIONA:

– Disponibilizar 01 bala para cada participante, em uma bandeja.

– Solicitar que façam um círculo ao redor da mesa. Orientar que devem comer a bala, porém não é permitido usar suas próprias mãos para desembrulhar a bala.

– Espera-se que os participantes se ajudem pedindo ajuda ao colega para desembrulhar a bala e lhe servir, ou oferecer ajuda ao colega.

– Quando todos concluírem a atividade, repassar a mensagem da importância do trabalho em equipe, reforçando a ideia de pedir ajuda quando necessitar, bem como ajudar ao próximo quando solicitado ou identificado que está com dificuldade.

AVALIAÇÃO: anotar numa tabela o desempenho de cada participante de acordo com os critérios descritos abaixo.

Satisfatório: Aqueles que se mostraram atentos e participativos, aceitando o desafio de desvendar a ideia da dinâmica.

Parcialmente satisfatório: Aqueles que se mostraram abstraídos durante o treinamento, porém participaram da dinâmica.

Não Satisfatório: Aqueles que se mostraram desatentos (dormiram ou ficaram conversando) e não corresponderam com a dinâmica.

Professor, providencie o seguinte material para a próxima aula!

Materiais necessários para aula: palitos de sorvete, palitos de dente, espeto de churrasco, colheres de plástico, copo plástico (normal e de café), tesoura ou estilete, fita adesiva, elástico de borracha, cola branca, cola quente, papelão, canetinhas, objetos pequenos a serem disparados.

 

AULAS 04 e 05

Tema: Máquinas Simples

7ª Etapa: Introdução a Temática (15 min)

Introdução: Para dar início ao diagnóstico desse assunto, comente que ano passado eles viram que as máquinas são utilizadas para várias finalidades, desde a produção de alimentos até a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias, e, estudaram diversos tipos, confeccionaram algumas... Em seguida, pergunte aos estudantes se eles julgam que as máquinas são importantes para a nossa sociedade, solicitando que justifiquem suas opiniões por meio de exemplos. Ao discutir as respostas, procurar evidenciar que o desenvolvimento das máquinas foi tão intenso e extenso que a maioria das sociedades atuais depende completamente destes equipamentos.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados às máquinas simples, neste caso a catapulta, como alavanca e torque. Será proposto uma atividade interativa que envolve conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, onde os estudantes deverão projetar, montar e testar a catapulta.

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Leia o tema da aula, diga que esta frase tema da aula foi inspirado por um antigo filósofo e cientista: Arquimedes que disse: “Me dê uma alavanca e eu moverei o mundo”. Arquimedes se referia às máquinas que usavam o conceito de torque, força e braço de alavanca para arremessar projéteis. Diga que eles serão os engenheiros e cientistas responsáveis por projetar e executar um dos maiores projetos da humanidade. Comunique os estudantes que eles serão encarregados de fazerem e usarem uma catapulta.

Para esta aula é indicado que os testes sejam feitos em um local aberto, para evitar possíveis colisões com as lâmpadas ou outros objetos e pessoas que possam vir a gerar algum problema.  CONTEXTO

Orientações: Pergunte se eles já tentaram usar uma colher apoiada na ponta de um prato para lançar um objeto, como um caroço de azeitona, ou alguma outra coisa.

A ideia é estimular o princípio básico da catapulta, o uso do ponto de apoio e o braço de alavanca.

8ª Etapa: Questão Disparadora (15 min)

Como funciona uma catapulta?

 

Orientações: Ainda no semicírculo, diga para os estudantes que eles serão os responsáveis por arquitetar e construir uma catapulta. Para tal eles devem: desenhar, projetar, executar e analisar os resultados da construção de uma catapulta.

Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam melhor a rota para conduzir este projeto. Não corrija as rotas propostas por eles neste momento. A atividade proposta os levará à construção desse conhecimento.

9ª Etapa: Mão na Massa (35 min)

Orientações: Explique a atividade usando o slide projetado. Diga que a atividade terá três etapas: projeto, execução e teste.

Para a primeira parte da atividade, peça para que eles desenhem o esboço do que eles pensam em fazer.

Na segunda etapa peça que eles se organizem e dividam as tarefas, um integrante deve ir atrás dos itens necessários para a construção pedindo o material (veja abaixo a disposição do material) em outras mesas, os outros devem montar e verificar se o projeto precisa de adaptações/melhorias durante a construção.

Na última etapa os estudantes devem testar as catapultas, para isto peça que cada grupo desenhe um alvo no papelão, ou pedaço de madeira. Se preferir, leve o alvo pronto para não ter que montar nada no momento da atividade.

Em uma área aberta inicie os testes e parabenize os grupos pelos projetos e comemore quando eles acertarem o alvo. Peça para que eles encontrem a distância ideal de acordo com cada catapulta. Durante a atividade, pergunte para eles: Qual objeto sua catapulta vai disparar? Qual é o princípio de funcionamento da sua catapulta?

Pode acontecer de ter grupos que não consigam executar a tarefa, ou quebre a catapulta. Isso, consequentemente, irá gerar uma frustração. Diga que errar faz parte do aprendizado e do desenvolvimento de novas tecnologias. Na maioria das vezes não acertamos de primeira, temos que ser perseverantes: refletir e tentar observar onde está o problema, rever o projeto e tentar novamente. Nestas situações deixe que as crianças que derem errado possam disparar objetos com outros grupos que deram certo, o importante é que eles participem de maneira coletiva. Peça que eles escolham objetos adequados para o disparo, bolinhas de papel é uma opção, é bom que tenha variações porque eles verão como a influência da geometria afeta a trajetória do projétil.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Mas não procure interferir muito, deixe que eles superem os desafios.

Orientações sobre o material:

Materiais necessários para aula: palitos de sorvete, palitos de dente, espeto de churrasco, colheres de plástico, copo plástico (normal e de café), tesoura ou estilete, fita adesiva, elástico de borracha, cola branca, cola quente, papelão, canetinhas, objetos pequenos a serem disparados.

Separe os discentes em grupos. E coloque os materiais pelas mesas, não divida o material igualmente entre os grupos, deixe com os grupos com uma limitação de materiais, o interessante é que eles tenham que ir em outras mesas pedir o material, incentivando a interatividade entre eles.

A única exceção deve ser a cola quente, deixe sobre a mesa do professor, visto que é uma ferramenta delicada e exige atenção, assim fica mais fácil para o professor controlar a atividade. Se for um dia frio e úmido já deixe a cola quente ligada antes do início da atividade para não ter problemas de utilização.

10ª Etapa: Sistematização (15 min)

SISTEMATIZAÇÃO 

Continue com os questionamentos:

Quais outros exemplos de máquinas simples, eles se lembram?

Existe algum tipo de máquina simples que você usa no seu cotidiano? Dê exemplos.

Se você pudesse criar um equipamento inovador, a partir  de uma máquina simples, qual seria?

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Discuta as questões do slide, verifique se houve algum erro conceitual.

A primeira questão é o retorno da questão disparadora e o princípio físico por trás disto:

·         torque que é uma grandeza proporcional ao tamanho do braço de alavanca e a força aplicada.

·         A intensidade com que os alunos disparam a catapulta está associada a força aplicada,

·         O tamanho do braço da catapulta é o tamanho do braço da alavanca

·         O torque é o produto destas duas grandezas

·         O melhor ângulo de lançamento de um objeto é 45°, sendo assim o ideal é que a catapulta tenha um fim de curso ajustado em torno deste ângulo. Entretanto na prática outros fatores vão influenciar, tal como o formato do recipiente que vai segurar o projétil, ele pode simplesmente não permitir o lançamento no momento desejado.

Os alunos devem tentar relacionar todo o processo de construção da catapulta com a questão do “ponto de apoio”, que permite a “alavancagem” do objeto, muito embora provavelmente os alunos não vão utilizar este tipo de linguagem. Provavelmente eles vão dizer algo do tipo “apoiamos o palito aqui e arremessamos o objeto” que é a mesma coisa.

Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais? Algum projeto não deu certo?

Esse debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências. E como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias para explicar determinados eventos.

É possível também ter projetos que não funcionaram como esperado: Reforce o quão importante é o fato que a maioria das vezes as coisas não dão certo na primeira tentativa, que muitas vezes pesquisas e projetos de desenvolvimento levam anos para serem executados e transformados em tecnologias aplicadas. Estas reflexões são importantes para a desenvoltura crítica do aluno.

