3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
||||
Tema
Inter curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
||||
Subtema:
Subtema: Origem da vida |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
|||
Objetos
de Conhecimento: Origem do Universo; Origem da vida;
Teorias sobre o Surgimento da vida; A grande capacidade do homem em modificar
a natureza. |
||||
Ano:
6º
Período: 17/04 a 05/04 Nº de Aulas: 09 |
||||
HABILIDADES Habilidades: (EF06CI06)
Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou
digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com
diferentes níveis de organização. |
||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
||||
Relacionar
a teoria do Bing Bang com a origem do universo; Conhecer as teorias sobre a
origem da vida; identificar as principais características de cada teoria; compreender
os experimentos e observações realizados por Redi e Pasteur e suas
contribuições para o entendimento da origem da vida; conhecer as etapas do
método científico; Perceber as alterações na paisagem e identificar as ações
antrópicas. |
||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||
TEMA: Origem do universo Etapa 01: Levantamentos de
conhecimentos prévios: (10 min) 1- O que é universo? 2- Já ouviu falar sobre alguns desses
termos em algum lugar? Universo, vida fora da terra, big bang, origem do
universo? 3- Onde o nosso planeta fica? O intuito é que os alunos discutam sobre, e, o professor, após os
alunos lançarem seus pontos de vista sobre o tema, responda as perguntas afim
de sanar dúvidas que surgirem no decorrer desta etapa. Etapa 02: Mergulhando no tema (15
min) A teoria científica que
explica a origem do Universo mais aceita atualmente é a Teoria do Big Bang.
Segundo esta teoria, toda a matéria que existe estaria, há cerca de 15
bilhões de anos atrás, extraordinariamente concentrada em um só ponto. Fale
um pouco sobre essa teoria, lembrando de ressaltar que cineticamente falando
essa teoria é a mais aceita atualmente. Pergunte se eles conhecem essa teoria
e se ouviu falar em algum lugar. Dê continuidade utilizando como suporte o
livro didático páginas 18 e 19 (apesar do livro intitular como origem da vida, ele traz
mais informações sobre a origem do planeta Terra). Passe o vídeo, para ilustrar a aula e auxiliar na
compreensão, disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=-HwQwaBUpfo
Porém deverá exibir até o minuto 6:21. Trabalhar essa etapa com muita calma e clareza, pois
os estudantes necessitarão para a realização do “Mão na Massa”. Etapa 03: Verificação de aprendizagem (25
min) Eles deverão ilustrar de acordo ao que foi assistido
a cronologia do surgimento e teoria do big bang, o professor poderá levar
materiais de apoio e orientar o passo a passo dos alunos, ou, até mesmo,
seguir as orientações didáticas do livro didático Inspire Ciências 6º ano,
páginas 18 e 19, peça para que vejam as imagens. A atividade será disponibilizada por WhatsApp. AULA
02 TEMA:
A origem da vida Etapa 04: Levantamento de
conhecimentos prévios (10 min) Começar a aula
informando aos alunos que o tema abordado será sobre as teorias da origem da
vida e que este tema pode ser estudado na perspectiva religiosa, filosófica e
científica. No caso desta aula, será estudado na perspectiva científica,
procurando compreender como surge a vida independente de crenças religiosas e
especulações filosóficas. Assim, o professor deve iniciar a aula propondo o
seguinte questionamento: “De onde
surgem os seres vivos?” É importante que o professor instigue a reflexão,
propondo outras questões problematizadoras, como: a)
Um ser vivo pode nascer da matéria não viva? b)
Será que um ser vivo só nasce de outro ser vivo? O conjunto de perguntas
deve ser respondido pelos alunos de forma oral, baseados nos conhecimentos
que eles já possuem. Tudo o que eles forem expressando deve ser anotado no
quadro, pois cada palavra registrada será usada como ponto de partida para a
explicação sobre a abiogênese e biogênese. Etapa 05: Mergulho no Tema (20
min) Faça uma
introdução para os estudantes dizendo que a origem da vida na Terra é um
tema que intriga a humanidade há muito tempo. A Terra tem,
aproximadamente, 4,6 bilhões de anos, entretanto, essa idade não coincide com
o surgimento de vida no planeta. Inicialmente a Terra apresentava
características que impediam o desenvolvimento da vida, como a falta de água.
Na medida em que o planeta se resfriou, formas primitivas de vida surgiram.
As primeiras evidências de vida
de que se tem conhecimento datam de 3,5 bilhões de anos e são provenientes de
estromatólitos fossilizados. Os estromatólitos são estruturas rochosas
produzidas por micro-organismos que formam filmes microbianos que aprisionam
lama. Nesse momento, é importante que o professor ressalte que
essa é a teoria científica sobre a origem da vida. Agora utilize as
informações das páginas 20, 21 e 22 para explicar sobre a Abiogênese e
Biogênese. Etapa 06: Verificação da aprendizagem
(20 min) Orientar
os estudantes a realizarem a atividade da página 22 do livro didático Inspire
Ciências, em dupla. AULA
03 TEMA: Teorias surgimento da vida Etapa 07: Correção da Atividade
(20 min) Utilize
essa etapa para revisar o que fora trabalhado na aula anterior e dirimir
quaisquer dúvidas que tenham surgido durante a atividade. Etapa 08: Questão Disparadora (30 min) Problema 1: Como surgiu
o bicho dentro da goiaba? Lance esse questionamento na lousa, peça que os estudantes
respondam no caderno com base no que estudou até aqui, em seguida peça que
ilustrem. Agora aponte para os alunos outra situação sobre o tema em
estudo. Anote na lousa. Problema 2: Vamos de Receita? A receita da vez é como fazer ratos! Existiam até algumas
receitas de como criar vida, como por exemplo, para criar ratos bastava
colocar uma roupa suja e trigo em um balde que após um tempo ratos
apareceriam. Peça aos alunos para
anotarem no caderno (você poderá disponibilizar na lousa). Em seguida
oriente-os a destacar os ingredientes e o modo de preparo. Pronto! Em seguida
peça que escrevam qual o nome dessa teoria, Abiogênese ou Biogênese? Peça
ainda que ilustrem essa situação. Discussão e Conclusão:
Chegou a hora de ouvir as respostas dos alunos, conduza a discussão, após
isso conclua com eles revisando as teorias e pergunte com qual das duas eles
apoiam? Suporte para o
professor: Sabemos hoje que os ratos eram atraídos pelo odor da roupa e do
alimento, mas daquele período acreditavam que eles se formavam a partir desses
materiais. Alguns pesquisadores passaram a contestar essa hipótese por meio
da apresentação de argumentos favoráveis a outra hipótese, a da biogênese.
Até metade do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram
gerados espontaneamente a partir de uma matéria bruta. Acreditavam que vermes
surgiam espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição, acreditavam
que rãs, cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios, por
exemplo. A essa hipótese de surgimento da vida damos o nome de geração
espontânea ou abiogênese (em que a é um prefixo de negação, bio de vida e
genesis de origem), mas, graças a Ciência e aos experimentos realizados
chegaram a uma conclusão científica válida. O bicho da goiaba, nada mais é
que uma larva de inseto, ele se desenvolve na goiaba após sair de um dos
ovinhos que sua mãe – uma mosca – colocou dentro da fruta. Após o nascimento,
a larva cresce se alimentando da polpa da goiaba. Quando a fruta apodrece e
cai da árvore, a larva vai para dentro do solo e se transforma em um casulo,
como o da borboleta. AULA 04 Tema: Linha do Tempo
da Vida. Etapa 09: Mergulho
no Tema. (10 minutos) Iniciar a aula de forma dialogada,
comentando sobre o tema da aula e que o tempo geológico envolve uma escala
muito grande, com a qual não estamos acostumados a lidar cotidianamente. Por
isso, pode ser bastante difícil ter noção do intervalo de tempo que separa os
acontecimentos, como a formação do planeta, o surgimento da vida, e a origem
da espécie humana e que representar esses acontecimentos em uma escala do
tempo, proporciona uma viagem de volta a um passado muito distante. A linha do tempo ilustrativa será
disponibilizada via WhatsApp. Etapa 10: Mão na
Massa (30 minutos) Construir a linha do tempo da vida com os
alunos, seguindo as orientações no livro didático Inspire Ciências 6º ano,
página 38 e 39. Orientação: O professor (a)
deverá providenciar os materiais com antecedência e disponibilizar para a
realização da atividade. As imagens a serem utilizadas, podem ser reproduzidas
pelos alunos ou as disponibilizadas em anexo. Ao terminarem, deixar o
trabalho exposto na sala de aula. Etapa 11: Verificação
da aprendizagem: (10 minutos) Realizar a atividade de reflexão. Pedir aos
alunos que copiem e respondam as 4
questões da página 39, caso não consigam terminar, peça que concluam em casa.
AULA 05 TEMA: O Ser Humano Etapa 12: Correção de
Atividades (15 min) Utilize
essa etapa para revisar o que fora trabalhado na aula anterior e dirimir
quaisquer dúvidas que tenham surgido durante a atividade. Etapa 13: Levantamento
de Conhecimentos prévios (10 min) Para iniciar a aula, organizar os alunos em semicírculo. Em
seguida, mostre a imagem aos
alunos (pode ser impressa ou em slide) e solicite que eles observem e façam
uma reflexão acerca da questão disparadora abaixo: A imagem tem como objetivo fazer com que os alunos recordem
como existem diversas características exclusivas de cada espécie. Após essa
percepção, leve os estudantes ao próximo passo. Questão disparadora: QUAIS
SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE OS SERES HUMANOS E OUTROS ANIMAIS? Apresente a pergunta disparadora. Escute a opinião daqueles
alunos que quiserem apresentar uma ideia inicial sobre como seria o ser
humano, se mantenha imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando
quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é
apenas para dar início à construção das ideias. Etapa 14: Aprofundando
no Tema (20 min) Professor, faça a abordagem do objeto do conhecimento, por
meio da aula expositiva, a partir das informações contidas
no livro Inspire Ciências - 6º ano, página 29,
dando destaque ao fato de que muitos dos animais existentes na Terra agem essencialmente
por reflexos e instintos, atuando de acordo com
as características da sua espécie. Porém, existem outros que, para
além dessas características, revelam também outras, tais como: a
inteligência, a criatividade e o improviso. O Homem é um ser
dotado de inteligência abstrata e, por isso, só ele é que tem o poder de
transformar a natureza, promovendo a criação da cultura. Contudo, para que o
Homem possa criar uma cultura, é necessário que este seja possuidor de uma
linguagem simbólica. É a linguagem simbólica que, de certa forma, distancia o
Homem do animal, pois, é a partir dela que o Homem se envolve de forma
abstrata com o mundo que o rodeia. É através da linguagem por meio de
símbolos que os humanos podem dialogar entre si e compreenderem as mensagens,
uns dos outros. Contudo, isto não significa que os animais não possuam
linguagem, porém, estes não fazem uso dela noutras situações para além
daquela onde surge, pois a sua linguagem é normalmente adquirida através da
aprendizagem condicionada de um reflexo. Assim, podemos concluir que tanto o homem
como o animal são dotados de inteligência, porém, são de caráter divergente,
sendo que o animal possui inteligência concreta e o humano possui
inteligência abstrata. Contudo, se o ser humano não tiver contato com os
outros seres humanos, este não desenvolve formas de pensar, de sentir e de
agir próprias dos seres humanos. Sugestão de vídeo complementar: Qual a diferença entre os
SERES HUMANOS e os ANIMAIS? | Robson Silva e Eduardo Luiz - YouTube / Características dos Seres
Humanos ‐ 6º Ano - YouTube Etapa 15: Mão na massa (5 min) Orientar os estudantes a realizar a atividade
do livro Inspire
Ciências - 6º ano, página 31, questão 1 e 2 do Vamos Verificar. AULA
06 TEMA
: O ser humano transforma a paisagem Etapa
16: Correção da Atividade (10 min) Utilize essa etapa para revisar o
que fora trabalhado na aula anterior e dirimir quaisquer dúvidas que tenham
surgido durante a atividade. Etapa
17: Levantamento de conhecimentos prévios (20 min) Projete, escreva no quadro ou fale para a
turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre as
transformações das paisagens provocadas pelo ser humano, quandoesta precisa
suprir alguma necessidade, seja ela de moradia, lazer, segurança, saúde,
transporte, etc.
Lance os
seguintes questionamentos: 1-
Quais transformações dessa
paisagem foram promovidas pela ação humana, e com qual finalidade? 2-
Qual a função dessa ponte
na cidade de São Paulo? 3-
Como essa paisagem foi alterada pelas
pessoas? 4-
Por que as alterações foram feitas? É possível que os alunos respondam que a
ponte tem a função de melhorar a travessia das pessoas e dos automóveis, o
que está correto. Outras respostas podem surgir relacionadas à necessidade de
locomoção, economia de tempo, etc. Etapa 18: Mão na Massa II (20 min) Os alunos deverão ilustrar uma paisagem antes
e depois, com ação do ser humano e sem ação do ser humano e anote em seguida
quais mudanças foram feitas e por qual razão foram feitas usando a
criatividade e entendimento do tema em estudo, disponibilize folhas de
oficio, peça que façam margem para dá um acabamento na composição. Caso o
tempo não seja suficiente, peça que terminem em casa. AULA 07 TEMA: O Ser Humano Etapa 19: Socialização (10 min) Peça para os estudantes apresentarem suas
ilustrações, de forma ordenada, em seguida, recolha e monte um mural com
todas as produções, coloque um título em seu mural, deixe-o afixado na sala
de aula. Etapa 20: Contextualização (15 min)
Explore as imagens do livro Inspire Ciências - 6º ano,
página 30, ou apresentar em slides, provocando nos alunos quais transformações dessa
paisagem foram promovidas pela ação humana, e com qual finalidade. Em seguida, estabeleça a problematização a partir das
seguintes questões: 1) Como essas paisagens foram alteradas pelo ser humano? 2) Quais as consequências dessas transformações? Você pode registrar no quadro as respostas dos alunos, ou
promover um debate rápido entre eles, caso discordem em algum momento. Etapa 21: Ação Propositiva
(25 min) Faça a divisão da turma em 4 grupos, em
seguida realize um sorteio com os enigmas, de modo que todos possam
participar da atividade. Cada grupo receberá um enigma por vez. Por isso,
somente faça o sorteio para o grupo dois, quando o primeiro tiver conseguido
responder a situação problema colocada. Caso nenhum aluno do grupo consiga
resolver o enigma proposto, solicite a ajuda de outros alunos da turma que
saibam a resposta. É importante ressaltar que a atividade não consiste em uma
competição entre grupos, mas um exercício colaborativo. Sugestão
de Enigmas para a Ação Propositiva ENIGMA 1 - Gustavo mora em uma área cercada por
serras e um rio. No seu primeiro dia da escola nova, ele conheceu um colega
chamado João. Ao conversarem, descobriram que moravam próximos, porém, em
lados diferentes do rio. Para chegar à casa um do outro, João e Gustavo
precisavam fazer um longo percurso. Para fazer a travessia do rio, qual
construção poderia ser realizada, de modo que esses amigos pudessem chegar à
casa um do outro de maneira mais rápida? ENIGMA 2 - Em uma cidade do interior de Minas Gerais,
uma serra é responsável por fazer a divisão entre dois municípios. As
populações desses lugares têm grandes dificuldades para chegar de um
município para o outro. Como o governo pode resolver essa situação,
melhorando o acesso entre os dois lugares, porém conservando a serra em seu
devido local? ENIGMA 4 - A cidade de Brasília foi fundada no ano
de 1960. Antes disso, o local onde a capital do Brasil está instalada, era
apenas uma área desabitada, apesar da grande biodiversidade presente no
local. Quais construções a cidade precisou ter, para que a população pudesse
nela viver, tendo acesso à educação, saúde, lazer e segurança? AULA 08 TEMA:
As transformações realizadas pelo homem Etapa 22: Conclusão
da Etapa 21 (20 min) Ao final do jogo dos enigmas, reúna a turma em um círculo
para que possam conversar sobre as perguntas que acabaram de responder,
decifrando as charadas. O professor deverá fazer a conclusão final. Etapa
23: Leitura e Interpretação (30 min) Disponibilizar para os
estudantes o texto “Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, diz
estudo”, disponível no link abaixo, em seguida pedir para fazerem a leitura
silenciosa seguida da oral compartilhada. Proponha uma discussão
acerca do que fora lido. Indague-os: De onde vem
todo esse plástico? Quais impactos essas atitudes podem causar aos seres
vivos daquele ambiente? O que você faria para amenizar essa situação? Se você
fosse Ministro do Meio Ambiente, qual lei criaria para punir pessoas que
descartam lixo em praias? AULA 09 TEMA: Construindo
Mapa Mental. Etapa 24: FIM DE
PAPO (25 minutos) Aproveitar essa sessão para revisar o
conteúdo estudado e avaliar a compreensão dos estudantes. Orientação: Divida a turma em 9 grupos e
distribuir folhas de papel ofício para que cada grupo represente uma etapa do
mapa mental (livro didático inspire ciências 6º ano, página 41). Etapa 25: Socialização
(15 minutos). Cada grupo irá a frente para fazer a
apresentação da ilustração do mapa mental construída por ele. Em seguida,
farão a montagem do mapa mental completo formando um painel em papel madeira
para deixar exposto na sala de aula. Etapa 26:
Verificação da aprendizagem: (10 minutos). Pedir a turma que observe as informações
ilustradas e classifique cada um da seguinte maneira: ·
Compreendi bem; ·
Entendi, mas tenho dúvidas; ·
Não entendi. Essa classificação pode ser feita
individualmente ou coletivamente, pela criação de uma tabela na lousa.
Avaliar quais temas geraram mais dúvidas e avaliar como retomá-los para
esclarece-los. Elaboração:
Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
||||
RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( X ) Vídeo;
( ) Microscópio; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
||||
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro didático 22, 31,
33,38, 39, 41) ( ) Seminários;
( x ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; (x ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; (
)Outros:
|
||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário