5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas
as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema:
Preservação da biodiversidade |
Unidades
Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Corredores ecológicos: metas de
conservação e importância. Os principais problemas ambientais (lixo, poluição
da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies).
Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta. Importância das unidades de
preservação para a biodiversidade e patrimônio nacional. |
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Ano:
9º
Período: 12 a 23/06 – 10 a 14/07 Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI10IT)
Introduzir noções de estratégias de dispensação de resíduos sólidos à
comunidade local e destacar sua importância para redução de impactos
ambientais e geração de renda. (EF09CI12)
Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de
unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e
as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de
consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer e valorizar a educação ambiental e o
desenvolvimento sustentável como soluções para muitos dos problemas
ambientais. Evidenciar as ações de educação ambiental que colocam o aprendiz
numa condição de protagonista no enfrentamento das problemáticas ambientais. Diferenciar
as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. Diferenciar os termos
conservação e preservação. Estimular o consumo consciente, economia solidária.
Despertar os alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a
participação da comunidade não escolar. Elencar problemas ambientais
ocasionados pelo consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de
plástico, com base na análise de ações de consumo consciente e de
sustentabilidade.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema:
Como podemos cuidar melhor do planeta? Etapa
01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Leia o título da aula e
a ação do Programa Quelônios da Amazônia (PQA). Faça perguntas da página 169,
a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem sobre o tema.
Apenas ouça o que os estudantes têm a dizer. Etapa
02: Aprofundando no tema (20 min) Comece essa etapa
apontando uma das causas que afetam negativamente o meio ambiente, convide os
estudantes a realizarem brevemente uma leitura silenciosa das páginas 170 e
171 do livro didático Inspire Ciências 9º Ano, em seguida faça uma roda de
conversa para discutirem sobre o crescimento populacional e impacto
ambiental. Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (20 min) Orientar os estudantes
na realização das páginas 172 e 173
do livro didático Inspire Ciências 9º Ano, caso não consigam concluir em
sala, peça que terminem em casa. AULA 02 Tema:
Principais Problemas Ambientais Etapa
04: Correção da Atividade (15 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
03. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a
correção. Etapa
05: Pesquisa Premiada (30min) Agora chegou o momento
de esclarecer sobre os principais problemas ambientais, introduza a aula
lendo o título para os estudantes e peça que relacione esses problemas, em
seguida faça uma breve exposição da temática baseada nas páginas 174 e 175
(até alterações abióticas) do livro didático Inspire Ciências 9º ano, siga as
Orientações Didáticas. Oriente os estudantes a “Pesquisa
Premiada”, lance perguntas a respeito dos principais problemas ambientais (é necessário formular
perguntas de dentro dos textos) e peça que eles achem as respostas no texto
do livro didático Inspire Ciências 9º ano, nas páginas 175 a 178. Aquele que
encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa
forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e
descontraída. Nesse momento o professor pode aproveitar para dialogar para
melhor esclarecimento do objeto de conhecimento e tirar possíveis dúvidas,
podendo usar o vídeo e a apostila dos links https://www.youtube.com/watch?v=hIjg9L2NdFo Poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora -
Mundo Educação (uol.com.br) Etapa
06: Verificando a Aprendizagem (05min) Orientar os estudantes
que realizem em casa a atividade das páginas 179 e 180 do livro didático
Inspire Ciências 9º ano. AULA 03 Tema:
Biodiversidade Etapa
07: Correção da Atividade (15 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
06. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a
correção. Etapa
08: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Leia o tema da aula para os estudantes em seguida
lance a questão disparadora a seguir: O que é Biodiversidade? e ouça o que os
estudantes têm a dizer. Orientações:
Leia o título da aula. Faça perguntas a fim de saber os conhecimentos que os
estudantes já trazem sobre o tema. Pergunte, por exemplo, se eles conhecem
esta palavra e o que eles pensam quando a escutam. Se o professor tiver disponível, apresente a
reportagem em power point, peça para os estudantes lerem este slide. Se não
tiver data show, leia para eles a lista de espécies que vivem em árvores
citadas na reportagem ou disponibilize para os alunos. Depois comente o quão
interessante é o fato de tantas espécies habitarem uma única árvore. Peça
para imaginarem o quanto de árvores existem e o quanto de espécies podem
estar associadas a cada uma destas árvores. É um número fantástico de
organismos interagindo. O professor pode acessar o link para mais
informações https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/biodiversidade.htm Etapa
09: Mão na Massa (10 min) Orientar os alunos a ilustrar a reportagem: A casa
na árvore e listar as maiores
dificuldades dessa diversidade. Etapa
10: Aprofundando o tema (15) Os alunos apresentarão a lista das ameaças à
biodiversidade e o professor aproveitará o momento para discutir e tirar
dúvidas caso haja. O professor pode usar o vídeo para melhor
esclarecimento da turma https://www.youtube.com/watch?v=20AZzTm-FpY AULA 04 Tema:
Preservação da Biodiversidade Etapa
11:
Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10min) Por que a preservação da Biodiversidade é
importante? Quais consequências se não preservarmos a
Biodiversidade? O que podemos fazer para amenizar esses impactos? O
professor através de vídeos ou do texto apresentado no link apresentará aos
alunos os países que recompensam a população como incentivo a reciclagem. https://meuresiduo.com/geral/7-paises-que-recompensam-seus-habitantes-por-reciclar-corretamente/ Etapa
12: Leitura e interpretação (25min) Nesse momento convide os estudantes a realizarem a
leitura de forma coletiva (organize e direcione para isso) do texto “O
problema ocasionado pelo plástico” das páginas 198 e 199 do livro Inspire
Ciências 9º ano. Etapa
13: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
12. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a
correção. AULA 05 Tema:
Alterações bióticas Etapa 14: Levantamento de conhecimentos
prévios (10min) Leia o tema da aula para os estudantes em seguida
lance a questão disparadora a seguir: Vocês já ouviram falar em espécies
exóticas ou invasoras? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam
conforme seus conhecimentos. Etapa
15: Aprofundando no tema (20 min) Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema,
utilize as páginas 181 e 182 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, fique
atento as orientações didáticas. Para entender melhor sobre o assunto temos
como sugestão também o material disponível abaixo: Espécies
exóticas e invasoras Espécies exóticas e
invasoras são dois tipos de espécies não nativas. As espécies não-nativas
podem ser encontradas em um segundo ecossistema além do ecossistema do qual
elas evoluíram. A maioria das espécies não-nativas ou indígenas são
inofensivas. Elas são chamadas de espécies exóticas. Quando uma espécie
exótica se torna prejudicial ao ecossistema, ela é chamada de espécie
invasora. A principal diferença entre espécies exóticas e invasoras é que
espécies exóticas são inofensivas ao ecossistema, enquanto espécies invasivas
são prejudiciais ao ecossistema. Diferença
entre espécies invasivas e introduzidas Para ser invasiva, uma
espécie deve se adaptar facilmente à nova área, e reproduzir rapidamente. Prejudicar a
propriedade, a economia ou as plantas e animais nativos da região. Muitas
espécies invasoras são introduzidas em uma nova região acidentalmente. Os
mexilhões-zebra são nativos do Mar Negro e do Mar Cáspio na Ásia Central.
Chegaram aos Grandes Lagos da América do Norte acidentalmente, presos a
grandes navios que viajavam entre as duas regiões. Há agora tantos mexilhões
zebra nos Grandes Lagos que eles ameaçaram espécies nativas. Como
chegam as espécies invasivas Muitas espécies
invasoras são introduzidas em uma nova região acidentalmente. Mas algumas
espécies são trazidas para uma nova área de propósito. Muitas vezes, essas
espécies são introduzidas como uma forma de controle de pragas. Outras vezes,
espécies introduzidas são trazidas como animais de estimação ou exibições
decorativas, caso do peixe-leão. Pessoas e empresas que importam essas
espécies não antecipam as consequências. Nem mesmo os cientistas têm certeza
de como uma espécie se adaptará a um novo ambiente. As espécies introduzidas
multiplicam-se rapidamente e tornam-se invasivas. Espécies Invasivas e o Meio Ambiente Local Muitas espécies
invasoras prosperam porque compõem espécies nativas como alimento. As
carpa-decabeça-dourada e de prata são duas espécies grandes de peixes que
escaparam das fazendas de peixes nos anos 90 e agora são comuns no rio Missouri,
na América do Norte. Esses peixes se alimentam de plâncton, pequenos
organismos que flutuam na água. Muitas espécies de peixes nativos, como o
paddlefish, também se alimentam de plâncton. O ciclo de alimentação do
paddlefish é mais lento do que o da carpa. Agora há tantas carpas no baixo
rio Missouri que os peixes-remos não têm comida suficiente. Mais ou menos a mesma
coisa aconteceu com o coral-sol, que infesta ilhas brasileiras. Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (15
min) Copie a atividade abaixo no quadro para que
respondam. Em seguida faça a correção. Atividades 1- “As espécies exóticas invasoras são consideradas
a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta, afetando
diretamente a biodiversidade, a economia e a saúde humana” Neste contexto, o homem
pode introduzir espécies novas de maneira acidental? Justifique sua resposta; 2- Caso uma espécie de
peixe X for introduzida em um lago onde normalmente ela não ocorre, o
equilíbrio das populações de peixes ali existentes poderá ser alterado?
Justifique sua resposta; 3- Espécies invasoras
são uma grande preocupação nos dias de hoje: proliferam rapidamente quando
introduzidas em novos ambientes, através de meios de transporte cada vez mais
eficientes. Apresente uma
importante consequência ambiental negativa da introdução de espécies
invasoras, para as populações locais. Em seguida, cite dois fatores bióticos
que podem explicar a facilidade com que esses animais se multiplicam em um
novo habitat. Etapa
17: Pesquisa para casa (5 min) Solicitar aos alunos que copiem e respondam a
questão 1 da página 183 do livro didático Inspire Ciências 9º ano. AULA 06 Tema: Possíveis Soluções Etapa
18: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
17. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a
correção (essa correção já servirá pra introduzir o próximo objeto de
conhecimento). Etapa
19: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Leia o tema da aula
para os estudantes em seguida lance as questões a seguir Questione aos
alunos: como a sociedade tem lidado com a natureza? Como tem sido essa
relação? Aguarde que eles tragam o desmatamento como um grande problema para
que você passe a seguinte informação:
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/06/04/com-1180-km-alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-bate-recorde-em-maio
. Faça a leitura dessa reportagem com os estudantes e questione: quais as
consequências do desmatamento? Afeta apenas a biodiversidade? Como afeta os
humanos? Acolha as respostas e passe para a próxima etapa. Etapa
20: Aprofundando no Tema (05 min) E se eu te disser que o
desmatamento provoca pandemia como a que vivemos? Reproduza o vídeo para
entender melhor essa questão: https://youtu.be/nodoQt9DsHI. Nesse momento é importante que os
alunos entendam que o surgimento de pandemias também é uma evidência do
desequilíbrio ambiental. Etapa
21: Aula Expositiva (15) Neste momento o
professor fará uma aula expositiva dialogada sobre as possíveis soluções para
minimizar a destruição do meio ambiente, utilize como suporte as páginas 184
e 185 do livro didático Inspire Ciências, e também as Orientações Didáticas.
Permita que os estudantes participem ativamente desse momento e pergunte
quais atitudes eles vem tomado para colaborar com um ambiente melhor. Etapa
22: Verificação da Aprendizagem (10 min) Orientar os estudantes
a realizem a atividade da página 185 do livro didático Inspire Ciências 9º
ano. AULA 07 Tema: A Natureza Devastada Etapa 23: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
22. Aproveite o momento para sensibilizar os estudantes a tratar melhor o ambiente
em que vivem e como poderá fazer mal a si mesmos prejudicando o meio
ambiente. Etapa
24:Leitura, debate e reflexão (15 min) Nessa aula, vamos
iniciar a abordagem sobre os principais problemas ambientais. Abaixo, segue
um pequeno trecho que propõe a reflexão dos estudantes sobre o tema: “A pandemia não é o único problema ambiental
causado pela destruição do meio ambiente. Tudo na natureza está conectado.
Quando falamos sobre poluição da natureza, destruição das matas, dos rios,
dos mares, estamos falando também sobre problemas sociais que atingem as
pessoas/comunidades que vivem nesses locais ou que sobrevivem a partir do uso
direto da natureza. Seres humanos não estão à parte da natureza, somos a
própria natureza também. Essa visão que nos separa da natureza, favorece esse
distanciamento do cuidado com a Terra, nos impossibilita de pensar em novas
alternativas para solucionar esses problemas socioambientais tão graves. Entender
que somos parte desse ambiente nos responsabiliza para tomar atitudes no
combate à destruição ambiental. No entanto, existe uma grande diferença sobre
o nível de responsabilidade de uma pessoa em relação à destruição ambiental.
Reflita o seguinte: você causa o mesmo impacto negativo no meio ambiente que
o dono de uma indústria poluente que joga seus resíduos sem tratamento na
natureza? Você gasta mais água que os produtores do agronegócio? Percebe que
existe uma grande diferença? E é sobre isso que vamos estudar hoje, sobre a
devastação ambiental, seus motivos e consequências, quem sofre com a
degradação ambiental e quais as medidas que nós podemos tomar para contribuir
com uma natureza mais saudável.” Etapa
25: Produção
Textual (25 min) A proposta é que após a reflexão, os alunos sigam um
roteiro para a elaboração de um pequeno texto que pode começar em sala aula,
mas poderá finalizar em casa e entregue e debatido na próxima aula. Leia as questões abaixo, reflita sobre, busque
informações confiáveis na internet para que você se informe mais e utilize as respostas das questões para
elaborar um pequeno texto. Questões para
guiar a construção do seu texto: ● A natureza é um recurso? ● Qual o problema de entender e afirmar a
natureza como um recurso? Por que a natureza sofre tanta devastação? Para onde
vai toda a natureza quando ela é extraída? ● Quem lucra com a destruição da natureza? ● Quem sofre com os problemas ambientais?
Como sofrem? ● Quais as consequências do desmatamento? ●
Quais medidas devem ser tomadas
para que de fato ocorra uma diminuição da devastação ambiental? AULA 08 Tema:
Unidades de Conservação- UC Etapa
26: Socializando as Produções (15 min) Chegou a hora de socializar os textos produzidos
pelos estudantes e fazer as considerações. Organize um circulo para essa
ação. Etapa
27: Levantamento de conhecimentos prévios (05 min) Para contextualizar o
tema a ser desenvolvido na aula, retome com os estudantes alguns pontos sobre
a importância da preservação da biodiversidade no Brasil, abordando questões
relacionadas a impactos ambientais e suas consequências, como perda da
biodiversidade e extinção de espécies. Faça perguntas norteadoras, tais como:
“Por que a biodiversidade é importante?”. Caso seja necessário,
explique aos estudantes que a biodiversidade é fundamental para a manutenção
do equilíbrio ambiental; que é interessante para os seres humanos conhecer
mais sobre a natureza; que podemos encontrar na biodiversidade substâncias
potencialmente úteis para a humanidade (como substâncias que podem ser usadas
em medicamentos, por exemplo); que a manutenção da biodiversidade colabora
para a preservação de populações tradicionais, que dependem diretamente de
recursos naturais para sobreviver. Reforce que a preservação da biodiversidade
é uma ação ética, que colabora com a vida em nosso planeta agora e também no
futuro. Pergunte então aos
estudantes o que são unidades de conservação. Anote as principais respostas
no quadro e depois apresente o conceito tipificado pela Lei nº 9.985/2000,
artigo 2o: I. unidade de
conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as
águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente
instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos,
sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas
de proteção [...] Disponível em:
<www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm>. Acesso em: 25 out.
2018. Etapa
28: Aprofundando no tema(20min) Explique aos estudantes
que uma maneira de preservar a biodiversidade é a implementação de unidades
de conservação. Ressalte que o objetivo da criação de áreas de conservação é
proteger e valorizar os recursos naturais, preservando a biodiversidade dos
ecossistemas brasileiros. Na sequência, pergunte aos estudantes o que eles
sabem a respeito de iniciativas públicas de conservação da natureza. É
esperado que eles consigam relacionar os objetos de ensino-aprendizagem
nessas respostas, identificando a proteção legal, a definição de unidades de
conservação e a tipificação dos crimes ambientais. Em seguida, apresente os
tipos de unidade de conservação, falando brevemente sobre as suas
características e dando alguns exemplos sobre atitudes proibidas por lei em
cada um desses tipos de unidade. Diferencie as unidades
de conservação em: unidades de conservação de proteção integral e unidades de
conservação de uso sustentável. Esclareça que as unidades de conservação de
proteção integral não podem sofrer nenhum tipo de exploração econômica. Elas
incluem as Estações Ecológicas, as Reservas Biológicas, os Parques Nacionais,
os Monumentos Naturais e os Refúgios de Vida Silvestre. Já nas unidades de
conservação de uso sustentável é permitida a exploração econômica de recursos
naturais, desde que realizada de modo sustentável, ou seja, de maneira
economicamente viável e socialmente justa e que a diversidade do local e seus
recursos renováveis sejam mantidos. São exemplos desse tipo de unidade de
conservação as Áreas de Proteção Ambiental, as Florestas Nacionais, as
Reservas Extrativistas, as Reservas de Fauna, as Reservas de Desenvolvimento
Sustentável, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural e as Áreas de
Relevante Interesse Ecológico. Utilize como suporte as
páginas 186 a 189 do livro didático, e também as orientações didáticas. Etapa
29: Atividade de Pesquisa (10min) Nesta etapa deve ser
elaborado um estudo de caso sobre a unidade de conservação que se localize
mais próxima à sua cidade ou região. Indique o nome dessa unidade de
conservação e peça aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre ela, com
base no roteiro a seguir. (Essa atividade também pode ser feita em forma de
seminário) Roteiro de pesquisa 1. Nome da unidade de conservação. 2. Tipo de unidade de conservação: de proteção integral
ou de uso sustentável. 3. Atividades que são permitidas e as que são
proibidas por lei na unidade de conservação. 4. Qual é seu principal objetivo? 5. Como foi o histórico de sua implementação?
Houveram conflitos? 6. Quais espécies de animais e plantas nela ocorrem? 7. Há incentivo ao turismo, recreação ou educação? 8. Há fatores que colocam em risco a preservação da
unidade de conservação estudada (exemplos: fragmentação da mata, poluição,
mau uso da água e ausência de tratamento de esgoto, desmatamento, construções
irregulares e exploração irregular de recursos naturais). AULA 09 Tema:
Unidades de Preservação Etapa
30: Socialização da Pesquisa (15 min) Realizar a leitura das
informações trazidas pelos estudantes sobre as unidades de conservação solicitada
na aula anterior. Professor ofereça informações e acréscimos ao que for
colocado. Etapa
31:Verificação da Aprendizagem (20 min) Solicite aos alunos que
realizem a atividade disponível nas páginas 189 e 190 do livro Inspire
Ciências (fazer a correção na aula seguinte). Etapa
32: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção oral da atividade da etapa
17. Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a
correção (essa correção já servirá pra introduzir o próximo objeto de conhecimento). Observação:
Aqui cabe uma aula de campo a uma dessas Unidades de Conservação. Viabilize!! Elaboração:
Cristiani, Elane, Mary e Maxuell. Coordenação
e colaboração: Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X)Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:_______________________________________________________________________ |
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ALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (169, 172, 173, 175-180, 185,189 e 190); ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( x ) Relatórios;
(x ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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