6ª SD Cie 7ºAno 2024

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Juntos pelo Planeta:  Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Diversidade de Ecossistemas

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Ecossistemas e Impactos Ambientais; Cadeias e Teias alimentares;

As principais ameaças aos biomas brasileiros.

Ano: 7º                                          Período: 08 a 19/07                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Observar espécies típicas dos Biomas estudados; Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação. Construir cadeias alimentares dos biomas estudados. Reconhecer a fotossíntese como processo de produção de alimentos para as plantas. Analisar cadeias e teias alimentares e avaliar as consequências de alterações em seus componentes.  Identificar os acontecimentos que levam a impactos ambientais. Diferenciar catástrofes naturais de impactos causados por ações humanas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: As Cheias dos Rios

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (15min)

Para sondar o conhecimento dos estudantes, inicie fazendo os questionamentos das páginas 70 e 71 do livro didático A Conquista 7º ano, aproveite como exemplo o nosso município que foi acometido dessa tragédia natural.

A Questão central é uma pergunta abrangente que convida os estudantes a interpretá-la e respondê-la livremente. Avalie como eles utilizam seus conhecimentos prévios nesse momento. Essa pergunta pode ser retomada ao longo da Unidade, especialmente nos momentos em que o tópico estudados se relacionar diretamente a questão. Essa dinâmica possibilita concatenar outras questões ou comentários e, assim, mobilizar os saberes prévios dos estudantes. Com base neles, pode-se fazer uma breve avaliação diagnóstica que contribuirá para o planejamento das aulas subsequentes. Oriente os estudantes a escreverem, individualmente, sua resposta para a Questão central, deixando claro que ela será retomada no final do estudo. Incentive a troca de ideias entre os estudantes e permita que eles expressem suas opiniões e sensações ao observar a imagem dessas páginas. Utilize as orientações didáticas dessas páginas.

 

Etapa 02: Aula expositiva dialogada (15min)

Revise o tema ecossistema. Cerifique-se de que os estudantes compreenderam o que é ecossistema e quais são seus componentes. Cite exemplos dos fatores abióticos e dos fatores bióticos. Abra espaço para participação dos discentes. Utilize como suporte as páginas 72 e 73 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, fique atento as orientações didáticas.

 

Etapa 03: Verificação de Aprendizagem (20 minutos)

Agora que já foi revisado a temática, solicite aos alunos que façam a atividade da página 73 do livro didático, fique a disposição para esclarecer e sanar as possíveis dúvidas levantadas, em seguida faça a correção de forma oral.

 

AULA 02

 

Tema: As Cadeias e Teias Alimentares

Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios (05 minutos)

Faça a seguinte pergunta aos alunos! “Qual a relação existe entre o ovo, o leite e o capim com o Sol?” Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 05: Registrando o Aprendizado (10min)

Após o levantamento de conhecimentos prévios, esclareça sobre a importância do Sol para as plantas e a relação existente entre os elementos citados na pergunta, explique sobre o processo de fotossíntese e aproveite para esclarecer sobre a respiração, apontando as diferenças entre os dois fenômenos.

 

Etapa 06: Aprofundando no Tema (15 min)

Como se alimentam as plantas?

As plantas produzem os seus próprios nutrientes que necessitam para as suas funções vitais.

Para isso, são importantes os seguintes processos:

Nas folhas, ocorre um processo de transformação que produz o alimento das plantas:

  • Fotossíntese
    • Transformação de matéria mineral (seiva bruta) em matéria elaborada (seiva elaborada), com a ajuda da energia solar.

 

Dióxido de Carbono + Água → Glicose + Oxigênio

 

Durante este processo, é libertado oxigênio para a atmosfera.

 

As plantas têm a capacidade de fotossíntese graças à clorofila, presentes nos cloroplastos das células vegetais:

Cloroplastos: constituintes das células vegetais onde ocorre a realização da fotossíntese, e onde se encontra a clorofila

Clorofila: pigmento que dá a cor verde à planta e tem como função captar a energia solar para a realização do processo de fotossíntese.

 

 Trocas gasosas

Além das trocas gasosas que acontecem durante a fotossíntese, a planta realiza outras trocas gasosas com o meio: respiração e transpiração. Enquanto que a fotossíntese ocorre apenas durante a exposição solar, a respiração e a transpiração ocorre durante todo o dia.

 

Na Fotossíntese (durante a exposição solar):

  • A planta recebe: dióxido de carbono
  • A planta liberta: oxigênio

 

Na respiração (ao longo de todo o dia):

  • A planta recebe: oxigênio
  • A planta liberta: dióxido de carbono

 

Na transpiração (ao longo de todo o dia):

  • A planta liberta: vapor de água

 

Pronto, feito os devidos esclarecimentos, convide os alunos para junto com você produzir um texto coletivo sobre a importância do Sol para as plantas.

 

Etapa 07: Aula expositiva dialogada (15 min)

Faça exposição do tema em estudo, utilize os termos autótrofos e heterótrofos, facilite a compreensão da diferença dos dois conceitos. Siga as orientações didáticas e o material bibliográfico da página 74 do livro didático A Conquista Ciências, vol 7.

 

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (10 min) 

 

Agora que já foi esclarecido sobre a temática, solicite aos alunos que façam a atividade da página 75 do livro didático, fique a disposição para esclarecer e sanar as possíveis dúvidas levantadas.

 

AULA 03

 

Tema: Os Impactos Ambientais

Etapa 09: Correção da Atividade (15 min)

Retomar as questões da etapa anterior para correção e socialização das respostas da atividade proposta, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos estudantes.

Etapa 10: Para inicio de conversa (15 min)

Inicie a aula sondando o conhecimento que os estudantes trazem sobre impacto ambiental a partir das questões abaixo: O que você entende por impacto ambiental? Você pode citar alguns exemplos de impactos ambientais que conhece? Quais são, na sua opinião, as principais causas dos impactos ambientais? Como você acha que os impactos ambientais afetam a vida das pessoas e dos animais? Você conhece alguma ação que podemos tomar para reduzir os impactos ambientais? O que você já ouviu falar sobre mudanças climáticas e como elas se relacionam com os impactos ambientais? Quais são algumas das consequências dos impactos ambientais que você acha mais preocupantes?

Acolha as respostas apenas. Incentive a troca de ideias entre os estudantes e permita que eles expressem suas opiniões. Ao longo das aulas, as dúvidas serão sanadas e as informações necessárias serão acrescentadas.

 

Etapa 11: Aula expositiva dialogada (20 min)

Faça exposição do tema em estudo. Siga as orientações didáticas e o material bibliográfico das páginas 76 a 79 do livro didático A Conquista Ciências, 7º Ano.

 

AULA 04

 

Tema: Principais ameaças aos Biomas Brasileiros

 

Etapa 12: Aprofundando no Tema (20 min)

Faça uma roda de conversa com os estudantes para discutir sobre as principais ameaças aos biomas brasileiros, utilize o mapa da página 80 do livro didático A Conquista Ciências, 7º ano. Durante a conversa esclareça sobre as atividades humanas que foram responsáveis pela destruição de grande parte das áreas naturais dos biomas. A expansão de áreas para a agricultura e a pecuária e a exploração excessiva dos recursos naturais são as atividades que mais impactam negativamente os ambientes naturais. Relembre com os estudantes que, além da redução da biodiversidade, as monoculturas também provocam o esgotamento do solo e o comprometimento das nascentes. Comente que há espécies silvestres, como a onça-pintada, que necessitam de extensa área para desenvolver suas atividades. Com a destruição do hábitat, esses animais ficam sem território e muitos morrem. As onças ocupam o topo da cadeia alimentar e necessitam de grandes áreas preservadas para sobreviver. Fale também sobre os oceanos e como estão sofrendo os corais. Utilize como suporte as páginas 80 e 81 do livro didático A Conquista, 7º Ano.

 

Etapa 13: Mão na Massa (20 min)

Em grupo, elabore uma tirinha retratando uma ameaça enfrentada pelo bioma da região onde você vive. No dia combinado pelo professor, compartilhe seu trabalho com os colegas.

 

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Ainda em grupo, responda o item 1 da página 81 do livro didático A Conquista, 7º Ano.

 

 

AULA 05

 

Tema: Previsão de Chuva e Tempestade

 

Etapa 15: Correção da Atividade (10 min)

Retomar as questões da etapa anterior para correção e socialização das respostas da atividade proposta, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos estudantes.

Etapa 16: Mini Seminário (30 min)

Divida a turma em três grupos, em seguida oriente-os a realizar a leitura dos textos

 Aplicativo avisa sobre chuva ou tempestade no local onde está o usuário”, “Asteroide gigante vai passar perto da Terra” e “Mata Ciliar” das páginas 82, 83, 84 e 85 do livro didático A Conquista Ciências, 7º Ano, em seguida cada grupo fará suas considerações acerca do que fora lido para toda a turma, desta forma, todos terão acesso as informações.

 

Etapa 17: Atividade para Casa (10 min)

Após as apresentações e discussões solicite aos estudantes que responderem as questões das páginas 83, 84 e 85, referentes aos textos lidos.

 

AULA 06

 

Tema: Mariana e Brumadinho

 

Etapa 18: Correção da Atividade (15 min)

Retomar as questões da etapa anterior para correção e socialização das respostas da atividade proposta, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos estudantes.

Etapa 19: Questão Disparadora (10 min)

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas sobre a questão, por exemplo, falando um pouco sobre o que significam “ações antrópicas”. Recolha as opiniões iniciais dos estudantes para que sejam retomadas ao final da aula.

 

Etapa 20: Leitura e Interpretação (25 min)

Organize uma leitura compartilhada com os estudantes sobre os desastres ambientais de Mariana e Brumadinho, das páginas 86 e 87 do livro didático A Conquista Ciências, 7º Ano. Faça uma roda de conversa após a leitura, para debater e compreender o que fora lido, em seguida responda as questões no caderno.

 

 

 

Elaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (71, 73, 75, 81, 83, 84, 85, 87) (X)Seminários;  (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

 

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