Período: Abril 2021- 2ª Sequência
Didática
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades no livro didático de Ciências.
LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano |
|||
Subtema:
Interação entre os sistemas locomotor e nervoso Objetos
de Conhecimento: A percepção do ambiente;
Capacitação dos estímulos: sentidos. |
|||
Questão Disparadora (1) TEMA:
A Percepção do Ambiente |
Para início de Conversa TEMA:
A Percepção do Ambiente |
Aprofundando no Tema (1) TEMA: A Percepção do Ambiente |
Questão
Disparadora (2) Tema:
Captação dos Estímulos/Sentidos |
Como percebemos o ambiente e interagimos com ele? Orientação:
Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu
conhecimento. Faça
com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola,
a data da atividade, o nome do professor e seu nome. |
Nessa sessão você fará a leitura das imagens das páginas
42 e 43 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Em seguida, anotar e
responder as questões no caderno. Faça com bastante atenção e organização, com
cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do
professor e seu nome. |
Fazer a leitura das páginas 44 e 45 do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, em seguida copie e responda no caderno as questões
da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. Atenção a organização, você
consegue!! |
Orientação:
Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu
conhecimento. Quais são os sentidos humanos? |
Levantamento de Conhecimentos
Prévios Tema: Captação
dos Estímulos/Sentidos |
Aprofundando no Tema (2) Tema: Captação
dos Estímulos/Sentidos |
Mergulho no Tema Tema: Funcionamento e defeitos da
visão |
Para início de Conversa Tema: Olfato e Gustação |
Orientação:
Anote as questões abaixo em seu caderno e responda
conforme seu conhecimento. 1)
Por que, quando estamos resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos
alimentos? 2)
Por que olhar para baixo de uma altura muito grande pode causar vertigem? 3)
Por que sentimos dor ao ver a imagem de um prego no olho de uma pessoa, por
exemplo? 4)
Enxergar cores é diferente de enxergar formas? Deixe
fluir naturalmente suas ideias a respeito do tema, capriche na organização! |
Fazer a leitura das páginas 46, 47, 48 e 49 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida copie e responda no caderno as
questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. Atenção a organização,
você consegue!! |
Fazer a leitura do texto “Funcionamento do olho e defeito
de visão” do livro Inspire Ciências 6º ano, páginas 70 e 71, em seguida responder
a atividade de reflexão, questões 1, 2, e 3 da página 71. |
Orientação:
Anote as questões da página 51 do livro didático Inspire Ciências 6º
ano em seu caderno e responda conforme o texto das páginas 50
e 51. Lembrando
sempre de fazer o cabeçalho. |
Obs: Utilizar o caderno para
resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema,
subtema em estudo e data. Faça tudo com organização. |
ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS
Período: Abril 2021- 2ª Sequência
Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com
o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede
e a vista de todos;
• É preciso
um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se
concentrar;
• No começo
da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as
atividades do dia;
• É
importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que
revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos
uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de
Ciências.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Subtema: Programas
e indicadores de saúde pública Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças, Índice de doenças
microbiológicas que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas e soros. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Levantando Conhecimentos Prévios Tema: Saúde – O que é e como manter? |
Aprofundando
no Tema
(1) Tema: Doenças – Como evitá-las? |
Sistematização
do Conhecimento TEMA: Vacinas
e Soros |
Aprofundando no Assunto Tema: Agentes
Causadores de Doenças |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Leia e interprete as imagens da página 13 em
seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras. Faça com bastante atenção e
organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o
nome do professor e seu nome. |
Nessa sessão você fará a leitura
das imagens e dos textos “O conhecimento sobre as doenças e O corpo e as
doenças transmissíveis”, do livro Inspire Ciências 7º ano, páginas 14 a 17. |
Fazer a leitura das páginas 18 a 21. Ler
também sobre acidentes por animais peçonhentos, páginas 20 e 21 do livro
didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida responder as questões propostas
na página 21 do mesmo livro. Atenção a organização, você
consegue!! |
Fazer a
leitura das páginas 22 a 27 do livro. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Mão
na Massa Tema: Agentes Causadores de Doenças |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Agora você
fará em seu caderno uma tabela como essa abaixo, irá preenchê-la seguindo as
informações das páginas 22 a 27 do livro didático.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS
Período: Abril 2021- 2ª Sequência
Didática
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com
o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede
e a vista de todos;
• É preciso
um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se
concentrar;
• No começo
da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as
atividades do dia;
• É
importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que
revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos
uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de
Ciências.
LIVRO
INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano |
|||
Subtema: De
que matéria somos feitos? Objetos
de Conhecimento: Ideias sobre a Matéria; Modelos
atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos;
Classificação dos elementos químicos. |
|||
Levantamento de Conhecimentos
Prévios TEMA: Ideias sobre a Matéria |
Aprofundando no Tema TEMA: Ideias
sobre a Matéria
|
Atividade 2 TEMA: O átomo |
Sistematização do Conteúdo Tema:
Modelos Atômicos |
Utilizar a leitura e análise da
imagem das páginas 84 e 85, do livro Inspire Ciências 9º ano, com a temática: “De que são feitas todas
as coisas?” Orientação: Anote
a questão 1,2 e 3 da página 85 ( leitura ) em seu caderno e responda conforme
seu conhecimento. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho,
contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu
nome. |
Estudar as
Ideias sobre Matéria, contida na página 86 do livro Inspire Ciências. |
Com o
auxílio do livro Inspire Ciências, página 86 Analise o primeiro parágrafo
dessa página e faça uma ilustração seguindo as informações dele. Use sua
criatividade e faça um desenho que represente um átomo. |
Estudar
sobre Modelos Atômicos, bem como, seus primeiros tipos atômicos, através da página
87 do Livro Inspire Ciências 9º ano. |
Atividade
3 Tema:
Modelos Atômicos |
Sistematização
do Conteúdo Tema: Estrutura do Átomo |
Atividade 4 Tema: Estrutura do Átomo |
Sistematização do Conteúdo Tema: Elemento Químico e
Classificação |
De acordo com as informações contida na página 87 do livro
Inspire Ciências, faça um resumo apontando a trajetória do pesquisador de
destaque sobre os átomos, John Dalton. |
ESTUDAR sobre Eletrosfera em camadas, de acordo com a
página 92 do livro Inspire Ciências. |
Realizar a atividade da página 93 do livro Inspire
Ciências, números: 1,4 e 5 Perguntas e respostas. |
Estudar
sobre: ÁTOMOS E
ELEMENTOS QUÍMICOS, apresentados nas páginas 94 a 101. |
Atividade
6 Tema:
Classificação dos Elementos químicos |
Mão
na Massa Tema:
Modelos Atômicos |
Atividade 7 complementar Tema: A
Química |
OBSERVAÇÕES |
Realizar a atividade da página 102 do livro Inspire
Ciências, números: 1,2 e 3. Perguntas e respostas |
Representar no caderno, utilizando desenhos os três
modelos atômicos: Dalton, Thomson e Rutherford – Bohr. |
Leitura e interpretação do texto: Origens da Química Páginas 116 e 117 do livro Inspire Ciências, em seguida
faça as reflexões 1,2,3 e 4 da página 117. |
Utilizar o
caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho
contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário