VI Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 04/06/2025

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:00 às 8:15)

 

2º MOMENTO:  Dinâmica Motivacional -“Três Perguntas e Um Educador” (8:15 às 9:15)

Objetivo:
Estimular conversas significativas entre professores, promovendo escuta, conexão e reflexão sobre a prática docente, de forma leve, progressiva e descontraída.

Materiais:

  • Três tipos de cartões/papeletas de cores diferentes (ou numeradas: 1, 2, 3).

Uma caixa para cada nível de pergunta:

·         Caixa 1 – Nível Leve (quebra-gelo / divertido)

·         Caixa 2 – Nível Intermediário (rotina e desafios)

·         Caixa 3 – Nível Profundo (valores e propósito)

Como funciona:

1. Organização dos grupos:

Forme duplas ou trios de professores.

2. Explicação:

Cada grupo sorteará uma pergunta de cada caixa, e todos os membros devem responder às três perguntas dentro do grupo.

Exemplos de perguntas por nível:

🟢 Caixa 1 – Leve (quebra-gelo):

·         Qual foi a situação mais engraçada que você viveu em sala?

·         Se sua semana tivesse um título de novela, qual seria?

·         Que personagem de filme ou série representa seu estilo como professor?

·         Se você pudesse ganhar um superpoder para usar em sala, qual seria?

🟡 Caixa 2 – Intermediário (realidade docente):

·         O que mais te desafia no dia a dia escolar?

·         Qual sua maior conquista como educador até hoje?

·         Que atitude dos estudantes mais te motiva a continuar?

·         Qual foi um momento recente em que você se superou?

🔴 Caixa 3 – Profundo (sentido e propósito):

·         Por que você escolheu (ou continua escolhendo) ser professor(a)?

·         Que valor você deseja deixar como legado para seus estudantes?

·         O que te faz levantar todos os dias e seguir em frente, mesmo cansado(a)?

·         O que a educação representa para você, além da sala de aula?

🗣️ Troca e escuta:

Dê um tempo para os grupos conversarem livremente sobre as perguntas sorteadas. Encoraje a escuta ativa, empatia e leveza.

Fechamento:

Você pode encerrar com um momento opcional de partilha com o grupo todo:

·         Alguém gostaria de compartilhar algo que ouviu ou falou que o tocou?

·         Pode fazer um fechamento com uma fala inspiradora, reforçando o valor de cada um no coletivo ou convidar a todos a cantar a música “Esperando na Janela”, falando sobre a importância de Deus em nossas vidas.

Extra:

Se quiser deixar ainda mais divertido, você pode:

·         Decorar as caixas de acordo com os níveis (com emojis, carinhas ou cores).

·         Dar pequenos “presentes simbólicos” para as respostas mais criativas ou emocionantes (chaveirinhos, bombons, frases motivacionais etc.).

3º MOMENTO: Lanche (9:15 às 9:30)

 

4º MOMENTO: Experiências Exitosas (descrever a proposta deste relato)  9:30 ás 9:50h

Momento para a professora descrever ações realizadas em sala de aula de Práticas exitosas na educação, atividades desenvolvidas com objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Elas podem ser comprovadas quando comparadas com práticas anteriores. 

 

5º MOMENTO: Análise das Sequências Didáticas do Clube de Letramento Científico (9:50 às 10:30h)

Entregar uma sequência didática para cada grupo, pedir que analisem os pontos abaixo relacionados, em seguida deverão apresentar o ponto de vista do grupo. 

·       Sobre a contextualização:

Como a sequência didática conecta o conhecimento científico com as experiências e contextos sociais dos estudantes? Que temas sociais relevantes estão sendo abordados? Como a sequência didática articula a ciência com outras áreas do conhecimento, como história, geografia, arte, etc.? 

·         Sobre o desenvolvimento de habilidades:

De que forma a sequência didática promove o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, argumentação, pensamento crítico e resolução de problemas? 

·         Sobre a participação dos estudantes:

Como a sequência didática incentiva a participação ativa e o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento científico? 

·         Sobre a avaliação:

Como a sequência didática permite avaliar o aprendizado dos estudantes e identificar suas necessidades de apoio? 

·         Sobre a adaptação:

De que forma a sequência didática pode ser adaptada para atender às necessidades e interesses específicos dos estudantes e do contexto escolar? 

·         Sobre a relevância:

De que maneira a sequência didática contribui para o desenvolvimento de uma cidadania científica e para a compreensão dos desafios sociais e ambientais do mundo contemporâneo? 

 

 6º MOMENTO: Ajustes na Sequência Didática 10:30 a 11:30 h

Elaborar alguns comandos para a elaboração da 5ª Sequência Didática. Utilizar uma já existente e sugestões para metodologias que atendam ao projeto.

 

7º MOMENTO: Avaliação do Encontro

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp. 

 

 


 

  




 






 

 

 

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