8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo |
|
Subtema:
Investimentos na Astronomia |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Astronomia e cultura; Tecnologia para uma
Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no
Universo; Vida humana fora da Terra. Ordem de grandeza astronômica e evolução
estelar. |
|
Ano: 9º Período: 29/08 a 19/09 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES
|
|
(EF09CI14) Descrever a composição e a
estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos
e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia
(a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). (EF09CI15)
Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra,
do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas
(agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.). (EF09CI16) Selecionar argumentos
sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas
condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas
distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
(EF09CI17) Analisar o ciclo
evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das
etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse
processo no nosso planeta. (EF09CI04BA)
Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do
espaço pelo ser humano. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer e classificar os astros que compõem o
sistema solar; estabelecer as características que definem os planetas em
categorias: rochosos, gasosos e anões; entender sobre os investimentos nessa
área e a importância dessas pesquisas para o país e planeta. |
|
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema:
Astronomia e cultura Etapa 1:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Questione aos alunos: Vocês sabem o que é astronomia? Já
estudaram algo sobre? Ela tem alguma influência sobre a vida diária de vocês?
Acolha as respostas. Reproduza o vídeo para melhor entendimento https://www.youtube.com/watch?v=qtwtgDVzYeM&t=618s
Etapa 02:
Aprofundando no Tema (20 min) Apresente o texto “Astronomia”
disponibilizado em anexo no material de apoio. Nesse momento é importante
que os alunos entendam melhor o que é astronomia e sua origem, conteúdo
também disponível nas páginas 204 do livro Inspire Ciências 9º ano. Etapa 03:
Verificação da Aprendizagem (20 min) Utilize o final da aula para questionar oralmente os
alunos sobre o assunto abordado, é um momento propício para tirar dúvidas. AULA
02 Tema:
Astronomia e cultura Etapa 04:
Sistematizando o Conhecimento (30 min) E se eu te disser que a Astronomia é essencial para nossa vida,
que a Lua o Sistema Solar e os planetas são estudados por ela? Reproduza o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=yQ4XlJaf8Zo
e utilize o texto “A Importância da
Astronomia na História da Humanidade” disponível em anexo no material de
apoio, para melhor compreensão do Objeto de Conhecimento. Etapa
05:Verificando a Aprendizagem (10 min) Proponha a realização da atividade 1 que se encontra no
tópico “Vamos Verificar” na página
204 do livro Inspire Ciências individualmente. Etapa 06:
Correção da Atividade (10 min) Aproveite o momento da
correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir. AULA
03 Tema:
Investimentos na Astronomia Etapa 07:
Levantamento de Conhecimentos Prévios(15min) Lance os seguintes questionamentos aos alunos: Como vocês
imaginam o universo? Como será que ele é formado? Como vocês imaginam nossa
Galáxia Via Láctea? Como vocês imaginam o Planeta Terra?, esse momento vale
considerar todas as respostas, em seguida solicite que representem em forma
de desenho o que mencionaram em suas falas e apresente aos colegas. Etapa 08:
Aprofundando no Tema(25min) Esse é o momento de esclarecer as informações e até mesmo
acrescentar o que surgiu de respostas na etapa anterior, utilize o livro
Inspire Ciências 9º ano nas páginas 206 e 209 como suporte, para abordar a
ideia de Formação do Universo “Teoria do Big Bang”,e, uma das principais
dificuldades no estudo da astronomia que diz respeito às distâncias
astronômicas, e a Formação do Sistema
Solar. Etapa
09:Verificando a Aprendizagem (10 min) Solicite e oriente os alunos que realizem as questões de
1, 3, 5, 6 e 7 das páginas 210 e 211 do livro Inspire Ciências 9ºanos
distâncias astronômicas, e a Formação do Sistema Solar. Caso o tempo seja insuficiente para realização da
atividade, peça que terminem em casa. AULA
04 Tema:
Composição do sistema solar Etapa 10:
Correção da Atividade da Etapa 09 (10 min) Etapa 11:
Para início de Conversa (10 min) Questione aos alunos se sabem quantos planetas existem no
sistema Solar? se sabem o que são asteroides? dentre outros questionamentos
que acharem necessários. Etapa 12:
Aprofundando no Tema (20 min) Os planetas, a maioria dos satélites dos planetas, e os
asteroides giram em volta do Sol na mesma direção, em órbitas praticamente
circulares. Quando olhando de acima do polo norte solar para baixo, a órbita
dos planetas está no sentido anti-horário. Os planetas orbitam o Sol em, ou
próximos de, um mesmo plano, chamado a eclíptica. Assista o vídeo no link a seguir para
melhor compreender o assunto https://www.youtube.com/watch?v=QTzyluDk_jI Os objetos de conhecimento também estão disponíveis nas
páginas 212 a 222, do livro Inspire de Ciências 9ºano, após exibição do vídeo
abrir espaço para comentários, momento oportuno para esclarecimento de
dúvidas levantadas. Etapa
13:Verificando a Aprendizagem (10 min) Solicite aos alunos que acesse o link abaixo e faça o quiz
verdadeiro ou falso sobre o sistema solar para testar os conhecimentos. https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=13647 AULA
05 Tema: Além
do Sistema Solar Etapa 14:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Você já observou o céu durante a noite? O que viu?
