5ª SD Cie 6º Ano 2022

 

  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Escola me conduz ao conhecimento

sobre “Forma, a estrutura e movimentos da Terra”.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Hidrosfera; Atmosfera: As Camadas do planeta Terra; Poluição do solo e Doenças oriundas dessa poluição. 

Ano: 6º                                     Período: 23/05 a 03/06                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os tipos de solo presentes em Itamaraju; Reconhecer a hidrosfera e seu carácter cíclico; Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta; Compreender as noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos; Identificar cada camada da atmosfera terrestre, suas características básicas e funções; Identificar que a atmosfera terrestre possui uma constituição química adquirida ao longo de um processo de evolução e que o ser humano pode interferir no equilíbrio desta dinâmica;  Entender que os problemas causados pelo excesso de consumo podem levar à poluição do solo;

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Tipos de Solos Predominantes no Município de Itamaraju.

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula perguntando aos estudantes se eles sabem descrever características visuais de tipos de solo de onde eles moram.

·         De que é formado o solo?

·         Qual o tipo de solo que existe perto de sua casa?

·         Será que existe vida microscópica no solo? Se existe qual a importância desses microrganismos no solo?

·         Por que temos que preservar o solo?

·         Como conservar o solo para que ele continue fértil e saudável?

Após as respostas registradas no caderno, promova um debate considerando os conhecimentos prévios dos alunos.

 

Etapa 02: Aula Dialogada (15min)  

Dividir a turma em grupos  para realizar leitura compartilhada da apostila disponível no link https://www.todamateria.com.br/tipos-solo-brasil/ Os principais tipos de solo no Brasil. Providenciar impressão da apostila para que cada grupo receba uma cópia. Após o término da leitura, promover um diálogo sobre quais tipos de solo citados na apostila são semelhantes aos solos  do Município de Itamaraju.

Professor, se possível providenciar fotos ou imagens de solos predominantes na região de Itamaraju. Se tiver oportunidade, convidar um lavrador ou agricultor para uma entrevista sobre o uso do solo e o mais apropriado para agricultura, porém, é necessário organizar as perguntas antes.

 

Etapa 03: Mão na massa I (20min).

Solicitar aos estudantes que reproduzam a tabela no caderno e preencha com os tipos de solo semelhantes aos encontrados em nosso município.

 

Tipos de Solo

Principais Características

Tipos de cultivos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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AULA 02

 

Tema: Doenças oriundas da poluição do solo.

 

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (05min)

 

Iniciar a aula perguntando a turma se sabe o que é feito com o lixo que eles produzem no dia a dia. Deixá-los à vontade para refletirem e responderem oralmente.

 

Etapa 05: Para início de Conversa (15min)

Orientar os alunos na realização da leitura compartilhada do texto “ Desastre de Mariana” do texto  livro Didático Inspire Ciências 6° ano, página 119, fazer a discussão do texto oralmente para esclarecer dúvidas e facilitar a compreensão, em seguida realizar a interpretação. Solicitar que os alunos copiem  e respondam no caderno as questões de reflexões. Fazer a correção dessa atividade.

 

Etapa 06: Aprofundando no Tema (20min)

 

Fazer a leitura compartilhada do texto “Lixo Extraordinário” livro Didático Inspire Ciências 6° ano, página 210, se possível, assistir o documentário com os alunos ou disponibilizar o link https://youtu.be/JLTY7t8c_x0  com antecedência  no grupo do Whatzapp  para que eles assistam em casa. Em seguida, pedir que os alunos reflitam sobre as questões de reflexões da página 210 e respondam em forma de texto. Nesse momento é importante incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, e, elaborar um texto coletivo no quadro, para que os alunos transcrevam no caderno. Organizar a sala em círculo para a socialização dos textos. 

 

Etapa 07: Atividade de Pesquisa (10min)

Orientar os alunos a fazerem uma entrevista com um profissional da saúde de Itamaraju  para saber quais as doenças mais frequentes na população local  em decorrência de algum tipo de poluição do solo e registrem as informações na tabela. 

 

Doença

Características

Transmissão

 

Prevenção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 03

 

Tema: A Hidrosfera

 

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Retomar o que foi visto sobre a importância da água para a vida. Expandir essa análise para a importância da água no cotidiano dos estudantes a partir de questões sobre:

·         Como eles utilizam esse recurso no dia a dia?

·         Se acham que o economizam ou desperdiçam?

·         Se acreditam que é importante economizá-lo? E por quê?

É interessante relembrar que, quando falamos de água nesse contexto, não estamos nos referindo à substância pura. A água encontrada na natureza – em rios, mares, reservas subterrâneas, geleiras etc. – está na forma de mistura, geralmente contendo sais minerais dissolvidos, entre outras substâncias.

Avançar o domínio dos estudantes pedindo que contem como se formam as nuvens. Neste momento, não realize correções. Apenas analise as respostas dadas para depois retomá-las e comparar esses conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das atividades proposta nesta sequência didática.

 

Etapa 09: Aprofundando no Tema. (20 min)

Aula expositiva utilizando o vídeo sobre a hidrosfera disponível no link https://youtu.be/-EhY1urgEqM ou o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 104 e 105. Acompanhar os estudantes na leitura do gráfico de distribuição da água no mundo. Informar que a água recobre cerca de 70% da superfície do planeta e explicar que a segunda coluna representa somente a categoria “Água doce” da primeira coluna, enquanto a terceira coluna representa a categoria “Outros” da segunda coluna.

Sugestão: Se preferir faça a reprodução do gráfico no quadro com a participação  dos alunos repassando as informações.

 

 

 

Etapa 10: Verificação da aprendizagem (15min) 

 

Orientar os estudantes a copiarem e responderem no caderno, a questão n°1 letras A e B do livro Inspire Ciências 6° ano, página 107.

 

AULA 04

TEMA: O ser humano e a hidrosfera

 

Etapa 11: Pra começo de conversa (15min)

Nessa etapa será feita a leitura compartilhada do texto e interpretação da imagem “Ciclo da Água” livro didático Inspire Ciências 6° ano, páginas 106, 107 e 108. Nesse momento, reforçar a importância do sol como fonte de energia para a circulação da água no planeta.

Etapa 12: Mergulho no Tema (20min)  

Realizar a simulação do ciclo da água, (ver orientação no livro didático inspire Ciências 6° ano, página 120) em sala de aula com os alunos. Chamar a atenção dos alunos para o fato de que, tanto na vida real quanto no modelo, a fonte de energia para o ciclo da água é o sol. Realizar essa atividade em um dia de sol para que a verificação do fenômeno seja mais fácil.

Professor (a), enquanto se espera para observar o resultado do experimento, oriente os estudantes a realizarem a atividade do livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 109 no caderno. Somente respostas.

Etapa 13: Verificação da aprendizagem (15min)

Orientar os estudantes a responderem as questões de reflexões do livro didático inspire Ciências 6° ano, página 120 no caderno em forma de pequeno texto. Em seguida, socializar as produções.

 AULA 05

TEMA: A Atmosfera

Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula perguntando aos estudantes se eles sabem qual é o gás utilizado na respiração das plantas? E na respiração dos animais? E por que motivo a água, as rochas e os outros materiais não são lançados no espaço? Nesse momento, acolher as respostas sem interferência do professor. Apenas pedir que anotem suas respostas no caderno.

Etapa 15: Leitura Compartilhada (20min)

Realizar a leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências  6° ano, páginas 110 e 111 ou assista com os alunos, o vídeo disponível no link https://youtube.com/watch?v=p7fYXt-_K9Q&feature=share  sobre o estudo da Atmosfera e as camadas que a compõem. Em seguida, dividir a Tuma em grupos e distribuir bexigas de cores diferentes e orientar para que façam a representação gráfica das proporções de gases que formam o ar atmosférico.

 

Etapa 16: Mão na massa (15min)

Professor (a), distribua folhas de papel de ofício para os estudantes e os oriente a fazerem a representação simplificada das camadas da atmosfera, seguindo o modelo no livro didático inspire Ciências  6° ano, páginas 111. Ao terminarem, peça que colem o desenho no caderno.

 

AULA 06

 

TEMA:  O ser Humano e a atmosfera.

 

Etapa 17: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Iniciar a aula perguntando aos estudantes se eles sabem descrever a qualidade do ar de onde eles moram. O que pode causar a poluição do ar? De quais formas a poluição do ar afetam o ser humano? Esse momento será trabalhado oralmente.

 

Etapa 18: Aprofundando no tema (20min)

Professor (a) assista com os alunos ao vídeo sobre poluição do ar disponível no link https://youtu.be/9QQaZGka58s . Em seguida, peça aos estudantes que façam a leitura compartilhada no livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 112 sobre as consequências das ações humanas para a qualidade do ar atmosférico. Comentar que a atmosfera exerce o papel de um “cobertor”  ao redor do planeta, retendo parte considerável do calor na superfície da terra.

 

Etapa 19: Verificação da aprendizagem (10min)

Orientar os estudantes  a realizarem a atividades  no livro didático Inspire Ciências  6° ano, página 113.

 

Etapa 20: Fim de Papo: (10min)

Pedir a turma que observe as informações ilustradas no Mapa Conceitual, livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 123 e classifique cada um dos itens da seguinte maneira:

·         Compreendi bem;

·         Entendi, mas tenho dúvidas;

·         Não entendi.

Essa classificação pode ser feita individual ou coletivamente, pela criação de uma tabela no caderno.

 

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

 

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107, 109, 111, 119;120, 123) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

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