9ª SD 8ºAno Cie 2022

  

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do consumo

Subtema: Consumo consciente dos alimentos.

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Energia do corpo, conceito de produção e funcionamento (desde a obtenção até a transformação para todas as partes do corpo); Sistema digestório; Como o corpo humano está organizando - Das células até os sistemas.

Ano: 8º                                         Período: 03 a 28/10                                               Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do corpo humano e suas funções; Descrever a célula como menor unidade viva que executa todas as funções do organismo; Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano; Reconhecer os órgãos que fazem parte do sistema digestório e suas respectivas funções; Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Como o corpo humano funciona?

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 Direcionar a discussão a partir das questões da página 12 do livro Inspire Ciências 8º ano.

1. Como é o funcionamento do corpo humano?

2. Você reconhece algum órgão mostrado na imagem? Qual(is)? A que sistema(s) do corpo esses(s) órgãos pertence(m)?

3. Qual é a função do coração? E dos pulmões?

3.Você acha que é importante que os sistemas do corpo humano trabalhem em conjunto? Por quê?

Apenas acolha as respostas dos alunos, não se preocupa com acertos esse momento inicial é apenas sondagem. Leia as orientações didáticas sobre as peças da exposição “O corpo Humano” , passe essas informações sobre a técnica da plastinização, para aguçar o interesse dos alunos.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Recordar com os alunos o que diz a teoria celular. Ressaltar que as células são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos, em seguida, convide-os a assistir ao vídeo disponível no link abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo Humano, para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o objeto em estudo, em seguida abra espaço para os comentários, complemente com informações esclarecendo as dúvidas, principalmente sobre os tecidos, use como suporte as páginas 14 a 18 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Elabore algumas frases sobre  o objeto de conhecimento em estudo.

https://youtu.be/J30IASFRMSI

Etapa 03: Leitura e Interpretação (20 min)

Direcionar e coordenar a leitura compartilhada do texto “Pele Impressa em 3D substitui animais em testes de Cosméticos”, livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 32 e 33, em seguida discutir o que foi lido para facilitar a compreensão e responder as questões propostas em casa.

Observação: Pedir aos alunos para levarem massinha de modelar na aula seguinte, caso seja inviável, solicitar a secretaria da escola.

AULA 02

Tema: Como o corpo humano está organizado

Etapa 04: Correção da Atividade (20 min)

Corrigir a atividade da etapa 03, aproveitar para sanar as dúvidas existentes.

Etapa 05: Mão na Massa (30 min)

Retomar a discussão da aula assistindo ao vídeo disponível no link abaixo. Seguir as orientações do vídeo na construção das células e tecidos. Esse é um momento muito significativo para construção de conhecimento e esclarecimentos. https://youtu.be/e2CTn6WtRN8

AULA 03

Tema: Alimentação e o Corpo Humano

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Pedir aos alunos que anotem as questões no caderno e responder, depois socializar.

Quais funções nosso corpo desempenha? De onde vem a energia que nosso corpo precisa para desempenhar essas funções? Acha que nosso corpo perde energia? De que maneira? Por que precisamos quebrar os alimentos em partículas menores? Pergunte aos alunos se engolíssemos um pedaço de maçã, se ele conseguiria penetrar na parede do intestino (órgão responsável pela maior parte da absorção de nutrientes pelo corpo). O que deve acontecer com o alimento para que ele consiga passar por essa parede? É esperado que os alunos saibam que quebrar os alimentos em pedaços menores permite que ele seja absorvido pelo intestino. Mas e depois de absorvido, o que acontece com o alimento? Essa pode ser sua próxima pergunta. Todas as células do nosso corpo precisam receber nutriente para funcionar corretamente. De que forma esse nutriente chega a cada uma dos trilhões de células do nosso corpo?

Etapa 07: Aula expositiva (30 min)

Aproveitar as discussões acerca do tema levantado na etapa anterior, retomar que os sistemas atuam em conjunto de forma integrada. Comentar que a comparação do organismo a uma máquina é bem antiga (seguir as orientações didáticas da página 30). Aproveitar o momento para explicar como funciona a produção de energia do corpo, e, como os sistemas estão associados e relacionados, fazer uma aula expositiva, esclarecendo dúvidas do objeto em estudo, utilizar como suporte as páginas 30 e 31 do livro Inspire Ciências 8º ano. Momento oportuno de tirar dúvidas.

 

AULA 04

Tema: A máquina humana

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Para verificação da aprendizagem, responder as páginas 19 e 20 e 31 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 09: Correção da Atividade (20min)

Corrigir as atividades aproveitando o momento para tirar dúvidas.

 

AULA 05

Tema: Sistema Digestório

Etapa 10: Levantamento de conhecimentos Prévios (15 min)

Orientações: Levante essa questão com os alunos deixando que explore todas as possíveis situações ocorridas com o alimento ao ser ingerido. Conduza esse momento de modo que os alunos possam sentir-se livres para levantar conjecturas e elaborar hipóteses sem se preocupar com a precisão cientifica das ideias, diga que ao longo da aula, terão oportunidades para confirmar suas hipóteses. Explique aos alunos que esse é o momento de serem levantadas todas as ideias que tiverem sobre aquilo que ocorre com o alimento no organismo. Fale que neste momento não existe resposta certa ou errada, mas que todas as contribuições serão uteis.

Pergunte aos alunos, para onde o alimento vai assim que engolimos. O que acontece com ele neste local?

E depois, para onde o alimento vai e o que acontece com ele? Qual o sistema responsável por fazer a digestão? Quanto tempo leva para fazer a digestão? Onde começa a digestão?

Acolha as respostas, mas antes de responderem oralmente, peça que registrem suas respostas no caderno.

 

Etapa 11: Aprofundando no Tema (20 min )

Assista ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o processo de digestão em uma viagem dentro do nosso corpo. Após a execução do vídeo abra para comentários, aproveite para esclarecer mais a respeito deste sistema, aproveite as informações das páginas 60, 61, 62 e 63.

https://youtu.be/ZtgcWbcIWy4  

 

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (15 min)

 

Realizar a atividade das páginas 61, 64 e 65 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

AULA 06

Tema: Sistema Respiratório

Etapa 13: Correção da Atividade (15 min)

Aproveitar o momento para esclarecer as dúvidas ainda sinalizadas pelos alunos.

Etapa 14: Atividade Prática (10 min)

Separe os alunos em grupos, cada grupo ficará responsável por realizar um experimento. São 8 experimentos, do material da Nova Escola, A química que dá gosto aprender, disponível no link abaixo. Faça um sorteio para os grupos. Agende uma aula para as demonstrações e você poderá também realizar alguns, para tornar a aula mais atrativa e dinâmica.

https://novaescola.org.br/conteudo/3064/a-quimica-que-da-gosto-aprender?gclid=CjwKCAjwhNWZBhB_EiwAPzlhNomJ645qY_skYtbg-5MZHMrxJyXhTqp7sdZTJKBYDMBDOIISGB6K-xoCpr4QAvD_BwE

 

Etapa 15: Questão Disparadora (10 min)

 

·         Quais os órgãos que formam o sistema respiratório?

 

Etapa 16: Aula Expositiva Dialogada (15 min)

Inicialmente propõe-se um diálogo com base na questão problema, em seguida   deverão assistir ao vídeo “O que acontece quando o corpo para de funcionar” disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=fRrTms6oJ1Y , em seguida os alunos deverão fazer a leitura compartilhada e responder a atividade de reflexão do livro didático Inspire Ciências 8º Ano página 34.

 

AULA 07

 

Tema: Sistema Respiratório

 

Etapa 17: Aula Expositiva (30 min)

Trabalhe de forma expositiva a aula sobre Sistema Respiratório, porém, abra espaço para a participação dos alunos. Utilize as páginas 22 e 23, em seguida, peça aos alunos que providenciem o material para construírem em sala o modelo de pulmão feito com garrafa pet, trazer na próxima aula, assim poderão construir os conceitos de expiração, inspiração e respiração. Siga as orientações da página 35 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (10min)

 

Realizar a atividade da página 24 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, porém, peça que façam apenas os itens 1 e 4. Os itens 2 e 3, só serão realizados quando construírem o modelo dos pulmões.

 

Etapa 19: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção da Atividade, aproveitar para sanar dúvidas.

 

AULA 08

 

 

Tema: Sistema Circulatório

 

Etapa 20: Mão na Massa (20 min)

Nessa atividade, os alunos construirão junto com o professor o modelo do Sistema Respiratório, após a realização da atividade, responder as questões de reflexões da página 35 e os itens 2 e 3 da página 24.

 

Etapa 21: Correção da atividade (15 min)

 

Usar essa etapa para realizar a correção da atividade, aproveitar o momento para esclarecer eventuais dúvidas que venham a aparecer.

 

Etapa 22: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) 

 

Fazer o levantamento de conhecimentos prévios a partir das questão seguintes:  “O que é o sangue”? O que você entende por pulsação? O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?

Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?

Possibilite aos alunos um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Apenas acolha as respostas dos alunos.

 

AULA 09

 

Tema: Sistema Circulatório

 

Etapa 23: Mão na Massa (30 min)

 

Iniciar essa etapa com a seguinte pergunta: O que será que acontece com o nosso corpo quando realizamos atividade física, qual a tonalidade da nossa pele?

Em seguida realizar atividade na prática com monitoramento. Seguir as orientações do slide abaixo.

 

Orientações: No pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será dividida em grupos.
Cada grupo irá aferir a pulsação de um colega que estará em repouso durante 1 minuto. Depois, irá aferir a pulsação, também durante 1 minuto, de outro colega que terá realizado uma corrida rápida de 30 segundos.

Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

 

Etapa 24: Relatando e Registrando (20 min)

 

Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na ficha de registro, presente no material de apoio ao professor disponível no link abaixo. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as seguinte orientações:

·         Qual a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a corrida?

·         Sintam a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um.

·         Toquem a pele dos colegas. Há alguma diferença?

·         Percebam como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar? Estão iguais?

Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gCKKEQZZz4NU3HPMYmY4jtUQHDJg9YsusgxmEmXwmcGBg8rzCkF4NyExPsYP/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie5-06ve01.pdf 

 

AULA 10

 

Tema: Sistema Circulatório

 

Etapa 25: Sistematizando o Conhecimento (30 min)

Agora chegou a hora de sistematizar o conhecimento a partir das atividades realizadas, acrescentar as informações de forma clara e esclarecedora, utilize as informações da página 25. Não deixe de explicar sobre a mudança da coloração da pele após a realização de atividade física. Pontuar que o sangue nada mais é que um tecido vivo formado de quatros componentes básicos; O plasma que é a parte liquida do sangue responsável pelo transporte de nutrientes, hormônios, fatores de coagulação e excretas, as  hemácias  que são responsáveis por levar oxigênio aos tecidos do nosso corpo, graças a uma proteína chamada hemoglobina que possui ferro em sua composição e da a cor vermelha ao sangue. Glóbulos brancos (leucócitos) que protegem contra invasão de microrganismos, As plaquetas que estão envolvidas no processo de coagulação do sangue.

 

 

Etapa 26: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Realizar a atividade sobre Sistema Circulatório, da página 28 (itens:1 e 2).

Pedir aos alunos para levarem o material do experimento sobre digestão, na próxima aula e as questões da pesquisa da 2ª etapa da página 37 do livro didático.

 

AULA 11

 

Tema: Campanha de Conscientização

 

Etapa 27: Correção da atividade (10 min)

Usar essa etapa para realizar a correção da atividade, aproveitar o momento para esclarecer eventuais dúvidas que venham a aparecer.

 

Etapa 28: Doação de Sangue (40 min)

 

Realizar as etapas da campanha de Conscientização da Doação de sangue. Na elaboração da campanha (etapa 3ª), oriente os alunos a elaborarem na folha de papel oficio, somente depois passar para cartolina (trazer na próxima aula). Seguir as orientações das páginas 36 e 37.

 

AULA 12

 

Tema: Sistemas

 

Etapa 29: Constatando sobre o sistema digestório (30 min)

 

Realizar os experimentos sobre o sistema digestório orientado na etapa 14. Comentar a cada final de apresentação.

 

Etapa 30: Socializando a Campanha (20 min)

 

Nessa etapa o professor deverá explicar sobre a importância do papel social na comunidade sobre a doação de sangue, permitir que a turma em grupos termine a campanha, em seguida, socialize e divulgue.

Obs: Essa etapa deve ser todo concretizada a partir da atividade do livro didático Inspire Ciências 8º ano página 37.

 

ANEXOS: Caso queira utilizar os mapas mentais, poderá fazer como revisão e resumo.

                                

 

 

 

                                

 

 

 

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

Elaboração: Adriana, Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Coordenação, colaboração e formatação: Nilsilane.   

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; ( x ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: (x ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (12, 19, 20, 24, 28,31,32, 33,34, 35, 36, 37, 38, 39); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; () Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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