10ª SD 7º ano Cie 2022

 

                                                   10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Subtema: A importância do calor para os povos primitivos.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: A descoberta que mudou a humanidade. Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra, Temperatura, calor, calor específico e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico, mudanças de estados físicos da matéria; Formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes.

Ano:                                          Período: 31/10 a 25/11                    Nº de Aulas: 13

HABILIDADES

(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar e relacionar os processos de transmissão de calor nos sólidos, líquidos e gases associando tais processos ao funcionamento de equipamentos do cotidiano dos alunos. Reconhecer as diferenças entro os materiais e suas capacidades de conduzir, propagar o calor. Entender a termodinâmica dos elementos e matérias em contato com diferentes temperaturas. Avaliar avanços questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: ENERGIA, TEMPERATURA E CALOR.

ETAPA 01: Para início de conversa (15 minutos)

Inicie a aula expondo algumas situações cotidianas, por exemplo: Uma panela sendo aquecida no fogão, as mãos geladas durante o inverno, os vidros do ônibus ou do carro embaçados durante uma chuva e a utilização de cubinhos de gelo para resfriar um suco. Peça que falem a respeito desses exemplos, explicando o que acham ser temperatura, calor e sensação térmica.

Fica a critério do professor ilustrar esses exemplos através de imagens ou vídeos prontos na internet ou realizar a experiência de colocar cubos de gelo em um copo de vidro a fim de visualizar a transferência de temperatura do gelo para o vidro e fazer questionamentos aos alunos como: o que aconteceu com o copo? Motivo pelo qual o copo embaçou e “suou”.

O professor pode pedir que os alunos realizem como experiência para casa e gravem um vídeo explicando o que aconteceu.

ETAPA 02: O Conhecimento e a Prática (25 minutos)

Em seguida, inicie a formalização desses três conceitos, que serão desenvolvidos tendo como eixo um cubo de gelo. Cite que a matéria é entendida como tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço, constituída por partículas muito pequenas, “invisíveis” a nossos olhos. Depois, retorne ao exemplo do cubo de gelo, enfatizando que as partículas que o formam estão extremamente unidas, com pequenos movimentos de vibração. Peça que imaginem este mesmo cubo de gelo sendo deixado em uma panela em um fogão aceso. Solicite que opinem a respeito do que acontece com o gelo à medida que parte da energia do fogo é transferida para a panela e, em seguida, para a água.

Para ilustrar a reação das moléculas à mudança da temperatura o professor pode realizar a experiência de derreter um cubo de gelo em uma frigideira e questionar os alunos o que na concepção deles aconteceu com as moléculas de água do cubo de gelo. Nessa hora direcioná-los ao entendimento que sob efeito da alta temperatura as moléculas de água esquentam, se agitam e se afastam fazendo a água em estado sólido passar ao estado liquido e continuariam se agitando e afastando até passar do liquido para o gasoso se a temperatura continuasse a subir. Dessa perspectiva, questionar aos alunos o que aconteceria com as moléculas de água se o contrário fosse feito. 

ETAPA 03: Complementando o Conhecimento (10 minutos)

Novamente direcioná-los ao entendimento do comportamento das moléculas de água na solidificação. Vídeo que ilustra o comportamento das moléculas:  https://www.youtube.com/watch?v=q0qaP88aVJI

AULA 02

TEMA: ENERGIA, TEMPERATURA E CALOR.

ETAPA 04: Aula expositiva (30 minutos)

Utilize o livro didático Inspire Ciências 7º ano, página 208 a 210 como apoio ao professor e compartilhamento das imagens durante a explicação, se preferir poderá ilustrar a explicação com slides.

ETAPA 05: Verificação da Aprendizagem (20 minutos)

Resolução das atividades 1 a 5 da página 212.

AULA 03

TEMA: TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA

ETAPA 06: Correção e Revisão (15 minutos)

Inicie a aula retomando e corrigindo as atividades da etapa anterior.

ETAPA 07: Aula Expositiva Dialogada (20 minutos)

Indague os alunos se os termos temperatura e sensação térmica tem o mesmo significado, acolha as respostas, em seguida proponha a seguinte atividade prática: Preparar três bacias idênticas, uma com água quente (do chuveiro), outra com água morna e a terceira com água gelada, sem identificação. Pedir aos estudantes que se voluntarie para a demonstração. Orientá-los a colocar uma das mãos no recipiente de água gelada e dizer qual sensação térmica lhe é provocada (frio).

Mantendo essa mão mergulhada, ele deverá colocar a outra mão no recipiente de água quente e relatar novamente a sensação térmica que esse líquido lhe proporciona (quente). Em seguida, ele deverá mergulhar as duas mãos, ao mesmo tempo, no recipiente de água morna e relatar o que sente. Conclusão: Quando tiramos a mão da água quente e a colocamos na água morna, a água morna parece fria. De maneira equivalente, quando tiramos a mão da água gelada e a colocamos na água morna, a água morna parece quente. Devido a isso, as mãos do aluno vão transmitir sensações térmicas diferentes, e ele terá a impressão de que o líquido está em duas temperaturas diferentes. Conversar com os alunos sobre esse fato, explicando que esse é um dos motivos que faz a sensação térmica não ser um instrumento confiável para se saber a temperatura de um corpo.

Você pode também retomar a explicação sobre a movimentação das partículas nos diferentes estados da matéria, comentando que, em um mesmo estado de agregação, a agitação das partículas aumenta conforme sua temperatura aumenta. Em um copo de água a 10 °C, por exemplo, a agitação térmica das partículas é menor que no mesmo copo a 90 °C. Aborde um pouco mais sobre o objeto em estudo com base no Livro Didático Inspire Ciências 7º página 213 até ficar claro a diferença entre os termos citados no início da etapa.

ETAPA 08: Clareando as ideias (5 minutos)

Utilize o vídeo disponível no link a seguir para esclarecimento do objeto de conhecimento em estudo. https://www.youtube.com/watch?v=IZ9HYzkRXb8

ETAPA 09: Hora do Game (10 min)

Após a apreciação do vídeo da etapa 8, convide os estudantes a brincarem com temperatura e calor a partir do game disponível no link abaixo:  https://wordwall.net/pt/resource/11413224/temperatura-e-calor

AULA 04

TEMA: ESCALAS TERMOMÉTRICAS

ETAPA 10:  Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 minutos)

Perguntar aos estudantes se eles compreendem o que diferencia uma escala relativa de uma escala absoluta. Comentar que, quando apresentou sua escala relativa de temperatura para a Academia Real das Ciências na Suécia, Anders Celsius empregava a escala de maneira inversa à que usamos hoje: ele adotava zero para o ponto de ebulição e 100 para o ponto de congelamento de água.

ETAPA 11: Aula Expositiva Dialogada (30 minutos)

Explore bastante o objeto de conhecimento em estudo, procurando deixa-lo de forma bastante clara, afim de sanar todas as dúvidas possíveis, para tanto, permita que os alunos participem, principalmente com questionamentos. Utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências páginas 214 a 217.

Assista o vídeo disponível no link abaixo sobre os tipos de escalas: https://youtu.be/z1XAWulHt-Y  para facilitar a compreensão.

ETAPA 12: Verificação da Aprendizagem (10 minutos)

Oriente os alunos na realização da atividade da página 215 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Caso não dê tempo de concluir em sala, peça que terminem a atividade em casa.

AULA 05

TEMA: DENSIDADE.

ETAPA 13: Correção da Atividade (15 minutos)

Realize a correção da atividade da página 215, aproveite para revisar o objeto de conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas.

ETAPA 14: Para início de conversa (10 minutos)

Comece a aula explicando aos estudantes que na linguagem cotidiana, geralmente dizemos que um material é mais pesado que outro quando, na realidade, estamos nos referindo à densidade dele. Apresente aos estudantes algumas frases para que eles avaliem se a propriedade em questão é o peso ou a densidade. Por exemplo: “O chumbo é mais pesado que o alumínio” (densidade); “Esta mesa é muito pesada para uma pessoa carregar” (peso); “A madeira boia porque é mais leve que a água” (densidade).

ETAPA 15: Aprofundando no tema (20 minutos)

Faça a leitura compartilhada das páginas 218 a 220. Auxilie os alunos na interpretação da tabela. A compreensão da unidade de medida centímetro cúbico da tabela poderá ser trabalhada por meio de um dado de seis lados com aproximadamente 1 cm de lado. Se possível, levá-lo para a sala de aula. Comentar que os valores na tabela se referem à massa de uma amostra de um material com o mesmo volume do dado: 1 cm3.  Tenha bastante calma nessa etapa, comente a leitura com explicações, para tornar o entendimento mais claro.

ETAPA 16: Verificação da Aprendizagem (05 minutos)

·         Pedir que faça, como atividade para casa os itens 1,2,3,4 e 5 da atividade da página 220 do livro Inspire Ciências 7º ano.

·         Pedir que leve para a escola os materiais necessários (Três copos transparentes, corante alimentício e 3 colheres pequenas) para a execução do experimento proposto para a próxima aula.

AULA 06

TEMA: MATÉRIA EM MOVIMENTO

ETAPA 17: Correção da atividade (20 minutos)

Realize a correção da atividade da página 220, aproveite para revisar o objeto de conhecimento em estudo e sanar possíveis dúvidas apresentadas.

ETAPA 18: MÃO NA MASSA (30 minutos)

Investigando a agitação das partículas a partir do experimento abaixo.

Obs: Nessa etapa, o professor deverá estar de posse do material do experimento, para utilizar caso os alunos não levem.

EXPERIMENTO

Quando pingamos um corante em um copo com água, sem agitar a mistura, as partículas do corante chocam-se com as da água continuamente, colorindo toda a água. Sabendo disso responda:

*A temperatura da água pode interferir na velocidade com que o corante se espalha nela? Por quê?

 Material

*Três copos transparentes

*Corante alimentício

*3 colheres pequenas

Procedimento

1. Encha um copo com água à temperatura ambiente, outro com água gelada e o terceiro com água morna.

2. Em cada colher, acrescente em 5 gotas de corante.

3. Com cuidado para não agitar água dos copos, virem o conteúdo das colheres sobre a água dos três copos ao mesmo tempo.

4. Observe o corante se espalhar pela água.

Reflexões

1. A previsão que vocês fizeram antes do experimento se confirmou?

AULA 07

 

TEMA:  FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR

 

ETAPA 19: Levantamento de conhecimentos prévios (20 minutos)

 

Inicie a aula solicitando que cada estudante escolha uma das questões problematizadoras descritas a seguir; peça que reflita sobre ela e proponha uma hipótese para explicá-la. Assim será possível analisar os conhecimentos prévios da turma.

 

·         QUESTÃO 1 - Se pisarmos descalços em um piso cerâmico e depois em um tapete, a sensação é a de que o piso está mais frio que o tapete. A mesma sensação pode ser sentida se tocamos com uma das mãos o tampo de madeira da mesa escolar e com a outra uma de suas partes metálicas. No entanto, nas duas situações descritas os objetos se encontram em equilíbrio térmico (mesma temperatura), como podemos explicar a diferença de sensação térmica?

·         QUESTÃO 2 - Normalmente, as panelas utilizadas para preparar alimentos possuem uma base de metal e cabos de silicone, baquelite ou madeira. Explique por que são utilizados materiais diferentes nas partes que compõem esse utensílio doméstico.

·         QUESTÃO 3 - Você já notou que em dias frios os pássaros ficam com as penas eriçadas (arrepiadas). Por que esse comportamento traz conforto térmico para as aves?

(Reserve um tempo para que os estudantes formulem suas hipóteses).

