8ª SD Cie 6º ano 2022

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

 

Subtema: O consumo consciente da água.

 

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: O consumo Consciente da Água: um solvente universal; Propriedades da água; Água potável e tratamento. Transformação da Matéria.

Ano: 6º                                          Período: 29/08 a 23/09                     Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que a água é um recurso escasso e que o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos;  Identificar a água como solvente de alguns sólidos como o sal e o açúcar; Entender sobre as propriedades da água e as características de cada uma; Reconhecer a importancia da água discutindo questões que expliquem o porquê dessa degradação, e pensar formas de preservação; Compreender o processo de separação de mistura como método utilizado no tratamento da água. Relacionar o consumo de água potável com a qualidade de visa. Investigar transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que tais mudanças são transformações químicas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema da aula:  O Consumo Consciente da Água.

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos).

Iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por consumo consciente da água? Se a água é tão abundante no nosso planeta. Por que dizem que devemos economizá-la? Conduzir os alunos a dizerem o que sabem a respeito do tema em estudo.

Etapa 02: Para início de conversa (20 minutos).

A consciência de que devemos usar água de forma racional e sem desperdício deve ser despertada nos estudantes desde cedo, desenvolvendo neles a noção de que são também protagonistas nesse esforço coletivo. Assistir ao vídeo sobre “A importância e a responsabilidade do uso consciente da água” disponível no link https://youtu.be/-Suk6xARzWU  (6 minutos de duração). Em seguida, pedir que anotem no caderno frases que trazem informações sobre o consumo consciente da água. Abrir espaço para socialização das anotações.  

Etapa 03: Mão na massa ( 20 min)

Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de posturas, que se devemos adotar, a fim de evitar o desperdício da água, a turma produzirá cartazes com desenhos e frases que ficarão expostos pela escola, os cartazes poderão ser concluídos em casa.                                            

 

AULA 02

 

 

Tema:  A água preciosa

Etapa 04: Para início de conversa (20 minutos)

Exibir o slide ou desenhá-lo no quadro, em seguida, perguntar aos alunos se eles já tinham conhecimento das informações retratadas no gráfico e como eles acham que a água é utilizada nas três atividades: agricultura, indústria e consumo doméstico? “Vocês acham que a água pode acabar?”.

Ouça as respostas e em seguida explique a eles que a água é um recurso natural renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da chuva.

Explique aos alunos que apesar da água ser um recurso infinito, sua distribuição no mundo não é igual, pois em alguns lugares a quantidade de chuvas é inferior a outros, ou há a má utilização da água por parte das pessoas, seja na agricultura, na indústria ou nas casas. Projete ou desenhe no quadro o gráfico apresentado no slide, para que a turma possa ter uma noção da quantidade de água consumida pelos três segmentos anteriormente mencionados.

Explique também que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água, enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. Você pode inclusive chamar a atenção para o índice hídrico da localidade em que a sua escola está inserida. Esclareça também que, apesar do consumo doméstico ser responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas desperdiçam esse recurso, e por isso é importante fazê-las refletir sobre melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente

Etapa 05: Mergulhando no tema (10 minutos)

Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube. Duração: 3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU .  Outra sugestão é a leitura do texto “Quantidade de água”, disponível em http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua  

Após a execução do vídeo ou leitura do texto, realizar um momento de discussão a respeito do que foi mencionado, em forma de roda de conversa.

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (20 min).

Essa atividade pode ser realizada de forma oral ou o professor pode solicitar que os alunos respondam no caderno. Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte:

Do total de água existente no planeta, qual porcentagem equivale ao volume de água doce?  Qual a porcentagem de água doce está armazenada no subsolo das Bacias rasas e profundas? Quanto equivale o volume de água doce dos lagos e rios no mundo? Qual a porcentagem de água doce é utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos? O que poderá acontecer como consequência das mudanças climáticas aceleradas pela ação do homem?                                    

Obs.: As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A porcentagem de água doce equivale a 2,5% do volume total da água do planeta. 30% da água doce estão armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas. Estima-se que os lagos de água doce e rios representam apenas 0,3% da água doce do mundo. A oferta total de água doce utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce. As mudanças climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A mudança do clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela ação do homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez de água e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do mar aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde, abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia terão suas capacidades produtivas reduzidas.

