5º Encontro de Articulação Cie 2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE  ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N. Silva

DATA: 01/06/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração/ Texto (Pesquisar o texto)

 

A loja da Educação


Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.
Entrei na loja e vi um professor no balcão.

Maravilhado lhe perguntei.

- Mestre professor o que vendes?

Ele me respondeu

Tudo que necessita para ter uma educação

Custa muito caro?

Não tudo é de graça?

Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade de compromisso.

Tomei coragem e pedi:

Por favor, pedir muito amor, respeito, bastante, sabedoria, esperança em fim.
Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe

Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?
O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos apenas sementes.

 

Reflexão:

O que estou semeando?

O que desejo colher?

 

2º Momento: Relatos a respeito da aplicação da 5ª Sequência didática

Considerações sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia, principais dificuldades encontradas.

3º Momento: Direcionamento para as aulas que ficarão sem sequência didática

A 5ª Sequência Didática atrasou na execução, por isso não trabalharemos uma nova sequência, no entanto, é importante decidir o que fazer com os dias que ficarão sem sequência. Os grupos deverão apresentar as sugestões.

Período:  13 a 17/06

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

6º Ano

Objetos de Conhecimento: Hidrosfera, Atmosfera - as Camadas do planeta Terra; Poluição do solo e doenças oriundas dessa poluição. 

7º Ano

Objetos de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas; Conceito de ecossistema e ecologia; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Amazônia e Cerrado; Como é medida a biodiversidade de um bioma.

8º Ano

Objetos de Conhecimento: Ressaca do mar e Tsunamis ou “maré da morte”; Interferência Humana no Clima; As mudanças Climáticas; Consequências das mudanças Climáticas.

9º Ano

Objetos de Conhecimento: Tabela Periódica, Distribuição Eletrônica, Camada de Valência, Estabilidade e Instabilidade de um átomo, Íons.

4º Momento: Intervalo

5º Momento: Projeto Meio Ambiente

·         Explicar sobre os subtemas que as escolas levarão para a praça no evento macro do Projeto. 27/07

·         As Macro Ações: Coral (08/06), Semáforo (09/06) e Caminhada Ecológica (10/06).

6º Momento: Planilha de Instrumentos de Avaliação

Solicitar aos professores o preenchimento da planilha de instrumentos de avaliação utilizados na I Unidade.

7º Momento: Levantar Sugestões sobre critérios para os conceitos referentes aos resultados da Avaliação

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo das avaliações é “realizar uma análise global e integral dos estudantes”

Sendo assim, a avaliação mostra as dificuldades de cada aluno. Porém, esses pontos não devem ser encarados como fraquezas, mas sim como objetivos que o professor deve ajudar a alcançar e a solucionar nos próximos passos

Dessa maneira, a avaliação deve ser entendida como um processo contínuo e sistemático dentro da escola. 

Engana-se também quem pensa que as avaliações se aplicam apenas aos alunos. O resultado delas é essencial para averiguar se o método de ensino que está sendo usado em sala pelo corpo docente está sendo eficaz. A partir disso, o professor pode refletir e aprimorar sua metodologia.

Hoje estamos em mudança no que diz respeito a como descrever o resultado do aluno ao final do bimestre. Mudando de notas para os conceitos NS, PS e S.  

Gostaria de ouvi-los o que pensam sobre os novos conceitos utilizados para qualificar os alunos.

Como acham de que forma aplicariam na prática?

O que precisa considerar?

Quais dúvidas tem a respeito?

8º Momento: Informes

·         Deixar os resultados da I Unidade anotados no caderno;

·         Falar sobre o trimestre, ao invés de bimestre;

·         2º Ciclo das Avaliações Diagnósticas e Formativas acontecerá no final de julho. Irão aplicar Português, Matemática e Fluência;

·         Confraternização casa de Elzinha (16/06);

 






 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário