SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
Subtema: Sistema Imunitário Humano: imunidade inata e específica. Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica.
Ano: 8º Período: 10 a 21/05 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprender sobre a importância do sistema imunológico (defesa do organismo contra agressões que se originam no meio ambiente ou em nosso próprio corpo). Conhecer linguagem específica: linfócito, macrófago, sistema imunológico, antígeno etc., conceituando os termos. Compreender como funciona o sistema imunológico ao agir contra um antígeno.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA1
Tema: Sistema Imunológico
Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das questões:
1) Como o nosso corpo se defende das doenças?
2) Vocês imaginam como é o processo de defesa do corpo? Sabem ou já ouviram falar do sistema imunológico?
3) Vocês já ouviram falar de anticorpos e vacinas? O quê?
Etapa 2: Aprofundando no tema
Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestões o vídeo disponível no link abaixo:
https://youtu.be/a6UuROhNXAQ
E também os textos disponíveis nos links abaixo:
https://www.todamateria.com.br/sistema-imunologico/
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-imunologico-humano.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/sistema-imunologico.htm
1. Orientar os alunos a representarem a tabela abaixo no caderno e com base nas informações do vídeo preenche-la.
SISTEMA IMUNOLÓGICO
O sistema imunológico foi concebido para defender o corpo contra invasores estranhos ou perigosos. Tais invasores incluem: Conceito de Antígeno O organismo tem uma série de defesas. As defesas incluem: Conceitos de imunidade inata e específica.
2. Compartilhar o mapa abaixo com os alunos e orientá-los a reproduzirem no caderno.
AULA2
Tema: Sistema Imunológico
Etapa 03: Sistematização do conhecimento
Sugestões de exercícios disponíveis nos links abaixo:
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-sistema-imunitario.htm
https://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/exercicios/
https://m.exercicios.brasilescola.uol.com.br/amp/exercicios-biologia/exercicios-sobre-sistema-imunitario.htm
AULA 03
Tema: Sistema Imunológico
Etapa 04: Correção das atividades propostas
AULA 04
Tema: Contaminação e Cura
Etapa 05: Para verificar a aprendizagem sugestões de alguns testes.
https://quizizz.com/admin/quiz/5a10dbd032a4e71000f2934d/imunologia-imunidade-adaptativa
https://rachacuca.com.br/quiz/163445/sistema-imunologico-ii/
Etapa 06: Pesquisa
Oriente os alunos a pesquisarem as seguintes questões:
1. Por que água e sabão é eficaz para evitar a contaminação por virus e bactérias?
2. Outro recurso que evita a contaminação é o álcool a 70%. O que significa esse 70%? Por que é necessário que seja a 70%?
AULA 05
Tema: Contaminação e Tratamento
Etapa 06: Socializando
Socializar as pesquisas a partir de discussões.
Etapa 07: Colocar a mão na massa.
Produção de desenhos que mostrem como os alunos entenderam o sistema imunológico. Orientá-los a retratarem situações através de história em quadrinhos. Colocar os títulos abaixo para cada situação.
História 01: A Contaminação. Retratar através da história como ocorre a contaminação por COVID-19.
História 02: Como o vírus agem no organismo. Retratar através da história como os agem em nosso corpo.
História 03: Como o organismo neutraliza o vírus. Retratar através da história como o vírus é neutralizado.
Pode fazer uma espécie de catalogo.
AULA 06
Tema: Doenças auto imune
Etapa 07: Socialização dos desenhos da etapa 07.
Etapa 08: Leitura e Interpretação sobre essas doenças
Fazer a leitura compartilhada sobre Doenças Imune, disponível em http://hospitalsaomatheus.com.br/uncategorized/doencas-autoimunes-conheca-as-mais-comuns-e-os-principais-sintomas. Em seguida fazer a discussão do texto e solicitar que escolham uma das doenças citadas para realizarem uma pesquisa que será apresentada na próxima aula (essa atividade poderá ser em grupo, porém, não caracteriza algo obrigatório). Orientá-los quanto a apresentação, poderão utilizar slides em PowerPoint ou utilizar mine cartazes para ilustrar a apresentação.
Etapa 09: Seminário
Apresentação das pesquisas e comentários.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios
(X) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário