9ª Sequência Cie 8º Ano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

Subtema: Consumo Consciente dos alimentos

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Evitar o desperdício; Reutilizar partes vegetais dispensadas ao lixo (receitas); Compostagem.

Ano: 8º                          Período: 30/08 a 10/09                                                    Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender a importância do consumo consciente de produtos. Contribuir com a redução de desperdício da matéria orgânica. Defender o aproveitamento dos alimentos antes de irem para o lixo. Considerar as possibilidades pessoais de enfrentamento das questões socioambientais. Aprender técnicas de aproveitamento das sobras alimentares e conservação. Aprender que o lixo orgânico pode ser decomposto, gerando adubo.  Conhecer o processo de compostagem e suas vantagens. Estabelecer a relação entre a compostagem e sua importância para o ambiente, despertando a consciência ecológica nos alunos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Evitar o desperdício

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios

Promova um diálogo sobre o que jogam no lixo diariamente. Pergunte, por exemplo, o que eles acham que poderiam deixar de jogar no lixo e se conhecem o significado da palavra desperdício. Ouça os depoimentos e as hipóteses dos alunos e proponha que pesquisem no dicionário o significado desse verbete.

 

Etapa 02: Observar para comprovar

Solicite aos alunos que armazene restos vegetais utilizados na alimentação, começando hoje, escolha um recipiente para acomodar o lixo orgânico e um cantinho para deixar o recipiente. A cada dia vá acrescentando as partes não consumidas e observando o que está acontecendo, se houver alguma alteração, registre.

 

Etapa 03: Para entender melhor

Convide os alunos a assistir o vídeo “Desperdício de Alimentos” disponível no link abaixo, em seguida abra um espaço para socializar as informações. O vídeo esclarecer muitas dúvidas. Depois proponha, a construção de uma lista com dicas para evitar o desperdício em casa. Para isso, organize uma conversa e instigue a participação de todos os alunos.

   https://www.youtube.com/watch?v=uwXcErXvp1E

Solicite à turma que investigue o significado das palavras abaixo. Para isso, auxilie os alunos a consultar novamente os dicionários. Peça que registrem o resultado no caderno de Ciências: Recusar – Repensar – Reduzir – Reutilizar – Reaproveitar – Reciclar – Recuperar, proponha que façam frases e desenhos que representem  as palavras pesquisadas. Para isso, poderão utilizar o caderno de Ciências. Ao final, peça que compartilhem com os colegas o trabalho realizado.

 

AULA 02

 

Tema: Problemas gerados pelo desperdício de alimento

 

Etapa 04: Debate

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as imagens abaixo:

Imagem 1

Descrição: desperdicio 1

http://www.metodista.br/maiscidadania/sustentabilidade/evitar-o-desperdicio-de-alimentos-um-ato-de-cidadania

Imagem 2

Descrição: desperdicio 3

http://www.ecodebate.com.br/2009/11/12/o-brasil-esta-entre-os-10-paises-que-mais-desperdicam-comida-no-mundo/

Imagem 3

Descrição: desperdicio 4

http://planetainteligente.blog.terra.com.br/2009/06/10/desperdicio-de-comida-em-um-mundo-que-passa-fome/

Imagem 4

Descrição: desperdicio 5

http://nacarla.blogspot.com/2008/03/no-ao-desperdcio.html

Imagem 5

Descrição: desperdicio 6

http://murycomy.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

Finalizadas a visualização das imagens, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

- Qual é o seu sentimento diante dessas imagens?

- Você tem ideia da quantidade de alimentos que são desperdiçados todos os dias?

- Você tem ideia da quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas com esses alimentos desperdiçados?

- O que você acha que poderia ser feita para evitar o desperdício de alimentos?

- Você desperdiça alimentos? De que forma?

- O que é feita com as sobras de comida na sua casa?
 

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

 

AULA 03

 

Tema:  Aprendendo sobre o desperdício

 

Etapa 05: Aprofundando no tema

Exibir o vídeo Natureza Sabe Tudo –  Lixo e Desperdício, disponível no link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=n5O_fawifUg                                                           

Em seguida solicite que façam a atividade seguinte:

O que descobriram sobre o desperdício? Como o lixo pode ser separado? O que se pode fazer para evitar o desperdício?

 

AULA 04

 

Tema: Estratégias para minimizando o desperdício

 

Etapa 06:  Para ficar por dentro

Convide os alunos a assistirem o Vídeo 1 – Globo Repórter – Desperdício de Alimentos, disponível no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=siNg9qAcMuI     

 

Descrição: desperdicio 2

Após a conclusão da exibição do Vídeo 1, os alunos deverão ser  orientados a responder o Questionário 1.

Questionário

1 – O que você achou sobre o projeto “Mesa Brasil”?

2 – Você tinha consciência da quantidade de alimentos desperdiçados no dia a dia dos supermercados e outros estabelecimentos comerciais? Se não, o que você sentiu ao tomar consciência disso?

3 – Qual a sua opinião sobre o reaproveitamento dos alimentos na creche “Nair Salgado”?

5 – Explique por qual motivo não se deve utilizar caixas de madeira para armazenar frutas e verduras.

6 – Você conhecia os benefícios das ramas da cenoura? Você teria alguma dificuldade para comê-las? Justifique sua resposta.

7 – O que você achou das dicas sobre o reaproveitamento dos alimentos que temos em casa? Você acha possível colocá-las em prática na sua casa?

 

AULA 05

 

Tema: Consequências do desperdício

Etapa 07: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura dos textos abaixo, disponíveis nos links:

TEXTO 1: Reeducação alimentar      http://www.natureba.com.br/desperdicio-alimentos.htm

                                                

TEXTO 2: Desperdício de alimentos no Brasil https://alimentacaoemfoco.org.br/o-que-o-brasil-esta-fazendo-contra-o-desperdicio-de-alimentos/

     

Terminando a leitura os alunos deverão responder o questionário abaixo no caderno.

Questionário

1 – Quais são as principais causas do desperdício de alimentos no Brasil?

2 – Por que não desperdiçar é importante para combater a fome? 

3 – Em que sentido o aumento da incidência de obesidade no Brasil pode ser relacionado ao desperdício de alimentos?

4 – Qual a maior causa do desperdício de alimentos na América Latina?

5 – Qual a porcentagem de alimentos desperdiçados na Europa?

6 – Por que o comportamento dos consumidores vem piorando a cada ano em relação ao desperdício de alimentos? Explique.

7 – Por que nos países ricos os alimentos vão para o lixo antes mesmo de vencer?

8 – Na sua opinião falta conscientização ou educação da população para evitar o desperdício de alimentos?

9 – Seus hábitos alimentares irão mudar depois dessa aula? Explique.

 

AULA 06

 

Tema: Compostagem

Obs: Corrigir a atividade da etapa anterior.

 

Etapa 08: Socializando

1.      Agora é chegada a hora de retomar a atividade da aula 01, peça aos alunos que exponham suas observações a cerca da coleta do lixo orgânico, porém, antes de abrir as apresentações, convidar os alunos a assistir o vídeo “Composteira Doméstica” disponível em: https://youtu.be/O7lpOWtPKHQ , após a apreciação faça os seguintes questionamentos: O que é composteira? ...Por que algumas pessoas colocam minhocas na composteira? ...Todo tipo de alimento pode ir na composteira? ...O que é o tal “material seco” que vai na composteira? ...

2.      Quais os principais benefícios de compostar? Vê alguma relação entre a composteira do vídeo com a sua atividade inicial da etapa 02?

3.      Agora convide os alunos a discorrerem a cerca da coleta e armazenamento do lixo orgânico.

4.      Etapa 09: Mão na Massa

Chegou a hora de utilizar o adubo, oriente os alunos a prepararem a terra para o plantio e utilizar o adubo que produziram, em seguida plantar as hortaliças, quando estiverem prontas para o consumo, registrar em fotos para enviar ao professor.

 

Etapa 10: Hora do Jogo

Convide os alunos a se divertirem no joguinho sobre compostagem, disponível no seguinte link: https://wordwall.net/resource/4850452/jogo-da-compostagem

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; ( X ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios//Livro páginas: (59, 61,64, 65, 68, 69, 70 a 73)

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; () Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário