6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
|
Subtema:
Diversidade de Ecossistemas |
Unidade
Temática:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Ecossistemas e
Impactos Ambientais; Cadeias e Teias alimentares; As
principais ameaças aos biomas brasileiros. |
|
Ano:
7º Período: 08
a 19/07 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas
presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial
positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias
e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola
está inserida. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou
mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema
afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies,
alteração de hábitos, migração etc. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Observar
espécies típicas dos Biomas estudados; Reconhecer a riqueza e biodiversidade
da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação. Construir
cadeias alimentares dos biomas estudados. Reconhecer a fotossíntese como
processo de produção de alimentos para as plantas. Analisar cadeias e teias
alimentares e avaliar as consequências de alterações em seus
componentes. Identificar os
acontecimentos que levam a impactos ambientais. Diferenciar catástrofes
naturais de impactos causados por ações humanas. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: As Cheias dos Rios Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(15min) Para sondar o conhecimento
dos estudantes, inicie fazendo os questionamentos das
páginas 70 e 71 do livro didático A Conquista 7º ano, aproveite como exemplo
o nosso município que foi acometido dessa tragédia natural. A Questão central é uma
pergunta abrangente que convida os estudantes a interpretá-la e respondê-la
livremente. Avalie como eles utilizam seus conhecimentos prévios nesse
momento. Essa pergunta pode ser retomada ao longo da Unidade, especialmente
nos momentos em que o tópico estudados se relacionar diretamente a questão. Essa
dinâmica possibilita concatenar outras questões ou comentários e, assim,
mobilizar os saberes prévios dos estudantes. Com base neles, pode-se fazer
uma breve avaliação diagnóstica que contribuirá para o planejamento das aulas
subsequentes. Oriente os estudantes a escreverem, individualmente, sua
resposta para a Questão central, deixando claro que ela será retomada no
final do estudo. Incentive a troca de ideias entre os estudantes e permita
que eles expressem suas opiniões e sensações ao observar a imagem dessas
páginas. Utilize as orientações
didáticas dessas páginas. Etapa
02: Aula expositiva dialogada (15min) Revise o tema
ecossistema. Cerifique-se de que os estudantes compreenderam o que é
ecossistema e quais são seus componentes. Cite exemplos dos fatores abióticos
e dos fatores bióticos. Abra espaço para participação dos discentes. Utilize
como suporte as páginas 72 e 73 do livro didático Inspire Ciências 7º ano,
fique atento as orientações didáticas. Etapa
03: Verificação
de Aprendizagem (20 minutos) Agora que já foi revisado a temática, solicite aos alunos
que façam a atividade da página 73 do livro didático, fique a disposição para
esclarecer e sanar as possíveis dúvidas levantadas, em seguida faça a correção
de forma oral. AULA 02 Tema: As
Cadeias e Teias Alimentares Etapa
04: Levantamento de conhecimentos prévios (05 minutos) Faça a seguinte
pergunta aos alunos! “Qual a relação existe entre o ovo, o leite e o capim
com o Sol?” Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme
seus conhecimentos. Etapa 05: Registrando o Aprendizado (10min) Após o
levantamento de conhecimentos prévios, esclareça sobre a importância do Sol
para as plantas e a relação existente entre os elementos citados na pergunta,
explique sobre o processo de fotossíntese e aproveite para esclarecer sobre a
respiração, apontando as diferenças entre os dois fenômenos. Etapa 06: Aprofundando no Tema (15 min) Como se
alimentam as plantas? As plantas produzem
os seus próprios nutrientes que necessitam para as suas funções
vitais. Para isso, são
importantes os seguintes processos: Nas folhas,
ocorre um processo de transformação que produz o alimento das plantas:
Dióxido de
Carbono + Água → Glicose + Oxigênio Durante este
processo, é libertado oxigênio para a atmosfera. As plantas têm a
capacidade de fotossíntese graças à clorofila, presentes
nos cloroplastos das células vegetais: Cloroplastos: constituintes
das células vegetais onde ocorre a realização da fotossíntese, e onde se
encontra a clorofila Clorofila: pigmento que dá
a cor verde à planta e tem como função captar a energia solar para a
realização do processo de fotossíntese. Trocas
gasosas Além das trocas
gasosas que acontecem durante a fotossíntese, a planta realiza outras trocas gasosas
com o meio: respiração e transpiração. Enquanto
que a fotossíntese ocorre apenas durante a exposição solar, a respiração e a
transpiração ocorre durante todo o dia. Na Fotossíntese
(durante a exposição solar):
Na respiração
(ao longo de todo o dia):
Na transpiração
(ao longo de todo o dia):
Pronto, feito os
devidos esclarecimentos, convide os alunos para junto com você produzir um
texto coletivo sobre a importância do Sol para as plantas. Etapa 07: Aula expositiva dialogada (15 min) Faça exposição do tema em estudo, utilize os
termos autótrofos e heterótrofos, facilite a compreensão da diferença dos
dois conceitos. Siga as orientações didáticas e o material bibliográfico da
página 74 do livro didático A Conquista Ciências, vol 7. Etapa
08: Verificação da Aprendizagem (10 min)
Agora que já foi esclarecido sobre a temática, solicite
aos alunos que façam a atividade da página 75 do livro
didático, fique a disposição para esclarecer e sanar as possíveis dúvidas
levantadas. AULA 03 Tema: Os Impactos Ambientais Etapa 09: Correção da Atividade (15 min) Retomar as questões da etapa anterior
para correção e socialização das respostas da atividade proposta, aproveite o
momento para dirimir dúvidas levantadas pelos estudantes. Etapa
10: Para inicio de conversa (15 min) Inicie
a aula sondando o conhecimento que os estudantes trazem sobre impacto
ambiental a partir das questões abaixo: O
que você entende por impacto ambiental? Você pode citar alguns exemplos de
impactos ambientais que conhece? Quais são, na sua opinião, as principais
causas dos impactos ambientais? Como você acha que os impactos ambientais
afetam a vida das pessoas e dos animais? Você conhece alguma ação que podemos
tomar para reduzir os impactos ambientais? O que você já ouviu falar sobre
mudanças climáticas e como elas se relacionam com os impactos ambientais? Quais
são algumas das consequências dos impactos ambientais que você acha mais
preocupantes?
Acolha
as respostas apenas. Incentive a troca de ideias entre os estudantes e
permita que eles expressem suas opiniões. Ao longo das aulas, as dúvidas
serão sanadas e as informações necessárias serão acrescentadas.
Etapa 11: Aula
expositiva dialogada (20 min) Faça exposição do tema em estudo. Siga as
orientações didáticas e o material bibliográfico das páginas 76 a 79 do livro
didático A Conquista Ciências, 7º Ano. AULA 04 Tema:
Principais ameaças aos Biomas Brasileiros Etapa
12: Aprofundando no Tema (20 min) Faça uma roda de
conversa com os estudantes para discutir sobre as principais ameaças aos
biomas brasileiros, utilize o mapa da página 80 do livro didático A Conquista
Ciências, 7º ano. Durante a conversa esclareça sobre as atividades humanas que
foram responsáveis pela destruição de grande parte das áreas naturais dos
biomas. A expansão de áreas para a agricultura e a pecuária e a exploração
excessiva dos recursos naturais são as atividades que mais impactam
negativamente os ambientes naturais. Relembre com os estudantes que, além da
redução da biodiversidade, as monoculturas também provocam o esgotamento do
solo e o comprometimento das nascentes. Comente que há espécies silvestres,
como a onça-pintada, que necessitam de extensa área para desenvolver suas atividades.
Com a destruição do hábitat, esses animais ficam sem território e muitos
morrem. As onças ocupam o topo da cadeia alimentar e necessitam de grandes
áreas preservadas para sobreviver. Fale também sobre os
oceanos e como estão sofrendo os corais. Utilize como suporte as páginas 80 e
81 do livro didático A Conquista, 7º Ano. Etapa
13: Mão na Massa (20 min) Em grupo, elabore uma
tirinha retratando uma ameaça enfrentada pelo bioma da região onde você vive.
No dia combinado pelo professor, compartilhe seu trabalho com os colegas. Etapa
14: Verificação da Aprendizagem (10 min) Ainda em grupo,
responda o item 1 da página 81 do
livro didático A Conquista, 7º Ano. AULA 05 Tema:
Previsão de Chuva e Tempestade Etapa 15: Correção da Atividade (10 min) Retomar as questões da etapa anterior
para correção e socialização das respostas da atividade proposta, aproveite o
momento para dirimir dúvidas levantadas pelos estudantes. Etapa 16: Mini Seminário (30 min) Divida
a turma em três grupos, em seguida oriente-os a realizar a leitura dos textos “Aplicativo avisa sobre chuva ou
tempestade no local onde está o usuário”, “Asteroide gigante vai passar perto
da Terra” e “Mata Ciliar” das páginas 82, 83, 84 e 85 do livro didático A
Conquista Ciências, 7º Ano, em seguida cada grupo fará suas considerações acerca
do que fora lido para toda a turma, desta forma, todos terão acesso as
informações. Etapa
17: Atividade para Casa (10 min) Após as apresentações e discussões solicite
aos estudantes que responderem as questões das páginas 83, 84 e 85,
referentes aos textos lidos. AULA 06 Tema: Mariana e Brumadinho Etapa 18: Correção da
Atividade (15 min) Retomar as questões da etapa anterior
para correção e socialização das respostas da atividade proposta, aproveite o
momento para dirimir dúvidas levantadas pelos estudantes. Etapa 19: Questão Disparadora (10 min) Orientações: Apresente a
questão disparadora aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas sobre a questão,
por exemplo, falando um pouco sobre o que significam “ações antrópicas”.
Recolha as opiniões iniciais dos estudantes para que sejam retomadas ao final
da aula. Etapa 20: Leitura e Interpretação
(25 min) Organize
uma leitura compartilhada com os estudantes sobre os desastres ambientais de
Mariana e Brumadinho, das páginas 86 e 87 do livro didático A Conquista
Ciências, 7º Ano. Faça uma roda de conversa após a leitura, para debater e
compreender o que fora lido, em seguida responda as questões no caderno. Elaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (71, 73, 75, 81, 83, 84, 85, 87) (X)Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário