3ª SD 8º Ano 2021

 


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”


Subtema: Sistema Imunitário Humano: imunidade inata e específica. Unidade Temática: Vida e Evolução   

Objetos de Conhecimento: Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica.


Ano: 8º                          Período: 10 a 21/05                            Nº de Aulas: 6

HABILIDADES

 (EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aprender sobre a importância do sistema imunológico (defesa do organismo contra agressões que se originam no meio ambiente ou em nosso próprio corpo). Conhecer linguagem específica: linfócito, macrófago, sistema imunológico, antígeno etc., conceituando os termos.  Compreender como funciona o sistema imunológico ao agir contra um antígeno.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA1 

Tema: Sistema Imunológico

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das questões:

1) Como o nosso corpo se defende das doenças?

2) Vocês imaginam como é o processo de defesa do corpo? Sabem ou já ouviram falar do sistema imunológico?

3) Vocês já ouviram falar de anticorpos e vacinas? O quê?

Etapa 2: Aprofundando no tema

Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestões o vídeo disponível no link abaixo:

https://youtu.be/a6UuROhNXAQ

E também os textos disponíveis nos links abaixo:

https://www.todamateria.com.br/sistema-imunologico/

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-imunologico-humano.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/sistema-imunologico.htm

1. Orientar os alunos a representarem a tabela abaixo no caderno e com base nas informações do vídeo preenche-la. 

SISTEMA IMUNOLÓGICO

O sistema imunológico foi concebido para defender o corpo contra invasores estranhos ou perigosos. Tais invasores incluem: Conceito de Antígeno O organismo tem uma série de defesas. As defesas incluem: Conceitos de imunidade inata e específica.


2. Compartilhar o mapa abaixo com os alunos e orientá-los a reproduzirem no caderno.  

AULA2

Tema: Sistema Imunológico

Etapa 03: Sistematização do conhecimento

Sugestões de exercícios disponíveis nos links abaixo:

 https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-sistema-imunitario.htm

https://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/exercicios/

https://m.exercicios.brasilescola.uol.com.br/amp/exercicios-biologia/exercicios-sobre-sistema-imunitario.htm

AULA 03

Tema: Sistema Imunológico

Etapa 04: Correção das atividades propostas

AULA 04

Tema: Contaminação e Cura

Etapa 05: Para verificar a aprendizagem sugestões de alguns testes.

https://quizizz.com/admin/quiz/5a10dbd032a4e71000f2934d/imunologia-imunidade-adaptativa

https://rachacuca.com.br/quiz/163445/sistema-imunologico-ii/ 

Etapa 06: Pesquisa 

Oriente os alunos a pesquisarem as seguintes questões:

1. Por que água e sabão é eficaz para evitar a contaminação por virus e bactérias?

2. Outro recurso que evita a contaminação é o álcool a 70%. O que significa esse 70%? Por que é necessário que seja a 70%?


AULA 05

Tema: Contaminação e Tratamento 

Etapa 06: Socializando

Socializar as pesquisas a partir de discussões.

Etapa 07: Colocar a mão na massa.

Produção de desenhos que mostrem como os alunos entenderam o sistema imunológico. Orientá-los a retratarem situações através de história em quadrinhos. Colocar os títulos abaixo para cada situação.

História 01: A Contaminação. Retratar através da história como ocorre a contaminação por COVID-19. 

História 02: Como o vírus agem no organismo. Retratar através da história como os agem em nosso corpo.

História 03: Como o organismo neutraliza o vírus. Retratar através da história como o vírus é neutralizado.

Pode fazer uma espécie de catalogo.  

AULA 06

Tema: Doenças auto imune 

Etapa 07: Socialização dos desenhos da etapa 07.

Etapa 08: Leitura e Interpretação sobre essas doenças

Fazer a leitura compartilhada sobre Doenças Imune, disponível em http://hospitalsaomatheus.com.br/uncategorized/doencas-autoimunes-conheca-as-mais-comuns-e-os-principais-sintomas. Em seguida fazer a discussão do texto e solicitar que escolham uma das doenças citadas para realizarem uma pesquisa que será apresentada na próxima aula (essa atividade poderá ser em grupo, porém, não caracteriza algo obrigatório). Orientá-los quanto a apresentação, poderão utilizar slides em PowerPoint ou utilizar mine cartazes para ilustrar a apresentação.

Etapa 09: Seminário

Apresentação das pesquisas e comentários.

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros: 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios

(X) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário