II SD Cie 7º/22

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema:   A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Composição do ar, efeito estufa e camada de ozônio”.

Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de Conhecimento:  Composição do ar; Atmosfera: Camadas, principais gases; Propriedades do ar.   

Ano: 7º                                          Período: 28/03 a 08/04                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

·         Fazer uso de uma metodologia que prima pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita  ampliando possibilidades de compreensão e desenvolvimento de habilidades no ensino da Ciência, envolvendo a construção de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer que o ar existe, identificando fatores que constatem sua presença. Identificar as substâncias que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo do nitrogênio, do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte na atmosfera.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: O Ar existe

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (30min)

Inicie a aula verificando as concepções dos estudantes a respeito dos gases atmosféricos. Levante questões como: “É possível ver o ar?”, “Podemos sentir o ar?”, “De que o ar é feito?”. Espera-se que os estudantes digam que não é possível ver o ar, mas que podemos perceber seus efeitos, como a brisa, o movimento das folhas das plantas, o voo das pipas e dos aviões, a fumaça, a presença de água no ar próximo a objetos quentes, entre outras situações. Explique, então, que quando vemos fumaça ou neblina não estamos vendo o ar, mas substâncias misturadas no ar, como, por exemplo, partículas resultantes de combustão (no caso da fumaça) e gotículas de água (no caso da neblina). É provável que os estudantes saibam que o ar contém gás oxigênio. Esclareça que é não possível ver os gases que formam o ar, como o gás carbônico, o gás oxigênio e o vapor de água. Após esse momento inicial, explique aos estudantes que o ar é constituído de uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio (cerca de 78%), o oxigênio (cerca de 21%) e o gás carbônico (0,03%).

Peça aos estudantes que pensem em formas de verificar a presença do ar, em seguida solicite que ilustrem. Feito essa primeira parte, o professor deverá escrever na lousa frases que descrevam as situações ilustradas pelos alunos, em seguida peça que anotem no caderno com o título “O Ar existe”.

 

Etapa 02: Sistematizando o Conteúdo (20min)

Aproveitar essa etapa para fornecer mais informações a respeito do objeto de conhecimento, avaliar o que os alunos entenderam e esclarecer eventuais dúvidas antes de prosseguir. Utilize o texto da página 86 do livro didático Inspire Ciências, peça aos alunos pra localizar informações sobre os componentes do ar e escreva no caderno, peça que anotem também qual o gás encontrado em maior proporção e o gás em menor proporção.

 

 

AULA 02

 

Tema: Comprovando a existência do ar

 

Etapa 03: Aula prática (50min)

No terceiro momento da aula, realize três experimentos que demonstrem a existência do ar e  a mistura de gases. Para isso, providencie todo o material necessário, siga as orientações da apostila disponível no grupo de WhatsApp. Conduza os experimentos de forma visível a todos os estudantes, mas antes, liste todos os materiais na lousa de cada experimento, faça a atividade e depois formule o procedimento com os alunos, peça que registre no caderno, formule também, em grupo, o resultado para eles anotarem no caderno. Siga essa orientação em todos os experimentos, porém, poderá escrever o procedimento e pedir para os alunos listarem o material, de modo que pratiquem também a leitura e escrita.

AULA 03

Tema: Composição do Ar - Gás Nitrogênio

 

Etapa 06: Revisando (30min)

Fazer aula dialogada sobre a composição do ar, iniciar avaliando os conhecimentos adquiridos na aula anterior, pergunte aos alunos se eles lembram quais são os gases que compõem o ar, peça a eles que abram o livro Inspire Ciências do 7° ano nas páginas 86 e 87, em seguida, faça algumas perguntas, para direcionar a aprendizagem, tais como:

1_ O que você entendeu sobre composição do ar?

2­_ Quais são os gases que compõem o ar atmosféricos?

3_ Quais são os gases mais abundantes?

Feito essa revisão oral, chegou a hora de registrar por escrito, anote as questões na lousa e peça que respondam com base na revisão oral e consultando a página 86 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida faça a correção.

Etapa 07: Levantamento dos conhecimentos prévios (20min)

Depois dessa breve revisão, deverá sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do gás nitrogênio. Pergunte se sabem onde encontramos esse gás, se é prejudicial a saúde. Peça aos alunos para observarem a imagem da página 87 sobre o ciclo do nitrogênio, oriente-os na interpretação dessa imagem, que expliquem o que veem, paralelamente você vai relatando um pouco mais sobre o gás nitrogênio.

O professor deverá aproveitar o momento para sanar as dúvidas levantadas.

 

Aula 04 

 

Tema: Gás Oxigênio (10min)

 

Etapa 08: Levantamento dos conhecimentos prévios

Sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do gás oxigênio. Não se preocupe em responder pois os mesmos irão relatar várias informações. Peça que relatem o que sabem sobre o gás oxigênio. Estimule os alunos a participar desse momento.

 

Etapa 09: Comprovando a presença do oxigênio no ar (15 min)

 

Providencie frutas que escurecem facilmente quando deixadas em contato com o ar, como a maçã ou a banana. Reproduza na lousa uma tabela de registros, tipo essa abaixo. Oriente os alunos a reproduzirem no caderno e preencherem de acordo as informações vão sendo relatadas.

 

Experimento

Aspecto Inicial

Aspecto Final

O que alterou os aspectos das amostras?

Frutas cortadas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 10: Aprofundando no Tema (15min)

Peça para os alunos observarem as imagens das páginas 88 e 89, pergunte qual relação há entre a ferrugem e o gás oxigênio, a fogueira e o gás oxigênio. Dê uns minutinhos para responder, em seguida peça para fazerem a leitura do texto, faça de forma compartilhada. Após a leitura, volte a perguntar se conseguem responder as questões iniciais, ouça os alunos e contribua com informações sobre esse gás.

 

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (10min)

Solicite os alunos que façam a questão 1 da página 92 do livro didático Inspire Ciências. Construa as respostas de forma coletiva, analisando e respondendo pacientemente frase por frase, certifique-se que todos registraram no caderno.

 

AULA 05

 

Tema: Gás carbônico

 

Etapa 11: Ditando Informação (20min)

Faça um ditado de texto para os alunos sobre o gás carbônico.

Gás carbônico: produzido na respiração dos seres vivos e no processo de combustão. Quando esse gás é produzido em grande quantidade, torna-se prejudicial ao planeta, pois o aumento da concentração desse gás na atmosfera intensifica o efeito estufa e, consequentemente, gera o aquecimento global. No cotidiano, esse gás está presente nos refrigerantes e no gelo seco (forma sólida do gás) utilizado para armazenamento de produtos refrigerados e efeitos teatrais que necessitam de “fumaça”.

Durante o ditado vá escrevendo as palavras com grau de dificuldade de ortografia no quadro, e, orientando a escrita de outras menos complexas. Após o ditado, peça que leiam o que escreveram. Em seguida, pergunte se entenderam o que está escrito.

 

Etapa 12: Esclarecendo Dúvidas (20min)

Nesse momento, o professor deverá explicar um pouco mais sobre o gás carbônico, com base no texto ditado anteriormente e no livro didático Inspire Ciências página 90. Esse momento é propício para sanar dúvidas e prepara-los para a etapa seguinte.

 

Etapa13: Verificação da Aprendizagem (10min)

Agora, solicite os alunos que ilustrem o fragmento de texto ditado na etapa 11, peça que represente as fontes que adicionam esse gás ao ar (encontrado logo no inicio do texto e no final).

 

AULA 06

 

Tema: Gases Nobres e Vapor de Água

 

Etapa 14: Comprovando Vapor de Água no Ar (20min)

Levantar conhecimentos prévios a partir do experimento abaixo:

Um copo de vidro e água gelada. Caso não haja bebedouro ou fonte similar de água gelada, leve uma garrafa térmica com água gelada, ou ainda gelo em um isopor para colocar na água no momento do experimento.

Conduza o experimento de forma visível a todos os estudantes. Anote no quadro a tabela a seguir. Peça aos estudantes que a copiem em seus cadernos e a preencham, conforme o experimento for demonstrado.

 

Experimento

Aspecto Inicial

Aspecto Final

O que alterou o aspecto da amostra?

Água Gelada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 15: Sistematizando o Conhecimento (15min)

Durante essa etapa, ofereça mais informações a cerca do tema e complementar ao experimento, dirimindo quaisquer dúvidas levantadas, utilize o livro Inspire Ciências 7º ano, página 91.

 

Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (15min)

Solicite os alunos que façam as questões 2, 3, 4 e 5 da página 92 do livro didático Inspire Ciências. Construa as respostas de forma coletiva, certifique-se que todos registraram no caderno.

 

 

 

 

 

 

 

Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa.

Convide os estudantes a assistirem o vídeo “O AR que respiramos” disponível no link a segui: https://youtu.be/UMSV2JLNWdA.                                                                                                            

Para conhecer mais sobre o assunto peça para assistirem ao vídeo sobre composição do ar, disponível no seguinte link: https://youtu.be/llfXc_wI5v4

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 92) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

                                                                                                                                      

 ANEXOS 

AULA PRÁTICA SOBRE O AR

 

O ar ocupa espaço, tem massa:

Experiência 1 (Mergulho no tema, página 124 Livre Inspire Ciências)

Material: Bacia com água, copo rígido (de preferência transparente) e bola de papel (folha amassada).

Procedimento: Coloque a bola de papel dentro do copo e mergulhe o copo totalmente na vertical dentro da bacia, com a boca para baixo.

Análise: A água da bacia não entra no copo, pois ele está cheio de ar.

 

Experiência 2

Material: Balão de festa, garrafa descartável (PET) e tesoura com ponta.

Procedimento: Coloque o balão de festa dentro da garrafa descartável, mas prenda o bico do balão na boca da garrafa. Sopre na boca da garrafa descartável para encher o balão. Mantendo o balão na mesma posição, faça um furo na garrafa descartável com a tesoura de ponta. Sopre novamente para encher o balão.

Análise: No primeiro momento, o balão de festa não enche, pois a garrafa descartável está cheia de ar, não tem como colocar mais ar dentro do sistema garrafa descartável/balão de festa, não tem espaço. No segundo momento, com o furo na garrafa descartável, o balão enche, pois quando sopra-se o ar no balão de festa, o ar de dentro da garrafa descartável sai pelo furo da garrafa descartável, empurrado pelo ar de dentro do balão de festa, liberando o espaço para o ar entrar no sistema garrafa descartável/balão de festa.

 

Experiência 3 (Mergulho no tema, página 124 Livre Inspire Ciências)

Material: 2 balões de festa, barbante ou fio e régua de plástico.

Procedimento: Encha os dois balões e amarre-os nas pontas da régua e amarre no centro da régua um pedaço do barbante/fio formando uma balança. Suspenda o sistema balões/régua, deixando a régua na horizontal, mexa o barbante/fio até ficar em equilíbrio. Em seguida, esvazie um dos balões de festa (sem estourar).

Análise: O sistema funciona como uma balança, então, quando o balão que perde o ar fica mais leve, este acaba subindo, pois o ar tem massa, ou seja, tem peso.

 

Compressão e expansão do ar

Experiência 4

Material: Seringa

Procedimento: Posicione o êmbolo no meio da seringa e tampe a abertura da seringa (onde estaria a agulha) com o dedo. Empurre o êmbolo até não conseguir mais empurrar. Em seguida, deixe o êmbolo voltar ao meio da seringa e puxe o êmbolo.

Análise: Na primeira situação, o ar dentro da seringa, à medida que é empurrado, passa a ocupar um espaço menor, menos volume, ou seja, fica comprimido. As moléculas ficam cada vez mais próximas até o ponto em que não se pode se aproximarem mais. Na segunda situação, o volume da seringa está sendo aumentado, então, o ar tem mais espaço para ocupar, suas moléculas ficam mais afastadas, ou seja, o ar se expande.

 


 

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