8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Tema Inter curricular: As
diversas Facetas do Consumo |
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Subtema:
O consumo consciente da água. |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento:
O consumo Consciente da Água: um solvente
universal; Propriedades da água; Água potável e tratamento. Transformação da
Matéria. |
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Ano:
6º Período: 29/08
a 23/09 Nº
de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão,
gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais
gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo,
bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI03IT) Relacionar os métodos
de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água,
identificando e caracterizando as principais fases com base em textos,
esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o
tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI02)
Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de
misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram
misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre
com bicarbonato de sódio etc.). |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Compreender que a água é um
recurso escasso e que o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos
seres vivos; Identificar a água como
solvente de alguns sólidos como o sal e o açúcar; Entender sobre as
propriedades da água e as características de cada uma; Reconhecer a importancia
da água discutindo questões que expliquem o porquê dessa degradação, e pensar
formas de preservação; Compreender o processo de separação de mistura como
método utilizado no tratamento da água. Relacionar o consumo de água potável
com a qualidade de visa. Investigar
transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que
tais mudanças são transformações químicas. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema da aula: O Consumo Consciente da Água. Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios
(10 minutos). Iniciar
a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por consumo consciente da
água? Se a água é tão abundante no nosso planeta. Por que dizem que devemos
economizá-la? Conduzir os alunos a dizerem o que sabem a respeito do tema em
estudo. Etapa 02: Para início de conversa (20 minutos). A
consciência de que devemos usar água de forma racional e sem desperdício deve
ser despertada nos estudantes desde cedo, desenvolvendo neles a noção de que
são também protagonistas nesse esforço coletivo. Assistir ao vídeo sobre “A
importância e a responsabilidade do uso consciente da água” disponível no
link https://youtu.be/-Suk6xARzWU (6 minutos de duração). Em seguida, pedir
que anotem no caderno frases que trazem informações sobre o consumo consciente
da água. Abrir espaço para socialização das anotações. Etapa
03: Mão na massa ( 20 min) Elaborar, juntamente
com os alunos, uma lista coletiva de posturas, que se devemos adotar, a fim
de evitar o desperdício da água, a turma produzirá cartazes com desenhos e
frases que ficarão expostos pela escola, os cartazes poderão ser concluídos
em casa. AULA 02 Tema: A água
preciosa Etapa 04: Para início de conversa (20 minutos) Exibir
o slide ou desenhá-lo no quadro, em seguida, perguntar aos alunos se eles já
tinham conhecimento das informações retratadas no gráfico e como eles acham que
a água é utilizada nas três atividades: agricultura, indústria e consumo
doméstico? “Vocês acham que a água pode acabar?”. Ouça as
respostas e em seguida explique a eles que a água é um recurso natural
renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da
chuva. Explique
aos alunos que apesar da água ser um recurso infinito, sua distribuição no
mundo não é igual, pois em alguns lugares a quantidade de chuvas é inferior a
outros, ou há a má utilização da água por parte das pessoas, seja na
agricultura, na indústria ou nas casas. Projete ou desenhe no quadro o
gráfico apresentado no slide, para que a turma possa ter uma noção da
quantidade de água consumida pelos três segmentos anteriormente mencionados. Explique
também que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no
mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água,
enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. Você pode
inclusive chamar a atenção para o índice hídrico da localidade em que a sua
escola está inserida. Esclareça também que, apesar do consumo doméstico ser
responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas
desperdiçam esse recurso, e por isso é importante fazê-las refletir sobre
melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente Etapa 05: Mergulhando no tema (10 minutos) Convide
os alunos para assistirem ao vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube.
Duração: 3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU
. Outra sugestão é a leitura do texto
“Quantidade de água”, disponível em http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua Após a
execução do vídeo ou leitura do texto, realizar um momento de discussão a
respeito do que foi mencionado, em forma de roda de conversa. Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (20 min). Essa
atividade pode ser realizada de forma oral ou o professor pode solicitar que
os alunos respondam no caderno. Para verificar a compreensão dos alunos
quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte: Do
total de água existente no planeta, qual porcentagem equivale ao volume de
água doce? Qual a porcentagem de água
doce está armazenada no subsolo das Bacias rasas e profundas? Quanto equivale
o volume de água doce dos lagos e rios no mundo? Qual a porcentagem de água
doce é utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos? O que poderá
acontecer como consequência das mudanças climáticas aceleradas pela ação do
homem? Obs.: As informações sobre tais
perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A porcentagem de água doce
equivale a 2,5% do volume total da água do planeta. 30% da água doce estão
armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas. Estima-se que os lagos de
água doce e rios representam apenas 0,3% da água doce do mundo. A oferta
total de água doce utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos
equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce. As mudanças
climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A mudança do
clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela ação do
homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez de água
e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do mar
aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o
aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente
as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde,
abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia
terão suas capacidades produtivas reduzidas. AULA 03 Tema: Água solvente universal Etapa
07:
levantamento dos conhecimentos prévios
(10 minutos) Leia o tema da aula e comente com os alunos
que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a
solubilidade. Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em
seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas
substâncias para a sala. Pergunte para os alunos: ·
Como podemos descrever a
aparência de cada um dos copos com água? A aparência da água em todos os
copos é igual? Por que será que a água não mudou de aparência? Como Beatriz
conseguirá identificar o que há em cada copo? Há somente uma forma de
identificar essas substâncias? Como você faria? Em seguida, comente
sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para
trabalhar com a propriedade de solubilidade da água. Questão disparadora:
Como podemos identificar as substancias que foram dissolvidas na água? Ainda no semicírculo, leia a questão
disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e
levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram
dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles,
mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Etapa
08: Mão na
massa (Tempo sugerido: 20
minutos). Orientações: Organize os alunos
em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade, imprima as orientações para
a atividade disponível abaixo, caso você não tenha impressora, pode escrever
as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos
trabalhem utilizando o passo a passo. Leia as orientações
para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo
realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as
anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que
toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a
uma, ou pode deixar que os alunos decidam a ordem que irão misturar as
substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos
sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato. Acompanhe o trabalho
e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão
realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo
feitas na tabela. É possível também fazer uma única tabela
no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as
etapas da experimentação. Passo a passo para a
experimentação: 1.
Façam grupos de 4 ou 5 alunos; 2.
Cada grupo receberá um kit contendo: uma garrafa com 1 litro de água Materiais necessários: Preparar um
kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5
copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes
materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma
colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo. Etapa 09: Socialização (20 minutos) Orientações: Após a discussão em
grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que
seu grupo obteve. AULA 04 Tema:
ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL ETAPA 10:
Sistematização (30 minutos) Peça para que cada
ALUNO sistematize no caderno as descobertas através de um mapa conceitual e
depois compartilhe com a turma. Se os alunos nunca
trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo
simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido ABAIXO. Se os
alunos estiverem acostumados com esse tipo de registro, deixe que cada aluno
organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir
que façam esse mapa conceitual em papel A3 ou cartolina, para expor na sala.
Se EM CASA tiver recursos, há o aplicativo Simple Mind, que é muito
interessante para realizar mapas conceituais. Etapa
11:
Aprofundando no tema ( 20 minutos). Orientações: Projete o slide ou
leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula anterior.
Através da aula expositiva comente com os alunos que, como conseguimos
comprovar nas experimentações, a água consegue dissolver uma grande
quantidade de materiais. Retome o contexto, a
questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação
realizada pelos alunos. Destaque o que eles aprenderam na aula. Explique que
a água é um solvente e que as substâncias que são dissolvidas nela são os
solutos, e que, com a mistura dos elementos, a aparência, cheiro e paladar
podem ser alterados. Vale destacar que existem substancias que não se
dissolvem na água as quais são denominadas hidrofóbicas e as que se dissolvem
são chamadas de hidrofílicas. AULA 05 Tema: Substâncias Hidrofóbicas e
Hidrofílicas Etapa
12:
SOCIALIZAÇÃO (10 minutos). Apresentação dos mapas
conceituais solicitado na etapa 10. Etapa 13: Verificação da
aprendizagem (15 minutos) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles voltarão
a discutir sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade. Contexto Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia a
situação e, se possível, leve essas substâncias para a sala e prepare o molho
para salada colocando cada ingrediente de uma vez. Vá mostrando cada etapa e
pergunte para os alunos:
Mostre o molho preparado e
pergunte para os alunos:
Etapa 14: Mão na massa (25
minutos). Professor crie uma lista de substancias
hidrofóbicas e as que se dissolvem são chamadas de hidrofílicas e solicite
que os alunos separem em dois grupos como no modelo abaixo, porém, deverá
escrevê-las de forma misturada para que eles separem nos grupos: AULA
06 Tema: Contaminação dos corpos de água nas cidades
e no mundo. Etapa 15:
Levantamento de conhecimento prévio (10
minutos). Projete, escreva
no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês
conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares,
rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano.
Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem
ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias.
Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte
aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles
têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão. Etapa 16: Aprofundando
no Tema. ( 15 minutos). Explique para os
alunos o significado do termo “poluição da água”, esclarecendo que quando
utilizamos, estamos nos referindo a qualquer forma de contaminação desse
recurso. Essa contaminação pode ser feita de várias formas, mas acontece
especialmente pelas atividades humanas que realizamos no cotidiano. Tais atividades
podem ser agrupadas em três categorias, que são: atividades agrícolas
(especialmente pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes); atividades
domésticas - quando jogamos lixo em locais inapropriados, deixamos óleo
escorrer para o ralo da pia, consumimos em excesso (especialmente os produtos
que contém plástico); e atividades industriais, que é o tipo de poluição das
águas mais frequentes em áreas urbanas, ou mesmo nas áreas afastadas da
cidade mas que são destinadas à produção industrial, como mostrado na imagem
do primeiro slide. Etapa
17: Sistematização (25 minutos) Projete o slide
acima e, proponha aos alunos pensarem nos três grupos de atividades humanas
apresentados anteriormente. Você pode fazer um organograma rápido no quadro,
escrevendo o nome dos três grupos de atividades humanas citados e pedir aos
alunos que dêem exemplos de atitudes humanas que poluem as águas e estão
inseridas nos grupos. Parta da seguinte pergunta: “Considerando os tipos de atividades poluentes
que vimos, quais ações do ser humano no dia a dia, ajudam a aumentar a
poluição das águas e quais as consequências da água não tratada para a saúde humana?”. Ouça as respostas
dos alunos, mas não registre no quadro e, provoque-os a pensar nas soluções
desses problemas com o questionamento a seguir: “O que podemos fazer para diminuir essa
poluição?” Em seguida,
dividir a turma em três grupos, peça que construam uma tabela com os
possíveis problemas e soluções relacionados às atividades mencionadas no
slide. finalizar a aula com a socialização das tabelas. AULA 07 Tema:
As consequências da água não tratada para a saúde humana. Etapa
18: Levantamento de conhecimento prévio: (15 minutos). Leia o título da aula e dialogue com os
alunos sobre os termos presentes neste título: ·
Alguém já ouviu falar sobre saneamento básico? Sabem o que é
isso? ·
E o que significa qualidade de vida? Qual a relação entre
esses dois termos? Após ouvi-los, escreva no quadro e peça que
copiem no caderno: Saneamento básico é
definido como um conjunto de serviços que abrange abastecimento de água,
coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das
águas pluviais (da chuva).
O Brasil possui o Plano Nacional de
Saneamento Básico (2007), que tem como meta universalizar o acesso ao
saneamento em todo país até 2033, ou seja, 100% da população deveria receber
os quatro serviços básicos até esse ano-meta. explicar que a água não tratada
não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais, como a agricultura.
Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes
anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera,
disenteria, verminoses, entre outras. Etapa
19: Aprofundando no Tema (25 minutos) Para aprofundar os
conhecimentos os alunos poderão ter acesso a duas fontes de informação.
Primeiramente, exiba o vídeo “Saneamento é básico - saúde”, disponível
em https://www.youtube.com/watch?v=f5KwXjJUOqc. Não havendo disponibilidade de equipamento
audiovisual para exibição, a alternativa é utilizar somente o segundo
material proposto para esta atividade, que é a reportagem “A falta de
saneamento basico é a grande ameaça a saúde pública no Brasil”, disponível
em: http://www.fenae.org.br/portal/fama-2018/noticias/a-falta-de-saneamento-basico-e-grande-ameaca-a-saude-publica-no-brasil.htm. Esse texto pode
ser impresso ou acessado através de meio digital pelos alunos para realização
de uma leitura colaborativa e dialogada. Etapa
20: Verificação da Aprendizagem:( 10 minutos) Para casa -
orientar aos alunos que façam uma pesquisa na internet sobre as doenças de
veiculação hídrica no Brasil e quais as regiões mais afetadas. AULA 08 Tema
da Aula: Métodos
de Separação de Misturas e Substâncias Químicas no tratamento da água Etapa 21: Levantamento de conhecimento Prévio: (15
minutos). Faça a projeção do slide e apresente aos
alunos a situação nele contida. Caso isso não seja possível, leia o conteúdo
do slide para eles. Questione: De onde vem a água que você
consome na sua casa? Qual é a função do filtro de água utilizado nas
residências? Permita que eles exponham o que sabem e não se
preocupe, neste momento, em corrigir possíveis erros. Etapa 22:
Aprofundando no Tema: (20 minutos) Professor, ajude os alunos na leitura e interpretação do infográfico
sobre Tratamento da Água - livro Inspire Ciências 6º ano, página 208. Em
seguida, peça que copiem e respondam as questões sobre o infográfico no
caderno. Etapa 23: Correção
da Atividade (15 min) Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que
venham a surgir. AULA 09 Tema: Água Potável Etapa 24: Mão na
massa: (25 minutos). Orientar aos alunos que façam a reprodução do infográfico no caderno
com todas as etapas envolvidas no processo de tratamento da água. Obs.: solicitar aos
alunos que para a próxima aula, levem o material da atividade prática (construindo
um filtro) livro Inspire Ciências 6° ano, página 209. Etapa 25: Para início de Conversa
(25 minutos). Iniciar a aula realizando a leitura de forma compartilhada
do texto “Estudantes criam garrafa que
transforma água do mar em potável” livro Inspire Ciências 6° ano, página
205, seguido da resolução das questões. AULA
10 Tema: Filtrando Água Etapa 26: Aprendendo na Prática (40 minutos) Nesta aula, os
alunos vão construir um filtro de água a partir de materiais simples na sala
de aula. Após a construção, os alunos farão o experimento de filtragem da
água, copiarão, responderão as questões de reflexões e socializarão suas
produções. Seguir as orientações da página 209 do livro didático Inspire
Ciências 6º Ano. Etapa 27: Correção da Atividade (10 min) Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que
venham a surgir. AULA
11 Tema da Aula: Visita
Técnica à Estação de Tratamento de Água Etapa 28: Aula de Campo Organize uma aula de campo para a turma,
na oportunidade, os alunos irão conhecer os processos de captação,
tratamento, armazenamento e distribuição da Água. Durante a visita, os alunos poderão
exercitar os conhecimentos abordados em sala de aula, fomentar a
responsabilidade socioambiental e divulgar o complexo processo de tratamento
de água da cidade onde moram. AULA 12 Tema:
Transformando a Matéria Etapa 29: Levantamento de conhecimentos Prévios (10
min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que
eles irão discutir sobre o que são transformações químicas. Contexto
Orientações: Faça a pergunta do slide aos
estudantes e peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais
eles conhecem. É provável que eles citem as transformações físicas (estudadas
na aula anterior, CIE6_02ME01). Faça a seguinte demonstração: pegue uma folha
de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte
a eles: O que mudou?. Espera-se
que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a
conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que
agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão
acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com
o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte
aos estudantes: Questão disparadora: Como saber se um material passou por
alguma transformação?