Atividade para o professor na sistematização, especialmente no caso em que todos os projetos não funcionem: tenha uma régua rígida em mãos relativamente grande (no mínimo 30cm) e bolinhas de papel. Uma régua de madeira funciona melhor, quanto mais rígido a régua melhor.

Apoie a régua na ponta da mesa deixando uma parte para fora permitindo efetuar os disparos das bolinhas de papel. Utilizando diferentes distâncias de apoio efetue disparos “batendo na ponta da régua” que está para fora da mesa e mostre o efeito do braço de alavanca nos disparos da catapulta improvisada. É possível limitar o ângulo de lançamento, colocando algum obstáculo limitador, este obstáculo é chamado de fim de curso. Deixe que os alunos reproduzam o experimento em suas carteiras.

11ª Etapa: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Utilizar atividade do matéria disponibilizado via WhatsApp , páginas 8, 9 e 10 (é preciso fazer a montagem para impressão). Após a realização da atividade, realizar a correção.

AULA 06

Tema:  Temperatura, calor e Sensação térmica

12ª Etapa: Questões Problematizadora (50 min)

O equilíbrio termodinâmico é um conceito fundamental na física que descreve o estado em que um sistema não apresenta variações macroscópicas em suas propriedades, como temperatura e pressão. Neste estudo de caso, exploraremos como a temperatura, o calor e a sensação térmica se manifestam em diferentes situações cotidianas, como em ambientes internos e externos, e como esses fatores influenciam nosso conforto.

Situação 1: Ambiente Interno com Ar Condicionado

Imagine um escritório climatizado em um dia quente de verão. O ar-condicionado mantém a temperatura interna em torno de 22°C, enquanto a temperatura externa pode estar em torno de 35°C.

Proponha a resolução dos questionamentos abaixo no caderno.

1. Qual o beneficio do ar condicionado?

- Temperatura: A temperatura do ar condicionado é controlada para proporcionar um ambiente confortável.

2. Como o ar condicionado diminui o calor de dentro da sala?
-Calor: O ar-condicionado remove o calor do ar interno, transferindo-o para o ambiente externo, mantendo assim o equilíbrio térmico desejado.
3. De acordo a sensação térmica dentro da sala, como os funcionários se sentem?

- Sensação Térmica: Os funcionários sentem-se confortáveis devido à temperatura controlada, mesmo que a temperatura externa seja alta. A umidade também desempenha um papel importante; um ambiente com baixa umidade pode ser percebido como mais fresco.

Caso os estudantes não tenham contato com ar condicionado, façam a experiência com uma vasilha de com água gelada e outra com água em temperatura ambiente. Peça aos estudantes que coloquem as mãos em um recipiente e depois em outro, após isso, peça para traduzirem as situações relacionadas a temperatura, calor e sensação térmica ocorridas nas vasilhas e no próprio corpo.

Situação 2: Dia Frio ao Ar Livre

Agora, consideremos uma situação em que uma pessoa está caminhando ao ar livre em um dia frio, com temperatura de -5°C.

1.Como está a temperatura do ar? Está confortável para quem está caminhando?

Temperatura: A temperatura do ar é significativamente baixa, o que pode causar desconforto.

2. O que acontece com o calor do corpo, que nos faz sentir muito frio em baixas temperaturas?

Calor: O corpo humano perde calor para o ambiente, e a sensação de frio aumenta à medida que a temperatura cai. O uso de roupas adequadas ajuda a reter o calor corporal.

3.E a sensação térmica é equivalente a temperatura?

Sensação Térmica: A sensação térmica pode ser ainda mais baixa devido ao vento, que aumenta a perda de calor do corpo. Isso é conhecido como "efeito do vento", onde a combinação da temperatura do ar e da velocidade do vento resulta em uma sensação térmica mais fria.

Situação 3: Banho Quente

Considere agora uma pessoa tomando um banho quente em uma banheira.
Qual a temperatura estimada da água?

Temperatura: A água quente pode estar a uma temperatura de 40°C.
O que acontece com o calor do corpo quando entra em contato com a água quente?

Calor: O calor é transferido da água para a pele da pessoa, proporcionando uma sensação de conforto e relaxamento.

E quanto a Sensação Térmica, fica positiva ou negativa?

A sensação térmica é positiva, pois a temperatura da água é superior à temperatura do corpo, resultando em uma experiência agradável. No entanto, se a água estiver muito quente, pode causar desconforto e até queimaduras.


Professor, ao final da atividade faça a seguinte conclusão!

Este estudo de caso ilustra como a temperatura, o calor e a sensação térmica interagem em diferentes situações do cotidiano. O equilíbrio termodinâmico é essencial para o nosso conforto, e a compreensão desses conceitos pode nos ajudar a criar ambientes mais agradáveis, seja em casa, no trabalho ou ao ar livre. A gestão adequada da temperatura e do calor é fundamental para garantir que as pessoas se sintam confortáveis e seguras em diversas condições climáticas.

Observação: Professor, caso o grau de dificuldade esteja superior a maioria do nível dos estudantes, adeque para a realidade da turma, o importante é trabalhar esses conceitos para sondar o conhecimento sobre cada um.

 

AULA 07

Tema:  Biomas

13ª Etapa: Questão Disparadora (15 min)

Lance a seguinte questão aos estudantes: Que fatores são responsáveis pela caracterização de um bioma?

Orientações: Mostre a imagem abaixo aos estudantes (caso não haja Datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir e distribuir para a turma). Logo depois, pergunte aos estudantes o que eles observam na imagem. Após a socialização dos pontos de vista deles, lance outras perguntas: O mapa apresenta apenas uma ou mais paisagens? Qual paisagem você achou mais bonita? Por quê? Você se lembra do que é em bioma? Pergunte em qual bioma nos encontramos. Após a abordagem, comente com eles que os mesmos serão detetives e irão analisar e discutir sobre alguns biomas brasileiros.

14ª Etapa: Verificação da Aprendizagem (25 min)

Orientações: São cinco historinhas, para cinco biomas diferentes, disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq>. Neste mesmo arquivo também tem um gabarito para verificação do professor sobre os biomas aos quais pertencem cada personagem. Cada historinha deverá ser impressa e colada em cartolina, papel pardo ou papel sulfite diferente; no verso deve estar escrito o nome de seu respectivo bioma, ou seja, um dos lados da cartolina contém o texto e o outro lado o nome do bioma. Disponibilize as cartolinas contendo os textos e o nome de cada bioma correspondente (deixe à mostra para os alunos o nome do bioma), em algum espaço da sala de aula, que pode ser sobre uma mesa, por exemplo (você também pode realizar esta atividade em outro ambiente da escola, como pátio, quadra etc. Fica a seu critério). Oriente os alunos para que se dividam em cinco grupos. Solicite que um representante de cada equipe escolha uma cartolina pelo nome do bioma e leve-a para fazer a leitura do texto que está no verso, juntamente com os outros membros de seu grupo. Para essa atividade é necessário também: cartolina, papel pardo ou papel sulfite; lápis de cor e/ou giz de cera para cada equipe. Leia o que está escrito no slide para a turma ou mostre-o e peça para algum aluno ler para todos. Diga aos estudantes que eles deverão ler os textos e representá-los na forma de desenhos. Peça, também, para capricharem e desenharem de maneira clara, pois os desenhos serão expostos para todos.

15ª Etapa: Sistematização (10 min)

Sistematização

AULA 08

Tema: Desequilíbrio Ambiental

15ª Etapa: Análise e Interpretação de imagens (20 min)

Orientação: Disponibilize a imagem abaixo, em seguida questione os estudantes.

Peça que anote as questões no caderno e responda. Após o término da atividade, socialize, se tiver oportunidade, lance outras perguntas, de acordo o desempenho da turma.

 

    

Se não existisse esse pássaro e o inseto marrom fosse transmissor de um vírus terrível, qual seria o tratamento ideal para evitar a disseminação da doença?

16ª Etapa: Estudo de caso (30 min)

Divida a turma em grupos, distribua os casos a serem estudados, em seguida, proponha a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos.

Estudo de Caso 1: Desmatamento na Amazônia e suas Consequências

Situação: A Amazônia tem sofrido com o desmatamento acelerado devido a atividades como agricultura, pecuária e exploração madeireira.

