2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
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Subtema: A química em nossa vida |
Unidade
Temática: Matéria e Energia |
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Objetos de
Conhecimento: Fenômenos Físicos e Químicos. Matéria, estados físicos da matéria e propriedades
da matéria. |
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Ano:
9º Período: 07 a 19/04 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar
essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. (EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstram as
transformações químicas. (EF06CI03BA) Analisar,
registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as
transformações químicas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Investigar
transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que
tais mudanças são transformações químicas; Compreender o conceito de
fenômeno. Diferenciar fenômenos físicos de químicos. Demonstrar como os
princípios da química estão presentes em suas vidas diárias, desde a
preparação de alimentos até a limpeza da casa, a produção de energia e o
funcionamento de dispositivos eletrônicos. Analisar o papel da química na
saúde e medicina. Compreender
os três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) e suas
características. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Origem da Química Etapa 01: Levantamento de conhecimentos Prévios (10min) Levante os
conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: -
Qual a
importância da Química para nossas vidas? -
Como seria a vida da humanidade/ sociedade
sem a Química no cotidiano? Etapa 02:Aprofundando no Tema (25min) A Química está presente em atividades
humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam
vidro em 4000 a.c., os
gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram
a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para
Química ao longo dos séculos. Após
abordar sobre a Origem da Química, solicite que os alunos façam a leitura
compartilhada do artigo “Química para
um mundo melhor” disponível no link a seguir. https://www.scielo.br/j/qn/a/5RhfpdSdN4TM6FRtsRZ7vRn/?format=pdf&lang=pt Após a
leitura faça a discussão acerca do que foi lido, aproveite o momento para
trazer esclarecimentos de modo que não reste dúvidas. Etapa 03:Verificando a Aprendizagem (15 min) Solicite
aos alunos que copiem e respondam as questões a seguir em seu caderno. 1- Qual a
importância da Química para nossas vidas? Indique algumas contribuições desta
ciência para o aumento da qualidade de vida? 2- Como
seria a vida da humanidade/ sociedade sem a Química no cotidiano? 3- Baseado
no que foi visto até aqui, escreva um pouco sobre a seguinte questão: como a
ciência influencia a tecnologia. Caso não
haja tempo suficiente para a conclusão da atividade em sala, deixar que
terminem em casa. AULA 02 Tema: A química em nosso dia-a-dia Etapa 04: Correção de Atividade (10 min) Utilizar
esse momento para corrigir a atividade da aula anterior etapa 03. Aproveitar
o momento para dirimir possíveis dúvidas apresentadas e acrescentar mais
informações que ficaram ausentes durante a discussão do texto. Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios I (10 min) Quando
você pensa em produto químico e substância química…O que lhe vem à cabeça?
Geralmente esses termos estão relacionados a coisas boas ou ruins? Observação:
Utilizar a página 30 do livro “A conquista”, Ciências 9º ano como suporte. Etapa 06: Desfazendo Equívocos (20 min) Divida
a sala em grupos, em seguida entregue aos estudantes rótulos de produtos, pode levar também algumas
reportagens ou propagandas que contenham frases equivocadas a respeito da
Química, como as mostradas abaixo: Solicite
aos estudantes que leiam as frases em evidência, escrevam-nas no caderno e
tentem explicar qual é o equívoco existente nessas propagandas. As
frases, nesse caso, são: •
Progressiva sem Química; •
Produto 100% natural; • Livre
de Formol e Química; •
Alisante sem Química; •
Piscinas sem química. Professor, aproveite esse momento para falar um pouco
sobre matéria, deixe claro que todos os constituintes desses produtos são
“matérias”, ou seja, têm massa e ocupam lugar no espaço, e, por isso, todos
são objetos de estudo da Química. De modo que, diferentemente do que se diz no rótulo, são produtos que
envolvem química. Explique também
que normalmente quando se usa o termo “natural”, significa que o material
usado para produzir determinado produto foi extraído da natureza, sem sofrer
intervenção humana, ou não sofreu adição de produtos sintetizados em
laboratório, ou seja, são isentos de produtos artificiais. E não é o caso de não conterem Química, pois tudo ao nosso redor
envolve Química. Outro ponto que o
professor pode abordar é o fato de os produtos chamados de “químicos” serem
considerados como tóxicos, porém isso não é verdade. Pode-se usar o seguinte raciocínio com
os estudantes: existem plantas na natureza
(portanto, “naturais”) que são tóxicas, pois contêm substâncias extremamente
venenosas. E existem também remédios que são produtos sintéticos, mas nem por
isso deixam de trazer benefícios para a população. Etapa 07: Verificando a
Aprendizagem (10 min) Após
discussão, peça que reescrevam os trechos que identificaram o mau uso do
termo, substituindo por palavras mais adequadas, e, assim fazendo com que o
texto fique de acordo com a mensagem que pretende passar. AULA 03 Tema: Fenômenos Físicos e Químicos Etapa 08: Levantamentos de
conhecimentos prévios (15 min) Neste
momento você fará os seguintes
questionamentos: Você
sabe o que são fenômenos? Quais os tipos, e a diferença entre eles? Para
captar a atenção dos estudantes, introduza algumas curiosidades:
Fenômenos são modificações que ocorrem
na matéria. Assim, são exemplos de
fenômenos: a transformação da água em estados físicos diferentes, a queima de
um papel, o amadurecimento de um alimento, a demolição de um prédio, dentre
outros. Etapa 09: Aprofundando
no tema: (35 min) Assista ao
vídeo explicativo abaixo (Transformações físicas e químicas – Ciências de 12’): https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&ab_channel=CanalFutura
Após a
execução do vídeo explicativo, realize uma aula expositiva dialogada,
utilizando o material de apoio abaixo, caso sinta necessidade. Material de apoio ao professor: Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles
podem ser de dois tipos: - Fenômenos químicos são aqueles que, quando ocorrem, provocam a formação de
outras substâncias, uma vez que os elementos químicos se organizam de forma
diferente de como estavam antes. Quando se coloca fogo em um papel, por
exemplo, ele deixa de ser papel e passa a ser somente cinza. - Fenômenos físicos são aqueles que não
provocam a transformação de novas substâncias. Quando você rasga um papel,
por exemplo, ele não deixa de ser papel, só muda a sua forma.. ●
Outros exemplos: - Amassar um papel =
fenômeno físico - Ferver água =
fenômeno físico - Formação de
ferrugem = fenômeno químico ●
Curiosidade Como a matéria é formada pelo conjunto de elementos químicos, quando
dizemos que algo tem “muita química”, não estamos dizendo nenhuma novidade,
já que tudo possui uma natureza química Atividades disponível
no link: https://drive.google.com/file/d/1sZLC82BPfs-c9G8ZJfXraoCkwFeAjnRs/view?usp=drive_link
AULA 04 Tema: Fenômenos Físicos e Químicos
Etapa 10: Mão na massa – Parte I
(20min) Essa
aula deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola. Os
alunos deverão ser organizados em grupos e cada grupo deverá receber o
roteiro da aula previamente elaborada pelo professor, solicitar que anotem
questionamentos feitos no experimento e em seguida elaborar um pequeno
relatório baseado na observação do experimento. Material: ●
palha de
aço ●
clipe de
metal ●
água
sanitária ●
frasco
transparente procedimento: -Adicione
um pedaço de palha de aço em um dos frascos e um clipe em outro frasco. -Cubra
a palha de aço e o clipe com água sanitária. -Aguarde
15 min e anote o que aconteceu com a palha de aço e com o clipe. Etapa 11: Socialização (15min) Utilizar
esse momento para concluir sobre a atividade experimental, aproveite para
fortalecer alguns pontos importantes a respeito da temática e sanar possíveis
dúvidas que surgirão. Etapa
12: Reflexão individual (05 min) Por
fim, o professor deve propor que os estudantes façam uma reflexão individual
sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como: “Qual
foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?” e “Quais questões
ainda não foram respondidas?”.
Etapa 13: Verificação da
Aprendizagem/Morto Vivo (10 min) Agora faça a brincadeira do morto vivo com a classe, estabeleça
vivo para fenômenos químicos e morto para físicos. Utilize s exemplos da
apostila “ FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS” disponibilizada via WhatsApp. AULA 05 Tema: Matéria Etapa 14: Levantamento de conhecimentos prévios (10
min) Questão Problematizadora: Do que a
Matéria é feita? Orientações: organize os alunos em semicírculo. Comente com
os estudantes que nas aulas anteriores eles discutiram muito sobre fenômenos
físicos e químicos, são transformações que ocorrem na matéria, em seguida
convide-os a refletir sobre o conceito de matéria. Leia o tema da questão
problema, dê um tempo para surgir hipóteses a respeito, acolha as respostas,
em seguida apresente a imagem abaixo, caso não consiga reproduzir o slide,
apenas discuta. Tempo
sugerido: (5 minutos) Orientações: pergunte se eles já tentaram explicar o que
é matéria e do que ela é composta. Peça para que compartilhem suas
experiências. Você pode usar questões como: 1-
Matéria tem peso? 2-
Matéria tem volume? 3-
Ocupa lugar no espaço? 4-
Ela pode ser dividida? 5-
Os objetos presentes à nossa volta são compostos de matéria? 6-
O que é matéria? 7-
Como a matéria se comporta? 8-
Quais as mudanças que podem ocorrer com a matéria? 9-
Cite os principais estados físicos da matéria, vocês já
estudaram a respeito. 10- Será que a matéria se comporta de forma
diferente, dependendo de seu estado físico? Perscrutar os conhecimentos prévios que os estudantes detêm
sobre o objeto de conhecimento (matéria), como ponto de partida da
aula. Abordaremos as transformações físicas da matéria. A
começar pela transformação da matéria, você pode utilizar o livro A Conquista
Ciências 9º ano, páginas 38 e 39
como material de apoio. Etapa 15: Sistematizando o
Conhecimento (25min) Após ouvir os estudantes na etapa de sondagem de
conhecimento, chegou o momento de sistematizar o conhecimento, tirar dúvidas
e esclarecer os equívocos apresentados. Vamos adentrar no conteúdo
propriamente dito, você pode utilizar como suporte o livro A Conquista
Ciências 9º ano na página 41. Etapa 16: Hora de praticar (10
min) Logo após a explicação dos conceitos, solicitar que os
estudantes façam uma tabela com o nome dos objetos encontrados na sala de
aula e de que materiais são feitos esses objetos. Por exemplo:
Obs.: Neste
momento vale ressaltar que alguns materiais também podem ser objetos, como o
papel e, assim, podem aparecer nas duas colunas. AULA 06 Tema: Estados Físicos da Matéria Etapa 17: Atividade de
Experimentação (20 min) Leve para sala um copo com gelo e um copo com água, peça
que observem os cubos de gelo e o copo com água e respondam em seus cadernos
as questões a seguir: 1.
Por
que a água líquida adquire a forma do copo e o gelo não? 2.
Se
você pudesse enxergar as partículas de água líquida, como elas estariam
organizadas? 3.
E
como estariam organizadas as partículas no gelo? 4.
A
água também pode ser encontrada na forma de vapor. E nesta forma, como
estariam organizadas suas partículas? 5.
Por
que será que existe esta diferença de organização entre os diferentes estados
físicos da água? Etapa 18: Socialização (15 min) Peça
aos estudantes que apresentem suas respostas. Durante a socialização,
introduza também algumas explicações científicas para as respostas dos
estudantes. Etapa 19: Verificando a
Aprendizagem (15 min) Em
seguida, partilhe essa tabela com os estudantes e oralmente, peça para que
eles preencham a tabela respondendo, por exemplo “qual a interação entre as
partículas no estado sólido?” espera-se que eles digam “intensas” ou algum
sinônimo. Faça os questionamentos necessários até o preenchimento da tabela.
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RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X )
Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( ) Outros:
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; (X) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:_________________________________________ |
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