Percebeu uma faixa esbranquiçada? Sabe o que é? Já ouviu algum mito sobre
ela? Ouça as respostas e faça a leitura compartilhada das
páginas 228, 229 do livro Inspire Ciências 9º ano, estabelecendo relações com
as respostas dadas pelos alunos. Etapa 15:
Aprofundando o tema (15 min) Assista o vídeo no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=1mHm3B2WHCs
e utilize as orientações didáticas da página 229. Etapa 16:
Verificação da aprendizagem (10 min) Proponha a realização dos exercícios 2 e 4 da página 210
do livro Inspire Ciências. Etapa 17:
Tira dúvidas (10 min) Corrija os exercícios com diálogo para tirar possíveis
dúvidas. AULA 06 Tema: Vida fora da Terra Etapa 18:
Levantamento de Conhecimentos prévios (10 min) Vocês acreditam na existência de vida extraterrestre? Por
quê? • O que seria necessário para o surgimento e o desenvolvimento da vida
fora do planeta Terra? • Se há vida fora do planeta Terra, vocês esperam que
ela seja como a conhecemos? Relembre que o planeta Terra é o único do nosso Sistema
Solar com condições favoráveis à existência de vida tal como a conhecemos e
estimule-os a mencionar algumas dessas condições. Entre essas condições,
poderão ser mencionados os seguintes fatores: • Atmosfera: camada gasosa que envolve o planeta,
constituída especialmente por nitrogênio, argônio, gás carbônico, oxigênio,
além de outras substâncias em menor quantidade, como o vapor de água. • Temperatura: média de 15°C, sendo que as temperaturas
mínima e máxima suportáveis dentre os seres vivos conhecidos, são,
respectivamente, -20 °C e 121 °C. • Água líquida: necessária para dissolver outras
substâncias e permitir a ocorrência de reações químicas indispensáveis à
vida. Etapa 19:
Aprofundando um pouco mais (10 min) Disponibilizar a
matéria da NASA disponivel no link https://mundoconectado.com.br/noticias/v/24125/segundo-a-nasa-alem-do-nosso-sistema-solar-existem-pelo-menos-mais-5-mil-mundos
, a página 231 do livro Inspire Ciências e esse documentario https://biologo.com.br/bio/documentario-exobiologia/ para o aprofundando um pouco mais. Após a
leitura, caso queira, o professor pode retomar as perguntas para um novo
debate. Etapa 20: Verificação da
aprendizagem e Correção (20 min) Solicitar
aos alunos que realizem as atividades propostas na página 234 do livro
Inspire Ciências 9º ano, se coloque a disposição para dirimir quaisquer
dúvidas que possam aparecer, em seguida faça a correção. Etapa 21: Mão na Massa Premiada
(10 min) Elaboração
de texto de ficção. Divida a turma em duplas. Nessa atividade, oriente cada
dupla a criar um texto de ficção sobre a conquista de novos planetas pelos
seres humanos. Explique que eles deverão utilizar as informações abordadas e
discutidas nas etapas anteriores ou até mesmo em nova pesquisa, e levar em
conta as limitações físicas de nosso corpo e o tempo da viagem. Entre as
limitações, os estudantes deverão considerar a necessidade da presença de gás
oxigênio e de gás carbônico na atmosfera, a necessidade da existência de água
e alimentos, o limite de variação suportável da temperatura e a tecnologia
necessária para chegar a outro planeta. O texto poderá ser lido numa aula
adicional ou ficar exposto para que todos tenham acesso. Caso
julgue pertinente, esta atividade de produção de texto pode ser feita em
conjunto com a disciplina de Português. Se for o caso, o texto pode passar
por algumas etapas, como rascunho, correção, reescrita e digitação em
programa de edição de texto. Se for em conjunto, poderá haver uma votação
após as leituras para escolher o melhor texto e premiar a dupla vencedora. AULA 07 Tema:
Ciclo de vida das estrelas Etapa 22:
Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Levante o seguinte questionamento para os alunos: Você já
ouviu falar que o sol ao final de seu ciclo, se tornará uma anã negra? E que
esse, porém, não é o destino de todas estrelas. Acolha as respostas apenas e
espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 23:
Aprofundando no tema (20 min) Faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, utilize
as páginas 238, 239,240 e 241 do livro Inspire Ciências 9 ano como suporte,
oportunize a participação dos alunos. Etapa 24: Verificação
da Aprendizagem (20 min ) Solicite aos alunos que copiem e respondam a atividade da
página 241 do livro Inspire Ciências 9º ano. Em seguida faça a correção. AULA 08 Tema:
Planetas-anões Etapa 25: Aula Ilustrada (15 min) Convide os
alunos a assistirem o vídeo sobre planetas anões disponível no link abaixo,
peça que observem os pré-requisitos que os planetas considerados anões não
atendem. Copiem o conceito de Planetas anões na lousa e oriente os alunos a
escreverem no caderno, antes da exibição do vídeo: “Planetas anões são
aqueles cujas massas são muito pequenas, de forma que eles não são os astros
dominantes em suas órbitas e possuem luas que têm massa de valor muito
próximo”. https://www.youtube.com/watch?v=SpLcRRAL5SA , após exibição do vídeo abra espaço para comentários,
momento oportuno para esclarecimento de dúvidas levantadas. Etapa 26: Mão na
Massa (35 min) Orientações: Divida a turma em grupos de
três ou quatro integrantes e entregue a cada um deles uma das tabelas, como
as sugeridas no material de apoio, que pode ser acessado a partir do link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2c4XHdnuvbGrgqx6Up235f76rDgGH4ZmKUZJ5wbXXme4wXYRd2xKFNHgxwq/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-14tu02 Alguns grupos receberão tabelas iguais, visto que
são apenas três classificações para diversos grupos na sala. Nessas tabelas, os educandos deverão preencher as
características dos planetas e os astros do sistema solar que se encaixam na
categoria recebida, que poderão ser: planetas rochosos, planetas gasosos ou
planetas anões. Peça que os alunos usem os próprios dispositivos eletrônicos ou,
se estas alternativas não forem viáveis, construa um quiosque de informações,
no qual a turma poderá encontrar textos, imagens e reportagens que apresentem
as informações necessárias para o preenchimento das tabelas. O link a seguir
apresenta algumas reportagens e vídeos que poderão ser utilizadas para
a
construção do quiosque, caso opte por essa possibilidade: disponível aqui: Reserve cinco minutos desta atividade para
socializar as informações coletadas pelos grupos. Peça que leiam as suas
tabelas e que comparem com os outros grupos que também receberam aquela
categoria de planetas. AULA 09 Tema: De que
Somos Feitos? Etapa 27:
Leitura e Interpretação (35 min) Fazer a leitura compartilhada do texto “Somos feitos
de poeira estelar”, após a discussão, orientar os alunos na resolução das
questões do livro didático Inspire Ciências, página 241. Etapa 28:
Correção da Atividade (15 min) Aproveite o momento da
correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir. AULA 10 Tema: Assim se
faz Ciência Etapa 29:
Leitura e Interpretação (35 min) Fazer a leitura compartilhada do texto “Pessoas
Inspiradoras”, após a discussão, orientar os alunos na resolução das questões
do livro didático Inspire Ciências, página 233. Etapa 30:
Correção da Atividade (15 min) Aproveite o momento da
correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir. Material de apoio: Guia Didático: Atividades lúdicas sobre o Universo para o Ensino de Ciências no
Fundamental II - https://drive.google.com/file/d/1RXz2fF4Sgu6ToeNQFlyo1Y0HVUWRm-hT/view?usp=sharing Texto: “Astronomia” https://drive.google.com/file/d/1fR2sSoJaPjZmjKCeFEf1Zmrtq5cOvAe8/view?usp=sharing Texto: “A Importância da Astronomia na
História da Humanidade” https://drive.google.com/file/d/1Xy11npoughAupb6I2sX571OU6wXrjiSQ/view?usp=sharing Elaboração:
Cristiani, Elane, Eliete e Mary. Coordenação e colaboração:
Nilsilane |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 203, 205, 210, 211, 227, 234, 235,236, 237,238,
239, 241) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário