SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Escola
como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento. |
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Subtema: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Composição do ar, efeito estufa e
camada de ozônio”. |
Unidade Temática: Matéria e energia |
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Objetos de Conhecimento: Composição do ar; Atmosfera: Camadas, principais
gases; Propriedades do ar. |
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Ano: 7º
Período: 28/03 a 08/04 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. ·
Fazer uso de uma metodologia que prima pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita ampliando possibilidades de compreensão e
desenvolvimento de habilidades no ensino da Ciência, envolvendo a construção
de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer que o ar existe,
identificando fatores que constatem sua presença. Identificar as substâncias
que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo do nitrogênio,
do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte na atmosfera. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: O Ar existe Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (30min) Inicie a aula verificando as concepções dos estudantes a
respeito dos gases atmosféricos. Levante questões como: “É possível ver o
ar?”, “Podemos sentir o ar?”, “De que o ar é feito?”. Espera-se que os
estudantes digam que não é possível ver o ar, mas que podemos perceber seus
efeitos, como a brisa, o movimento das folhas das plantas, o voo das pipas e
dos aviões, a fumaça, a presença de água no ar próximo a objetos quentes,
entre outras situações. Explique, então, que quando vemos fumaça ou neblina
não estamos vendo o ar, mas substâncias misturadas no ar, como, por exemplo,
partículas resultantes de combustão (no caso da fumaça) e gotículas de água
(no caso da neblina). É provável que os estudantes saibam que o ar contém gás
oxigênio. Esclareça que é não possível ver os gases que formam o ar, como o
gás carbônico, o gás oxigênio e o vapor de água. Após esse momento inicial,
explique aos estudantes que o ar é constituído de uma mistura de diversos gases,
como o nitrogênio (cerca de 78%), o oxigênio (cerca de 21%) e o gás carbônico
(0,03%). Peça aos estudantes que pensem em formas de verificar a
presença do ar, em seguida solicite que ilustrem. Feito essa primeira parte,
o professor deverá escrever na lousa frases que descrevam as situações
ilustradas pelos alunos, em seguida peça que anotem no caderno com o título
“O Ar existe”. Etapa 02: Sistematizando o Conteúdo (20min) Aproveitar essa etapa para
fornecer mais informações a respeito do objeto de conhecimento, avaliar o que
os alunos entenderam e esclarecer eventuais dúvidas antes de prosseguir. Utilize
o texto da página 86 do livro didático Inspire Ciências, peça aos alunos pra
localizar informações sobre os componentes do ar e escreva no caderno, peça
que anotem também qual o gás encontrado em maior proporção e o gás em menor
proporção. AULA 02 Tema: Comprovando a
existência do ar Etapa 03: Aula prática (50min) No terceiro momento da aula, realize três experimentos que
demonstrem a existência do ar e a
mistura de gases. Para isso, providencie todo o material necessário, siga as
orientações da apostila disponível no grupo de WhatsApp. Conduza os experimentos
de forma visível a todos os estudantes, mas antes, liste todos os materiais
na lousa de cada experimento, faça a atividade e depois formule o
procedimento com os alunos, peça que registre no caderno, formule também, em
grupo, o resultado para eles anotarem no caderno. Siga essa orientação em
todos os experimentos, porém, poderá escrever o procedimento e pedir para os
alunos listarem o material, de modo que pratiquem também a leitura e escrita. AULA 03 Tema: Composição do Ar - Gás Nitrogênio Etapa 06:
Revisando (30min) Fazer aula dialogada sobre a
composição do ar, iniciar avaliando os conhecimentos
adquiridos na aula anterior, pergunte aos alunos se eles lembram quais são os
gases que compõem o ar, peça a eles que abram o livro Inspire Ciências do 7°
ano nas páginas 86 e 87, em seguida, faça algumas perguntas, para direcionar
a aprendizagem, tais como: 1_ O que você entendeu sobre composição do ar? 2_ Quais são os gases que compõem o ar atmosféricos? 3_ Quais são os gases mais abundantes? Feito essa revisão oral, chegou a hora de registrar por
escrito, anote as questões na lousa e peça que respondam com base na revisão
oral e consultando a página 86 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em
seguida faça a correção. Etapa 07: Levantamento dos conhecimentos
prévios (20min) Depois dessa breve revisão, deverá sondar os alunos a fim
de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do gás nitrogênio.
Pergunte se sabem onde encontramos esse gás, se é prejudicial a saúde. Peça
aos alunos para observarem a imagem da página 87 sobre o ciclo do nitrogênio,
oriente-os na interpretação dessa imagem, que expliquem o que veem,
paralelamente você vai relatando um pouco mais sobre o gás nitrogênio. O professor deverá
aproveitar o momento para sanar as dúvidas levantadas. Aula 04 Tema: Gás Oxigênio (10min) Etapa 08:
Levantamento dos conhecimentos prévios Sondar os alunos a fim de perceber
o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do gás oxigênio. Não se
preocupe em responder pois os mesmos irão relatar várias informações. Peça
que relatem o que sabem sobre o gás oxigênio. Estimule os alunos a participar
desse momento. Etapa
09: Comprovando a presença do oxigênio no ar (15 min) Providencie frutas que escurecem
facilmente quando deixadas em contato com o ar, como a maçã ou a banana.
Reproduza na lousa uma tabela de registros, tipo essa abaixo. Oriente os
alunos a reproduzirem no caderno e preencherem de acordo as informações vão
sendo relatadas.
Etapa
10: Aprofundando no Tema (15min) Peça para os alunos observarem as
imagens das páginas 88 e 89, pergunte qual relação há entre a ferrugem e o
gás oxigênio, a fogueira e o gás oxigênio. Dê uns minutinhos para responder,
em seguida peça para fazerem a leitura do texto, faça de forma compartilhada.
Após a leitura, volte a perguntar se conseguem responder as questões
iniciais, ouça os alunos e contribua com informações sobre esse gás. Etapa
10: Verificação da Aprendizagem (10min) Solicite os alunos que façam a
questão 1 da página 92 do livro didático Inspire Ciências. Construa as
respostas de forma coletiva, analisando e respondendo pacientemente frase por
frase, certifique-se que todos registraram no caderno. AULA 05 Tema:
Gás carbônico Etapa
11: Ditando Informação (20min) Faça um ditado de texto para os
alunos sobre o gás carbônico. Gás carbônico: produzido na
respiração dos seres vivos e no processo de combustão. Quando esse gás é
produzido em grande quantidade, torna-se prejudicial ao planeta, pois o
aumento da concentração desse gás na atmosfera intensifica o efeito estufa e,
consequentemente, gera o aquecimento global. No cotidiano, esse gás está
presente nos refrigerantes e no gelo seco (forma sólida do gás) utilizado
para armazenamento de produtos refrigerados e efeitos teatrais que necessitam
de “fumaça”. Durante o ditado vá escrevendo as
palavras com grau de dificuldade de ortografia no quadro, e, orientando a
escrita de outras menos complexas. Após o ditado, peça que leiam o que
escreveram. Em seguida, pergunte se entenderam o que está escrito. Etapa
12: Esclarecendo Dúvidas (20min) Nesse momento, o professor deverá
explicar um pouco mais sobre o gás carbônico, com base no texto ditado
anteriormente e no livro didático Inspire Ciências página 90. Esse momento é
propício para sanar dúvidas e prepara-los para a etapa seguinte. Etapa13:
Verificação da Aprendizagem (10min) Agora, solicite os alunos que
ilustrem o fragmento de texto ditado na etapa 11, peça que represente as
fontes que adicionam esse gás ao ar (encontrado logo no inicio do texto e no
final). AULA 06 Tema:
Gases Nobres e Vapor de Água Etapa
14: Comprovando Vapor de Água no Ar (20min) Levantar conhecimentos prévios a
partir do experimento abaixo: Um copo de vidro e água gelada.
Caso não haja bebedouro ou fonte similar de água gelada, leve uma garrafa
térmica com água gelada, ou ainda gelo em um isopor para colocar na água no
momento do experimento. Conduza o experimento de forma
visível a todos os estudantes. Anote no quadro a tabela a seguir. Peça aos
estudantes que a copiem em seus cadernos e a preencham, conforme o
experimento for demonstrado.
Etapa
15: Sistematizando o Conhecimento (15min) Durante essa etapa, ofereça mais
informações a cerca do tema e complementar ao experimento, dirimindo
quaisquer dúvidas levantadas, utilize o livro Inspire Ciências 7º ano, página
91. Etapa
16: Verificação da Aprendizagem (15min) Solicite os alunos que façam as
questões 2, 3, 4 e 5 da página 92 do livro didático Inspire Ciências.
Construa as respostas de forma coletiva, certifique-se que todos registraram
no caderno. Observação:
Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula
mais atrativa. Convide os estudantes a assistirem
o vídeo “O AR que respiramos” disponível no link a segui: https://youtu.be/UMSV2JLNWdA. Para conhecer mais sobre o assunto peça para assistirem ao
vídeo sobre composição do ar, disponível no seguinte link: https://youtu.be/llfXc_wI5v4 |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 92) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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AULA
PRÁTICA SOBRE O AR
O ar ocupa espaço, tem massa:
Experiência 1 (Mergulho no tema,
página 124 Livre Inspire Ciências)
Material: Bacia com água, copo rígido (de preferência
transparente) e bola de papel (folha amassada).
Procedimento: Coloque a bola de papel dentro do copo e mergulhe o
copo totalmente na vertical dentro da bacia, com a boca para baixo.
Análise: A água da bacia não entra no copo, pois ele está cheio de
ar.
Experiência 2
Material: Balão de festa, garrafa descartável (PET) e tesoura
com ponta.
Procedimento: Coloque o balão de festa dentro da garrafa
descartável, mas prenda o bico do balão na boca da garrafa. Sopre na boca da
garrafa descartável para encher o balão. Mantendo o balão na mesma posição,
faça um furo na garrafa descartável com a tesoura de ponta. Sopre novamente
para encher o balão.
Análise: No primeiro momento, o balão de festa não enche,
pois a garrafa descartável está cheia de ar, não tem como colocar mais ar
dentro do sistema garrafa descartável/balão de festa, não tem espaço. No
segundo momento, com o furo na garrafa descartável, o balão enche, pois quando
sopra-se o ar no balão de festa, o ar de dentro da garrafa descartável sai pelo
furo da garrafa descartável, empurrado pelo ar de dentro do balão de festa,
liberando o espaço para o ar entrar no sistema garrafa descartável/balão de
festa.
Experiência 3 (Mergulho no tema,
página 124 Livre Inspire Ciências)
Material: 2 balões de festa, barbante ou fio e régua de
plástico.
Procedimento: Encha os dois balões e amarre-os nas pontas da
régua e amarre no centro da régua um pedaço do barbante/fio formando uma
balança. Suspenda o sistema balões/régua, deixando a régua na horizontal, mexa
o barbante/fio até ficar em equilíbrio. Em seguida, esvazie um dos balões de
festa (sem estourar).
Análise: O sistema funciona como uma balança, então, quando
o balão que perde o ar fica mais leve, este acaba subindo, pois o ar tem massa,
ou seja, tem peso.
Compressão e expansão do ar
Experiência 4
Material: Seringa
Procedimento: Posicione o êmbolo no meio da seringa e tampe a
abertura da seringa (onde estaria a agulha) com o dedo. Empurre o êmbolo até
não conseguir mais empurrar. Em seguida, deixe o êmbolo voltar ao meio da
seringa e puxe o êmbolo.
Análise: Na primeira situação, o ar dentro da seringa, à
medida que é empurrado, passa a ocupar um espaço menor, menos volume, ou seja,
fica comprimido. As moléculas ficam cada vez mais próximas até o ponto em que
não se pode se aproximarem mais. Na segunda situação, o volume da seringa está
sendo aumentado, então, o ar tem mais espaço para ocupar, suas moléculas ficam
mais afastadas, ou seja, o ar se expande.
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