6ª SD Cie 6º Ano 2025

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Iniciação Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa

 

Subtema: Explorando as particularidades da matéria

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais; Materiais sintéticos; O Plástico e o meio ambiente.

Ano: 6º                                          Período: 14/07 a 25/07                      Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI01) Relacionar o uso de tecnologias com os impactos na saúde humana, no ambiente e na qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimize o impacto poluidor no ambiente. Reconhecer matérias sintéticos bem com sua utilização na atualidade e a problematização diante da geração de lixo indiscriminada. Conscientizar sobre o consumismo nos dias atualidades. Reconhecer matérias sintéticos bem com sua utilização na atualidade e a problematização diante da geração de lixo indiscriminada. Conscientizar sobre o consumismo nos dias atualidades. Entender o que são agrotóxicos e por que são usados. Refletir sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente.   Compreender como os agrotóxicos podem contaminar a água.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

TEMA: Menos é Mais

 

Etapa 01: Pra início de Conversa (10 min)

 

Orientações: Leia o tema da aula para os estudantes. Pergunte se conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente. Pergunte também: A sua escolha de bens e serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

 

Etapa 02: Questão disparadora (10 min)

 

Orientações: Para dar início à aula, organize os estudantes em semicírculo. Em seguida, leia a questão para eles: Você sabe como adquirir um produto e ao mesmo tempo, cuidar melhor das pessoas, do planeta e de seus recursos?

Esta aula visa mobilizar os conceitos e habilidades trabalhados nas aulas anteriores desta unidade para uma reflexão final, em que vários aspectos são levados em consideração ao mesmo tempo, ilustrando a complexidade desta problemática. É possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles.                                                                                               

 

Etapa 03: Vamos pensar no assunto? (30 min)

 

Orientações: Para essa atividade, projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”, o link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018). Este filme é o primeiro de uma série de 10 vídeos curtos (Consciente Coletivo) todos relacionados ao consumo consciente e à origem das coisas que consumimos. Cada um dos 10 filmes tem 2 minutos de duração. Para esta atividade passe apenas este indicado no slide. Se você tiver mais tempo disponível, pode assistir a todos, disponíveis neste link: <https://www.akatu.org.br/videos/> (acesso 23 set. 2018).

Em seguida, promova uma roda de conversa com os estudantes, questione, problematize e peça que relacionem situações que possam apontar hábitos e comportamentos em relação à aquisição de bens e serviços no seu dia a dia. É provável que eles respondam que, de forma geral, a aquisição de diversos produtos é apenas para satisfazer as necessidades de imediato, sem pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, questões sociais, impacto negativo às próximas gerações etc. Use essa oportunidade para motivá-los na busca de novos conhecimentos e atitudes, utilize a sala de aula como um ambiente transformador e sugira mudanças significativas nos hábitos de consumo, incentive-os a olhar não apenas aos interesses pessoais, mas a preocupação também com o meio ambiente e com as questões sociais, como exploração de trabalho infantil, trabalho em condições de semi escravidão etc. Após a discussão peça que respondam as questões abaixo, conforme o slide.

Observação: Pedir aos estudantes que tragam o material para a produção da cola.

Oriente-os a fazer uma pequena horta, escolha hortaliças que cresçam rápido. Utilize vasilhames para plantas ornamentais.

 

AULA 02

 

TEMA: Fábrica de Ideias

 

Etapa 04: Mão na massa (50 min)

Chegou o momento de realizar a produção da cola feita com leite, siga as orientações da atividade

prática das páginas 180 e 181do livro A Conquista Ciências 6º Ano.

 

AULA 03

 

TEMA: O mau uso e conservação do solo e suas consequências

 

Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

Uma cidade industrial tem enfrentado problemas significativos de poluição do solo devido ao descarte inadequado de resíduos industriais e ao uso excessivo de pesticidas e fertilizantes na agricultura. Como a poluição do solo afeta a saúde pública e o meio ambiente? Quais medidas podem ser adotadas para diminuir esses impactos?

 

Para o Professor!

·  Consequentemente os níveis de metais pesados (como chumbo e mercúrio) no solo de áreas agrícolas e residenciais próximas às indústrias podem aumentar.

·  Moradores locais podem desenvolver problemas de saúde, como doenças respiratórias, alergias e, em casos extremos, câncer. ·  A fauna e a flora locais também poderão ser afetadas, com uma redução na biodiversidade e contaminação de corpos d'água.

 

Etapa 06: Leitura e interpretação (20 min)

 

Fazer a leitura compartilhada do texto “Sem fertilizante e agrotóxicos, o mundo passaria fome?” da página 76 do livro didático “A Conquista Ciências, 6º ano”, em seguida faça uma discussão e aproveite o momento para acrescentar as informações do box “Orientações Didáticas”, da mesma página.

 

Etapa 07: Atividade de Pesquisa (05 min)

Orientar os estudantes a realizarem a pesquisa para responderem as questões propostas pelo livro, na página 76. Divida em 4 grupos, cada grupo ficará responsável em responder uma questão e trazer na próxima aula para um pequeno debate.

 

 

AULA 04

TEMA: Como evitar a contaminação por agrotóxicos em nossa cozinha?

Etapa 08: Apresentação e Conclusão (20 min)

Nessa etapa, explorar a pesquisa com os estudantes por meio de apresentações, faça uma espécie de mesa redonda, dialogue, conduza a atividade e formule conclusões do que fora pesquisado, conforme orientações da página 76 do livro didático.

Conclua reforçando:

·         Os agrotóxicos ajudam na produção de alimentos, mas seu uso excessivo traz riscos.

·         É importante lavar bem frutas e verduras.

·         O uso de alimentos orgânicos (sem agrotóxicos) é uma alternativa mais saudável.

·         Preservar a água é também evitar esse tipo de contaminação.

 Etapa 09: Mão na Massa - Cuidados com os alimentos antes do consumo (20 min)

Perguntas para reflexão:

·         Como você e sua família lavam as frutas e verduras?

·         Você sabia que o bicarbonato ajuda a tirar resíduos de agrotóxicos?

·         O que você pode mudar a partir de hoje?

Em seguida trabalhe algumas orientações com os estudantes de como tratar os alimentos antes de ingerir.

Se preferir poderá montar uma pequena oficina de lavagem com demonstração (pode ser com frutas como morango, maçã, tomate, alface) ou simplesmente oferecer as orientações para demonstrem na feira de ciências:

Materiais:

  • 2 bacias ou tigelas grandes
  • Água filtrada
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre branco
  • Pano limpo ou papel toalha

Passos demonstrados:

  1. Lavar em água corrente: esfregar com as mãos ou escovinha própria.
  2. Deixar de molho por 15 minutos em uma das opções:
    • 1 litro de água + 1 colher (sopa) de bicarbonato
    • ou 1 litro de água + 100 ml de vinagre
  3. Enxaguar bem com água filtrada.
  4. Secar com pano limpo ou papel toalha.

Dica extra: explique que não se deve usar sabão ou detergente!

Atividade escrita:
Peça que os alunos façam um pequeno guia ilustrado com os passos para higienizar os alimentos e levem para casa para colar na geladeira com a família.

Etapa 10: Sugestão de lição de casa (10 min)

Converse com um familiar sobre como vocês lavam os alimentos em casa. Façam juntos o passo a passo com bicarbonato ou vinagre. Tire uma foto (ou faça um desenho) e traga para compartilhar com a turma!

Pesquise, quais dos alimentos que comumente consomem possuem um alto teor de agrotóxicos.

AULAS 05 e 06

TEMA: Como evitar a contaminação por agrotóxicos em nossa cozinha?

Etapa 11: Assim se faz Ciência (30 min)

Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam a História em Quadrinhos das páginas 198 e 199 do livro didático sobre “Por que alguns peixes têm mercúrio?” Em seguida proponha resolução da atividade da página 199 e corrija.

As outras etapas da aula, ficarão disponíveis para a elaboração da Feira de Ciências. É dividir grupos para apresentar o máximo de informações possíveis relacionada a temática.

Siga as Orientações abaixo!

·         Utilize um filtro de barro para exposição em sua cozinha, além dele utilize também os filtros construídos pelos estudantes para demonstrar a filtração como um dos meios de separação de misturas.

·         Separe um grupo para demostrar a higienização correta com frutas e verduras antes de ingerir.

·         Exponha as hortinhas feitas como caqueiros apresentando a importância do cultivo e uso na alimentação.

·         Apresente Curiosidades como o plástico feito de mandioca trabalhado na etapa 15 da 4ª Sequência Didática. Por que alguns peixes tem mercúrio? Como não chorar ao cortar cebola (página 178). 

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Parte inferior do formulário

 

 

·         Faça uma sensibilização sobre o plástico das sacolas que levamos para nossa cozinha , pergunte se já conseguem pensar em uma solução para tentar reduzir o uso de plástico e evitar que esse material prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?

Após a pergunta, compartilhe as dicas para colaborar com a diminuição do uso do plástico e aproveite na feira.

1. Evitar comprar água de garrafa plástica

2. Usar ecobags para fazer compras

3. Não comprar pratos e copos descartáveis

4. Escolha recipientes reutilizáveis

5. Diga não aos canudinhos

6. Escolher fraldas de pano

7. Limitar os alimentos em embalagens plásticas

8. Fazer sucos em casa

9. Fazer compras em lojas de produtos a granel

10. Prefira a produção faça você mesmo

 

Outra sugestão que aparece no trecho do livro é a produção de maionese, trabalhando emulsão, lá tem a receita, que poderia ser entregue como lembrancinha junto com o molho, que também no próprio livro sugere outros molhos.

Você tem várias opções de trabalho, aproveite o máximo que puder, distribua por grupos dos diferentes 6ºs anos que possui, organize uma sequência de acontecimentos para apresentação, de modo que as informações não fiquem soltas. Não descartem as sugestões dadas na última articulação, acrescentem essas sugeridas aqui!

Bom trabalho!!

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (76, 180, 181, 198 e 199)  Seminários;  (  x) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

 

 

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