Tema
Inter curricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. |
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Subtema: A importância do calor para os povos primitivos. |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento:
A
descoberta que mudou a humanidade. Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra, Temperatura,
calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de
equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria; Formas de propagação do calor (condução, convecção e
irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes. |
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Ano: 7º Período: 31/10
a 25/11 Nº de Aulas: 13 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas
de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais
(condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de
funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.)
e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de
combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Analisar e relacionar os processos
de transmissão de calor nos sólidos, líquidos e gases associando tais
processos ao funcionamento de equipamentos do cotidiano dos alunos. Reconhecer
as diferenças entro os materiais e suas capacidades de conduzir, propagar o
calor. Entender a termodinâmica dos elementos e matérias em contato com
diferentes temperaturas. Avaliar avanços questões econômicas e problemas
socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA: ENERGIA, TEMPERATURA E CALOR. ETAPA 01: Para início de conversa (15 minutos) Inicie a aula expondo algumas situações
cotidianas, por exemplo: Uma panela sendo aquecida no fogão, as mãos geladas
durante o inverno, os vidros do ônibus ou do carro embaçados durante uma
chuva e a utilização de cubinhos de gelo para resfriar um suco. Peça que
falem a respeito desses exemplos, explicando o que acham ser temperatura,
calor e sensação térmica. Fica a critério do professor ilustrar esses
exemplos através de imagens ou vídeos prontos na internet ou realizar a
experiência de colocar cubos de gelo em um copo de vidro a fim de visualizar
a transferência de temperatura do gelo para o vidro e fazer questionamentos
aos alunos como: o que aconteceu com o copo? Motivo pelo qual o copo embaçou
e “suou”. O professor pode pedir que os alunos
realizem como experiência para casa e gravem um vídeo explicando o que
aconteceu. ETAPA 02: O Conhecimento e a Prática (25 minutos) Em seguida, inicie a formalização desses
três conceitos, que serão desenvolvidos tendo como eixo um cubo de gelo. Cite
que a matéria é entendida como tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço,
constituída por partículas muito pequenas, “invisíveis” a nossos olhos.
Depois, retorne ao exemplo do cubo de gelo, enfatizando que as partículas que
o formam estão extremamente unidas, com pequenos movimentos de vibração. Peça
que imaginem este mesmo cubo de gelo sendo deixado em uma panela em um fogão
aceso. Solicite que opinem a respeito do que acontece com o gelo à medida que
parte da energia do fogo é transferida para a panela e, em seguida, para a
água. Para ilustrar a reação das moléculas à
mudança da temperatura o professor pode realizar a experiência de derreter um
cubo de gelo em uma frigideira e questionar os alunos o que na concepção
deles aconteceu com as moléculas de água do cubo de gelo. Nessa hora
direcioná-los ao entendimento que sob efeito da alta temperatura as moléculas
de água esquentam, se agitam e se afastam fazendo a água em estado sólido
passar ao estado liquido e continuariam se agitando e afastando até passar do
liquido para o gasoso se a temperatura continuasse a subir. Dessa
perspectiva, questionar aos alunos o que aconteceria com as moléculas de água
se o contrário fosse feito. ETAPA 03: Complementando o
Conhecimento (10 minutos) Novamente direcioná-los ao entendimento do
comportamento das moléculas de água na solidificação. Vídeo que ilustra o
comportamento das moléculas: https://www.youtube.com/watch?v=q0qaP88aVJI AULA 02 TEMA: ENERGIA, TEMPERATURA E CALOR. ETAPA 04:
Aula expositiva (30 minutos) Utilize o livro
didático Inspire Ciências 7º ano, página 208 a 210 como apoio ao professor e
compartilhamento das imagens durante a explicação, se preferir poderá
ilustrar a explicação com slides. ETAPA 05:
Verificação da Aprendizagem (20 minutos) Resolução
das atividades 1 a 5 da página 212. AULA 03 TEMA: TEMPERATURA E SENSAÇÃO
TÉRMICA ETAPA 06: Correção
e Revisão (15 minutos) Inicie
a aula retomando e corrigindo as atividades da etapa anterior. ETAPA 07: Aula
Expositiva Dialogada (20 minutos) Indague os alunos se os termos temperatura e
sensação térmica tem o mesmo significado, acolha as respostas, em seguida
proponha a seguinte atividade prática: Preparar três bacias idênticas, uma
com água quente (do chuveiro), outra com água morna e a terceira com água
gelada, sem identificação. Pedir aos estudantes que se voluntarie para a
demonstração. Orientá-los a colocar uma das mãos no recipiente de água gelada
e dizer qual sensação térmica lhe é provocada (frio). Mantendo essa mão mergulhada, ele deverá
colocar a outra mão no recipiente de água quente e relatar novamente a
sensação térmica que esse líquido lhe proporciona (quente). Em seguida, ele
deverá mergulhar as duas mãos, ao mesmo tempo, no recipiente de água morna e
relatar o que sente. Conclusão: Quando tiramos a mão da água quente e a
colocamos na água morna, a água morna parece fria. De maneira equivalente,
quando tiramos a mão da água gelada e a colocamos na água morna, a água morna
parece quente. Devido a isso, as mãos do aluno vão transmitir sensações
térmicas diferentes, e ele terá a impressão de que o líquido está em duas
temperaturas diferentes. Conversar com os alunos sobre esse fato, explicando
que esse é um dos motivos que faz a sensação térmica não ser um instrumento
confiável para se saber a temperatura de um corpo. Você pode também retomar a explicação sobre
a movimentação das partículas nos diferentes estados da matéria, comentando
que, em um mesmo estado de agregação, a agitação das partículas aumenta
conforme sua temperatura aumenta. Em um copo de água a 10 °C, por exemplo, a
agitação térmica das partículas é menor que no mesmo copo a 90 °C. Aborde um
pouco mais sobre o objeto em estudo com base no Livro Didático Inspire
Ciências 7º página 213 até ficar claro a diferença entre os termos citados no
início da etapa. ETAPA 08: Clareando as ideias (5 minutos) Utilize
o vídeo disponível no link a seguir para esclarecimento do objeto de
conhecimento em estudo. https://www.youtube.com/watch?v=IZ9HYzkRXb8 ETAPA 09: Hora do Game (10 min) Após
a apreciação do vídeo da etapa 8, convide os estudantes a brincarem com
temperatura e calor a partir do game disponível no link abaixo: https://wordwall.net/pt/resource/11413224/temperatura-e-calor AULA 04 TEMA: ESCALAS TERMOMÉTRICAS ETAPA 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10
minutos) Perguntar aos estudantes se eles compreendem
o que diferencia uma escala relativa de uma escala absoluta. Comentar que,
quando apresentou sua escala relativa de temperatura para a Academia Real das
Ciências na Suécia, Anders Celsius empregava a escala de maneira inversa à
que usamos hoje: ele adotava zero para o ponto de ebulição e 100 para o ponto
de congelamento de água. ETAPA 11: Aula Expositiva
Dialogada (30 minutos) Explore bastante o objeto de conhecimento em
estudo, procurando deixa-lo de forma bastante clara, afim de sanar todas as
dúvidas possíveis, para tanto, permita que os alunos participem,
principalmente com questionamentos. Utilize como suporte o livro didático Inspire
Ciências páginas 214 a 217. Assista
o vídeo disponível no link abaixo sobre os tipos de escalas: https://youtu.be/z1XAWulHt-Y para facilitar a compreensão. ETAPA 12: Verificação
da Aprendizagem (10 minutos) Oriente
os alunos na realização da atividade da página 215 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.
Caso não dê tempo de concluir em sala, peça que terminem a atividade em casa. AULA 05 TEMA: DENSIDADE. ETAPA 13: Correção da Atividade (15 minutos) Realize
a correção da atividade da página 215, aproveite para revisar o objeto de
conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas. ETAPA 14: Para início de
conversa (10 minutos) Comece a aula explicando aos estudantes que
na linguagem cotidiana, geralmente dizemos que um material é mais pesado que
outro quando, na realidade, estamos nos referindo à densidade dele. Apresente
aos estudantes algumas frases para que eles avaliem se a propriedade em
questão é o peso ou a densidade. Por exemplo: “O chumbo é mais pesado que o
alumínio” (densidade); “Esta mesa é muito pesada para uma pessoa carregar”
(peso); “A madeira boia porque é mais leve que a água” (densidade). ETAPA 15: Aprofundando no tema (20 minutos) Faça a leitura compartilhada das páginas 218
a 220. Auxilie os alunos na interpretação da tabela. A compreensão da unidade
de medida centímetro cúbico da tabela poderá ser trabalhada por meio de um
dado de seis lados com aproximadamente 1 cm de lado. Se possível, levá-lo
para a sala de aula. Comentar que os valores na tabela se referem à massa de
uma amostra de um material com o mesmo volume do dado: 1 cm3. Tenha bastante calma nessa etapa,
comente a leitura com explicações, para tornar o entendimento mais claro. ETAPA 16: Verificação
da Aprendizagem (05 minutos) ·
Pedir que faça, como atividade para casa os
itens 1,2,3,4 e 5 da atividade da página 220 do livro Inspire Ciências 7º ano. ·
Pedir que leve para a escola os materiais
necessários (Três copos transparentes, corante alimentício e 3 colheres pequenas)
para a execução do experimento proposto para a próxima aula. AULA 06 TEMA: MATÉRIA EM MOVIMENTO ETAPA 17: Correção da atividade (20 minutos) Realize
a correção da atividade da página 220, aproveite para revisar o objeto de
conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas. ETAPA 18: MÃO NA MASSA (30
minutos) Investigando
a agitação das partículas a partir do experimento abaixo. Obs: Nessa
etapa, o professor deverá estar de posse do material do experimento, para
utilizar caso os alunos não levem. EXPERIMENTO Quando pingamos um corante em um copo com
água, sem agitar a mistura, as partículas do corante chocam-se com as da água
continuamente, colorindo toda a água. Sabendo disso responda: *A temperatura da água pode interferir na velocidade
com que o corante se espalha nela? Por quê? Material *Três
copos transparentes *Corante
alimentício *3
colheres pequenas Procedimento 1.
Encha um copo com água à temperatura ambiente, outro com água gelada e o
terceiro com água morna. 2. Em
cada colher, acrescente em 5 gotas de corante. 3.
Com cuidado para não agitar água dos copos, virem o conteúdo das colheres
sobre a água dos três copos ao mesmo tempo. 4.
Observe o corante se espalhar pela água. Reflexões 1. A
previsão que vocês fizeram antes do experimento se confirmou? AULA 07 TEMA: FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR ETAPA 19: Levantamento de
conhecimentos prévios (20 minutos) Inicie a aula
solicitando que cada estudante escolha uma das questões problematizadoras
descritas a seguir; peça que reflita sobre ela e proponha uma hipótese para
explicá-la. Assim será possível analisar os conhecimentos prévios da turma. ·
QUESTÃO 1 -
Se pisarmos descalços em um piso cerâmico e depois em um tapete, a sensação é
a de que o piso está mais frio que o tapete. A mesma sensação pode ser
sentida se tocamos com uma das mãos o tampo de madeira da mesa escolar e com
a outra uma de suas partes metálicas. No entanto, nas duas situações
descritas os objetos se encontram em equilíbrio térmico (mesma temperatura),
como podemos explicar a diferença de sensação térmica? ·
QUESTÃO 2 -
Normalmente, as panelas utilizadas para preparar alimentos possuem uma base
de metal e cabos de silicone, baquelite ou madeira. Explique por que são
utilizados materiais diferentes nas partes que compõem esse utensílio
doméstico. ·
QUESTÃO 3 - Você já notou que em dias frios os pássaros ficam
com as penas eriçadas (arrepiadas). Por que esse comportamento traz conforto
térmico para as aves? (Reserve
um tempo para que os estudantes formulem suas hipóteses). ETAPA 20: Solucionando o problema
(25 minutos) Inicie este momento ouvindo
alguns estudantes sobre as questões problematizadoras escolhidas e as
hipóteses formuladas por eles para explicar cada uma. A seguir, finalize a discussão sistematizando os principais
conceitos das situações descritas, considerando as hipóteses dos estudantes.
Explique que o fato de termos sensações térmicas diferentes quando tocamos
materiais diferentes, mesmo que estejam em equilíbrio térmico com o ambiente,
se deve à diferença de condutibilidade térmica entre eles. Assim, ao tocar o
metal da carteira escolar sentimos a mão ser resfriada, pois a alta
condutibilidade térmica desse material faz com que ele retire calor do nosso
corpo mais rápido. Ao contrário da madeira presente na mesma carteira, que
tem baixa condutibilidade térmica e, portanto, a transferência de calor é
mais lenta. Os princípios de
transmissão de calor explicam por que diferentes materiais são utilizados na
fabricação de panelas. A parte que ficará em contato com o fogo é fabricada
com materiais que são bons condutores térmicos, para aquecer rapidamente e
assim cozer os alimentos. Já as partes externas, como cabos e pegadores, são
feitas de material isolante para evitar que as mãos das pessoas que as
manuseiam se queimem. Explique que as
aves ao eriçarem as penas, o que permite que o ar fique alojado entre elas e
crie uma “barreira térmica”, diminuindo a perda de calor do corpo para o
ambiente. ETAPA 21: Hora da Pesquisa (05
minutos) Orientar os estudantes para a realização
da ATIVIDADE PARA CASA. Solicite que pesquisem o que é condutibilidade
térmica. AULA 08 TEMA: FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE
CALOR – CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO ETAPA 22: Socialização (10
minutos) Socializar a pesquisa solicitada aos estudantes na
etapa anterior. ETAPA 23: Sistematização do
Conteúdo (30 minutos) ·
Exposição do conteúdo sobre Condução Térmica,
Convecção e Irradiação descrito nas páginas 221 a 224 do livro didático “Inspire Ciências”. ·
Visualização do vídeo disponível a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ecYI7GUVKPM&t=108s ETAPA 24: Verificação da
Aprendizagem (10 minutos) Oriente
os alunos na realização da atividade da página 229, itens 1 e 2, do livro didático Inspire
Ciências 7º ano. Caso não dê tempo de concluir em sala, peça que terminem a
atividade em casa. AULA 09 TEMA: APLICAÇÕES DA
PROPAGAÇÃO DE CALOR ETAPA 25:
Correção oral da atividade proposta na etapa anterior. (10 minutos) ETAPA 26: Aprofundando no
tema: (10 minutos)
Analisar e relacionar os processos de transmissão de calor nos sólidos,
líquidos e gases associando tais processos ao funcionamento de equipamentos
do cotidiano dos alunos. Para isso, relembre-os das formas de propagação; Peça
para darem exemplos de objetos e utensílios do cotidiano que nos auxiliam a
potencializar, manter ou dissipar temperaturas. ETAPA 27: (20 minutos) Após esse momento, utilize as páginas 225 a 227 do livro Inspire
Ciências do 7º ano para ilustrar e aprofundar os conhecimentos sobre itens de
propagação do calor; faça a leitura compartilhada e discuta o assunto. ETAPA 28: Solicitar aos
estudantes que tragam, na próxima aula, o material necessário para a
construção da garrafa térmica. (Em grupos) AULA 10 TEMA:
CONSERVANDO A TEMPERATURA ETAPA
29: Mão na massa - Construção de uma garrafa térmica (50 min) Manual de Construção da Garrafa Térmica
Caseira Que tipos de materiais você usaria para
construir a sua garrafa? Dicas: ●
Lembre que a garrafa térmica deve manter a temperatura (isolar o calor); ● Pense em materiais que estejam em sua
casa; ● Que possam ser encontrados em uma
papelaria; ● Em supermercados; ● Bancas de jornais. Orientações: 1º Passo -
Comece a elaborar o seu projeto, listando (organizadamente) em uma folha, os
materiais que irá utilizar na construção de sua garrafa térmica, analisando
se os materiais são de baixo custo, e principalmente, isolantes térmicos. 2º Passo - Após
listar os materiais, desenhe um esboço de sua garrafa térmica, indicando, com
detalhes onde cada material será inserido no processo de construção do
projeto. 3º Passo -
Descreva, com detalhes, como será feita a montagem da sua garrafa térmica, ou
seja, como será feito o passo a passo (metodologia). 4º Passo - A
partir dos passos anteriores, inicie o processo de construção de sua garrafa.
Vídeo
auxiliador: https://www.youtube.com/watch?v=JqJcKtNS1zM&ab_channel=ManualdoMundo Questões para
auxiliar no desenvolvimento do trabalho: 1. Que tipo de
garrafa você irá usar? Os grupos deverão decidir se usarão garrafas de
plástico e/ou vidro (preferencialmente plástico para evitar acidentes) 2. Qual material
irá refletir o calor para a garrafa? Lembrem-se do processo de construção do
forno solar caseiro, onde foram utilizadas folhas de alumínio para refletir o
calor. Que outro material poderia ser utilizado? 3. Quais materiais serão utilizados para o
revestimento externo? Utilizem dos conhecimentos construídos na aula
anterior, sobre materiais condutores e isolantes, reveja a tabela mostrando
os principais materiais isolantes térmicos (plástico, isopor, papelão, lã,
algodão, cerâmica, penugem etc.) Atenção: deve-se
fazer também o registro da temperatura do líquido nas duas garrafas assim que
iniciar a atividade prática, em que a temperatura aferida deve ser a mesma ou
muito próxima dela. O registro deve ser feito em uma tabela como a mostrada a
seguir os estudantes
devem, com base nos dados registrados na tabela, responder às questões
indicadas a seguir. a) A partir de qual horário foi possível
notar variação entre a temperatura da água na garrafa térmica em comparação
com a temperatura da água na garrafa PET comum? b) Quanto tempo demorou para a temperatura
na água da garrafa térmica se igualar à temperatura da água na garrafa PET
comum? AULA 11 TEMA: CONDUTORES TÉRMICOS ETAPA 30: Para início de
conversa: (10 minutos) Leia o título da
aula para os alunos e faça as seguintes perguntas: Vocês entenderam
o título da aula? O que significa
a palavra “térmico”? Auxilie
os alunos a relacionarem a palavra “térmico” com calor. Comente sobre sua
etimologia: do grego “ thérme”, que significa “calor”. Esclareça que o
significado da palavra “térmico” não está diretamente relacionada ao
termômetro (esta é uma possível resposta que os alunos podem dar). Apesar de
o significado da palavra “termômetro” estar se referindo à “medida do calor”,
ressalte que o termômetro tem por função medir a temperatura dos corpos (grau
de agitação das partículas), enquanto o calor é a transferência de energia
entre corpos em diferentes temperaturas, como foi estudado na unidade
anterior. Em seguida, finalize com as seguintes perguntas: Você
sabe o que são materiais condutores térmicos? Saberia
dar exemplos deles? E materiais isolantes térmicos? Essa
será a forma de você analisar qual é o nível de conhecimento prévio que os
alunos possuem sobre o tema e o que assimilaram com a experiência proposta na
aula anterior. ETAPA 31: História Quente (20
minutos) Inicie
uma história na qual cada aluno é um participante do Masterchef. Faça a
narrativa da seguinte maneira: Sejam bem-vindos todos os integrantes ao
programa internacional (e universal) do colégio estadual João Paulo Trindade
(exemplo). Na prova de hoje, vocês terão a responsabilidade de ser auxiliares
de cozinha. Para isso, primeiramente, vocês deverão responder algumas perguntas
básicas sobre condutores e isolantes térmicos, além de realizar algumas
atividades. Por isso, prestem bastante atenção na questão! O chefe pede para
que você prepare um delicioso macarrão instantâneo em uma panela de alumínio.