 

 

ETAPA 20: Solucionando o problema (25 minutos)

Inicie este momento ouvindo alguns estudantes sobre as questões problematizadoras escolhidas e as hipóteses formuladas por eles para explicar cada uma. A seguir, finalize a discussão sistematizando os principais conceitos das situações descritas, considerando as hipóteses dos estudantes. Explique que o fato de termos sensações térmicas diferentes quando tocamos materiais diferentes, mesmo que estejam em equilíbrio térmico com o ambiente, se deve à diferença de condutibilidade térmica entre eles. Assim, ao tocar o metal da carteira escolar sentimos a mão ser resfriada, pois a alta condutibilidade térmica desse material faz com que ele retire calor do nosso corpo mais rápido. Ao contrário da madeira presente na mesma carteira, que tem baixa condutibilidade térmica e, portanto, a transferência de calor é mais lenta.

 

Os princípios de transmissão de calor explicam por que diferentes materiais são utilizados na fabricação de panelas. A parte que ficará em contato com o fogo é fabricada com materiais que são bons condutores térmicos, para aquecer rapidamente e assim cozer os alimentos. Já as partes externas, como cabos e pegadores, são feitas de material isolante para evitar que as mãos das pessoas que as manuseiam se queimem.

Explique que as aves ao eriçarem as penas, o que permite que o ar fique alojado entre elas e crie uma “barreira térmica”, diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente.

 

ETAPA 21: Hora da Pesquisa (05 minutos)

Orientar os estudantes para a realização da ATIVIDADE PARA CASA. Solicite que pesquisem o que é condutibilidade térmica.

AULA 08

 

TEMA: FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR – CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO

 

ETAPA 22: Socialização (10 minutos)

Socializar a pesquisa solicitada aos estudantes na etapa anterior.

 

ETAPA 23: Sistematização do Conteúdo (30 minutos)

·         Exposição do conteúdo sobre Condução Térmica, Convecção e Irradiação descrito nas páginas 221 a 224 do livro didático “Inspire Ciências”.

·         Visualização do vídeo disponível a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ecYI7GUVKPM&t=108s

 

ETAPA 24: Verificação da Aprendizagem (10 minutos)

Oriente os alunos na realização da atividade da página 229, itens 1 e 2, do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Caso não dê tempo de concluir em sala, peça que terminem a atividade em casa.

 

AULA 09

 

TEMA: APLICAÇÕES DA PROPAGAÇÃO DE CALOR

 

ETAPA 25: Correção oral da atividade proposta na etapa anterior. (10 minutos)

 

ETAPA 26: Aprofundando no tema: (10 minutos) Analisar e relacionar os processos de transmissão de calor nos sólidos, líquidos e gases associando tais processos ao funcionamento de equipamentos do cotidiano dos alunos. Para isso, relembre-os das formas de propagação; Peça para darem exemplos de objetos e utensílios do cotidiano que nos auxiliam a potencializar, manter ou dissipar temperaturas.

 

ETAPA 27: (20 minutos) Após esse momento, utilize as páginas 225 a 227 do livro Inspire Ciências do 7º ano para ilustrar e aprofundar os conhecimentos sobre itens de propagação do calor; faça a leitura compartilhada e discuta o assunto.

 

ETAPA 28:  Solicitar aos estudantes que tragam, na próxima aula, o material necessário para a construção da garrafa térmica. (Em grupos)

 

 

AULA 10

 

TEMA: CONSERVANDO A TEMPERATURA

 

ETAPA 29: Mão na massa - Construção de uma garrafa térmica (50 min)

 

Manual de Construção da Garrafa Térmica Caseira

Que tipos de materiais você usaria para construir a sua garrafa? Dicas:

 ● Lembre que a garrafa térmica deve manter a temperatura (isolar o calor);

● Pense em materiais que estejam em sua casa;

● Que possam ser encontrados em uma papelaria;

● Em supermercados;

● Bancas de jornais.

Orientações:

1º Passo - Comece a elaborar o seu projeto, listando (organizadamente) em uma folha, os materiais que irá utilizar na construção de sua garrafa térmica, analisando se os materiais são de baixo custo, e principalmente, isolantes térmicos.

2º Passo - Após listar os materiais, desenhe um esboço de sua garrafa térmica, indicando, com detalhes onde cada material será inserido no processo de construção do projeto.

3º Passo - Descreva, com detalhes, como será feita a montagem da sua garrafa térmica, ou seja, como será feito o passo a passo (metodologia).

4º Passo - A partir dos passos anteriores, inicie o processo de construção de sua garrafa.

Vídeo auxiliador: https://www.youtube.com/watch?v=JqJcKtNS1zM&ab_channel=ManualdoMundo

Questões para auxiliar no desenvolvimento do trabalho:

1. Que tipo de garrafa você irá usar? Os grupos deverão decidir se usarão garrafas de plástico e/ou vidro (preferencialmente plástico para evitar acidentes)

2. Qual material irá refletir o calor para a garrafa? Lembrem-se do processo de construção do forno solar caseiro, onde foram utilizadas folhas de alumínio para refletir o calor. Que outro material poderia ser utilizado?

 3. Quais materiais serão utilizados para o revestimento externo? Utilizem dos conhecimentos construídos na aula anterior, sobre materiais condutores e isolantes, reveja a tabela mostrando os principais materiais isolantes térmicos (plástico, isopor, papelão, lã, algodão, cerâmica, penugem etc.)

 

Atenção: deve-se fazer também o registro da temperatura do líquido nas duas garrafas assim que iniciar a atividade prática, em que a temperatura aferida deve ser a mesma ou muito próxima dela. O registro deve ser feito em uma tabela como a mostrada a seguir

os estudantes devem, com base nos dados registrados na tabela, responder às questões indicadas a seguir.

 

 a) A partir de qual horário foi possível notar variação entre a temperatura da água na garrafa térmica em comparação com a temperatura da água na garrafa PET comum?

 b) Quanto tempo demorou para a temperatura na água da garrafa térmica se igualar à temperatura da água na garrafa PET comum?

 

AULA 11

 

TEMA: CONDUTORES TÉRMICOS

 

ETAPA 30: Para início de conversa: (10 minutos)

Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

Vocês entenderam o título da aula?

O que significa a palavra “térmico”?

Auxilie os alunos a relacionarem a palavra “térmico” com calor. Comente sobre sua etimologia: do grego “ thérme”, que significa “calor”. Esclareça que o significado da palavra “térmico” não está diretamente relacionada ao termômetro (esta é uma possível resposta que os alunos podem dar). Apesar de o significado da palavra “termômetro” estar se referindo à “medida do calor”, ressalte que o termômetro tem por função medir a temperatura dos corpos (grau de agitação das partículas), enquanto o calor é a transferência de energia entre corpos em diferentes temperaturas, como foi estudado na unidade anterior. Em seguida, finalize com as seguintes perguntas:

Você sabe o que são materiais condutores térmicos?

Saberia dar exemplos deles? E materiais isolantes térmicos?

Essa será a forma de você analisar qual é o nível de conhecimento prévio que os alunos possuem sobre o tema e o que assimilaram com a experiência proposta na aula anterior.

 

ETAPA 31: História Quente (20 minutos) 

Inicie uma história na qual cada aluno é um participante do Masterchef. Faça a narrativa da seguinte maneira: Sejam bem-vindos todos os integrantes ao programa internacional (e universal) do colégio estadual João Paulo Trindade (exemplo). Na prova de hoje, vocês terão a responsabilidade de ser auxiliares de cozinha. Para isso, primeiramente, vocês deverão responder algumas perguntas básicas sobre condutores e isolantes térmicos, além de realizar algumas atividades. Por isso, prestem bastante atenção na questão! O chefe pede para que você prepare um delicioso macarrão instantâneo em uma panela de alumínio. Após dois minutos, é preciso mexer o macarrão com uma colher, para deixá-lo soltinho na água fervente. Em sua gaveta existem três tipos de colheres (aço inox, plástico e madeira). Você acaba escolhendo a colher mais bonita entre as três, com o intuito de impressionar o Chefe. No entanto, após servir o macarrão no prato, você acaba deixando a colher na panela quente por alguns minutos. Ao pegar a colher, você acaba ganhando uma pequena queimadura, pois a colher estava muito quente. Dessa forma, você ficou incapacitado de realizar as outras provas e foi desqualificado.

Pergunte qual colher cada aluno escolheria para evitar a queimadura e continuar no programa Masterchef. Os mesmos devem mencionar que durante a realização das experiências foi constatado que os materiais compostos por metais (ferro, alumínio e aço inox) possuem maior condutibilidade térmica em relação à madeira e ao plástico (ou silicone). Ou seja, a transferência de calor entre esses materiais e outros corpos ocorrem com maior facilidade, rapidez e eficiência, devido à sua alta condutibilidade térmica. Esta é uma das principais características dos metais, que são utilizados em equipamentos eletrônicos, processadores, microchips, celulares etc. Dessa forma, para evitar a queimadura, os alunos devem escolher a colher de madeira ou a de plástico (ou silicone) para cozinhar.

 

ETAPA 32: Sistematizando o Conhecimento (20 minutos)

Em seguida, projete o slide ou escreva a tabela no quadro, para que os alunos classifiquem os materiais estudados nesta aula em condutores ou isolantes térmicos. Sendo a ordem a seguinte: Madeira (parte da mesa) - Isolante Ferro (parte da mesa) - Condutor Alumínio ou aço inox (bandeja) - Condutor Plástico (bandeja) - Isolante Aço inox (colher) - Condutor Madeira (colher) - Isolante Plástico ou silicone (colher) – Isolante

 

 

AULA 12

 

TEMA: MÁQUINAS TÉRMICAS

 

ETAPA 33: Para início de conversa (10 minutos)

 

Vocês sabem o que são máquinas térmicas? (Espere as respostas).

Em seguida diga aos alunos que Máquinas térmicas são dispositivos capazes de transformar energia térmica em trabalho mecânico. Os motores de combustão interna, como aqueles que movem os automóveis, são exemplos de máquinas térmicas e que veremos os usos de diferentes tipos de Combustível.

 

ETAPA 34: Aprofundando no tema (25 minutos)

Utilize o livro didático Inspire Ciências do 7° ano páginas 230,231,232 e 233 como suporte para uma aula expositiva dialogada, permita a participação dos alunos, motive-os a participar.

Para entender melhor assistam o vídeo sobre Máquinas térmicas e a revolução industrial.

  https://youtu.be/EaFvHyWJ59U

 

ETAPA 35: Verificação da Aprendizagem (15 minutos)

·         Fazer atividades 1,2 e 3 do livro didático Inspire Ciências 7° ano página 236.

·         Fazer uma pesquisa no caderno sobre a Revolução Industrial. 

 

AULA 13

 

TEMA: COMBUSTÍVEIS

 

ETAPA 36: Socializando o Conhecimento (15 minutos) 

Retomar as questões propostas como atividade para casa através da correção, bem como a discussão da pesquisa sobre Revolução Industrial.

 

ETAPA 37: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos)

Levantar conhecimentos prévios dos alunos, a partir dos questionamentos abaixo:

 

1-Quais são os tipos de combustíveis?

2-Qual o primeiro combustível a ser usado pelo homem?

3-Qual a origem da relação do ser humano com o fogo?

 

ETAPA 38: Desenvolvimento do tema (20 minutos)

 

·         Explorar  o conteúdo disponível nas páginas 234 e 235 do Livro Didático a partir de explicação e indagações pelos alunos.

 

·         Realizar a leitura e discussão do texto da página 240.

 

ETAPA 39: Verificação da Aprendizagem (05 minutos)

 

Peça para fazer as atividades de Reflexões 1,2,3,4 e 5 da página 241 do livro didático Inspire Ciências 7° ano. Retomar na próxima sequência.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

Elaboração: Amélia, Isabel, Elzinha, Lana e Márcia

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.  

 

RECURSOS:

 (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  )

 Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (212, 215, 220, 229, 236, 237, 240, 241) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário