2ª SD Cie 9º Ano 2025

 

      

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS  

 

 

Subtema:  A química em nossa vida                                   

Unidade Temática: Matéria e Energia

 

Objetos de Conhecimento: Fenômenos Físicos e Químicos.  Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.  

 

Ano: 9º                                           Período: 07 a 19/04                                  Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.  (EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstram as transformações químicas. (EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Investigar transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que tais mudanças são transformações químicas; Compreender o conceito de fenômeno. Diferenciar fenômenos físicos de químicos. Demonstrar como os princípios da química estão presentes em suas vidas diárias, desde a preparação de alimentos até a limpeza da casa, a produção de energia e o funcionamento de dispositivos eletrônicos. Analisar o papel da química na saúde e medicina. Compreender os três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) e suas características.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Origem da Química

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos Prévios (10min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões:

-          Qual a importância da Química para nossas vidas?

-           Como seria a vida da humanidade/ sociedade sem a Química no cotidiano?

Etapa 02:Aprofundando no Tema (25min)

A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em  4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c, os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos.

Após abordar sobre a Origem da Química, solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do artigo “Química para um mundo melhor” disponível no link a seguir.

 https://www.scielo.br/j/qn/a/5RhfpdSdN4TM6FRtsRZ7vRn/?format=pdf&lang=pt

Após a leitura faça a discussão acerca do que foi lido, aproveite o momento para trazer esclarecimentos de modo que não reste dúvidas.

Etapa 03:Verificando a Aprendizagem (15 min)

Solicite aos alunos que copiem e respondam as questões a seguir em seu caderno.

1- Qual a importância da Química para nossas vidas? Indique algumas contribuições desta ciência para o aumento da qualidade de vida?

2- Como seria a vida da humanidade/ sociedade sem a Química no cotidiano?

3- Baseado no que foi visto até aqui, escreva um pouco sobre a seguinte questão: como a ciência influencia a tecnologia.

Caso não haja tempo suficiente para a conclusão da atividade em sala, deixar que terminem em casa.

AULA 02

 

Tema: A química em nosso dia-a-dia

 

Etapa 04: Correção de Atividade (10 min)

Utilizar esse momento para corrigir a atividade da aula anterior etapa 03. Aproveitar o momento para dirimir possíveis dúvidas apresentadas e acrescentar mais informações que ficaram ausentes durante a discussão do texto.

 

Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios I (10 min)

 

Quando você pensa em produto químico e substância química…O que lhe vem à cabeça? Geralmente esses termos estão relacionados a coisas boas ou ruins?

 

Observação: Utilizar a página 30 do livro “A conquista”, Ciências 9º ano como suporte.

 

Etapa 06: Desfazendo Equívocos (20 min)

Divida a sala em grupos, em seguida entregue aos estudantes rótulos de produtos, pode levar também algumas reportagens ou propagandas que contenham frases equivocadas a respeito da Química, como as mostradas abaixo:

 

 

Exemplos de propagandas com informações equivocadas sobre a Química.

 

 

 

 

 

 

Exemplos de propagandas com informações equivocadas sobre a Química.

Solicite aos estudantes que leiam as frases em evidência, escrevam-nas no caderno e tentem explicar qual é o equívoco existente nessas propagandas.

As frases, nesse caso, são:

• Progressiva sem Química;

• Produto 100% natural;

• Livre de Formol e Química;

• Alisante sem Química;

• Piscinas sem química.

Professor,  aproveite esse momento para falar um pouco sobre matéria, deixe claro que todos os constituintes desses produtos são “matérias”, ou seja, têm massa e ocupam lugar no espaço, e, por isso, todos são objetos de estudo da Química. De modo que, diferentemente do que se diz no rótulo, são produtos que envolvem química.

Explique também que normalmente quando se usa o termo “natural”, significa que o material usado para produzir determinado produto foi extraído da natureza, sem sofrer intervenção humana, ou não sofreu adição de produtos sintetizados em laboratório, ou seja, são isentos de produtos artificiais. E não é o caso de não conterem Química, pois tudo ao nosso redor envolve Química.

Outro ponto que o professor pode abordar é o fato de os produtos chamados de “químicos” serem considerados como tóxicos, porém isso não é verdade. Pode-se usar o seguinte raciocínio com os estudantes: existem plantas na natureza (portanto, “naturais”) que são tóxicas, pois contêm substâncias extremamente venenosas. E existem também remédios que são produtos sintéticos, mas nem por isso deixam de trazer benefícios para a população.

Etapa 07: Verificando a Aprendizagem (10 min)

Após discussão, peça que reescrevam os trechos que identificaram o mau uso do termo, substituindo por palavras mais adequadas, e, assim fazendo com que o texto fique de acordo com a mensagem que pretende passar. 

 

AULA 03

Tema: Fenômenos Físicos e Químicos

Etapa 08: Levantamentos de conhecimentos prévios (15 min)

 Neste momento você  fará os seguintes questionamentos:

Você sabe o que são fenômenos? Quais os tipos, e a diferença entre eles?

Para captar a atenção dos estudantes, introduza algumas curiosidades:

  • "Vocês sabiam que a queima de uma vela é um exemplo de uma reação química complexa? Durante a queima, a cera é decomposta em vários produtos, incluindo dióxido de carbono, vapor d'água, fuligem e calor."
  • "E o que vocês acham que acontece quando esquentamos o leite? É um fenômeno físico ou químico? Na verdade, é um pouco dos dois! O aquecimento do leite é um fenômeno físico que muda o estado da matéria, mas também pode causar reações químicas que alteram o sabor e a textura do leite, como a caramelização dos açúcares."

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Assim, são exemplos de fenômenos: a transformação da água em estados físicos diferentes, a queima de um papel, o amadurecimento de um alimento, a demolição de um prédio, dentre outros.

 

Etapa 09:  Aprofundando no tema: (35 min)

Assista ao vídeo explicativo abaixo (Transformações físicas e químicas – Ciências de 12’):

 https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&ab_channel=CanalFutura

 

Após a execução do vídeo explicativo, realize uma aula expositiva dialogada, utilizando o material de apoio abaixo, caso sinta necessidade.

Material de apoio ao professor:

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: 

 

- Fenômenos químicos são aqueles que, quando ocorrem, provocam a formação de outras substâncias, uma vez que os elementos químicos se organizam de forma diferente de como estavam antes. Quando se coloca fogo em um papel, por exemplo, ele deixa de ser papel e passa a ser somente cinza.

- Fenômenos físicos são aqueles que não provocam a transformação de novas substâncias. Quando você rasga um papel, por exemplo, ele não deixa de ser papel, só muda a sua forma..

 

       Outros exemplos:

 

- Amassar um papel = fenômeno físico

- Ferver água = fenômeno físico

- Formação de ferrugem = fenômeno químico

 

       Curiosidade

 

Como a matéria é formada pelo conjunto de elementos químicos, quando dizemos que algo tem “muita química”, não estamos dizendo nenhuma novidade, já que tudo possui uma natureza química

 

Atividades disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1sZLC82BPfs-c9G8ZJfXraoCkwFeAjnRs/view?usp=drive_link

 

 

AULA 04

Tema: Fenômenos Físicos e Químicos

 

Etapa 10: Mão na massa – Parte I (20min)

 Essa aula deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola.

Os alunos deverão ser organizados em grupos e cada grupo deverá receber o roteiro da aula previamente elaborada pelo professor, solicitar que anotem questionamentos feitos no experimento e em seguida elaborar um pequeno relatório baseado na observação do experimento.

 

Material:

       palha de aço

       clipe de metal

       água sanitária

       frasco transparente

 

procedimento: 

-Adicione um pedaço de palha de aço em um dos frascos e um clipe em outro frasco.

-Cubra a palha de aço e o clipe com água sanitária.

-Aguarde 15 min e anote o que aconteceu com a palha de aço e com o clipe.

 

Etapa 11: Socialização (15min)

Utilizar esse momento para concluir sobre a atividade experimental, aproveite para fortalecer alguns pontos importantes a respeito da temática e sanar possíveis dúvidas que surgirão.

 

Etapa 12:  Reflexão individual (05 min)

Por fim, o professor deve propor que os estudantes façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como: “Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?” e “Quais questões ainda não foram respondidas?”.

  • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre as respostas para essas perguntas. Depois, o professor pode convidar alguns voluntários para compartilharem suas reflexões com a turma.

 

 

Etapa 13: Verificação da Aprendizagem/Morto Vivo (10 min)

Agora faça a brincadeira do morto vivo com a classe, estabeleça vivo para fenômenos químicos e morto para físicos. Utilize s exemplos da apostila “ FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS”

 disponibilizada via WhatsApp.

 

AULA 05

 

Tema: Matéria

 

Etapa 14:  Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Questão Problematizadora: Do que a Matéria é feita?

Orientações: organize os alunos em semicírculo. Comente com os estudantes que nas aulas anteriores eles discutiram muito sobre fenômenos físicos e químicos, são transformações que ocorrem na matéria, em seguida convide-os a refletir sobre o conceito de matéria. Leia o tema da questão problema, dê um tempo para surgir hipóteses a respeito, acolha as respostas, em seguida apresente a imagem abaixo, caso não consiga reproduzir o slide, apenas discuta.

Contexto

 

Tempo sugerido: (5 minutos)

Orientações: pergunte se eles já tentaram explicar o que é matéria e do que ela é composta. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

 

1-      Matéria tem peso?

2-      Matéria tem volume?

3-      Ocupa lugar no espaço?

4-      Ela pode ser dividida?

5-      Os objetos presentes à nossa volta são compostos de matéria?

6-      O que é matéria?

7-      Como a matéria se comporta?

8-      Quais as mudanças que podem ocorrer com a matéria?

9-      Cite os principais estados físicos da matéria, vocês já estudaram a respeito.

10-  Será que a matéria se comporta de forma diferente, dependendo de seu estado físico?

Perscrutar os conhecimentos prévios que os estudantes detêm sobre o objeto de conhecimento (matéria), como ponto de partida da aula.

Abordaremos as transformações físicas da matéria. A começar pela transformação da matéria, você pode utilizar o livro A Conquista Ciências 9º ano, páginas 38 e 39 como material de apoio.

Etapa 15: Sistematizando o Conhecimento (25min)

Após ouvir os estudantes na etapa de sondagem de conhecimento, chegou o momento de sistematizar o conhecimento, tirar dúvidas e esclarecer os equívocos apresentados. Vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você pode utilizar como suporte o livro A Conquista Ciências 9º ano na página 41.

Etapa 16: Hora de praticar (10 min)

Logo após a explicação dos conceitos, solicitar que os estudantes façam uma tabela com o nome dos objetos encontrados na sala de aula e de que materiais são feitos esses objetos. Por exemplo:

Objeto

Material

Carteira

Madeira

 

 

 

 

Obs.: Neste momento vale ressaltar que alguns materiais também podem ser objetos, como o papel e, assim, podem aparecer nas duas colunas.

AULA 06

Tema: Estados Físicos da Matéria

 

Etapa 17: Atividade de Experimentação (20 min)

Leve para sala um copo com gelo e um copo com água, peça que observem os cubos de gelo e o copo com água e respondam em seus cadernos as questões a seguir:

1.    Por que a água líquida adquire a forma do copo e o gelo não?

2.    Se você pudesse enxergar as partículas de água líquida, como elas estariam organizadas?

3.    E como estariam organizadas as partículas no gelo?

4.    A água também pode ser encontrada na forma de vapor. E nesta forma, como estariam organizadas suas partículas?

5.    Por que será que existe esta diferença de organização entre os diferentes estados físicos da água?

Etapa 18: Socialização (15 min)

Peça aos estudantes que apresentem suas respostas. Durante a socialização, introduza também algumas explicações científicas para as respostas dos estudantes.

 

Etapa 19: Verificando a Aprendizagem (15 min)

 

Em seguida, partilhe essa tabela com os estudantes e oralmente, peça para que eles preencham a tabela respondendo, por exemplo “qual a interação entre as partículas no estado sólido?” espera-se que eles digam “intensas” ou algum sinônimo. Faça os questionamentos necessários até o preenchimento da tabela.

 

 

Estado físico

Interação entre as partículas

Organização das partículas quanto à forma

Sólido

Intensas

Definida

Líquido

Médias

Assume o formato do recipiente.

Gasoso

Fracas

Não tem forma

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;  ( ) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos;

(  ) Outros: __________________________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios;  (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

(  )Outros:_________________________________________

 

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