Após dois minutos, é preciso mexer o macarrão com uma colher, para deixá-lo
soltinho na água fervente. Em sua gaveta existem três tipos de colheres (aço
inox, plástico e madeira). Você acaba escolhendo a colher mais bonita entre
as três, com o intuito de impressionar o Chefe. No entanto, após servir o
macarrão no prato, você acaba deixando a colher na panela quente por alguns
minutos. Ao pegar a colher, você acaba ganhando uma pequena queimadura, pois
a colher estava muito quente. Dessa forma, você ficou incapacitado de
realizar as outras provas e foi desqualificado. Pergunte
qual colher cada aluno escolheria para evitar a queimadura e continuar no
programa Masterchef. Os mesmos devem mencionar que durante a realização das
experiências foi constatado que os materiais compostos por metais (ferro,
alumínio e aço inox) possuem maior condutibilidade térmica em relação à
madeira e ao plástico (ou silicone). Ou seja, a transferência de calor entre
esses materiais e outros corpos ocorrem com maior facilidade, rapidez e
eficiência, devido à sua alta condutibilidade térmica. Esta é uma das
principais características dos metais, que são utilizados em equipamentos
eletrônicos, processadores, microchips, celulares etc. Dessa forma, para
evitar a queimadura, os alunos devem escolher a colher de madeira ou a de
plástico (ou silicone) para cozinhar. ETAPA 32: Sistematizando o
Conhecimento (20 minutos) Em
seguida, projete o slide ou escreva a tabela no quadro, para que os alunos
classifiquem os materiais estudados nesta aula em condutores ou isolantes
térmicos. Sendo a ordem a seguinte: Madeira (parte da mesa) - Isolante Ferro
(parte da mesa) - Condutor Alumínio ou aço inox (bandeja) - Condutor Plástico
(bandeja) - Isolante Aço inox (colher) - Condutor Madeira (colher) - Isolante
Plástico ou silicone (colher) – Isolante AULA
12 TEMA: MÁQUINAS TÉRMICAS ETAPA 33: Para início de conversa (10 minutos) Vocês sabem o que são máquinas térmicas? (Espere as respostas). Em seguida diga aos alunos que Máquinas térmicas são dispositivos
capazes de transformar energia térmica em trabalho mecânico. Os motores de
combustão interna, como aqueles que movem os automóveis, são exemplos de
máquinas térmicas e que veremos os usos de diferentes tipos de Combustível. ETAPA 34: Aprofundando no tema (25 minutos) Utilize o livro didático Inspire Ciências do 7° ano páginas
230,231,232 e 233 como suporte para uma aula expositiva dialogada, permita a
participação dos alunos, motive-os a participar. Para entender melhor assistam o vídeo sobre Máquinas térmicas e a
revolução industrial. ETAPA 35: Verificação da Aprendizagem (15 minutos) ·
Fazer atividades 1,2
e 3 do livro didático Inspire Ciências 7° ano página 236. ·
Fazer uma pesquisa
no caderno sobre a Revolução Industrial.
AULA 13 TEMA: COMBUSTÍVEIS ETAPA 36: Socializando
o Conhecimento (15 minutos) Retomar as questões propostas como
atividade para casa através da correção, bem como a discussão da pesquisa
sobre Revolução Industrial. ETAPA 37: Levantamento de
conhecimentos prévios (10 minutos) Levantar conhecimentos prévios dos alunos, a partir dos
questionamentos abaixo: 1-Quais são os tipos de combustíveis? 2-Qual o primeiro combustível a ser usado pelo homem? 3-Qual a origem da relação do ser humano com o fogo? ETAPA 38: Desenvolvimento do
tema (20 minutos) ·
Explorar o conteúdo disponível nas páginas 234 e 235
do Livro Didático a partir de explicação e indagações pelos alunos. ·
Realizar a leitura e
discussão do texto da página 240. ETAPA 39: Verificação da Aprendizagem (05 minutos) Peça para fazer as atividades de Reflexões 1,2,3,4 e 5 da página 241 do livro didático
Inspire Ciências 7° ano. Retomar na próxima sequência. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Amélia, Isabel, Elzinha, Lana e Márcia Direcionamento,
colaboração e revisão:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (212, 215, 220, 229, 236, 237, 240, 241) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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