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ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR:
CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 04/06/2025
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:00 às 8:15)
2º MOMENTO: Dinâmica
Motivacional -“Três Perguntas e Um Educador” (8:15
às 9:15)
Objetivo:
Estimular conversas significativas entre professores, promovendo escuta,
conexão e reflexão sobre a prática docente, de forma leve, progressiva e descontraída.
Materiais:
- Três tipos de
cartões/papeletas de cores diferentes (ou numeradas: 1, 2, 3).
Uma caixa para cada nível de pergunta:
·
Caixa 1 – Nível Leve
(quebra-gelo / divertido)
·
Caixa 2 – Nível
Intermediário (rotina e desafios)
·
Caixa 3 – Nível Profundo
(valores e propósito)
Como funciona:
1. Organização dos grupos:
Forme duplas ou trios de professores.
2. Explicação:
Cada grupo sorteará uma pergunta de cada caixa,
e todos os membros devem responder às três perguntas dentro do grupo.
Exemplos de perguntas por nível:
🟢 Caixa 1 – Leve (quebra-gelo):
·
Qual foi a situação mais engraçada que você
viveu em sala?
·
Se sua semana tivesse um título de novela, qual
seria?
·
Que personagem de filme ou série representa seu
estilo como professor?
·
Se você pudesse ganhar um superpoder para usar
em sala, qual seria?
🟡 Caixa 2 – Intermediário (realidade docente):
·
O que mais te desafia no dia a dia escolar?
·
Qual sua maior conquista como educador até hoje?
·
Que atitude dos estudantes mais te motiva a
continuar?
·
Qual foi um momento recente em que você se
superou?
🔴 Caixa 3 – Profundo (sentido e
propósito):
·
Por que você escolheu (ou continua escolhendo)
ser professor(a)?
·
Que valor você deseja deixar como legado para
seus estudantes?
·
O que te faz levantar todos os dias e seguir em
frente, mesmo cansado(a)?
·
O que a educação representa para você, além da
sala de aula?
🗣️ Troca e escuta:
Dê um tempo para os grupos conversarem livremente sobre as perguntas
sorteadas. Encoraje a escuta ativa, empatia e leveza.
Fechamento:
Você pode encerrar com um momento opcional de partilha com o grupo todo:
·
Alguém gostaria de compartilhar algo que ouviu
ou falou que o tocou?
·
Pode fazer um fechamento com uma fala
inspiradora, reforçando o valor de cada um no coletivo ou convidar a todos a
cantar a música “Esperando na Janela”, falando sobre a importância de Deus em
nossas vidas.
Extra:
Se quiser deixar ainda mais divertido, você pode:
·
Decorar as caixas de acordo com os níveis (com
emojis, carinhas ou cores).
·
Dar pequenos “presentes simbólicos” para as
respostas mais criativas ou emocionantes (chaveirinhos, bombons, frases
motivacionais etc.).
3º MOMENTO: Lanche (9:15 às 9:30)
4º MOMENTO: Experiências Exitosas (descrever
a proposta deste relato) 9:30 ás 9:50h
Momento
para a professora descrever ações realizadas em sala de aula de Práticas exitosas na educação, atividades desenvolvidas
com objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Elas podem ser comprovadas
quando comparadas com práticas anteriores.
5º MOMENTO: Análise das Sequências Didáticas
do Clube de Letramento Científico (9:50 às 10:30h)
Entregar
uma sequência didática para cada grupo, pedir que analisem os pontos abaixo
relacionados, em seguida deverão apresentar o ponto de vista do grupo.
·
Sobre a
contextualização:
Como a sequência didática
conecta o conhecimento científico com as experiências e contextos sociais dos
estudantes? Que temas sociais relevantes estão sendo abordados? Como a sequência didática articula a ciência com
outras áreas do conhecimento, como história, geografia, arte, etc.?
·
Sobre o
desenvolvimento de habilidades:
De que forma a sequência
didática promove o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita,
argumentação, pensamento crítico e resolução de problemas?
·
Sobre a
participação dos estudantes:
Como a sequência didática
incentiva a participação ativa e o protagonismo dos estudantes na construção do
conhecimento científico?
·
Sobre a
avaliação:
Como a sequência didática
permite avaliar o aprendizado dos estudantes e identificar suas necessidades de
apoio?
·
Sobre a
adaptação:
De que forma a sequência
didática pode ser adaptada para atender às necessidades e interesses
específicos dos estudantes e do contexto escolar?
·
Sobre a
relevância:
De que maneira a sequência
didática contribui para o desenvolvimento de uma cidadania científica e para a
compreensão dos desafios sociais e ambientais do mundo contemporâneo?
6º MOMENTO: Ajustes na Sequência Didática
10:30 a 11:30 h
Elaborar alguns comandos para a elaboração da
5ª Sequência Didática. Utilizar uma já existente e sugestões para metodologias
que atendam ao projeto.
7º MOMENTO: Avaliação do Encontro
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp.


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