Quais os Impactos? Quais as causas? O que pode ser feito para minimizar o problema?

GABARITO 

Impactos:

·         Extinção de Espécies: A destruição do habitat natural leva à perda de biodiversidade, com várias espécies ameaçadas de extinção.

·         Alteração de Hábitos: Animais sobreviventes são forçados a adaptar seus comportamentos para encontrar alimento e abrigo.

·         Migração: Espécies deslocam-se para outras áreas, aumentando a competição por recursos e afetando ecossistemas adjacentes. 

·  Causas do Desmatamento:

·         Expansão agrícola e pecuária.

·         Exploração madeireira ilegal.

·  Consequências para a Biodiversidade:

·         Perda de espécies endêmicas.

·         Desequilíbrio ecológico.

·  Medidas de Mitigação:

·         Implementação de políticas de conservação.

·         Promoção de práticas sustentáveis.

Estudo de Caso 2: Derramamento de Petróleo no Golfo do México

Situação: Em 2010, a explosão da plataforma Deepwater Horizon resultou no vazamento de milhões de barris de petróleo no Golfo do México.

Quais os Impactos? Quais as causas? O que pode ser feito para minimizar o problema?

Gabarito:

  • Extinção de Espécies: Algumas espécies marinhas sofreram declínios populacionais significativos.
  • Alteração de Hábitos: Espécies aquáticas mudaram padrões de alimentação e reprodução devido à contaminação.
  • Migração: Animais marinhos deslocaram-se para áreas menos afetadas, alterando dinâmicas ecológicas.
  1. Causas do Acidente:
    • Falhas operacionais e de segurança.
  2. Consequências Ambientais:
    • Contaminação de habitats marinhos e costeiros.
    • Morte de fauna e flora aquáticas.
  3. Ações de Recuperação:
    • Limpeza e descontaminação das áreas afetadas.
    • Monitoramento contínuo da recuperação ambiental.

Estudo de  Caso 3: Um exemplo notável de desequilíbrio ambiental na Mata Atlântica é o desmatamento histórico e contínuo que o bioma tem sofrido. Desde o período colonial, a Mata Atlântica tem sido alvo de exploração intensa, resultando na perda de mais de 80% de sua cobertura florestal original.

Quais os Impactos? Quais as causas? O que pode ser feito para minimizar o problema?

Gabarito

Principais causas do desmatamento:

  • Expansão agrícola e pecuária: A necessidade de novas áreas para cultivo e pastagem levou à conversão de vastas áreas florestais em terras agrícolas.
  • Urbanização e desenvolvimento industrial: O crescimento das cidades e a instalação de indústrias contribuíram para a redução das áreas verdes.
  • Exploração madeireira: A extração de madeira, muitas vezes de forma ilegal, degradou extensas áreas florestais.

Consequências desse desequilíbrio:

  • Perda de biodiversidade: A destruição de habitats naturais resultou na extinção de inúmeras espécies endêmicas e na ameaça a muitas outras.
  • Fragmentação de habitats: As áreas remanescentes da Mata Atlântica estão isoladas umas das outras, dificultando a dispersão e a sobrevivência de espécies.
  • Alterações climáticas locais: A redução da cobertura vegetal afetou o regime de chuvas e aumentou a temperatura em regiões antes cobertas pela floresta.
  • Erosão do solo: A ausência de vegetação protetora levou ao aumento da erosão, afetando a fertilidade do solo e a qualidade dos recursos hídricos.

Embora tenha havido uma redução no ritmo do desmatamento nos últimos anos, com uma queda de 27% registrada em um período recente, a Mata Atlântica continua ameaçada.

Esforços de conservação e restauração são essenciais para reverter esse quadro e promover a recuperação desse bioma vital.

 

 

 

 

 

 

Observação: Ao longo da aplicação da sequência, registre as observações de desempenho de cada aluno na ficha de avaliação diagnóstica disponibilizada por WhatsApp.

 

 

Observação: Preencher as fichas diagnósticas ao longo da execução da sequência.

 

Elaboração: Nilsilane

Colaboradores: D’Jullie, Éllen e Rosimeire.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

  

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