5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
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Subtema: Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma,
a estrutura e movimentos da Terra”. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
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Objetos de Conhecimento: Hidrosfera;
Atmosfera: As Camadas do planeta Terra; Poluição
do solo e Doenças oriundas dessa poluição.
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Ano: 6º Período: 23/05 a 03/06 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI10IT) Explorar
os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros,
encontrados em Itamaraju. (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer os tipos de solo
presentes em Itamaraju; Reconhecer a hidrosfera e seu carácter cíclico;
Identificar a presença da água no
cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à
vida no planeta; Compreender as noções de uso da água, uso com intervenção e
sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos; Identificar cada
camada da atmosfera terrestre, suas características básicas e funções; Identificar
que a atmosfera terrestre possui uma constituição química adquirida ao longo
de um processo de evolução e que o ser humano pode interferir no equilíbrio
desta dinâmica; Entender que os problemas causados pelo excesso
de consumo podem levar à poluição do solo; |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Tipos de Solos Predominantes no Município de Itamaraju. Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a aula perguntando aos
estudantes se eles sabem descrever características visuais de tipos de solo
de onde eles moram. ·
De que é formado o solo? ·
Qual o tipo de solo que existe perto de sua casa? ·
Será que existe vida microscópica no solo? Se existe
qual a importância desses microrganismos no solo? ·
Por que temos que preservar o solo? ·
Como conservar o solo para que ele continue fértil e
saudável? Após
as respostas registradas no caderno, promova um debate considerando os
conhecimentos prévios dos alunos. Etapa 02: Aula Dialogada (15min) Dividir a turma em grupos para realizar leitura compartilhada da apostila
disponível no link https://www.todamateria.com.br/tipos-solo-brasil/ Os principais tipos de solo no Brasil.
Providenciar impressão da apostila para que cada grupo receba uma cópia. Após
o término da leitura, promover um diálogo sobre quais tipos de solo citados
na apostila são semelhantes aos solos do
Município de Itamaraju. Professor, se possível providenciar fotos ou
imagens de solos predominantes na região de Itamaraju. Se tiver oportunidade,
convidar um lavrador ou agricultor para uma entrevista sobre o uso do solo e
o mais apropriado para agricultura, porém, é necessário organizar as
perguntas antes. Etapa 03: Mão na
massa I (20min). Solicitar
aos estudantes que reproduzam a tabela no caderno e preencha com os tipos de
solo semelhantes aos encontrados em nosso município.
. AULA 02 Tema: Doenças
oriundas da poluição do solo. Etapa
04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (05min) Iniciar a aula perguntando a turma se
sabe o que é feito com o lixo que eles produzem no dia a dia. Deixá-los à
vontade para refletirem e responderem oralmente. Etapa
05: Para início de Conversa (15min) Orientar os
alunos na realização da leitura compartilhada do texto “ Desastre de Mariana”
do texto livro Didático Inspire
Ciências 6° ano, página 119, fazer a discussão do texto oralmente para
esclarecer dúvidas e facilitar a compreensão, em seguida realizar a
interpretação. Solicitar que os alunos copiem e respondam no caderno as questões de
reflexões. Fazer a correção dessa atividade. Etapa
06: Aprofundando no Tema (20min) Fazer a leitura
compartilhada do texto “Lixo Extraordinário” livro Didático Inspire Ciências
6° ano, página 210, se possível, assistir o documentário com os alunos ou
disponibilizar o link https://youtu.be/JLTY7t8c_x0 com
antecedência no grupo do Whatzapp para que eles assistam em casa. Em seguida,
pedir que os alunos reflitam sobre as questões de reflexões da página 210 e
respondam em forma de texto. Nesse momento é importante incentivar os alunos
a expressarem suas opiniões, e, elaborar um texto coletivo no quadro, para
que os alunos transcrevam no caderno. Organizar a sala em círculo para a
socialização dos textos. Etapa 07: Atividade de Pesquisa (10min) Orientar os alunos a fazerem uma entrevista
com um profissional da saúde de Itamaraju
para saber quais as doenças mais frequentes na população local em decorrência de algum tipo de poluição do
solo e registrem as informações na tabela.
AULA 03 Tema: A Hidrosfera Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Retomar o que foi visto sobre a importância
da água para a vida. Expandir essa análise para a importância da água no
cotidiano dos estudantes a partir de questões sobre: ·
Como eles utilizam esse recurso no dia a dia? ·
Se acham que o economizam ou desperdiçam? ·
Se acreditam que é importante economizá-lo? E
por quê? É interessante relembrar que, quando
falamos de água nesse contexto, não estamos nos referindo à substância pura.
A água encontrada na natureza – em rios, mares, reservas subterrâneas,
geleiras etc. – está na forma de mistura, geralmente contendo sais minerais
dissolvidos, entre outras substâncias. Avançar o domínio dos
estudantes pedindo que contem como se formam as nuvens. Neste momento, não
realize correções. Apenas analise as respostas dadas para depois retomá-las e
comparar esses conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das
atividades proposta nesta sequência didática. Etapa 09: Aprofundando no Tema. (20 min) Aula expositiva utilizando
o vídeo sobre a hidrosfera disponível no link https://youtu.be/-EhY1urgEqM ou o livro didático Inspire Ciências 6º
ano, páginas 104 e 105. Acompanhar os estudantes na leitura do gráfico de
distribuição da água no mundo. Informar que a água recobre cerca de 70% da
superfície do planeta e explicar que a segunda coluna representa somente a
categoria “Água doce” da primeira coluna, enquanto a terceira coluna representa
a categoria “Outros” da segunda coluna. Sugestão: Se preferir faça
a reprodução do gráfico no quadro com a participação dos alunos repassando as informações. Etapa 10: Verificação da aprendizagem (15min) Orientar os
estudantes a copiarem e responderem no caderno, a questão n°1 letras A e B do
livro Inspire Ciências 6° ano, página 107. AULA 04
TEMA: O ser humano e a hidrosfera Etapa 11: Pra começo de conversa (15min) Nessa etapa será feita a
leitura compartilhada do texto e interpretação da imagem “Ciclo da Água”
livro didático Inspire Ciências 6° ano, páginas 106, 107 e 108. Nesse
momento, reforçar a importância do sol como fonte de energia para a
circulação da água no planeta.
Etapa
12: Mergulho no Tema (20min)
Realizar a simulação do ciclo da água, (ver orientação no livro
didático inspire Ciências 6° ano, página 120) em sala de aula com os alunos.
Chamar a atenção dos alunos para o fato de que, tanto na vida real quanto no
modelo, a fonte de energia para o ciclo da água é o sol. Realizar essa
atividade em um dia de sol para que a verificação do fenômeno seja mais
fácil.
Professor (a), enquanto se espera para observar o resultado do
experimento, oriente os estudantes a realizarem a atividade do livro didático
Inspire Ciências 6° ano, página 109 no caderno. Somente respostas.
Etapa
13: Verificação da aprendizagem (15min)
Orientar os estudantes a
responderem as questões de reflexões do livro didático inspire Ciências 6° ano, página 120 no caderno
em forma de pequeno texto. Em seguida, socializar as produções.
AULA 05
TEMA: A
Atmosfera Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a
aula perguntando aos estudantes se eles sabem qual é o gás utilizado na
respiração das plantas? E na respiração dos animais? E por que motivo a água,
as rochas e os outros materiais não são lançados no espaço? Nesse momento,
acolher as respostas sem interferência do professor. Apenas pedir que anotem
suas respostas no caderno. Etapa
15: Leitura Compartilhada (20min) Realizar a leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro
didático Inspire Ciências 6° ano,
páginas 110 e 111 ou assista com os alunos, o vídeo disponível no link https://youtube.com/watch?v=p7fYXt-_K9Q&feature=share
sobre o estudo da Atmosfera e as camadas que a compõem. Em seguida,
dividir a Tuma em grupos e distribuir bexigas de cores diferentes e orientar
para que façam a representação gráfica das proporções de gases que formam o
ar atmosférico.
Etapa 16: Mão na massa (15min) Professor
(a), distribua folhas de papel de ofício para os estudantes e os oriente a
fazerem a representação simplificada das camadas da atmosfera, seguindo o
modelo no livro didático
inspire Ciências 6° ano, páginas 111.
Ao terminarem, peça que colem o desenho no caderno. AULA 06 TEMA:
O ser Humano e a atmosfera. Etapa 17: Levantamento de conhecimentos
prévios (10min) Iniciar
a aula perguntando aos estudantes se eles sabem descrever a qualidade do ar
de onde eles moram. O que pode causar a poluição do ar? De quais formas a
poluição do ar afetam o ser humano? Esse momento será trabalhado oralmente. Etapa 18: Aprofundando no tema (20min) Professor (a) assista com os alunos ao vídeo sobre poluição do ar
disponível no link https://youtu.be/9QQaZGka58s . Em seguida, peça
aos estudantes que façam a leitura compartilhada no livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 112
sobre as consequências das ações humanas para a qualidade do ar atmosférico.
Comentar que a atmosfera exerce o papel de um “cobertor” ao redor do planeta, retendo parte
considerável do calor na superfície da terra. Etapa 19: Verificação da
aprendizagem (10min) Orientar
os estudantes a realizarem a
atividades no livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 113. Etapa 20:
Fim de Papo: (10min) Pedir a turma que observe as informações ilustradas no
Mapa Conceitual, livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 123 e classifique
cada um dos itens da seguinte maneira: ·
Compreendi
bem; ·
Entendi,
mas tenho dúvidas; ·
Não
entendi. Essa
classificação pode ser feita individual ou coletivamente, pela criação de uma
tabela no caderno. Elaboração: Ellen,
Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra Coordenação
e colaboração:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (107, 109, 111, 119;120, 123) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros:
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