SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N. Silva
DATA: 01/06/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração/ Texto (Pesquisar o texto)
A loja da Educação
Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.
Entrei na loja e vi um professor no balcão.
Maravilhado lhe perguntei.
- Mestre professor o que vendes?
Ele me respondeu
Tudo que necessita para ter uma educação
Custa muito caro?
Não tudo é de graça?
Contemplei a loja e vi jarros de respeito,
pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade
de compromisso.
Tomei coragem e pedi:
Por favor, pedir muito amor, respeito,
bastante, sabedoria, esperança em fim.
Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe
Como é possível colocar tantas coisas
nesse pequeno embrulho?
O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não
oferecemos frutos apenas sementes.
Reflexão:
O
que estou semeando?
O
que desejo colher?
2º
Momento: Relatos a respeito da aplicação da 5ª Sequência didática
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia,
principais dificuldades encontradas.
3º
Momento: Direcionamento para as aulas que ficarão sem sequência didática
A 5ª Sequência Didática atrasou na
execução, por isso não trabalharemos uma nova sequência, no entanto, é
importante decidir o que fazer com os dias que ficarão sem sequência. Os grupos
deverão apresentar as sugestões.
Período: 13 a 17/06
Tema: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”
6º Ano
Objetos de Conhecimento: Hidrosfera,
Atmosfera - as Camadas do planeta Terra; Poluição
do solo e doenças oriundas dessa poluição.
7º
Ano
Objetos de Conhecimento: Diversidade de
ecossistemas; Conceito de ecossistema e ecologia; Os ecossistemas brasileiros
(ou biomas) Amazônia e Cerrado; Como é medida a biodiversidade de um bioma.
8º
Ano
Objetos de Conhecimento: Ressaca do mar e Tsunamis ou “maré da morte”; Interferência Humana no Clima; As mudanças
Climáticas; Consequências das mudanças Climáticas.
9º
Ano
Objetos de Conhecimento: Tabela Periódica, Distribuição
Eletrônica, Camada de Valência, Estabilidade e Instabilidade de um átomo, Íons.
4º
Momento: Intervalo
5º
Momento: Projeto Meio
Ambiente
·
Explicar sobre os subtemas que as escolas
levarão para a praça no evento macro do Projeto. 27/07
·
As Macro Ações: Coral (08/06), Semáforo
(09/06) e Caminhada Ecológica (10/06).
6º
Momento: Planilha de Instrumentos de Avaliação
Solicitar aos professores o preenchimento
da planilha de instrumentos de avaliação utilizados na I Unidade.
7º
Momento: Levantar Sugestões sobre critérios para os conceitos referentes aos
resultados da Avaliação
De acordo com a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), o objetivo
das avaliações é “realizar uma análise global e integral dos
estudantes”.
Sendo assim, a avaliação mostra as
dificuldades de cada aluno. Porém, esses pontos não devem ser encarados como
fraquezas, mas sim como objetivos que o professor deve ajudar a
alcançar e a solucionar nos próximos passos.
Dessa maneira, a avaliação deve ser
entendida como um processo contínuo e sistemático dentro da escola.
Engana-se também quem pensa que as
avaliações se aplicam apenas aos alunos. O resultado delas é essencial
para averiguar se o método de ensino que está sendo usado em sala pelo corpo
docente está sendo eficaz. A partir disso, o professor pode refletir e
aprimorar sua metodologia.
Hoje estamos em mudança no que diz
respeito a como descrever o resultado do aluno ao final do bimestre. Mudando de
notas para os conceitos NS, PS e S.
Gostaria de ouvi-los o que pensam sobre os
novos conceitos utilizados para qualificar os alunos.
Como acham de que forma aplicariam na
prática?
O que precisa considerar?
Quais dúvidas tem a respeito?
8º
Momento: Informes
·
Deixar os resultados da I Unidade anotados
no caderno;
·
Falar sobre o trimestre, ao invés de
bimestre;
·
2º Ciclo das Avaliações Diagnósticas e
Formativas acontecerá no final de julho. Irão aplicar Português, Matemática e Fluência;
·
Confraternização casa de Elzinha (16/06);
Nenhum comentário:
Postar um comentário