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Tema
Inter curricular: Iniciação
Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa |
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Subtema:
Explorando as particularidades da
matéria |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos
de Conhecimento: Uso de agrotóxicos no solo e na água,
avaliando os impactos Socioambientais; Materiais sintéticos; O Plástico e o meio ambiente. |
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Ano:
6º
Período: 14/07 a 25/07 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI04)
Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao
desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando
impactos socioambientais. (EF06CI01) Relacionar o uso de tecnologias com os
impactos na saúde humana, no ambiente e na qualidade de vida. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Avaliar a necessidade
de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias
que minimize o impacto poluidor no ambiente. Reconhecer matérias sintéticos
bem com sua utilização na atualidade e a problematização diante da geração de
lixo indiscriminada. Conscientizar sobre o consumismo nos dias atualidades.
Reconhecer matérias sintéticos bem com sua utilização na atualidade e a
problematização diante da geração de lixo indiscriminada. Conscientizar sobre
o consumismo nos dias atualidades. Entender o que são agrotóxicos e por que são usados. Refletir
sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente. Compreender como os agrotóxicos podem
contaminar a água. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA:
Menos é Mais Etapa 01: Pra início de
Conversa (10 min) Orientações: Leia o tema da aula para os estudantes. Pergunte se
conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente.
Pergunte também: A sua escolha de bens e
serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os
a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto. Etapa 02:
Questão disparadora (10 min) Orientações: Para dar início à aula, organize os estudantes
em semicírculo. Em seguida, leia a questão para eles: Você sabe como adquirir
um produto e ao mesmo tempo, cuidar melhor das pessoas, do planeta e de seus
recursos? Esta aula visa
mobilizar os conceitos e habilidades trabalhados nas aulas anteriores desta
unidade para uma reflexão final, em que vários aspectos são levados em
consideração ao mesmo tempo, ilustrando a complexidade desta problemática. É
possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto
que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o
tema e promova a troca de informação entre eles.
Etapa 03: Vamos pensar no assunto? (30 min) Orientações: Para essa atividade, projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”, o
link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018). Este filme é o primeiro
de uma série de 10 vídeos curtos (Consciente Coletivo) todos relacionados ao
consumo consciente e à origem das coisas que consumimos. Cada um dos 10
filmes tem 2 minutos de duração. Para esta atividade passe apenas este
indicado no slide. Se você tiver mais tempo disponível, pode assistir a
todos, disponíveis neste link: <https://www.akatu.org.br/videos/> (acesso 23 set. 2018). Em seguida, promova uma roda de conversa com os estudantes,
questione, problematize e peça que relacionem situações que possam apontar
hábitos e comportamentos em relação à aquisição de bens e serviços no seu dia
a dia. É provável que eles respondam que, de forma geral, a aquisição de
diversos produtos é apenas para satisfazer as necessidades de imediato, sem
pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos
naturais, consciência ambiental, questões sociais, impacto negativo às
próximas gerações etc. Use essa oportunidade para motivá-los na busca de
novos conhecimentos e atitudes, utilize a sala de aula como um ambiente
transformador e sugira mudanças significativas nos hábitos de consumo,
incentive-os a olhar não apenas aos interesses pessoais, mas a preocupação
também com o meio ambiente e com as questões sociais, como exploração de
trabalho infantil, trabalho em condições de semi escravidão etc. Após a
discussão peça que respondam as questões abaixo, conforme o slide.
Observação: Pedir aos estudantes que tragam o material
para a produção da cola. Oriente-os a fazer uma pequena horta,
escolha hortaliças que cresçam rápido. Utilize vasilhames para plantas
ornamentais. AULA 02 TEMA:
Fábrica de Ideias Etapa 04:
Mão na massa (50 min) Chegou o momento de realizar a produção da cola
feita com leite, siga as orientações da atividade prática das páginas 180 e 181do livro A Conquista Ciências 6º Ano. AULA 03 TEMA: O mau uso e conservação do solo e suas
consequências Etapa 05:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Uma cidade
industrial tem enfrentado problemas significativos de poluição do solo devido
ao descarte inadequado de resíduos industriais e ao uso excessivo de
pesticidas e fertilizantes na agricultura. Como a poluição do solo afeta a
saúde pública e o meio ambiente? Quais medidas podem ser adotadas para diminuir
esses impactos? Para o Professor! · Consequentemente
os níveis de metais pesados (como chumbo e mercúrio) no solo de áreas
agrícolas e residenciais próximas às indústrias podem aumentar. · Moradores locais podem
desenvolver problemas de saúde, como doenças respiratórias, alergias e, em
casos extremos, câncer. · A fauna e a flora locais também poderão ser
afetadas, com uma redução na biodiversidade e contaminação de corpos d'água. Etapa 06: Leitura e interpretação (20 min) Fazer a leitura compartilhada do texto “Sem
fertilizante e agrotóxicos, o mundo passaria fome?” da página 76 do
livro didático “A Conquista Ciências, 6º ano”, em seguida faça uma discussão
e aproveite o momento para acrescentar as informações do box “Orientações
Didáticas”, da mesma página. Etapa 07: Atividade de Pesquisa (05 min) Orientar os
estudantes a realizarem a pesquisa para responderem as questões propostas
pelo livro, na página 76. Divida em 4 grupos, cada grupo ficará responsável
em responder uma questão e trazer na próxima aula para um pequeno debate. AULA 04 TEMA: Como evitar a contaminação por
agrotóxicos em nossa cozinha?
Etapa 08: Apresentação e Conclusão (20 min) Nessa etapa, explorar a pesquisa com os estudantes por meio de apresentações,
faça uma espécie de mesa redonda, dialogue, conduza a atividade e formule
conclusões do que fora pesquisado, conforme orientações da página 76 do livro
didático. Conclua reforçando: ·
Os agrotóxicos ajudam na produção de
alimentos, mas seu uso excessivo traz riscos. ·
É importante lavar bem frutas e verduras. ·
O uso de alimentos orgânicos
(sem agrotóxicos) é uma alternativa mais saudável. ·
Preservar a água é também
evitar esse tipo de contaminação. Etapa 09: Mão na Massa - Cuidados com os alimentos antes do
consumo (20 min)
Perguntas para reflexão: ·
Como você e sua família lavam as frutas e
verduras? ·
Você sabia que o bicarbonato ajuda a tirar
resíduos de agrotóxicos? ·
O que você pode mudar a partir de hoje? Em seguida trabalhe algumas orientações com os estudantes de como tratar
os alimentos antes de ingerir. Se preferir poderá montar uma
pequena oficina de lavagem com demonstração (pode ser com frutas como
morango, maçã, tomate, alface) ou simplesmente oferecer as orientações para
demonstrem na feira de ciências: Materiais:
Passos demonstrados:
Dica extra: explique que não se deve usar sabão ou detergente! Atividade escrita: Etapa
10: Sugestão de lição de casa (10 min) Converse com um familiar sobre
como vocês lavam os alimentos em casa. Façam juntos o passo a passo com
bicarbonato ou vinagre. Tire uma foto (ou faça um desenho) e traga para
compartilhar com a turma! Pesquise, quais dos alimentos que
comumente consomem possuem um alto teor de agrotóxicos. AULAS 05 e 06 TEMA: Como evitar a contaminação por
agrotóxicos em nossa cozinha?
Etapa 11: Assim se faz Ciência (30 min)
Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam a História em
Quadrinhos das páginas 198 e 199 do livro didático sobre “Por que alguns
peixes têm mercúrio?” Em seguida proponha resolução da atividade da página
199 e corrija.
As outras etapas da aula, ficarão disponíveis para a elaboração da
Feira de Ciências. É dividir grupos para apresentar o máximo de informações
possíveis relacionada a temática.
Siga as Orientações abaixo!
·
Utilize um filtro de barro para exposição
em sua cozinha, além dele utilize também os filtros construídos pelos
estudantes para demonstrar a filtração como um dos meios de separação de
misturas.
·
Separe um grupo para demostrar a
higienização correta com frutas e verduras antes de ingerir.
·
Exponha as hortinhas feitas como caqueiros
apresentando a importância do cultivo e uso na alimentação.
·
Apresente Curiosidades como o plástico
feito de mandioca trabalhado na etapa 15 da 4ª Sequência Didática. Por que
alguns peixes tem mercúrio? Como não chorar ao cortar cebola (página
178).
·
Faça uma
sensibilização sobre o plástico das sacolas que levamos para nossa cozinha , pergunte
se já conseguem pensar em uma solução para tentar reduzir o uso de plástico e
evitar que esse material prejudique o meio ambiente, principalmente os
animais? Após a pergunta, compartilhe as
dicas para colaborar com a diminuição do uso do plástico e aproveite na feira. 1. Evitar comprar água de garrafa
plástica 2. Usar ecobags para fazer compras 3. Não comprar pratos e copos
descartáveis 4. Escolha recipientes reutilizáveis 5. Diga não aos canudinhos 6. Escolher fraldas de pano 7. Limitar os alimentos em
embalagens plásticas 8. Fazer sucos em casa 9. Fazer compras em lojas de
produtos a granel 10. Prefira a produção faça você
mesmo Outra sugestão que aparece no trecho do
livro é a produção de maionese, trabalhando emulsão, lá tem a receita, que
poderia ser entregue como lembrancinha junto com o molho, que também no
próprio livro sugere outros molhos. Você tem várias opções de trabalho,
aproveite o máximo que puder, distribua por grupos dos diferentes 6ºs anos
que possui, organize uma sequência de acontecimentos para apresentação, de
modo que as informações não fiquem soltas. Não descartem as sugestões dadas
na última articulação, acrescentem essas sugeridas aqui! Bom trabalho!! Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (76, 180, 181, 198 e 199) Seminários;
( x) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
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