 

AULA 03

 

Tema: Água solvente universal

 

Etapa 07: levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos)

Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a solubilidade.

 

Contexto

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas substâncias para a sala. Pergunte para os alunos:

·         Como podemos descrever a aparência de cada um dos copos com água? A aparência da água em todos os copos é igual? Por que será que a água não mudou de aparência? Como Beatriz conseguirá identificar o que há em cada copo? Há somente uma forma de identificar essas substâncias? Como você faria?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para trabalhar com a propriedade de solubilidade da água.

 

Questão disparadora: Como podemos identificar as substancias que foram dissolvidas na água?

Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 08:  Mão na massa (Tempo sugerido: 20 minutos).

Mão na massa

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade, imprima as orientações para a atividade disponível abaixo, caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo a passo.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a uma, ou pode deixar que os alunos decidam a ordem que irão misturar as substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela. É possível também fazer uma única tabela no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as etapas da experimentação.

Passo a passo para a experimentação:

1.      Façam grupos de 4 ou 5 alunos;                                                                                                                          2. Cada grupo receberá um kit contendo: uma garrafa com 1 litro de água
potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, açúcar, sal,
suco de laranja em pó, nescau, pó de café, uma colher para medir e mexer
e uma tabela que será completada pelo grupo.
3. Coloque água até a metade dos 5 copos. É importante que os copos
contenham a mesma quantidade de água.
4. Coloque uma colher de sopa de cada um dos materiais em cada copo.
Mexa, aguarde um minuto e observe.
5. Anote suas observações na tabela.
6. Utilize seus órgãos dos sentidos para realizar essa observação.

Materiais necessários: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.

 

Mão na massa

Etapa 09:  Socialização (20 minutos)

Orientações:  Após a discussão em grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve.

AULA 04

Tema: ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL

 

ETAPA 10: Sistematização (30 minutos)

Peça para que cada ALUNO sistematize no caderno as descobertas através de um mapa conceitual e depois compartilhe com a turma.

Se os alunos nunca trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido ABAIXO. Se os alunos estiverem acostumados com esse tipo de registro, deixe que cada aluno organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir que façam esse mapa conceitual em papel A3 ou cartolina, para expor na sala. Se EM CASA tiver recursos, há o aplicativo Simple Mind, que é muito interessante para realizar mapas conceituais.

Sistematização

Etapa 11: Aprofundando no tema ( 20 minutos).

Sistematização

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula anterior. Através da aula expositiva comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, a água consegue dissolver uma grande quantidade de materiais.

Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos. Destaque o que eles aprenderam na aula. Explique que a água é um solvente e que as substâncias que são dissolvidas nela são os solutos, e que, com a mistura dos elementos, a aparência, cheiro e paladar podem ser alterados. Vale destacar que existem substancias que não se dissolvem na água as quais são denominadas hidrofóbicas e as que se dissolvem são chamadas de hidrofílicas. 

https://drive.google.com/file/d/0B8OF_uUdlMU3ZkhONy0yX2QtTlE/view?resourcekey=0-bL3KH_GUwApaZNnHo1xx_w

AULA 05

 

Tema: Substâncias Hidrofóbicas e Hidrofílicas

 

Etapa 12:  SOCIALIZAÇÃO (10 minutos).

Apresentação dos mapas conceituais solicitado na etapa 10.

Etapa 13: Verificação da aprendizagem (15 minutos)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles voltarão a discutir sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade.

Contexto

 

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve essas substâncias para a sala e prepare o molho para salada colocando cada ingrediente de uma vez. Vá mostrando cada etapa e pergunte para os alunos:

  • A água mudou sua aparência quando colocamos o sal?
  • E quando colocamos o vinagre? (Dependendo do vinagre, a água pode mudar de cor)
  • Vamos colocar agora o azeite. O que aconteceu?
  • E ao colocar a pimenta?

Mostre o molho preparado e pergunte para os alunos:

  • O que aconteceu quando misturamos todas as substâncias?
  • Todas as substâncias foram misturadas igualmente?
  • Por que será que isso aconteceu?
  • Você misturaria de forma diferente? (Se for possível deixe que alguns alunos mexam a mistura, para demonstrar que o azeite não irá se dissolver).
  • Você sabe explicar por que alguns líquidos se misturam e outros não? Leia o texto com a turma disponível no seguinte link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/uma-questao-de-afinidade/

Etapa 14: Mão na massa (25 minutos).

Professor crie uma lista de substancias hidrofóbicas e as que se dissolvem são chamadas de hidrofílicas e solicite que os alunos separem em dois grupos como no modelo abaixo, porém, deverá escrevê-las de forma misturada para que eles separem nos grupos:

AULA 06

Tema: Contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo.

Etapa 15: Levantamento de conhecimento prévio (10 minutos).

Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares, rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano. Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias. Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão.

Tema da aula

Etapa 16: Aprofundando no Tema. ( 15 minutos).

Explique para os alunos o significado do termo “poluição da água”, esclarecendo que quando utilizamos, estamos nos referindo a qualquer forma de contaminação desse recurso. Essa contaminação pode ser feita de várias formas, mas acontece especialmente pelas atividades humanas que realizamos no cotidiano. Tais atividades podem ser agrupadas em três categorias, que são: atividades agrícolas (especialmente pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes); atividades domésticas - quando jogamos lixo em locais inapropriados, deixamos óleo escorrer para o ralo da pia, consumimos em excesso (especialmente os produtos que contém plástico); e atividades industriais, que é o tipo de poluição das águas mais frequentes em áreas urbanas, ou mesmo nas áreas afastadas da cidade mas que são destinadas à produção industrial, como mostrado na imagem do primeiro slide.

Etapa 17: Sistematização (25 minutos)

Contextualização

Projete o slide acima e, proponha aos alunos pensarem nos três grupos de atividades humanas apresentados anteriormente. Você pode fazer um organograma rápido no quadro, escrevendo o nome dos três grupos de atividades humanas citados e pedir aos alunos que dêem exemplos de atitudes humanas que poluem as águas e estão inseridas nos grupos. Parta da seguinte pergunta:

“Considerando os tipos de atividades poluentes que vimos, quais ações do ser humano no dia a dia, ajudam a aumentar a poluição das águas e quais as consequências da água não tratada para a saúde humana?”.

Ouça as respostas dos alunos, mas não registre no quadro e, provoque-os a pensar nas soluções desses problemas com o questionamento a seguir:

“O que podemos fazer para diminuir essa poluição?”

Em seguida, dividir a turma em três grupos, peça que construam uma tabela com os possíveis problemas e soluções relacionados às atividades mencionadas no slide. finalizar a aula com a socialização das tabelas.

 

AULA 07

Tema: As consequências da água não tratada para a saúde humana.

Etapa 18: Levantamento de conhecimento prévio: (15 minutos).

 Leia o título da aula e dialogue com os alunos sobre os termos presentes neste título:

·         Alguém já ouviu falar sobre saneamento básico? Sabem o que é isso?

·         E o que significa qualidade de vida? Qual a relação entre esses dois termos?

Após ouvi-los, escreva no quadro e peça que copiem no caderno:  Saneamento básico é definido como um conjunto de serviços que abrange abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais (da chuva).

  • Onde você mora há atendimento dos serviços de saneamento básico?
  • Vocês acham que toda população do Brasil é atendida por esses serviços?

O Brasil possui o Plano Nacional de Saneamento Básico (2007), que tem como meta universalizar o acesso ao saneamento em todo país até 2033, ou seja, 100% da população deveria receber os quatro serviços básicos até esse ano-meta.

explicar que a água não tratada não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais, como a agricultura. Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera, disenteria, verminoses, entre outras.

 

Etapa 19: Aprofundando no Tema (25 minutos)  

Para aprofundar os conhecimentos os alunos poderão ter acesso a duas fontes de informação. Primeiramente, exiba o vídeo “Saneamento é básico - saúde”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f5KwXjJUOqc.  Não havendo disponibilidade de equipamento audiovisual para exibição, a alternativa é utilizar somente o segundo material proposto para esta atividade, que é a reportagem “A falta de saneamento basico é a grande ameaça a saúde pública no Brasil”, disponível em: http://www.fenae.org.br/portal/fama-2018/noticias/a-falta-de-saneamento-basico-e-grande-ameaca-a-saude-publica-no-brasil.htm. Esse texto pode ser impresso ou acessado através de meio digital pelos alunos para realização de uma leitura colaborativa e dialogada.

 

Etapa 20: Verificação da Aprendizagem:( 10 minutos)

 Para casa - orientar aos alunos que façam uma pesquisa na internet sobre as doenças de veiculação hídrica no Brasil e quais as regiões mais afetadas.

 

AULA 08

Tema da Aula: Métodos de Separação de Misturas e Substâncias Químicas  no tratamento da água

 

Etapa 21: Levantamento de conhecimento Prévio: (15 minutos).

 

Faça a projeção do slide e apresente aos alunos a situação nele contida. Caso isso não seja possível, leia o conteúdo do slide para eles. Questione: De onde vem a água que você consome na sua casa? Qual é a função do filtro de água utilizado nas residências? Permita que eles exponham o que sabem e não se preocupe, neste momento, em corrigir possíveis erros.

 

Contexto

 

Etapa 22: Aprofundando no Tema: (20 minutos)

Professor, ajude os alunos na leitura e interpretação do infográfico sobre Tratamento da Água - livro Inspire Ciências 6º ano, página 208. Em seguida, peça que copiem e respondam as questões sobre o infográfico no caderno.

Etapa 23: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.

 

AULA 09

 

Tema: Água Potável

 

Etapa 24: Mão na massa: (25 minutos).

Orientar aos alunos que façam a reprodução do infográfico no caderno com todas as etapas envolvidas no processo de tratamento da água.

Obs.: solicitar aos alunos que para a próxima aula, levem o material da atividade prática (construindo um filtro) livro Inspire Ciências 6° ano, página 209.

 

Etapa 25: Para início de Conversa (25 minutos).

Iniciar a aula realizando a leitura de forma compartilhada do texto “Estudantes criam garrafa que transforma água do mar em potável” livro Inspire Ciências 6° ano, página 205, seguido da resolução das questões.

 

AULA 10

 

Tema: Filtrando Água

Etapa 26: Aprendendo na Prática (40 minutos)

Nesta aula, os alunos vão construir um filtro de água a partir de materiais simples na sala de aula. Após a construção, os alunos farão o experimento de filtragem da água, copiarão, responderão as questões de reflexões e socializarão suas produções. Seguir as orientações da página 209 do livro didático Inspire Ciências 6º Ano.

 

Etapa 27: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.

 

AULA 11

 

Tema da Aula: Visita Técnica à Estação de Tratamento de Água

Etapa 28: Aula de Campo

Organize uma aula de campo para a turma, na oportunidade, os alunos irão conhecer os processos de captação, tratamento, armazenamento e distribuição da Água.

Durante a visita, os alunos poderão exercitar os conhecimentos abordados em sala de aula, fomentar a responsabilidade socioambiental e divulgar o complexo processo de tratamento de água da cidade onde moram.

 

AULA 12

 

Tema: Transformando a Matéria

Etapa 29:  Levantamento de conhecimentos Prévios (10 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre o que são transformações químicas.

Contexto

 

Orientações: Faça a pergunta do slide aos estudantes e peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais eles conhecem. É provável que eles citem as transformações físicas (estudadas na aula anterior, CIE6_02ME01). Faça a seguinte demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a eles: O que mudou?. Espera-se que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes:
E agora? O que aconteceu com o papel?. Direcione a discussão de maneira que eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes. Caso não seja possível fazer a demonstração em sala, leve os alunos a pensar nessas situações e faça as mesmas perguntas a eles.

 

Questão disparadora: Como saber se um material passou por alguma transformação?

Orientações: Diga para os alunos pensarem nas transformações que acabaram de ver no papel. Leia, então, a Questão disparadora. Anote no quadro as respostas dos estudantes para esta questão. Devido à demonstração da queima do papel, é esperado que eles digam que ocorrem mudanças de cor, de cheiro. Neste momento, não se preocupe em responder questionamentos ou em corrigir possíveis erros conceituais dos alunos, incentive-os a pensar sobre o que está sendo questionado.

 

Etapa 30: Mão na Massa (25 min)

 

 

Orientações: Organize os alunos em trios ou quartetos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima o roteiro desta experiência no arquivo disponível em: https://bit.ly/2rDtFUs. Em caso de impossibilidade de realizar a projeção e a impressão, indica-se que o roteiro da experiência seja colocado no quadro a fim de que os alunos possam consultá-lo durante a execução. Distribua os materiais necessários para cada grupo (indica-se que seja feita a separação em kits por grupos antes do início da aula) e seja enfático em relação à necessidade de manusear cuidadosamente a água sanitária.

O experimento consiste na oxidação da palha de aço e do clipe metálico em contato com a água sanitária (solução aquosa de hipoclorito de sódio, NaClO). Quinze minutos após a mistura da água sanitária aos materiais, deve ser observada a formação de um sólido vermelho-castanho, devido à formação do óxido de ferro (Fe2O3). A reação química deste processo é: 2 Fe(s) + 3 NaClO (aq) --> Fe2O3 (s) + 3 NaCl (aq) (esta equação química foi apontada apenas para esclarecer o processo que ocorre, a mesma não deve ser mostrada aos alunos). Como o processo de oxidação no clipe leva mais tempo do que o mesmo processo na palha de aço, recomenda-se que você leve para a sala de aula a palha de aço e um clipe que ficaram submersos em água sanitária durante uma semana para que os alunos possam ver, no momento da Sistematização, a diferença entre este material apresentado por você e o clipe que eles terão ao final do experimento. Sugere-se que esta etapa inicial do experimento (a imersão da palha de aço e do clipe na água sanitária) ocupe 5 minutos da aula. Enquanto os alunos aguardam a ocorrência da reação, passe para o passo seguinte da aula, apresentado no próximo slide.

Mão na massa

Orientações: Com os estudantes ainda em grupos, explique esta parte da atividade usando o slide projetado ou imprima as imagens no arquivo disponível em: https://bit.ly/2rDtFUs . Em caso de impossibilidade de realizar a projeção e a impressão, indica-se explicar as situações representadas em cada uma das imagens a fim de que os alunos possam escrever o que acontece em cada uma delas. Leia as questões para a classe. Uma das imagens mostra uma faca nova e uma faca enferrujada, evidenciando o processo de oxidação do metal que constitui a faca, que é acompanhado pela mudança de coloração do mesmo. A outra imagem mostra um ovo cru e um ovo cozido, indicando o processo de cozimento, que é uma transformação evidenciada pela mudança de coloração e textura do ovo após o cozimento. Na outra imagem pode ser visto o processo de amadurecimento da banana, que é acompanhado pela mudança de coloração, cheiro e textura da mesma.

Depois de identificar o que acontece em cada uma das três imagens, diga a eles para pensarem na questão 2. Peça para cada um dos estudantes fazer os registros em seu caderno. Acompanhe o trabalho da turma procurando auxiliar os grupos que apresentarem dúvidas ou dificuldades. Fique atento(a) ao tempo desta etapa, de modo que os últimos 5 minutos do Mão na massa sejam reservados para os alunos registrarem o que aconteceu com a palha de aço e o clipe na experiência realizada. Peça, caso possível, para que os alunos fotografem os resultados obtidos no experimento, a fim de que eles compartilhem as imagens com os colegas e contigo.

 

Etapa 31: Sistematização (15 min)

Agora é o momento da sistematização do conhecimento com base nas atividades práticas e no texto da página 201, 202 e 203 do livro didático, trabalhe de forma expositiva, abrindo espaço para os comentários e dúvidas dos alunos.

 

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e Kendra

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 205, 208 e 209)  Seminários;  (  x) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

 

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