SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular:
As diversas facetas do consumo |
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Subtema: Consumo consciente dos alimentos. |
Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida
e Evolução |
Objetos
de Conhecimento:
Energia do corpo, conceito de produção e funcionamento (desde a obtenção até
a transformação para todas as partes do corpo); Sistema digestório; Como o
corpo humano está organizando - Das células até os sistemas. |
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Ano:
8º Período: 03 a 28/10 Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI06IT)
Compreender como é obtida a
energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a
condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo
humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos
alimentos e absorção dos nutrientes. (EF08CI07IT)
Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual
e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do
corpo humano e suas funções; Descrever a célula como menor unidade viva que
executa todas as funções do organismo; Reconhecer os elementos necessários às
funções vitais do corpo humano; Reconhecer os órgãos que fazem parte do
sistema digestório e suas respectivas funções; Associar conhecimentos
adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Como o corpo
humano funciona? Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10
min) Direcionar a discussão
a partir das questões da página 12 do livro Inspire Ciências 8º ano. 1. Como é o funcionamento do corpo humano? 2. Você reconhece algum órgão mostrado na imagem? Qual(is)? A
que sistema(s) do corpo esses(s) órgãos pertence(m)? 3. Qual é a função do coração? E dos pulmões? 3.Você acha que é importante que os sistemas do corpo humano
trabalhem em conjunto? Por quê? Apenas acolha as respostas dos alunos, não se preocupa com
acertos esse momento inicial é apenas sondagem. Leia as orientações didáticas
sobre as peças da exposição “O corpo Humano” , passe essas informações sobre
a técnica da plastinização, para aguçar o interesse dos alunos. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Recordar com os
alunos o que diz a teoria celular. Ressaltar que as células são as menores
unidades estruturais e funcionais dos seres vivos, em seguida, convide-os a assistir
ao vídeo disponível no link abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo
Humano, para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o
objeto em estudo, em seguida abra espaço para os comentários, complemente com
informações esclarecendo as dúvidas, principalmente sobre os tecidos, use
como suporte as páginas 14 a 18 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.
Elabore algumas frases sobre o objeto
de conhecimento em estudo. Etapa 03: Leitura e
Interpretação (20 min) Direcionar
e coordenar a leitura compartilhada do texto “Pele Impressa em 3D substitui
animais em testes de Cosméticos”, livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 32 e
33, em seguida discutir o que foi lido para facilitar a compreensão e
responder as questões propostas em casa. Observação: Pedir aos alunos para
levarem massinha de modelar na aula seguinte, caso seja inviável, solicitar a
secretaria da escola. AULA 02 Tema:
Como o corpo humano está organizado Etapa
04: Correção da Atividade (20 min) Corrigir a atividade da etapa 03,
aproveitar para sanar as dúvidas existentes. Etapa 05: Mão na Massa (30 min) Retomar
a discussão da aula assistindo ao vídeo disponível no link abaixo. Seguir as
orientações do vídeo na construção das células e tecidos. Esse é um momento
muito significativo para construção de conhecimento e esclarecimentos. https://youtu.be/e2CTn6WtRN8 AULA 03 Tema: Alimentação e
o Corpo Humano Etapa 06: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (20 min) Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões
Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser
abordado. Pedir aos alunos que anotem as questões no caderno e responder,
depois socializar. Quais funções nosso corpo desempenha? De onde vem a energia que
nosso corpo precisa para desempenhar essas funções? Acha que nosso corpo
perde energia? De que maneira? Por que precisamos quebrar os alimentos em
partículas menores? Pergunte aos alunos se engolíssemos um pedaço de maçã, se
ele conseguiria penetrar na parede do intestino (órgão responsável pela maior
parte da absorção de nutrientes pelo corpo). O que deve acontecer com o
alimento para que ele consiga passar por essa parede? É esperado que os
alunos saibam que quebrar os alimentos em pedaços menores permite que ele
seja absorvido pelo intestino. Mas e depois de absorvido, o que acontece com
o alimento? Essa pode ser sua próxima pergunta. Todas as células do nosso
corpo precisam receber nutriente para funcionar corretamente. De que forma
esse nutriente chega a cada uma dos trilhões de células do nosso corpo? Etapa 07: Aula expositiva (30 min) Aproveitar as discussões acerca do tema levantado na etapa
anterior, retomar que os sistemas atuam em conjunto de forma integrada.
Comentar que a comparação do organismo a uma máquina é bem antiga (seguir as
orientações didáticas da página 30). Aproveitar o momento para explicar como
funciona a produção de energia do corpo, e, como os sistemas estão associados
e relacionados, fazer uma aula expositiva, esclarecendo dúvidas do objeto em
estudo, utilizar como suporte as páginas 30 e 31
do livro Inspire Ciências 8º ano. Momento oportuno de tirar dúvidas. AULA
04 Tema: A máquina humana Etapa 08: Verificação da
Aprendizagem (30 min) Para
verificação da aprendizagem, responder as páginas 19 e 20 e 31 do livro
didático Inspire Ciências 8º ano. Etapa 09: Correção da Atividade (20min) Corrigir
as atividades aproveitando o momento para tirar dúvidas. AULA 05 Tema: Sistema Digestório Etapa 10: Levantamento de conhecimentos
Prévios (15 min) Orientações:
Levante essa questão com os alunos deixando que explore todas as possíveis
situações ocorridas com o alimento ao ser ingerido. Conduza esse momento de
modo que os alunos possam sentir-se livres para levantar conjecturas e
elaborar hipóteses sem se preocupar com a precisão cientifica das ideias,
diga que ao longo da aula, terão oportunidades para confirmar suas hipóteses.
Explique aos alunos que esse é o momento de serem levantadas todas as ideias
que tiverem sobre aquilo que ocorre com o alimento no organismo. Fale que
neste momento não existe resposta certa ou errada, mas que todas as
contribuições serão uteis. Pergunte aos
alunos, para onde o alimento vai assim que engolimos. O que acontece com ele
neste local? E depois, para
onde o alimento vai e o que acontece com ele? Qual o sistema
responsável por fazer a digestão? Quanto tempo leva para fazer a digestão? Onde começa a digestão? Acolha as respostas, mas antes de
responderem oralmente, peça que registrem suas respostas no caderno. Etapa 11: Aprofundando
no Tema (20 min ) Assista
ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o processo de digestão em uma viagem dentro
do nosso corpo. Após a execução do vídeo abra para comentários, aproveite
para esclarecer mais a respeito deste sistema, aproveite as informações das
páginas 60, 61, 62 e 63. Etapa 12: Verificação da
Aprendizagem (15 min) Realizar
a atividade das páginas 61, 64 e 65 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. AULA 06 Tema: Sistema
Respiratório Etapa 13: Correção
da Atividade (15 min) Aproveitar o momento para esclarecer as
dúvidas ainda sinalizadas pelos alunos. Etapa 14: Atividade
Prática (10 min) Separe os alunos em grupos, cada grupo ficará responsável
por realizar um experimento. São 8 experimentos, do material da Nova Escola, A
química que dá gosto aprender, disponível
no link abaixo. Faça um sorteio para os grupos. Agende uma aula para
as demonstrações e você poderá também realizar alguns, para tornar a aula
mais atrativa e dinâmica. Etapa 15: Questão Disparadora (10
min) ·
Quais os
órgãos que formam o sistema respiratório? Etapa
16: Aula Expositiva Dialogada (15 min) Inicialmente
propõe-se um diálogo com base na questão problema, em seguida deverão assistir ao vídeo “O que acontece
quando o corpo para de funcionar” disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=fRrTms6oJ1Y
, em seguida os alunos deverão fazer a leitura compartilhada e responder a
atividade de reflexão do livro didático Inspire Ciências 8º Ano página 34. AULA 07 Tema:
Sistema Respiratório Etapa 17: Aula
Expositiva (30 min) Trabalhe
de forma expositiva a aula sobre Sistema Respiratório, porém, abra espaço
para a participação dos alunos. Utilize as páginas 22 e 23, em seguida, peça
aos alunos que providenciem o material para construírem em sala o modelo de
pulmão feito com garrafa pet, trazer na próxima aula, assim poderão construir
os conceitos de expiração, inspiração e respiração. Siga as orientações da página 35 do livro didático Inspire Ciências 8º
ano. Etapa 18:
Verificação da Aprendizagem (10min) Realizar a atividade da página 24 do livro didático
Inspire Ciências 8º ano, porém, peça que façam apenas os itens 1 e 4. Os
itens 2 e 3, só serão realizados quando construírem o modelo dos pulmões. Etapa 19: Correção
da Atividade (10 min) Fazer a correção da Atividade, aproveitar
para sanar dúvidas. AULA 08 Tema: Sistema Circulatório Etapa 20: Mão na Massa (20 min) Nessa atividade, os alunos
construirão junto com o professor o modelo do Sistema Respiratório, após a
realização da atividade, responder as questões de reflexões da página 35 e os
itens 2 e 3 da página 24. Etapa 21: Correção da atividade (15 min) Usar essa etapa para realizar a
correção da atividade, aproveitar o momento para esclarecer eventuais dúvidas
que venham a aparecer. Etapa 22: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Fazer o levantamento de
conhecimentos prévios a partir das questão seguintes: “O que é o sangue”?
O que você entende por pulsação? O que o coração, os vasos sanguíneos e o
sangue têm a ver com a vida? Algum de vocês sabe o porquê de o coração
ser importante para nossa vida? Possibilite aos alunos um
momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É
importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos
preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da
aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos
prévios eles trazem consigo. Apenas acolha as respostas dos
alunos. AULA 09 Tema: Sistema Circulatório Etapa 23: Mão na Massa (30 min) Iniciar essa etapa com a
seguinte pergunta: O que será que acontece com o nosso corpo quando
realizamos atividade física, qual a tonalidade da nossa pele? Em seguida realizar atividade na
prática com monitoramento. Seguir as orientações do slide abaixo. Orientações: No
pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será dividida em grupos. Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio
para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras
variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da
cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que
os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão
hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes
e por que isso acontece. Etapa 24:
Relatando e Registrando (20 min) Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na
ficha de registro, presente no material de apoio ao professor disponível no
link abaixo. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus
grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as
seguinte orientações: ·
Qual
a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a
corrida? ·
Sintam
a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um. ·
Toquem
a pele dos colegas. Há alguma diferença? ·
Percebam
como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar?
Estão iguais? Assim que os grupos
terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão
hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes
e por que isso acontece. AULA 10 Tema: Sistema Circulatório Etapa 25: Sistematizando o
Conhecimento (30 min) Agora
chegou a hora de sistematizar o conhecimento a partir das atividades
realizadas, acrescentar as informações de forma clara e esclarecedora,
utilize as informações da página 25. Não deixe de explicar sobre a mudança da
coloração da pele após a realização de atividade física. Pontuar que o sangue
nada mais é que um tecido vivo formado de
quatros componentes básicos; O plasma que é a parte liquida do sangue
responsável pelo transporte de nutrientes, hormônios, fatores de coagulação e
excretas, as hemácias que são responsáveis por levar oxigênio aos
tecidos do nosso corpo, graças a uma proteína chamada hemoglobina que possui
ferro em sua composição e da a cor vermelha ao sangue. Glóbulos brancos
(leucócitos) que protegem contra invasão de microrganismos, As plaquetas que
estão envolvidas no processo de coagulação do sangue. Etapa 26: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Realizar
a atividade sobre Sistema Circulatório, da página 28 (itens:1 e 2). Pedir
aos alunos para levarem o material do experimento sobre digestão, na próxima
aula e as questões da pesquisa da 2ª etapa da página 37 do livro didático. AULA 11 Tema:
Campanha de Conscientização Etapa 27:
Correção da atividade (10 min) Usar essa etapa para realizar a
correção da atividade, aproveitar o momento para esclarecer eventuais dúvidas
que venham a aparecer. Etapa 28:
Doação de Sangue (40 min) Realizar as etapas da campanha de Conscientização da
Doação de sangue. Na elaboração da campanha (etapa 3ª), oriente os alunos a
elaborarem na folha de papel oficio, somente depois passar para cartolina
(trazer na próxima aula). Seguir as orientações das páginas 36 e 37. AULA 12 Tema:
Sistemas Etapa 29:
Constatando sobre o sistema digestório (30 min) Realizar os experimentos sobre o sistema digestório orientado
na etapa 14. Comentar a cada final de apresentação. Etapa 30:
Socializando a Campanha (20 min) Nessa etapa o professor deverá explicar sobre a importância do papel
social na comunidade sobre a doação de sangue, permitir que a turma em grupos
termine a campanha, em seguida, socialize e divulgue. Obs: Essa etapa deve ser todo concretizada a partir da atividade do
livro didático Inspire Ciências 8º ano página 37. ANEXOS: Caso queira utilizar os
mapas mentais, poderá fazer como revisão e resumo. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Elaboração:
Adriana, Magalli, Rosimeire e
Tânia Mara. Coordenação,
colaboração e formatação: Nilsilane. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (
)Torso; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (x ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (12,
19, 20, 24, 28,31,32, 33,34, 35, 36, 37, 38, 39); ( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ()
Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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