8ª SD Cie 9º ano 2022

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  As diversas Facetas do Consumo                   

Subtema:   Investimentos na Astronomia

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento:   Astronomia e cultura; Tecnologia para uma Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo; Vida humana fora da Terra. Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar.

Ano: 9º                                         Período: 29/08 a  19/09                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.). (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta. (EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e classificar os astros que compõem o sistema solar; estabelecer as características que definem os planetas em categorias: rochosos, gasosos e anões; entender sobre os investimentos nessa área e a importância dessas pesquisas para o país e planeta.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Astronomia e cultura

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Questione aos alunos: Vocês sabem o que é astronomia? Já estudaram algo sobre? Ela tem alguma influência sobre a vida diária de vocês? Acolha as respostas. Reproduza o vídeo para melhor entendimento https://www.youtube.com/watch?v=qtwtgDVzYeM&t=618s

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20 min)

Apresente o texto “Astronomia” disponibilizado em anexo no material de apoio. Nesse momento é importante que os alunos entendam melhor o que é astronomia e sua origem, conteúdo também disponível nas páginas 204 do livro Inspire Ciências 9º ano.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min) 

Utilize o final da aula para questionar oralmente os alunos sobre o assunto abordado, é um momento propício para tirar dúvidas.

 

AULA 02

 

Tema: Astronomia e cultura

Etapa 04: Sistematizando o Conhecimento (30 min)

E se eu te disser que a Astronomia é essencial para nossa vida, que a Lua o Sistema Solar e os planetas são estudados por ela? Reproduza o vídeo   https://www.youtube.com/watch?v=yQ4XlJaf8Zo e utilize o texto “A Importância da Astronomia na História da Humanidade” disponível em anexo no material de apoio, para melhor compreensão do Objeto de Conhecimento.

Etapa 05:Verificando a Aprendizagem (10 min)

Proponha a realização da atividade 1 que se encontra no tópico “Vamos Verificar” na página 204 do livro Inspire Ciências individualmente.

Etapa 06: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.  

 

AULA 03

Tema: Investimentos na Astronomia

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios(15min)

Lance os seguintes questionamentos aos alunos: Como vocês imaginam o universo? Como será que ele é formado? Como vocês imaginam nossa Galáxia Via Láctea? Como vocês imaginam o Planeta Terra?, esse momento vale considerar todas as respostas, em seguida solicite que representem em forma de desenho o que mencionaram em suas falas e apresente aos colegas.

Etapa 08: Aprofundando no Tema(25min)

Esse é o momento de esclarecer as informações e até mesmo acrescentar o que surgiu de respostas na etapa anterior, utilize o livro Inspire Ciências 9º ano nas páginas 206 e 209 como suporte, para abordar a ideia de Formação do Universo “Teoria do Big Bang”,e, uma das principais dificuldades no estudo da astronomia que diz respeito às distâncias astronômicas,  e a Formação do Sistema Solar.

Etapa 09:Verificando a Aprendizagem (10 min)

Solicite e oriente os alunos que realizem as questões de 1, 3, 5, 6 e 7 das páginas 210 e 211 do livro Inspire Ciências 9ºanos distâncias astronômicas, e a Formação do Sistema Solar.

Caso o tempo seja insuficiente para realização da atividade, peça que terminem em casa.

AULA 04

Tema: Composição do sistema solar

 

Etapa 10: Correção da Atividade da Etapa 09 (10 min)

Etapa 11: Para início de Conversa (10 min)

Questione aos alunos se sabem quantos planetas existem no sistema Solar? se sabem o que são asteroides? dentre outros questionamentos que acharem necessários.

Etapa 12: Aprofundando no Tema (20 min)

Os planetas, a maioria dos satélites dos planetas, e os asteroides giram em volta do Sol na mesma direção, em órbitas praticamente circulares. Quando olhando de acima do polo norte solar para baixo, a órbita dos planetas está no sentido anti-horário. Os planetas orbitam o Sol em, ou próximos de, um mesmo plano, chamado a eclíptica.  Assista o vídeo no link a seguir para melhor compreender o assunto https://www.youtube.com/watch?v=QTzyluDk_jI 

Os objetos de conhecimento também estão disponíveis nas páginas 212 a 222, do livro Inspire de Ciências 9ºano, após exibição do vídeo abrir espaço para comentários, momento oportuno para esclarecimento de dúvidas levantadas.

Etapa 13:Verificando a Aprendizagem (10 min)

Solicite aos alunos que acesse o link abaixo e faça o quiz verdadeiro ou falso sobre o sistema solar para testar os conhecimentos.

https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=13647

AULA 05

 

Tema: Além do Sistema Solar

Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Você já observou o céu durante a noite? O que viu? Percebeu uma faixa esbranquiçada? Sabe o que é? Já ouviu algum mito sobre ela?

Ouça as respostas e faça a leitura compartilhada das páginas 228, 229 do livro Inspire Ciências 9º ano, estabelecendo relações com as respostas dadas pelos alunos.

Etapa 15: Aprofundando o tema (15 min)

Assista o vídeo no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=1mHm3B2WHCs e utilize as orientações didáticas da página 229.

Etapa 16: Verificação da aprendizagem (10 min)

Proponha a realização dos exercícios 2 e 4 da página 210 do livro Inspire Ciências.

Etapa 17: Tira dúvidas (10 min)

Corrija os exercícios com diálogo para tirar possíveis dúvidas.

 

AULA 06

Tema:  Vida fora da Terra

Etapa 18: Levantamento de Conhecimentos prévios (10 min)

 

Vocês acreditam na existência de vida extraterrestre? Por quê? • O que seria necessário para o surgimento e o desenvolvimento da vida fora do planeta Terra? • Se há vida fora do planeta Terra, vocês esperam que ela seja como a conhecemos?

Relembre que o planeta Terra é o único do nosso Sistema Solar com condições favoráveis à existência de vida tal como a conhecemos e estimule-os a mencionar algumas dessas condições. Entre essas condições, poderão ser mencionados os seguintes fatores:

• Atmosfera: camada gasosa que envolve o planeta, constituída especialmente por nitrogênio, argônio, gás carbônico, oxigênio, além de outras substâncias em menor quantidade, como o vapor de água.

• Temperatura: média de 15°C, sendo que as temperaturas mínima e máxima suportáveis dentre os seres vivos conhecidos, são, respectivamente, -20 °C e 121 °C.

• Água líquida: necessária para dissolver outras substâncias e permitir a ocorrência de reações químicas indispensáveis à vida.

Etapa 19: Aprofundando um pouco mais (10 min)

 Disponibilizar a matéria da NASA disponivel no link https://mundoconectado.com.br/noticias/v/24125/segundo-a-nasa-alem-do-nosso-sistema-solar-existem-pelo-menos-mais-5-mil-mundos , a página 231 do livro Inspire Ciências e esse documentario https://biologo.com.br/bio/documentario-exobiologia/  para o aprofundando um pouco mais. Após a leitura, caso queira, o professor pode retomar as perguntas para um novo debate.

Etapa 20: Verificação da aprendizagem e Correção (20 min)

Solicitar aos alunos que realizem as atividades propostas na página 234 do livro Inspire Ciências 9º ano, se coloque a disposição para dirimir quaisquer dúvidas que possam aparecer, em seguida faça a correção.

Etapa 21: Mão na Massa Premiada (10 min)

Elaboração de texto de ficção. Divida a turma em duplas. Nessa atividade, oriente cada dupla a criar um texto de ficção sobre a conquista de novos planetas pelos seres humanos. Explique que eles deverão utilizar as informações abordadas e discutidas nas etapas anteriores ou até mesmo em nova pesquisa, e levar em conta as limitações físicas de nosso corpo e o tempo da viagem. Entre as limitações, os estudantes deverão considerar a necessidade da presença de gás oxigênio e de gás carbônico na atmosfera, a necessidade da existência de água e alimentos, o limite de variação suportável da temperatura e a tecnologia necessária para chegar a outro planeta. O texto poderá ser lido numa aula adicional ou ficar exposto para que todos tenham acesso.

Caso julgue pertinente, esta atividade de produção de texto pode ser feita em conjunto com a disciplina de Português. Se for o caso, o texto pode passar por algumas etapas, como rascunho, correção, reescrita e digitação em programa de edição de texto. Se for em conjunto, poderá haver uma votação após as leituras para escolher o melhor texto e premiar a dupla vencedora.

AULA 07

Tema: Ciclo de vida das estrelas

Etapa 22: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Levante o seguinte questionamento para os alunos: Você já ouviu falar que o sol ao final de seu ciclo, se tornará uma anã negra? E que esse, porém, não é o destino de todas estrelas. Acolha as respostas apenas e espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 23: Aprofundando no tema (20 min)

Faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, utilize as páginas 238, 239,240 e 241 do livro Inspire Ciências 9 ano como suporte, oportunize a participação dos alunos.

Etapa 24: Verificação da Aprendizagem (20 min )

Solicite aos alunos que copiem e respondam a atividade da página 241 do livro Inspire Ciências 9º ano. Em seguida faça a correção.

AULA 08

Tema: Planetas-anões

Etapa 25: Aula Ilustrada (15 min)

Convide os alunos a assistirem o vídeo sobre planetas anões disponível no link abaixo, peça que observem os pré-requisitos que os planetas considerados anões não atendem. Copiem o conceito de Planetas anões na lousa e oriente os alunos a escreverem no caderno, antes da exibição do vídeo: “Planetas anões são aqueles cujas massas são muito pequenas, de forma que eles não são os astros dominantes em suas órbitas e possuem luas que têm massa de valor muito próximo”.

https://www.youtube.com/watch?v=SpLcRRAL5SA , após exibição do vídeo abra espaço para comentários, momento oportuno para esclarecimento de dúvidas levantadas.

Etapa 26: Mão na Massa (35 min)

Orientações: Divida a turma em grupos de três ou quatro integrantes e entregue a cada um deles uma das tabelas, como as sugeridas no material de apoio, que pode ser acessado a partir do link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2c4XHdnuvbGrgqx6Up235f76rDgGH4ZmKUZJ5wbXXme4wXYRd2xKFNHgxwq/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-14tu02

Alguns grupos receberão tabelas iguais, visto que são apenas três classificações para diversos grupos na sala.

Nessas tabelas, os educandos deverão preencher as características dos planetas e os astros do sistema solar que se encaixam na categoria recebida, que poderão ser: planetas rochosos, planetas gasosos ou planetas anões. Peça que os alunos usem os próprios dispositivos eletrônicos ou, se estas alternativas não forem viáveis, construa um quiosque de informações, no qual a turma poderá encontrar textos, imagens e reportagens que apresentem as informações necessárias para o preenchimento das tabelas. O link a seguir apresenta algumas reportagens e vídeos que poderão ser utilizadas para a construção do quiosque, caso opte por essa possibilidade: disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6UaUYEbmPEWEVY2ccdAqCn7kD3feJhe4WgUsAXXWn4dSCv3zudDB7DCnfvQ/material-de-apoio-ao-educador-cie9-14tu02

Reserve cinco minutos desta atividade para socializar as informações coletadas pelos grupos. Peça que leiam as suas tabelas e que comparem com os outros grupos que também receberam aquela categoria de planetas.

AULA 09

Tema: De que Somos Feitos?

Etapa 27: Leitura e Interpretação (35 min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Somos feitos de poeira estelar”, após a discussão, orientar os alunos na resolução das questões do livro didático Inspire Ciências, página 241.

Etapa 28: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir. 

 

AULA 10

Tema: Assim se faz Ciência

Etapa 29: Leitura e Interpretação (35 min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Pessoas Inspiradoras”, após a discussão, orientar os alunos na resolução das questões do livro didático Inspire Ciências, página 233.

Etapa 30: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir. 

 

Material de apoio:

Guia Didático: Atividades lúdicas sobre o Universo para o Ensino de Ciências no Fundamental II -  https://drive.google.com/file/d/1RXz2fF4Sgu6ToeNQFlyo1Y0HVUWRm-hT/view?usp=sharing

Texto: “Astronomia”

https://drive.google.com/file/d/1fR2sSoJaPjZmjKCeFEf1Zmrtq5cOvAe8/view?usp=sharing

Texto: “A Importância da Astronomia na História da Humanidade”

https://drive.google.com/file/d/1Xy11npoughAupb6I2sX571OU6wXrjiSQ/view?usp=sharing

 

 

 

  Elaboração: Cristiani, Elane, Eliete e Mary.

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 203, 205, 210, 211, 227, 234, 235,236, 237,238, 239, 241) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário