V SD Cie 2023 9º Ano

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Preservação da biodiversidade

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Corredores ecológicos: metas de conservação e importância. Os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies). Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta. Importância das unidades de preservação para a biodiversidade e patrimônio nacional.

Ano:                                                    Período: 12 a 23/06 – 10 a 14/07              Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

(EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância para redução de impactos ambientais e geração de renda. (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções para muitos dos problemas ambientais. Evidenciar as ações de educação ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no enfrentamento das problemáticas ambientais. Diferenciar as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. Diferenciar os termos conservação e preservação. Estimular o consumo consciente, economia solidária. Despertar os alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação da comunidade não escolar. Elencar problemas ambientais ocasionados pelo consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.                                                                                                                                                                        

  

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Como podemos cuidar melhor do planeta?

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Leia o título da aula e a ação do Programa Quelônios da Amazônia (PQA). Faça perguntas da página 169, a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem sobre o tema. Apenas ouça o que os estudantes têm a dizer.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Comece essa etapa apontando uma das causas que afetam negativamente o meio ambiente, convide os estudantes a realizarem brevemente uma leitura silenciosa das páginas 170 e 171 do livro didático Inspire Ciências 9º Ano, em seguida faça uma roda de conversa para discutirem sobre o crescimento populacional e impacto ambiental.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Orientar os estudantes na realização das páginas 172 e 173 do livro didático Inspire Ciências 9º Ano, caso não consigam concluir em sala, peça que terminem em casa.

AULA 02

Tema: Principais Problemas Ambientais

Etapa 04: Correção da Atividade (15 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 03. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção.

Etapa 05: Pesquisa Premiada (30min)

Agora chegou o momento de esclarecer sobre os principais problemas ambientais, introduza a aula lendo o título para os estudantes e peça que relacione esses problemas, em seguida faça uma breve exposição da temática baseada nas páginas 174 e 175 (até alterações abióticas) do livro didático Inspire Ciências 9º ano, siga as Orientações Didáticas. Oriente os estudantes a  “Pesquisa Premiada”, lance perguntas a respeito dos principais problemas ambientais (é necessário formular perguntas de dentro dos textos) e peça que eles achem as respostas no texto do livro didático Inspire Ciências 9º ano, nas páginas 175 a 178. Aquele que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída. Nesse momento o professor pode aproveitar para dialogar para melhor esclarecimento do objeto de conhecimento e tirar possíveis dúvidas, podendo usar o vídeo e a apostila dos links

https://www.youtube.com/watch?v=hIjg9L2NdFo

Poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora - Mundo Educação (uol.com.br)

Etapa 06:  Verificando a Aprendizagem (05min)

Orientar os estudantes que realizem em casa a atividade das páginas 179 e 180 do livro didático Inspire Ciências 9º ano.

AULA 03

Tema: Biodiversidade

Etapa 07: Correção da Atividade (15 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 06. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção.

Etapa 08: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Leia o tema da aula para os estudantes em seguida lance a questão disparadora a seguir: O que é Biodiversidade? e ouça o que os estudantes têm a dizer.

Orientações: Leia o título da aula. Faça perguntas a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem sobre o tema. Pergunte, por exemplo, se eles conhecem esta palavra e o que eles pensam quando a escutam.

Se o professor tiver disponível, apresente a reportagem em power point, peça para os estudantes lerem este slide. Se não tiver data show, leia para eles a lista de espécies que vivem em árvores citadas na reportagem ou disponibilize para os alunos. Depois comente o quão interessante é o fato de tantas espécies habitarem uma única árvore. Peça para imaginarem o quanto de árvores existem e o quanto de espécies podem estar associadas a cada uma destas árvores. É um número fantástico de organismos interagindo.

 

O professor pode acessar o link para mais informações

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/biodiversidade.htm

Etapa 09: Mão na Massa (10 min)

Orientar os alunos a ilustrar a reportagem: A casa na árvore  e listar as maiores dificuldades dessa diversidade.

Etapa 10: Aprofundando o tema (15)

Os alunos apresentarão a lista das ameaças à biodiversidade e o professor aproveitará o momento para discutir e tirar dúvidas caso haja.

O professor pode usar o vídeo para melhor esclarecimento da turma

https://www.youtube.com/watch?v=20AZzTm-FpY

AULA 04

Tema: Preservação da Biodiversidade

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Por que a preservação da Biodiversidade é importante?

Quais consequências se não preservarmos a Biodiversidade?

O que podemos fazer para amenizar esses impactos?

O professor através de vídeos ou do texto apresentado no link apresentará aos alunos os países que recompensam a população como incentivo a reciclagem.

https://meuresiduo.com/geral/7-paises-que-recompensam-seus-habitantes-por-reciclar-corretamente/

Etapa 12: Leitura e interpretação (25min)

Nesse momento convide os estudantes a realizarem a leitura de forma coletiva (organize e direcione para isso) do texto “O problema ocasionado pelo plástico” das páginas 198 e 199 do livro Inspire Ciências 9º ano.

Etapa 13: Correção da Atividade (10 min)

 Fazer a correção oral da atividade da etapa 12. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção.

 

AULA 05

Tema: Alterações bióticas

 Etapa 14: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Leia o tema da aula para os estudantes em seguida lance a questão disparadora a seguir: Vocês já ouviram falar em espécies exóticas ou invasoras? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 15: Aprofundando no tema (20 min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas 181 e 182 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, fique atento as orientações didáticas. Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo:

Espécies exóticas e invasoras

Espécies exóticas e invasoras são dois tipos de espécies não nativas. As espécies não-nativas podem ser encontradas em um segundo ecossistema além do ecossistema do qual elas evoluíram. A maioria das espécies não-nativas ou indígenas são inofensivas. Elas são chamadas de espécies exóticas. Quando uma espécie exótica se torna prejudicial ao ecossistema, ela é chamada de espécie invasora. A principal diferença entre espécies exóticas e invasoras é que espécies exóticas são inofensivas ao ecossistema, enquanto espécies invasivas são prejudiciais ao ecossistema.

Diferença entre espécies invasivas e introduzidas

Para ser invasiva, uma espécie deve se adaptar facilmente à nova área, e reproduzir rapidamente.

Prejudicar a propriedade, a economia ou as plantas e animais nativos da região. Muitas espécies invasoras são introduzidas em uma nova região acidentalmente. Os mexilhões-zebra são nativos do Mar Negro e do Mar Cáspio na Ásia Central. Chegaram aos Grandes Lagos da América do Norte acidentalmente, presos a grandes navios que viajavam entre as duas regiões. Há agora tantos mexilhões zebra nos Grandes Lagos que eles ameaçaram espécies nativas.

Como chegam as espécies invasivas

Muitas espécies invasoras são introduzidas em uma nova região acidentalmente. Mas algumas espécies são trazidas para uma nova área de propósito. Muitas vezes, essas espécies são introduzidas como uma forma de controle de pragas. Outras vezes, espécies introduzidas são trazidas como animais de estimação ou exibições decorativas, caso do peixe-leão. Pessoas e empresas que importam essas espécies não antecipam as consequências. Nem mesmo os cientistas têm certeza de como uma espécie se adaptará a um novo ambiente. As espécies introduzidas multiplicam-se rapidamente e tornam-se invasivas.

 Espécies Invasivas e o Meio Ambiente Local

Muitas espécies invasoras prosperam porque compõem espécies nativas como alimento. As carpa-decabeça-dourada e de prata são duas espécies grandes de peixes que escaparam das fazendas de peixes nos anos 90 e agora são comuns no rio Missouri, na América do Norte. Esses peixes se alimentam de plâncton, pequenos organismos que flutuam na água. Muitas espécies de peixes nativos, como o paddlefish, também se alimentam de plâncton. O ciclo de alimentação do paddlefish é mais lento do que o da carpa. Agora há tantas carpas no baixo rio Missouri que os peixes-remos não têm comida suficiente.

Mais ou menos a mesma coisa aconteceu com o coral-sol, que infesta ilhas brasileiras.

 Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Copie a atividade abaixo no quadro para que respondam. Em seguida faça a correção.

Atividades

1- “As espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade, a economia e a saúde humana”

Neste contexto, o homem pode introduzir espécies novas de maneira acidental? Justifique sua resposta;

2- Caso uma espécie de peixe X for introduzida em um lago onde normalmente ela não ocorre, o equilíbrio das populações de peixes ali existentes poderá ser alterado? Justifique sua resposta;

3- Espécies invasoras são uma grande preocupação nos dias de hoje: proliferam rapidamente quando introduzidas em novos ambientes, através de meios de transporte cada vez mais eficientes.

Apresente uma importante consequência ambiental negativa da introdução de espécies invasoras, para as populações locais. Em seguida, cite dois fatores bióticos que podem explicar a facilidade com que esses animais se multiplicam em um novo habitat.

Etapa 17: Pesquisa para casa (5 min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam a questão 1 da página 183 do livro didático Inspire Ciências 9º ano.

AULA 06

 Tema: Possíveis Soluções

Etapa 18: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 17. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção (essa correção já servirá pra introduzir o próximo objeto de conhecimento).

Etapa 19: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Leia o tema da aula para os estudantes em seguida lance as questões a seguir Questione aos alunos: como a sociedade tem lidado com a natureza? Como tem sido essa relação? Aguarde que eles tragam o desmatamento como um grande problema para que você passe a seguinte informação: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/06/04/com-1180-km-alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-bate-recorde-em-maio . Faça a leitura dessa reportagem com os estudantes e questione: quais as consequências do desmatamento? Afeta apenas a biodiversidade? Como afeta os humanos? Acolha as respostas e passe para a próxima etapa.

Etapa 20: Aprofundando no Tema (05 min)

E se eu te disser que o desmatamento provoca pandemia como a que vivemos? Reproduza o vídeo para entender melhor essa questão: https://youtu.be/nodoQt9DsHI. Nesse momento é importante que os alunos entendam que o surgimento de pandemias também é uma evidência do desequilíbrio ambiental.

Etapa 21: Aula Expositiva (15)

Neste momento o professor fará uma aula expositiva dialogada sobre as possíveis soluções para minimizar a destruição do meio ambiente, utilize como suporte as páginas 184 e 185 do livro didático Inspire Ciências, e também as Orientações Didáticas. Permita que os estudantes participem ativamente desse momento e pergunte quais atitudes eles vem tomado para colaborar com um ambiente melhor.

Etapa 22: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Orientar os estudantes a realizem a atividade da página 185 do livro didático Inspire Ciências 9º ano.

 

AULA 07

 Tema: A Natureza Devastada

 Etapa 23: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 22. Aproveite o momento para sensibilizar os estudantes a tratar melhor o ambiente em que vivem e como poderá fazer mal a si mesmos prejudicando o meio ambiente.

Etapa 24:Leitura, debate e reflexão (15 min)

Nessa aula, vamos iniciar a abordagem sobre os principais problemas ambientais. Abaixo, segue um pequeno trecho que propõe a reflexão dos estudantes sobre o tema:

 “A pandemia não é o único problema ambiental causado pela destruição do meio ambiente. Tudo na natureza está conectado. Quando falamos sobre poluição da natureza, destruição das matas, dos rios, dos mares, estamos falando também sobre problemas sociais que atingem as pessoas/comunidades que vivem nesses locais ou que sobrevivem a partir do uso direto da natureza. Seres humanos não estão à parte da natureza, somos a própria natureza também. Essa visão que nos separa da natureza, favorece esse distanciamento do cuidado com a Terra, nos impossibilita de pensar em novas alternativas para solucionar esses problemas socioambientais tão graves.

            Entender que somos parte desse ambiente nos responsabiliza para tomar atitudes no combate à destruição ambiental. No entanto, existe uma grande diferença sobre o nível de responsabilidade de uma pessoa em relação à destruição ambiental. Reflita o seguinte: você causa o mesmo impacto negativo no meio ambiente que o dono de uma indústria poluente que joga seus resíduos sem tratamento na natureza? Você gasta mais água que os produtores do agronegócio? Percebe que existe uma grande diferença? E é sobre isso que vamos estudar hoje, sobre a devastação ambiental, seus motivos e consequências, quem sofre com a degradação ambiental e quais as medidas que nós podemos tomar para contribuir com uma natureza mais saudável.”

Etapa 25: Produção Textual (25 min)

A proposta é que após a reflexão, os alunos sigam um roteiro para a elaboração de um pequeno texto que pode começar em sala aula, mas poderá finalizar em casa e entregue e debatido na próxima aula.

Leia as questões abaixo, reflita sobre, busque informações confiáveis na internet para que você se informe mais e utilize as respostas das questões para elaborar um pequeno texto.

 Questões para guiar a construção do seu texto:

         A natureza é um recurso?

         Qual o problema de entender e afirmar a natureza como um recurso?

Por que a natureza sofre tanta devastação? Para onde vai toda a natureza quando ela é extraída?

         Quem lucra com a destruição da natureza?

         Quem sofre com os problemas ambientais? Como sofrem?

         Quais as consequências do desmatamento?

               Quais medidas devem ser tomadas para que de fato ocorra uma diminuição da devastação ambiental?

AULA 08

Tema: Unidades de Conservação- UC

Etapa 26: Socializando as Produções (15 min)

Chegou a hora de socializar os textos produzidos pelos estudantes e fazer as considerações. Organize um circulo para essa ação.

Etapa 27: Levantamento de conhecimentos prévios (05 min)

Para contextualizar o tema a ser desenvolvido na aula, retome com os estudantes alguns pontos sobre a importância da preservação da biodiversidade no Brasil, abordando questões relacionadas a impactos ambientais e suas consequências, como perda da biodiversidade e extinção de espécies. Faça perguntas norteadoras, tais como: “Por que a biodiversidade é importante?”.

Caso seja necessário, explique aos estudantes que a biodiversidade é fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental; que é interessante para os seres humanos conhecer mais sobre a natureza; que podemos encontrar na biodiversidade substâncias potencialmente úteis para a humanidade (como substâncias que podem ser usadas em medicamentos, por exemplo); que a manutenção da biodiversidade colabora para a preservação de populações tradicionais, que dependem diretamente de recursos naturais para sobreviver. Reforce que a preservação da biodiversidade é uma ação ética, que colabora com a vida em nosso planeta agora e também no futuro.

Pergunte então aos estudantes o que são unidades de conservação. Anote as principais respostas no quadro e depois apresente o conceito tipificado pela Lei nº 9.985/2000, artigo 2o:

I. unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção [...]

Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm>. Acesso em: 25 out. 2018.

Etapa 28: Aprofundando no tema(20min)

Explique aos estudantes que uma maneira de preservar a biodiversidade é a implementação de unidades de conservação. Ressalte que o objetivo da criação de áreas de conservação é proteger e valorizar os recursos naturais, preservando a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros. Na sequência, pergunte aos estudantes o que eles sabem a respeito de iniciativas públicas de conservação da natureza. É esperado que eles consigam relacionar os objetos de ensino-aprendizagem nessas respostas, identificando a proteção legal, a definição de unidades de conservação e a tipificação dos crimes ambientais. Em seguida, apresente os tipos de unidade de conservação, falando brevemente sobre as suas características e dando alguns exemplos sobre atitudes proibidas por lei em cada um desses tipos de unidade.

Diferencie as unidades de conservação em: unidades de conservação de proteção integral e unidades de conservação de uso sustentável. Esclareça que as unidades de conservação de proteção integral não podem sofrer nenhum tipo de exploração econômica. Elas incluem as Estações Ecológicas, as Reservas Biológicas, os Parques Nacionais, os Monumentos Naturais e os Refúgios de Vida Silvestre.

Já nas unidades de conservação de uso sustentável é permitida a exploração econômica de recursos naturais, desde que realizada de modo sustentável, ou seja, de maneira economicamente viável e socialmente justa e que a diversidade do local e seus recursos renováveis sejam mantidos. São exemplos desse tipo de unidade de conservação as Áreas de Proteção Ambiental, as Florestas Nacionais, as Reservas Extrativistas, as Reservas de Fauna, as Reservas de Desenvolvimento Sustentável, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural e as Áreas de Relevante Interesse Ecológico.

Utilize como suporte as páginas 186 a 189 do livro didático, e também as orientações didáticas.

Etapa 29: Atividade de Pesquisa (10min)

Nesta etapa deve ser elaborado um estudo de caso sobre a unidade de conservação que se localize mais próxima à sua cidade ou região. Indique o nome dessa unidade de conservação e peça aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre ela, com base no roteiro a seguir. (Essa atividade também pode ser feita em forma de seminário)

Roteiro de pesquisa

1. Nome da unidade de conservação.

2. Tipo de unidade de conservação: de proteção integral ou de uso sustentável.

3. Atividades que são permitidas e as que são proibidas por lei na unidade de conservação.

4. Qual é seu principal objetivo?

5. Como foi o histórico de sua implementação? Houveram conflitos?

6. Quais espécies de animais e plantas nela ocorrem?

7. Há incentivo ao turismo, recreação ou educação?

8. Há fatores que colocam em risco a preservação da unidade de conservação estudada (exemplos: fragmentação da mata, poluição, mau uso da água e ausência de tratamento de esgoto, desmatamento, construções irregulares e exploração irregular de recursos naturais).

AULA 09

Tema: Unidades de Preservação

Etapa 30: Socialização da Pesquisa (15 min)

Realizar a leitura das informações trazidas pelos estudantes sobre as unidades de conservação solicitada na aula anterior. Professor ofereça informações e acréscimos ao que for colocado.

Etapa 31:Verificação da Aprendizagem (20 min)

Solicite aos alunos que realizem a atividade disponível nas páginas 189 e 190 do livro Inspire Ciências (fazer a correção na aula seguinte).

Etapa 32: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção oral da atividade da etapa 17. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção (essa correção já servirá pra introduzir o próximo objeto de conhecimento).

Observação: Aqui cabe uma aula de campo a uma dessas Unidades de Conservação. Viabilize!!

 

Elaboração: Cristiani, Elane, Mary e Maxuell.

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X)Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;

 (  ) Outros:_______________________________________________________________________

ALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (169, 172, 173, 175-180, 185,189 e 190);  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( x ) Relatórios; (x ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: 

 

 

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