Orientações: Diga para os
alunos pensarem nas transformações que acabaram de ver no papel. Leia, então,
a Questão disparadora. Anote no quadro as respostas dos estudantes para esta
questão. Devido à demonstração da queima do papel, é esperado que eles digam
que ocorrem mudanças de cor, de cheiro. Neste momento, não se preocupe em
responder questionamentos ou em corrigir possíveis erros conceituais dos
alunos, incentive-os a pensar sobre o que está sendo questionado. Etapa 30: Mão na Massa (25 min)
Orientações: Organize os alunos em trios ou quartetos. Explique a
atividade usando o slide projetado ou imprima o roteiro desta experiência no
arquivo disponível em: https://bit.ly/2rDtFUs. Em caso de impossibilidade de realizar a projeção e a
impressão, indica-se que o roteiro da experiência seja colocado no quadro a
fim de que os alunos possam consultá-lo durante a execução. Distribua os
materiais necessários para cada grupo (indica-se que seja feita a separação
em kits por grupos antes do início da aula) e seja enfático em relação à
necessidade de manusear cuidadosamente a água sanitária. O experimento consiste na oxidação da
palha de aço e do clipe metálico em contato com a água sanitária (solução
aquosa de hipoclorito de sódio, NaClO). Quinze minutos após a mistura da água
sanitária aos materiais, deve ser observada a formação de um sólido
vermelho-castanho, devido à formação do óxido de ferro (Fe2O3). A reação
química deste processo é: 2 Fe(s) + 3 NaClO (aq) --> Fe2O3 (s) + 3 NaCl
(aq) (esta equação química foi apontada apenas para esclarecer o processo que
ocorre, a mesma não deve ser mostrada aos alunos). Como o processo de
oxidação no clipe leva mais tempo do que o mesmo processo na palha de aço,
recomenda-se que você leve para a sala de aula a palha de aço e um clipe que
ficaram submersos em água sanitária durante uma semana para que os alunos
possam ver, no momento da Sistematização, a diferença entre este material
apresentado por você e o clipe que eles terão ao final do experimento.
Sugere-se que esta etapa inicial do experimento (a imersão da palha de aço e
do clipe na água sanitária) ocupe 5 minutos da aula. Enquanto os alunos
aguardam a ocorrência da reação, passe para o passo seguinte da aula,
apresentado no próximo slide. Mão na massa
Orientações: Com os estudantes ainda em grupos, explique esta parte
da atividade usando o slide projetado ou imprima as imagens no arquivo
disponível em: https://bit.ly/2rDtFUs . Em caso de impossibilidade de realizar a projeção
e a impressão, indica-se explicar as situações representadas em cada uma das
imagens a fim de que os alunos possam escrever o que acontece em cada uma
delas. Leia as questões para a classe. Uma das
imagens mostra uma faca nova e uma faca enferrujada, evidenciando o processo
de oxidação do metal que constitui a faca, que é acompanhado pela mudança de
coloração do mesmo. A outra imagem mostra um ovo cru e um ovo cozido,
indicando o processo de cozimento, que é uma transformação evidenciada pela
mudança de coloração e textura do ovo após o cozimento. Na outra imagem pode
ser visto o processo de amadurecimento da banana, que é acompanhado pela
mudança de coloração, cheiro e textura da mesma. Depois de identificar o que acontece em
cada uma das três imagens, diga a eles para pensarem na questão 2. Peça para
cada um dos estudantes fazer os registros em seu caderno. Acompanhe o
trabalho da turma procurando auxiliar os grupos que apresentarem dúvidas ou
dificuldades. Fique atento(a) ao tempo desta etapa, de modo que os últimos 5
minutos do Mão na massa sejam reservados para os alunos registrarem o que
aconteceu com a palha de aço e o clipe na experiência realizada. Peça, caso
possível, para que os alunos fotografem os resultados obtidos no experimento,
a fim de que eles compartilhem as imagens com os colegas e contigo. Etapa 31: Sistematização (15 min)
Agora é o momento
da sistematização do conhecimento com base nas atividades práticas e no texto
da página 201, 202 e 203 do livro didático, trabalhe de forma expositiva,
abrindo espaço para os comentários e dúvidas dos alunos.
Elaboração: Ellen,
Mariete, Rosana, Vânia e Kendra Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( 205, 208 e 209) Seminários;
( x) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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